Sei sulla pagina 1di 11

A rtigo

A perspectiva sociolgica em Agroecologia: uma sistematizao de seus mtodos e tcnicas*


a Agroecologia. A expresso "perspectiva sociolgica" tem aqui uma dupla acepo, j que, por um lado, baseio-me fundamentalmente nesta tradio terica1 do pensamento cientfico e, por outro lado, o aporte fundamental da Agroecologia tem uma natureza social, uma vez que se apia na ao social coletiva de determinados setores da sociedade civil vinculados ao manejo dos recursos naturais, razo pela qual tambm, neste sentido, sociolgica. Queremos deixar claro que o que segue uma proposta dentro do processo de construo da Agroecologia que estamos desenvolvendo durante as ltimas dcadas, com um grupo de pesquisadores de diferentes pelagens e condies acadmicas (Guzmn, Gonzlez de Molina y Sevilla Guzmn, 2000: 12-13), em um processo de interao com diversos grupos e movimentos sociais, fundamentalmente -ainda que no s- de agricultores. A Agroecologia se prope no s a modificar a parcelizao disciplinar, seno tambm a epistemologia da cincia, ao trabalhar mediante a orquestrao de distintas disciplinas e "formas de conhecimento" que compem seu pluralismo dual: metodolgico e epistemolgico, onde a perspectiva sociolgica tem um papel central. Isso se deve amplitude do enfoque agroecolgico que, desde a propriedade, pretende compreender toda a complexidade de processos biolgicos e tecnolgicos - fundamentalmente durante a produo - e socioeconmicos e polticos - basicamente durante a circulao dos bens produzidos at que cheguem ao consumidor - que intervm no fato de uma semente se transformar em um bem de consumo (Altieri, 1985; Gliessman, 1997). Em um recente (e ainda no conclusivo) trabalho, tratei de esquematizar a contribuio da perspectiva sociolgica Agroecologia, mostrando suas ba-

Sevilla Guzmn, Eduardo**


Palavras chave: Sociol ogia, Agroecol ogia, Recursos Naturais

1. Nota introdutria
Este texto uma reflexo epistemolgica sobre as diferentes possibilidades que oferece

18

* Trabalho apresentado na Seo de Pesquisa em Agroecologia, do II Seminrio Internacional sobre Agroecologia, realizado em Porto Alegre (RS) de 26 a 28/11/2001. Crdoba, novembro/2001. Traduzido por Francisco Roberto Caporal, em janeiro de 2002. ** O autor Doutor em Sociologia, Professor Catedrtico e Diretor do Instituto de Sociologa y Estudios Campesinos, Universidad de Crdoba - Espanha. Nota do Autor: o presente trabalho uma reelaborao esquemtica do captulo sobre Mtodos e Tcnicas que escrevi no Manual de Agroecologia preparado pela equipe do Instituto de Sociologa y Estudios Campesinos (ISEC) e publicado recentemente (Guzmn, et al., 2000). Meus agradecimentos a Juan Salas, por sua ajuda na primeira verso, e a Graciela Ottmann, na presente verso, na qual ela introduziu uma grande quantidade de novas idias, enriquecendo substancialmente este artigo.

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

A rtigo
ses sociolgicas, no sentido antes assinalado como contribuies sociais (Sevilla Guzmn, 2001a). Igualmente, apresentei anteriormente a perspectiva sociolgica na sua dimenso cientfica, quer dizer, desde a teoria social, mediante o aporte das Teorias do Desenvolvimento e dos Estudos Camponeses (conforme Sevilla Guzmn y Woodgate, 1997; Sevilla Guzmn, 1998, e minha recente sntese em Sarandn, 2002). Este trabalho , pois, uma ampliao dessas exploraes (da contribuio da Sociologia Agroecologia), no qual quero mostrar a potencialidade epistemolgica da Agroecologia comum na Metodologia da Cincia ou Epistemologia. Assim, definimos como mtodo o conjunto de procedimentos que, articulando os pressupostos tericos com os mecanismos de produo e contrastao da informao, constituem o suporte e orientao em que se apia o pesquisador para levar a cabo suas contribuies. Por outro lado, entendemos por tcnicas o conjunto de ferramentas, ou procedimentos concretos, atravs dos quais se leva a cabo a coleta de dados, ou a produo dos dados, que nos permitem enfrentar a anlise. Logo, segundo a procedncia dos dados utilizados, tanto as tcnicas como os mtodos costumam ser classificados como primrios, quando so produzidos no prprio processo, ou secundrios, se foram gerados, previamente, em outra pesquisa. Na realidade, os mtodos e as tcnicas, no andamento dinmico de uma pesquisa, aparecem revestidos pelo enfoque de uma teoria, de tal forma que difcil diferenciar quando comea um e termina o outro. Por fim, se trata de um processo de operacionalizao que se move transformando um "objeto de representao" em um "objeto de conhecimento". No obstante, se isto assim na "cincia convencional", muito mais ainda no caso da Agroecologia, como conseqncia de sua natureza pluri-epistemolgica e da prevalncia de tcnicas participativas, nas quais a metodologia utilizada tem uma natureza (ou perspectiva de investigao) dialtica. Ainda que isso seja algo que se far mais compreensvel ao leitor mais adiante, no momento basta adiantar um esquema do contedo deste trabalho, como o fazemos no quadro da pagina seguinte. Neste Quadro 1 aparecem situados na primeira coluna os distintos nveis de anlise que, em nossa opinio, so normalmente utilizados pela Agroecologia para cruz-los com os trs nveis ou "perspectivas de pesquisa", que se situam na primeira linha.

