Sei sulla pagina 1di 10

Quinta-feira, 12 de Agosto de 2010

I SERIE Nmero 32

BOLETIM DA REPBLICA
PUBLICAO OFICIAL DA REPBLICA DE MOAMBIQUE

SUPLEMENTO
IMPRENSA NACIONAL DE MOAMBIQUE, E.P.

Regulamento da Previdncia Social dos Funcionrios e Agentes do Estado


CAPTULO 1
Da a p o s e n ta o
SEC O

AVI SO
A m atria a publicar no Boletim da R ep blica deve ser remetida em cpia devidamente autenticada, uma porcada assunto, donde conste, alm das indicaes necessrias para esse efeito, o averbamento seguinte, assinado e autenticado: Para pu blicao n o B o le tim da R e p b lic a .

Aposentao e sua aquisio e descontos


A r t ig o

SUMARIO
Conselho de Ministros:
Decreto n." 27/2010:

Aposentao

Aprova o. Regulamento da Providncia Social dos Funcionrios e Agentes do listado, abreviadamente designado por REPFAE.

1. A aposentao constitui g arantia social que o E stado reconhece aos seus funcionrios e agentes, nos term os previstos no E statuto G eral dos F un cio n rio s e A gentes do E stado (E G FA E ),desde que tenham satisfeito ou satisfaam os encargos .para a penso de aposentao. 2 . A aposentao confere ao funcionrio ou agente do Estado o direito a uma penso mensal, fixada nos term os do artigo 160 do EGFAE.
A r t ig o 2

CONSELHO DE MINISTROS
Decreto n. 27/2010 de 12 de Agosto
Havendo necessidade de regulamentar a matria inerente Previdncia Social dos Funcionrios e Agentes do Estado, nos term os das disposies conjugadas das alineas f ) e h) do n. 1 do artigo 204 da Constituio da Repblica e do artigo 3 da Lei n. 14/2009, de 17 de Maro, o Conselho de Ministros decreta: Artigo 1. E aprovado o Regulamento da Previdncia Social dos F u n c io n rio s e A g e n tes do E stad o , a b re v ia d a m e n te designado por REPFAE, anexo ao presente Decreto e que dele constitui parte integrante. Art. 2. So revogados todas as disposies da legislao anterior, no que fr contrrio ao presente Decreto. A rt. 3. C o m p ete ao M in istro das F in a n a s g a ra n tir a regulamentao com plem entar e a implementao do presente Decreto. A provado pelo Conselho de M inistros, aos 14 de Junho de 2010. Publique-se. O Prim eiro-M inistro, Aires,Bonifcio Baptista Ali.

Aquisio do direito

1. A dquirem o direito aposentao os funcionrios ou agentes do Estado, seja qual for a forma do seu provimento ou natureza da prestao de servios, desde que satisfaam os seguintes requisitos: a ) Tenham satisfeito ou satisfaam os encargos para a penso de aposentao; b) Tenham com pletado qualquer dos seguintes requisitos: (i) 35 anos deservio; (ii) 60 ou 55 anos de idade, consoante sejam do sexo m a s c u lin o ou fe m in in o , re sp e c tiv a m e n te , e tenham prestado pelo m enos 15 anos de servio; e (iii) Tenham pelo menos 15 anos de servio quando julgados absolutam ente incapazes.
2 . Os requisitos referids na alnea b) do nmero anterior constituem factos determ inantes da aposentao. A r tig o

Descontos

1. Os funcionrios so obrigados a descontar para a penso de aposentao sete por cento do vencim ento que auferem e respectivos suplem entos certos e de carcter permanente, se a eles houver lugar.

178(2)
2. Os suplem entos certos e perm anentes a que se refere o nm ero anterior com preendem : a) Bnus especial; b) Gratificao de chefia; c) Subsdio de trabalho m eondies de risco, penosidade ou insalubridade; d) Subsdio de diuturnidade; e) Com pensao salarial; f ) O utros suplem entos previstos em legislao especfica. 3. T odos os rgos e instituies do Estado devem proceder reteno na fonte dos descontos referidos neste artigo. 4. O disposto no nm ero anterior igualmente aplicvel aos trabalhadores das em presas do Estado, participadas, estatais e intervencionadas que tenham descontado para o Sistem a de P revidncia Social do E stado a ttu lo de com pensao de aposentao. 5. Os descontos devem ser entregues na R ecebedoria da respectiva D ireco da rea Fiscal.
SECO 11
Verificao do facto determinante, instruo e pagamento
A
r t ig o

I SRIE NMERO 32
A rtigo 6
Falta de documentos

A fa|ta de apresentao de todos os documentos e nos prazos previstos no artigo 5 do presente Regulam ento, por om isso do interessado, im plica a suspenso da rem unerao em relao ao perodo decoirjdo entre o term o desse prazo e a data da entrega dos docum entos em falta. A rtigo 7
Remunerao para fixao da penso

1. P ara a determ in ao da penso m ensal atende-se s seguintes parcelas da rem unerao auferida pelo funcionrio ou a g e n te do E sta d o d a ta do fa c to d e te rm in a n te da aposentao: a) O vencim ento que aufere; e b) Os suplementos certos de carcter permanentes referidos no n. 2 do artigo 3 do presente Regulamento. 2. O clculo da penso do funcionrio ou agente do Estado, que no m om ento da aposentao se encontre em regim e de destacam ento ou com isso de servio h mais de dois anos, tem com o base o vencim ento auferido em regim e de destacam ento ou com isso de servio, salvo se o funcionrio preferir que o clculo da penso tom e com o base a sua situao no quadro de orrgem. 3. Quando o tem po de servio em regim e de destacam ento ou com isso de servio seja inferior a dois anos, o clculo da penso tem com base a m dia aritm tica das rem uneraes auferidas pelo respectivo funcionrio ou agente do Estado nos ltimos dois anos. 4. Sem p re ju z o do d isp o sto no a rtig o 4 do p re se n te Regulam ento, para o funcionrio ou agente do Estado que se beneficie da prorrogao do tem po de servio ou de limite de idade, o facto determ inante a ocorrncia da cessao da relao de trabalho aps a prorrogao. 5. N os casos de aposentao extraordinria do funcionrio ou a g e n te do E stad o em S e rv io M ilita r O b rig a t rio , a d e te rm in a o da p enso tem com o base as rem uneraes correspondentes carreira que esse funcionrio ou agente do Estado ostente no respectivo quadro de pessoal de origem. Artigo 8
Abono da penso

