Sei sulla pagina 1di 32

N 138 < Ano 6 < 29 Outubro 2012

Director: Daniel Santos

Quinzenal< Gratuito

EM NOVEMBRO ENTRAMOS NO 7 ANO DE PUBLICAO

A Grcia foi o primeiro pas em crise a lanar a venda de produtos fora de prazo a preos promocionais, na inteno clara de ajudar os mais desprotegidos financeiramente e combater a fome. Como sabemos, em Portugal e Espanha o emprobrecimento da populao e a sua falta de capacidade para adquirir bens essenciais tem sido extensivamente noticiada nos meios de comunicao. Por isso, no estaremos longe que esta deciso venha a abranger estes e outros pases, Reino Unido inclusive. Depois sabido que muitos dos produtos deitados fora de data pelo consumidor esto em perfeitas condies de consumo. Segundo a ONU cada um de ns responsvel por deitar ao lixo cerca de 115 quilos de produtos por ano, bons para consumo, Pag. 9 mas alegadamente fora de prazo . Leia tudo no artigo da

COMBATER A FOME COM PRODUTOS FORA DE PRAZO

Deputado do CDS-M vai votar contra o Oramento de Estado


Pag. 12

Famlias com mais de dois filhos perdem benefcios


Pag. 4

Benfica e FC Porto de brao dado dividem a liderana


Pag. 29

O fantasma de Saville deixa marcas profundas na BBC

Pag. 8

Pag. 17

Imposto de combustveis sobe 3 pences por litro Pag. 4 no incio do ano


PUB.

29 Outubro 2012

ENTRE NOS
Novos links para a WEB e e-Mail
Apesar dos nossos clientes, fornecedores e leitores poderem continuar a utilizar os links anteriormente disponveis, o jornal de As Notcias tem agora novos que podem e devem ser utilizados a partir da prxima semana. Muda apenas o domnio do contacto que antes era asnoticias.co.uk para jornalasnoticias.co.uk, este ltimo detido exclusivamente pela nossa empresa. Na prxima edio anunciaremos com mais detalhe outros produtos e servios disponveis com o jornal de As Notcias.

Morre o jornalista norte-americano Joseph Pulitzer, fundador da primeira escola de jornalismo

1911

6 Aniversrio
A partir do prximo nmero o jornal de As Notcias passar para o stimo ano de publicao, que ser celebrado, como nos passados anos, no Restaurante A Toca num jantar oferecido a colaboradores, entidades e amigos.

A velhice um posto...
No prximo nmero vamos entrar no stimo ano de publicao e, apesar de lderes destacados no mercado da emigrao portuguesa no Reino Unido, continuamos a no nos sentar nos louros do sucesso e vamos apresentar novos desafios e projectos, para servir mais e melhor os nossos leitores. No promovemos o nosso trabalho dizendo mal dos 'outros', mas reconhecemos que temos crescido fruto dos erros constantes dos tais 'outros' e, mais uma vez, aqui vai o nosso agradecimento a todos os que tm contribudo para o crescimento da nossa publicao. Mas tudo isto no seria possvel se no tivssemos tido, ao longo dos seis anos cumpridos, uma equipa slida e terminada a desenvolver um projecto dirigido, no s elites, mas s centenas de milhares de trabalhadores que constituem o grosso da nossa comunidade. A todos eles um grande abrao e o orgulho de termos podido trabalhar, ao longo destes anos, e continuar a trabalhar ao lado de grandes profissionais. Por fim uma palavra de apreo para os nossos leitores e anunciantes, por terem mantido este jornal, ao longo de todos estes anos, na liderana das publicaes portuguesas no Reino Unido.
PUB

Joo de Noronha

O nmero de cartas e e-mails dos nossos leitores tem aumentado de nmero para nmero, facto que demonstra que somos lidos por todo o Reino Unido, cumprindo a misso a que nos propusemos.

PS anda esquecido e no seguro...


Onde estava o lder do PS, Antnio Jos Seguro, quando o seu partido, ento liderado por Scrates, subscreveu o "Memorando de Entendimento Sobre as Condicionalidades de Poltica Econmica" em Maio de 2011, e que subjugava o Estado Portugus s directivas comunitrias e ao FMI. Esqueceu, com certeza... memria de 'armador' poltico sem escrpulos e sem sentido de Estado. A poltica de catavento que , nos ltimos anos, tanto nos habituaram e nos desencantaram. Mas o que dizia este documento, que tanto o PS quer esquecer e arrumar na gaveta? Vamos lembrar... - Controlar os custos de sade poupando 500 milhes - Reduzir em 200 milhes os custos operacionais dos hospitais - Rever e aumentar as taxas moderadoras do SNS - Aumentar a taxa do IVA na electricidade e no gs - Reduzir custos na rea da educao em cerca de 195 milhes - Reduzir custos em transportes - At 2012 o Governo desenvolver um plano para reorganizar e reduzir significativamente o nmero de entidades para-estatais - Facilitar os ajustamentos no mercado de trabalho - Introduzir ajustamentos em casos de despedimento por justa causa - Baixar de 30 para 10 dias por ano de antiguidade as compensaes por despedimento - O Governo acelerar o programa de privatizaes - Alienao acelerada da totalidade das aces da EDP e REN, bem como da TAP - identificando em seguida grandes empresas adicionais para serem privatizadas at ao final de 2012. -inclui eventualidade de medidas adicionais como corte dos subsdios de frias e de Natal. - Se os objectivos no fossem cumpridos, seriam adoptadas medidas adicionais. O Memorando foi negociado, assinado e at propagandeado pelo Governo e bancada PS na Assembleia da Repblica. E adivinhem quem se fazia l representar: Antnio Jos Seguro. O compromisso da austeridade para Portugal foi negociada e alinhavado pelo PS em nome do Estado Portugus em Maro de 2011. Mas em poltica a memria curta, na razo directa do aumento constante da contestao, da falncia do regime poltico e do aumento do maior "partido" portugus, a massa populacional absentista.
Propriedade As Notcias Ltd. 11, Ethelreda Drive Thetford- Norfolk IP24 2UB Telf: 01842 338610 geral@asnoticias.co.uk

Exmo. Sr. Director, Em primeiro lugar queria felicitar o jornal As Notcias pela qualidade e profissionalismo que demonstram, na forma como tratam a notcia e o mercado a que se dirigem. No vou entrar aqui em juzos de valor das notcias que publicam e seu teor, assim como no vou exprimir o meu sentimento sobre alguns textos, fotografias e gria que empregam. Tudo faz parte da imagem que criaram com grande sucesso na comunidade portuguesa no Reino Unido. E falo no Reino Unido porque a nica publicao em portugus que encontro na maior parte do territrio. J que as outras se cingem apenas ao mercado de Londres. E, por isso, queria mais uma vez felicitar-vos pela vossa capacidade e determinao. S por isso merecem bem a slida carteira de publicidade que detm e a forma destacada como so mencionados por toda a comunidade portuguesa no Reino Unido. A ser verdade a tiragem que as

outras publicaes reclamam para Londres e pouco mais, nada tenho a comentar sobre os 21 mil exemplares que dizem publicar, tal a extenso de territrio que cobrem e os milhares, como eu, de assinantes que tm. Por tudo isto que mencionei, gostaria de vos dar, com apreo, os parabns pelos 6 anos de publicao. Penso que o vosso jornal tem aquilo que merece pelo muito que tem feito e pela forma como consegue ensinar os que, mais tarde, se aventuram numa difcil e dispendiosa actividade. Assim como a postura que tem tido junto ao mercado concorrente. So este tipo de empresas que nos prestigiam e nos defendem. Por isso, obrigado e parabns. Juliana Maria Professora Universitria NR: Agora cabe ao nosso leitor e anunciantes, pessoas inteligentes, tirarem as suas concluses. Foi esta carta recebida ou fabricada? Eis a questo?

m. 07718000244 07901728580
Publicidade: sales@asnoticias.co.uk

REORGANIZAO INFORMTICA ATRASA SERVIOS


Tal como tinhamos anunciado h uns nmeros atrs, o jornal de As Notcias est a passar por uma grande reoganizao informtica. Assim, passamos a ter um servidor prprio, novos e-mails e endereo de Website, assim como novo software. Esta reoganizao requer interromper por momentos alguns servios informticos e telefnicos. Pelo facto pedimos desculpas mas tudo ficar a funcionar normalmente durante esta semana ou no decorrer da prxima. Entretanto manteremos todos os contactos do passado, que so apenas reencaminhados para os novos servios.

www.jornaslasnoticias.co.uk
Direo Geral: Joo de Noronha joaonoronha@asnoticias.co.uk; Director: Daniel Santos daniel@asnoticias.co.uk ; Direo Financeira: Susana Forte Vaz susana@asnoticias.co.uk ; Servios Administrativos: Emlia Alves; Publicidade: Pedro Nogueira; Viriato Batalha; Jos Carlos Camacho - Design: Catia Vieira; Redaco: J. Reis;Colaboradores: Jorge Fonseca (Portugal); Marques dos Santos, Antnio Freitas, e Joo Picano (Desporto); JCD Gomes (Guernsey); J. Bandeira (Great Yarmouth); Nuno Pereira (Sul de Inglaterra); Reviso: Redaco; Distribuio: Prpria com UPS e City Link; Tiragem: 21,500 exemplares distribudos em 262 localidades na Inglaterra, Pas de Gales, Esccia, Irlanda do Norte e Ilhas de Guernsey e Jersey; Colaborao: Lusa, Agncia de Notcias de Portugal, SA e Jornal da Madeira
Nota da Direo - A publicidade publicada neste jornal, cadernos e inseres da inteira responsabilidade dos anunciantes. Os artigos de opinio so tambm da inteira responsabilidade de quem os subscreve e podem ou no transmitir a opinio do jornal. A sua publicao insere-se na responsabilidade democrtica que temos em aceitar a liberdade de expresso, de opinio e o direito diferena..

29 Outubro 2012

REINO UNIDO
Orson Welles transmite a verso radiofnica da "Guerra dos Mundos", de H.G.Welles, simulando uma reportagem em direto sobre a invaso da Terra por marcianos

1938

Albert Einstein um artista do X Factor


Um estudo vindo agora em pblico destaca que um tero dos alunos primrios no Reino Unido acreditam que o cientista Albert Einstein, que morreu em 1955, tornou-se clebre nos 'reality shows'. Cerca de 29 por cento afirma terem-no visto recentemente no X Factor ou no Britain's Got Talent. A maior parte no consegue relacionar os cientistas famosos s suas teorias, inventos ou proezas. Por exemplo, apesar de ser ensinado na escola, um tero dos alunos entre os 11 e os 14, desconheciam que Isaac Newton provou a teoria da gravidade.