Agroecologia tem uma natureza social. Apia-se na ao social coletiva de determinados setores da sociedade civil vinculados ao manejo dos recursos naturais, razo pela qual tambm sociolgica.
de acordo com a posio em que se situe a prxis do pesquisador. E, ao faz-lo, vamos apresentar, sistematicamente, os mtodos e as tcnicas, em minha opinio, mais f rteis, no que definiremos mais adiante como "perspectivas de pesquisa". Antes de faz-lo, entretanto, necessrio especificar o que entendemos por mtodos e tcnicas, posto que fazemos referncia a eles em cada uma das perspectivas ou nveis considerados. A palavra mtodo tem um carter polissmico. empregada tanto em referncia forma de criar conhecimento cientfico (mtodo cientfico), como em relao a procedimentos especficos existentes em seu interior (por exemplo: mtodo indutivo ou mtodo dedutivo). Pode, entretanto, ter outros muitos usos dentro desta lgica. A acepo utilizada neste trabalho a segunda, a qual cremos ser a mais

19

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

A rtigo
Quadro 1 : Uma sistematizao sociolgica dos mtodos e tcnicas da Agroecologia, segundo as Perspectivas de Pesquisa:

Ainda que tais unidades de anlise tenham uma natureza espacial, tambm constituem "espaos socioculturais de explorao agroecolgica, como a explorao da propriedade, o estilo de manejo dos recursos naturais (grupo de agricultores que utilizam semelhante tecnologia, forma aproximada de insero no mercado e projetos semelhantes de reproduo social). Es ses espaos podem ser, conforme Ploeg (1994) e Guzmn et al. (2000: 82-85); a comunidade local (ou ncleo de populao vinculado a um territrio administrativamente dependente dele); a sociedade local (bacia ou municpio rea significativamente homognea- que inclui, normalmente, vrias comunidades locais); e a sociedade maior (regio, estado ou pas).

2. Perspectivas agroecolgicas de pesquisa

20

Provavelmente, uma das contribuies mais importantes da sociologia espanhola ao

Pensamento Social do sculo XX seja o que se pode definir como a Escola Qualitativista de Madri. Ela surgiu nos ltimos trinta anos do sculo passado em torno do excelente trabalho de Jess Ibez (1979, 1985, 1994: 5185) e da prxis intelectual e poltica de Alfonso Ort (1984, 1986) e dos trabalhos de ambos em Ferrando et al., (1994). Um dos aportes mais interessantes deste grupo aquele que aborda a tarefa de caracterizar as "perspectivas de pesquisa" em Cincias Sociais. Nas pginas que seguem pretendemos, utilizando como base os trabalhos dos autores citados acima, ampliar o enfoque, fazendo-o extensvel Agroecologia, tarefa esta que ficou inconclusa pelo repentino falecimento de Jess Ibez2. Foi ele, Jess Ibez (1994: 51-85), quem, a partir de Pierre Bourdieu, refletiu sobre a natureza da indagao cientfica com base na diferenciao de trs nveis que, se articulados em torno da Agroecologia como campo de anlise, podem cristalizar uma reflexo sobre as trs perguntas seguintes:

