Sei sulla pagina 1di 4

Crnica N 69 Na busca da sade perfeita e de qualidade de vida.

Por Henrique de Almeida Cayolla

SADE: Estado no qual os trs processos fundamentais da Natureza absoro,


assimilao e eliminao esto operando em cada indivduo, em perfeita harmonia e equilbrio. A vida est disponvel em abundncia em todos os planos. A Natureza ordena que ela deve fluir atravs de ns, mantendo-nos perfeitamente saudveis em cada veculo, de acordo com a nossa posio na evoluo. A SADE, fsica e mental, um objectivo fundamental e permanente de todo o individuo, na procura da obteno de qualidade de vida, pois havendo a perfeita harmonia e equilbrio mencionados, esto controlados os factores que nos do acesso a essa to ansiada qualidade de vida. E isso no est dependente de disponibilidade de meios, mas sim da nossa capacidade mental em discernir os preceitos que devem orientar a nossa forma de actuar, procurando corrigir ou eliminar o que fazemos mal, e manter ou melhorar o que fazemos bem. Assim, coligi recomendaes de especialistas de sade, como preparadores fsicos, nutricionistas, mdicos, et alii, para nos ajudar a abandonar vcios, sair do sedentarismo, e melhorar hbitos alimentares. Isto no nenhum manual de sade, pois no s no sou nenhum especialista, mas tambm o tema daria para bibliotecas inteiras, mas nomeadamente por experincia prpria, que ao ler essas recomendaes, verifiquei que, em muitas delas, eu observo que obtenho bons resultados. com o objectivo de partilhar o que li e o que pratico, que despretensiosamente, enumero algumas importantes regras, que constituem quase mandamentos, enumerados por esses profissionais de sade. PREPARADOR FSICO. 1 - Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. "Ele uma agresso ao organismo". 2 - Alimente-se em pequenas quantidades a cada trs horas. 3 - Cheire a comida, mastigue o mais devagar possvel. 4 - Exera alguma actividade fsica pelo menos trs vezes por semana. 1 Hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e suficiente para obter os benefcios do desporto. 5 - Evite ficar nervoso. Em situaes de stress, experimente bocejar e espreguicese. 6 - Dedique pelo menos 15 minutos do dia meditao.

Escolha um local silencioso, sente-se numa posio confortvel e esquea-se da vida. 7 - Tome ao menos 2 banhos frios por dia. Esse hbito energizante. (se no for capaz, acabe o seu duche ou banho com um jacto de gua fria ascendente, a comear no p esquerdo e a terminar na mo direita). 8 - Nenhum tratamento ir funcionar se voc no abandonar seus vcios, a comear pelo cigarro, e se no se adquirirem hbitos de higiene de vida. 9 - Quando fizer exerccios fsicos, concentre-se apenas neles. No oua msica enquanto corre, ou pedala na bicicleta. 10 - Preste ateno ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmo. Respire profundamente. 11 - Faa elogios com mais frequncia. Essa tctica funciona como um im e faz com que todos queiram estar a seu lado. ENDOCRINOLOGISTA. 1 - No se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagrea. 2 - Fuja das frmulas mgicas e das dietas milagrosas. O importante aprender a comer. 3 - No h alimento proibido. O segredo no exagerar em nada. 4 - possvel comer bem e ter um peso normal. 5 - Obesidade uma doena e, s vezes, seu tratamento requer a interveno de medicamentos. Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um mdico. REUMATOLOGISTAS. 1 - No pratique exerccios em locais expostos poluio, como avenidas movimentadas. Escolha horrios com menos trfego ou ento escolha exercitar-se em casa, numa passadeira, por exemplo, se tiver essa possibilidade. 2 - A regularidade traz mais benefcios sade do que a intensidade da actividade fsica. 3 - Fique atento postura. Se voc no se cuidar, todo o seu esforo com actividades fsicas poder ser em vo. 4 - Seja paciente com o seu corpo. Em um ms, voc no vai recuperar o atraso de dez anos. 5 - Evite exercitar-se em horrios de calor excessivo, para no sofrer desidratao (faz-lo, acelera a oxidao celular, logo o envelhecimento prematuro do organismo, e o mesmo se passa quando se pratica actividade fsica em ambientes poludos). CLNICO GERAL 1 - Destine um espao na agenda para fazer ginstica, como o horrio do almoo. 2 - Coma alimentos saudveis, se for o caso, leve a comida de casa. 3 - Ponha um comedouro para pssaros na janela de sua casa ou apartamento, e observe os movimentos dos animais, " excelente para relaxar", ou ento, se tiver

prximo locais em que pode observar animais, pare, veja e escute-os durante uns minutos, dedicando-se nesse bocado exclusivamente a isso. 4 - No perca muito tempo de seu dia no trnsito. Procura meios rpidos de se deslocar. 5 - Deixe a janela do quarto entreaberta, se voc tem dificuldade em acordar de manh, a luz ajuda o crebro a perceber que j dia. NUTRICIONISTA 1 Habitue-se a beber mais gua, deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho e outra dentro do carro. 2 - Inclua pelo menos 3 frutas na alimentao diria, elas garantem quantidades mnimas de vitaminas, fibras e minerais. 3 - No saia de casa sem se alimentar, se no sabia, o pequeno-almoo uma importantssima refeio. 4 - O jantar deve ser a refeio mais leve do dia, se voc tem mais fome noite, faa um esforo e coma menos nesse horrio. O corpo se habituar e voc ter mais apetite de manh. 5 - Coma uma pequena poro de alimentos ricos em carboidratos, trinta minutos antes das actividades fsicas. Isso vai melhorar seu rendimento. ACUPUNTURISTA. 1 - Reclamar da vida s causa stress, em vez de resmungar porque faz frio, vista um agasalho. 2 - Passamos a maior parte do dia no trabalho, por isso, voc precisa amar o que faz. 3 - Aproveite o trnsito para escutar alguma msica de que goste, estudar um idioma ou, se no estiver dirigindo, ler. 4 - Seja optimista. Lembre-se de que todas as crises so passageiras. 5 - A terceira idade deve ser a melhor fase da vida, estude, exercite-se e leia. Ficar parado acelera o envelhecimento. O crebro a nica parte do corpo que no envelhece, os seus neurnios esto constantemente a ser renovados, preciso mant-lo em constante ginstica cerebral, e isso, at gratificante, quando se reconhece o bem que estamos de raciocnio.
DALAI LAMA Perguntaram ao Dalai Lama: O que mais o surpreende na Humanidade? Resposta: Os homens... Porque perdem a sade para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a sade! Por pensarem ansiosamente no futuro, e, esquecerem o presente de tal maneira, que acabam por no viver nem o presente nem o futuro. Vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido. Namast!

Nota: Namast, um cumprimento ou saudao falada, muito comum no Sul da sia.

Potrebbero piacerti anche