Sei sulla pagina 1di 33

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

COMPONENTES ELETROMECNICOS

CHAVES AUTOMTICAS

Grupo 2 Data: 03/03/2010 NOME Andr Augusto Gomes dos Santos Eder Luiz Navais Gabriel de Freitas Gonzalez Jadir Amancio dos Santos Sidnei Atanazio R.A. 347629-4 302588-6 346943-3 338678-3 776319-0 TURMA EM7R01 EM7R01 EM7R01 EM7R01 EM7R01

NDICE

INTRODUO_______________________________________________________01

CHAVES____________________________________________________________01

PLOS E TERMINAIS_________________________________________________03

CHAVE LIGA DESLIGA________________________________________________04

CHAVE BOTOEIRA___________________________________________________05

CHAVE SELETORA___________________________________________________05

CRITRIOS DE SELEO_____________________________________________06

CHAVES AUTOMTICAS______________________________________________07

CHAVE PRESSOSTATO_______________________________________________08

CHAVE TERMOSTATO________________________________________________10

CHAVE DE VAZO/FLUXO_____________________________________________14

CHAVE DE NVEL____________________________________________________21

CHAVE FIM DE CURSO_______________________________________________28

BIBLIOGRAFIA_______________________________________________________30

Introduo A eletrnica constituda por vrios componentes como, chaves, reles, solenides, temporizadores, entre outros. Estes componentes so essenciais para o desenvolvimento de produtos, principalmente na indstria que a maior consumidora deste seguimento. Nesta gama de componentes eletrnicos existe um se torna essencial que so as chaves. A chave um elemento eletromecnico que tem como funo caracterstica de ligar e desligar ou direcionar a corrente eltrica de forma mecnica ou automtica. A chave um elemento muito utilizado na indstria e no nosso cotidiano, por ser ela que da a partida para tudo se mover. No nosso dia-dia ela esta presente a todo instante, ao ligar a luz de nossa cassa, nos eletrodomsticos, em nossos carros e por assim vai necessidade deste componente que de muita importncia e muitas vezes passam despercebido no dia-dia. Na indstria se encontra vrios modelos de chaves cada uma direcionada para uma rea e funo. Temos chaves simples mais convencionais que so as de acionamento manualmente (Ex. chave liga-desliga (toggle), chave botoeira (push button), chave seletora) e temos as chaves automticas que so acionadas por varivel de processo, ela esto mais direcionadas para certos seguimentos da industriais (Ex. termostato, pressostato, nvel, vazo, posio). Chaves A chave possui um funcionamento muito simples que o de ligar ou desligar. Estas chaves acabam possuindo uma caracterstica de posies bsica, conhecidas como, normal aberta (NA) ou normal fechada (NF), estas posies bsicas onde se encontram inicialmente mostra se a chave esta ou no energizada. Para determinar estas posies que a chave se encontra existem simbologias normalizadas que podem estar muitas vezes gravadas em seu corpo ou representadas em esquemas de circuitos. Estas simbologias alem de mostra qual sua posio bsica mostram tambm, seu modelo, como deve ser instalada e acionada, facilitando a sua montagem de acordo como o processo. Smbolos utilizados em sistemas de segurana.

Smbolos de chaves.

Tendo em vista o funcionamento da chave, um exemplo de aplicao esta esquematizada na figura abaixo. Onde a chave quando acionada ira fazer a corrente que sai da bateria percorrer o sistema acendendo a lmpada, este um esquema de aplicao bem simples, mas existem processos que utilizam vrios modelos de chaves

As chaves so muito essenciais que suas aplicaes so as mais diversas e importantes. Hoje a tecnologia esta crescendo e as chaves vm se melhorando e tendo cada vs mais aplicaes.

Plos e terminais

Basicamente as chaves possuem uma haste que movida atravs de fora mecnica para fechar ou abrir o circuito, esta haste ou parte da chave chamada de plo da chave. As chaves podem ter um ou mais plos como por exemplo, uma chave que possui somente um plo chamada de chave de nico plo(single pole switch), chave que possui dois plos chamado de chave de duplo plo, e assim por diante.

O tipo de contato que fecha e abre o circuito alternadamente chamada de nico terminal(single throw), o contato que abre um circuito enquanto simultaneamente fecha outro chamado de duplo terminal(double throw), sendo assim, podem haver varias combinaes de plos e terminais como: Single-pole,single-throw(SPST): (Um polo, um terminal)

Single-pole,double-throw(SPDT):

(Um polo, dois terminais)

Double-throw,single-pole(DPST):

(Dois terminais, um plo)

Double pole, double throw(DPDT):

(Dois polos, dois terminais)

Chave Liga-desliga (Toggle)

uma chave com um funcionamento muito simples e eficiente, basicamente possui uma haste ou alavanca que atravs de um movimento mecnico se move atravs de um arco abrindo ou fechando os contatos do circuito. O fato de o contato abrir ou fechar muito rapidamente reduz o arco voltaico e garante um curto-circuito seguro. Devido o acionamento mecnico da chave, os contatos permanecem na posio at que outro acionamento mecnico ocorra em sentido contrario.

Simbologia:

Chave Botoeira

Chaves botoeiras ou push buttons, so botes que substituem os mecnicos usados no acionamento de mquinas. No requerendo esforo fsico e sendo ergonmicas, so muito empregadas na indstria. O contato no retentivo e volta para a posio normal s quando se tira a presso de cima da chave. Isto acontece devido uma mola que existe dentro da chave que se no estiver pressionada voltar para sua posio inicial. Sobre a chave estar fechada ou aberta quer dizer que os contatos esto numa posio de repouso mantidos pela mola. O tipo de botoeira mais usada a SPDT e elas podem ter vrios plos, aumentando sua capacidade de chaveamento. As botoeiras so muito empregadas na indstria, principalmente no controle de motores e em campainhas.