Efeitos da verificao do facto determinante

1. Verificado o facto determinante os responsveis pela gesto dos recursos hum anos devem , de im ediato, com unicar tal facto ao respectivo funcionrio ou agente do Estdo e proceder instruo do correspondente processo de aposentao, nos term os do artigo 5 do presente Regulamento. 2. A partir do ms seguinte ao da com unicao ou verificao do facto determ inante da aposentao, o funcionrio ou agente do Estado; a) b) c) d) Interrom pe a contagem de tem po; Cessa de efectuar os descontos para aposentao; Deixa de receber rem unerao; Passa a auferir um subsdio igual ao ltim o vencim ento e resp ec tiv o s suplem entos que sejam ap licveis, durante seis m eses prorrogveis at um ano.
A r t ig o 5

instruo do processo

1. Para instruo do processo, o funcionrio ou agente do E stad o d eve a p re se n ta r, d e n tro do p ra z o de seis m eses, prorrogveis at um ano por m otivo devidam ente justificado, contados a partir da data do conhecim ento do facto determinante da aposentao, os seguintes documentos: a) C ertido ou fotocpia autenticada pelos servios, do docum ento com provativo da verificao do facto determ inante da aposentao; b ) D ip lo m a de p ro v im e n to c o m p ro v a tiv o da ltim a categoria ou funo exercida; c) Ordem de servio ou docum ento equiparado, no caso de e m p re s a s do E s ta d o , in te r v e n c io n a d a s ou participadas; d ) Sendo exactor de Fazenda, o docum ento dem onstrativo de que se encontra quite com o Estado; e) C ertido de efectividade ou despacho de contagem de tem po publicado no Boletim da Repblica. 2. Para alm dos docum entos previstos no nm ero anterior, o funcionrio ou agente do Estado deve juntar: a) Fotocpia autenticada do Bilhete de Identidade; b) D eclarao em itida pelos respectivos servios relativa s rem uneraes pagas at a data de verificao do facto determ inante da aposentao.

A penso da aposentao abonada a partir da data da sua publicao em Boletim da Repblica e constitui encargo de verba prpria inscrita no oram ento do Estado.
seco

III

Aposentao por incapacidade e extraordinria

A rih .o 9
Aposentao por incapacidade

aplicvel aposentao por incapacidade o disposto nos n. 2 e 3 do artigo 10 e no artigo 11 do presente Regulamento. * A rtigo 10
Aposentao extraordinria I . Confere direito aposentao extraordinria a incapacidade resultante de acidente ocorrjdo em servio ou doena grave e incurvel contrada em virtude ou em conexo com as funes exercidas.

12 DE AGOSTO DE 2010
2. O tem po de servio para os casos a que alude o nmero anterior considera-se equivalente a trinta e cinco anos, quando a desvalorizao da capacidade gera! de ganbo seja de cem por cento. 3. Quando a desvalorizao sofrida na capacidade geral de ganho fr parcial e o funcionrio opte pela aposentao, a penso igual som a das parcelas previstas no n. 2 do artigo 161 do EGFAE. A rtigo 11
Facto determinante
A r t ig o

178(3)
14

Tempo de servio nas empresas do Estado

1. So determ inantes da aposentao por incapacidade ou extraordinria: a) O despacho que confirm e o parecer da incapacidade hom ologado pela Junta N acional de Sade; ou b) O despacho de desligao pelo qual se reconhece o direito a aposentao, quando requerida. 2. O sim p les p a rec er da in cap acid ad e dado p ela Junta N a c io n a l dc S a d e no c o n stitu i fa cto d e te rm in a n te da a p o s e n ta o , d e v e n d o s e r h o m o lo g a d o p e la e n tid a d e com petente. CAPITU LO U
D o te m p o d e s e rv i o

1. O tem po de servio prestado nas em presas estatais ou intervencionadas, antes de 20 de M aio de 1987, por trabalhador que tenha transitado para o aparelho do Estado conta com p tem po de servio prestado ao Estado, desde que tenha satisfeito ou satisfaa os respectivos encargos. 2. O tem po de servio prestado por trabalhador em empresas do E stad o cu jo regim e de ap o se n ta o a p licv el o dos fu n c io n rio s e a g e n te s do E sta d o c o n ta p a ra e fe ito s de aposentao, desde que assim o requeira juntando a respectiva certido de efectividade em itida pela empresa. 3. O disposto no nm ero anterior aplica-se igualmente aos trabalhadores da Banca estatal integrados no aparelho do Estado com o funcionrios ou agentes do Estado por interesse deste.
A r t ig o

15

Restrio da contagem de tempo

O tem po de servio referido no artigo anterior limitado ao necessrio para aquisio do direito aposentao.
A r t ig o 6

Acrscimos ao tempo de servio

1. O tem po de servio para efeitos de aposentao beneficia dos seguintes acrscim os: a) 100%, para os C om batentes da L uta de Libertao Nacional, correspondente ao perodo de engajam ento at 7 de Setem bro de 1974; b) 30% , para os funcionrios e agentes do Estado do nvel superior, afecto nos distritos de nvel 3 por um perodo igual ou superior a sete anos; c) 30%, para os flincionrios e agentes do Estado em servio em zonas infectadas por doenas de sono, nos termos a definir por diplom a conjunto dos M inistros que superintendem as reas da Sade, Finanas e Funo Pblica. 2. O previsto no nm ero anterior no prejudica os direitos adquiridos ao abrigo de legislao especfica.
A r t ig o