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

A rtigo
1) Como deve desenvolver-se o manejo dos recursos naturais? Que tipo de conhecimento permite lev-lo a cabo? (nvel tecnolgico ou emprico) 2) Por que deve ocorrer assim o manejo? Quem decide como se desenvolvem as formas de conhecimento que permitem a sua implementao? (nvel metodolgico) 3) Para que e para quem se desenvolve este tipo de manejo dos recursos naturais? (nvel epistemolgico) Assim, abrindo o espao da pesquisa social, primeiro ao pluralismo transdisciplinar e depois ao epistemolgico, da Agroecologia, aparecem, igualmente, trs nveis de indagao ou perspectivas de pesquisa que, mantendo as denominaes propostas por Jess Ibez, chamaremos de distributivo, estrutural e dialtico. Tais modos de abordar a problemtica do manejo dos recursos naturais so pensados e instrumentalizados a partir de uma tripla perspectiva: ecolgico-produtiva, s ocioeconmica e scio-poltica, respectivamente. Estes modos no so excludentes, seno que, ao contrrio, podem constituir nveis acumulativos que permitem uma indagaoao cada vez mais profunda sobre e na realidade. O primeiro nvel a que nos referimos, o "distributivo da explorao-ao agroecolgica", aquele que se move no espao puramente produtivo, que em outro texto conceptualizamos como "ecoagricultura"3. Este nvel inclui tanto uma "ecoagricultura do Norte" (as agriculturas Orgnicas e Biolgicas do IFOAM, a Biodinmica de Steiner, a Natural de Fukuoca e a Permacultura de Mollinson, entre outros estilos modernos), como os estilos de "ecoagricultura do Sul" ou "agriculturas tradicionais" camponesas ou indgenas que tanto no centro como na periferia - provaram empiricamente sua sustentabilidade histrica (Sevilla Guzmn y Ottmann, 2000: 185-207). O nvel estrutural da pesquisa agroecolgica se refere Agroecologia como desenvolvimento rural, quer dizer, como estratgia participativa para obter a sustentabilidade, atravs de formas de ao social coletiva (Sevilla Guzmn, 2000: 35-45). E, finalmente, o nvel dialtico, no qual a pesquisa-ao participativa rompe a estrutura de poder sujeito-objeto da metodologia cientfica convencional, provocando o que Toms R. Villasante denomina a "rebelio do laboratrio", gerando a possibilidade de uma mudana nas aes sociais dentro de episdios de atuao como "analisadores histricos" (Delgado y Gutirrez, 1995: 400).

2.1. A estao experimental como paradigma da perspectiva distributiva


A perspectiva distributiva pode ser definida como aquela forma de indagao-interveno na qual o papel central est na caracterizao sistemtica do conjunto de dados obtidos da realidade, para descrev-la, de forma que possa ser possvel entender a situao dos fatos, sejam eles sociais ou naturais. Trata-se de medir, com toda a sofisticao que as ferramentas disponveis nos permitam, os fenmenos e a relao entre fenmenos, para express-los quantitativamente, com o maior apoio estatstico possvel. Situam-se aqui os conhecimentos das cincias agrcolas, pecurias e florestais, em seus aspectos tcnicos relativos ao funcionamento dos recursos naturais. O mtodo distributivo, por excelncia, constitudo pela reproduo da "realidade fsico-biolgica" que a Cincia Agronmica convencional pretende realizar nas Estaes Experimentais. Ali se desenvolve o desenho de projetos agronmicos experimentais, assim como um conjunto de "simplificaes" que realizam os "especialistas", para detectar as inter-relaes existentes entre as variveis selecionadas. Pretende-se, assim, obter as caractersticas desejveis nos processos biolgicos analisados mediante "selees tcnicas" e alcanar, assim, os resultados quantitativos desejados (geralmente buscando uma maior produo ou um maior resultado econmico).

