Sei sulla pagina 1di 8

Aspectos do Cerrado , Domnio e bioma por Leopoldo Magno Coutinho, Eco USP.

J publiquei aqui diversos mapas que apresentam limites diferentes do Cerrado e dos Domnios morfoclimticos e fitogeogrficos do Brasil: do MMA - Ministrio do Meio Ambiente, da Conservation International e outro da Unesco. Este ultimo mapa, da Ecologia USP, corresponde a diviso proposta em 1965 por Aziz Ab'Saber, que consta no livro: os Domnios de Natureza no Brasil, Potencialidades Paisagsticas. Ab'Saber explica ali, o tema do post anterior: "A medida que a rede frouxa dos vales com drenagem perene se expandiu, as florestas-galeria filiadas as grandes provncias florestais contguas (Mata Amaznica e Mata Atlntica e do Rio Paran) tem-se interpenetrado pelo vasto domnio dos cerrados". p.31 E o tema do prximo post, a ocorrncia de manchas de cerrado na caatinga: "As "ilhas" de vegetao extica encontradas dentro das reas core dos diferentes domnios morfoclimtico e geobotnicas s podem ser explicadas pela existncia local de fatores de exceo, de ordem litolgica, hidrolgica, topogrfica e paleobotnica. (... capes florestais da rea dos cerrados, manchas de cerrados relictos no interior das caatinga e matas, ... : todos eles redutos de ecossistemas outrora espacialmente mais desenvolvidos)." p. 28 "O conjunto das paisagens tpicas de cerrados, no Planalto Central, era menor e menos contnuo do ultimo perodo seco; todas as depresses Inter planlticas que envolvem ou interpenetram o conjunto das terras altas atuais do Planalto Central, eram faixas de paisagens fortemente diferentes, comportando muito menos cerrados e mais caatingas ou vegetaes similares." p. 128 Paisagens e condies ecolgicas de caatingas predominaram ao norte dos bordos acidentados da regio de Braslia aps as grandes matas do Mato Grosso de Gois, outrora mais extenso. Essa rea de caatinga, em nveis rebaixados do planalto goiano formava uma ligao nordeste-sudoeste das regies secas nordestinas com outras reas semi-ridas do centro-norte e nordeste de Mato Grosso." p.129. Este grande pesquisador brasileiro apresenta e recomenda neste livro aes para a preservao do cerrado, merecia homenagens e ser 'ouvido' por seus 82 anos de experincia e sabedoria. No somente neste como em outros assuntos: Amaznia, transposio do So Francisco... MAPA: in Cerrado por Leopoldo Magno Coutinho, Eco USP. Leia mais: Aziz Ab'Saber; AZIZ AB SABER, 2003. Os domnio da natureza no Brasil Potencialidades Paisagsticas.

Explicao de bioma e Biomas e domnios morfoclimticos - Nova Escola


Texto de apoio ao professor - Biomas e domnios morfoclimticos As diversas paisagens que se estendem pelo globo terrestre podem ser agrupadas segundo alguns critrios, capazes de agregar regies com caractersticas semelhantes e facilitar o entendimento dos fenmenos naturais e sociais. Quando falamos em paisagens naturais, h dois conceitos importantes: bioma e domnio morfoclimtico. De origem grega, a palavra bioma (bio = vida + oma = grupo) foi utilizada pela primeira vez nos anos 1940 por Frederic Clements para designar grandes unidades caracterizadas pela uniformidade na distribuio e predomnio de espcies de flora e fauna, associadas a relevo, solos e macroclimas. Mais tarde, a classificao foi aprimorada,

passando a designar grandes unidades com caractersticas semelhantes no que se refere sua fisionomia, formas de vida, estruturas e fatores ambientais associados - clima, relevo, solos e hidrografia. O conceito de domnios morfoclimticos (morpho = formas + clima) foi proposto nos anos 1970 por Aziz AbSaber, sendo utilizado para classificar as interaes entre os elementos naturais construdas ao longo do tempo. Os domnios se referem a unidades paisagsticas a partir, em especial, das relaes entre clima e relevo, pontuadas por paisagens distintas geradas pela variao de fatores naturais. Dentro do conceito de domnios, so valorizadas as faixas de transio entre uma paisagem e outra, deixando claro que essa passagem se d de forma gradual e no abrupta. Atualmente, predomina o conceito de biomas, mas importante que a turma entenda tambm a ideia de domnios morfoclimticos e consiga perceber que existem zonas de transio entre uma paisagem e outra.