FAMLIAS COM MAIS DE DOIS FILHOS PERDEM BENEFCIOS


Pais com mais de dois filhos vero os benefcios serem limitados, revelou o ministro da segurana social, Iain Duncan Smith. Acrescentando que no fazia sentido que os contribuintes fossem sobrecarregados de impostos para subsidiar famlias pobres a terem mais filhos. Duncan Smith acrescentou que preciso dizer basta a estas participaes do Estado, explicando que desta forma o governo conseguir poupar 10 bilies na segurana social at 2016. Numa conferncia em Cambridge, o ministro explicou

que uma famlia a trabalhar faz opes do nmero de filhos segundo as suas posses e os que vivem de benefcios tero de fazer o mesmo. Falando mais tarde BBC Rdio 4, Duncan Smith explicou no estar a falar de um nmero simblico de famlias vivendo de benefcios de muitos filhos, mas numa larga fatia dos beneficirios deste tipo de apoio social. No entanto, esta medida tem sido combatida e criticada pelos liberais democratas, que fazem parte da coligao governamental com o partido conservador

Um milho perde Imposto de combustveis apoios do Estado sobe 3p e arrasta 30 mil para o desemprego
Cerca de um milho de cartas foram enviadas ao mesmo nmero de famlias avisando-as da perda do abono de famlia. Qualquer agregado familiar que ganhe mais de 50 mil libras por ano fica reduzida ou sem apoio social do Estado britnico. A partir de hoje essas famlias so notificadas da perda de benefcios, com a opo de os manterem e devolverem-nos no final do ano com a declarao de impostos. Segundo um inqurito da Populus 82% das famlias atingidas concordam com a medida. A medida anunciada pelo Governo do aumento de 3 pence por litro de imposto nos combustveis, a partir do prximo ano, implica a perda de 30 mil postos de trabalho, afirma um estudo agora publicado. Este aumento vai custar cerca de 60 por ano a cada famlia, mas vai tambm cortar cerca de 0,1% do crescimento econmico do pas, segundo demonstra a FairFuelUK. Apesar das perdas dos postos de trabalho e da contraco econmica prevista, esta medida vai apenas permitir o encaixe de metade do retorno de impostos previstos, isto o Governo recebe 800 milhes em vez do 1,5 bilies previstos. O estudo, efectuado pela National Institute for Economic and Social Research, sublinha que se o Governo diminusse o imposto em 3 penses, em vez de o aumentar, criaria mais 70 mil novos postos de trabalho e um crescimento econmico de 0,2% e manteria a qualidade de vida da populao.

1 = 1.2424 1 = $1.6034 1 = BRL3.2509


Os cmbios acima indicados so os do dia de fecho do jornal. Para uma melhor informao consulte o nosso Website:

ECONOMIA CRESCE 1%
O ministro das Finanas britnico, George Osborne, afirmou que o crescimento de 1% do produto interno bruto (PIB) no terceiro trimestre mostra que que o pas est no "caminho certo". "Temos ainda um longo caminho pela frente, mas estes nmeros mostram que estamos na direo certa. e a caminhar para a cura", disse Osborne. A economia britnica cresceu 1% no terceiro trimestre, impulsionada pela venda dos bilhetes para os Jogos Olmpicos e recuperando da quebra provocada pelos feriados do Jubileu da rainha. O primeiro ministro David Cameron j tinha alertado na quarta-feira que as "boas notcias" iam continuar a chegar, referindo-se aos esperados nmeros positivos do PIB.

www.asnoticias.co.uk

29 Outubro 2012

REINO UNIDO
Cerca de 1/5 dos proprietrios que adquiriram casa prpria nos ltimos 5 anos, confrontam-se com o valor actual da propriedade abaixo do valor de compra, revela a 'Property Web Site' da Rigntmove, onde 17% dos compradores desde 2007 tm valores da hipoteca a pagar superiores ao valor actual da propriedade. Segundo esta empresa, o mercado ter de dar um salto considervel para equilibrar o valor do patrimnio dos que se encontram em situao negativa. S que 4 em cada 10 proprietrios consultados no acreditam que v acontecer a e dos questionados acreditam que os preos voltem a descer.

Valor das propriedades abaixo dos custos

Privatizao da British Petroleum, a mais importante operao de venda de participaes do Estado, no Reino Unido

1987

Governo britnico mantm ameaa

Cameron pronto a vetar Oramento da UE


O primeiro-ministro britnico, David Cameron, voltou a pedir Unio Europeia (UE) para manter as suas despesas sob controlo, num encontro em Londres com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. No incio do ms, Cameron ameaou, numa entrevista, vetar o oramento comunitrio se no fosse favorvel ao Reino Unido. Agora, acompanhado pelo vice primeiro-ministro, Nick Clegg, cujo partido liberal democrata, parceiro da coligao no poder e mais pr-europeu, repetiu que o governo britnico no aceitar um aumento acima da taxa de inflao. "Eles reiteraram que, numa altura em que os Estadosmembros esto a tomar decises difceis em casa, no apropriado que a despesa da UE aumente", relatou uma porta-voz de Downing Street.

Quanto a Rompuy, acrescentou a mesma fonte, "reconheceu a posio do Reino unido e disse que as negociaes continuariam at cimeira".
PUB.

O oramento plurianual comunitrio para 2014-2020 dever ser discutido numa cimeira extraordinria agendada para 22 e 23 de Novembro

29 Outubro 2012

REINO UNIDO
Estrla Pop preso envolvido com Saville
A estrela da pop britnica dos anos 70, Gary Glitter, foi detida esta manh, no mbito da investigao sobre os alegados abusos sexuais de menores do apresentador da BBC, Jimmy Savile. a primeira deteno na Gr-Bretanha relacionada com este escndalo, mas no a primeira vez que Glitter se v a braos com a justia por abusos sexuais. O cantor foi acusado e condenado por ter abusado de duas raparigas, no Vietename, em 2006 e cumpriu trs anos de priso.

1928 Comeam as
transmisses experimentais de televiso, no Reino Unido

Dona da Sagres lucra 577 milhes


A Heineken, que controla a Central de Cervejas em Portugal, obteve um resultado lquido de 577 milhes de euros no terceiro trimestre deste ano, desempenho que representa um crescimento de 9% em comparao com o mesmo perodo de 2011, informou ontem a cervejeira holandesa em comunicado. A Heineken comercializou um total de 58,7 milhes de hectolitros no trimestre, uma subida de 3,1% face ao volume de cerveja vendido no perodo homlogo do ano passado.

Ministro mergulha no desemprego 'plebeu'


Depois de muita polmica a demisso de Andrew Mitchell, o coordenador da bancada parlamentar conservadora do Reino Unido foi inevitvel. Mitchell ainda pediu desculpas pelo facto de ter tratado um polcia de "plebeu" durante uma altercao aps o agente o ter impedido de passar pela entrada da residncia oficial do primeiro-ministro de bicicleta, sendo obrigado a passar pelos fundos. O incidente foi relatado na imprensa e David Cameron ateve de sair em defesa de Mitchell mas a indignao instalou-se entre os parlamentares. Cameron defendeu que o mais importante o erro ter sido reconhecido e um pedido de desculpas formulado.
PUB

Economia Britnica cresceu 1%


O Reino Unido emerge da recesso. Aps trs trimestres de contraco, entre Julho e Setembro, a economia britnica cresceu 1%, contra uma queda de 0,4% no trimestre precedente e acima do esperado. Depois da queda do desemprego e da inflao na semana passada, os dados do crescimento so para o ministro das Finanas, George Osborne, o resultado das polticas de austeridade do governo. Os analistas esperam agora uma reduo dos estmulos por parte do Banco de Inglaterra. Este foi o maior crescimento trimestral em cinco anos.

Ford despede mil e quinhentos postos de trabalhos


A fabricante de automveis norte-americana Ford vai eliminar 1.500 postos de trabalho com o encerramento de duas fbricas no sul de Inglaterra, segundo a agncia britnica Press Association (PA), citada pela EFE. Segundo fonte sindical, em causa esto 500 trabalhadores das fbricas de Southampton, onde a Ford produz as carrinhas Transit, e 1.000 funcionrios da unidade de Dagenham, onde monta motores para veculos. De acordo com a EFE, a Ford dever indemnizar os trabalhadores despedidos ou dar-lhes a possibilidade de ocupar outros postos de trabalho dentro da empresa.

CORTA RELVAS SOLTA


O mau tempo no demoveu os fiis dos corta-relvas que se reuniram este fim de semana para o ltimo grande prmio da temporada, disputado no Reino Unido.

29 Outubro 2012

REINO UNIDO
Construtor dos Taxis negrosna bancarrota
O construtor dos tradicionais txis londrinos h mais de meio sculo tenta evitar a bancarrota. A empresa Manganese Bronze apelou aos principais accionistas para poder obter uma injeco de capital de ltima hora. Os chineses da construtora Geely rejeitaram j o pedido. A empresa, que regista uma concorrncia crescente, foi obrigada a retirar recentemente 400 veculos por uma avaria no sistema de direco.

1795
Nasce o poeta ingls John Keats, autor de "La Belle Dame Sans Merci"

Chuva de sangue no sudeste de Inglaterra


Se os meteorologistas estiverem certos, os britnicos do sudeste do pas podem ser testemunhas de um fenmeno raro e inusitado nesta semana: a chamada chuva vermelha, tambm conhecida como chuva de sangue. O fenmeno ocorre quando a poeira de regies desrticas se mistura com a umidade das nuvens, resultando em uma chuva de colorao avermelhada que deixa uma fina camada de p sobre ruas, casas, rvores e outras superfcies.