Simbologia:

Chave Seletora

A chave seletora ou rotatria fecha e abre circuitos quando girada entre posies. Ao contrrio das chaves botoeiras, o knob da chave seletora girado e no apertado. Um contato fixo ao eixo gira por meio de um knob ligado outra extremidade do eixo. Quanto girado, o contato se move ao longo de um crculo de material isolante que possui tiras de material condutor instaladas ao longo da circunferncia. Quando girado o eixo, o contato rotativo faz a ligao para as tiras condutoras. No knob h uma marcao externa para localizar a posio da chave. A chave seletora usada para selecionar varias posies e muito empregada na indstria para selecionar diferentes faixas de medio de instrumentos, funes de amplificadores, etc. A chave seletora pode ser do tipo curto-circuito ou do tipo no curto-circuito. No tipo curto-circuito, o seu contato girante faz a ligao com o prximo terminal antes de abrir contato com a posio atual, esta uma caracterstica que fornece proteo para certos instrumentos e equipamentos. No tipo no curto-circuito, o circuito atual aberto antes de fechar o circuito seguinte.

Simbologia de uma chave seletora mltipla: Critrios de Seleo


O tipo de chave escolhida para uma determinada aplicao depende de muitos fatores, como: 1. A configurao, que determina nmero de plos e terminais 2. A tenso a ser chaveada e o tipo de corrente (ca ou cc) 3. O valor da corrente a ser chaveada e a corrente a ser percorrida aps o chaveamento 4. O ciclo de vida necessrio em nmero de atuaes. 5. As consideraes ambientes, como vibrao, temperatura, umidade, agressividade do ambiente. 6. O tamanho fsico necessrio. 7. A velocidade de atuao. 8. A capacitncia parasita. 9. Opes, como lmpada piloto embutida, chave de trava.

Chaves Automticas:

As chaves vistas at agora eram acionadas manualmente. Assim que o operador aperta o seu acionamento, seus contatos mudam de estado. Quando os contatos so retentivos, eles permanecem mudados quando o operador retira a presso de acionamento. Quando so no retentivos, os contatos voltam a posio original quando a chave deixa de ser apertada. Existem chaves automticas, cuja operao determinada pela posio de algum dispositivo ou pelo valor de alguma quantidade fsica. Sistemas mais complexos podem ter chaves ligadas de um modo intertravado, tal que a operao final de uma ou mais chave depende da posio das outras chaves individuais. As principais chaves automticas so: pressostato, termostato, chave de vazo, chave de nvel, chave fim de curso.

Chave Pressostato

uma chave de medio de presso utilizada como componente do sistema de proteo de equipamento ou processos industriais alterando os estados dos seus contatos quando a presso atinge determinados valores crticos. Por exemplo, por economia e segurana, um compressor de ar deve ser desligado quando a sua presso atingir um valor alto determinado e deve ser religado quando a presso atingir um valor baixo determinado.

Funo: Sua funo bsica de proteger a integridade de equipamentos contra sobrepresso ou subpresso aplicada aos mesmos durante o seu funcionamento. constitudo em geral por um sensor, um mecanismo de ajuste de set-point e uma chave de duas posies (aberto ou fechado). Como mecanismo de ajuste de set-point utiliza-se na maioria das aplicaes uma mola com faixa de ajuste selecionada conforme presso de trabalho e ajuste, e em oposio presso aplicada. O mecanismo de mudana de estado mais utilizado o micro interruptor, podendo ser utilizado tambm ampola de vidro com mercrio fechando ou abrindo o contato que pode ser do tipo normal aberto ou normal fechado. O pressostato um modo simples e barato de executar o controle liga-desliga de processos envolvendo presso. O pressostato tambm pode servir de proteo de um sistema de controle de presso. Um controlador convencional fornece uma presso constante, dentro da banda proporcional. Quando, por algum problema do controlador ou do sistema, o controlador perde o controle e a presso tende para um valor perigoso de alta presso, um pressostato desliga o sistema. Seleo do pressostato:

Vida til do pressostato:


A primeira considerao a ser feita na seleo de um pressostato o seu tempo de vida til, independente da presso ou da sensibilidade desejada. Se o nmero de ciclos que o pressostato deve operar (vida til), for de um milho de vezes ou menos, o uso dos tipos diafragma ou bourdon recomendvel. Caso esse nmero seja ultrapassado, deve-se usar o tipo pisto. Uma exceo a essa regra pode ser feita quando a variao de presso no sistema for muito pequena (20% ou menos da faixa ajustvel). Sob tais condies, os tipos diafragma ou bourdon podem ser usados at 2,5 milhes de ciclos, antes que se d a fadiga do elemento sensor. Uma segunda considerao na escolha de um pressostato a velocidade de ciclagem, independente de sua vida til. Se houver a necessidade de uma ciclagem de mais de uma vez a cada trs segundos, o tipo pisto deve ser especificado. O elemento sensor de qualquer pressostato dos tipos diafragma ou bourdon age como uma mola a qual ir se aquecer e sofrer fadiga em operao de ciclagem extremamente rpidas, diminuindo assim a vida til do pressostato. A funo do pressostato outro fator determinante na seleo. Trs tipos de pressostatos, baseados em sua funo, so descritos abaixo: a) Pressostato de 1 contato - atua sobre uma nica variao de presso, abrindo ou fechando um nico circuito eltrico, por meio da ao reversvel do microinterruptor. b) Pressostato diferencial - atua sobre a variao entre 2 presses numa mesma linha controladas pelo mesmo instrumento. c) Pressostato de 2 contatos - atua independentemente sobre dois limites de uma mesma fonte de presso, abrindo ou fechando dois circuitos eltricos independentes por meio da ao reversvel de dois interruptores.

