Sei sulla pagina 1di 5

MDULO 2.1: COMO SE FORMOU A TERRA?

A formao do planeta Terra um tema fascinante que une reas do conhecimento cientfico tais como a astronomia e a geofsica. O desenvolvimento do nosso planeta, at a forma que conhecemos hoje, ocorreu por colises violentas, aquecimentos, resfriamentos e agregao de materiais. Esses processos duraram bilhes de anos. A histria da formao da Terra faz parte da histria da origem do nosso Sistema Solar. A maior parte do que sabemos sobre esse tema provm de simulaes do modelo da nebulosa solar primitiva e de asterides que so resqucios da formao do nosso sistema solar (Figura 1). Quando um asteride cai na superfcie terrestre, chamado de meteorito. Os meteoritos so preciosas relquias arqueolgicas que preservam informaes dos primeiros bilhes de anos do sistema solar. Eles so analisados detalhadamente para entender melhor os processos de formao do Sistema Solar e da Terra. A histria da Terra comeou h cerca de 4.6 bilhes de anos, juntamente com a origem do nosso sistema solar. Nessa poca havia apenas uma nuvem de gs e poeira. A FORA DE ATRAO GRAVITACIONAL das partculas e gs desta nuvem causou um colapso gravitacional, reunindo a maior parte deste material no seu centro de massa. Este colapso, acompanhado de rotao, fez com que um disco se formasse em torno do eixo de rotao. O centro desta nebulosa foi se tornando extremamente quente devido ao atrito, formando uma proto-estrela. No entanto parte desta nuvem de matria permaneceu orbitando a proto-estrela (Figura 2), com o raio de aproximadamente 50UA (UNIDADES ASTRONMICAS). Este o princpio fsico de formao da nossa estrela, o Sol.

SAIBA MAIS SOBRE OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR

Figura 2. Disco de matria (gs e poeira) girando em torno do Sol.

Figura 1. Asteride Gaspra observado pela sonda espacial Galileo em 1991. Foi a primeira vez que uma sonda passou to prximo a um asteride. Gaspra um corpo irregular com dimenso aproximada de 19x12x11km.

No incio do sistema solar existiam apenas gros microscpicos de poeira (Figura 3A) que pela FORA DE ATRAO GRAVITACIONAL formavam corpos cada vez maiores e com mais massa (Figura 3B), aumentando assim sua capacidade de atrair outros corpos. Com esse processo de contnua agregao de matria, formaram-se os chamados planetesimais (Figura 3C). Esses corpos possuam quase um quilmetro de dimetro e representam o primeiro estgio para a criao de um planeta.

A FORA DE ATRAO GRAVITACIONAL uma interao existente entre os corpos que possuem massa. Essa atrao existe em todo o universo, isso inclui seres humanos, pedras, plantas, etc. Mas, para que a fora gravitacional seja significativa, o corpo deve possuir uma massa considervel. A Lei de Newton diz que a FORA DE ATRAO GRAVITACIONAL diretamente proporcional ao produto das duas massas (m1 e m2), e inversamente proporcional ao quadrado da distncia (r) entre elas. Matematicamente:

onde G = 6,67x10-11m3/(kg.s2) chamada constante da gravitao universal. A Lei de Newton mostra que a fora gravitacional diminui com a distncia. Por exemplo, ns no sentimos a fora da gravidade do Sol porque a distncia entre a Terra e o Sol muito grande e a nossa massa individual pequena. Mas a gravidade do Sol que mantm a Terra em sua rbita! Ns tampouco sentimos a fora da atrao lunar nos nossos corpos, mas ela a responsvel pelas mars ocenicas da Terra.

