Sei sulla pagina 1di 82

1

INTRODUO

As agresses e os danos ao meio ambiente, esto configurados por meio da ocorrncia de catstrofes cada vez mais frequentes, em todo o Mundo. Assim, com o passar dos anos tornou-se imprescindvel a responsabilizao do causador da agresso, sendo pois, na maioria das vezes, a responsabilidade da Pessoa Jurdica, que na busca incessante do lucro, no mede as consequncias de seus atos causando danos, muitas vezes, irremediveis ao meio ambiente e por extenso aos seres humanos.

Esta responsabilizao da pessoa jurdica importante, porque visa inibir e/ou coibir estas aes degradantes, fazendo com que as empresas desenvolvam aes preventivas do dano ambiental.

CAPITULO I

01 CONSIDERAES PRELIMINARES SOBRE O MEIO AMBIENTE E A SUA PROTEO.

Antes de adentrar ao tema especfico que ser tratado nesta monografia, necessrio se faz, uma breve sntese sobre o meio ambiente como um bem juridicamente tutelado.

Meio ambiente no sentido de ecossistema um conjunto de realidades ambientais, considerado a diversidade do lugar e a sua complexidade. O meio ambiente como lugar onde se vive referente vida cotidiana: casa, escola, trabalho e etc. o meio ambiente como uma biosfera surgiu para explicar a interdependncia das realidades scio-ambientais no mundo. O termo meio ambiente pode tambm designar um territrio de uso humano e de mais espcies.

A preocupao com a proteo ao meio ambiente, surgiu na sociedade com a finalidade especfica de por em prtica o sistema de preveno e reparao para uma melhor e mais eficaz defesa contra as agresses advindas de aes humana capazes de afetar a natureza e em viso mais completa, a vida em todas a suas formas.

De acordo com esta viso, a legislao infraconstitucional trouxe uma definio de meio ambiente como um conjunto de condies, leis, influncia e interaes de ordem fsica, qumica, biolgica, social, cultural e urbanstica, que permite abrigar e reger as diversas formas de vida.

1.1 MEIO AMBIENTE E DIREITO AMBIENTAL

O meio ambiente integra um conjunto de elementos que condicionam o meio em que se vive. Em razo, da interao de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciam o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas adversidades.

Por meio ambiente deve ser entendido todas as coisas vivas e no vivas, ligadas ao ecossistema e aos seres humanos. um conjunto de

condies, leis, influencias e infra estrutura de ordem fsica, qumica e biolgica que permite e abriga todas as formas de vida.

O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes, quais sejam: um completo conjunto de unidades ecolgicas que funcionam como o sistema natural, ou seja toda vegetao, animais, microorganismos, solo, atmosfera e fenmenos naturais, e os recursos naturais e fenmenos fsicos universais ( o ar, gua, clima, energia, radiao, descarga eltrica e o magnetismo) os quais no so originados pela atividade humana.

Na conferncia das Naes Unidas sobre o meio ambiente, celebrada em Estocolmo-( 1972 na Sucia), definiu-se o meio ambiente como um conjunto de componentes fsicos, qumicos, biolgicos e sociais, capazes de causar efeitos diretos ou indiretos em prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

Assim, o conceito de meio ambiente pode ser visto como uma forma inteira e universal de albergar todos os aspectos possveis de vidas.

J, o Direito Ambiental por sua vez, tem um espectro amplo, no se limitando a estudar somente o ambiente natural ou fsico. Vai mais alm, estuda os aspectos culturais e artificiais que influenciam na composio do meio ambiente e em sua alterao. Por ser uma matria de ordem pblica, est situada no campo do direito pblico como um ramo autnomo e encontra

sustentao no fato de possuir objeto prprio e princpios especficos que somente so aplicveis a este ramo.

Uma vez que a presente dissertao menciona a existncia do Direito Ambiental, ento, necessrio se faz examinar algumas de suas peculiaridades, como a sua fonte e princpios, para uma melhor compreo deste importante setor do Ordenamento Jurdico.

A fonte do Direito Ambiental, pode ser entendida como sendo material e formal.

A fonte material do Direito Ambiental bastante complexa, mas a principal dentre outras podemos encontrar o movimento dos cidados por uma melhor qualidade de vida contra efetivos riscos decorrentes de determinadas prticas.

No Brasil, este movimento teve incio na dcada de 1970, no Estado do Rio grande do Sul, que desde ento, vem se mantendo em posio de pioneiro na na luta pela proteo ao meio ambiente, ( fundando A Associao Gacha De Proteo Ao Ambiente Natural-Agapan), lembrando que na mesma poca, tambm surgiu movimento dos seringueiros impedindo a derrubada de florestas, que visava assegurar a preservao dos seringais no Estado do Acre, entre

outras importantes lutas no Brasil e tambm Frana, e at Estados Unidos.

outros Pases, como Japo,

Quanto a fonte formal, considera-se fonte formal do Direito Ambiental, a Constituio, as Leis, os atos internacionais firmados pelo Brasil, as normas administrativas originadas dos rgos competentes e da Jurisprudncia.

Nas particularidades do Direito Ambiental, esto alguns princpios diverso daqueles usuais dos demais ramos da Cincia Jurdica, pois aqui os princpios so voltados para nica finalidade de proteger a vida em qualquer forma que esta se apresente, e garantir um padro de existncia digno para todas as formas de vida que compem o Meio Ambiente.

Nesta altura cabe falar dos principais princpios do Direito Ambiental, quais sejam:

Princpio do Direito Humano Fundamental, tal princpio decorre direto do texto Constitucional, artigo 225 caput que dispe: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao

Poder pblico e a coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Deste princpio, decorre todos os demais princpios do Direito Ambiental. Foi reconhecido internacionalmente na Declarao de Stocolmo1972 e reafirmado na Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio

Ambiente e desenvolvimento na Declarao do Rio-92.

Princpio Democrtico, este princpio assegura a todos os cidados direito de participao e de receber informao sobre as diversas

intervenes que atinjam o meio ambiente e, mais, por fora do mesmo princpio deve ser assegurado tambm os mecanismos judiciais, legislativos e administrativos capazes de tornar tal princpio efetivo, sendo pois, o Direto Ambiental, um direito que tem uma de suas vertentes oriunda de movimentos reivindicatrios dos cidados, assim, essencialmente democrtico.

Princpio da prudncia ou da cautela, este princpio pode ser entendido como sendo aquele que determina que no se produzam intervenes no Meio Ambiente antes de ter a certeza de que estas no sero adversas para o meio ambiente, ou seja, nem sempre a cincia pode oferecer ao Direito Ambiental uma certeza quanto a determinadas medidas que devam ser tomadas para evitar esta ou aquela conseqncia danosa ao meio

ambiente. O que hoje visto como inofensivo ao meio ambiente, amanh pode ser extremamente prejudicial.

Principio do equilbrio,

pelo princpio que ora se examina, os

aplicadores do poltica ambiental e do Direito Ambiental devem pesar as conseqncias previsveis da adoo de uma medida, de forma que esta possa se til comunidade e no importar em gravames aos ecossistemas. Ou seja, este o princpio pelo qual devem ser sopesadas todas as implicaes de uma interveno na meio ambiente, buscando-se adotar a soluo que melhor concilie um resultado globalmente positivo, o que totalmente dependente do grau de conscincia social em relao necessidade de que se d ao meio ambiente uma ateno prioritria.

Princpio do limite, a aplicao mais notvel da aplicao desse princpio se faz quando a Administrao pblica estabelece padres de qualidade ambiental, que se concretizam em limites de emisses de partculas no ar, ou de limites aceitveis de presena de determinados produtos na gua. Este princpio aquele pelo qual a Administrao pblica tem o dever de fixar parmetros para emisses de partculas, rudos e de qualquer outros corpos estranhos no meio ambiente, levando em conta a proteo da vida humana e de todo o meio ambiente.1

Art. 225, 1, inciso V da Constituio Federal de 1988.

Principio da Responsabilidade, por este princpio qualquer violao do Direito implica a sano do responsvel pela quebra da ordem jurdica. Ou seja, aqui busca-se impedir que a sociedade arque com os custos da reparao de um ato lesivo ao meio ambiente causado por poluidor identificado. preciso, contudo, que o princpio do poluidor-pagador seja examinado de forma compreensiva e em harmonia com os demais princpios informadores da proteo ambiental fornecidos pelo Direito Ambiental.2

Assim, o direito ambiental apresentado como uma disciplina de contedo aberto, o que torna possvel inmeras abordagens jurdicas e extrajurdicas fundamentais em seu processo construtivo.

At o incio dos anos 1980, no Brasil pode-se dizer que no havia uma Legislao de proteo ao meio ambiente, pois o ordenamento jurdico at ento, tinha como objetivo uma proteo de ordem econmica. Com o advento da Lei 6.939/81 que criou a Poltica Nacional do Meio ambiente (PNMA), passou ento, adquirir uma viso protetora voltada as responsabilidades das pessoas fsicas ou jurdicas que direto ou indiretamente causa a degradao ambiental.

Esta Lei foi recepcionada pela Constituio de 1988, em seu artigo 225, o qual fixou os princpios gerais que regem o meio e estabeleceu em pargrafo 3 as condutas as atividades lesivas ao meio ambiente.3
2

Paulo de Bessa Antunes. Direito Ambiental. Pgs 23 e seguintes. Ed. Lumen Juris. Rio de Janeiro, 1998. Art. 225, 3 da Constituio Federal de 1988.

10

1.2 PRINCIPIOS DO DIREITO AMBIENTAL NA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988

O direito ambiental uma cincia nova e autnoma que lhe garantida por seus princpios presentes no artigo 225 da Constituio Federal.

O advento da Constituio proporcionou a recepo da lei 6.938/81, alm da criao de competncias legislativas concorrentes, dando

prosseguimento poltica nacional de defesa ambiental.

Os princpios constituem as pedras basilares dos sistemas polticos jurdicos dos Estados, sendo adotados como fruto da necessidade de uma ecologia equilibrada e indicativos do caminho para a proteo ambiental, em conformidade com a realidade social e os valores culturais .

Assim pode-se classificar os princpios como princpios de politica nacional do meio ambiente e princpios relativos a uma politica global do meio ambiente. Os princpios da politica global do meio ambiente foram formulados inicialmente na Conferncia de Estocolmo de 1972 e foram ampliados na ECO92, so princpios genricos e diretores aplicveis proteo do meio ambiente.

11

Por outro lado, os princpios da politica nacional do meio ambiente so a implementao dos princpios globais, adaptados a realidade cultural e social de cada pas. Seriam como uma continuao dos princpios globais, aqui vamos destacar cinco dos mais importantes desses princpios terminologia de globais. que empregam a

Principio do desenvolvimento sustentvel, a origem deste princpio encontra-se na dcada de 1970, quando foi apresentado ao clube de Roma um documento chamado relatrio MEADOWS, um reflexo inicial aponta a necessidade de ordenao de recursos naturais para um planejamento mais racional de modo que seja assegurada uma real compatibilidade entre o desenvolvimento e a proteo ao meio ambiente.

Aqui os direitos e deveres esto de tal forma intrincados que so mais de que termos relativos, so termos recprocos mutuamente condicionantes, da a fora basilar desse princpio como referencia ambiental. Surgiu em Estocolmo na conferncia de 1972 e repetida nas demais conferncias sobre o meio ambiente, em especial na ECO-92 que empregou o termo em onze de seus 27 princpios.

O princpio do desenvolvimento sustentvel, atualmente assunto obrigatrio nas discusses acerca de polticas de desenvolvimento, tratando-se

12

de teoria que preconiza a revitalizao do crescimento da economia global de modo a reduzir a degradao ambiental e a pobreza. Encontra-se no caput do artigo 225 da Constituio Federal que determina: Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defendlo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Defende que os recursos ambientais no so inesgotveis e torna inadmissvel que as atividades econmicas se desenvolvam inertes a esse fato. Buscando assim, um equilbrio entre a economia e o meio ambiente, permitindo o desenvolvimento, mas de forma sustentvel e planejada, para que os recursos existentes no se esgotem. Uma vez que, atividade econmica muitas vezes a responsvel por uma imensurvel degradao ambiental.

Dessa forma, este principio tem por base reger a manuteno da produo e reproduo do homem e de suas atividades, garantindo uma relao satisfatria entre povos e meio ambiente, para que haja a oportunidade das geraes futuras desfrutarem destes recursos.

13

Principio do poluidor-pagador um principio que requer ateno, pois a primeiro momento tem-se a ideia de que paga-se para poluir ou polui mediante pagamento. No entanto, esse princpio um princpio de carter normativo e econmico pois determina a incidncia do regime jurdico da responsabilidade civil objetiva em razo dos danos causados ao meio ambiente, ou seja, busca evitar a ocorrncia dos danos ambientais imputando ao poluidor os custos decorrentes da atividade poluente e quando ocorrer o dano, visa sua reparao.

O princpio da poluidor pagador no exclusivo da responsabilidade civil, abrange portanto outras dimenses, sendo que este princpio no autoriza a poluio ou permita a compra do direito de poluir, porque envolve o clculo dos custos da reparao do dano ambiental e a identificao do poluidor para que este seja responsabilizando, sendo assim, trata-se de um princpio que visa orientar a poltica ambiental preventiva.

Desse modo, imposto ao poluidor o dever de arcar com as despesas de preveno de danos que a sua atividade ocasionar, cabendo a ele o nus de utilizar instrumentos para a preveno de danos e reparar os danos, que por ventura j ocasionados anteriormente.4

Portanto, o poluidor deve arcar com os custos das medidas necessrias para assegurar que o meio ambiente esteja num estado aceitvel.
4

dis Milar. Direito do Ambiente. Pgs 57 e seguintes. Ed. Revista dos Tribunais. So Paulo, 2000

14

Princpio da preveno e precauo, se que os objetivos do direto ambiental

por este princpio entende-

so basicamente preventivos, a sua

fundamentao jurdica encontra-se na caput do artigo 225 da CF/1988 que incumbe ao poder pblico e a coletividade o dever de proteger e preservar o meio ambiente. O princpio da preveno basilar em matria ambiental, pois trs meios e formas para evitar que o meio ambiente seja degradado, reduzido ou eliminado.