Presso de teste:
A escolha do tipo de pressostato a ser usado - diafragma, pisto ou bourdon deve tambm ser regida pela presso de teste a qual podero ser submetidos (Presso de teste o maior impulso - pico - de presso que pode ocorrer em um sistema). Deve ser lembrado que, embora o manmetro registre uma presso de operao constante, podem haver impulsos atravs do sistema os quais o manmetro no possue sensibilidade para acusar. Os tipos diafragma e bourdon so extremamente sensvel e podem ser afetados por esses impulsos. Os pressostatos tipo diafragma so disponveis numa faixa ajustvel desde vcuo at 20 Bar, com presses de teste at 70 Bar. O tipo bourdon pode operar at 1.240 Bar, com presses de teste at 1.655 Bar. E os tipos pisto compreendem uma faixa ajustvel que vai at 825 Bar, com presses de teste at 1.380 Bar

Chave Termostato
Termostato uma chave comandada pela temperatura. Uma chave eltrica muda os estados dos seus contatos quando a temperatura atinge determinados valores crticos. Por exemplo, por economia e segurana, um condicionador de ar deve ser desligado quando a temperatura do ambiente atingir um valor alto determinado e deve ser religado quando a temperatura atingir um valor baixo determinado. Ajustes convenientes no termostato permitem que o condicionador opere entre estes dois valores crticos de temperatura. O termostato um modo simples e barato de executar o controle liga-desliga de processos envolvendo temperatura. O termostato tambm pode servir de proteo de um sistema de controle de temperatura. Um controlador convencional fornece uma temperatura constante, dentro da banda proporcional. Quando, por algum problema do controlador ou do sistema, o controlador perde o controle e a temperatura tende para valores perigosos de muito baixa ou muito alta temperatura, o pressostato desliga o sistema. Termostato um controle que funciona como uma Chave "liga-desliga" que comandada pela temperatura. Os valores de liga-desliga so definidos e calibrados pela fbrica. Para alterar esses valores de liga-desliga, basta girar o boto localizado na Haste do Termostato para a posio desejada (mais quente ou mais frio). So suas caractersticas internas que determinam os valores de temperatura. Por isso, Termostatos podem ter as mesmas caractersticas externas, mas com valores de liga-desliga totalmente diferentes.

Funcionamento:
O mecanismo interno possui trs conjuntos: o Hidrulico, o Mecnico e o Eltrico. O Conjunto Hidrulico "sente" a temperatura e envia um "sinal" de presso que ser comparado com as cargas das molas do Conjunto Mecnico que por sua vez, aciona o Conjunto Eltrico, abrindo ou fechando os seus contatos, ligando ou desligando o Compressor.

Fig. 1

O Conjunto hidrulico:
formado por: Tubo Capilar (Bulbo do Termostato), Diafragma e Carga de Gs. O Bulbo "sente" a temperatura, transferindo-a para o Gs, que exerce uma presso para o Diafragma (quanto maior a temperatura, maior a presso e quanto menor a temperatura, menor a presso). A presso interna no Conjunto Hidrulico corresponde sempre a da temperatura do Gs da regio mais fria do conjunto, e no somente do Bulbo do Termostato.

O Conjunto Mecnico:
formado por: Alavanca do Diafragma, Molas da Faixa e do Diferencial, Parafuso de Calibrao, Impulsor e Haste. As Molas "comparam" a presso do Conjunto Hidrulico com os valores ajustados pelo Parafuso de Calibrao e pela posio da Haste, fazendo um movimento de "alavanca" sobre o Conjunto Eltrico. A Alavanca possui duas posies: para cima ou para baixo; ficar em cima quando a temperatura ambiente for maior que a ajustada, e em baixo quando a temperatura for menor que a ajustada. Ao girar a Haste aplica-se maior ou menor fora sobre as Molas, variando as temperaturas de acionamento do Termostato.

O Conjunto Eltrico:
formado por: Base, Terminais e Contatos Eltricos. Os Terminais conectam o Termostato ao aparelho que ser ligado ou desligado em funo da temperatura.

Cuidados com o Termostato:


Como o Sensor do Termostato um Tubo Capilar que possui Gs Refrigerante em seu interior, o uso de ferramentas inadequadas ou dobras acentuadas podem causar danos ao mesmo (estrangulamento por exemplo), e esses danos podem no ser percebidos, ocorrendo problemas como: Termostato no liga/ no desliga ou descalibrado.

Fig. 2 O Termostato no deve ficar em locais com poeira, pois pode ocorrer isolao nos contatos eltricos, onde apesar do "clic", no h passagem de corrente eltrica.

O mecanismo interno trabalha em funo das foras das molas, alavanca e posio da Haste, por isso, evite quedas e pancadas no Termostato. Ao colocar o Boto do Termostato com muita fora, por exemplo, pode-se comprometer o perfeito funcionamento do mesmo. Transporte, armazenagem e manuseio devem ser feitos com cuidado. Quando da substituio do Termostato, deve-se tomar cuidado para no aplicar um Termostato "no original", ou seja, colocar um Termostato diferente do especificado. A fixao do Bulbo do Termostato tambm importante. Ela deve obedecer posio original e ter um contato perfeito com o Evaporador.

Fig.3

Mudar as caractersticas originais, como por exemplo, mexer na regulagem do Parafuso de Calibrao, altera as condies de trabalho do Termostato. Da mesma forma, retirar ou colocar tubo plstico no Bulbo do Termostato (ou trocar o tipo do plstico), tambm modifica o funcionamento do Termostato, alterando o rendimento do produto. Outro detalhe a correta conexo dos fios nos terminais do Termostato. A inverso dos fios altera totalmente o esquema eltrico e pode ocasionar problemas como: Refrigerando pouco, Termostato no liga, Formao excessiva de gelo, etc.