Conhecendo os Domnios Morfoclimticos do Brasil


Os Domnios Morfoclimticos, so determinados pelas Paisagens Naturais que resultam da ao conjunta dos elementos do clima, relevo, hidrografia, vegetao e mais recentemente da ao das atividades humanas. O Gegrafo Aziz N. Ab'Saber delimitou seis domnios morfoclimticos no Brasil, alm de faixas de transio.(Mapa 1)

Os Domnios Morfoclimticos do Brasil Domnio amaznico O domnio amaznico formado por terras baixas: depresses, plancies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amaznica. banhado pela Bacia Amaznica, que se destaca pelo grande potencial hidreltrico. A degradao ambiental, representada pelas queimadas e pelos desmatamentos, um grava problema desse domnio. O governo brasileiro, por meio do Programa Piloto para a Proteo das Florestas Tropicais do Brasil, pretende adotar atividades como o ecoturismo e a biotecnologia, para promover o desenvolvimento da Amaznia, preservando-a. Domnio do cerrado

O domnio do cerrado corresponde rea do Brasil Central e tem essa denominao devido ocorrncia de vegetao o mesmo nome. Apresenta extensos chapades e chapadas, e o clima tropical semi-mido. A vegetao do cerrado formada por arbustos com troncos e galhos retorcidos, recobertos por casca grossa. Os solos so pobres e cidos, mas colocando-se calcrio no solo (mtodo da calagem), esto sendo aproveitados pelo setor agrcola. J considerada a nova fronteira da agricultura, pois representa a expanso do cultivo da soja, feijo, arroz e outros produtos. Nesse domnio esto as reas dispersoras da Bacia do Paran, do Paraguai, do Tocantins e do Madeira, entre outros rios destacveis. Domnio dos mares de morros O domnio dos mares de morros acompanha a faixa litornea do Brasil desde o Nordeste at o Sul do pas. Caracteriza-se pelo relevo com topografia em "meia-laranja" (mamelonares ou mares de morros), formados por intensa ao erosiva na estrutura cristalina das Serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhao. Nele, predomina o clima tropical quente e mido, caracterizado pela floresta latifoliada tropical. Na encosta da Serra do Mar essa floresta conhecida como Mata Atlntica. Em conseqncia da forte ocupao humana, essa paisagem sofreu grande degradao. Alm do desmatamento, esse domnio sofre intenso processo erosivo (relevo acidentado e clima mido), com deslizamentos freqentes e formao de voorocas. Domnio da caatinga O domnio da caatinga corresponde regio da depresso sertaneja nordestina, com clima quente e semi-rido. A caatinga, formada por cactceas, bromeliceas e rvores, a vegetao tpica. O extrativismo vegetal de fibras, como o caro, o sisal e a piaava, destaca-se nesse domnio. atravessado pela bacia do So Francisco e tem destaque pelo aproveitamento hidreltrico. Os projetos de irrigao no seu vale propiciam a produo de frutas (melo, manga, goiaba, uva, por exemplo). A tradicional ocupao da caatinga a pecuria extensiva de corte, porm com baixo aproveitamento. No domnio da caatinga, aparecem os inselbergs, ou morros residuais, resultantes do processo de pediplanao em clima semirido. Domnio da araucria O domnio da araucria ocupa o planalto da Bacia do Rio Paran, onde o clima subtropical est associado s mdias altitudes, entre 800 e 1300 metros. Nesse domnio aparecem reas com manchas de terra roxa, como no Paran. homognea, aciculifoliada e tem grande aproveitamento de madeira e erva-mate. A floresta de araucria tambm conhecida como Mata dos Pinhais. Nesse domnio, a devastao a floresta causada pela intensa ocupao agrria, especialmente a agricultura de caf e soja. Domnio das pradarias O domnio das pradarias representado pelo Pampa, ou Campanha Gacha, onde o relevo baixo, com suaves ondulaes (coxilhas) e coberto pela vegetao herbcea das pradarias (campos). A ocupao econmica desse domnio tem-se efetuado pela pecuria extensiva de corte, com gado tipo europeu, obtendo altos rendimento

Os domnios morfoclimticos representam a combinao de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetao que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagstica. No Brasil, o gegrafo Aziz AbSaber foi o responsvel por fazer essa classificao. Para ele, o pas possui seis grandes domnios morfoclimticos: Domnio Equatorial Amaznico: situado na regio Norte do Brasil, formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o processo de sedimentao, com um clima e floresta equatorial. Domnio dos Cerrados: localizado na poro central do territrio brasileiro, h um predomnio de chapades, com a vegetao predominante do Cerrado. Domnio dos Mares de Morros: situa-se na zona costeira atlntica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapades florestados, como tambm a quase extinta Mata Atlntica. Domnio das Caatingas: localiza-se no nordeste brasileiro, no conhecido polgono das secas, caracterizado por depresses interplanlticas semiridas. Domnio das Araucrias: encontra-se no Sul do pas, com predomnio de planaltos e formao de araucrias. Domnio das Pradarias: tambm conhecido como domnio das coxilhas (relevo com suaves ondulaes), situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, com predominncia da formao dos pampas e das pradarias.

Entre os seis domnios morfoclimticos existem as faixas de transies. Nessas faixas so encontradas caractersticas de dois ou mais domnios morfoclimticos. Algumas conhecidas so o Pantanal, o Agreste e os Cocais.

Potrebbero piacerti anche