21

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

A rtigo
Normalmente, as variveis relacionadas com o clima, os fatores biolgicos, as condies do solo e demais componentes da natureza que "so controladas" em uma Estao Experimental para, a partir da Estao, aportar uma soluo aos problemas, que mais tarde ser apropriada pelos extensionistas que a levaro aos agricultores. Nessa lgica, aos agricultores s resta aplicar tais solues tcnicas geradas nos "laboratrios". A natureza deste procedimento muito parecida ao esquema de uma pesquisa de opinio (questionrio), que Jess Ibez (1979: 29) define de forma sutil e profunda, recorrendo a um complicado jogo de palavras: "A pesquisa de opinio (questionrio) uma tcnica que s permite captar enunciados de observao de enunciaes (a resposta captada um enunciado de observao; da observao realizada pelo entrevistador da resposta enunciada pelo entrevistado)". O que o autor quer dizer que a informao que pode proporcionar uma pesquisa de opinio (questionrio) muito limitada j que s registra como dados aqueles que ela produz. Quando tais dados tm um carter objetivo e quantificvel, como o nmero de hectares de uma propriedade, os cultivos quenela existem, o nmero de pessoas que trabalham em cada um dos cultivos, etc., tal informao de grande utilidade e no permite equvocos. Entretanto deixa de ser assim quando os questionrios recolhem opinies e atitudes, uma vez que os dados ("enunciados de observao") so construdos por quem confecciona o questionrio e so anotados ativamente pelo entrevistador, que, por sua vez, interpreta a resposta enunciada pelo entrevistado e ao mesmo tempo capta tal enunciao fora de sua realidade, afastada do processo sociocultural e produtivo do entrevistado. Ao agir assim, as Cincias Agronmicas ignoram a existncia de "um agricultor especfico, em um local especfico, em um ano especfico" (Richards, 1985: 40). Quer dizer, movem-se em um discurso puramente tecnolgico, onde as tarefas da cincia -descrio sistemtica, explicao e predio- tm um nvel distributivo, onde se articula um importante acervo de conhecimentos quantitativos sobre o funcionamento dos recursos naturais. Tal processo de produo de informaes necessrio, mas no suficiente para a Agroecologia. No Quadro 1, apresentamos, na coluna correspondente ao nvel distributivo, as tcnicas de recolhimento de informao que geram os dados cuja natureza acabamos de descrever e que, em nossa experincia de trabalho, so as mais utilizadas em cada nvel de anlise. Assim, numa Estao Experimental, aparece a "observao distante, do antroplogo clssico", que pode, sem envolver-se diretamente, estabelecer uma tipologia dos produtores a partir do seu "modo de uso dos recursos naturais" (Estilos de Manejo). Igualmente, em nvel da Comunidade Local, poderia situar-se a "primeira gerao" de diagnsticos sobre uma comunidade, que, por sua economicidade e pragmatismo, teriam que ser diagnsticos "rpidos", obtendo informaes onde elas no existiam, de forma institucional. Com anloga natureza situamos, no nvel da Sociedade Local, as "caminhadas transversais", que tambm so de "primeira gerao". Quer dizer, as "caminhadas" realizadas para obter uma caracterizao rpida do ecossistema com o objetivo de uma posterior transformaoartificializao do mesmo, realizada por "informantes confiveis". O planejamento rural convencional, obtido a partir da coleta de todo o material secundrio existente (com a utilizao de questionrios e outras tcnicas a que nos referimos antes), completa a bateria tecnolgica mais usual desta perspectiva, que pode resultar de grande utilidade (no nvel da Sociedade Maior) quando for recolhido adequadamente. Assim, a informao obtida mediante a aplicao da Teoria de Sistemas Agronomia -com o enriquecimento da Ecologia Cientfica-, que permite conceber um agroecossistema ou uma microbacia como um mosaico de

22

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

A rtigo
objetos, de grande valor, pois permite visualizar os agroecossistemas como um todo, incluindo subsistemas de ciclos minerais, de transformao da energia e de processos biolgicos, entre outros aspectos, indo alm dos limites disciplinares, colocando nfase nas interaes complexas entre pessoas, cultivos, solo, animais, etc., como, por exemplo, a metodologia clnica de campo elaborada por Juan Gast (1987). A Agroecologia utiliza esta informao, ainda que necessite complet-la "a partir da percepo dos produtores", uma vez que pretende mover-se dentro do processo sociocultural da produo, o que se busca alcanar a partir da perspectiva estrutural, que passamos a considerar.

2.2. A perspectiva estrutural como geradora de discursos para a participao


A perspectiva estrutural consiste na tentativa de explicar as relaes existentes entre os fenmenos analisados, de acordo com a percepo dos sujeitos que intervm nos mesmos, atravs dos discursos elaborados por estes sujeitos. Deste modo, se gera uma informao qualitativa que dota de sentido sociocultural os processos gerados na realidade, sejam eles naturais ou sociais. Nas Cincias Sociais, a tcnica para obteno de dados que utilizada tradicionalmente, como ilustrativa da perspectiva estrutural, o "grupo de discusso". Provavelmente a pessoa que melhor caracterizou as bases tericas e metodolgicas desta tcnica seja Alfonso Ort (1994: 189-221), o qual considera que, "situados na linha divisria entre o psicolgico e o sociolgico, os pequenos grupos ou grupos restringidos configuram uma privilegiada perspectiva que permite (...) captar e interpretar -ao mesmo tempo- (...) uma vivncia coletiva (...) e observar experimentalmente os comportamentos e as produes de sentido. No terreno da pesquisa