A preveno ocorre diante de perigo concreto, enquanto que a precauo envolve o perigo abstrato ou potencial, ou seja, tem vista a proteo do ambiente em que pese no ter certeza do real impacto negativo de determinada atividade na natureza.

No princpio da precauo ocorre a inverso do nus da prova, ou seja, possvel o poluidor provar que sua atividade no degrada o ambiente, mesmo no sendo possvel faz-lo de maneira acertadamente cientfica. a base da causa de pedir na Ao Civil Pblica, para que o MP atue de maneira a impedir determinados empreendimentos que no seja possvel saber ao certo como ser afetado o ambiente.

15

Princpio da cooperao entre os povos, este princpio trata do fato de que no h nenhum outro tanta interdependncia entre os Pases, quanto o meio ambiente.

Portanto, h necessidade de haver interao e cooperao entre todos os povos a fim de discutir a assunto do meio ambiente, criar polticas ambientais, resolves os problemas e disseminar a cultura de proteo do meio ambiente.

A implementao desse princpio no importa em renuncia soberania do Estado ou autodeterminao dos povos, os estados em conformidade com a carta das Naes Unidas tm o direito soberano de explorar os seus prprios recursos segundo as suas prprias polticas ambientais, arcando com as responsabilidades de velar para que a atividade realizada dentro de sua jurisdio no causem danos ao meio ambiente de outros estados que estejam fora dos limites da jurisdio nacional.

Exemplo: a chuva cida produzida pelas indstrias no norte dos Estados Unidos afetam rios e lagos no Canad ou a poluio do Mar em determinado lugar ou Pas, pode levada pelas correntes marinhas, afetar as cadeias de vida em outros lugares bem longe dali.

16

Este princpio tem chamada a ateno de governos bem como de grandes organizaes econmicas deste a conferencia de Estocolmo, porm, ainda h polticas bastante jovens necessitando portanto, que haja a disseminao desse princpio em todos os plos da sociedade para que se atinja a sua amplitude.

Princpio do usurio-pagador, tem fundamento no fato de que os bens ambientais constituem um patrimnio coletivo, no trata este princpio de uma punio, e sim de uma imposio de pagamento pela utilizao do recurso ambiental com fins econmico.

O artigo 36 da Lei n 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de unidade de conservao, estabelece a figura da compensao ambiental que a aplicao do princpio do usurio pagador.

Nesse sentido: Art. 36 Nos casos de licenciamento ambiental de

empreedimento de significativos impactos ambiental, assim considerado pelo rgo ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio EIA/RIMA, o empreendedor obrigado a apoiar a implantao e manuteno de unidade conservao do grupo de proteo integral,de acordo com o disposto nesse art. e regulamento.

17

Pargrafo 1, o montante de recurso a ser destinado pelo empreendedor para esta finalidade no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantao do empreendimento, sendo o percentual fixado pelo rgo

ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento.

Aqui, a idia no de um pagamento a ttulo de penalidade pelo cometimento de ato ilcito, mas o pagamento pelo o uso de um recurso ambiental que tem natureza pblica, tendo em vista a sua provvel escassez.5, o integrando no processo de desenvolvimento econmico e simultaneamente a proteo ambiental.6 7

1.3 LEGISLAO AMBIENTAL NO BRASIL

A devastao ambiental no exclusiva dos tempos atuais, a proteo ambiental vem sendo objeto de preocupao desde os tempos mais remotos. Vale citar aqui que na Bblia em seu antigo testamento, j existiam

Art. 19 da Lei 9.433/1997. Robinson Niccio de Miranda. Direito Ambiental. Pgs 50 e seguintes. Ed. Rideel, 2011. www.boletimjuridico.com.br. Consultado em 28 de abril de 2012

18

noes precursoras sobre biodiversidade e conservao de plantas e animais. Em Deuteronmio a descrio de pena de aoite para o infrator que cortasse rvores frutferas, mesmo se houvesse uma guerra.8

Aqui no Brasil as primeiras regras normativas referentes a proteo do meio ambiente esto na Legislao Portuguesa que esteve em vigncia em nosso pas at o advento do Cdigo Civil de 1916.

No perodo republicano, o primeiro passo significativo para a tutela jurdica do meio ambiente foi na edio do Cdigo Civil de 1916, que ditava vrias normas destinadas a proteo de direitos privados e direito de vizinhana. Nas dcadas seguintes comeou a surgir a legislao tutelar do meio ambiente no Brasil, com o aparecimento dos primeiros diplomas legais, acrescentando algumas regras especficas referente a fatores ambientais.

Na dcada de 60, novos textos legislativos apareceram com normas dirigidas preveno e controle da degradao do meio ambiente. Com o crescimento econmico e o processo de industrializao predatria, a Sucia props ONU a realizao de uma conferncia internacional para discutir os principais problemas ambientais, especialmente presso do crescimento demogrfico sobre os recursos naturais nos pases pobres.

dis Milar. Direito do Ambiente. Pg. 795. Ed. Revista dos Tribunais. So Paulo, 2009.

19

1.4- SNTESE DAS CONSTITUIES BRASILEIRAS ANTERIORES CONSTITUIO DE 1988.

1.4.1- PERODO IMPERIAL-1824:

Nesse perodo o Brasil era essencialmente exportador de produtos agrcolas e minerais, no entanto, a Constituio Imperial (promulgada), no fez qualquer referencia a matria ambiental. Porm, ao dispor sobre s Cmaras Municipais, em seu artigo 169 determinava:

art.169 O exerccio de suas

funes Municipais,

formao das posturas policiais, aplicao de suas rendas, e todas as suas particulares, e teis atribuies, sero decretadas por Lei regulamentar.

Portanto, a Constituio Imperial, atribui a competncia sobre a matria ambiental Cmara Legislativa Municipal em matria de POSTURA, tal competncia era extremamente ampla.

20

1.4.2- PERODO REPUBLICANO 1891 a 1967:

A Constituio de 1891, atribuiu a competncia Legislativa `a Unio para legislar sobre matrias referentes a terra e suas minas.

A Constituio de 1934 em seu artigo 5 inciso XIX,i, atribua Unio competncia legislativa sobre:

bens

de

domnio

federal, gua,

riquezas energia

do

subsolo,

minerao,

metalurgia,

hidreltrica,

florestas, caa e pesca e sua explorao.

A Constituio de 1937 dispunha em seu artigo 16, inciso XIV, Que competia privativamente Unio legislar sobre:

os bens de domnio federal, minas, metalurgia, energia hidrulica, guas, florestas, caa e pesca e sua explorao.

21

A Constituio de 1946, em seu artigo 5, inciso XV, alnea I, dispunha ser da competncia da Unio legislar sobre:

riquezas do subsolo, minerao, metalurgia,guas,energia eltrica, florestas, caa e pesca.

A Constituio Federal de 1967, em seu artigo 8, XII, estabelecia que competia Unio:

organizar a defesa permanente contra as calamidades pblicas, especialmente a seca e as inundaes.

Assim, todas as Constituies anteriores Constituio de 1988, muito pouco dispuseram a respeito do meio ambiente, foi somente com a promulgao da Constituio federal de 1988 que um captulo prprio sobre o meio ambiente foi inserido no Ttulo de Ordem Social.

1.4.3- CONSTITUIO FEDERAL DE 1988.

22

No Brasil, no que se refere as normas ambientais, s foi implantada na Constituio Federal de 1988 em captulo prprio, onde contempla no somente o conceito normativo mas tambm o meio ambiente natural ou fsico, como o artificial, o cultural, do trabalho e o patrimonial.

O artigo 225 exerce na Constituio o papel de norteador do meio ambiente devido o seu complexo teor de direitos, dividido pela obrigao do Estado e da sociedade de garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado, j que se trata de um bem de uso comum, o qual deve ser preservado.

A nossa Carta Magna alm de consagrar a preservao do meio ambiente, anteriormente protegido somente infra constitucionalmente procurou definir as competncias dos entes da federao para legislar e administrar sobre matria ambiental, sendo da competncia da Unio as matrias relacionadas s guas, energia, recursos minerais e atividades nucleares, tanto a Unio como os demais entes da confederao nacional possuem competncia comum e concorrente nas demais reas do direito ambiental, como exemplo proteger as florestas, a fauna, a flora entre outras responsabilidades. Salvo as j descritas como exclusiva da Unio.9

A Lei Maior reconhece que as questes relativas ao meio ambiente so de fundamental importncia para a sociedade, seja porque so necessrias
9

www.jurisambiente.com.br/constituio. Consultado em 29 de abril de 2012.

23

para preservao de valores, ou seja porque a defesa do meio ambiente um princpio constitucional que fundamenta atividade econmica, ver se com clareza que h no contexto constitucional um sistema de proteo ao meio ambiente que ultrapassa as meras disposies esparsas, faz-se necessrio, portanto, que as normas ambientais sejam consideradas globalmente.

Conforme entendimento legislativo, o nosso Pais no est de todo ruim, sendo certo que em muitos aspectos a nossa legislao bem mais estruturadas de que de muitos Pases chamados primeiro mundo, pois possumos uma base legal mnima par assegurar a proteo legal ao meio ambiente, contudo, convm, lembrar que o direito no restringe as normas em si mas a aplicao das normas de forma concreta.10

Entende-se por fim que, o aprimoramento da legislao ambiental da maior relevncia e premncia, porquanto ela ter reflexos positivos imediatos, no s no direito, mas, ainda, em inmeros setores da vida, como economia, sade pblica, educao, desenvolvimento tecnolgico, entre outros.11,12,13

1.5- CRISE AMBIENTAL


10

Paulo de Bessa Antunes. Direito Ambiental. Pgs 40 e seguintes. Ed. Lumen Juris. Rio de Janeiro, 1998. www.jurisambiente.com.br/constituio. Consultado em 29 de abril de 2012 Idem 10 Robinson Niccio Miranda. Direito Ambiental. Pgs 72 e seguintes. Ed. Rideel. So Paulo, 2011.

11

12

13

24

A crise ambiental compreende um universo de bens cuja polmica central na atualidade passa pela sua caracterizao enquanto bem pblico. Essa crise tem como base a ideia de que o uso dos recursos ambientais por um indivduo tem a capacidade de influenciar a potencialidade de uso de todos os demais indivduos. Como no podia deixar de ser, os resultados so alarmantes.

Desde aproximadamente dcada de 1970, a humanidade vem tomando conscincia de que existe uma crise ambiental mundial, no se trata de tratando de reas isoladas, mas de uma real ameaa a sobrevivncia humana. Um notvel acumulo de armamentos nucleares nas dcadas de 50, 60 e 70, ocasionou um srio risco de extermnio, a multiplicao de usinas nucleares levanta o problema de escape da radioatividade para o meio ambiente e coloca em questo o que fazer com o lixo atmico, o acmulo de gs carbnico que na atmosfera tambm apresenta o risco pois ocasiona o crescimento do efeito estufa.14

Assim, indiscutvel uma reformulao do comportamento da sociedade humana, atravs de uma mudana cultural que refreie a civilizao do consumo e do desperdcio e injete na sociedade uma preocupao maior.

14

www.coladaweb.com/crise-ambiental-e-consciencia-ecologico. Consultado em 01 de maio de 2012.

25

Atualmente as sociedades vm se deparando com inmeros fatores relacionados aos problemas ambientais. A problemtica ambiental se torna cada vez mais visvel a nossa volta, pois basta observarmos os meios de comunicao que veremos tamanha repercusso nos televisores, rdios, jornais, internet, revistas, dentre outros. Por meio destes, v-se frequentemente as agresses ao meio ambiente, como as queimadas, os lixos qumicos domsticos, industriais e hospitalares, que so diariamente depositados no solo e nos rios de forma inadequada e sem o devido tratamento.

Presencia-se tambm o aumento do efeito estufa, que causado pelos gases provenientes da queima de combustveis fsseis, os quais permitem que a radiao solar penetre na atmosfera, retendo grande parte dela e gerando aumento de temperatura; a utilizao de agrotxicos e o desmatamento desenfreado. Estes so apenas alguns dos atos do homem prejudiciais ao meio ambiente.

O despertar da conscincia ecolgica um autentico desafio. O panorama do Planeta, visto com o prisma das cincias ambientais, nada estvel neste mundo em transformaes crescentes e aceleradas. O crescimento econmico uma necessidade, mas ele deve ter limitaes, uma vez que esse crescimento desequilibra o meio ambiente, essa anomalia gera uma situao insustentvel e generalizada.

26

CAPITULO II

02 RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL DA PESSOA JURDICA.

O meio ambiente um tema cujas fronteiras no esto bem delineadas e consequentemente, os seus limites jurdicos no esto claramente definidos.

Responsabilidade

compensao

pelo

dano

sofrido.

responsabilidade um dos temas mais importantes e fundamentais do Direito, um dos elementos mais marcantes para que se julgue da eficcia ou ineficcia de um sistema jurdico, bem como das finalidades sociais deste.

O meio ambiente um patrimnio de todos. Quando falamos em responsabilidade civil decorrente de infrao ambiental no estamos falando, portanto, em aspectos econmicos da questo, que tambm esto presentes e que podem dar ensejo atuao do proprietrio ou de terceiro prejudicado. De fato, a derrubada de uma rea de mata, por exemplo, poder ensejar responsabilizao ambiental de ordem civil e, alm disso, uma ao de indenizao por parte do proprietrio. So hipteses onde a questo abordada

27

sob uma perspectiva distinta. Sob a tica do direito ambiental est em apurao a consequncia do ato sobre um direito que difuso ou coletivo. A responsabilidade geral encontra previso no artigo 14, pargrafo 1, da Lei n 6.938/81, e de ordem objetiva15. Significa dizer que no se h de perquirir culpa ou dolo, bastando o nexo causal.

Entretanto,

com

advento

da

Lei

9.605/98,

questo

da

responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito privado sofreu forte abalo, pois o referido texto legal trouxe uma srie de requisitos para ocorrncia do dever de indenizar. As pessoas jurdicas, que so responsabilizadas

administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei pelos danos causados, nos casos em que a infrao seja cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, no interesse ou benefcio de sua entidade.

