Sei sulla pagina 1di 8

A puberdade o perodo de transio entre a infncia e a idade adulta, no qual, ocorrem o aparecimento e o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios,

, o incio da fertilidade. Sinais de mudana na Puberdade: RAPARIGAS Desenvolvimento dos seios; Arredondamento das ancas; Aparecimento de plos pbicos e nas axilas Desenvolvimento genital; Aparecimento da menstruao. Voz mais aguda RAPAZES Desenvolvimento muscular; Alargamento dos ombros; Alargamento da caixa torcica; Aparecimentos dos plos pbicos e nas axilas; Aparecimento da barba; Desenvolvimento genital Voz mais grave

Esquema de um espermatozide A cabea transporta no seu interior metade da informao gentica (23 cromossomas). Zona intermdia responsvel pela formao da energia necessria deslocao do espermatozide. Cauda constituda por um flagelo responsvel pela mobilidade.

Nota: O esperma (ou smen) formado por ca. de 500 milhes de espermatozoides, lquido seminal e lquido prosttico.

Sistema Reprodutor Masculino Sistema Reprodutor Feminino

Sistema Reprodutor Feminino

Sistema reprodutor Masculino


Produzem gmetas masculinos (espermatozides) e hormonas (testosterona) rgos que cobrem parcialmente os testculos. Tm como funo armazenar e amadurecer os espermatozides Conduzem os espermatozides.

Gnadas

Ovrios

Originam os Gmetas femininos (vulos)

Testculos

Trompas de Falpi o Vias Genitais


tero rgo muscular em forma de pra. Tem como funo recolher o vulo e suportar a gestao do beb. Canal que une o colo uterino ao exterior, a vulva.

Epiddimos

Canais defer entes Uretra

Vagina

Permite a conduo do esperma para o exterior. Produz o liquido seminal que depois se junta aos espermatozides Produz o liquido prosttico expulso na ejaculao. rgo por onde expelido a urina e o esperma. Composto por glande e uma membrana fina o prepcio

Glndulas anexas

Vesculas seminais Prstata

Lbios

Pnis

rgos genitai s externo s

Vulva Cltoris

Orifcio genital (abertura da vagina)

Escroto

Bolsa que contm os testculos

CICLO SEXUAL FEMININO


O ciclo sexual feminino , sensivelmente, de 28 dias, podendo ser de 25 at 30 dias. Uma vez que num ciclo sexual os principais acontecimentos ocorrem num ovrio e no tero, considera-se existir um ciclo ovrico e um ciclo uterino. Ambos os ciclos ocorrem simultaneamente.

O Ciclo Ovrico - A formao das clulas reprodutoras femininas ocorre nos ovrios e
podem distinguir-se em trs fases:

Fase Folicular

Fase da ovulao

Fase Lutenica (corpo amarelo)

Ocorre do 1 ao 14 dia. A clula reprodutora feminina - ovcito desenvolve-se em estruturas designadas por folculos. Nesta fase, as hormonas que as clulas foliculares produzem so, principalmente, os estrognios .

14 dia O ovcito libertado do ovrio e entra na trompa de Falpio

Ocorre do 15 ao 28 dia Depois da ovulao o folculo transforma-se numa estrutura de cor amarela designando-se, por isso, de corpo amarelo. Na ausncia de fecundao, o corpo amarelo regride deixando na parede do ovrio uma pequena cicatriz. Se ocorrer fecundao, o corpo amarelo mantm-se durante trs meses a produzir as hormonas femininas Nesta fase, as hormonas que as clulas foliculares produzem , principalmente, progesterona .

S se chama vulo depois de ser fertilizado por um espermatozide

O Ciclo Uterino - O tero um rgo muito musculado revestido internamente por uma
mucosa muito vascularizada - o endomtrio. Esta mucosa uterina sofre transformaes ao longo do ciclo, com a funo de criar condies timas para que o vulo fecundado se aloje no endomtrio, e a se desenvolva o embrio e, posteriormente, o feto ao longo dos 9 meses. As transformaes que ocorrem no endomtrio podem ser agrupadas em trs fases:

Fase Menstrual
Ocorre do 1 ao 5 dia.

Fase Proliferativa
Ocorre do 6 ao 14 dia.

Fase de Secreo
Ocorre do 15 ao 28 dia.

Quando no h fecundao a parede do tero desagrega-se sendo destruda cerca de 4/5 mm da sua espessura. Os fragmentos de tecido e sangue proveniente dos vasos que irrigam a parede do tero, so libertados constituindo a menstruao. A menstruao traduz-se numa hemorragia e marca o incio de todo o ciclo sexual feminino e, por isso, quando aparece a menstruao deve-se contar esse dia como sendo o primeiro dia, no s do ciclo uterino mas de todo o ciclo sexual.

Aps a menstruao a mucosa uterina reconstituda, em que os vasos sanguneos e tecidos so reconstitudos, passando de 1 a 5 mm de espessura.

O endomtrio enriquece-se de glndulas e vasos sanguneos. As glndulas produzem um muco que particularmente abundante na ovulao. Deste modo, o tero est pronto para receber e alojar nesta camada fofa e esponjosa um embrio. Caso no tenha ocorrido uma fecundao esta camada degenera, iniciando-se assim um novo ciclo com a fase menstrual.

Relao entre os Ciclos Ovrico e Uterino


Existe uma estreita relao entre o ciclo do ovrio e o uterino. Efectivamente, sem ovrios no h ciclo uterino. As hormonas ovricas - estrognios e progesterona - actuam no tero comandando as transformaes do endomtrio, ou seja, o ciclo uterino. Durante a fase folicular os estrognios, produzidos em quantidade crescente pelo folculo em desenvolvimento, estimulam o crescimento da mucosa uterina, o que corresponde fase reparativa ou proliferativa. Aps a ovulao, durante a fase do corpo amarelo, este produz principalmente progesterona mas tambm estrognios. Estas hormonas, ao chegarem ao endomtrio, provocam o seu crescimento e aumentam a sua complexidade, isto , determinam o incio da fase de secreo. Se no houver fecundao, o corpo amarelo degenera, deixando de produzir os estrognios e a progesterona. A diminuio destas hormonas ovricas faz degenerar o endomtrio, ocorrendo a fase menstrual.

COMO SE INICIA A VIDA Fecundao a fuso entre o espermatozoide e o vulo que d origem ao ovo.

Potrebbero piacerti anche