motivacional, com finalidades sociolgicas (...), a prtica da chamada dinmica de grupo (em seu sentido mais amplo e impreciso) se converte -e reestrutura- na tcnica qualitativa de aproximao emprica realidade social denominada reunio de grupo, discusso de grupo ou, tambm, entrevista de grupo. Trata-se, neste caso, de uma prtica sui generis, com peculiaridades prprias, que na realidade pouco ou nada tem a ver com o que se entende, de forma rigorosa, como sendo dinmica de grupo, no mbito da psicossociologia dos pequenos grupos". Na realidade, a dinmica de grupo gerada neste tipo de reunies, e que definimos aqui como Grupo de Discusso, aparece configurada por e para a pesquisa sociolgica motivacional, sendo "fundamentalmente pragmtico, macrossociolgico e extragrupo: o grupo somente interessa como meio de expresso das ideologias sociais, como unidade pertinente de produo de discursos ideolgicos" (Ort, 1994: 216). A perspectiva estrutural constitui um elemento central para a Agroecologia, surgida como crtica agricultura convencional, que ignora os sujeitos sociais vinculados ao manejo dos recursos naturais. Esta ignorncia conseqncia do processo de cientifizao a que foi submetido o manejo dos recursos naturais nos ltimos anos e que desembocou na

23

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

A rtigo
construo de um "modo industrial de uso dos recursos naturais", que deteriora, gradualmente, tanto esses recursos como a sociedade. De fato, o discurso dos atores vinculados ao manejo dos recursos naturais incorporado pela Agroecologia atravs do "grupo de discusso", da "entrevista" e das demais tcnicas da metodologia qualitativa, para, mais tarde, articular estas tcnicas com "tcnicas participativas" e, ao faz-lo, comea a construir uma alternativa ao fracassado modelo de agricultura industrializada. No Quadro 1 apresentamos, na coluna correspondente, as tcnicas que consideramos mais adequadas dentro desta perspectiva esderar a perspectiva dialtica). Tais tcnicas participativas podem ajudar, mediante uma prvia "observao participante", para que se venha a alcanar formas de interao prprias da pesquisa-ao participativa. Na anlise da Sociedade Local, propomos o "grupo de discusso" para captar o discurso dos setores sociais significativos deste mbito espacial. E, finalmente, o nvel da Sociedade Maior permite, com os mtodos participativos, superar o "planejamento rural convencional" (que propugnamos, neste mesmo nvel, para a perspectiva distributiva), para obter solues desde dentro, mediante desenhos participativos de desenvolvimento endgeno. Todas estas tcnicas, dentro das metodologias participativas, surgem da necessidade de romper com o discurso agronmico convencional, cuja informao obtida nas Estaes Experimentais e cujas solues costumam ser aportadas com base em princpios homogeneizadores, que pretendem possuir o patamar de "lei cientfica". Com isso, se perde a unicidade dos agroecossistemas e a dimenso especfica de tratamento que exigem os problemas locais, rompendo, desta forma, a dinmica da interao dos homens com os recursos naturais. Perdem-se, tambm, os contextos temporais, sociais, polticos e econmicos concretos, onde esto inseridos os atores. As prticas agrcolas geradas a partir da cincia agronmica convencional carecem da articu-

A perspectiva estrutural da Agroecologia permite preparar o terreno para o desenvolvimento de uma agricultura participativa.
trutural. Em primeiro lugar, situamos uma tcnica s ocioantropolgica que pretende iniciar o processo de incorporao do conhecimento local ao manejo da propriedade ou da atividade agropecuria ou florestal: a histria da propriedade. O conhecimento dos sistemas de cultivo desenvolvidos no passado e, com isto, as solues prticas incorporadas pelos "agricultores ainda no industrializados", atravs de tcnicas de histria oral em cada propriedade, so o primeiro passo para alcanar, nas mesmas, uma agricultura participativa. Os nveis de anlise de Estilo de Manejo e de Comunidade Local so uma posio ideal para preparar o terreno para os diagnsticos grupais. No primeiro caso, mediante a caracterizao do manejo local atravs do "grupo de discusso tcnico-agronmico"; no segundo caso, mediante a incorporao das solues dos prprios atores implicados em cada comunidade, atravs do "diagnstico rural participativo" (como veremos depois, ao consi-