Continuando o processo de acreo, cerca de cem mil anos depois os planetesimais formaram corpos maiores, com alguns quilmetros de dimetro, chamados de protoplanetas (Figura 3D), com massas comparveis a da Lua e a de Marte. Os protoplanetas so considerados como o ltimo estgio para formao de um planeta. Como os protoplanetas eram muito grandes, as interaes gravitacionais entre eles geralmente resultavam em grandes colises. necessrio um tipo especfico de coliso para contribuir na formao de um planeta. Assim, como em um jogo de sinuca, os choques entre bolas com muita velocidade resultam no afastamento e fragmentao de ambas. J o choque com baixa velocidade, faz com que os corpos permaneam juntos. Imaginando esse tipo de interao entre protoplanetas, as colises de alta velocidade, causavam o espalhamento do material, afastando os corpos e seus destroos. As colises de baixa velocidade no resultavam no espalhamento de destroos e os corpos ficavam prximos o suficiente para interagirem gravitacionalmente, resultando na formao de um corpo ainda maior. Os planetas do nosso sistema solar so resultados de colises de baixa velocidade entre protoplanetas (Figura 3E).

Uma UNIDADE ASTRONMICA a distncia mdia entre a Terra e o Sol, cerca de 150.000.000km. Se fizermos uma viagem de ida e volta do Rio de Janeiro at a cidade de Sydney, na Austrlia, percorreremos cerca de 27.000km. A distncia entre a Terra e o Sol corresponderia a cerca de 5500 viagens como esta! A velocidade da luz no vcuo de aproximadamente 300.000km/s. Ento, se fizermos a conta t=d/v, sendo t o tempo, d a distncia e v a velocidade, a luz do Sol leva cerca de 8 minutos e 20 segundos para atingir a Terra.

Figura 3. Estgios de acreo planetria, desde poeiras at a formao de planetas.

O ltimo grande evento de colises de baixa velocidade chamado de Impacto Gigante e foi responsvel pela origem da Lua. Especula-se que este choque ocorreu entre a Terra, ainda em formao, com um protoplaneta do tamanho de Marte, chamado Thea (Figura 4). Esse impacto foi to violento que praticamente derreteu todo o material rochoso existente na Terra. Uma nuvem de matria superaquecida foi lanada em torno do nosso planeta e permaneceu em rbita. Os cientistas acreditam que essa nuvem de matria demorou de centenas a milhares de anos para resfriar completamente. A interao gravitacional dessa matria formou a Lua, como ns conhecemos hoje. O resto da matria que no participou na formao do nosso satlite natural, caiu de volta na Terra. Para ilustrar melhor esse processo, recomendamos assistir ao vdeo abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=P4h9lPA0iYk

Desde seu processo de formao, a Terra esteve em constante mudana, tanto interna quanto externa. A formao do ncleo foi o processo de maior diferenciao da Terra, ou seja, com a maior mudana de caractersticas fsicas e qumicas. A razo pela qual a Terra possui um ncleo muito simples: o ferro e o nquel so elementos mais densos do que os silicatos que hoje formam o manto. Os metais possuem um ponto de fuso menor e como consequncia este ferro derretido poderia passar entre os cristais de silicato (Figura 5) e migrar para o ncleo.

Figura 5. Ilustrao da separao do ferro derretido dos cristais de silicato.

Ainda h muitas dvidas sobre o processo de migrao do ferro lquido e formao do ncleo terrestre. Mas uma das hipteses prope uma rpida separao do metal e silicato lquidos, formando regies de ferro acumulado, que tenderiam a afundar e formar o ncleo (Figura 6).

Figura 4. Em A, impacto entre Terra e um protoplaneta. Em B, superaquecimento da Terra e a formao de uma nuvem de matria na rbita da Terra. Em C, formao da Lua aps colapso gravitacional da matria.

Figura 6. Esquema possvel formao ncleo terrestre.

da do

As principais camadas da Terra so: crosta, manto e ncleo (externo e interno). Elas foram descobertas principalmente por estudos de sismologia, como mencionado no mdulo 1 deste curso. O limite entre o manto e o ncleo est a uma profundidade de cerca de 2.900 km. Nesta regio foram observadas velocidades ssmicas diferentes daquelas que os cientistas estimavam para o manto. Ento, isso significa que esta regio possui propriedades fsicas diferentes do resto do manto; esta camada chamada de D (l-se D duas linhas). A espessura de D irregular (Figura 7), mas estende-se por aproximadamente 300 km. Esta camada foi formada como resultado de reaes fsicas e qumicas, j que o manto se dissolveu