A Constituio Federal de 1988 em seu captulo dedicado ao meio ambiente, estabelece como de reparao do dano ambiental Trs tipos de responsabilidade: civil, penal e administrativa, todas independentes e autnomas entre si, ou seja, como uma nica ao ou omisso pode-se cometer os trs tipos de ilcitos autnomos e tambm receber as sanes cominadas. evidente que uma exigncia neste sentido. Alm do disposto no citado 3 do art. 225, os arts. 170 e 173, 5, corroboram o entendimento no qual efetivado o dano, a pessoa jurdica por ele responder de forma objetiva,
15

www.ufsm.br/direito/artigos/ambiental/responsabilidade_ambiental.html. Consultado em 01 de maio de 2012

28

sendo desnecessrio exigir prova dos requisitos elencados no art. 3 da Lei 9.605/98.

2.1- RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA DO ESTADO.

O Ordenamento Jurdico Ptrio, em matria ambiental adota a tria da Responsabilidade civil objetiva, prevista tanto no artigo 14, 1, da Lei 6938/81, quanto no artigo 225, da CF. A opo do Legislador brasileiro pela teoria objetiva um importante passo para sistema de preveno e represso dos ambientais, pois essa tende a suprir a necessidade de certos danos, que no seriam reparados pelo critrio tradicional da culpa.

A responsabilidade civil objetiva em matria ambiental um mecanismo processual que garante a proteo dos direitos da vtima, no caso de danos ambientais, por isso, aquele que exerce uma atividade potencialmente poluidora, ou que implique risco a algum, assume a responsabilidade pelos danos oriundos do risco criado.

Assim, por fora do disposto no art, 225, 3 da Constituio Federal, a responsabilidade civil do Estado s objetiva, obrigado a indenizar os danos causados ao meio ambiente por conduta comissiva ou omissiva,

independentemente de culpa.

29

2.2 RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA DO ESTADO:

A Constituio define o meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito de todos, dando-lhe a natureza de bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, e impondo a co-responsabilidade dos cidados e do poder pblico por sua defesa e preservao.

As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores a sanes administrativas, podendo ser tanto pessoas fsicas quanto jurdicas. As sanes administrativas so penalidades impostas por rgos vinculados de forma direta ou indireta aos entes estatais nos limites de competncia estabelecida em lei, com o objetivo de impor regras de conduta queles que tambm esto ligados a administrao do Estado.

A administrao pblica regula a prtica de atos ou abstenes de fatos em razo do interesse pblico vinculado a segurana, higiene, ordem, costumes, exerccios de atividades econmicas e etc. Em se tratando de tutela de bens ambientais o Estado fundando-se no principio do poluidor-pagador, alm de consagrar o dever do poluidor de reparar o dano que causou, elencou alguns instrumentos preventivos ao no cumprimento das medidas necessrias para preservao ou correo da degradao ambiental. Ficando a defesa do meio ambiente se desenvolvendo a partir de aes preventivas, reparatrias e

30

repressivas, como as penalidades disciplinares ou compensatrias, a reparao de danos causados e a crimes ambientais, respectivamente.

Portanto, a responsabilidade administrativa classifica-se como um instrumento de represso s condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, assim como a responsabilidade penal.16

2.3- RESPONSABILIDADE PENAL DO ESTADO-PESSOA JURCA DIRIETO PBLICO.

Conforme dispe o artigo 225, 3 da Constituio Federal de 1988, a responsabilidade penal da pessoa jurdica nos crimes ambientais, so de trplice penalizao ao poluidor ( tanto pessoa fsica como jurdica), ou seja, prev as responsabilidades civil , administrativa e penal.

Na esfera penal a tutela ambiental deixava a desejar, visto que no existia um ordenamento sistemtico de infraes penais ambientais. Com o advento da Lei 9605/98, o Legislador ordinrio, objetivando proteger amplamente o meio ambiente, procurou sistematizar a tutela penal ambiental, atuando de maneira repressiva.

16

www.lfg.com.br. Consultado em 30 de abril de 2012

31

Desse modo, a Lei ambiental alm de criar tipos penais protetivos ao meio ambiente, responsabiliza tambm a pessoa jurdica, como se sabe, as maiores agresses ao meio ambiente provm no da pessoa fsica mas da pessoa jurdica.17

CAPITULO III

03- DANO AMBIENTAL-

O dano uma leso aos interesses juridicamente protegidos, surge com a ocorrncia de um fato jurdico ou um ato ilcito.

Quando falamos em dano ao meio ambiente, busca-se proteger o meio ambiente ecologicamente equilibrado, responsabilizando o agente pelo dano causado.

Existem dois tipos de dano ambiental, o dano ambiental individual que tem por objetivo a reparao dos interesses do lesado, podendo ser direta onde o interessado que sofreu a leso indenizado, ou indireta quando a reparao do interesse tem carter coletivo. E h tambm o dano ambiental quanto a sua
17

www.ambitojuridico.com.br. Consultado em 30 de abril de 2012.

32

extenso, sendo dividido em patrimonial que se refere a restituio ou indenizao do bem ambiental lesado e extrapatrimonial, Jos Rubens Morato Leite dita que : o dano extrapatrimonial ou moral ambiental, quer dizer, tudo o que diz respeito sensao de dor experimentada ou conceito equivalente em seu mais amplo significado ou todo prejuzo no patrimonial ocasionado sociedade ou ao individuo, em virtude da leso do meio ambiente. Costa e Reis dizem que a diferena entre danos patrimoniais e extrapatrimoniais que os primeiros incidem sobre interesses de natureza material ou econmica, refletindo-se no patrimnio lesado, ao contrario dos ltimos, que se reportam a valores de ordem espiritual, ideal ou moral. Por seu turno, Aguiar Dias ressalta que quando os danos no correspondem as caractersticas dos danos patrimoniais, configuramse como dano moral. Nesta perspectiva, poder haver uma subdiviso em dano ambiental extrapatrimonial coletivo quando a tutela se referir ao macrobem ambiental e, ainda, dano ambiental extrapatrimonial reflexo, a titulo individual, quando concernente ao interesse do microbem ambiental.18

3.1 DOS DANOS AMBIENTAIS E SUA REPARAO

Busca-se, neste captulo, examinar o dano ao meio ambiente e suas formas de reparao. Observa-se, via de regra, a impossibilidade da restaurao do bem ambiental, em razo do carter difuso e transfronteirios dos danos
18

Luis Paulo Sirvinskas. Manual de Direito Ambiental. Pg. 206 e seguintes. Ed. Saraiva. So Paulo, 2011

33

ambientais. Por isso, tanto a compensao ecolgica quanto indenizao pecuniria tambm so formas de reparao, embora preteridas em relao restaurao do bem ambiental degradado.

Tendo em vista, que os seus efeitos alcanam no apenas o homem, como, da mesma forma, o ambiente que o cerca. A Lei 6.938/81 no seu artigo 14, 1 dispe: art. 14, sem prejuzos das penalidades definidas pela legislao federal, estadual e municipal, o no

cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo dos inconvenientes danos causados pela degradao da qualidade ambiental, sujeitar os

transgressores. 1 sem obstar a aplicao das penalidades previstas nesse artigo, poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente ou a terceiros, efetuados por sua atividade. estados ter O ministrio pblico da unio e dos legitimidade para propor ao de

responsabilidade civil e criminal por danos causados ao meio ambiente. A lei 6.938/81 visa a imposio do poluidor e ao predador da obrigao de recuperar ou indenizar os danos causados.

34

Aqui possvel se vislumbrar duas formas de reparao: 1 - a restaurao in natura, deve ser a primeira a ser tentada pois cessa a atividade lesiva e adotando medida compensatria equivalente. Sendo essa recuperao um equilbrio dinmico do sistema ecolgico afetado, ou seja, a capacidade de auto regenerao. 2 - a indenizao, ocorre quando a restaurao in natura no vivel. Sendo esta uma forma indireta de sanar a leso acarretada ao meio ambiente.

Nas duas hipteses busca o legislador impor um custo ao poluidor, com o objeto de dar uma resposta econmica aos danos sofridos e dissuadir um comportamento semelhante do poluidor ou de terceiros.19

CAPTULO IV

04- CRIMES AMBIENTAIS- NOOES GERAIS.

Este captulo se baseia na lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais, ou Lei da Natureza) que define os crimes ambientais como sendo aqueles que agridem o meio ambiente e seus componentes e que ultrapassam os limites estabelecidos pela lei, assim como as condutas que ignoram as normas

19

Art. 14, 1 da Lei 6.938/1981

35

ambientais legalmente estabelecidas mesmo que no sejam causados danos ao meio ambiente.

A omisso ou sonegao de dados tcnicos durante o processo de licenciamento ou autorizao ambiental, assim como, a concesso de autorizao e licenciamento em desacordo com a lei, so considerados crimes ambientais de cunho administrativo.

A lei 9.605/98 caracteriza os crimes ambientais como sendo : - contra a fauna, que seriam as agresses cometidas contra animais silvestres, nativos de determinada regio, ou em rota migratria, podendo ser essas agresses, a caa ilegal, pesca, exportao, venda, maus tratos, manter em cativeiro, entre outros. Assim como a introduo de animais de outro pas no Brasil sem autorizao, tendo por base o artigo 29 ao 37 da lei. Deteno de 6 meses a 1 ano e multa. - contra a flora, o artigo 38 da lei dita que destruir ou danificar floresta preservada permanentemente ou ainda em formao, infringindo as normas de proteo, como provocar um incndio, extrair ou soltar bales sem a devida autorizao, provocando assim mudanas climticas, eroses ou alteraes nos corpos hdricos. Deteno tem pena de deteno de 1 a 3 anos e/ou multa.

A poluio tambm considerada um crime ambiental quando acima dos limites estabelecidos na lei, pois provoca ou pode vir a provocar danos a

36

sade humana, mortandade de animais e destruio da flora. Tambm considerado crime a poluio que torna os locais imprprios para uso e ocupao tanto humana como animal.

Outros crimes que so considerados como crimes contra o meio ambiente so a extrao de recursos sem autorizao ou em desacordo com esta; a no recuperao da rea explorada, importao e exportao, abandono de produto txico, perigoso ou nocivo a sade, tambm se encaixando na categoria de crimes ambientais a disseminao de doenas, pragas ou espcies que possam causar dano a agricultura, pecuria, fauna, flora e demais ecossistemas.

A lei 9.605/98 tambm elenca como crimes ambientais em seus artigos 62 a 65 os crimes contra o ordenamento urbano e o patrimnio cultural, que se refere a destruio, depredao e deteriorao de edificaes ou locais protegidos por lei, ou ainda, danificar registros, documentos, museus, bibliotecas ou outros locais protegidos por seu valor paisagstico, histrico ou cultural .

Os crimes ambientais, esto previsto tanto na esfera constitucional como na esfera infraconstitucional, sendo perfeitamente cabvel e aplicvel. constitucional, politicamente correto e necessrio, pois a vida, que depende do equilbrio ambiental, o bem mais precioso a ser tutelado.

37

A pessoa jurdica, atualmente, a maior infratora do meio ambiente. O Direito no pode privar-se de responsabilizar os maiores poluidores, colocando o interesse econmico-social na frente dos direitos fundamentais de toda a coletividade.

CAPITULO V

05- DA SUSTENTABILIDADE MULTIMENSIONAL,

A SUSTENTABILIDADE pode ser compreendida como uma forma de assegurar o mximo possvel a sobrevivncia no presente sem empobrecer ou inviabilizar a de amanh, ou seja, consiste na manuteno da capacidade do ecossistema e todo meio ambiente manter naturalmente as condies de vida para as pessoas e outras espcies, assim como a fauna e a flora, tendo como princpio fontes de energias renovveis.

Aqui merece esclarecer que a palavra sustentabilidade um termo genrico, porm, traz implicitamente vrias dimenses, as quais mesmo sem hierarquia ou carter exaustivo, esto entrelaadas, tm importante papel na harmonia dos ecossistemas e em todo o seu equilbrio, desse modo, no podemos deixar de expor, ainda que de forma sucinta, a sua base conhecida

38

como o trip da sustentabilidade, ou seja, o empreendimento humano para que seja considerado sustentvel preciso que seja ecologicamente correto, economicamente vivel e socialmente justo ( sustentabilidade

ecolgica/ambiental, sustentabilidade social, sustentabilidade econmica) tratase em suma das trs faces principais, sem esquecer que a

multidimensionalidade da sustentabilidade compreende outras facetas no Menos importantes, porm, no relevantes para esse trabalho.

5.1-

DA SUSTENTABILIDADE ECOLOGICA/AMBIENTAL:

Compreende-se aqui, como sendo a capacidade do ser humano de interagir com o ecossistema, preservando o meio ambiente para no comprometer os recursos naturais para as geraes futuras, ou seja, o reconhecimento dos direitos das geraes atuais, sem prejuzo das futuras, sob pena de empobrecimento da qualidade de todas as vidas.

A sustentabilidade ambiental, corresponde ao dever geral de preservao do meio ambiente, ou seja, se apenas se retirar, sem reposio, uma hora vai acabar, assim, deve-se portanto, restaurar ao ambiente lesado, tanto quanto lhe foi retirado.

39

As atividades humanas no devem interferir nos ciclos naturais ao mesmo tempo em que no devem empobrecer o seu capital natural, o qual ser transmitido a suas futuras geraes, nesse sentido ressalta se que quase todos os problemas ambientais esto relacionados, direta ou indiretamente com o aumento de consumo e a explorao incontrolvel de recursos naturais s agrava a vida na terra, deixando em duvida o futuro.

5.2- DA SUSTENTABILIDADE SOCIAL:

A sustentabilidade social visa o bem estar das sociedades de hoje e de amanh em iguais medidas, sendo que a mobilizao social para esse fim um fato determinante para o equilbrio da qualidade de vida de todo ecossistema, Pode ser compreendida como sendo uma construo coletiva inconsciente que estabelece o que considerado aceitvel nas relaes entre o ser humano e seus contemporneos na preservao de sua histria e interao com as geraes futuras. Definindo regras gerais de comportamento para garantir a paz, e o equilbrio.