24

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

A rtigo
lao necessria entre a informao obtida na pesquisa e a significao que esta tem para os atores intervenientes. A perspectiva estrutural da Agroecologia permite - tal como acabamos de ver - preparar o terreno para o desenvolvimento de uma agricultura participativa, fazendo emergir, assim, uma dimenso global de busca de melhorias no nvel de vida das comunidades rurais envolvidas, definindo este nvel desde elas mesmas. Assim, possvel pensar um desenvolvimento rural desde a agricultura participativa como o conjunto de esquemas de desenvolvimento que partem do reconhecimento da necessidade e/ou do interesse de trabalhar com as comunidades locais na identificao, no desenho, na implementao e na avaliao dos mtodos de desenvolvimento endgeno mais adequados para a resoluo de seus problemas. A ruptura epistemolgica com o desenvolvimento rural convencional surge da experincia acumulada nos ltimos trinta anos na Amrica Latina, na frica e na sia, a partir do reconhecimento de que os agricultores no s tm um amplo conhecimento dos seus sistemas agrcolas, seno que, ademais, so capazes de dirigir provas e experimentos. A Agroecologia pretende, assim, dotar os agricultores do poder da participao4. posio do pesquisador frente ao pesquisado. A ortodoxia cientfica (que normalmente aparece como algo natural na perspectiva distributiva) estabelece a necessidade de um empenho, por parte do pesquisador, para encontrar elementos que o mantenham afastado da realidade pesquisada e, por fim, para separar, claramente, seu discurso daquele que est tentando descobrir. necessrio, portanto, construir o maior nmero de controles possveis que permitam separar-se do objeto estudado. Esta posio de "objeto distante", comea a romper-se na perspectiva estrutural, que acabamos de considerar, posto que a "captao de discursos" j supe uma implicao parcial do pesquisador com o objeto estudado, que deixa de ser apenas o objeto estudado para ser, tambm, objeto criador de dados: o experimento cientfico j deixa de estar supostamente nas mos exclusivamente do pesquisador. Frente perspectiva distributiva, que se caracteriza por sua subordinao ao poder ou coexistncia com o mesmo, as perspectivas estrutural e dialtica tratam de trans-

A perspectiva dialtica faz referncia relao que se estabelece em todo o processo de indagao entre o pesquisador e a parcela de realidade pesquisada.
cender as relaes de poder do sujeito (pesquisador) sobre o objeto (pesquisado). Na verdade, a Agroecologia pretende, como uma tarefa essencial a sua atividade incorporar ao manejo dos recursos naturais os elementos socioeconmicos e polticos. Para isso, necessita produzir uma ruptura epistemolgica que liberte as cincias agropecurias e florestais das relaes de poder que atribuem a aqueles que so objeto do poder (os pesquisados), a serem ignorados, "dotando-

2.3. A perspectiva dialtica e a pesquisa-ao participativa


A perspectiva dialtica faz referncia relao que se estabelece em todo o processo de indagao entre o pesquisador e a parcela de realidade pesquisada. No se trata somente de conhecer (como sucedia na perspectiva distributiva) e explicar (como sucedia na perspectiva estrutural), seno que se trata de intervir e articular-se com o objeto investigado, para incidir, de forma crtica, no curso de sua transformao. Isso supe um claro desvio do procedimento cientfico convencional. De fato, a transgresso fundamental provm da prpria

25

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

A rtigo
os, ao mesmo tempo, de um saber ilusrio que encobre a realidade do que ignoram, ocultando o fato do poder e sua brutalidade". A reproduo de tais relaes de poder, desde as cincias agropecurias e florestais convencionais, ocorre devido posio do pesquisador-sujeito-que-sabe, frente ao pesquisado-objeto-que-ignora. Assim, "o poder consiste em apropriar-se, ao acaso, ser inexplicvel e imprevisvel e atribuir s normas o poder de explicar e predizer" (Ibez, 1979: 23). A Agroecologia, ao utilizar em sua perspectiva dialtica a pesquisa-ao participativa, pretende romper a reproduo de tais relaes de poder. No Quadro 1 podem ser vistas as tcnicas propostas como as mais adequadas em cada um dos nveis de anlise adotados, para sua insero dentro de uma metodologia de pesquisa-ao participativa, elemento este que central para a perspectiva dialtica aqui considerada. Entretanto, a leitura do quadro de resumo no pode ser feita somente de forma vertical (como fizemos ao considerar as perspectivas distributiva e estrutural), pois requer acumular, dentro de cada nvel de anlise, a contribuio horizontal j realizada por aquelas perspectivas. No nvel de anlise da propriedade, o conhecimento sistmico dos processos biolgicos intervenientes, aportados desde a perspectiva distributiva, une-se com o conhecimento local resgatado (na medida do possvel, da tradio produtiva aportada pelo ecossistema local) desde a "histria da propriedade" obtida na perspectiva estrutural. Chega-se, assim, depois de uma prolongada interao de intercmbios entre os agricultores e os tcnicos, a uma reestruturao do dilogo surgido entre eles, que finalizar na lgica construo de um "desenvolvimento participativo de tecnologias na propriedade". Um processo anlogo de acumulao das tcnicas desenvolvidas nas perspectivas distributiva (produtiva) e estrutural (desenvolvimento) desembocar, em cada um dos nveis restantes de anlise agroecolgica, em distintas estratgias. Na verdade, uma vez situado na dinmica da pesquisa-ao participativa obtida na perspectiva dialtica, ser possvel conseguir o salto da ao social coletiva ao de movimento social. Isso s ser possvel graas cristalizao das "metodologias participativas" na elaborao, em cada nvel de anlise, das seguintes estratgias: a) "Participativas de disseminao" de experincias agroecolgicas, desenvolvidas pelos integrantes do grupo estabelecido, como Estilo de Manejo, a partir da "observao antropolgica" que permitiu a posterior realizao do "grupo de discusso tcnico-agronmico", atravs do qual se obteve o conhecimento local sobre o manejo, por exemplo, de um determinado cultivo. b) "Diagnsticos participativos" que permitam a compreenso real dos mecanismos que geram as formas de dependncia da "localidade", a partir da obteno de informao bsica obtida pelo "diagnstico rural rpido" e pela integrao dos tcnicos em dinmicas da Comunidade Local, atravs da "observao participante". c) "Participativas de articulao" que permitam gerar redes dentro de um processo de fortalecimento das dinmicas de mudana. A compreenso da percepo local dos ecossistemas mediante os "transectos" o primeiro passo em direo obteno do discurso coletivo das distintas comunidades locais (obtido atravs do "grupo de discusso") integrantes da Sociedade Local. d) "Scioanlise de grupos assemblerios" onde a articulao em redes gerada em diversas sociedades locais permita estratgias de ao mais amplas, em "frum de ao" da Sociedade Maior. O "planejamento rural convencional" aportou uma informao distributiva que, na dinmica de posteriores "desenhos participativos de desenvolvimento endgeno", permitiu, atravs da pesquisa-ao participativa, em formas de ao social coletiva, alcanar tal objetivo.

