Sei sulla pagina 1di 1

Resumo de Filosofia Alegoria da Caverna 1- Quem foi o autor da alegoria da caverna? Plato 2- Que simboliza a luz?

A luz simboliza o conhecimento, sageza, a verdadeira realidade e a sabedoria. 3- Que simboliza a escurido? A escurido simboliza a falta de conhecimento, ignorncia e a aparncia. 4- Qual o significado dos prisioneiros? Os prisioneiros significam sempre o pseudo (falso) conhecimento, os preconceitos , ou as falsas crenas. algum a quem est habituado a ver uma certa crena e apenas nes sa em que acredita. 5- Porque razo os prisioneiros sentiram dor ao olhar para a luz? Os prisioneiros sentiram dor ao olhar para a luz porque como a caverna escura, a o encarar a luz, esta representa a verdadeira realidade, estes sentiram dor uma vez que a luz da verdade pode ser difcil de encarar, quer isto dizer que colocar em causa as crenas e os preconceitos no tarefa fcil isto porque podemos ter de enfr entar a incompreenso dos outros que se satisfazem com ideias feitas. 6- Qual a semelhana entre ns e os prisioneiros? A semelhana entre ns e os prisioneiros que ns adotamos s crenas e preconceitos da nos sa comunidade, quando algum nos tenta mostrar uma realidade diferente da nossa ns negamo-nos a aceit-la, tal como eles.

7- Identifique formas modernas que ns coloquem em situao idntica dos prisioneiros de Plato. Hoje vive-se num mundo em que se muito influenciado pela televiso. As opinies que as pessoas tm so as que os meios de comunicao querem que tenham. No ser mais fcil pens r que tudo o que se passa na TV verdade do que procurar tentar saber se realment e assim? Vive-se para ter dinheiro e sucesso, poder e estatuto. No se tem ideias originais, fala-se o que toda a gente fala, l-se jornais desportivos e revistas q ue falam de acontecimentos triviais (banais, comuns); No h qualquer tipo de questi onamento. Se dizem que os afegos so maus, acreditasse e passasse a mensagem, sem i nvestigar se verdade ou no. 8- A atitude dos prisioneiros compatvel com as exigncias da filosofia? Justifica. No. A filosofia est orientada para a procura do conhecimento, ela deve ajudar a li bertar-nos do falso saber, da iluso em que nos encontramos mergulhados e qual nos acomodamos. Ela ajuda-nos a pensar por ns prprios, a construir juzos independentes e a vencer o peso dos preconceitos.

9- Porque razo os prisioneiros que se mantm na caverna consideram o filsofo um louc o? Os prisioneiros consideram o filsofo um louco porque o filsofo teve acesso ao verd adeiro saber, retorna caverna para convidar os que ai permanecem a sair dela, es forando-se para atingir o conhecimento, a verdade. Estes no acreditam nele, no quer em ser incomodados, no conseguem entender o que ele diz, no conhecem outra realida de e como no tm conscincia da sua ignorncia resistem mudana, por isso, o filsofo in preendido e ridicularizado, o seu discurso vai contra as suas crenas e tabus.

Potrebbero piacerti anche