Vida til do termostato:


O projeto do Termostato tem uma expectativa mnima de uso de 10 anos, podendo ultrapassar 20 anos. Historicamente, quando o Termostato apresenta defeito de fabricao, o mesmo se manifesta nos primeiros 60 dias de uso.

Como avaliar problemas do termostato:

1. O termostato no liga: Desligue o Termostato e com o auxlio de um Multmetro (ou uma Lmpada de Teste), verifique se h passagem de corrente pelos terminais; Verifique se o Boto no est na posio "desligado"; Verifique se o corpo do Termostato e a sobra do Bulbo (normalmente dentro da caixa do Termostato), esto em um local mais quente do que o local de fixao do Bulbo do Termostato no Evaporador, e acima da temperatura que liga o Termostato (lembre-se que o Termostato atua de acordo com a regio mais fria, pelo Bulbo ou pelo seu prprio corpo). 2. O termostato no desliga: Verifique se o Bulbo do Termostato est fixado corretamente e se o Termostato correto; Cheque o Esquema Eltrico para verificar se no h conexes incorretas; Verifique as Temperaturas na regio de fixao do Bulbo do Termostato. Fixe o Sensor de Temperatura bem junto ao Evaporador e o Bulbo do Termostato. 3. Bulbo do termostato solto, mal fixado ou fora de posio original. Fixe o Bulbo do Termostato corretamente e no local adequado. 4. Termostato com boto na posio mais quente/mais fria: Gire o Boto do Termostato para a faixa mais adequada e oriente o consumidor quanto correta posio de funcionamento do mesmo, de acordo com a temperatura ambiente. 5. Termostato com mau contato: Desligue o Termostato e com o auxlio de um Multmetro, verifique o valor da resistncia hmica dos contatos (o valor inicial deve estar prximo a "zero"), e que no dever variar durante a movimentao do Boto do Termostato. 6. Termostato descalibrado: Verifique as Temperaturas de liga-desliga do Termostato. 7. Termostato com rudos (barulho): O nico rudo proveniente do Termostato ocasionado pelo acionamento da Chave no instante do liga/desliga. Durante o funcionamento do Compressor, o Termostato no faz rudo. Este rudo varia em funo dos modelos dos Termostatos, da sua posio e fixao (onde pode ser amplificado ou abafado). 8. Modelo de termostato inadequado: Externamente os Termostatos so iguais e o que define o seu funcionamento, so as caractersticas internas. A troca por modelos "no originais" altera totalmente o funcionamento do produto.

Chave de vazo

As chaves de fluxo so dispositivos que atuam na deteco da vazo em determinados pontos de trabalho em uma escala de 0 a 100%. Esses pontos so valores de vazo/fluxo em processos industriais que, quando atingidos, devem acionar outro dispositivo. Assim sendo, uma chave de fluxo pode ligar ou desligar uma bomba, acionar uma segunda bomba para aumentar a vazo, ligar ou desligar uma resistncia de aquecimento, uma caldeira, prever a necessidade de desligar um reator, um trocador de calor devido a falta de fluxo de alimentao, o que no pode acontecer em processos contnuos. A funo principal das chaves de fluxo, o envio de um sinal on/off (continuidade ou descontinuidade) um sistema de controle utilizado nos processos industriais. As chaves de fluxo possuem uma parte sensora e outra parte que o circuito de sada. A primeira informa ao circuito de sada sua condio atual de fluxo/vazo referente ao ponto de controle (chaveamento). O circuito de sada informa o sistema de controle quanto condio de fluxo no momento. Dentre as chaves de fluxo principais as mais usadas na indstria so: as chaves de fluxo do tipo palheta, disperso trmica (calorimtrica) e eletromagntica. Simbologia

Chave de fluxo tipo palheta Esta chave possui uma palheta que movimentada proporcionalmente vazo em uma tubulao. Conforme a vazo atinge o valor de ajuste para o chaveamento, a palheta se movimentar acionando assim uma micro chave que se encontra na parte do circuito de sada que est hermeticamente separada da parte sensora e, por sua vez, da parte molhada do processo. O princpio dessa chave est baseado na fora que um fludo em movimento pode gerar na placa do tipo palheta. Atravs dessa fora ela seria movimentada totalmente no ponto de chaveamento, para depois acionar o seu contato, informando assim o sistema de controle sobre a condio on ou off da vazo no momento.

http://www.salcas.com.br Dados tcnicos de aplicao da chave de fluxo tipo palheta Disponibilizao: compacta; Montagem: topo da tubulao atravs de uma conexo do tipo Tee, que pode ser fornecida junto com a chave para facilitar a montagem; Pontos de controle: um ponto por chave/instrumento; Tipos de palheta: redonda ou retangular; Sada: Micro chave; Temperatura de operao: -20 a 120 C; Presso de operao: atmosfrica at 100 bar (250 bar em construes especiais). Essas chaves so indicadas para para fludos limpos com baixa viscosidade e com baixo ndice de slidos em suspenso. As aplicaes para a chave de fluxo tipo palheta vo desde a indstria qumica, petroqumica, farmacutica, fabricantes de mquinas e ferramentas e de eletroeletrnicos at plantas de gerao de energia. Este tipo de chave de fluxo possui instalao mais simples e no depende da energia eltrica para operar, pois seu acionamento funo apenas da fora gerada em sua palheta sensora pelo prprio fludo em movimento, que aps movimentar a palheta faz com que a mesma acione micro chave localizada no circuito de sada da chave, e o mesmo envia um sinal on/off (continuidade ou descontinuidade) para o sistema. Desse modo, utilizado apenas um par de cabos conectado no circuito de sada diretamente no contato que, atravs desses fios se comunica com uma bobina de um rel ou com uma entrada para um carto de CLP, para que o processo tenha seqncia.