26

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

A rtigo
3. Referncias Bibliogrficas
ALONSO BENITO, L.E. La mirada cualitativa en sociologa. Madrid: Editorial Fundamentos, 1998. ALTIERI, M.A. Agroecologa: bases cientficas de la agricultura alternativa. Valparaso: CETAL, 1985 (existe edio inglesa em Boulder: Westeview Press, 1987). ALTHUSSER, L. For Marx. Londres: Allen Lane, 1969 (existe edio castelhana em Mxico: Siglo XXI, 1967, com o ttulo de La revolucin cientfica de Marx). DVILA, A. Las perspectivas metodolgicas cualitativa y cantitativa en las ciencias sociales: debate terico e implicaciones praxeolgicas. In: DELGADO, J.M. GUTIRREZ, J. (Coord.). Mtodos y tcnicas cualitativas de investigacin en ciencias sociales. Madrid: Sntesis, 1995. GARCA FERRANDO, M.; IBAEZ, Jess; ALVIRA, Francisco. El anlisis de la realidad social. Mtodos y tcnicas de investigacin. Madrid: Alianza Editorial, 1994. GAST, J. et al. Metodologa clnica para el desarrollo del ecosistema predial. Santiago de Chile: Instituto Juan Ignacio de Molina. Comisin de la Investigacin en Agricultura Alternativa (CIAL), 1987. GAST, J. et al. Clasificacin de ecorrregiones y determinacin de sitio y condicin. Santiago de Chile: REPAAN, 1993. GLIESSMAN, S.R. Agroecology: researching the basis for sustainble agriculture. New York: Verlang, 1997. GUZMN CASADO, G.I.; GONZLEZ DE MOLINA, Manuel; SEVILLA GUZMN, Eduardo. Introduccin a la Agroecologa como desarrollo rural sostenible. Madrid: MundiPrensa, 2000. IBEZ, J. Ms all de la sociologa: el grupo de discusin. Madrid: Siglo XXI, 1979. IBEZ, J. Del algoritmo al sujeto: perspectivas de la investigacin social. Madrid: Siglo XXI, 1985. IBEZ, J. Perspectivas de la investigacin social: el diseo en las tres perspectivas. In: GARCA FERRANDO, M.; IBEZ, Jess; ALVIRA, Francisco (Eds.). El anlisis de la realidad social: mtodos y tcnicas de investigacin. Madrid: Alianza Editorial, 1994. LVI-STRAUSS, C. Anthropology Today. Chicago: University of Chicago Press, 1953. (Publicada mais tarde como Antropologie Structurale. Paris: Librerie Plon, 1985; existe verso castelhana em Buenos Aires: EUDEBA, 1968). ORT, A. La apertura y el enfoque cualitativo o estructural: la entrevista abierta semidirectiva y la discusin de grupo. In: GARCA FERRANDO, M.; IBEZ, Jess; ALVIRA, Francisco (Eds.). El anlisis de la realidad social: Mtodos y tcnicas de investigacin. Madrid: Alianza Editorial, 1994. ORT, A. Crisis del modelo neocapitalista y reproduccin del proletariado rural. In: SEVILLA GUZMN, Eduardo. Sobre agricultores y campesinos. Madrid: MAPA, 1984. PLOEG, J.D. van der. Styles of Farming: an introductory note on concepts and methodology. In: PLOEG, J.D. van der ; LONG, A. (Eds.). Born from within. Practices and perspectives of endogenous rural development. Assen, The Netherlands: Van Gorcun, 1994. RICHARDS, P. Indigenous agricultural revolution. London: Hutchinson, 1985. SARANDN, S. Agroecologa:elcaminohacia una agricultura sustentable. La Plata: Ediciones Cientficas Americanas, 2002.