A mudana no panorama da sociedade uma das mais importantes contribuies na soluo da degradao do meio ambiente, sendo pois o fator essencial no combate ao uso excessivo dos recursos naturais pela insaciabilidade patrimonialista, o que levou no apenas o homem, mas tambm o prprio espao urbano a grandes degradaes.

40

Assim, pode ser entendido como meio para resoluo dos agravantes causados ao meio ambiente pela sociedade, a responsabilizao por atos e omisses, o que torna uma base de interao social saudvel para a existncia de pessoas livres no s para construir as suas vidas como tambm para responder por seus atos, medida que visa a igualdade entre os cidados e o exerccios da cidadania, visando garantir a preservao das condies de vida para todas as civilizaes.

No se admite, portanto, a contraposio entre sujeito e natureza, ou ainda entre o cultural e o natural, a cooperao surge nesse contexto como um dever tico evolutivo, favorvel continuao da vida em todo ecossistema, de fato o dever tico, supe, especialmente tarefa simultnea de alcanar o bemestar ntimo e o bem-estar social, para que se possa universalizar a produo do bem duradouro sobre a iniqidade humana.

5.3-

DA SUSTENTABILIDADE ECONMICA:

Pode ser entendida como sendo a sustentabilidade equitativa da produo, distribuio e utilizao das riquezas produzidas pelo homem, relacionando crescimento econmico e preservao dos recursos ambientais, sem que haja evaso da biodiversidade.

41

A sustentabilidade econmico muito mais que uma concepo ideolgica, trata-se pois de medida de visa um desenvolvimento estvel evitando picos econmicos, Tambm conta como fator essencial a utilizao de energias renovveis, assim, como a substituio de fontes no renovveis.

Com a economia sustentvel cria-se oportunidades de melhorar todos os outros setores sociais e ambientais, a controvrsia est nos padres sustentveis de produo e consumo, nesse sentido faz-se necessrio ponderar o que se produz e o que demandado para que seja consumido, ou seja, indispensvel a preocupao com os recursos limitados e finitos da natureza diante de uma demanda de necessidades ilimitadas e infinitas tanto no sentido natural quanto as geradas artificialmente pela sociedade em sua evoluo histrica. Essa preocupao ainda vem sendo multiplicada pelo crescimento demogrfico e pelo desenvolvimento socioeconmico, muito alm das simples carncias alimentares.

Assim sendo, no se atingir a sustentabilidade da economia sustentvel, se no se proceder uma radical modificao dos processos produtivos, assim como dos aspectos quantitativos e qualitativos do consumo, uma vez implantado, facilitar processos produtivos e critrios de consumo adequados composio dos legtimos interesses da coletividade humana e do ecossistema planetrio.

42

CAPTULO VI

06- DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL.

Essa definio surgiu, na comisso mundial sobre meio ambiente * criado pela ONU para discutir meios de harmonizar os objetivos de desenvolvimento e conservao ambiental, est diretamente ligado

sustentabilidade, vez que este visa, a criao de aes e meios eficientes para suprir as necessidades das geraes atuais e garantir a capacidade de atender tambm as necessidades das geraes futuras, utilizando os recursos naturais de forma inteligente para que se mantenham no futuro.

A prtica de responsabilidade social tornou-se parte da estratgia de um nmero crescente de empresas cientes da necessria relao entre o retorno econmico, aes sociais e conservao da natureza, e portanto, do claro vnculo que uni a prpria prosperidade com estado da sade ambiental e o bem estar coletivo da sociedade.

O desenvolvimento sustentvel, surge-nos como um imperativo mostrando-se indissocivel de uma gesto adequada dos recurso naturais, assegurando a qualidade ambiental e preservando-a para as novas e futuras

43

geraes entregando a estas um ambiente de qualidade ao menos prximo do que nos foi entregue pelos que nos precederam.

Em outras palavras, pode-se dizer que o desenvolvimento sustentvel visa criar vnculos universais com vista a uma utilizao racional dos recursos ambientais, no permitindo o seu esgotamento ou a sua deteriorao irreversvel, com o uso de forma durvel e garantindo a respectiva perenidade por sucessivas geraes.

Dessa forma, o desenvolvimento sustentvel atua por meio de alguns aspectos, atender as necessidades fisiolgicas da populao, preserva o meio ambiente para geraes prximas, conscientizar a populao para um trabalho em conjunto, preservar recursos naturais e criar um sistema universal eficiente que no permita o m utilizao dos recursos naturais.

Por outro lado, o desenvolvimento sustentvel na deve ser visto como uma revoluo, ou seja, uma medida brusca que exige rpida adaptao, mas sim como uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta, a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que em parceria consiga

desenvolve-se sem degradao.

Em suma, a necessidade de combinar de forma harmnica o econmico, o social e o ambiental, trata-se de um objetivo global, o qual visa

44

estratgias planetrias de desenvolvimento sustentvel tanto de iniciativas mundiais como regionais, nesse sentido, tudo se restringe a uma nica idia que o desenvolvimento presente ocorra gerando sustentabilidade futura , para que se inverta o quadro de degradao ambiental e a misria social, determinado as novas prioridades da sociedade alinhadas a uma nova tcnica de comportamento humano e aes que visem os interesses sociais e coletivos.

Dessa forma, o desenvolvimento sustentvel pode ser entendido como um instrumento que visa promover o atendimento das necessidades humanas presentes e tambm garantir que seja suprido a as necessidades das geraes futuras, entende-se por tanto, por necessidade tudo o que o ser

humano precisa para sobreviver e ter uma maior qualidade de vida.

CONCLUSO

Diante do exposto, chega-se a concluso de que devido aos enormes danos e agresses causados ao meio ambiente imprescindvel que os povos se responsabilizem e comecem a preservar e a coibir tais aes degradantes, realizadas muitas vezes pelas empresas.

45

Como j dito anteriormente a responsabilidade civil pode ser definida como objetiva, devendo a proteo do patrimnio ambiental por parte do Estado ser ativa, por meio de medidas de controle preventivo direto, sendo seu principal pressupostos o dano, este em regra, a atividade exercida pelo agente que ser obrigado a repara-lo, ainda que o seu comportamento esteja isento de culpa. Surgindo a responsabilidade como um instrumento de proteo do ambiente, no s no presente, como, tambm a preservao para o futuro, com a iniciativa de um desenvolvimento sustentvel.

A sustentabilidade entende-se como uma espcie de limite necessrio a tal desenvolvimento, que obriga o crescimento econmico a unir-se com a proteo e preservao ambiental, criando assim, um equilbrio ambiental e social, assim a populao v-se forada a adaptar-se e a encontrar meios para combater os perigos que ameaam inviabilizar o meio ambiente. Para que tal degradao no ocorra e para uma maior conscientizao da populao, realizar-se-a em 2012 na cidade do Rio de Janeiro- Brasil, uma conferncia da Organizao das Naes Unidas- ONU, sobre desenvolvimento sustentvel, intitulado RIO+20, que recebeu este nome por marcar 20 anos da realizao da conferncia sobre meio ambiente e desenvolvimento a ECO-92.

O compromisso da RIO+20 renovar o compromisso com o desenvolvimento sustentvel, por meio da implementao de decises adotadas pelos principais pases participantes, um deles ser o Brasil, que na qualidade

46

de presidente da conferncia ser responsvel pela coordenao das discusses e das decises concretas a serem adotadas.

Visto isso, correto afirmar que a sociedade caminha em passos largos para um mundo mais sustentvel e ciente de que a matria prima extrada do meio ambiente limitada e que se no for protegida e preservada em breve acabar.

ANEXOS JURISPRUDNCIAIS

Superior Tribunal de Justia AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.253.732 - SP (2011/0057243-7) RELATOR : MINISTRO FRANCISCO FALCO AGRAVANTE : CENTRAL ENERGTICA MORENO ACAR E LCOOL LTDA ADVOGADO : WALDO ADALBERTO DA SILVEIRA JUNIOR E OUTRO(S) AGRAVADO : FAZENDA DO ESTADO DE SO PAULO PROCURADOR : CLAYTON EDUARDO PRADO E OUTRO(S) EMENTA EXECUO FISCAL POR MULTA AMBIENTAL. VIOLAO A DISPOSITIVOS DO CPC. DEFICINCIA DE FUNDAMENTAO. SMULA 284/STF. RESPONSABILIDADE POR DANO AMBIENTAL. ANLISE DE LEI LOCAL. INVIABILIDADE. INCIDNCIA, POR ANALOGIA, DA SMULA 280/STF. REEXAME DE FATOS E PROVAS. SMULA 7/STJ.

47

I - Se o recorrente aduz ofensa aos artigos 165, 458, I, II e III, e 535, do Cdigo de Processo Civil, mas no evidencia a forma como consistiram as apontadas violaes, aplica-se, por analogia, o disposto na Smula 284 do Excelso Pretrio. II - Hiptese em que a demanda foi dirimida no acrdo recorrido com base em Direito local (Lei Estadual 997/76 e Decreto n 8.468/76), invivel de ser reexaminado em Recurso Especial, conforme dispe a Smula 280/STF. III - Tendo o Tribunal a quo entendido que a testemunha no foi suficiente para elidir a presuno de legitimidade e veracidade do auto de infrao, rever tal posicionamento implicaria no indispensvel reexame de matria ftico-probatria, o que vedado a esta Corte Superior, na estreita via do recurso especial, ante o disposto na Smula 07/STJ. IV - Agravo regimental improvido. ACRDO Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justia: A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Teori Albino Zavascki, Napoleo Nunes Maia Filho (Presidente) e Benedito Gonalves votaram com o Sr. Ministro Relator. Licenciado o Sr. Ministro Arnaldo Esteves Lima. Braslia (DF), 10 de abril de 2012(Data do Julgamento) MINISTRO FRANCISCO FALCO Relator Superior Tribunal de Justia AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.253.732 - SP (2011/0057243-7) RELATRIO

48

O EXMO. SR. MINISTRO FRANCISCO FALCO: Trata-se de agravo regimental interposto por CENTRAL ENERGTICA MORENO ACAR E LCOOL LTDA, contra a deciso de e-fls. 439/442. Naquela deciso entendi que: a) em relao apontada ofensa aos arts. 165, 458, I, II e III e 535, II, todos do CPC, observo que a recorrente no apontou especificamente as baldas praticadas pelo Tribunal a quo, afirmando genericamente que elas existiram, o que inviabiliza, no ponto, a compreenso de tal parcela recursal, incidindo, na hiptese, a Smula n 284 do STF ; b) quanto anlise da apontada ofensa ao disposto nos arts. 927 do CC/02 c/c art. 7, pargrafo nico, da Lei Estadual/SP n 997/76 e 28 e 39 ambos do DecretoLei n 3.855/41, tendo em vista que o acrdo recorrido decidiu a lide com base em preceitos de normas estaduais, de forma que a alegada ofensa lei federal seria apenas oblqua, incide, espcie, a Smula n 280/STF, aplicada por analogia; e c) quanto alegada violao aos arts. 212, III, do CC; 334, II e III, 405, 1, I, II, III e IV, 2, I, II e III, e 3, I, II, III e IV, 414, 1, todos do CPC, o Tribunal a quo deixou explicitado que a testemunha no foi suficiente para elidir a presuno de legitimidade e veracidade do auto de infrao, assim, a anlise da apontada violao dependeria do revolvimento do conjunto ftico-probatrio dos autos, providncia incabvel em sede de recurso especial, nos termos da Smula 7/STJ. Sustenta a agravante que se 'jura novit curia', no se pode dizer que o douto voto monocrtico no conhece a lei ou no sabe o que deixar de examinar fundamentos cuja violao foi minuciosamente sublinhada, os quais, se examinados mediante leitura

49

atenta, podem mudar o resultado da questo. Por isso no se pode falar, data venia, que a recorrente no apontou as baldas praticadas pelo Colendo Tribunal 'a quo', razo porque est longe de incidir, na espcie, a Smula 284 do C. STF. Alega, ainda, que a violao ao art. 927, pargrafo nico, do Cdigo Civil direta e frontal, porquanto inexiste nos autos, e sequer alegado pela agravada, qualquer ato contrrio ao direito, praticado pela Agravante, que permita responsabiliz-la pelo que quer quer seja. Por fim, aduz que a testemunha Srgio no incapaz, impedido ou suspeito, 'ex vi' de seus pargrafos 1, incisos I, II, III e IV, 2, incisos I, II e III, e 3, incisos I, II, III e IV. Assevera que o fato da testemunha trabalhar para a embargante no a desqualifica para depor sob compromisso de fora parte que sequer foi contraditada pela parte contrria, e, alm disso, nem chega a ser indcio de que ela tem interesse no desfecho da causa. Superior Tribunal de Justia Em mesa, para julgamento. o relatrio. Superior Tribunal de Justia AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.253.732 - SP (2011/0057243-7) VOTO O EXMO. SR. MINISTRO FRANCISCO FALCO (RELATOR): No merece reparos a deciso agravada. Em que pese aos argumentos expendidos pela agravante, tenho que a deciso agravada deve ser mantida por seus prprios fundamentos, litteris : De incio, em relao apontada ofensa aos arts. 165; 458, I, II e III; e 535, II; todos do CPC, observo que a recorrente no apontou especificamente as baldas praticadas pelo Tribunal a quo, afirmando