palheta

http://www.salcas.com.br/pocos/laboratorio/chave-g.gif Alm disso, as chaves tipo palheta possuem partes mveis e, portanto, necessitam de manuteno preventiva e corretiva. Muitas vezes necessrio substituir a palheta, dependendo da falha. Caso a parte eletrnica do circuito de sada tenha sido molhada, recomendamos a substituio da chave como um todo. Por ser um dispositivo de controle bastante simples e de fcil fabricao, esta chave encontrada em larga escala, geralmente para pronta entrega, e seu custo bastante baixo comparado a outras tecnologias. Contudo, sua vida til limitada conforme cada aplicao. Veja na figura 1 um exemplo de aplicao das chaves de fluxo tipo palheta.

Chave de fluxo tipo disperso trmica Seu princpio de funcionamento est baseado na disperso trmica, onde um sensor de temperatura aquecido internamente em alguns graus Celsius acima da temperatura do fludo controlado. Quando o fludo escoa pela tubulao onde a chave de fluxo est instalada, o calor gerado neste sensor disperso pela velocidade do fludo. Resumindo: quanto maior for a disperso trmica maior ser a vazo, visto que o sensor aquecido tende a reduzir sua temperatura conforme aumenta a vazo. Um segundo sensor de temperatura, no aquecido, colocado para medir a temperatura do fludo, possibilitando uma referncia de comparao. A temperatura do sensor aquecido medida e comparada com sua temperatura antes do aquecimento (que mede a temperatura do fludo de processo) para efeito de comparao e correo. Com base nas medidas do sensor de temperatura aquecido, que tem sua temperatura dispersa pelo fludo em movimento, e nos registros do sensor da temperatura do fludo para efeito de correo e comparao, o circuito de medio e controle da chave de fluxo avalia os dois sinais correspondentes: a temperatura dispersa do fludo e sua temperatura real.

Dados tcnicos de aplicao da chave de fluxo tipo disperso trmica Disponibilizao: compacta ou remota; Montagem: topo da tubulao; Pontos de controle: um ponto por chave/instrumento; Tipos de sensor: termo-resistncias encapsuladas pequena haste rgida; Sada: contato do tipo rel ou transistor; Temperatura de operao: -20 a 135 C; Presso de operao: vcuo at 100 bar.

As chaves de fluxo tipo disperso trmica so indicadas para gases e lquidos limpos, sujos, com alta viscosidade, com slidos em suspenso, abrasivos, corrosivos ou mesmo lquidos pastosos com tendncia em agregarse na haste sensora, desde que a viscosidade no ultrapasse 1000 cSt. As aplicaes para a chave de fluxo tipo disperso trmica vo desde a indstria qumica, petroqumica, siderrgica, alimentos e bebidas, farmacutica, automobilstica, txtil, fertilizantes, metalrgica, gerao de energia, leo e gs, papel e celulose, fabricantes de mquinas e ferramentas, eletroeletrnicos at centros de pesquisa. Elas so altamente confiveis, robustas, no possuem partes mveis e sua instalao, montagem e configurao so bastante simples, alm de no gerarem perdas de carga na tubulao. No entanto, devido a sua eletrnica ser um tanto complexa se comparada com outros tipos de chave de fluxo, necessita de alimentao externa, que dependendo do fabricante do instrumento, pode possuir opes de alimentao de 110, 220 VAC ou 24 VDC. Sua parte sensora composta por dois sensores de temperatura encapsulados dentro de uma haste curta e tambm pelo circuito eletrnico que faz as comparaes entre a temperatura de disperso e a do fludo, fazendo o clculo da vazo instantnea para, depois, acionar o circuito de sada. Este composto por um circuito receptor que avalia o sinal e conforme estiver ajustada a chave de fluxo (no valor de fluxo de controle/chaveamento), ele aciona o rel de sada para que o mesmo possa enviar o sinal de chaveamento para uma bobina de um rel ou ainda para a entrada de um carto do CLP, para que o sistema realize sua seqncia no intuito de manter sob controle a varivel determinada. Apesar deste tipo de chave possibilitar instalao, montagem e configurao rpida e fcil e estar praticamente livre de manuteno por no possuir partes mveis, se sua eletrnica (ou sensora) for danificada, recomendada sua substituio, que s dever ser feita pelo prprio fabricante, pois ser necessria uma nova insero de dados nas unidades EEPROM (memria que pode ser programada e apagada vrias vezes, eletricamente) do circuito eletrnico, a recalibrao eletrnica de todo o conjunto na melhor das hipteses. Isso para que a chave possa operar corretamente aps a substituio dos componentes e reparos realizados. A manuteno deste tipo de chave acaba demorando e custa um pouco mais tambm, mas de qualquer modo o preo no mercado atual est bastante baixo, considerado seus benefcios. Observe na figura 2 um exemplo de aplicao das chaves de fluxo tipo disperso trmica.