27

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

A rtigo
SEVILLA GUZMN, E.; GONZLEZ DE MOLINA, M. Ecologa, campesinado e historia. Madrid: La Piqueta, 1993. SEVILLA GUZMN, E.; WOODGATE, G. Sustainalbe rural development: from industrial agriculture to Agroecology. In: REDCLIFT, Michael; WOODGATE, Graham (Eds.). The International Handbook of Environmental Sociology. Cheltenham: Edward Elgar, 1997. SEVILLA GUZMN, E. Los marcos tericos del pensamiento social agrarios. In: GOMEZ BENITO, Cristobal; GONZLEZ, Juan Jess (Eds.). Agricultura y sociedad en la Espaa Contemporanea. Madrid: Ministerio de Agricultura, MAPA y Centro de Investigaciones Sociolgicas, CIS, 1998. SEVILLA GUZMN, E.; OTTMANN, Graciela. Ecoagricultura, Agroecologa y desarrollo rural sustentable: pensando en el caso argentino. In: Encuentro de Colegios de Abogados de Rosario sobre Temas de Derecho Agrario, 3., 2000, Rosario. Rosario: Instituto de Derecho Agrario; Colegio de Abogados de Rosario, 2000. SEVILLA GUZMN, E. Bases sociolgicas de la Agroecologa. Ponencia presentada al Encontro Internacional sobre Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel. 5 a 8 de julho FCA/UNESP. Lajeado, Campus de Botucatu, SP, Brasil, 2001a. SEVILLA GUZMN, E. Una estrategia de sustentabilidad a partir de la Agroecologa. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel. Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 35-45, 2001b. dos recursos naturais, que adotaram tecnologias de natureza ecolgica, no sentido de pretender proporcionar o acesso aos meios de vida, tentando recuperar, na medida do possvel, a inevitvel deteriorao causada pela artificializao da natureza. As adjetivaes Centro-Periferia se referem acepo vulgar "desenvolvimento - subdesenvolvimento" atribuda a estados-nao. E as acepes Norte e Sul, neste contexto, se referem a zonas pobres e ricas dentro de um mesmo pas ou espao socioeconmico. Neste sentido, ver Markus Brose (2001), como um texto acertado na sua forma de apresentar os mtodos e tcnicas participativos, reunindo uma extensa variedade deles, tanto desde as organizaes pblicas e do terceiro setor, como desde as comunidades, ou como instrumentos para estruturar o dilogo entre as comunidades e os tcnicos. A organizao do livro foi realizada com a colaborao da Associao Brasileira para a Promoo da Participao (PARTICIPE) vinculada Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, onde est se desenvolvendo, h mais de dez anos, a experincia mais importante da atualidade com respeito participao da sociedade civil, em todos os nveis antes assinalados, cujo destaque o Oramento Participativo.
4

Incluindo Marx, que, ainda que no considerasse a si mesmo como socilogo, inspirou uma boa parte dos melhores trabalhos sociolgicos. De fato, a diferenciao das perspectivas de pesquisa em Agroecologia que propomos neste trabalho parte, como veremos mais adiante, da Sociologia de Pierre Bourdieu, ainda que a utilizemos depois de uma crtica ao excelente trabalho de Althousser sobre Marx (1969) e ao estruturalismo de Lvi-Strauss, ao nos afastarmos de seu conceito de "estrutura social", como modelo alheio realidade emprica (1953). Desde o incio do "grupo agroecolgico" (criado atravs da participao no ISEC - Instituto de Sociologa y Estudios Campesinos, que desenvolve atividades na Universidad de Crdoba e na Universidad Internacional de Andaluca), no comeo dos anos noventa, Alfonso Ort e Luis Enrique Alonso aportaram, atravs de sua atividade de docncia, o enfoque qualitativo para a configurao da metodologia agroecolgica que foi sendo desenvolvida pelo grupo. Entretanto a contribuio central e a transdisciplinaridade da metodologia agroecolgica aparecia j na obra de Jess Ibez, mais alm da Sociologia.
2

Notas

28

Definimos Ecoagricultura como o conjunto de formas alternativas ao estilo de manejo "industrial"

Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

Potrebbero piacerti anche