50

genericamente que elas existiram, o que inviabiliza, no ponto, a compreenso de tal parcela recursal. Incide, na hiptese, a Smula n 284 do STF. No mais, ressalta-se ser impossvel a anlise do pleito da recorrente, quanto anlise da apontada ofensa ao disposto nos arts. 927 do CC/02 c/c art. 7, pr. nico, da Lei Estadual/SP n 997/76 e 28 e 39, ambos do Decreto-Lei n 3.855/41, tendo em vista que o acrdo recorrido decidiu a lide com base em preceitos de normas estaduais, de forma que a alegada ofensa lei federal seria apenas oblqua. Incidncia, espcie, da Smula n 280/STF, aplicada por analogia. Com efeito, " orientao pacfica no mbito do Superior Tribunal de Justia que 'no se conhece do recurso especial quando se alega violao a lei federal, mas que esse exame passa, necessariamente, pela apreciao de lei local'." (Ag n 515.677/SP, Relator Ministro LUIZ FUX, DJ de 12/11/2003). Nesse sentido, confiram-se os seguintes precedentes deste Sodalcio, verbis: ADMINISTRATIVO. SERVIDOR. RESTITUIO DE VALORES. DIREITO LOCAL. SMULA 280/STF. DIVERGNCIA JURISPRUDENCIAL. SIMILITUDE FTICO-JURDICA NO COMPROVADA. 1. O Tribunal Estadual decidiu pela legalidade dos descontos efetuados em folha de pagamento em razo dos valores pagos a maior recorrente com base na legislao estadual - arts. 93 e 111, do Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de So Paulo. 2. Para se chegar a resultado diverso do preconizado pela origem, imprescindvel a anlise da legislao local, sendo vedado seu reexame ante o bice da Smula 280/STF. 3. No se conhece do recurso especial se a verificao de eventual ofensa dispositivo infraconstitucional demanda o prvio exame de leis locais, uma vez que a ofensa legislao federal deve ocorrer de forma direta, e no reflexa. 4. Agravo regimental no provido. (AgRg no REsp n

51

Superior Tribunal de Justia 1.245.035/SP, Rel. Min. CASTRO MEIRA, DJe de 01/07/2011). PROCESSUAL CIVIL. AUSNCIA DE VIOLAO DO ART. 535 DO CPC. LEI LOCAL CONTESTADA EM FACE DE LEI FEDERAL. COMPETNCIA DO STF. 1. O Tribunal de origem, embora tenha adotado tese de direito diversa da pretendida pelo recorrente, analisou de modo suficientemente claro e fundamentado o cerne da questo ao deferir o benefcio pleiteado pelo recorrido. 2. cedio, no STJ, que o juiz no fica obrigado a manifestar-se sobre todas as alegaes das partes, nem a ater-se aos fundamentos indicados por elas ou a responder, um a um, a todos os seus argumentos, quando j encontrou motivo suficiente para fundamentar a deciso, o que de fato ocorreu. 3. Da detida anlise das razes recursais, depreende-se que o recorrente pretende reformar o acrdo recorrido, sob o fundamento de que a aplicao da Lei Estadual n. 120/1980 resulta em negativa de vigncia s Leis Federais n. 9.717/1998 e 8.213/1991. Competncia do Supremo Tribunal Federal. Agravo regimental improvido. (AgRg nos EDcl no Ag n 1.386.050/MS, Rel. Min. HUMBERTO MARTINS, DJe de 29/06/2011). PROCESSUAL CIVIL. TRIBUTRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. EXECUO FISCAL. ADESO A PROGRAMA DE PARCELAMENTO ESTADUAL. HONORRIOS ADVOCATCIOS. INTERPRETAO DA LEI PAULISTA 6.374/89 E DO DECRETO 51.690/07. REVISO DO ACRDO NA VIA ELEITA. IMPOSSIBILIDADE. REGIME DE COMPETNCIA ESTABELECIDO NO ART. 105, III, DA CF. SMULA 280 DO STF. INCIDNCIA. 1. A soluo da controvrsia do processado (aferio dos honorrios advocatcios decorrentes de desistncia de embargos execuo fiscal) passa obrigatoriamente pelo

52

debate de lei local que disciplina o Programa de Parcelamento Incentivado - PPI institudo pelo Estado de So Paulo (Lei Paulista 6.374/89 e Decreto 51.690/07), logo mostra-se invivel a reviso do julgado, na via especial, ex vi do regime de competncia estabelecido no artigo 105, III, da CF e do bice da Smula 280 do STF. 2. Nesse sentido: EDcl no REsp 786.398/SP, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, DJ de 30/3/2010, AgRg no Ag. 1.213.202/SP, Rel. Min. Teori Albino, Zavascki, DJ de 25/8/2010. 3. Agravo regimental no provido. (AgRg nos EDcl no AREsp 1.877/SP, Rel. Min. BENEDITO GONALVES, DJe de 29/06/2011). Superior Tribunal de Justia Quanto alegada violao aos arts. 212, III, do CC; 334, II e III, 405, 1, I, II, III e IV; 2, I, II e III; e 3, I, II, III e IV; 414, 1; todos do CPC, no merece melhor sorte a recorrente, porquanto o Tribunal a quo deixou explicitado que a testemunha no foi suficiente para elidir a presuno de legitimidade e veracidade do auto de infrao, conforme pode-se depreender de trecho do acrdo transcrito a seguir, litteris: "(...) Os elementos constantes dos presentes autos so mais do que suficientes para se declarar a higidez da autuao, sendo certo que o depoimento de SRGIO LUIZ PEREIRA DE CARVALHO, no sentido de que "houve incndio acidental na plantao de cana", de modo algum a infirma. A uma porque a testemunha funcionrio da embargante, foi arrolado por ela, e tem interesse no deslinde da causa. A duas porque o depoente afirmou no saber "como a plantao de cana-de-acar pegou fogo". Em outras palavras: testemunhou sobre fato do qual no tinha qualquer conhecimento. (...)" Sendo assim, a anlise da apontada violao dependeria do

53

revolvimento do conjunto ftico-probatrio dos autos, providncia incabvel em sede de recurso especial, nos termos da Smula 7/STJ. Ante o exposto, NEGO PROVIMENTO ao presente agravo de instrumento. o voto. Superior Tribunal de Justia CERTIDO DE JULGAMENTO PRIMEIRA TURMA AgRg no Nmero Registro: 2011/0057243-7 REsp 1.253.732 / SP Nmeros Origem: 200901637891 5890120050000120 8061785600 8061785801 EM MESA JULGADO: 10/04/2012 Relator Exmo. Sr. Ministro FRANCISCO FALCO Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro NAPOLEO NUNES MAIA FILHO Subprocuradora-Geral da Repblica Exma. Sra. Dra. DARCY SANTANA VITOBELLO Secretria Bela. BRBARA AMORIM SOUSA CAMUA AUTUAO RECORRENTE : CENTRAL ENERGTICA MORENO ACAR E LCOOL LTDA ADVOGADO : WALDO ADALBERTO DA SILVEIRA JUNIOR E OUTRO(S) RECORRIDO : FAZENDA DO ESTADO DE SO PAULO PROCURADOR : CLAYTON EDUARDO PRADO E OUTRO(S) ASSUNTO: DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATRIAS DE DIREITO PBLICO - Meio Ambiente AGRAVO REGIMENTAL AGRAVANTE : CENTRAL ENERGTICA MORENO ACAR E LCOOL LTDA ADVOGADO : WALDO ADALBERTO DA SILVEIRA JUNIOR E OUTRO(S) AGRAVADO : FAZENDA DO ESTADO DE SO PAULO PROCURADOR : CLAYTON EDUARDO PRADO E OUTRO(S) CERTIDO

54

Certifico que a egrgia PRIMEIRA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Teori Albino Zavascki, Napoleo Nunes Maia Filho (Presidente) e Benedito Gonalves votaram com o Sr. Ministro Relator. Licenciado o Sr. Ministro Arnaldo Esteves Lima.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO ACRDO/DECISO MONOCRATICA REGISTRADO(A) SOB N ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao n 0002080-19.2005.8.26.0597, da Comarca de Sertozinho, em que apelante JOS MARIA CHAGAS DAMASCENO (JUSTIA GRATUITA) sendo apelados LDC-SEV BIOENERGIA (INCORPORADORA DE), SANTELISA VALE BIOENERGIA (INCORPORADA POR) (SUCESSOR(A)) e CASE COMERCIAL AGROINDUSTRIAL SERTO ZINHO LTDA. (SUCEDIDO(A)). ACORDAM, em 7a Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "DERAM PROVIMENTO EM PARTE AO RECURSO. V. U.", de conformidade com o voto do(a) Relator(a), que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos Desembargadores SOUSA LIMA (Presidente) e PEDRO BACCARAT. So Paulo, 8 de fevereiro de 2012. MENDES PEREIRA

55

RELATOR TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO Voto n 673 Apelao n 0002080192005.8.26.0597 Apelante: Jos Maria Chagas Damasceno Apeladas: Ldc-sev Bioenergia e Case Comercial Agroindustrial Serto Zinho Ltda. Comarca: Sertozinho Indenizao - Queimaduras decorrentes de despejamento no solo de resduos txicos - Nexo de causalidade comprovado. Responsabilidade civil ambiental de natureza objetiva. Inteligncia do disposto no artigo 225, caput e pargrafo 3o da Constituio Federal e art. 14, pargrafo Io, da Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei n 6.938/81) - Devida reparao por danos morais e estticos Sentena reformada. Recurso provido em parte. Adotado o relatrio da r. sentena de fls. 412/416, cumpre acrescentar que o pedido de indenizao por queimaduras provocadas por dejetos qumicos industriais deixados em terreno da requerida quando l adentrou para conduzir vacas foi julgado improcedente, rejeitada a alegao de prescrio, com agravo retido de fls. 285/291. A deciso foi escorada no entendimento de que se trataria de caso fortuito ou fora maior, no havendo violao ao dever de zelo. No haveria prova de que o local era destinado guarda de materiais nocivos ou de omisso para cessao da situao de perigo a excluir o dever de indenizar. Apelou o autor sustentando que a leso estaria provada e que perdurariam as seqelas, sendo submetido a penoso tratamento alm de gastos com medicamentos. Necessitara se locomover de txi, havendo descaso e negligncia n conduta narrada. Os danos estticos em sua perna e joelhos seriam definitivos, haven dever de indenizar. Em contra-razes o apelado alega que no haveria nexo d

56

causalidade e ausncia de provas de que o evento danoso lhe causara as queimaduras. Haveria caso fortuito e fora maior e no haveria prova de que o local era destinado a depsito de resduos perigosos aptos a causar queimaduras. A culpa seria inexistente. o relatrio. Reputa-se renunciado o agravo retido de fls. 285/291, por no reiterado na contrariedade do apelo, e da-se provimento parcial ao recurso, na medida em que a r. sentena hostilizada merece ser reformada em parte. Apelao cvel n 0002080192005.8.26.0597 - Comarca de Sertozinho - Voto n 673 TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO Ao contrrio do que se concluiu, o pleito foi instrudo com provas do atendimento mdico prestado em seguida ao acidente no local indicado de responsabilidade das rs, com vasta prova documental colhida no inqurito, seja oral, seja consistente em prova tcnica atestando a realidade dos ferimentos enquanto decorrentes dos fatos narrados (fls. 16/25). A questo est sendo desfocada da aplicao das normas jurdicas de regncia, na medida em que a simples existncia de placas de sinalizao e cerca no torna lcito o despejo de materiais txicos no meio ambiente, contaminando o solo e o lenol fretico de maneira a colocar em perigo toda a comunidade em seu entorno. Quem jogou resduos industriais no terreno, responde pelo prejuzo que isso causou e causar enquanto houver dano a quem quer que seja. O prprio laudo de fls. 78 realizado por tcnico do Municpio conclui que os resduos podem oferecer perigo a quem transitar no local. Placas e cercas, em toda a histria da humanidade, jamais foram suficientes para impedir ingresso de crianas desavisadas em terrenos abertos.

57

Da mesma forma, tal prova tcnica deu conta de que outras pessoas se feriram da mesma maneira ao ingressarem no local. Quem depreda o meio ambiente e mantm a cu aberto verdadeira "armadilha de caa humana" tem que levantar muros, manter guarda e/ou recuperar a rea se isso for possvel. Para dizer o contrrio, no bastam simples pareceres encomendados mediante pagamento pelo interessado. Conclui-se, portanto, que o nexo de causalidade est/ plenamente demonstrado. No esto presentes as hipteses de excluso cja responsabilidade civil sustentadas pelo apelado. Caso de Fora Maior. Assim se diz do caso, que mesm previsto ou previsvel, no pode ser evitado pela vontade ou pela ao do homem. Os^, romanos o definiam como: omnem vim cui resisti non potest, isto , aquele que no sje pode resistir. Desse modo, a fora maior, se caracteriza precipuamente pe irresistibilidade, no se levando em conta, quanto ao acontecimento que se registra, era previsto ou no. O caso de fora maior previsvel. E neste particular se distin do caso fortuito, sempre imprevisvel, embora, como o de fora maior, tambi irresistvel. E, a, a diferena entre um e outro. Caso fortuito expresso especialment usada, na linguagem jurdica, para indicar todo caso, que acontece imprevisivelmente, atuado por uma fora que no se pode evitar. So assim, todos os acidentes que ocorrem, sem que a vontade do homem os possa impedir ou sem que tenha ele participado, de qualquer maneira para sua efetivao. Todos os casos, que se revelam Apelao cvel n 0002080192005.8.26.0597 - Comarca de Sertozinho - Voto n 673 TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO por fora maior, dizem-se casos fortuitos, porque fortuitos, do latim fortuitus, de fors quer dizer casual, acidental ao azar. Entanto, embora todos os casos de fora maior, na