SKCO 1
Tempo de servio, restries, limites e acrscimos

A rtigo 12
Tempo de servio

1. Para efeitos de aposentao contado todo o tem po de servio relativam ente ao qual o funcionrio ou agente do Estado tenha satisfeito ou esteja a satisfazer os encargos respectivos. 2. O tem po de servio a considerar para fixao da-penso de aposentao no pode ser inferior a quinze anos, podendo o funcionrio ou agente do Estado a quem tenha sido comunicado o facto determ inante da sua aposentao satisfazer os encargos relativos ao tempo.em falta para com pletar aquele tempo mnimo de servio exigido. 3. O tem po em que o funcionrio ou agente do Estado s encontrar em algum a situao que no lhe confira o direito a re c e b e r a to ta lid a d e do seu v e n c im e n to e re s p e c tiv o s suplem entos sempre contado para efeito de aposentao, desde que para tal aquele tenha satisfeito ou satisfaa os respectivos encargos devidos: 4. O tempo prestado em Servio M ilitar Obrigatrio contado para efeitos de aposentao, isento da satisfao dos respectivos encargos. 5. O tem po prestado em Servio M ilitar Colonial contado para efeitos de aposentao, desde que o funcionrio satisfaa ou venha a satisfazer os respectivos encargos. 6. igualmente contado para efeitos de aposentao o tem po que, em virtude de legislao especfica ou de sentena proferida por tribunal com petente, assim seja determinado. A rtigo 13
Tempo na Luta de Libertao Nacional

17

Limite da contagem de tempo

Para efeitos de clculo e fixao da penso de aposentao considera-se apenas o nm ero de anos completos nos termos do n. 1 do artigo 2 do presente Regulamento.
A r t ig o

18

Tempo de servio no contvel

O tem po que a lei especialm ente declare no se considerar tem po de servio para efeitos de aposentao no pode ser includo na contagem do tem po de servio.
SEC O II

Prorrogao dos limites de tempo de servio e de idade


A r t ig o 19

Prorrogao do limite do tempo de servio

O tem po de engajam ento na Luta de Libertao Nacional e o de priso por actividades nacionalistas contam para efeitos de a p o se n ta o , sem a e x ig n cia de sa tisfa o de q u a isq u er encargos at 7 de Setem bro de 1974.

1. Para efeitos de aposentao obrigatoria, o limite de tempo de servio de 35 anos de servio efectivo. 2. A prorrogao do limite do tem po de servio prevista no n. 2 do artigo 142 do EGFAE pode ser concedida at ao mximo de 5 anos, desde que haja interesse do servio e anuncia do funcionrio ou agente do Estado que tenha atingido o limite de tem po de servio a prorrogar.

178 (4 )

! SRIE --- NMERO 32


A r t ig o

20

c) C ertido de efectividade em itida pelo M inistrio que superintende a rea das Finanas ou pela respectiva D ireco Provincial; d) M apa de clculos de contagem de tem po; e e) D espacho de contagem de tempo. 2. O s funcionrios ou agentes do E stado j desligados do

Prorrogao do lim ite de idade

1. A prorrogao anual do lim ite de idade prevista no n. 2 do artigo 143 do EG FA E deve ser concedida at ao m xim o de 5 a n o s, d e s d e q u e h a ja in te re s s e d o s e rv i o , a n u n c ia do funcionrio ou agente do E stado que tenha atingido o lim ite de idade a prorrogar e m ediante parecer favorvel da Junta de Sade. 2. C aso o tem po de servio p restado pelo funcionrio ou agente do E stado seja inferior a 35 anos, o tem po de prorrogao adicionado para efeitos de aposentao, at concorrncia do lim ite do tem po de servio, m ediante a satisfao dos respectivos encargos.
S E C O III

servio para efeitos de aposentao, para alm dos docum entos p re v is to s no n m ero a n te rio r, dev em ju n ta r o re sp e c tiv o d e s p a c h o ou c o m u n ic a o d o fa c to d e te r m in a n te da a posentao.
S EC O V

Encargos Competncia e mtodo de contagem


A
r t ig o

21

A rtig o

25

Competncia de contagem de tempo de servio

Encargos sobre o tempo no descontado

1. C om pete a cada rgo central, provincial ou distrital do aparelho do E stado proceder eontagem de tem po para efeitos de aposentao, rem etendo os respectivos despachos em itidos ao M inistrio que superintende a rea das finanas ou respectiva D ireco Provincial. 2 . C o m p ete ao M in istrio q u e su p e rin te n d e a rea das Finanas ou s respectivas D ireces Provinciais: a) Em itir certides de efectividade; b) R everificar os despachos das contagens de tem po de servio em itidos nos term os do nm ero anterior; e c) F ixar encargos do tem po relativam ente ao qual no tenham sido efectuados os correspondentes descontos para efeitos de aposentao.
A r r ic o 2 2

1. Os encargos correspondentes ao tem po de servio que, por qualquer m otivo, no tiver sido oportunam ente contado podem ser satisfeitos directam ente e a,p ro n to pelo interessado ou por m eio de desco n to nas resp ectiv as rem u n era es ou penses auferidas no m om ento ou aps o pedido de contagem de tem po, no podendo, neste caso, o fraccionam ento ser superior a cento e vinte prestaes m ensais seguidas. 2. Sendo a prestao de quantitativo superior quota norm al de desconto para a com pensao de aposentao do interessado, perm itido um nm ero m aior de prestaes de m ontante pelo m enos igual a essa m esm a quota. 3. N o caso do funcionrio ou agente do E stado j se encontrar d e s lig a d o d o s e r v i o p a ra e f e ito s de a p o s e n ta o , as im portncias em dvida so descontadas na prim eira penso que lhe fr abonada ou nas penses seguintes at perfazer o total devido, mas, salvo pedido expresso de m aior desconto, este no pode exceder 15% da im portncia da penso m ensal. 4 .-Os encargos a que se refere o presente artigo so calculados sobre a rem unerao actual da categoria ou funo em relao s quais requerida a contagem de tem po. 5. C aso a categoria ou funo em relao qual requerida a fixao de encargos tenha sido extinta, considerada para este efeito, a rem unerao da categoria ou funo equiparada e, se no existir, a rem unerao efectivam ente recebida no perodo em questo. 6. F ix a d o s o s e n c a rg o s re la tiv o s ao te m p o em que o fu n c io n r io ou a g e n te do E sta d o n o d e s c o n to u p a ra aaposentao, o referido tem po considerado para o clculo da penso de aposentao, quando se trate de funcionrio ou agente do E stado j desligado do servio ou requerente da penso de sobrevivncia.
A r t ig o