Chave de fluxo tipo eletromagntica Seu princpio pela gerao de uma tenso induzida em um condutor que se movimenta em direo de um campo magntico. Isso tambm acontece na medio e deteco do fluxo, visto que o fludo condutivo se movimenta em direo ao campo magntico, e este gerado por um par de bobinas. A tenso induzida proporcional a velocidade do fludo e ela captada por um par de eletrodos incorporados ao sensor. Os eletrodos captam a tenso induzida e a enviam a um amplificador de sinal. Depois, essa tenso vai para um circuito eletrnico microprocessado que avalia o sinal amplificado e o transforma em sinal de vazo atravs de clculos. Quando este circuito mede o valor de fluxo, ele envia suas coordenadas atravs de um sinal digital para a unidade de sada da chave de fluxo simultneamente, para que ela execute (ou no) sua sada conforme ajuste do valor de fluxo para chaveamento. Dados tcnicos de aplicao da chave de fluxo tipo eletromagntica Disponibilizao: compacta; Montagem: topo da tubulao; Pontos de controle: um ponto por chave/instrumento; Tipos de sensor: bobina excitadora e eletrodos encapsulados haste; Sada: contato do tipo rel; Temperatura de operao: -20 a 120 C; Presso de operao: mximo 16 bar para temperatura de 25 C e 10 bar para temperatura de 120 C As aplicaes tpicas deste tipo de chave englobam lquidos condutivos, so ideais para lquidos de alta viscosidade, sujos, com slidos em suspenso, pastosos com tendncia em agregar-se na haste ou limpos. Geralmente esto presentes na indstria qumica, gerao de energia, tratamento de gua,

esgoto e efluentes, indstria de alimentos e bebidas, siderrgicas, laticnios, metalrgicas, farmacutica e papel e celulose. As chaves de fluxo eletromagnticas so confiveis e sua preciso est em torno de 2%, o que para uma chave de fluxo muito bom. Alm disso so robustas, no possuem partes mveis, sua instalao, montagem e configurao so muito simples e ainda no geram perda de carga significante na tubulao, mesmo em dimetros menores. Elas possuem uma unidade eletrnica, mas devido ao campo magntico necessrio na gerao da tenso induzida, tm um consumo de energia eltrica em torno de 2,5 W. Normalmente, os fabricantes desse tipo de chave de fluxo a fornecem com possibilidade de alimentao de at 24 VDC. A parte sensora composta por um par de bobinas pequenas e outro de eletrodos encapsulados internamente a uma pequena haste, um pequeno circuito eletrnico tambm faz parte da unidade sensora. Este circuito amplifica o sinal de tenso induzida na medio, o avalia e depois aciona a unidade de sada. Esta composta de um circuito receptor que avalia o sinal e, conforme a chave estiver ajustada para o chaveamento (controle do fluxo), poder ser acionado o rel de sada ou mantido na mesma condio. O rel de sada pode estar conectado eletricamente a uma bobina que aciona diversos deles, ao carto de entrada de um CLP ou outro tipo de hardware que informe ao sistema a situao atual de fluxo/vazo e realize sua seqncia de manobras automticas para manter o processo sob controle. Com o uso desta chave no gerada praticamente nenhuma manuteno, pois ela no possui partes mveis e sua instalao, montagem e configurao so fceis, alm disso suas partes eletrnicas tanto a parte sensora quanto a parte de sada raramente so danificadas. O nico motivo para danific-las so situaes externas adversas que nada tem a ver com o sistema de controle ou mesmo com o processo, como descargas eltricas prximas ao instrumento, na tubulao onde o instrumento est instalado, etc. Em casos como este, a nica soluo vivel mais rpida seria a substituio do instrumento por completo. No geral, a chave de fluxo eletromagntica j encontrada facilmente no mercado fornecedor de equipamentos industriais. Seu custo inicial pode estar um pouco acima das expectativas, se levarmos em considerao o custo de chaves de fluxo do tipo palheta e outros tipos similares mecnicos, contudo a relao custo x benefcio das melhores, uma vez que ela proporciona boa preciso, confiabilidade, no gera manuteno, nem paradas inesperadas. Na figura 3 mostramos um caso tpico de aplicao das chaves de fluxo eletromagnticas.

Chave de nvel As chaves de nvel so dispositivos prprios para atuar em determinados pontos fixos para controle de nvel como em tanques, vasos, reservatrios, caixas, colunas, reatores, silos, entre outros. Estes pontos fixos so valores de nvel em processos industriais que, uma vez atingidos, exigem o acionamento de um outro dispositivo para que sua condio volte ao normal no processo. Assim, uma chave de nvel pode ligar ou desligar uma bomba, abrir ou fechar uma vlvula, acionar um alarme para indicao de situao anormal e necessidade de interveno do operador. A funo principal das chaves de nvel enviar um sinal on/off (continuidade ou descontinuidade) para o sistema de controle. O sinal geralmente executado por um rel conectado eletricamente no circuito da malha correspondente ao processo. As chaves de nvel possuem uma parte sensora e outra parte do circuito de sada. O sensor informa ao circuito de sada sua condio atual com respeito a posio de controle (chaveamento). J o circuito de sada informa ao sistema de controle a condio atual do nvel no momento. Dentre as chaves de nvel podemos citar as principais que so mais utilizadas na indstria. Simbologia

Chave de nvel Condutiva Baseada no conceito de um eletrodo no aterramento e outro na deteco de condutividade, ambos devem ser construdos em material condutivo. Geralmente so fabricados em ao inoxidvel. Os eletrodos condutivos detectam o nvel da superfcie de um lquido atravs da condutividade. Quando o lquido atinge a extremidade da haste do eletrodo de deteco, uma pequena corrente alternada flui entre o eletrodo de deteco e o eletrodo de aterramento. Este o sinal da deteco da superfcie do nvel que avisa o circuito de sada, para que o mesmo ative seu sinal, geralmente executado por um rel. Em tanques construdos de material condutivo, as paredes podem ser utilizadas como eletrodo de aterramento. Neste caso, a chave de nvel pode ser formada por apenas um eletrodo (de deteco), uma vez que a parede do