A revista dos acontecimentos da quinzena

Com a carroa frente dos Tories


Afinal, ao fim de quatro semanas o tipo que David Cameron tanto protegeu e que tinha mandado f**er os polcias em Downing Sreet, o chefe da bancada conservadora Andrew Mitchell, acabou por se demitir. Um a zero para Miliband que nos Comuns tinha aferroado o Primeiro Ministro ao exigir a demisso daquele Tory. Mas, seguindo as pisadas de boas maneiras de Mitchell, tambm George Osborne nos presenteou com um exemplo de boa cidadania ao viajar de comboio em primeira com um bilhete de econmica. Surpresa? - No senhor. o sangue azul a fervilhar nas veias desta gente que olha para todos ns como habitantes de outra galxia e demonstra o "respeito" que a plebe lhes merece. Ao mesmo tempo, em Birmingham, acreditando que vencer as prximas eleies, David Cameron acenava direita do seu Partido com o famigerado referendo sobre a Europa abrindo a porta aos conservadores dos conservadores como o Ministro da Educao que de imediato e publicamente afirmou ser hora de o Reino Unido se pronunciar sobre o seu papel no seio da Unio Europeia. Acredito que depois de se saber que no terceiro quartil econmico do ano se cresceu 1% j ningum consegue controlar o optimismo que irradia dos sectores conservadores. bom lembrar, no entanto, aos menos avisados que "normalmente" assim acontece todos os anos, isto , o terceiro quartil aquele que melhores resultados produz. Este ano, preciso acrescentar, houve Jogos Olmpicos, os quais, contribuiram em larga escala para um "paid in" fora do vulgar. assim extemporneo afirmar com fogo de artifcio e fanfarra que a recesso terminou, sem tomar em conta contnuos sinais de que a economia continua periclitante, de que exemplo vivo o encerramento agora anunciado da fbrica da Ford em Southampton -500 para a rua-, e mais 800 no Essex, e, tambm, o aparecimento de um facto que o trabalho em part-time que j produziu estatisticamente a diminuio do desemprego. S falta ao Governo e aos Conservadores ( onde andam os Liberais?- Onde anda Nick Clegg?) comearem a cantar, ding...dong... the witch is dead..., dando assim dimenso espiritual sua arrogncia poltica. Savile nome de homem mas a julgar pelos ltimos dias mais nome de mafarrico, de jelzeb. Verdadeiro escndalo que demonstra sem equvocos o carcter hipcrita da sociedade britnica, onde as aparncias determinam os valores e a escala social, Savile hoje o alvo de mais de 300 linhas de investigao da Scotland Yard a partir dos depoimentos de centenas de vtimas daquele famoso DJ falecido o ano passado aos 84 anos.Alguns dos pasquins que agora pedem a sua cabea, andaram anos e anos a mostr-lo como um messias da ajuda a necessitados, um benemrito actor do auxlio s "Charities", canonizaram-no, idolatraram-no, ignoraram os rumores, desprezaram mesmo as afirmaes que definiam Savile como um "paedo" . Muitas perguntas continuam espera de resposta mas, desde j, emerge o facto de que as vtimas no precisam mais de calar os crimes que as vitimaram e, so as vtimas que tm de ser protegidas e que tm direito a que se faa justia. Informaes que nos inundam diriamente, quer nos jornais quer na TV, do conta dos caminhos intrincados que este caso reflecte parecendo evidente que s com encobrimento e cumplicidade foi possvel a Savile persistir na senda do crime. Creio pois que no ser surpresa se assistirmos nos prximos tempos deteno de pessoas, algumas das quais, nos faro abrir a boca de espanto. Com tudo isto j ningum se lembra dos assassinatos cometidos contra famlias inteiras com recurso ao fogo posto e j ningum fala do rapto e homcidio da pequena April cujo cadver continua por encontrar. Mas, preciso ter memria, preciso perseverar, manter a solidariedade com aqueles que continuam despojados de justia e sabendo embora que certos crimes so imprevsiveis, impe-se que se veja neles, sinais comprometedores de desagregao, de desonestidade , de declnio da civilizao ocidental que se compraz no delrio de um hedonismo inaceitvel .
PUB.

O fantasma de Saville deixa marcas profundas na BBC


Os alegados abusos sexuais praticados durante dcadas pela antiga vedeta da televiso, Jimmy Savile, continuam a pesar sobre a reputao da instituio BBC, no Reino Unido. Enquanto as autoridades policiais iniciaram investigaes e o ministrio pblico anunciou a abertura de um processocrime, a estao pblica de televiso nega que tenha dado cobertura a este escndalo sexual. O recentemente empossado director da BBC, George Entwistle, nega ter tido conhecimento do contedo da reportagem do Newsnight antes do rebentamento do escndalo, mas enfrentou hoje os deputados britnicos: "No h como ligar aquilo que Jimmy Savile fez cultura e s prticas da BBC nesses anos. Isso destruiria a nossa confiana e reputao. uma questo muito grave e sria e ningum pode olhar para ela sem se horrorizar com o facto de estas actividades terem ocorrido durante tanto tempo sem serem detectadas. Claro que lamento profundamente!", afirmou. Jimmy Savile, que foi recebido pelo Papa e condecorado pela rainha Isabel por obras caritativas, faleceu em 2011, com 84 anos. Foi durante dcadas animador de emisses na BBC, nas quais recebia crianas e jovens e prometia realizar os sonhos dos espectadores. suspeito de ter abusado sexualmente de centenas de jovens.

29 Outubro 2012

PORTUGAL
5 milhes para combate sinistralidade
O Ministrio da Administrao Interna (MAI) anunciou que vai atribuir cerca de cinco milhes de euros PSP e GNR, para aquisio de equipamentos destinados preveno e segurana rodoviria e reorganizao em curso nas foras de segurana. O MAI refere que o montante proveniente de verbas de 2011 e 2012 do Fundo de Garantia Automvel (FGA), que disponibiliza recursos financeiros para fins de preveno e segurana rodovirias. Assim o MAI determinou a atribuio de 2.930.771 euros GNR e 1.930.771 euros PSP.

1411
Tratado de Paz de Segvia entre Portugal e Castela

1661 abusos sexuais investigados


A Polcia Judiciria, em 2011, investigou 1.661 casos de abusos sexuais a crianas e jovens em Portugal, um nmero que o a Polcia Cientfica diz no estar dissociado da maior intolerncia social ao fenmeno. Ainda sobre o crime sexual a menores, a PJ destacou as dificuldades investigatrias do processo e a necessidade de estruturar e sistematizar as gravaes para memria futura. De acordo com os dados revelados, a maioria dos presumveis agressores sexuais so homens e tm idades compreendidas entre os 21 e os 40 anos.

Combater a fome com produtos fora de prazo


A venda de produtos fora de prazo, mas em condies satisfatrias de consumo, poder ser uma forma dos governos combaterem a crise. Qual a situao actual e o que dizem os tcnicos? Fomos investigar. Depois de a Grcia ter anunciado que os supermercados podem vender alimentos no perecveis fora do prazo a preos mais baixos, importante saber se esses alimentos fora de prazo representam riscos para a sade. A Associao Portuguesa de Empresas de Distribuio (APED), em artigo publicado recentemente no PBLICO, diz que Portugal cumpre rigorosamente a lei, no vendendo produtos fora do prazo, mas admite que "se o Governo entender flexibilizar a legislao, garantindo a segurana alimentar, o sector est disponvel para encontrar solues que ajudem o consumidor nesta conjuntura to adversa". Dulce Ricardo, engenheira alimentar da DECO, organizao de defesa dos direitos dos consumidores, diz, no entanto, que preciso entender a diferena entre as duas indicaes que aparecem nas etiquetas: "consumir at" ou "consumir preferencialmente antes de". No primeiro caso, o consumo depois da data indicada pode ter riscos para a sade. No segundo, pode haver alterao das caractersticas dos alimentos, mas no um risco para a sade. No primeiro grupo esto os alimentos perecveis, como a carne picada, as salsichas frescas, o queijo fresco, o leite do dia, os bolos com creme. A, diz Dulce Ricardo, "a data deve ser rigorosamente cumprida", caso contrrio corre-se o risco de uma toxinfeco alimentar. A tcnica deixa um aviso: "Um alimento contaminado pode ter um aspecto perfeitamente normal". A presena de salmonelas, por exemplo, no detectvel nem pelo aspecto nem pelo cheiro do alimento. Quanto aos alimentos no perecveis, a deciso cabe sobretudo ao consumidor. "Se a data indicada em 'consumir preferencialmente antes de' for ultrapassada pode haver implicaes a nvel nutricional que fazem com que o alimento no esteja em condies perfeitas - ou podem verificar-se alteraes na colorao ou na textura. Nestes casos, "a lei omissa", explica a tcnica da DECO. "O produto no deve estar venda, mas poder estar". A revista da Tetra Pak, que publicou recentemente um nmero dedicado ao desperdcio de alimentos, cita um estudo da Food Standarts Agency (FSA) britnica segundo a qual "apenas 36% das pessoas sabem que os alimentos cujo prazo de validade expirou podem, na maior parte dos casos, ser consumidos". A data colocada na embalagem definida pelo produtor. Mas, diz ainda a revista, "no incomum que o fabricante coloque uma determinada data sabendo que o produto se manter em perfeitas condies de consumo durante muito mais tempo sem se deteriorar". Isto pode levar a um enorme desperdcio de produtos em bom estado - dados da FAO (a Agncia para a Alimentao e Agricultura das Naes Unidas) indicam que a quantidade de alimentos desperdiados de 95 a 115 quilos por pessoa por ano.
PUB.

10

29 Outubro 2012

PORTUGAL

Troika aperta o cerco para 2014/15


O Governo ter de apresentar 'troika' uma anlise detalhada da despesa pblica para explicar como vai poupar mais 4 mil milhes de euros em 2014 e 2015, especificando as medidas at final de Fevereiro de 2013. "Uma anlise extensiva da despesa para especificar em pleno fontes adicionais de poupana ser levada a cabo a tempo da sexta reviso (prevista para Novembro) e as medidas tero de ser completamente especificadas at meados de Fevereiro de 2013 a tempo da stima reviso. O plano de consolidao oramental para 2014-2015 ser completamente detalhado no Programa de Estabilidade e Crescimento de 2013", diz o memorando revisto da 'troika'. Os documentos divulgados hoje pelo Fundo Monetrio Internacional especificam que para este perodo o Governo ter de encontrar poupanas de quatro mil milhes de euros atravs de cortes de despesa,
PUB.

sendo que o programa terminar em 2014 caso tenha sucesso, sendo o dfice previsto para esse ano de 2,5% do Produto Interno Bruto. O Fundo lamenta ainda que o esforo de ajustamento oramental para 2013 seja sobretudo do lado da receita, particularmente porque "os resultados decepcionantes" at agora obtidos com aumentos de

impostos aumentam os riscos para o cumprimento das metas. Durante as negociaes da quinta reviso, o FMI "frisou que mais cortes nas transferncias sociais" ajudariam ao cumprimento das metas oramentais. No entanto, "as autoridades [portuguesas] acharam demasiado difcil identificar mais cortes despesa nesta fase".