Mtodo de contagem de tempo de servio

O clculo do tem po de servio deve obedecer s seguintes regras: a) A puram ento do nm ero de anos com pletos d servio; b) D eterm inao do nm ero de m eses com pletos em falta para com pletar o respectivo ano de servio; c) Clculo do nm ero dos m eses com pletos do ltim o ano de efectividade; d) A puram ento do nm ero de dias em falta para com pletar o m s de adm isso; e) Som a dos dias apurados na alnea anterior, aos dias efectivos do ltim o m s de efectividade; / ) Som a dos dias, m eses e os anos, para apurar o tem po total.
SKCQ. IV

Prova e processo de contagem


A r t ig o 2 3

Prova da contagem de tempo

O tem po de servio deve ser com provado por m eio de certido de efectividade, em itida pela entidade com petente referida no n. 2 do artigo 2 1 do presente Regulam ento ou por despacho de contagem de tem po, publicado no Boletim da Repblica.
A r t ig o 2 4

26

Iseno de encargos

E st is e n to de s a tis fa o de e n c a rg o p a ra e fe ito s de aposentao o tem po no descontado referente a: a) T em po de engajam ento na Lta de L ibertao N acional, at, 7 de Setem bro de 1974; b) T em po de cum prim ento do Servio M ilitar O brigatrio; e c) O utro tem po que, por determ inao legal, tiver sido ou fr isento de satisfao de encargos.

Processo de reverificao

1. Para efeitos de reverificao da contagem de tem po, o respectivo processo constitui-se da seguinte docum entao: a) Requerim ento do interessado, dirigido entidade com com petncia para o nom ear; b) F otocpia autenticada do bilhete de identidade;

12 DE AGOSTO DE 2010
CAPTULQIJI c) Com provativo de parentesco, atrvs de:

178(5)

Da penso de sobrevivncia
SKCOI Direito e atribuio cfa penso
A r t ig o

27

Direito penso

1. Por morte do funcionrio ou agente do Estado com direito aposentao ou que tenha prestado pelo m enos cinco anos de servio, ou que tenha j a p o se n ta d o 'e atribuda um a penso de sobrevivncia aos seus herdeiros, a requerim ento destes. 2. Consideram -se herdeiros para efeitos deste Regulamento: a) O cnjuge sobrevivo, incluindo os casos de unio de facto; b) Os cnjuges divorciados ou separados judicialm ente de pessoas, e bens, c o m .b e n e fc io de p en so de alim entos fixada ou hom ologada judicialm ente; c) Os filhos ou adoptadqS solteiros, m enores de 18 anos o, sendo estudantes, at 22 ou 25 anos, quando frequentem com aproveitam ento, respectivam ente, o ensino mdio, superior ou equiparado e os que sofram de incapacidade total e perm anente para o trabalho, bem com o os nascituros. 3. Os netos podem ser herdeiros desde que se verifiquem as condies estabelecidas na alnea c) do nm ero anterior e que sejam: a) rfos de pai e me; b) rfos de pai e cuja m.no tenha meios para prover o seu sustento; c) rfos de me cujo pai sofra de incapacidade permanente c total para o trabalho; d) A queles cujos pais sb encontrem ausentes em parte incerta e no provejam o seu sustento. 4. .Os ascendentes que viviam a exclusivo cargo do falecido funcionrio ou agente do Estado quando os seus rendim entos n o u ltra p a s s e m o sa l rio mnVno, p o d e m tam b m ser considerados herdeiros.
A r t ig o

i. Certido de casamento, tratando-se de cnjuge; ii. Docum ento a certificar a situao de unio de facto; //7. Certido de nascim ento, tratando-se de filho; iv, Certido de nascim ento do funcionrio, para o caso de ascendentes; v. Declarao dos servios, nos casos em que a prova de p a ren tesco conste do re sp ec tiv o processo individual. d) C o n tag e m de tem p* de se rv i o ou c e rtid o de efectividade no caso em que o funcionrio ou agente do E stad o fa le cid o se e n co n tra em situ a o de a c tiv id a d e ou in a c tiv id a d e , com d ire ito aposentao; e) D ocum ento co m provativo de incapacidade total e perm anente para o trabalho em itido pela Junta de Sade, nos casos de filhos solteiros, adoptados, m aiores de 18 anos, quando incapazes; f ) D ocum ento-com provativo de frequncia do ensino m dio ou superior, respectivam ente, passado pelo estabelecim ento de ensino que frequentam, para os filhos solteiros, incluindo os adoptados, m aiores de 18 at 2 2 anos e 2 5 anos.
2 . Para o caso dos ascendentes: o docum ento com provativo de que viviam a cargo e xclusivo do funcionrio falecido, passado pela com petente autoridade adm inistrativa. 3. Para o caso dos netos:

28

Atribuio e redistribuio

1. A penso de sobrevivncia atribuda ao cnjuge ou ao u nido de facto sob rev iv o , quando os h e rd eiro s vivam na dependncia deste. 2. No se observando o requisito do nmero anterior, a penso d istrib u d a p re fe re n c ia lm e n te n o s term o s da ordem de sucessveis, prevista no artigo 2133 do Cdigo Civil. 3. A qualidade de pensionista extingue-se pela celebrao de novas npcias pelo cnjuge sob rev iv o , pela perda dos requisitos referidos no artigo 163 do EGFA E ou pela m orte do pensionista. 4. A extino da qualidade de pensionista em relao a algum dos beneficirios determ ina um nova distribuio da totalidade da penso pelos restantes.
SECO II

a ) Certido de bito do pai e da me; ou b) Certido do bito do pai e documento com provativo de que a m e no possui m eios para prover ao seu sustento; ou c) Certido de bito da me, e documento comprovativo de que o pai sofre de incapacidade total e permanente para o trabalho, passado pela Junta de Sade; ou d) D ocum ento com provativo, passado pela autoridade a d m in is tr a tiv a c o m p e te n te , de que os p a is se encontram ausentes em parte incerta e no provm o seu sustento. N o caso de estes descendentes terem idade superior a 18 anos, deve ser feita igualmente a com provao da frequncia escolar referida na alnea f ) do n. 1 do presente artigo. 4. P a ra o c a s o do C n ju g e d iv o rc ia d o ou s e p a ra a o judicialm ente de pessoas e bens com benefcio da penso de alim entos: a) Certido de divrcio ou de separao judicial; b) Docum ento judicial com provativo de que beneficia de penso de alimentos.
A r t ig o 3 0