58

tcnica jurdica, mostrem semelhana com os casos fortuitos, a verdade que certa diferena se anota entre eles, como razoavelmente anota Cunha Gonalves. O caso fortuito no sentido exato de sua derivao (acaso, impreviso, acidente), o caso que no se poderia prever e se mostra superior s foras ou vontade do homem, quando vem, para que seja evitado1. Da definio se percebe que no h imprevisibilidade alguma nas conseqncias do despejo de substncias txicas no solo em tamanha quantidade, que o faz ficar como poas de areia movedia a ponto de "engolir parcialmente" o corpo de quem inadvertidamente pisa no local. Tambm que se os fatos foram causados pela ao dos prepostos das rs, natureza ou a foras incontrolveis no podem ser atribudos. No havia irresistibilidade alguma. S irresponsabilidade. Bastaria gastar um pouco mais com o correto acondicionamento e destinao do lixo txico que nada disso teria acontecido. Por tais motivos conclui-se que a responsabilidade das rs est demonstrada de forma mais do que satisfatria, presentes o ato ilcito, a culpa grave, o nexo de causalidade e o dever de indenizar. Mesmo que no houvesse culpa, a responsabilidade civil ambiental est definida no artigo 225 da Constituio Federal e a todos oponvel o dever de preservao do meio ambiente. O pargrafo 3o deste artigo dispe acerca da obrigao de reparar os danos causados e a Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente, Lei n 6.938/81, que em seu art. 14, pargrafo Io, estabelece a responsabilidade civil objetiva daqueles que com suas as atividades causem danos ao meio ambiente. Essa soluo fundada ao fim e ao cabo, num pressuposto de eqidade: quem aufere vantagem com certa atividade, deve responder pelo prejuzo que essa atividade venha a causar: euis incommoda ubi emolumentum ibi nus; onde est a vantagem est o encargo2. Por ela respondem os causadores do dano e o proprietrio

59

do imvel sendo considerada tambm responsabilidade civil em razo da prpria coisa {propter rem). Quanto indenizao por dano moral, deve ser fixada maneira proporcional ofensa sofrida pela vtima e servir de desestmulo para que rs tomem providncias para evitar novas vulneraes da integridade fsica e do atributos da personalidade alheios. Compensam-se com essas verbas as dores as angstias, as ' De Plcido e Silva, Vocabulrio Jurdico, Editora Forense, Ia edio, 1963, pgina 315. 2 Rodolfo de Camargo Mancuso, ob. cit., pgs. 49/51. Apelao cvel n 0002080192005.8.26.0597 - Comarca de Sertozinho - Voto n 673 TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO aflies, os constrangimentos e, enfim, as situaes vexatrias em geral a que o agente tenha exposto o lesado, com sua conduta indevida. No caso em exame, mais do que culpa houve dolo da r em nvel mximo, devendo o Estado, alm de compensar os danos sofridos, condenar exemplarmente a r para que se abstenha de novamente perpetrar contra outras empresas o ilcito aqui descrito. Segundo CARLOS ALBERTO BITTAR, dentre os fatores que influenciam a determinao da reparao devida, identificados e discutidos na doutrina inserem-se fatores objetivos e subjetivos relacionados s pessoas envolvidas, que, na prtica, acabam influindo no esprito do julgador, a saber, de um lado a anlise do grau de culpa do lesante e de outro a situao patrimonial e pessoal das partes. Deve-se acentuar que mesmo ausncia de vantagem para o autor da leso, cumpre seja, como natural, obrigado a reparar o dano suportado pela outra parte3. Como ensina o preclaro professor, a reparao pecuniria

60

exemplar vem como meio de desestmulo. Adotada a reparao pecuniria - que, alis, a regra na prtica, diante dos antecedentes expostos - vem-se cristalizando orientao na jurisprudncia nacional que, j de longo tempo, domina o cenrio indenizatrio nos direitos norte-americano e ingls. E a de fixao de valor que serve como desestmulo a novas agresses, coerente com o esprito dos punitive ou exemplary damages da jurisprudncia daqueles pases. Em consonncia com essa diretriz, a indenizao por danos morais deve traduzir-se em montante que represente advertncia ao lesante e sociedade de que se no aceita o comportamento assumido, ou o evento lesivo advindo. Consubstancia-se, portanto, em importncia compatvel com o vulto dos interesses em conflito, refletindo-se, de modo expressivo no patrimnio do lesante, a fim de que ele sinta, efetivamente, a resposta da ordem jurdica aos efeitos do resultado lesivo produzido. Ora, em momento em que crises de valores e de perspectivas assolam a humanidade, fazendo recrudescer as diferentes formas de violncia, esse posicionamento constitui slida barreira jurdica a atitudes ou a condutas incondizentes com os padres ticos mdios da sociedade. De fato, a exacerbao da sano pecuniria frmula que Reparao Civil por Danos Morais, editora Revista dos Tribunais, 2a edio, SP, 1994, pgs. 209/214. Apelao cvel n 0002080192005.8.26.0597 - Comarca de Sertozinho - Voto n 673 TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO antecede s graves conseqncias que de atentados moralidade individual ou social podem advir. Mister se faz que imperem o respeito humano e a considerao social, como elementos necessrios para a vida em comunidade. Deve-se, em qualquer hiptese, ter presentes os princpios

61

da satisfao integral dos interesses lesados e da estipulao de valor que iniba novas investidas, como balizas maiores na reparao devida. Alcana-se assim a justia real, e no nominal, que os valores em jogo impem4. J em relao aos danos estticos, so estes evidentes na prova fotogrfica que restou no impugnada e que, portanto, tida por incontroversa. Segundo TEREZA ANCONA LOPES DE MAGALHES, "esttica vem do grego "aistesis" que significa sensao. Tradicionalmente o ramo da cincia que tem por objeto o estudo da beleza e suas manifestaes de arte e natureza. Na concepo clssica, que vem de Aristteles, a esttica uma cincia prtica ou normativa que d regras ao fazer humano sob o aspecto do belo. Portanto a cincia que tem como objeto material a atividade humana (fazer e como objeto formal (aspecto sob o qual encarado esse fazer) o belo. claro que quando falamos em dano esttico estamos querendo significar a leso beleza fsica, ou seja, a harmonia das formas externas de algum"5. Conforme WILSON MELO DA SILVA, "o dano esttico no apenas o aleijo, mas tambm, as deformidades ou deformaes outras, as marcas e os defeitos, ainda que mnimos que podem implicar, sob qualquer aspecto, num afeamento da vtima ou que pudessem vir a se constituir para ela numa simples leso desgostante ou em permanente motivo de exposio ao ridculo ou de inferiorizantes complexos"6. / Logo, o pleito de indenizao por danos morais e estticos considerado cabvel e em valor apropriado ao caso concreto. \ Quanto aos alegados danos materiais, ausente demonstrao a respeito, fica o pedido rejeitado, j que a respeito o demandante no se

62

desincumbiu do nus tratado no artigo 333, inciso I, do Cdigo de Processo Civil. V| CARNELUTTI afirmava que o critrio para distinguir M, qual das partes incumbe o nus da prova o "do interesse da prpria afirmao". CafofAv* provar quem tem interesse em afirmar; quem apresenta uma pretenso, cumpre prov|r\V lhe os fatos constitutivos e quem fornece a exceo, cumpre provar os fatos extintivj| sM ou as condies impeditivas ou modificativas7. CHIO VENDA dizia que "o nus Ufe j 4 Bittar, Obra citada, pgs. 219/226. 5 O Dano Esttico, Editora Revista dos Tribunais, SP, 1980, pgs. 17/18. 6 O Dano Esttico, RF194/23. 7 Emilio Betti, Diritto Processuale Civile Italiano, Roma, Foro Italiano, 1936, p. 333. Apelao cvel n 0002080192005.8.26.0597 - Comarca de Sertozinho - Voto n 673 TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO afirmar e provar se reparte entre as partes no sentido de que deixado iniciativa de cada uma provar os fatos que deseja sejam considerados pelo juiz, isto , fatos em que tenha interesse sejam tidos como verdadeiros". BETTI8 salientava que o problema do nus da prova pressupe que o acertamento probatrio seja governado pelo princpio da iniciativa das partes (dispositivo)9, pois, onde a instruo fosse governada pelo princpio inquisitivo, a distribuio do nus da prova no teria razo de ser. Ante o exposto, reputa-se renunciado o agravo retido e dse provimento parcial ao apelo do autor para julgar parcialmente procedente a ao, condenadas as rs no pagamento de indenizao por danos morais e estticos no montante equivalente a 200 (duzentos) salrios mnimos vigentes na oportunidade da

63

propositura da demanda, acrescidos de juros e correo monetria contados da citao da ltima r, alm de arcarem com custas, despesas processuais e honorrios advocatcios, estes fixados em 10% sobre o valor da condenao. Diante da grave violao s nora^as ambientais apurada nos autos, determino a expedio de cpias de todo o .processado desde logo e independentemente do trnsito em julgado para a Procu^oria Geral de Justia do Estado de So Paulo para as providncias cabveis. 8 Emlio Betti, ob. cit, pp. 332-337. 9 Chiovenda, Principii, pp. 388-389. Apelao cvel n 0002080192005.8.26.0597

Processo:AI 783538 RS Relator(a):Min. CRMEN LCIA Julgamento:01/02/2012 Publicao:DJe-030 DIVULG 10/02/2012 PUBLIC 13/02/2012 Parte(s):MUNICPIO DE PORTO ALEGRE PROCURADOR-GERAL DO MUNICPIO DE PORTO ALEGRE MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADOR-GERAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GUAPORENSE S/A INDSTRIA, CONSTRUES E MINERAO UIRAABA MACHADO ODETTE GARCIA OTTO E OUTRO(A/S) FABRICIO SCHUMACHER FERMINO E OUTRO(A/S) Deciso

64

AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONSTITUCIONAL E CIVIL. RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA. DANO AMBIENTAL. ANLISE DE MATRIA INFRACONSTITUCIONAL (LEI N.6.938/1981) E REEXAME DE FATOS E PROVAS. SMULA N. 279 DESTE SUPREMO TRIBUNAL. AGRAVO AO QUAL SE NEGA SEGUIMENTO.Relatrio 1. Agravo de instrumento contra deciso que no admitiu recurso extraordinrio interposto pelo Estado do Rio Grande do Sul, com base no art. 102, inc. III, alnea a, da Constituio da Repblica. 2. O recurso inadmitido tem como objeto o seguinte julgado do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul: "APELAO CVEL. CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. AO CIVIL PBLICA. PORTO ALEGRE. PEDREIRA DO MORRO SANTANA. EXTRATIVISMO MINERAL. INEXISTNCIA DE LICENA POR GRANDE PARTE DO TEMPO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA POR DANO AMBIENTAL. OBRIGATORIEDADE DE INTERVENO ESTATAL INSTITUDA PELA DECLARAO DE ESTOCOLMO DE 1972. INCIDNCIA NA LEI N.6.938/1981, RECEPCIONADA PELA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988. RESPONSABILIDADE SOLIDRIA. PARCIAL PROCEDNCIA NA ORIGEM. OBRIGAO DE RECUPERAO DA REA. DANO MORAL AMBIENTAL. INCABIMENTO. NO PROVIMENTO EM GRAU RECURSAL. SENTENA QUE SE MANTM. RECURSO ADESIVO. DESERO. AUSNCIA DE PREPARO. (...) 2 -Depois disso, ficou plasmado que a responsabilidade por dano ambiental objetiva, fulcro no artigo 14, pargrafo 1, da Lei n. 6.938/81, recepcionado pelo artigo 225, pargrafo 3, da Constituio Federal. 3 -Alm disso, era regra expressa na ocasio do fato que todos que concorressem para a ocorrncia do dano, responderiam solidariamente, nos termos do artigo 1.518 do Cdigo Civil de 1916. 4 -E, por fim, o dano moral ambiental tem feio subjetiva. Repara-se a dor, o sofrimento, a vergonha de um grupo, de uma coletividade. Inexistncia de comprovao" (fl. 14 -grifos nossos). 3. No recurso extraordinrio, o Agravante alega que teria sido contrariado o art. 5, inc. II e XXXVI, da Constituio da Repblica. Afirma que "incontroversa a expedio de licena de explorao pelo rgo federal a partir de 1979, vigente at o encerramento das atividades e na ausncia de normas do Conama editadas a partir do advento da Lei federal n. 6.938/1981 que indicassem o desrespeito aos padres para explorao da jazida, a atuao municipal ficava restrita, no podendo ser caracterizada de forma alguma omisso do poder pblico municipal, justamente em razo de legislao que

65

amparasse a sua atuao" (fl.50). Sustenta, tambm, que "no h legalidade na condenao solidria do Municpio de Porto Alegre indenizao de danos e recuperao da degradao a que no deu causa, seja por ao ou omisso, pois inaplicvel a extenso da responsabilidade objetiva prevista no 1 do art. 14, interpretao que incorreria em desrespeito ao disposto no 6 do art. 37 da Constituio" (fl. 51). Pede o provimento do recurso extraordinrio para reforma do acrdo recorrido. 4. A deciso agravada teve como fundamento para a inadmissibilidade do recurso extraordinrio a ausncia de prequestionamento da matria constitucional suscitada (fls. 62 v.-63). 5. O Agravante alega que foram cumpridos os requisitos de admissibilidade do recurso extraordinrio. Analisada a matria posta apreciao, DECIDO. 6. Inicialmente, cumpre afastar o bice da deciso agravada, pois a matria objeto do recurso extraordinrio foi examinada pelo Tribunal de origem. Todavia, a superao desse bice no suficiente para o acolhimento da pretenso do Agravante. 7. Este Supremo Tribunal assentou que as alegaes de afronta aos princpios da legalidade, do devido processo legal, da motivao dos atos decisrios, do contraditrio, dos limites da coisa julgada e da prestao jurisdicional, se dependentes de reexame de normas infraconstitucionais, no caso, o art. 14, 1, da Lei n. 6.938/81 e o art.1.518 do Cdigo Civil de 1916, configurariam ofensa constitucional indireta: "AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. ADMINISTRATIVO. DANO AMBIENTAL. INFRAO. LEIS 6.938/1981 E 9.605/1998. MATRIA INFRACONSTITUCIONAL. ANLISE DO CONJUNTO FTICO-PROBATRIO CARREADO AOS AUTOS. SMULA 279 DESTA CORTE. 1. A violao reflexa e oblqua da Constituio Federal decorrente da necessidade de anlise de malferimento de dispositivo infraconstitucional torna inadmissvel o recurso extraordinrio. Precedentes: RE 596.682, Rel. Min. Carlos Britto, Dje de 21/10/10, e o AI 808.361,Rel. Min. Maro Aurlio, Dje de 08/09/10. 2. Os princpios da legalidade, do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditrio, da motivao das decises judiciais, bem como os limites da coisa julgada, quando a verificao de sua ofensa dependa do reexame prvio de normas infraconstitucionais, revelam ofensa indireta ou reflexa Constituio Federal, o que, por si s, no desafia a abertura da instncia extraordinria. Precedentes. (...). 3. A Smula 279/STF dispe verbis: "Para simples reexame de prova no cabe recurso extraordinrio". 4. que o recurso extraordinrio no se presta ao exame de questes que demandam revolvimento do contexto ftico-probatrio dos autos,