Os adversrios de de fato cinzento e gravata zul


O ministro da Defesa, AguiarBranco acusou os comentadores "de fato cinzento e gravata azul" de serem o maior adversrio das foras armadas e to perigosos para a defesa nacional como qualquer outra ameaa externa. No discurso com que presidiu s comemoraes do Dia do Exrcito, nas Caldas da Rainha, Aguiar-Branco sublinhou s tropas: "O nosso maior adversrio no a adaptao que nos exigida situao que o pas atravessa", nem to pouco "as medidas da 'troika (Fundo Monetrio Internacional, Banco Central Europeu e Comisso Europeia) ou a conteno oramental". Mas sim, "o sentimento, inegavelmente crescente, de que as Foras Armadas, num contexto de carncia geral, no so necessrias" e os comentadores "que olham para o Oramento de Estado e dizem que aqui que est a despesa que se pode cortar sem que o pas sinta a sua falta", disse. Sem especificar a quem se dirigem as criticas, Aguiar-Branco acusou os mesmos comentadores de terem do Estado e da soberania "uma viso contabilstica" e de encherem pginas de jornais e os noticirios da televiso questionando "para que servem as Foras Armadas". Um discurso "perigosamente demaggico" que o ministro quer ver combatido "dentro dos quartis". "No dia em que as Foras Armadas se deixarem instrumentalizar ou envolver no debate partidrio, o dia em que estamos a dar a resposta, por ns indesejada, pergunta dos comentadores de fato cinzento e gravata azul", sustentou. Na interveno, o ministro deixou ainda uma critica velada s associaes representativas dos vrios ramos das Foras Armadas sublinhando que "as verdadeiras Foras Armadas no esto nas salas de hotel a discutir poltica", mas sim no terreno e nos quartis. A esses, o governante prestou contas sobre o corte de despesas e custos intermdios no Ministrio da Defesa Nacional.

29 Outubro 2012

11

PORTUGAL
"A Europa tem de perceber que Portugal e os pases em dificuldades precisam da possibilidade de ter apoios para o investimento. Portugal e os pases em dificuldades precisam de apoios reindustrializao. Sem indstria no h emprego e sem emprego no h Europa", defendeu o ministro da Economia, lvaro Santos Pereira. Nas jornadas parlamentares conjuntas entre PSD e CDSPP, realizadas na Assembleia da Repblica, em Lisboa, o ministro passou em revista a actividade do Ministrio da Economia e, com base nesse diagnstico, anteviu "um 'boom' do sector mineiro, do petrleo e do gs". Para lvaro Santos Pereira, "a Europa tem que voltar a ser grande e para ser grande tem que pensar grande e para pensar grande precisa de se reindustrializar, precisa de combater os burocratas que andam a impedir o investimento".

UE "tem de perceber" que Portugal Passos Coelho Rebelo de Sousa preocupado precisa de apoios para investimento remodela com o Oramento
O primeiro-ministro alterou trs secretrios de Estado e criou uma nova secretaria em 16 meses de governao. A primeira "baixa" no no Governo registou-se em Maro de 2012, quando o exsecretrio de Estado da Energia, Henrique Gomes, saiu . A segunda alterao aconteceu agora e atingiu trs secretarias de Estado: Francisco Jos Viegas saiu da Cultura por razes de sade, sendo substitudo por Jorge Barreto Xavier, e Isabel Silva Leite deixou, a seu pedido e por motivos pessoais, o Ensino Bsico e Secundrio, e entrou Henrique Dias Grancho. As pastas das Finanas e do Tesouro foram separadas criando uma nova Secretaria de Estado das Finanas, ocupada pelo vicepresidente do PSD Manuel Lus Rodrigues, mantendo-se a amterior responsvel Maria Lus Albuquerque como secretria de Estado do Tesouro.

o Governo

A Europa "precisa de pensar as suas polticas de uma forma mais racional defendendo as suas indstrias, as suas empresas, em vez de estarmos preocupados com regras demasiado tcnicas e tericas e tecnocrticas sem pensar nas pessoas e sem pensarmos "Ningum na Europa fez tantas reformas ao nvel da Economia como ns fizemos, estamos a liderar na poltica de reindustrializao e a liderar na agenda de crescimento", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou que o parlamento tenha rejeitado antecipar a votao do Oramento para "facilitar" a fiscalizao pelo Tribunal Constitucional. "Eu espero que isto no tenha consequncias ms para a maioria [PSD/CDS], para o Governo e para Portugal. E espero ainda que seja possvel ao Presidente pedir a fiscalizao prvia. Se no pedir, temo bem que logo em Janeiro, quando se colocar () o problema do pagamento das remuneraes, dos salrios dos trabalhadores privados e pblicos, comecem a aparecer nos tribunais processos de inconstitucionalidade contra o Oramento", acrescentou. Sublinhando que considera que o Oramento para 2013 proposto pelo Governo "no viola a Constituio", s que "muitos portugueses e portuguesas" pensam o contrrio. Rebelo de Sousa explicou que

as eventuais "ms consequncias" so o "pandemnio que resulta de decises em vrios tribunais por todo o pas" onde se decida a inconstitucionalidade de penses, reformas, um salrio ou um corte". " evidente que depois h possibilidade de recurso para o TC, mas a perturbao, a instabilidade de o TC se pronunciar definitivamente, podia ser evitado, perguntando-se antes ao TC, se o Presidente quisesse". Rebelo de Sousa defendeu que o calendrio do Oramento "no est normalmente pensado" para situaes "excepcionais" como a que vive Portugal, as quais exigem "segurana jurdica".
PUB.

BREVES - BREVES - BREVES - BREVES - BR


Tempestades na Madeira
O Instituto de Metereologia emitiu para o Arquiplago da Madeira um aviso de perodos de chuva por vezes forte madrugada desta segunda-feira. Este estado do tempo far sentir-se no s na zona Sul, mas tambm no Norte e nas zonas montanhosas da Regio. No entanto, segundo previses metereolgicas internacionais, o mau tempo e as tempestades manter-se-o at sexta-feira, passando depois a chuva e aguaceiros.

Deputado do CDS-M
O presidente do CDS-M, Jos Manuel Rodrigues, pediu hoje a demisso de vice-presidente da Comisso Poltica Nacional do partido e anunciou que o deputado centrista madeirense Assembleia da Repblica votar contra o Oramento de Estado para 2013. "A Comisso Poltica do CDSMadeira decidiu dar indicaes

vai votar contra o Oramento


ao seu deputado na Assembleia da Repblica para votar contra a primeira apreciao do Oramento", anunciou hoje o lder regional do partido. Reconhecendo as consequncias polticas desta posio, Jos Manuel Rodrigues anunciou que "hoje mesmo" apresentou a sua demisso de vicepresidente nacional do CDS.

Mau tempo desvia avio


O voo que deveria realizar-se esta tarde, entre o Funchal e Caracas, como acontece habitualmente aos domingos, est retido por motivo de mau tempo no Aeroporto do Porto Santo.

JSD-M apoia Joo Jardim


A Comisso Poltica Regional da JSD Madeira emiitu esta tarde um comunicado no qual anuncia o seu apoio candidatura de Alberto Joo Jardim no acto eleitoral que se realiza no prximo dia 2 de Novembro de 2012. No comunicado, a comisso considera que "este um momento de capital importncia na vida da estrutura do PSD Madeira", adiantando que "a existncia de duas listas candidatas, reveladora da democracia que caracteriza o Partido impele-nos a uma tomada de posio".

Inaugurada a plataforma digital para emigrantes


As comunidades de emigrantes madeirenses espalhadas pelo mundo dispem a partir de agora de uma plataforma digital que lhes permitir obter informao atualizada sobre a regio. O stio "Madeira no Mundo" foi hoje apresentado publicamente numa conferncia de imprensa no Funchal pela secretria regional do Turismo e Transportes, Conceio Estudante. "Esta plataforma 'Madeira no Mundo' nasce da percepo que tive ao longo deste ano nos contactos com as diferentes comunidades madeirenses no mundo", disse a governante, destacando que utilizar a lngua portuguesa "como sinal de unio" e que pretende, entre outros aspectos, "cativar os elementos mais jovens" da dispora. Conceio Estudante salientou que esta ferramenta surge porque "h uma transformao na forma de comunicar", constituindo a internet "uma ligao e inter-relao entre a Madeira fisicamente no Atlntico e a espalhada pela dispora no mundo". A responsvel adiantou que o objectivo foi tornar a plataforma simultaneamente num "repositrio de informao, por isso tem a componente de base de dados de quem quem nas comunidades, a caracterizao das comunidades no mundo, um repositrio bastante alargado, com capacidade de ser renovada e enriquecida com participao de todos". "Sendo especialmente vocacionada para emigrantes e lusodescendentes, quisemos possibilitar a um cidado que esteja na Austrlia e queira saber quem so as pessoas na comunidade na Venezuela, como pode contactar os fazedores de opinio, quais as vias e formas de aceder a este tipo de informao, o que possibilita enormes oportunidade ao nvel social, cultural, de negcios e de qualquer inter-relao", exemplificou. A responsvel acrescentou que este ser um espao de partilha alimentado diariamente com "informao do que se passa na regio, o que uma outra forma de poder passar atualidade e de as comunidades participem na vida regional". "Madeira no Mundo" est disponvel no endereo ccm.govmadeira.pt. Agora j sabe, tem um stio (website) onde poder consultar tudo sobre os madeirenses no exterior.

Bispo d posse a novos procos


O bispo do Funchal deu posse ao novo proco do Faial, padre Abrao Vieira e na oportunidade pediu mais orao pelas vocaes sacerdotais e religiosas, j que a diocese tem 96 parquias e nem sempre pode disponibilizar um sacerdote em exclusividade para cada uma. Mais tarde, o bispo do Funchal vai dar posse ao novo proco das Feiteiras e do Rosrio, padre Hugo Almada Gomes.

A festa anual das Misses Franciscanas realizou-se no Funchal, com a presena de Frei Joo Dias Vicente, ex-missionrio na Guin-Bissau, de 1975 a 2012, que fez uma conferncia sobre a Actividade missionria em frica - f, testemunho, inculturao e implantao local. Formado em Histria, Fr. Vicente foi vigrio-geral da Diocese da Guin-Bissau no tempo de D. Septimio Ferrazetta (franciscano) e superior dos Franciscanos neste pas, entre outros cargos.
PUB.