Prazo do processo

Processo e prazo
A rtig o 29

O prazo para apresentao do processo de cento e oitenta dias contados desde a data do falecim ento do funcionrio ou agente do Estado.
SECO III Clculo, encargo e pagamento
A r t ig o 31

Processo

O processo para atribuio da penso de sobrevivncia instrudo com os seguintes documentos: 1. Com uns a todos os casos: a) Requerim ento; b) Certido de bito;

Clculo da penso

1. O montante da penso de sobrevivncia fixado em 7 5 % da penso de aposentao que corresponderia ao tem po de servio

178(6)
efectivam ente prestado e sujeito aos respectivos descontos, com excepo da aposentao extraordinria referida no artigo 10 do presente Regulam ento. 2. C om pete ao M inistro que su p e rin te n d ed rea das Finanas autorizar a fixao da penso de sobrevivncia.
A
r t ig o

I SRIE NMERO 32
3. O s M inistros que superintendem as reas da Funo Pblica e das Finanas fixani, em despacho conjunto, o conceito e os lim ites m xim os dos rendim entos ou proventos referidos no nm ero anterior. A
r t ig o

36

32

Desaparecim ento

Encargo da penso de sobrevivncia

A penso co n stitu i en carg o da v e r^ a p r p ria in scrita no O ram ento do E stado p a ra as penses de sobrevivncia, aps a sua incluso na respectiva lista de pensionistas.
A
r t ig o

33

Pagamento da penso

1. A penso paga com efeitos a partir do m s seguinte ao do falecim ento do funcionrio ou agente do E stado a favor dos herdeiros que a requererem . 2. N o se n d o c u m p rid o o p ra zo fix ad o no artig o 30 do presente R egulam ento, a penso paga a p artir do m s seguinte ao da en tra d a do processo no M inistrio que superintende a rea das Finanas ou na respectiva D ireco Provincial. 3. O correndo a redistribuio o pagam ento da quota-parte devida a cada beneficirio efectua-se a partir do m s seguinte ao da data do requerim ento ou do conhecim ento oficioso do facto determ inante da redistribuio. CAPTU LO IV

1. O desaparecim ento do-feneionrio ou agente do E stado em cam panhas o u em actos com estes relacionados d origem a que seja lavrado auto de notcias pelo respectivo superior hierrquico ou autoridade adm inistrativa local, que servir de fundam ento a inqurito. 2. O inqurito iniciado at trinta dias a contar do auto de notcia e instrudo pela autoridade adm inistrativa do local onde se presum e que tenha ocorrido o desaparecim ento e dele constam obrigatoriam ente as circunstncias de tem po,,m odo e lugar do evento, devendo ficar concludo no prazo m xim o de trinta dias. 3 . N a instruo do inqurito so utilizados todos os m eios de prova para apurar o desaparecim ento. 4. A deciso sobre o desaparecim ento emitida, para os rgos centrais, pelo d irig en te resp ectiv o do a p arelh o de E stado e G overnador Provincial, pra os rgos provinciais, at trinta dias aps a data de entrada do relatrio do inqurito.

seo II
Processo e prazo de constituio
A
r t ig o 3 7

Pa Penso de Sangue
SECO I
Direito e titularidade da penso
A r t ig o 3 4

Processo

1. 0 processo para atribuio da penso de sangue constitui-se de: a) R equerim ento dos interessados; b) D ocum ento com provativo do parentesco com o falecido ou desaparecido; c) C ertido de bito; d ) A te s ta d o c o m p ro v a tiv o de q u e o in te re s s a d o se e n c o n tr a v a a c a rg o do fa le c id o , p a s s a d o p e la autoridade adm inistrativa com petente; e) O u tro s d o c u m e n to s c o m p ro v a tiv o s dos fa cto s que fundam entam o pedido. 2. A petio e os docum entos referidos no nm ero anterior so entregues no servio a que o falecido pertencia. 3 . A certido de bito deve m encionar a doena que vitim ou o funcjonrio ou agente do. E stado e, no caso de esta no figurar no boletim de bito em itido pelo m dico que o verificou, devem os interessados apresentar atestado passado peio m dico ou pelos m dicos que trataram o falecido, do qual conste a doena ou circunstncia de que foi tratado e que o vitim ou. 4. O processo e os docum entos necessrios para o instruir, incluindo certides de casam ento, nascim ento e de bito, so gratuitos. 5 ., Q uando os docum entos exigidos constem do processo individual do falecido, a. prova dos factos deve ser feita por inform ao dos servios. 6. A s entidades responsvejs pela em isso dos docum entos re fe rid o s no n. 1 do p re sen te artig o devem fa cilitar a sua aquisio para instruo dos processos e os servios logo que ten h a m c o n h e c im e n to do fa le c im e n to ou d e c is o so b re o desaparecim ento do funeionrio ou agente d o Estado, devem o r i e n t a r o s p r e s u m v e is t i t u l a r e s do. d i r e ito p e n s o relativam ente aos actos a praticar.

Direito penso de sangue

1 .0 direito p e n s o de sangue constitui-se quando se verifica o falecim ento de funcionrio ou agente do Estado cuja m orte resulte de: a) F erim ento ou acidente o c o rrid o em servio ou em c o n s e q u n c ia do d e se m p e n h o d o s se u s d e v e re s profissionais; b) N o c o m b a te a q u a is q u e r e p id em ias, de m o l s tia infecciosa, quando resultante de doena contrada no exerccio das suas actividades profissionais ou em contacto com m atrias txicas, bacteriolgicas, desinfectantes, radioactivas e ionizantes quando em servio. 2. T ra ta m e n to id n tic o a o d o fa le c im e n to d a d o a o d e sa p a re c im e n to do fu n c io n rio ou a g en te do E stad o em cam panhas ou em actos com estes relacionados. 3. A penso de sangue igualm ente atribuda aos herdeiros do funcionrio ou agente do Estado, desaparecido em com bate ou em actos com este relacionados.
A
r t ig o

35

Titularidade do direito

1. titularidade do direito penso de sangue aplicvel o disposto no artigo 27 do presente Regulam ento. 2. O s ascendentes consideram -se estando a exclusivo cargo do falecido quando no possuam , p or si ou pelo seu cnjuge, re n d im e n to s su fic ie n te s p a ra p ro v e r a sua su b s is t n c ia e, c u m u la tiv a m e n te , s e n d o d o s e x o m a s c u lin o , s o fra m de incapacidade perm anente absoluta para o trabalho ou tenham m ais.de 65 anos de idade.

