Sei sulla pagina 1di 6

Rua Santo Antnio: uma das quatro primeiras ruas e travessa de igreja. 1.

bloco nh Chico e Bougainville:

1.

1.

As duas casas com fachada para a rua Santo Antnio (1a e b) j existiam em 1870. O primeiro dono da casa 1a era um homem chamado Nh Chico de S.Nicolau. pode ser que o edifcio j de incio tivesse primeiro andar; pelo menos teve-o antes de 1891. Parece que o edifcio passou do Nh Chico a outro sonicolense chamado Badjide. O edifcio sofreu modificaes ao longo dos anos. Em 1930 foi levantado o telhado com duas trapeiras () para arejamento do sto e serventia do telhado. Esta modificao foi seguida de outras mais radicais executadas no perodo ps-guerra, das quais resultou a actual casa. A casa 1b era antigamente (por volta de 1870) chamada a casa do Bougainville, devido ao grande bougainvilia que o dono tinha no quintal. O rs-do-cho sem dvida foi construdo para funcionar como loja e durante algum tempo existiu ai o estabelecimento do conhecido comerciante Fialho. Parece que a casa nunca foi modificada. Ainda conserva o seu aspecto antigo, um pouco rstico, construdo num declive com fachada principal (rs-do-cho, 1 andar) para a Rua Santo Antnio e rs-do-cho s para a travessa da igreja, fazendo-se nesta ultima o acesso para o primeiro andar. 2. Penso Atlntida Tambm edifcio antigo, construdo (como esta agora) por um lavrador e comerciante importante na Praia, e dono de um grande prdio na Ponta do Sol em Santo Anto, Jos Coelho Serra. Tinha tambm no Mindelo um estabelecimento, exactamente nesta casa. O edifcio inicialmente ocupava parcialmente o lote, existindo um primeiro andar na Rua Santo Antnio e um ptio-quintal na rua So Joo que funcionava como armazm e arrecadao. No incio daquele sculo o ptio-quintal foi edificado,

apresentando as caractersticas e traado arquitectnico hoje existente. Posteriormente o edifcio foi usado como penso, ento chamada Atlntida. (A notar: j em 1858 existia um prdio no mesmo local, propriedade de Joo Antnio Martins, que era o comerciante mais importante na dcada de 1860 e tambm vice-cnsul da blgica, Brasil, Dinamarca, e Sardenha. Se a casa actual uma transformao do edifcio mais antigo ou construo nova, no sabemos.)

Rua da Praia: a rua dos ship-chandlers, negociantes da baia e grandes companhias de carvo 3. Antiga zona Madeira Em 1865 estabeleceu-se no Mindelo a firma Madeira. Inicialmente a actividade principal dessa companhia foi o fornecimento de navios. Como um dos ship-chandlers importantes da cidade, Madeira ocupou um lote grande na rua da Praia e tambm viria a assenhorearse do terreno ao lado, onde antes de 1891 havia dois edifcios de primeiro andar. Parece no entanto que foram demolidos para dar lugar a uma ampliao do quintal da companhia Madeira. Posteriormente, no incio

3a e

do sculo ou mais provvel nos finais do sculo, a firma construiu o edifcio 3a (como esta agora) para escritrios. No terreno ao lado foram construdas dependncias a nvel do rs-do-cho, envolventes do ptio de guarida dos animais, atravs das quais se processavam as transaces previstas. O mais antigo dos edifcios da madeira nesta zona, portanto construdo o mais tardar no incio do sculo.

3.a 4. Casa Aguiar Edifcio pertencente nos anos 1870 a Casa Frederico Aguiar. No prdio funcionava depois, durante muitos anos, Lopes & C. (mais tarde Lopes & Madeira). Posteriormente passou a SHELL, que aproveitou o espao para instalar um clube dos empregados. Agora funciona como sede do clube Mindelense. O edifcio teve o primeiro andar antes de 1891.

4.

Praa independncia: a salina que se transformou em campo desportivo e praa. 5. Casa William Thomas Uma das casas antigas na praa. O dono mais conhecido foi o negociante e ship-chandler William Thomas, que ai tinha parte do seu estabelecimento a partir do incio do sculo. O edifcio tambm inclui uma moradia. Existia j no sculo passado, mas vrios elementos (por exemplos a varanda) mostram que mais tarde foram feitos arranjos e modificaes. Hoje o edifcio pertence ao clube Drby.

5 .

Rua da Luz e travessa da Praia 6. Bloco Gaspar A casa Gaspar: edifcio constituindo, conjuntamente com o edifcio de Varela, so as construes mais antigas da Rua da Luz e no centro. O primeiro dono conhecido da casa foi uma famlia portuguesa de comerciantes, Burnay. No incio do sculo Gaspar Ferreira de Matos comprou o prdio, que tinha um grande quintal cobrindo um parte do que actualmente a Rua da Moeda e Largo Owen Pinto. Ai funcionou a padaria de Gaspar, posteriormente demolida aquando da criao do actual Largo. O edifcio muito antigo; o corpo o mesmo que o da passagem do sculo. Foram feitas obras na fachada mas principalmente no interior do edifcio. No velho quintal foi construdo, na dcada de sessenta, o edifcio moderno anexo.

6.

7. Casa Varela Edifcio que mantem a sua arquitectura do sculo XIX, no entanto exposta de varias obras na fachada. A casa ainda tem cobertura de telha de madeira. O primeiro proprietrio conhecido foi Raimundo Varela, que era empregado da Madeira & C. Depois da primeira grande guerra o edifcio passou a firma Santos Alcntra Limitada, que ai tinha os seus escritrios. Actualmente o edifcio propriedade da firma JBC.

8. Casa feijo

O prdio como esta agora resultado da ampliao de um edifcio j existente, conforme um projecto de 1929. Antes existia s a parte hoje utilizada como escritrios da Casa Feijo. Segundo o projecto fizeram-se pequenas modificaes no edifcio existente e construiu-se uma parte nova do lado do quintal, mas de harmonia com edifcio velho. A primeira construo considerada uma das mais antigas da rua. Sabemos que por volta de 1890 estava na posse de Augusto Ferro. Mais tarde foi residncia do filho Raul Ferro, que era representante consular da frana e argentina. Na dcada de vinte funcionou no prdio o hotel da Maninha de Djon. No fim da mesma dcada Joaquim Maria Feijo comprou o edifcio e mandou fazer a ampliao. Desde ento funciona ai o estabelecimento Fiejo. Segundo as informaes obtidas bastante claro que o edifcio primitivo obedeceu ao mesmo estilo que o actual e que as ampliaes foram feitas de harmonia com a antiga casa.

8.

Potrebbero piacerti anche