Realizou-se a festa das Misses Franciscanas

Continua o mistrio da menina desaparecida


A Polcia Judiciria est neste momento a interrogar a av paterna de Ellie que se encontrava num restaurante na Travessa do Valente, no Lido. Segundo a me da menina desaparecida, Candice Gannon (na imagem), a av j deu polcia mais informaes sobre a possvel localizao da menina que foi levada pelo pai em Julho ltimo e ainda no foi entregue me, como foi decretado pelo tribunal. A av paterna de "Ellie", a menina que est desaparecida h mais de cem dias, foi vista esta manh a circular no Funchal. A me, Candice Gannon, em desespero, porque no sabe da filha h muitos meses, j avisou as autoridades policiais do que viu. Recorde-se que esta cidad inglesa, a residir na Madeira, no sabe onde est a sua filha mais velha de 7 anos, Giselle Candice Kelly Silva, fruto de uma anterior relao com um portugus do Algarve, Filipe Silva. "Ellie", como conhecida por entre a famlia e os amigos, foi passar frias com o pai, a 15 de Julho, mas este ainda no a devolveu me, como deveria ter acontecido a 31 de Julho. A ltima vez que Candice Gannon falou com a filha foi, via telefone, a 5 de Agosto, "mas ela parecia assustada e s respondia, 'sim' ou 'no'", disse a jovem me com uma voz de profunda tristeza. A partir da, foi uma sucesso de situaes desesperantes a comear pelos constantes telefonemas para o ex-companheiro e familiares, mas que no tm resposta. "No sei se ela est bem, se lhe esto a fazer uma lavagem cerebral e o meu maior receio que ele a tenha levado para o estrangeiro", afirmou ao JM Candice Gannon que, entretanto, tem outra filha de dois anos. Mas a batalha legal pela Ellie no de agora. Filipe Silva abandonou a companheira, quando Ellie tinha trs meses de idade e ao longo dos anos tem tentado retirar a guarda da criana. Depois de vrios processos no Tribunal de Faro, Candice Gannon ganhou a custdia total da filha em Agosto de 2010, tendo ficado estipulado que o pai poderia ver a filha aos fins-de-semana alternados e durante 30 dias de frias repartidas. A me de Ellie garante que sempre facilitou as visitas de Filipe Silva, tanto que, nestas ltimas frias, Ellie at levou o passaporte, aumentado ainda mais o desespero de que ela tenha sido levada para o estrangeiro. Aps o desaparecimento da filha, Candice Gannon comeou nova batalha legal, tendo havido uma audincia parental, no dia 6 de Setembro. O pai foi notificado para trazer a filha ao Tribunal nesse mesmo dia, o que no veio acontecer. Filipe

Silva saiu do tribunal a afirmar que ia buscar a filha, mas quatro horas depois o advogado telefonou a informar que pai e filha tinham desaparecido. Depois de dias de agonia e uma semana depois audincia parental, foi emitido um mandado de localizao de Filipe Silva, sendo que neste momento ele procurado pela PSP, GNR e PJ. Nesse mesmo auto foi determinada a interdio da sada da menor

do territrio nacional e a insero dos dados da menina no Sistema de Informao Schengen. Desde a, a nica ferramenta que Candice Gannon tem a comunicao social para conseguir encontrar a filha. Alm disso, criou uma pgina no Facebook "http://www.facebook.com/reunite .ellie/" e tem lanado panfletos pelo Funchal e no s espera que algum d informaes sobre o paradeiro da menina.
PUB.

14

29 Outubro 2012

MUNDO
Peixes cobaias na Estao Espacial
Uma nave espacial russa "Soyuz", que transportou trs astronautas e peixes de aqurio vivos, acoplou com sucesso Estao Espacial Internacional, aps uma viagem de dois dias. O astronauta norte-americano da NASA Kevin Ford e dois cosmonautas russos Oleg Novitsky e Yevgeny Tarelkin juntaramse aos trs homens que se encontram na estao, com uma carga que incluiu 32 "guppy" (peixes de aqurio conhecidos em portugus por "barrigudinhos"), que vo ser utilizados em testes sobre o impacto das condies no espao em organismos vivos.

Nasce o qumico alemo Adolf von Baeyer, Prmio Nobel em 1905

1835

Papa e o direito de no emigrar


O papa defendeu o direito a no emigrar como um direito fundamental e convidou os governantes a fazerem tudo para que as populaes permaneam nos respetivos pases. Antes mesmo do direito de emigrar, necessrio reafirmar o direito a no emigrar, isto , o de ficar na sua prpria terra, sublinhou Bento XVI na mensagem para preparar a Jornada dos migrantes e refugiados, que ser celebrada em janeiro. Os Governos deveriam analisar os fatores que empurram para a emigrao dezenas de milhares d e compatriotas.

A Sria fechou a 'porta' Recesso, guerra, desemprego da guerra este e direitos humanos ensobraram fim-de-semana
As foras armadas srias anunciaram que iriam cessar as operaes militares da passada sexta-feira de manh at hoje, respeitando um cessar-fogo proposto pelo emissrio internacional Lakhdar Brahimi, e que s responderiam em caso de ataque dos rebeldes. "Por ocasio do Eid al-Adha (uma festa muulmana), o comando das foras armadas srias anuncia a cessao das operaes militares em todo o territrio a partir de sexta-feira de manh e at segunda-feira", segundo o comunicado lido na televiso estatal. As foras armadas "reservam-se o direito de ripostar se os grupos terroristas armados continuarem a disparar contra civis e contra as foras governamentais, a atacar os bens pblicos e privados ou a utilizar carros armadilhados e bombas", refere o texto. O regime refere-se aos rebeldes e opositores como "terroristas". Os militares podem ainda
PUB.

SONDAGENS APONTAM PARA UM EMPATE TCNICO

a presidncia de Obama
"A pior recesso desde a Grande Depresso" nos Estados Unidos marcou o mandato presidencial de Barack Obama, com os democratas a responsabilizarem-na pelo fraco desempenho econmico. A economia, em particular o emprego e o crescimento, dominaram a campanha para as presidenciais de 6 de novembro prximo, com o candidato do Partido Republicano, Mitt Romney, a citar repetidamente os nmeros que evidenciam, na sua opinio, o fracasso da presidncia democrata. Uma taxa de desemprego que passou dos 7,9 por cento em janeiro de 2009 para os atuais 8,1 por cento, uma dvida pblica que passou de 11 para 16 bilies de dlares e uma taxa de crescimento de apenas 1,3 por cento no segundo trimestre de 2012, muito aqum dos 2,5 por cento considerados necessrios para diminuir o desemprego. Obama defende-se. Cita "a pior recesso desde a Grande Depresso" dos anos 1930 e assegura que evitou o pior com o plano de estmulo economia de 800 mil milhes de dlares, o apoio banca e o resgate da General Motors e da Chrysler, medidas que agravaram o dfice mas salvaram milhes de empregos. O Presidente fala ainda de "ventos contrrios" que dificultaram a recuperao da economia, como a crise das dvidas europeias, o tsunami de 2011 no Japo ou as "primaveras rabes". E acusa os Republicanos de impedirem a criao de mais um milho de postos de trabalho com a rejeio do seu plano para o emprego de 447 mil mi-lhes de dlares. Muito do esforo democrata dos ltimos quatro anos centrou-se na reforma do sistema de sade para assegurar o acesso dos mais carenciados a cuidados. Mas esta reforma, cuja aplicao s ser plena em 2014, uma das questes que divide os republicanos e democratas, pela sustentabilidade do sistema. Na poltica externa, Barack Obama somou pontos com a morte de Usama Bin Laden, o fim da guerra no Iraque e o calendrio de retirada do Afeganisto. Entre os fracassos destaca-se

recorrer ao uso de armas se os rebeldes "reforarem as suas posies ou movimentarem combatentes e munies" ou ainda "se os pases limtrofes permitirem a passagem de terroristas atravs das suas fronteiras". Do lado dos rebeldes, o Exrcito Srio Livre advertiu que s cessar as hostilidades se as tropas de Bashar al-Assad fizerem o mesmo. O general salientou, no entanto, que no fala em nome de todos os rebeldes dado que no h um comando unificado de todas as faces.

Guantnamo, smbolo da mensagem de esperana de Obama em 2008 e que o Presidente prometeu encerrar at janeiro de 2010, no o fez. Em matria de direitos humanos, Obama criticado por ter "aperfeioado" a "guerra secreta" de ataques com avies no-tripulados contra suspeitos de terrorismo. Nos quatro anos de mandato, o processo israelo-palestiniano recaiu num impasse, a abordagem s "primaveras rabes" foi nalguns casos hesitante e os esforos para "estender a mo" ao Iro, combinando diplomacia e sanes, no foram suficientes para excluir uma ao militar como ltimo recurso. Em agosto, em Detroit, o vicePresidente Joe Biden defendeu o Barack Obama com "Bin Laden est morto e a GMest viva". Mas para o candidato republicano a administrao Obama resume-se de outra forma: "Os norte-americanos simplesmente no se podem dar ao luxo de mais quatro anos como os ltimos quatro anos", disse num comcio na quarta-feira no Nevada. Uma corrida que ningum arrisca prognsticos.

29 Outubro 2012

15

MUNDO

ANGOLA APOSTA FORTE NA DIVERSIFICAO EXPORTAES


O Governo angolano vai apostar a curto prazo na diversificao das exportaes atravs do programa Angola Investe, de apoio s micro, pequenas e mdias empresas, disse hoje o ministro da Economia citado pela agncia Angop. Abrao Gourgel, que falava na abertura do seminrio O programa Angola Investe: Objetivos e Caractersticas, dirigido a funcionrios de 20 bancos comerciais envolvidos no programa, esclareceu que apenas dois por cento das empresas angolanas exportam e que so todas dos setores do petrleo, gs e diamantes. Segundo o ministro, apenas as grandes empresas contribuem de modo significativo para o aumento das receitas fiscais do Estado, enquanto a contribuio das micro, pequenas e mdias empresas ainda muito reduzida. Para inverter este cenrio, o executivo angolano criou o programa Angola Investe que pretende reduzir a burocracia e os custos do financiamento da atividade empresarial, prevendo o acesso ao crdito com taxas de juros bonificadas pelo Estado, que no devero ultrapassar os cinco por cento. A ideia , segundo o ministro, promover a diversificao da economia atravs do aumento da produo de bens ligados indstria de materiais de construo, pescas, agricultura, pecuria, indstria transformadora e minas para reduzir a dependncia dos setores do petrleo, gs e diamantes. O Angola Investe, criado em 2011, ser gerido por uma empresa certificada pelo Instituto Nacional de Apoio s Pequenas e Mdias Empresas (Inapem) e que ter 75 por cento de capital social angolano. O financiamento de projetos a juros bonificados poder atingir os 20 milhes de kwanzas (cerca de 161 mil euros) no caso das micro empresas, os 150 milhes de kwanzas (1,2 milhes de euros) para as pequenas e os 500 milhes de kwanzas (cerca de quatro milhes de euros) para as mdias empresas.

Desemprego em Espanha atinge os 25,02%


O desemprego em Espanha aumentou no terceiro trimestre deste ano para 25,02% da populao ativa, devido recesso e medidas de austeridade registadas atualmente no pas, anunciou hoje o Instituto espanhol de Estatstica (INE). No final do ms de setembro, a Espanha tinha 5.778.100 desempregados, mais 85 mil do que no trimestre anterior, o que significa que o nmero de pessoas sem emprego aumento no vero, altura em que os trabalhos sazonais tendem a reduzir as taxas de desemprego. A taxa de desemprego no final do segundo trimestre era de 24,63% dos ativos. O nmero de casas onde todos os membros esto desempregados continua tambm a crescer, atingindo j um dcimo das famlias espanholas, ou seja, 1.737.900 pessoas.