12 DE AGOSTO DE 2010
A r t ig o 3 8

178(7)
c o r re s p o n d e n te e, em s e g u id a , re a ju s ta d o o r e s p e c tiv o quantitativo g lo b al b redistribudo de acordo com o n.2 do artigo 42 do presente Regulam ento. 3. O novo valor da penso vence a partir do m s seguinte ao do conhecim ento do facto determ inante da redistribuio sendo, todavia, abonada na totalidade ao beneficirio do direito extinto ou aos seus herdeiros a penso correspondente ao m s em curso e na data em que ocorrer-o conhecim ento do facto determ inante da redistribuio. 4. Pode(m >ser representante(s) dos filhos que tenham direito penso: a) Pessoa que tiver o poder de representao legal; b) A me binuba, enquanto tiver a adm inistrao dos bens dos filhos m enores; c) A me solteira, com os filhos a seu cargo. A rtigo 42
Concorrncia de beneficirios

Trm ites processuais

1. O s processos devem ser rem etidos ao dirigente do rgo c en tral ou g o v e rn ad o r p ro v in cial dev id am en te in stru d o s e inform ados quanto aos factos que originam o direito penso, a satisfao dos requisitos para sua atribuio, os seus beneficirios c o respectivo m ontante. 2. O dirigente decide se o falecim ento ou o desaparecim ento ocor/eu nas circunstncias previstas no artigo 34 do presente R egulam ento. 3. Em caso de d v id a p o d e o d irig e n te d e te rm in a r as diligncias necessrias ao seu esclarecim ento,, nom eadam ente consultar a Junta de Sade acerca da doena que vitim ou o falecido, e as causas e circunstncias que possam ter ocorrido para o. seu agravam ento. 4. Proferida a deciso pelo dirigente do rgo central e aps os averbam entos e assentam entos que devam ter lugar por parte da direco com petente, o processo c enviado ao rgo que superintende a rea de finanas para deciso final.
A
r t ig o

1. Sem prejuzo do disposto no artigo anterior, concorrendo vrios beneficirios, so aplicveis, na diviso da penso, as seguintes regras: a) Se concorrerem entre si apenas herdeiros includos nas alneas a) e b), ou s herdeiros m encionados na alnea c), ou som ente os abrangidos pelo n. 4, todos do n. 2 do artigo 163 do EG FA E, a penso dividida por todos, em partes iguais; b) Se concorrerem apenas os herdeiros referidos no n. 3 daquele preceito, a penso dividida em tantas partes iguais quantos forem os filhos representados pelos seus netos, subdividindo-se pelos referidos netos o que corresponder a cada parte; c) Se concorrerem herdeiros includos nas alneas a) ou b), com herdeiros abrangidos na alnea c), todas do n. 2 do artigo 163 do EGFA E, a penso divide-se em duas partes iguais, cabendo um a aos herdeiros das alneas a) ou b) e a outra aos restantes. 2. As duas m etades da penso a que se refere a alnea c) do nm ero anterior so subdivididas nos term os das alneas a) e b) do m esm o nm ero, entre os herdeiros que concorram a cada um a delas.
SEC O I V

39

Prazo de apresentao

1. O prazo para apresentao do pedido de constituio da penso de sangue de .vinte e quatro m eses contados a partir da data da m orte ou da deciso do desaparecim ento do respectivo funcionrio ou agente do listado. 2. O p e d id o p ode ser a p re se n ta d o a todo o tem po se o requerente fr vivo, no souber ler e escrever, desde que no tenha, entretanto, contrado novas npc ias ou constitudo unio de facto. 3. Relativam ente ao disposto no nm ero anterior, a penso vence a partir da data do despacho de concesso da penso. 4. Q uando a petio se m ostre deficientem ente instruda e tal facto no poder ser suprido o ficiosam ente pelos servios, o in te ressa d o deve c o m p let-la com 1 os elem entos que forem solicitados e no prazo que lhe fr fixado. 5. O prazo-fixado no n. 1 no se aplica quando se trate de m enores e incapazes enquanto d urar a sua incapacidade ou m enoridade e no tiverem quem os represente.
A r t ig o 4 0

Valor, incio do abono e encargo

Prazo de deciso

A ru g o 3
Valor da penso

1. O prazo para deciso, dos pedidos de sessenta dias a co n ta r da data da re cep o do p ro c esso no M inistrio que superintende a rea das finanas. 2. C oncedida a penso, procede-se tanto com unicao do respectivo despacho aos beneficirios, com o aos assentam entos que devem ter lugar, no d e pendendo a efectivao do seu pagam ento de qualquer outra form alidade.
su co

O valo r da penso de valo r correspondente a 100% da rem uneraq a que o funcionrio ou agente do E stado tinha d ireito data do facto que a determ ine, adicionado de um a im p o rtn cia fixa p o r cada b e n efici rio p ara alm de um , a estabelecer por despacho do M inistro que superintende a rea das Finanas. ' A riigo 44
Incio do abono da penso

111

Atribuio e redistribuio da penso


A r i ' i g o 41

Atribuio, redistribuio e representao

1. Sem prejuzo do disposto no nm ero seguinte, a atribuio e redistribuio da penso de sangue esto sujeitas ao processo previsto nos n.s 1 e 3 do artigo 37 do presente Regulam ento. 2. S ern p re q u e q u a lq u e r b e n e fic i rio p e rca o d ire ito respectiva quota-parte da penso, a im portncia fixa que, nos term os do artigo 43, tiver sido acrescida anulada na parte

!. A penso com ea a vencer com efeitos a partir do dia segi ii,He ao da v e r if ic a o d o fa c to q u e a d e te rm in e ou do ".eu conhecim ento, mas em nenhum caso sero abonadas pen:-;es para alm dos doze m eses anteriores entrega da petio. 2. A lim itao estabelecida no nm ero anterior no se aplica aos m enores, aos interditos e aos m aiores privados de razo, enquanto durar sua m enoridade ou incapacidade e no tiverem quem os represente.

