Sei sulla pagina 1di 29

Caderno 2Capacidades da alfabetizao

Produo escrita
Refere-se s capacidades necessrias ao domnio da escrita, considerando desde as primeiras formas de registro alfabtico e ortogrfico at a produo autnoma de textos

Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funes em diferentes gneros


Trata-se do conhecimento da utilidade da escrita na vida individual e coletiva e da apropriao, ampliao e atualizao gradativa.

Produzir textos escritos de gneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatrio e ao contexto de circulao

I- Dispor, ordenar e organizar o prprio texto de acordo com as convenes grficas adequadas
Pegar no lpis e traar as letras A nossa escrita, como a leitura ocorre de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Utilizamos os espaos em branco para segmentar a escrita, Ao utilizar a folha do caderno, comeamos pela frente e passamos ao verso; o fazemos dentro dos limites estabelecidos pelas margens, partindo sempre do lado esquerdo em direo ao direito.

II- Escrever segundo o princpio alfabtico e as regras ortogrficas


O princpio bsico de funcionamento do nosso sistema de escrita o de que cada som (fonema) representado por uma letra (grafema)

O conhecimento do princpio alfabtico da nossa escrita corresponde entrada da criana na fase alfabtica de aprendizagem da escrita. O domnio das regras ortogrficas deve ser objeto de ensino sistemtico e se inicia quando a criana percebe que as relaes fonema-grafema no so biunvocas.

III- Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos


Refere-se coerncia textual: organizao dos contedos do texto de modo que ele parea, aos leitores, sensato, lgico, com idias bem encadeadas e sem contradies

Planejar a escrita significa tambm:


Escolher o tema Selecionar as idias que o iro compor o texto Definir em que ordem aparecero Deve-se ainda levar em conta: para que, para quem se escreve e as condies de leitura

IV- Organizar os prprios textos segundo os padres de composio usuais na sociedade


Os diferentes gneros textuais costumam ter uma organizao padro estabelecidos nas prticas sociais.

Exemplo- Uma carta comercial compe-se de:


Data Endereamento Vocativo Abertura

Corpo Fechamento Assinatura

Quando o professor l em voz alta, na sala de aula, histrias, poemas, notcias, cartas, convites, avisos est familiarizando os alunos com o padro composicional desses gneros textuais.

Entretanto a melhor abordagem didtica levar o aluno a escrever textos em gneros diversos. Isso significa escolher o gnero e produzir um texto a ele pertinente considerando o contedo, a forma e o estilo de linguagem.

V- Usar a variedade lingstica apropriada situao de produo e de circulao, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulrio e gramtica

Aprender a escrever inclui: saber escolher a variedade lingstica (padro-formal ou coloquial) adequada ao gnero de texto, aos objetivos que se quer cumprir, aos conhecimentos e interesses dos leitores previstos, ao suporte (material) por meio do qual o texto vai circular.

VI- Usar recursos expressivos, estilsticos e literrios adequados ao gnero e aos objetivos do texto

Os recursos expressivos, estilsticos e literrios so usados para produzir encantamento, comover, fazer rir ou convencer racionalmente.

Exemplo de recursos expressivos

estilsticos e literrios

Metfora: atribuir, coisa ou pessoas, qualidades que no lhes cabe. (Meu carto de crdito uma navalha-Cazuza) Onomatopia: sons ou ruidos representados por palavras (zum-zum, pocot-pocot, au-au-au) Aliterao: repetio de fonemas idnticos ou semelhantes no incio de palavras de versos ou frases. (Fica firme Firmino) Rimas: flor, cor, dor, amor

As crianas podem aprender a produzir interpretar e apreciar a linguagem figurada, a recriao potica da realidade nos textos lidos e escritos em sala, assim como podem aprender a criar efeitos de humor e comicidade com jogos de palavras.

Contudo muito importante que aprendam a escolher deliberadamente os recursos adequados aos objetivos que seu texto deve cumprir junto aos leitores a que se destina.

VII- Revisar e reelaborar a prpria escrita, segundo critrios adequados aos objetivos, ao destinatrios e ao contexto de circulao previstos

Tornar-se um usurio competente e independente da escrita implica saber planejar, escrever, revisar (ler cuidadosamente), avaliar (julgar se est bom ou no) e reelaborar (alterar, reescrever) os prprios textos.

O domnio das operaes de reviso, auto-avaliao e reelaborao dos textos escritos comea com a orientao dada pelo professor e depois vai gradativamente, se interiorizando e se tornando uma capacidade autnoma.

O aluno deve ter clareza quanto aos objetivos, ao destinatrio, ao modo e ao contexto de circulao.

Tendo clareza disso ele pode se perguntar sobre: Ordenao e disposio da escrita no papel Legibilidade da caligrafia Correo ortogrficas

Estrutura das frases Pertinncia do vocabulrio Coerncia textual Estrutura composicional Tamanho uso adequado dos recursos expressivos

Condies de produo de texto


Quem escreve? (autor, enunciador) Para quem se escreve? (leitor) Para que se escreve ? (objetivo do texto) Sobre o que se escreve? (assunto ou tema) Onde se escreve? (suporte ou portador) Como se escreve? (linguagem utilizadaformal, informal e tcnica).

Potrebbero piacerti anche