Bondinho do Po de Aucar festejou 100 anos


O "bondinho" do Po de Acar, telefrico que une duas emblemticas montanhas do Rio de Janeiro, completou cem anos desde a sua construo, que na altura contou com o trabalho de operrios portugueses. Considerado um dos principais cartes postais do Rio de Janeiro, o Po de Acar est localizado no bairro da Urca, na zona sul da cidade, e formado por dois grandes morros, praticamente sem vegetao, de mais de 600 milhes de anos. As obras para a construo de uma via area unindo os dois morros foi autorizada em 1910, tendo sido o primeiro trecho concludo em 27 de outubro de 1912. Para celebrar a data, milhares de fatias de bolo foram distribudas ao pblico que, somente no ltimo sbado, somou 5.400 visitantes. Alm da participao nas obras - que exigiram operaes de escalada consideradas "ousadas" para a poca - os portugueses foram tambm os responsveis por batizar os dois morros, que ajudam a criar a atmosfera mtica da cidade, formada entre mar e montanhas.

Sonangol refora participao no BCP


O Banco Comercial Portugus informou que a Sonangol reforou a posio de accionista maioritrio do banco, ao passar a deter uma participao qualificada superior a 15%, depois de ter comprado 40 milhes de aces do BCP. Em comunicado enviado Comisso do Mercado de Valores Mobilirios (CMVM), o banco refere que a Sociedade Nacional de Combustveis de Angola, Empresa Pblica (Sonangol) passou a deter, directamente, uma participao qualificada superior a 15% dos direitos de voto. A participao resultou da aquisio pela Sonangol, no dia 15 de Outubro, de um total de 40 milhes de aces do BCP, tendo a empresa

angolana passado a ser responsvel por quase 3.000 milhes de aces ordinrias do BCP, ou seja, 15,08% do capital social e correspondentes direitos de voto. A Sonangol j era o accionista

maioritrio do BCP, detendo mais de 11%, segundo informao de 30 de Junho, seguida do Grupo Teixeira Duarte, com 5,36%, do Banco Sabadel, com 3,97%, e do Grupo Berardo, com 3,07%.
PUB

ASTRLOGO VIDENTE PROFESSOR JAQUITE


VERDADEIRO MESTRE PROFISSIONAL ESPECIALISTA EM CINCIA DO OCULTO,
TARTADE TODO O TIPO DE PROBLEMAS

DE AMOR, INVEJA, MAU OLHADO, FEITIO, DEPRESSO, IMPOTNCIA, ESTERELIDADE, DOENA, ESPIRITUAL, VISES OU VVOZES PETURBADAS, TENDNCIAS DE SUICDIO
ATENDE TODOS OS DIAS

CONTACTE

07778699915

16

29 Outubro 2012

COMUNIDADES

29 Outubro 2012

17

COMUNIDADES

O Clube Desportivo Cultural Portugus em Londres, festejou o seu 30 Aniversrio, com a presena do Embaixador de Portugal em Londres, Joo de Vallera, Cnsul Geral em Londres, o Adido Social da Embaixada, o Comendador Carlos Freitas e o conselheiro Augusto Nunes. Numa festa servida com jantar, Jos Manuel Sousa mostrou, mais uma vez, a sua destreza e facilidade em receber os seus convidados bem.

Depois do jantar o Embaixador agradeceu o trabalho desenvolvido pelo 'Cultural' em prol da comunidade portuguesa e deu a ocasio como a prova de ser possvel 'unir as instituies portuguesas'. Jos Manuel de Sousa agradeceu a presena de todos e distribuiu vrios Diplomas pelos convidados. A seguir houve Baile e convvio entre todos. Uma festa marcante para o Clube.

PUB.

18

29 Outubro 2012

COMUNIDADES

Mariana, a jovem portuguesa das infografias no "The Guardian"


Texto de Ana Maria Henriques

Tudo comeou quando um projecto para a escola sueca, via Skype, se transformou numa oportunidade de trabalho. Com Mariana Moura Santos, profissionalmente, tudo aconteceu rpido e de forma pouco convencional. Esta algarvia de 29 anos trabalha como "interaction & motion designer" no jornal britnico "The Guardian", onde so todos "uns porreiros". Mariana assume-se como uma esponja, "a aprender tudo o que ensinam e partilham". "Eles querem mesmo formar pessoas no jornal", sublinha. Em 2010, quando passou a integrar a equipa responsvel pelos contedos interactivos do site da publicao, Mariana teve um primeiro trabalho de sonho - e de fogo -, a cobertura do caso Wikileaks. "Foi um projecto super secreto, proibiram-me de falar sobre ele. Era a primeira vez que trabalhava numa redaco, foi incrvel." Seguiram-se vrios outros mas o que mais a marcou aconteceu em 2011, aquando dos motins em Londres. Mariana Santos viveu estes motins na pele: "Foi horrvel e, ao mesmo tempo, estranho". "Em Londres, todas as pessoas se baseavam no Twitter para saber o que estava a acontecer perto de suas casa", relata. A rede social de "microblogging" tornou-se a principal fonte de informao sobre a segurana de vrias zonas da cidade e o jornal resolveu fazer um trabalho sobre o poder das palavras das pessoas. "Reading the Riots" envolveu 2.6 milhes de "tweets" e, juntamente com uma equipa de acadmicos que desenvolvem algoritmos, foi possvel perceber como cada rumor sobre os motins se espalhou. Foi umprojecto que moveu a equipa toda ao mesmo tempo (v vdeo ao lado), num desafio que obrigou Mariana a trabalhar directamente com o Twitter por uma "questo de segurana pblica". Hoje Mariana Santos d "workshops" pelo mundo todo e, quando o P3 a entrevistou, estava em Porto Alegre, Brasil, para participar na 25. edio do SET Universitrio - Limites Ampliados, um ciclo de formaes e palestras destinados

a estudantes de comunicao.

De escultora a designer
Quando se mudou de Faro para Lisboa, para frequentar a universidade, comeou por estudar Escultura. Decidiu, pouco tempo depois, mudar para Design de Equipamento porque "partia os moldes todos". Ainda assim no ficou convencida e comeou a juntar-se turma de Design de Comunicao, tendo chegado a frequentar os dois cursos em simultneo. No 5. ano da licenciatura candidatou-se a Erasmus e foi viver para Saint Etienne, Frana. Foi, precisamente, quando estudava em Frana que Mariana conseguiu o seu primeiro trabalho, mas na Alemanha. Numa viagem de lazer teve a oportunidade de participar numa entrevista para a Universal Music. "Gostaram do meu vontade, porque eu no achava que ia ficar; era s para treinar uma situao de entrevista", explica. Mas o seu "porteflio gigante cheio de desenhos" impressionou a editora discogrfica e foi em Berlim que Mariana aprendeu a fazer "motion design" e filmes para artistas comoMariah Carey ou Mika. Pelo caminho, entre Saint Etienne e Berlim, Mariana escreveu um livro sobre a experincia Erasmus. Em "Se no acreditas em ti, acreditas em qu?", editado em 2007, a

jovem algarvia fala sobre "o grande percurso pessoal de auto-reflexo" que viver no estrangeiro lhe proporcionou durante a faculdade . No regresso a Portugal, no se identificou com o tipo de trabalho que as agncias de publicidade desenvolviam e optou por inscrever-se na Hyper Island, uma prestigiada escola sueca vocacionada para novas tecnologias. Foi aceite e mudouse para Estocolmo. Para um projecto de Digital Media teve de entrevistar vrios profissionais do "motion design" e uma dessas conversas, com um designer do "The Guardian", valeu-lhe um convite. "Acabmos por ter de falar via Skype e ficmos horas a conversar", conta Mariana, que nem queria acreditar quando um dos seus actuais chefes a convidou para trabalhar no jornal ingls. Trs semanas depois da maratona no Skype, a jovem portuguesa estava em Londres, a viver numa casa cedida por um amigo e a ambientar-se cidade. "No se vive grande, mas a relao material muito diferente da que temos em Portugal", compara. J mudou de casa trs vezes mas est feliz por, finalmente, viver a cinco minutos do jornal e poder nadar antes do trabalho e deslocar-se de bicicleta pela cidade.

29 Outubro 2012

19

COMUNIDADES
Andr Cerqueira refora a j excelente cozinha do restaurante O Fado
O Restaurante Fado reforou-se recentemente com um novo Chefe, que j conhece os cantos casa, por que foi ali que se iniciou nas lides domsticas quando se aventurou e rumou a Inglaterra. Andr Cerqueira, de 28 anos, um jovem natural de Ponte de Lima e a residir em Londres desde h 8 anos a esta parte, onde se dedicou a promover a cozinha tpica portuguesa em restaurantes de charneira. Com um longo percurso como profissional deixou a sua marca em diversos restaurantes: o David da Buraca em Lisboa como exemplo e, em Londres, o prestigiado restaurante A Toca. Andr adicionou novos pratos j rica ementa de O Fado como sejam: o carr de porco preto, o lombinho de javali ou peixe-espada madeirense. Para contactos consultar anncio neste jornal.
PUB.

20

29 Outubroo 2012

COMUNIDADES
Infantrio Strawberry Academy

Crianas de Lambeth j tm o seu espao em portugus


Snia Xavier viu o seu Infantrio ser abenoado, xdando cumprimento s mais uma cerimnia importante da nossa cultura crist. O Padre Francesco Buttazzo marcou presena no, recentemente inaugurado, Infantrio portugus Strawberry Academy localizado em Wilcox Road em Lambeth. Contando com a presena de inmeros amigos, o Cnsul Geral de Portugal em Londres, Fernando Figueirinhas e outros convidados, Snia e Pedro Xavier deram mais um passo na afirmao de uma Empresa que desejam til comunidade que se exprime em portugus. As Noticias desejam as maiores felicidades a este jovem casal neste seu novo empreendimento.

Snia Xavier, as colaboradoras Rita Figueiredo e Jennifer Nascimento

O Padre Francesco Buttazzo

Snia e o Cnsul Geral de Portugal, Fernando Figueirinhas

Snia e Pedro Xavier

PUB

29 Outubro 2012

21

COMUNIDADES
Winelips apresentou-se na Cheese & Wine Autumn Fair em Southbank
os produtos que comercializa neste Pas, os vinhos que so tambm smbolos de Portugal. As empresas necessitam de permanentemente procurarem novos clientes e estas decises de promover e publicitar o que se vende s podem trazer resultados positivos. L estaremos na Feira da Primavera 2012 a apoiar a Winelips. Para mais informaes, pod e visitar o website da empresa em www.winelips.co.uk .