Figura 7. Camadas principais conhecidas no planeta Terra, incluindo a regio do limite manto-ncleo.

parcialmente no ferro lquido do ncleo. Por conta desta variao composicional, h variaes na condutividade eltrica nesta regio, o que certamente causa consequncias importantes para a morfologia do campo magntico gerado logo abaixo, no ncleo externo. Mas importante lembrar que a Terra continua em transformao, mesmo depois da formao e estabilizao das suas camadas. H muitos estudos que debatem como os processos que ocorrem na crosta e manto esto ligados aos processos no ncleo terrestre. Por exemplo, as plumas so regies mais quentes do que o manto em geral, compostas possivelmente de elementos mais leves, que por consequncia boiam at a superfcie. Essas plumas podem ser responsveis pela erupo de magma na superfcie terrestre. Desta forma, as plumas podem transportar calor do ncleo para a superfcie terrestre, como mostra a Figura 8. As plumas so muito importantes no transporte de calor e conveco do manto, com consequncias para o movimento das placas tectnicas. Pesquisas sobre o fluxo de calor do limite manto-ncleo esto ainda em pleno desenvolvimento devido s incertezas em caractersticas bsicas, como: temperatura, composio e dinmica do interior profundo da Terra. muito importante conhecer sobre o fluxo de calor neste limite manto-ncleo j que influenciar nos processos dinmicos que ocorrem no ncleo externo e que geram o campo magntico principal da Terra.

Figura 8. Esquema dos componentes do fluxo de calor do manto inferior at a superfcie terrestre. Algumas plumas chegam superfcie, enquanto outras so extintas no manto. As plumas na superfcie influenciam na gerao de uma cadeia de vulces. O esquema tambm mostra zonas de subduco, ou seja, onde as placas tectnicas penetram abaixo da superfcie terrestre.

Autor: Don Dixon - cosmografica.com eferncias Bibliogrficas Figura 3: Condie, 2005. Earth as an Evolving Planetary System. Figura 4: Stevenson, 2008. A planetary perspective on the deep Earth. Figura 5: Minarik, 2003. The Core of Planet Formation Figura 6: Rubie, D. C., Nimmo, F., Melosh, H. J., (2007). Formation of Earths core. Em: Treatise on Geophysics Vol. 9: Evolution of the Earth, D.J. Stevenson (ed.). Elsevier, Amsterdam, pp. 51-90. Figura 7: Jeanloz, R. e Lay, T., (2005). The coremantle boundary. Figura 8: Lowrie, W. (2004). Fundamentals of Geophysics. Vdeo sugerido: Do programa How The Universe Works A formao da Lua da Discovery Channel. A legenda do vdeo foi feita por Felipe Morais. http://www.youtube.com/watch?v=P4h9lPA0iYk

Arndt, N., (2000). Geochemistry: Hot heads and cold tails. News and Views. Nature 407, 458-461. Chambers, J. E., (2004). Planetary accretion in the inner Solar System. Earth Planet. Sci. Lett. 223, 241252. Condie, K. C., 2005. Earth as an Evolving Planetary System. Elsevier Academic Press. 447 pginas. Jeanloz, R. e Lay, T., (2005). The core-mantle boundary. Scientific American- Special Edition. Lowrie, W. (2004). Fundamentals of Geophysics. Cambridge University Press. ISBN 0521-46164-2. Merril, R. T., Mcelhinny, M. W.; McFadden, P. L. (1996). The Magnetic Field of the EarthPaleomagnetism, the core and the deep mantle. Academic Press. Volume 63. Minarik B., (2003). The Core of Planet Formation. Nature, News and Views. 422: 126-128. Pahlevan, K., Stevenson, D., (2007). Equilibration in the aftermath of the lunar-forming giant impact, Earth and Planetary Science Letters 262, 438-449. Stevenson, D. J., (2008). A planetary perspective on the deep Earth. Nature, Vol 451. doi:10.1038/nature06582.

ontes das

iguras

Figura 1: Homepage da NASA. http://nssdc.gsfc.nasa.gov/photo_gallery/photogall ery-asteroids.html Figura 2: Homepage de ilustraes cientficas.

Potrebbero piacerti anche