178 (8)

I SRIE NMERO 32
A rtig o 45 A r t ig o 5 3

Encargo da penso de sangue


A penso de sangue constitui encargo da verba prpria inscrita no Oram ento do Estado-para a pens de sangue.
SEG O V

Organizao do processo

Falsas declaraes, penhora e extino do direito


A rtig o 4 6

Falsas declaraes
Os peticionrios que prestarem falsas declaraes, bem como as autoridades, funcionrios e agentes que subscreverem as re sp ec tiv a s co n firm a es so so lid ariam en te re sp o n sv eis perante o Estado pela reposio das importncias indevidamente liquidadas, sem prejuzo da correspondente responsabilidade crim inal e disciplinar que lhes couber. ARriGo47

1. A proposta para instruo pode partir da unidade m ilitar ou p aram ilitarem que se encontre ou se encontrava incorporado ou adstrito o funcionrio ou agente que tiver prestado os servios ou de qualquer entidade que tome conhecim ento dos actos ou factos em qu se fundamente a proposta. 2. O processo da penso sem pre organizado por iniciativa do Governo, no M inistrio ao qual, consoante a natureza do acto p ra tica d o ou a situ ao do fu n cio n rio ou agente, a iniciativa deva partir. 3. D processo devem obrigatoriam ente constar: a) R elatrios elaborados sobre os actos ou factos que informam a proposta, os autos que sobre a ocorrncia se tenham instaurado, bem 'com o quaisquer outros docum entos que possam perm itir a reconstituio dos actos ou factos relatados e dem ais circunstncias relevantes; b ) O apuram ento da verdade quanto aos factos relatados, a verificao do seu enquadram ento no artigo 4 9 do presente R egulam ento e a certificao de que os po ten ciais ben eficirio s renem os requisitos de habilitao exigidos para atribuio da pnso.
A r t ig o 5 4

Penhora da penso
A penso de sangue s pode ser penhorada nos term os estab e le c id o s na lei do processo civil sobre a penhora de rem uneraes.
A rtig o 48

Extino do direito
Sem p rejuzo do que a lei dispe sobre os herdeiros, a qualidade de pensionista extingue-se: a) Com a m orte do pensionista; b) Quando deixe de se verificar qualquer dos requisitos condicionantes da atribuio do direito a penso; c) Por renncia do direito a penso.

Deciso e execuo

CAPTULO V

Penso por servios excepcionais prestados ao pas


A rtig o 4 9

1. A penso por servios excepcionais e relevantes prestados ao pas atribuda por Resoluo do Conselho de Ministros. 2 Com pete ao M inistro que superintende a rea das Finanas a apresentao do processo ao Conselho de Ministros, precedido de pareceres que devem ser obtids ou de outras diligncias em preendidas para com pletar a instruo. 3. P u b lic a d a a R e so lu o de c o n c e ss o in sc rev e -se o beneficirio em lista e inicia-se, sem mais formalidades, o abono da penso.
A r ig o 55

Direito penso
D direito penso por servios excepcionais e relevantes prestados ao Pas a prtica, por funcionrio ou agente do Estado, de feito de valor ou acto herico em cam po de batalha, actos de abnegao e coragem cvica ou altos e prestigiosos servios hum anidade ou Ptria.
A rtig o 50

Encargos
A penso por servios excepcionais e relevantes prestados ao pas constitui encargo de verba prpria inscrita no Oram ento do Estado.
A
r t ig o

56

Penhor da penso

Beneficirio do direito
A penso por servios excepcionais e relevantes prestados ao Pas constitui-se a favor do funcionrio ou agente do Estado ou seus herdeiros definidos nos term os do artigo 27 do presente Regulam ento.
A r t ig o 51

A penso por servios excepcionais e relevantes prestados ao pas, s pode ser penhorada nos term os estabelecidos na lei do processo civil sobre a penhora de rem uneraes.
A r t ig o 5 7

Extino do direito

1. A qualidade de pensionista extingue-se: a) Com a m orte do pensionista; b) Quando deixe de se verificar qualquer dos requisitos condicionantes da atribuio do direito a penso; c) Por rennia do direito penso; d) P o r c o n d e n a o do p e n s io n is ta em p e n a m a io r e s ta b e le c id a na lei p e n a l, ou a in d a em p e n a correccional por crime desonroso. 2 . A pronncia por crime a que corresponda alguma das penas previstas na alnea d) do nm ero anterior implica a suspenso do pagam ento da penso.

Valor da penso
O valor da penso corresponde a 100% das rem uneraes a que o funcionrio ou agente do Estado auferia data do facto que a origina.
A r t ig o 5 2

Incio do pagamento
A penso paga com efeitos a partir da data da respectiva Resoluo que a concede, salvo quando de outro modo nela expressam ente se determine.

12 DE AGOSTO DE 2010
3. A condenao em pena de suspenso dos direitos polticos im plica perda da penso, m as s durante o perodo em que aquela durar. 4. A unio de facto produz os m esmos efeitos que o casam ento, sem pre que a verificao deste ltim o seja causa de extino do direito.
A r t ig o

178(9)
62

Encargos

O encargo com o subsdio po r m orte corre por conta da verba que suportar as rem uneraes ou penses.
A r t ig o

CAPTULO VI
Do subsdio por morte
A
r t ig

63

Falsas declaraes

58

Constituio do direito

1. As pessoas de fam lia a cargo do funcionrio ou agente do E stado tm d ireito a receb er um subsdio, p o r m orte deste, equivalente a seis m eses das rem uneraes prprias do cargo ou funo que exercia aquando do seu falecim ento, para alm do vencim ento e outros suplem entos po r inteiro do m s em que ocorrer o bito. 2. O disposto no nm ero anterior extensivo aos fam iliares dos funcionrios ou agentes do E stado aposentados assim que estes tiverem falecido.
A r t ig o 5 9

Os peticionrios que prestarem falsas declaraes, bem como as a u to rid ad es, fu n cio n rio s e agentes que subscreverem as re sp e c tiv a s c o n firm a e s so so lid a ria m e n te re sp o n s v eis perante o E stado pela reposio das im portncias indevidam ente liquidadas, sem prejuzo da correspondente responsabilidade crim inal e disciplinar que lhes couber.
A
r t ig o