66

adstringindo-se anlise da violao direta da ordem constitucional. (...) 5. Agravo regimental a que se nega provimento" (AI 840.376-AgR, Rel. Min. Luiz Fux, Primeira Turma, DJe 1.12.2011 -grifos nossos). "AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINRIO. AO CIVIL PBLICA. DANO AMBIENTAL. LEI 6.938/1981, CONSTITUIO ESTADUAL PAULISTA, DECRETO-LEI ESTADUAL 2/1969, DECRETOS ESTADUAIS 52.892/1972, 5.993/1975 E 9.484/1977 E LEI MUNICIPAL 1.632/1983. OFENSA INDIRETA. SMULA 280 DO STF. COISA JULGADA. AUSNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. SMULAS 282 E 356 DO STF. REEXAME DE PROVAS. SMULA 279 DO STF. AGRAVO IMPROVIDO. I - O acrdo recorrido dirimiu a questo dos autos com base na legislao infraconstitucional aplicvel espcie. Inadmissvel o RE, dado que eventual ofensa Lei Maior seria apenas indireta. II - Ausncia de prequestionamento da questo constitucional suscitada (art. 5, XXXVI). Incidncia da Smula 282 do STF. Ademais, se os embargos declaratrios no foram opostos com a finalidade de suprir essa omisso, invivel o recurso, a teor da Smula 356 do STF. III - Invivel em recurso extraordinrio o reexame do conjunto ftico-probatrio constante dos autos. Incide, no caso, a Smula 279 do STF. IV - Agravo regimental improvido" (RE 445.819-AgR, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, Primeira Turma, DJe 13.4.2011). 8. Ademais, no prospera a insurgncia do Municpio Agravante quanto responsabilidade solidria assentada na origem, pois para divergir das instncias originrias seria necessrio o reexame do conjunto probatrio dos autos, invivel em recurso extraordinrio (Smula n. 279): "AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS CAUSADOS POR INTEGRANTES DO MST. CARACTERIZADA OMISSO CULPOSA DAS AUTORIDADES POLICIAIS, QUE NO CUMPRIRAM MANDADO JUDICIAL DE REINTEGRAO DE POSSE, TAMPOUCO JUSTIFICARAM SUA INRCIA. REVISO DE FATOS E PROVAS. IMPOSSIBILIDADE. ENUNCIADO 279 DA SMULA/STF. A qualificao do tipo de responsabilidade imputvel ao Estado, se objetiva ou subjetiva, constitui circunstncia de menor relevo quando as instncias ordinrias demonstram, com base no acervo probatrio, que a inoperncia estatal injustificada foi condio decisiva para a produo do resultado danoso. Precedentes: RE 237561, rel. Min. Seplveda Pertence, Primeira Turma, DJ 05.04.2002; RE 283989, rel.min. Ilmar Galvo, Primeira Turma, DJ 13.09.2002. Agravo regimental a que se nega provimento" (AI 600.652-AgR, Rel. Min. Joaquim

67

Barbosa, Segunda Turma, DJe 24.10.2011 -grifos nossos). E, ainda, em caso anlogo: RE 577.342, Rel. Min. Ayres Britto, deciso monocrtica, DJe 10.10.2011, trnsito em julgado em 7.11.2011. 9. Nada h, pois, a prover quanto s alegaes do Agravante. 10. Pelo exposto, nego seguimento a este agravo (art. 557, caput, do Cdigo de Processo Civil e art. 21, 1, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal). Publique-se. Braslia, 1 de fevereiro de 2012.Ministra CRMEN LCIARelatora

APELAAO CVEL N 0856484-1, DA COMARCA DE PARANAGU 1 VARA CVEL. Apelante: PETRLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRS Apelado: VITOR MODESTO Relator: DES. NILSON MIZUTA RESPONSABILIDADE CIVIL. ACIDENTE AMBIENTAL. COLISAO DE NAVIO. VAZAMENTO DE NAFTA NO MAR. PROIBIAO DA PESCA. FATO DE TERCEIRO COMO EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE AFASTADA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA. TEORIA DO RISCO INTEGRAL. DANO MATERIAL CARACTERIZADO. UM SALRIO MNIMO VIGENTE POCA DA PROIBIAO DA PESCA. DANO MORAL. REDUAO DEVIDA. JUROS DE MORA E CORREAO MONETRIA. TERMO INICIAL. SUCUMBNCIA RECPROCA RECONHECIDA. HONORRIOS ADVOCATCIOS MANTIDOS. LITIGNCIA DE M-F. AFASTADA APELAAO PARCIALMENTE PROVIDA. Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de Apelao Cvel n 0856484-1, da Comarca de Paranagu - 1 Vara Cvel, em que so: apelante PETRLEO BRASILEIRO S/A PETROBRS e apelado VITOR MODESTO. RELATRIO No dia 18 de outubro de 2001, o navio-tanque "NT Norma", de propriedade da r, realizava manobras de desatracao no per da subsidiria Transpetro S/A, quando colidiu no local conhecido como "Pedra da Palangana", apresentando avarias. O acidente resultou no vazamento de nafta petroqumica, contaminando as guas da baa, causando grave dano ambiental. No dia 19 de outubro, o IBAMA publicou uma portaria suspendendo a pesca na baa de Paranagu e Antonina, deixando 3,4 mil pescadores sem trabalho. Destaca a responsabilidade objetiva da empresa buscando, inicialmente: a) a

68

concesso da justia gratuita; b) a condenao da r ao pagamento de danos morais correspondentes a 200 salrios mnimos, no montante de R$ 48.000,00; c) danos materiais correspondentes a R$ 72,00 dirios, pelo perodo de 30 dias, no total de R$ 2.160,00; d) a condenao ao pagamento de R$ 25,20 a ttulo de lucros cessantes, por aproximadamente 912 dias, totalizando a quantia de R$ 22.982,40; e) a inverso do nus da prova, custas e honorrios. Na contestao a r argi, em preliminar: a) a inpcia da inicial, porque da exposio dos fatos no decorre logicamente a concluso; b) a ilegitimidade passiva; c) a impossibilidade jurdica do pedido. Destaca a ausncia de provas do suposto direito alegado, bem como dos requisitos necessrios para configurar a responsabilidade civil. Afirma que o acidente ocorreu por defeito na sinalizao da bia localizada na entrada do canal do porto, fato que exclui a responsabilidade da r por eventuais danos ocorridos. Defende que no ocorreu a proibio da pesca em razo do acidente com o NT Norma. Impugna o pedido de indenizao por danos morais, danos emergentes e lucros cessantes. A r. sentena afastou as preliminares. No mrito, julgou procedente em parte o pedido, acolhendo a responsabilidade objetiva da empresa, em razo da potencialidade da atividade exercida pela Petrobrs, para conden-la ao pagamento de R$ 350,00 a ttulo de danos materiais emergentes e R$ 2.800,00 a ttulo de danos morais, valores corrigidos monetariamente desde a data da sentena e acrescido de juros de mora de 1% ao ms, devidos desde a citao. Condenou a Petrobrs ao pagamento das custas e honorrios arbitrados em 15% sobre o valor da condenao. Inconformadas, Petrobrs interps recurso de apelao e a parte autora recurso adesivo. Foi proferido acrdo que deu provimento apelao, para o fim de anular a r. sentena para que os autos baixassem em diligncia e fossem instrudos, julgando prejudicado o recurso adesivo. Aps a dilao probatria, sobreveio nova sentena que julgou procedente o pedido da inicial, para condenar a r ao pagamento da quantia de R$ a ttulo de danos morais e R$180,00 a ttulo de danos materiais, devidamente corrigidos com base no INPC/IBGE a partir da data do evento danoso e acrescidos

69

de juros de mora de 0,5 % ao ms at o inicio da vigncia do novo Cdigo Civil e, a partir dessa data, de 1% ao ms, tendo como termo inicial a data do evento danoso. Condenou a Petrobrs ao pagamento das custas e honorrios arbitrados em 20% sobre o valor da condenao. Novo recurso de apelao foi interposto por Petrobrs, que impugna a responsabilidade civil objetiva. Defende a inaplicabilidade da teoria do risco integral, ante a inexistncia de culpa no evento danoso e, da teoria do risco assumido, pois a discusso cinge-se aos danos particulares e no ao meio ambiente. Argi a ocorrncia de caso fortuito e de fato de terceiro como excludentes de responsabilidade. Destaca a ausncia de ato ilcito e de prova do efetivo prejuzo parte autora. Impugna a condenao por danos materiais e morais. Alternativamente, pleiteia a reduo do valor arbitrado a ttulo de danos morais, a fixao dos juros de mora e da correo monetria dos danos morais a data da fixao, com a condenao da parte autora ao pagamento das verbas de sucumbncia. O recurso foi contra-arrazoado. VOTO Trata-se de pedido de reparao de danos materiais e morais decorrentes da proibio da pesca na regio da Baa de Paranagu e Antonina, aps o vazamento de nafta petroqumica, contaminando as guas das baas, causando grave dano ambiental. Impugna a apelante a responsabilidade civil objetiva. Defende a inaplicabilidade da teoria do risco integral, ante a inexistncia de culpa no evento danoso e, da teoria do risco assumido, pois a discusso cinge-se aos danos particulares e no ao meio ambiente. Argi a ocorrncia de caso fortuito e de fato de terceiro como excludentes de responsabilidade. Sem razo a apelante. Sustenta a recorrente Petrobrs que o vazamento de NAFTA se deu por caso fortuito, em razo de deslocamento da bia de sinalizao de entrada no canal do porto de Paranagu, que teria feito o navio NT Norma encalhar, com o conseqente rompimento do caso. Afirma que no pode assumir riscos imprevisveis, riscos que se encontram fora de sua esfera de ao. Razo no lhe assiste.

70

A atividade desenvolvida pela Petrobrs, no obstante a considervel contribuio ao desenvolvimento e progresso prestado ao pas, expe potencialmente a riscos o meio ambiente e terceiros. Nestes casos, quando a atividade desenvolvida pela empresa implicar riscos a direitos de outras pessoas, a obrigao de reparar o dano independe da prova de culpa. O artigo 225 e pargrafo terceiro da Constituio Federal dispe: "Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo- se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados." Os arts. 4, VII, e 14, 1 da Lei 6.938/81 so assim redigidos: "Art 4 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente visar: VII - imposio, ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usurio, da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos. Art. 14 - Sem prejuzo das penalidades definidas pela legislao federal, estadual e municipal, o no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo dos inconvenientes e danos causados pela degradao da qualidade ambiental sujeitar os transgressores: 1 - Sem obstar a aplicao das penalidades previstas neste artigo, o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministrio Pblico da Unio e dos Estados ter legitimidade para propor ao de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente.". A apurao da responsabilidade pelos danos causados ao meio ambiente repousa, ainda, sobre a previso do art. 927, pargrafo nico, do CCB/2002 verbis: "Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade

71

normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem." JOS JOAQUIM GOMES CANOTILHO ensina verbis:"isto , um sujeito que desenvolve uma atividade perigosa para a sociedade e dela tira benefcios, ento justo que ele suporte os danos que causar, mesmo sem culpa." (In: Direito Constitucional e teoria da constituio, Coimbra: Almedina, 1998. p. 143). Segundo RUI STOCO "A Lei de Poltica do Meio Ambiente (Lei 6.938/81) dispe, em seu art. 14, 1 (j citado), que o poluidor obrigado"independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados por sua atividade". (In: Tratado de Responsabilidade Civil, 6 ed., So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004, p. 843). SERGIO CAVALIERI FILHO, ao comentar o artigo 14, 1, da Lei 6.938/81, registra que o artigo 225, 3, da Constituio, recepcionou o j citado art. 14, 1, da Lei 6.938/81, criando a responsabilidade objetiva baseada no risco integral, ou seja, na teoria segundo a qual no se admitem excludentes de responsabilidade. O autor ensina:"(...) o art. 14, 1, da Lei n 6.938/81, que trata dos danos causados ao meio ambiente. O meio ambiente, ecologicamente equilibrado, direito de todos, protegido pela prpria Constituio Federal, cujo art. 225 o considera "bem de uso comum do provo e essencial sadia qualidade de vida". o que os autores chamam de direito de terceira gerao, que assiste, de modo subjetivamente indeterminado, a todo o gnero humano. Direito de primeira gerao so os direitos civis e polticos, que compreendem as liberdades clssicas; esse direitos realam o princpio da liberdade. Direitos de segunda gerao so os direitos sociais, econmicos e culturais, que acentuam o princpio da igualdade. Direitos de terceira gerao materializam poderes de titularidade coletiva, atribudos genericamente a todas as formaes sociais; tais direitos so fundados no princpio da solidariedade universal. Alm das medidas protetivas e preservativas previstas no 1, incs. I-VII do art. 225 daConstituio Federal, em seu 3 ela trata da responsabilidade penal, administrativa e civil dos causadores de dano ao meio ambiente, ao dispor: "As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados". Neste ponto

72

a Constituio recepcionou o j citado art. 14, 1 da Lei n. 6.938/81, que estabeleceu responsabilidade objetiva para os causadores de dano ao meio ambiente, nos seguintes termos: "sem obstar a aplicao das penalidades previstas neste artigo, o poluidor obrigado, independentemente de existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade." Extrai-se do Texto Constitucionale do sentido teleolgico da Lei de Poltica do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), que essa responsabilidade fundada no risco integral, conforme sustentado por Nlson Nery Jnior (Justitia, 126/74). Se fosse possvel invocar o caso fortuito ou a fora maior como causas excludentes da responsabilidade civil por dano ecolgico, ficaria fora da incidncia da lei a maior parte dos casos de poluio ambiental, como a destruio da fauna e da flora causada por cargas txicas de navios avariados em tempestades martimas; rompimento de oleoduto em circunstancias absolutamente imprevisveis, poluindo lagoas, baas, praias e mar; contaminao de estrada e rios, atingindo vrios municpios, provocada por acidentes imponderveis de grandes veculos transportadores de material poluente e assim por diante."(in Programa de Responsabilidade Civil, 7 ed., So Paulo: Atlas, 2007, p. 136). Uma vez legitimada a teoria da responsabilidade objetiva, para sua aplicao basta apenas a prova do dano e do nexo causal. O vazamento de NAFTA nas guas em decorrncia do rompimento do casco do navio, de propriedade da Petrobrs, fato notrio, que foi amplamente publicado pelos veculos de comunicao. Tambm esto evidentes os danos causados ao meio ambiente, especialmente nos rios da regio, que impediram a parte autora de exercer sua atividade profissional. O Decreto n 955 da Prefeitura Municipal de Paranagu, publicado em 19 de outubro de 2001, consta que: " Considerando o acidente ocorrido na data de ontem na baa de Paranagu, que resultou no vazamento do produto qumico nafta, pelo navio "Norma" da Transpetro; Considerando que, existem riscos sade do cidado brasileiro seja o pescador ou o consumidor. Decreta ART. 1 - Fica interditada a pesca e proibida a comercializao de pescados, moluscos e crustceos que tenham origem no Municpio de Paranagu.