tanque ser o eletrodo de aterramento. Existem casos em que uma nica chave de nvel condutiva possui at seis eletrodos de deteco de tamanhos diferentes que executam o chaveamento em seis posies distintas de nvel em um tanque. Dados tcnicos de aplicao da chave de nvel condutiva Disponibilizao: compacta ou remota Montagem: topo Pontos de controle: at seis pontos, geralmente, por chave/instrumento Tipos de haste: rgida ou flexvel Sada: rel SPDT (contato seco) Comprimento mximo de controle/deteco: 30 m (haste/eletrodo flexvel) Temperatura de operao: -20 a 150 C Presso de operao: at 25 bar As chaves condutivas so contra-indicadas para slidos, lquidos abrasivos, corrosivos, pastosos, viscosos ou com tendncia em agregar-se na haste/eletrodo. Evite a montagem do sensor prximo alimentao de lquido do tanque, pois alm de gerar falsas deteces ele pode romper devido ao excesso de carga lateral. So muitas as aplicaes da chave de nvel condutiva. Entre elas podemos citar a indstria alimentcia e de bebidas, farmacutica, saneamento, txtil, automobilstica, mquinas, ferramentas e eletroeletrnicos, plantas de gerao de energia e sistemas de irrigao, entre outras. As chaves condutivas so desenvolvidas para aplicaes que envolvem o controle ou deteco do nvel de lquidos condutivos em tanques, reservatrios e poos profundos. Elas so de fcil instalao, no apresentam partes mveis e, portanto, no necessitam de manuteno constante. Veja na figura 1 um exemplo de aplicao das chaves de nvel condutivas.

Chave de nvel Capacitiva Esse tipo de chave utiliza o princpio de funcionamento da capacitncia, onde um eletrodo formado pela haste sensora e o lquido ou slido a ser controlado e a parede do tanque forma um capacitor eltrico. O eletrodo da haste sensora e a parede do tanque ou silo formam as placas do capacitor e o produto a ser detectado forma o dieltrico. O produto deve possuir uma constante dieltrica mnima, para que possa contrastar com a constante dieltrica do ar. Com isso o valor de capacitncia aumenta com a aproximao do produto a ser detectado extremidade da haste capacitiva. Quando o nvel do produto atinge a posio da haste capacitiva, ela avisa o circuito de sada eletricamente quanto a mudana de capacitncia. Neste momento, o nvel de produto dentro do tanque ou silo atingiu a posio de chaveamento, para que assim o circuito de sada avise ao sistema sobre a mudana. Dados tcnicos de aplicao da chave de nvel capacitiva Disponibilizao: compacta ou remota Montagem: Topo ou lateral Pontos de Controle: 1 ponto por chave/instrumento Tipos de haste: Rgida ou Flexvel Sada: rel SPDT (contato seco), transistor Comprimento mximo de controle/ deteco: 25 m (haste/eletrodo flexvel) Temperatura de operao: -50 a 200 C (verses especiais at 400 C) Presso de operao: vcuo at 100 bar (verses especiais at 500 bar) As chaves capacitivas so contra-indicadas para lquidos e slidos com constante dieltrica DK menor que 1,5, silos de granulados e p em geral com alta umidade e variao constante da mesma, pastas com condutividade alta com tendncia em agregar-se na haste sensora. Evite a montagem do sensor prximo a alimentao de lquido do tanque ou slido do silo, pois alm de gerar falsas deteces ele pode vir a romper devido a excesso de carga lateral. As principais aplicaes da chave de nvel capacitiva envolvem a indstria alimentcia e bebidas, qumica e petroqumica, farmacutica, saneamento, cimentos e minerao, plantas de gerao de energia, papel e celulose, rao animal, tintas alm de plstico e borracha. Desenvolvidas para a medio e controle/deteco de nvel de lquidos e slidos que possuem constante dieltrica (DK) a partir de 1,5, elas no apresentam partes mveis e devido ao seu princpio de operao, so extremamente versteis, podendo ser utilizadas com os mais variados produtos, como lquidos condutivos ou no, lquidos viscosos, lquidos agressivos, materiais granulados, p, polpas, entre outros. Observe a figura 2.

Chave de nvel vibratria Consiste num garfo tipo diapaso ou haste ressonante que alimentado por um piezoeltrico e vibra numa freqncia conhecida, aproximadamente de 400 Hz. Um segundo piezoeltrico transfere essa freqncia para o circuito de sada da chave de nvel vibratria. Quando este garfo ressonante coberto em sua extremidade pelo produto o qual est controlando, a freqncia muda, e detectada pelo circuito de sada que, por sua vez, envia o sinal para o sistema de controle. Dados tcnicos de aplicao da chave de nvel vibratria Disponibilizao: compacta ou remota Montagem: topo ou lateral Pontos de Controle: 1 ponto por chave/instrumento Tipos de haste: haste ou garfo Sada: rel SPDT ou transistor Comprimento mximo de controle/ deteco: 25 m (cabo prolongador) Temperatura de operao: - 40 a 150 C (verses especiais at 400 C) Presso de operao: at 25 bar As chaves vibratrias no so indicadas para slidos e lquidos. Evite a montagem do sensor prximo a alimentao de lquido do tanque ou slido do silo, pois alm de gerar falsas deteces o sensor pode vir a romper devido a excesso de carga lateral. As principais aplicaes desta chave de nvel podem ser divididas em: indstria alimentcia e bebidas, qumica e petroqumica, farmacutica, saneamento, cimentos e minerao, madeira e aparelhados, papel e celulose, rao animal, tintas e de plstico e borracha. Este tipo de chave foi

desenvolvido para o controle/deteco de nvel de materiais slidos ou lquidos e suprir as deficincias de outros tipos de chaves. Uma das aplicaes demonstrada na figura 3.