64

Inalienabiiidade e im penhorabilidade

O subsdio por m orte inalienvel e im penhorvel. C A PTU LO V I

Da prova de vida, caducidade e prescrio


A r t ig o

Abono do subsdio

65

1. O subsdio por m orte abonado a pessoa da fam lia a cargo do funcionrio ou agente do E stado previam ente indicada por ele em declarao depositada nos respectivos servios. 2. Na falta, extravio ou inoperncia de tal declarao liquida-se o subsdio de acordo com a seguinte ordem de precedncia: a) Ao cnjuge sobrevivo,, se no houver separao judicial ou de facto, incluindo os casos de unio de facto; b) A o m ais velho dos descendentes em linha recta do grau m ais prxim o; c) A um dos ascendentes em linha recta do grau m ais prxim o. 3. N o caso de falecim ento de funcionrio ou agente polgam o o su b sd io p o r m orte atrib u d o ao c njuge indicado pelo conselho de fam lia. 4. A indicao referida no nm ero anterior deve ser atravs de declarao escrita, confirm ada pela autoridade adm inistrativa do local de residncia do funcionrio cm agente falecido. 5. C o r is id e ra - s e q u e um a s c e n d e n te e s t a c a rg o do funcionrio Ou agente do E stado quando vive em com unho de m esa e habitao, ou quando o funcionrio ou agente de qualquer form a contribua para o seu sustento.
A r t ig o 6 0

Prestao da prova de vida

1. A n u a lm e n te o p e n s io n is ta do E stad o dev e p re sta r a respectiva prova de vida, de acordo com norm as e procedim entos estabelecidas pelo M inistro que superintende a rea das Finanas. 2. Q uando a frequncia escolar seja requisito de habilitao da penso, os beneficirios devem apresentar no acto da prova d e v id a o .n e c e s s r io c o m p r o v a tiv o , e m itid o p e lo estabelecim ento de ensino que frequentam .
A
r t ig o

66

Efeitos da falta da prova de vida

A falta de prestao de prova de vida pelo pensionista, no p e ro d o ou p ra zo fixado, im plica a su sp en so im ediata do pagam ento da respectiva penso ou subsdio.
A
r t ig o

67

Reactivao da penso

Liquidao do subsdio

1. A liquidao do subsdio p or morte, quando haja declarao deixada pelo falecido, da iniciativa dos servios, N os restantes c a s o s o d ire ito d e d u z id o a p e d id o d o s in te re s s a d o s e acom panhado das respectivas certides de bito e com provativas d o p a r e n te s c o e, no c a s o d e a s c e n d e n te s , d o c u m e n to com provativo de que estavam a cargo do falecido. 2. A s c ertid e s c o m p ro v a tiv a s do p aren tesco podem ser substitudas por inform ao dos servios elaborada com base em elem entos que, porventura, constem do processo individual do funcionrio ou agente falecido.
A
r t ig o

1. A reactivao da penso ou subsdio suspenso por falta da prova de vida produz efeitos retroactivos a partir do ms da su sp en so , desde que o b e n efici rio apresente o p ed id o de reactivao no perodo de seis meses. 2. A falta de prestao de prova de vida no prazo estipulado no nm ero anterior determ ina a reactivao a partir d m s da regularizao, sem quaisquer efeitos retroactivos.
A R T iq o 6 8

Caducidade do direito ao pagamento

1. O direito ao pagam ento da penso caduca no prazo de dois anos se a m esm a no fr reclam ada. 2. Q uando o funcionrio ou agente aposentado se apresente dentro do prazo, o pagam ento da penso produzir efeitos a p artir do m s seguinte ao da apresentao.
A
r t ig o

61

69

Prazo da liquidao do subsdio

Prescrio do direito penso

A s p e ti e s dev em ser a p re se n ta d a s p e lo s in te re ssa d o s elegveis no prazo de um ano a contar da data da recepo da com unicao feita pelos servios, sobre os direitos que assistem fam lia do falecido.

O direito penso cujo pagam ento tenha sido interrom pido p or factos im putveis ao pensionista prescreve no prazo de um ano contado a partir da data da interrupo, salvo nos casos em que a lei determ ine em contrrio.

178 ( 10)

I SRIE
CAPTULO VIII

NMERO 32

quadros de pessoal de origem para efeitos de aposentao, desde q u e p re e n c h a m o s r e q u is ito s e s ta b e le c id o s no p re s e n te Regulam ento. 2. A desligao do funcionrio.ou agente do Estado a que se refere o nm ero anterior no afecta o exerccio do respectivo m andato nem os direitos a ele inerentes.
A
r t ig o

Das disposies finais


A r t ig o 7 0

Acum ulao de penses

A penso por servios excepcionais e relevantes prestados ao Pas acum ulvel penso de aposentao bem com o a outra que, por lei, assim fr determ inada
A r t ig o 71

74

Articulao de sistemas

Opo por um sistema de previdncia social

1. garantida a articulao entre o sistem a de segurana social obrigatria dos trabalhadores por conta de outrem ou por conta prpria e o dos funcionrios e agentes do Estado. 2. N a passagem do trabalhador de um sistem a para o outro, c a d a s is te m a a s s u m e a r e s p e c tiv a r e s p o n s a b ilid a d e no re co n h e cim en to de d ireito s, nos term os reg u lam en tad o s na legislao especfica.
A
r t ig o

Q uando o funcionrio ou agente do E stado opte por um dos sistem as de previdncia social do E stado previsto em legislao e s p e c fic a a s siste -lh e o d ire ito a o re e m b o ls o dos v a lo re s descontados no outro sistem a de natureza ou fins sim ilares.
A
r t ig o

72

Pensionistas em regime de contrato

Os pensionistas que sejam contratados para o exerccio de funes no aparelho do E stado no descontam m ais para efeitos de aposentao.
A
r t ig o

75

A ctualizao

73

As penses objecto do presente R egulam ento so actualizadas nos term os d ete rm in a d o s pelo G overno, sem pre que forem

Funcionrios em exerccio de mandatos governativos

1. Os fu n c io n rio s ou a g e n te s do E stad o que e x er am decretadas alteraes de vencim entos dos funcionrios e agentes m andatos governativos podem requerer a sua desligao dos do Estado.

p r e o i3 ,u u

ivi

I m p r e n s a N a c io n a l

dh

M o a m b iq u e ,

e p

Potrebbero piacerti anche