73

Pargrafo nico A presente interdio ser por tempo indeterminado." Pelo princpio do poluidor-pagador aquele que causar dano ao meio ambiente ser responsvel pela reparao e pelos danos que causar a terceiros. Configurado o dano e o nexo causal, responde a recorrente Petrobrs objetivamente pelos prejuzos causados. Nesse sentido: "Meio ambiente. Dano. Responsabilidade civil. Poluio de crrego. Depsito de resduos lquidos de vinhoto. Danos graves ictiofauna. Nexo causal demonstrado. Indenizao devida. Aplicao do art. 14, 1, da Lei 6.938/81. (...) 2. Comprovada a leso ao meio ambiente e actiofauna, inclusive pela morte de milhares de peixes, em razo da atividade poluente exercida pela fabricante de lcool, a sua responsabilidade civil patente, eis que objetiva, desnecessrio sendo tecer quaisquer consideraes acerca do carter culposo dos atos causadores do dano ambiental"(TJPR 1 C. Ap. Rel. Oto Luiz Sponholz j. 10.09.1992 RT 686/153)" (in: RUI STOCO. Tratado de Responsabilidade Civil. 6 ed., So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004, p. 849). Ressalta a recorrente a ausncia de prova do efetivo prejuzo da parte autora. No caso, a parte autora deixou de auferir renda, ficando impedido de exercer a atividade pesqueira que lhe garantia o seu sustento e de sua famlia, por aproximadamente 30 dias. Em que pese a falta de provas especficas quanto aos valores mensais recebidos pelo pescador - preo do pescado, quantidade pescada, tempo que o pescador destinava atividade -, certo que os pescadores do nosso litoral, lamentavelmente, na pirmide social ocupam a linha da pobreza. Por isso, a presuno legal que sua remunerao corresponda a um salrio mnimo mensal. A prpria Lei n 10.779, de 25 de novembro de 2003, que dispe sobre a concesso do benefcio de seguro desemprego, durante o perodo de defeso, ao pescador profissional que exerce a atividade pesqueira de forma artesanal, pode ser utilizada como parmetro para fixao dos danos, conforme determina o art. 1, verbis: "Art. 1 O pescador profissional que exera sua atividade de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxlio eventual de parceiros, far jus ao benefcio de seguro- desemprego, no valor de um salrio-mnimo mensal,

74

durante o perodo de defeso de atividade pesqueira para a preservao da espcie." Assim, agiu com acerto o MM. Juiz ao arbitr-los em um salrio mnimo por ms pelo perodo em que a pesca ficou proibida 30 dias. Cumpre destacar, ainda, que para o cmputo dessa verba, observar-se- o vencimento da parcela mensal, a contar do trigsimo dia da data do evento danoso. Sobre o valor devido a ttulo de danos materiais dever incidir a correo monetria pelo ndice INPC, que melhor reflete a desvalorizao da moeda, acrescido de juros de mora de 0,5% ao ms desde o vencimento da parcela, ou seja, a partir do 30 (trigsimo) dia a contar do acidente. A partir de 11.1.2003, o percentual dos juros passar para 1% ao ms, nos termos do art. 406 do Cdigo Civil c/c art. 161, 1, do CTN. Assevera a recorrente a inexistncia de dano moral indenizvel, seja por serem reflexos dos danos materiais, seja por se tratarem de mero aborrecimento que no gera indenizao. Subsidiariamente, pleiteia pela reduo do valor arbitrado a ttulo de danos morais. Com a proibio da pesca, em razo do desastre ambiental, o autor se viu impossibilitado de exercer a atividade que garantia seu sustento e de sua famlia. Esta situao lhe causou forte impacto sobre a vida social, familiar e emocional. Ficar impossibilitado de prover o sustento de sua famlia, pelo seu trabalho, cria clima de constrangimento. Isto evidente. Ningum quer ver sua famlia na iminncia de passar fome pela impossibilidade de exercer o seu trabalho normal. Esse temor cria instabilidade emocional de molde a caracterizar o dano moral. O impacto do desastre acarretou aos pescadores grande insegurana. Essa situao por si s gera agresso ao bem estar espiritual da parte autora. Uma vez configurado o dano, passa-se a sua quantificao. Para a fixao h que ser consideradas as circunstncias de cada caso concreto, tais como a natureza da leso, as conseqncias do ato, o grau de culpa e as condies financeiras das partes. Deve-se, ainda, atentar para a dplice finalidade, ou seja, meio de punio e forma de compensao ao sofrimento e angstia vivenciados. inegvel que a recorrente Petrobrs possui ampla possibilidade de suportar a

75

indenizao. Porm, no se pode permitir a fixao de valor elevado apenas com base nesta circunstncia. notrio, tambm, que a comunidade pesqueira do litoral do Paran, da qual faz parte o autor da demanda, constituda por pessoas simples que dependem da pesca para sua sobrevivncia. Contra a Petrobrs existe um grande nmero de demandas idnticas, decorrentes do mesmo fato. O montante final das indenizaes poder atingir cifras elevadas, o que no condiz com o princpio da razoabilidade, que deve prevalecer na fixao do valor dos danos morais. Observa-se, ainda, que a Petrobrs indenizou diversos moradores da regio atingida, com o fornecimento de cestas bsicas e ajuda de custo. Em razo das circunstncias, entendo que o valor do dano moral deve ser reduzido para R$ 2.000,00, pois remunera com dignidade os prejuzos de ordem moral experimentados pelo pescador. Pugna a apelante, sucessivamente, caso entenda pela indenizao por danos morais, pela instaurao de procedimento de uniformizao de jurisprudncia. Tal pedido no se revela aplicvel ao caso. A apelante apenas suscita o procedimento sem demonstrar sua efetividade. Por outro lado, esse procedimento facultativo ao Magistrado, que interpreta o direito e avalia a viabilidade de suscitar o procedimento. Requer a fixao dos juros de mora e da correo monetria quanto aos danos morais a data da fixao. Razo lhe assiste. Nas obrigaes extracontratuais, em recente entendimento, adoto que os juros de mora dos danos morais devem incidir desde a data da deciso que fixou o valor da indenizao, neste caso, da r. sentena. Observe-se que a questo da correo monetria dos danos morais foi recentemente pacificada pelo Superior Tribunal de Justia, com a edio da Smula n 362, verbis: "A correo monetria do valor da indenizao do dano moral incide desde a data do arbitramento." Pugna pela condenao da parte autora ao pagamento das verbas de sucumbncia. Alternativamente, requer a reduo dos honorrios advocatcios fixados em 20%. A pretenso da recorrente de ver reduzido o percentual fixado a ttulo de honorrios

76

advocatcios pela r. sentena recorrida no merece prosperar. O percentual da verba honorria remunera com dignidade o trabalho desenvolvido pelo douto causdico, alm de observar os ditames previstos na legislao processual civil (art.20, 3, alneas a, b e c, do CPC). Foi arbitrado com moderao e justia, at porque no pode caracterizar retribuio nfima ou demasiada, de certa forma desestimulante e incompatvel com a dignidade da profisso. J o pleito da recorrente no tocante distribuio da verba de sucumbncia merece guarida, porque o pescador teve sua pretenso no que diz respeito aos danos patrimoniais acolhida de forma consideravelmente reduzida comparado ao que postulado. Assim sendo, como cada litigante foi em parte vencedor e vencido, as custas, as despesas processuais e os honorrios sero recproca e proporcionalmente distribudos, nos termos do art. 21 do CPC. A parte autora dever arcar com 1/3 (um tero) e a parte r com 2/3 (dois teros) dos nus de sucumbncia, observando a regra prevista no art. 12 da Lei1.060/50. Por derradeiro, cumpre afastar a alegao de litigncia de m-f argida, porque no evidenciado nos autos o inequvoco intento da Petrobrs de alterar a verdade dos fatos a fim de induzir o Juzo em erro. Muito menos "alegou fundamentos contrrios at mesmo a matrias sumuladas pelo STJ, em carter notoriamente protelatrio, contrrio at mesmo as recentes alteraes processuais". O recurso no tem a deliberada inteno de retardar o trnsito em julgado da deciso, nem tem intuito procrastinatrio. Est baseado em dvidas razoveis. Em sendo assim, no cabe aplicar a pena de multa pela litigncia de m-f ao recorrente que utiliza os meios processuais adequados, ainda que seja para a defesa de teses diversas posio jurisprudencial unnime ou dominante dos Tribunais. Ante ao exposto, voto no sentido de dar parcial provimento apelao interposta por PETRLEO BRASILEIRO S/A PETROBRS, para o fim de: a) para o cmputo dos danos materiais, observar-se- o vencimento da primeira parcela mensal, a contar do trigsimo dia da data do evento danoso; b) sobre o valor devido a ttulo de danos materiais dever incidir a correo monetria pelo ndice INPC, que melhor reflete a desvalorizao da moeda, acrescido de juros de mora de 0,5% ao ms desde o vencimento da parcela, ou seja, a partir do 30 (trigsimo) dia a contar do acidente.

77

A partir de 11.1.2003, o percentual dos juros passar para 1% ao ms, nos termos do art. 406 do Cdigo Civil c/c art. 161, 1, do CTN; c) reduzir o valor do dano moral para R$ 2.000,00, acrescido de juros de mora e de correo monetria a partir da data de sua fixao; d) reconhecer a sucumbncia recproca, para que as despesas processuais e honorrios advocatcios fixados em 20% sobre o valor da condenao, sejam recproca e proporcionalmente distribudos, arcando a parte autoracom 1/3 (um tero) e a parte r com 2/3 (dois teros), observando a regra prevista no art.12 da Lei 1.060/50. ACORDAM os Senhores Desembargadores integrantes da Dcima Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado do Paran, por unanimidade de votos, em dar parcial provimento apelao interposta por PETRLEO BRASILILEIRO S/A PETROBRS, para o fim de: a) para o cmputo dos danos materiais, observar-se- o vencimento da primeira parcela mensal, a contar do trigsimo dia da data do evento danoso; b) sobre o valor devido a ttulo de danos materiais dever incidir a correo monetria pelo ndice INPC, que melhor reflete a desvalorizao da moeda, acrescido de juros de mora de 0,5% ao ms desde o vencimento da parcela, ou seja, a partir do 30 (trigsimo) dia a contar do acidente. A partir de 11.1.2003, o percentual dos juros passar para 1% ao ms, nos termos do art. 406 do Cdigo Civil c/c art. 161, 1, do CTN; c) reduzir o valor do dano moral para R$ 2.000,00, acrescido de juros de mora e de correo monetria a partir da data de sua fixao; d) reconhecer a sucumbncia recproca, para que as despesas processuais e honorrios advocatcios fixados em 20% sobre o valor da condenao, sejam recproca e proporcionalmente distribudos, arcando a parte autora com 1/3 (um tero) e a parte r com 2/3 (dois teros), observando a regra prevista no art. 12 da Lei 1.060/50. O Desembargador Hlio Henrique Lopes Fernandes Lima acompanha o voto do Relator, divergindo apenas quanto ao termo inicial dos juros de mora nos danos morais, adotando a aplicao da Smula 54 do STJ, sem declarao de voto. A sesso foi presidida pelo Desembargador NILSON MIZUTA, com voto, e participaram do julgamento os Senhores Desembargadores HLIO HENRIQUE LOPES FERNANDES LIMA e JURANDYR REIS JNIOR. Curitiba, 16 de fevereiro de 2012. NILSON MIZUTA Relator

78

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MARQUES, Jos Roberto. Sustentabilidade e temas fundamentais de direito ambiental. Ed. Millenium, Campinas/SP, 2009.

MILARS, dis. Direito do ambiente, a gesto ambiental em foco, 6 edio. Ed. Revista dos Tribunais, So Paulo, 2009.

79

SANTOS, Celeste Leite dos. Crimes contra o meio ambiente. Ed. Juarez de Oliveira, So Paulo, 2002.

ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental, 2 edio. Ed. Lumen Juris, Rio de Janeiro/RJ, 1998.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. Ed. Saraiva, So Paulo, 2009.

MILARS, dis. Direito do ambiente. Ed. Revista dos Tribunais, So Paulo, 2000.

SIRVINSKAS, Luis Paulo. Manual de direito ambiental. Ed. Saraiva, So Paulo, 2011.

FREITAS, Juarez. Sustentabilidade. Ed. Frum, Belo Horizonte/MG, 2011.

MIRANDA, Robinson Niccio de. Direito ambiental. Ed. Rideel, So Paulo, 2011.

www.boletimjuridico.com.br

80

www.jurisambiente.com.br/constituio

www.coladaweb.com/crise-ambiental-e-consciencia-ecologico

www.ufsm.br/direito/artigos/ambiental/responsabilidade_ambiental.html

www.lfg.com.br

www.ambitojuridico.com.br

81

82

Potrebbero piacerti anche