Chave de nvel ultra-snica Um sensor piezocermico de alta performance emite ondas de ultra-som em direo superfcie do lquido ou slido que deve ser controlado. Essas ondas so refletidas na superfcie do produto e retornam aps um pequeno intervalo de tempo ao piezocermico de recepo de ultra-som. Com este intervalo de tempo, o circuito de sada da chave de nvel detecta a posio atual do nvel e executa o chaveamento. Dados tcnicos da aplicao da chave de nvel ultra-snica Disponibilizao: compacta ou remota Montagem: Topo Pontos de Controle: 4 pontos por chave/instrumento Tipo de haste / sensor: emissor/ detector sem contato Sada: rel SPDT Comprimento mximo de controle/ deteco: 60 m Temperatura de operao: - 40 a 80 C Presso de operao: at 3 bar As chaves ultra-snicas no devem ser utilizadas em slidos com alta porcentagem de poeira em suspenso, lquidos com formao de gases e vapores em tanques pressurizados ou fechados. Monte o sensor com sua

extremidade sempre paralela, e respeitando o mesmo ngulo da superfcie do lquido ou slido a ser detectado. Entre as principais aplicaes desta chave de nvel esto a indstria alimentcia e bebidas, farmacutica, saneamento, cimento e minerao, madeira e aparelhados, papel e celulose, rao animal e plstico e borracha. Veja a figura 4.

A chave foi desenvolvida para o controle/deteco de nvel de materiais slidos ou lquidos e apresenta excelente preciso e performance, alm de no depender do contato fsico entre o sensor e o meio controlado para executar sua deteco. Pode ser utilizada nos mais variados materiais como gua, efluentes, lquidos inflamveis ou corrosivos e slidos como granulados, p (cal, cimento, farinha), chips de plstico, cavacos de madeira, entre outros. Chave de nvel flutuador (bia) Possui um flutuador tipo bia, da sua denominao. Geralmente instalada num ponto alto de um tanque para que quando o lquido contido neste tanque atingir sua posio, a bia flutue na superfcie acionando o circuito de sada para a ligao do mesmo de acordo com a situao do nvel do tanque. Dados tcnicos de aplicao da chave de nvel flutuador Disponibilizao: compacta ou remota Montagem: topo ou lateral Pontos de controle: 2 pontos por chave/instrumento Tipo de haste: rgida Sada: rel SPDT Comprimento mximo de controle/ deteco: 6 m

Temperatura de operao: - 10 a 100 C Presso de operao: at 10 bar As chaves do tipo flutuador so contra-indicadas para lquidos com densidade abaixo 0,6 kg/litro, lquidos com alta viscosidade e com presena de slidos em suspenso. Dentre as principais aplicaes podemos destacar a indstria alimentcia e de bebidas, papel e celulose, farmacutica, saneamento, txtil, automobilstica, mquinas, ferramentas eletro-eletrnicos e plantas de gerao de energia. Este tipo de chave foi desenvolvido para controlar ou detectar o nvel de lquido em tanques ou reservatrios, contendo materiais como gua, produtos qumicos agressivos ou no, alimentcios, combustveis inflamveis e outros, acompanhe a figura 5.

Chave de nvel rotativa So dispositivos compostos de um eixo vertical dotado de pequenas ps, que so movimentadas por um motor sncrono. Isso faz com que o eixo vertical e suas ps fiquem girando durante todo o tempo em baixa rotao. Quando o nvel de produto dentro do silo atinge o nvel das ps da chave de nvel rotativa, o movimento do eixo vertical e suas ps so submetidos a resistncia. Assim, o motor tende a girar ao contrrio, desligando-se automaticamente e acionando o circuito de sada da chave quanto a posio atual do nvel. Dados tcnicos de aplicao da chave de nvel rotativa Disponibilizao: compacta Montagem: topo ou lateral Pontos de Controle: 1 ponto por chave/instrumento Tipo de haste: rgida Sada: rel SPDT Comprimento mximo de controle/ deteco: 6 m

Temperatura de operao: - 20 a 80 C (verses especiais at 200 C) Presso de operao: at 6 bar As chaves rotativas so contra-indicadas para slidos com densidade abaixo 0,1 ton/m3 ou acima de 2,5 ton/ m3 e com partculas maiores que 50 mm. A indstria alimentcia e bebidas, cimentos e minerao, farmacutica, rao animal, madeira e aparelhados e papel e celulose so algumas das reas onde existem aplicaes deste tipo de chave. A chave foi desenvolvida para o controle/deteco de nvel de slidos em silos contendo materiais como granulados, p (cal, cimento, farinha, etc.) alm de chips de plstico. Veja as figuras 6 e 7.

Chave limite ou fim de curso A chave limite ou fim de curso acionada automaticamente pelo movimento de alguma mquina ou dispositivo. Ela deve ter uma resposta instantnea e confivel. Em geral, a operao de uma chave fim de curso comea quando uma pea em movimento aciona uma alavanca que atua a chave, quando acionada a chave muda seus contatos. O tamanho, fora de operao, percurso e modo de montagem so os parmetros crticos na instalao da chave fim de curso. As chaves fim de curso podem ser usadas como pilotos de circuitos de controle de motores, como proteo ou emergncia para evitar o funcionamento imprprio de maquinas. As chaves fim de curso podem ser de contato momentneos ou retentivos. Simbologia

CHAVE FIM DE CURSO

http://www.siemens.com.br/medias/IMAGES/14121_20081111145533.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chave_fim_de_curso

Referncias Bibliogrficas http://www.mecatronicaatual.com.br/ http://www.eletrodomesticosforum.com/boletim/boletim_brastemp/CDBrastemp_boletins_02/bt128.pdf http://www.salcas.com.br http://pt.wikipedia.org http://www.siemens.com.br/medias/IMAGES/14121_20081111145533.jpg Ribeiro, Marco Antnio, Automao Industrial, 4 edio, 1997, 1998, 199, Tek Treinamento & Consultoria Ltda, Salvador, 10/1999

Potrebbero piacerti anche