A empresa Winelips liderada por Mrio Miguel marcou presena na Feira de Outono dedicada aos vinhos e queijos do mundo que se realizou em Southbank no exterior do Royal Festival Hall. Com uma mostra de prestigia-

dos vinhos Tintos, Brancos e Ros, Mrio Miguel deliciou todos os que se deslocaram aquele espao beira-rio plantado. Felizmente, este empresrio tem a viso de se apresentar em espaos pblicos e divulgar

PUB

22

29 Outubro 2012

Estamos no fim do ms de Outubro e mais uma vez nos aproximamos de momentos decisivos. Pelas repercusses que tem para o mundo e tambm a nvel interno obrigatrio referir as eleies presidenciais americanas. A corrida ope dois homens com caractersticas diferentes, do lado democrata Barack Obama e do lado republicano Mitt Romney. Mas o acto eleitoral que se ir realizar no dia 6 de Novembro prximo nem de perto nem de longe tem o mesmo significado das eleies que elegeram Barak Obama para o seu primeiro mandato frente dos destinos da nao americana. Em 2008 a campanha eleitoral de Obama criou uma onda de esperana entre os americanos e no mundo. A presidncia de George Bush no deixava saudades e as promessas de uma nova era de maior justia econmica, politica e social era anunciada nos discursos de Obama. O mundo acreditou e at um prmio Nobel foi atribudo no por mritos prprios mas

As eleies e a democracia
provavelmente pelas boas intenes e pelas palavras que nos chegavam do outro lado do Atlntico. No creio que hoje seja possvel comparar o estado de espirito do ido ano de 2008 e do actual 2012. Muitas se no a grande maioria das boas intenes ficaram pelo caminho e hoje claro que tambm Obama ficou refm de interesses maiores que dominam a sociedade americana. essa realidade que justifica o aparecimento de um opositor como Mitt Romney e das variadas gaffes com que tem vindo a colorir a sua campanha. De facto tudo ser o corolrio do nvel cultural e tambm moral do melhor candidato que a direita americana conseguiu apresentar. Apesar de tudo aquilo que este candidato representa para a Amrica e para o mundo, a hiptese real da sua eleio no pode ser descartada e uma possibilidade que continua em cima da mesa sendo at incrementada pelo sistema eleitoral americano que os republicanos tm vindo a aperfeioar em beneficio prprio, afastando das urnas muitos milhares de eleitores das camadas mais pobres. Do outro lado da balana est o presidente das esperanas mas infelizmente poder hoje dizer-se que na maioria dos casos das esperanas perdidas. O presidente foi mantido refm na casa branca e pouco ou nada fez para cumprir as promessas de mudana que era urgente fazer. Por isso hoje compreensvel o desalento de muitos que o apoiaram a 2008 e que se hoje o voltarem a fazer ser mais por falta de alternativas reais ao sistema bipartidrio do que propriamente como expresso de um apoio genuno. Os sistemas democrticos tal como os conhecemos hoje esto doentes e so claramente vitimas daquilo a que certos politlogos chamam de dfice democrtico. As escolhas possveis so determinadas no pelos eleitores mas por elites cujos meios financeiros determinam partida as escolhas possveis. A esta situao assistese em todas as democracias ocidentais mas particularmente aguda na sociedade americana onde enormes quantidades de dinheiro so investidas com o nico e claro objectivo de desvirtuar qualquer processo eleitoral. Na maioria das vezes as campanhas so monumentais operaes de marketing em que os candidatos so vendidos como qualquer outro produto e assim transformados em estrelas. Os debates ocupam-se de certas matrias mas na maioria das vezes no sobre os reais problemas da nao at porque os debates so entre candidatos que na maioria dos casos concordam com as grandes linhas das polticas a implementar. Em muitos casos notrio o vazio das campanhas e a

ausncia de um programa srio. Apresentam-se aos eleitores declaraes de princpios vagas e sem sentido e como de costume surgem as justificaes da conjuntura internacional, dos compromissos e das dificuldades que no permitem fazer mais. Por tudo isto no pode haver qualquer tipo de dvida, algo ter que ser mudado num sistema que parece estar cada vez mais apodrecido. Neste sistema cada vez mais claro que nos do a possibilidade de escolher entre candidatos que foram escolhidos por outros e assim as elites garantem que independentemente do resultado final ser sempre eleito o seu candidato. Concluindo, gostaria de partilhar a ideia que independentemente do candidato vitorioso nas prximas eleies americanas no ser de prever alteraes significativas nas polticas oficiais americanas salvo se a situao econmica mundial obrigar a alteraes na estrutura financeira o que como sabemos no est posto de parte.
Pub.

19 Julho 2012

23

COMUNIDADES
1 Festival Brasileiro de Filmes Infanto-Juvenis de Londres
Realizou-se no passado dia 20 de Outubro o 1o Festival Brasileiro de Filmes Infantojuvenis de Londres. O local escolhido foi o edifcio Birkbeck da Universidade de Londres e a organizao do festival esteve a cargo da Circular sob a direco de Cristiane Pederiva, brasileira e roteirista de profisso. O festival apresentou filmes/documentrios de produo brasileira e esteve, naturalmente vocacionado para uma plateia juvenil que esteve presente em elevado nmero. O evento encerrou com um documentrio "Separaes" de Andrea Seligmann da Silva. Esta produo mais vocacionada para os pais e retracta a relao entre os membros de uma famlia atravs da distncia geogrfica. No final do festival, Andrea esteve disponvel para uma troca de ideias com a assistncia.

PUB.

Andra Seligmann Silva, realizadora cinematogrfica, esteve em Londres


Andrea Seligmann Silva, 42, esteve em Londres no 1o Festival Brasileiro de Filmes Infanto-Juvenis de Londres onde apresentou o seu documentrio Separaes de 2010. Natural do Brasil e a residir na Holanda, Andra Seligmann conta com vrios filmes no seu curriculum na condio de realizadora, produtora e editora. O seu mais recente trabalho data de 2010, o documentrio Separaes que retracta o fenmeno das migraes, a consequente distncia geogrfica dentro das famlias e as relaes entre pais e filhos. A trabalhar no cinema desde 1989 em So Paulo, Nova Iorque e Amesterdo, actualmente trabalha como produtora e restauradora de filmes no EYE Film Institute da Holanda. Numa pequena conversa que manteve com o nosso Jornal, comeou por nos dizer que a participao no Festival "foi uma grande surpresa, primeiro porque um festival de cinema infantil e porque fecha com um filme que no infantil, que o meu filme", adiantou ainda "achei muito interessante a escolha desse filme, porque um filme que fala de uma migrao e fala da minha histria como me". Pedimos a Andra que se apresenta-se aos nossos leitores, adiantou-nos "a Andra uma realizadora de cinema que viveu a vida inteira dentro do cinema, trabalhei e me formei para ser uma realizadora". Sobre o seu futuro prximo disse "eu estou escrevendo, quero fazer dois novos filmes: um documentrio e um de fico". O documentrio ligado com questo da imigrao, com imigrantes brasileiros na Holanda". Sobre o projecto de fico, no adiantando muito foi dizendo "ainda est no comeo, mas uma coisa muito intimista, um filme srio e pesado". Ficamos espera de novos trabalhos de Andra que terminou a sua participao no Festival com uma conversa com a assistncia sobre o seu documentrio Separaes que encerrou o Festival.
Viriato Batalha

24

29 Outubro 2012

LAZER

29 Outubro 2012

25

LAZER

Pub.

29 Outubro 2012

Directo do construtor (Rafael da Cruz, Lda).


A 10 min. de Albufeira e Vilamoura. 5 min. da famosa Praia da Falsia e Olhos de gua e do golfe! Novos e luxuosos apartamentos com 1 ou 2 quartos no Condominio Privado Pata Residence. seguro tem piscina, jardins, ginsio e estacionamento. Boas reas e varandas. Vistas panormicas. Cozinhas equipadas com electrodomesticos TEKA e quartos com roupeiros embutidos. Pr-instalao de ar condicionado e Tv sat. Packs de mobilia a preos acessiveis.

OPORTUNIDADE! ALGARVE!

CHILDMINDER EM BRANDON E THETFORD


Leva e vai buscar crianas a todas as Escolas Preos competitivos Ambiente familiar e acolhedor

Se quer fazer parte da maior empresa de publicaes no Reino Unido e deseja integrarse na nossa equipe de vendas em Londres ou em qualquer outro ponto no Reino Unido
CONTACTE-NOS

07772927968

CHILDMINDER EM THETFORD
No centro da cidade

Com vagas e horrios flexveis.

Antes: Desde EUR 185.000 AGORA: DESDE APENAS EUR 135.000


Opo compre para alugar! Excelente rendimento. LTIMOS PARAVENDA. Mais informaes: Tel: (+351) 914 067 444 Email: pataresidence@gmail.com

07875950338 ou 01842754685
Soniamatias35@yahoo.com

01842 338 610 07787 728 675


geral@asnoticias.co.uk

PASSA-SE
CAF E RESTAURANTE no centro de Thetford com grande tradio e clientela Os interessados devero contactar pelo tm:

Nuno da Cmara Pereira

VENDEM-SE CDS ORIGINAIS


Contacto t. 07718000244

07426498130

MESTRE AMADU (Astrologo-Espiritualista)


Astrlogo Espiritualista, dotado de poderes absolutos, ajuda resolver vrios tipos de problemas: Sade, vcios, negcios, amor, impotncia sexual, maus olhados, afastamento e aproximao de pessoas, Etc... Ganhe uma orao grtis contra o mal e trazer de volta a paz ao seu lar. ENCONTRA RESPOSTA SINCERA E HONESTA COM O MESTRE AMADU Consultas: todos dias das 10h as 22h30 Marcao: pessoalmente ou pelo telemvel 07587940395

VENDO
MATERIAL EM 2 MO

FastTrack Management Service (London) Ltd


ENCARREGADO e CHEFE DE EQUIPA (COFRAGEM e Ferro)
Capacidade na Liderana em Projectos de Construo Civil e Obras Pblicas; Capacidade de motivao e Liderana de equipas; Experincia relevante em projecto de grande dimenso; Experincia comprovada na preparao e superviso de Obra; Leitura e Interpretao de Desenhos Tcnicos, Marcaes e Medidas de Obra; Conhecimentos slidos dos sistemas de Cofragem; Domnio minimo da lngua INGLS; Activo para a execuo de trabalhos de Cofragem/Ferro - Requisito OBRIGATRIO; Facilidade de lidar com ambientes e trabalho sob presso; Requisitos: -Experincia Internacional no ramo de Estruturas (cofragem), devidamente comprovada -Disponibilidade imediata -Sentido de Responsabilidade -Gosto Pelo Trabalho em Equipa - Experiencia em liderana e motivao de equipas - Possuir cssc card (obrigatorio) -Espirito trabalhador com disponibilidade para andar de "martelo na mo" Ligar Carla Monteiro para entrevista nos nossos escritorios Liverpool Street 0207 920 9101 GRTIS 0207 920 9101 /07879630568 Carla.monteiro@ftrack.co.uk

Aceitam-se Encomendas
Rissis, Empadas, Bola de Fiambre e Queijo, Queijadas, Queques de Cenoura e muito mais... Contacte:

Vitrine Frigorficos Mquinas de gelo Mquinas de lavar Foges Grelhadores E material para cafs e restaurantes
07957 644072
Contacte:

Telefone: 07940335664

COSTUREIRA PROFISSIONAL
(NA REA DE THETFORD)

OFERECE-SE PARA TODO O TIPO DE TRABALHO DE COSTURA GRANDES E PEQUENOS

VENDE-SE

CONTACTE MARTA 07503228168

FIAT MULTIPLA 2001 (6 lugares) em bom estado, 1,000 MOT (12 meses) Contacte 07718000244

ENCOMENDE J O SEU JANTAR MARIA ENCOMENDE J O SEU BOLO MARIA TELEFONE


07940335664

ANUNCIE AQUI
01842 338 610 07787 728 675

Passo a Ferro para Fora Zona de Thetford Norfolk


Bom preo

07845464262

29 Outubro 2012

29

DESPORTO

Benfica e FC Porto de brao dado dividem a liderana


O Sporting somou o quinto jogo consecutivo sem vencer, ao empatar 0-0 em Alvalade com a Acadmica, no jogo que encerrou a stima jornada da I Liga de futebol. Os "lees" tiveram na bancada o seu novo treinador, o belga Franky Verkauteren, mas nem essa presena serviu de estmulo para uma grande exibio. Este empate deixou os sportinguisno 10. posto com sete pontos, distantes 10 do duo de comandantes, Benfica e FC Porto, enquanto os "estudantes" conservam o oitavo com oito. No domingo, o FC Porto igualou o Benfica no topo da prova, mas sofreu para vencer no campo do Estoril-Praia, enquanto o Sporting de Braga manteve-se na perseguio aos rivais da frente. Na Amoreira, o bicampeo nacional apanhou um valente susto, quando Steven Vitria colocou, cedo na primeira parte, os canarinhos na frente, mas deu a volta ao marcador na segunda metade, com golos de Silvestre Varela e do colombiano Jackson Martinez. O suado triunfo alcanado na casa do Estoril, naquele que foi o milsimo jogo de Pinto da Costa como presidente do clube, deixou o FC Porto novamente empatado com o Benfica no primeiro lugar do campeonato. No sbado, o Benfica tinha-se isolado provisoriamente no comando, aps vencer no campo do Gil Vicente, por 3-0, com destaque para golos dos estreantes Luisinho e Andr Gomes. Desde maro de 2011 (Nuno Gomes frente ao Paos de Ferreira) que um jogador de nacionalidade portuguesa no marcava um golo com a camisola do clube da Luz. espera de um deslize dos dois da frente continua o Sporting de Braga, que alcanou um precioso triunfo no reduto do Martimo, por 2-0, com dois golos do internacional portugus Eder na segunda parte. Os bracarenses mantiveram-se a trs pontos de Benfica e FC Porto, enquanto o Martimo continua sem vencer em casa nesta edio da prova e abandonou os lugares europeus. Quem aproveitou o deslize da equipa de Pedro Martins foi o Rio Ave, que derrotou outra equipa madeirense, o Nacional, por 2-1, e subiu ao quarto lugar da prova. Os vila-condenses at estiveram a perder, devido a um golo de Diego Barcellos na primeira parte, mas Joo Toms e Tarantini deram a volta ao marcador.. No Nacional da Madeira, o tcnico Manuel Machado estreou-se em jogos do campeonato, mas foi impotente para tirar os insulares da zona de despromoo. Nesta ronda, o Beira-Mar reforou o estatuto de lanterna vermelha da I Liga, ao perder na receo ao Paos de Ferreira, por 2-0. Vitor e Arturo Alvarez marcaram os tentos dos pacenses nos ltimos 10 minutos da partida. No Algarve, Olhanense e Moreirense iniciaram a ronda em igualdade pontual, nos 11. e 12. lugares, respetivamente, e assim ficaram, depois de um empate a dois golos no renovado relvado do Estdio Jos Arcanjo. Na sexta-feira, no arranque da jornada, com duelos de Vitrias, o Guimares foi mais forte no duelo de Vitrias e estreou-se a vencer no D. Afonso Henriques na presente edio da Liga, aps derrotar o Setbal por 2-1, terminando a jornada na quinta posio.

O merengue Cristiano Ronaldo e o seu arquirrival argentino do FC Barcelona Lionel Messi so as figuras de proa da lista de 23 futebolistas candidatos Bola de Ouro para o melhor do Mundo em 2012. Do lote de pr-designados pela FIFA e pela revista France Football, uma equipa completa pertence aos quadros de Real Madrid, com seis, ou do Bara, com cinco. O campeo ingls Manchester City o terceiro emblema mais destacado, cedendo trs atletas:

Ronaldo e Messi disputam o trofu de melhor do Mundo


o italiano Mario Balotelli, o argentino Agero e o costamarfinense Yaya Tour. Ronaldo, o francs Benzema, o alemo zil e os espanhis Xabi Alonso, Sergio Ramos e Iker Casillas so os membros dos merengues, enquanto o FC Barcelona est representado por Messi, Iniesta, Xavi, Piqu e Busquets. No que respeita a pases, a Espanha o mais representado, com sete futebolistas, bem frente dos restantes, a Itlia, com trs, e a

Argentina, a Costa do Marfim e a Alemanha, todos com dois. O Brasil, anfitrio do Mundial de 2014, s tem Neymar. Em relao ao Treinador do Ano de 2012, Jos Mourinho, que levou o Real Madrid ao ttulo espanhol, o representante luso, numa lista de 10 tcnicos que inclui, entre outros, os espanhis Pep Guardiola (ex-FC Barcelona) e Vicente del Bosque, que se sagrou campeo europeu ao comando da Espanha.
PUB.

30

29 Outubro 2012

DESPORTO
Breves - Breves - Breves-

FPF apresenta lucros de 2,7 milhes de euros


O presidente da Mesa de Assembleia-Geral (AG) da Federao Portuguesa de Futebol (FPF) destacou o resultado positivo do ltimo exerccio e assegurou que os lucros sero aplicados no fomento e ajuda modalidade. Este dinheiro serve para fomentar e apoiar o futebol, afirmou Jos Lus Arnaut, no final da AG.

Lus Filipe Vieira ganha as eleies no Benfica com 83%


O presidente reeleito do Benfica disse que os scios do clube fizeram uma opo clara na sua proposta de centralizao dos televisivos do futebol na BenficaTV, mas convidou o candidato derrotado a apresentar as suas propostas. Se Rui Rangel e a sua equipa tm projetos de 60 milhes para os direitos televisivos, que se encontrem comigo para os apresentar. Se tem projeto para o Benfica ser campeo, que amanh mesmo me venha dizer como se faz. Estarei aqui para o receber a qualquer momento, afirmou Lus Filipe Vieira, no discurso aps a tomada de posse. Com 83,02 por cento dos votos (18.139 votos) contra 13,831 pc de Rui Rangel, Lus Filipe Vieira foi reeleito para um quarto mandato e dentro de pouco mais de um ms tornar-se- no presidente com o mandato de maior durao, ultrapassando os nove anos e um ms de Bento Mntua. Apesar da vitria "esmagadora", Vieira optou por um tom conciliador com os scios que no votaram na Lista A, sublinhando: Hoje no ganhou a lista A ou B, ganhou o Benfica. A partir de agora no h vencedores nem vencidos, apenas benfiquistas que vo unir esforos para continuar a construir o futuro do nosso clube. O presidente "encarnado" tambm lembrou o movimento popular impressionante que participou no sufrgio, 22.676 votantes, considerando que a afluncia s urnas demonstra a vitalidade e responsabilidade dos scios do Benfica. Vieira disse ainda que saber entender a razo dos que no votaram em si, mas frisou que os resultados foram claros e que espera que todos saibam aceitar os resultados com a dignidade que em alguns momentos faltou na campanha eleitoral. As Casas do Benfica tambm foram lembradas no discurso de tomada de posse, com Lus Filipe Vieira a deixar uma farpa: As Casas do Benfica no so casas de comes e bebes, so o brao armado do clube e no so comprveis. No momento do anncio dos resultados rebentaram dois petardos no Pavilho Imprio

Figo em promoo de jovens em Goa


O ex-futebolista portugus Lus Figo vai participar na quintafeira num jogo de jovens estrelas, em Goa, onde orientar e jogar alguns minutos por uma seleo local contra uma outra da ndia. Segundo a agncia PTI, Lus Figo ir orientar uma seleo de jovens talentos de Goa contra uma da ndia, dirigida pelo brasileiro Roberto.

A equipa vencedora: Da esquerda para a direita, Nuno Gaioso, Jos Eduardo Moniz, Rui Cunha, Luis Filipe Vieira, Rui Gomes da Silva, Domingos Almeida Lima, Joo Varandas Fernandes e Alcino Antnio Bonana do Estdio da Luz e alguns scios gritaram palavras menos agradveis para os novos rgos sociais. Estas intervenes obrigaram a um reforo do contingente policial no pavilho, mas no se registaram incidentes graves no seu interior.

Ronaldo alcana mais um record


Cristiano Ronaldo continua a pulverizar os seus prprios mximos de carreira. O avanado merengue, de 27 anos, alcanou este domingo, diante do Maiorca, o oitavo jogo consecutivo a marcar pelo Real Madrid.

Chelsea perde mas matm liderana

Erros do rbitro deram a vitria ao Manchester


Numa partida imprpria para cardacos e com muita polmica na arbitragem, o Manchester United venceu o Chelsea por 3 a 2. Foi um 'jogo', com duas equipes mostrando grande fora e determinao, mas cujo resultado teve a influncia decisiva do rbitro Mark Clattenburg. Depois de expulsar com justia o lateral Ivanovic, o rbitro deu carto vermelho a Fernando Torres num lance de suposta simulao aps um choque com Evans e deixou o Chelsea com dois jogadores a menos. Com o jogo empatado em 2 a 2, validou um golo em fora de jogo do Manchester United que determinou a vitria. Os vermelho jogaram uma grande partida, preciso que se diga. O Manchester United mostrou uma postura vencedora e esteve bem em diversos momentos do jogo. O Chelsea foi determinado e conseguiu um empate duro, depois de melhorar na partida e superar a dominao do rival no meiocampo. O jogo espectacular poderia ter acabado com vitria de qualquer das equipas, mas a interferncia do arbitro tirou-lhe a intensidade e dificultou muito a postura em jogo do Chelsea. A vitria deixa o campeonato mais equilibrado. O Chelsea segue lder, com 22 pontos, mas agora com apenas um ponto de vantagem sobre o Manchester United, que tambm tem um ponto sobre o rival Manchester City.

Pinto da Costa provoca o Benfica na festa dos seus 1.000 jogos


Pinto da Costa comemorou hoje o seu jogo mil como presidente do FC Porto, recordando que nunca prometeu uma final europeia, ao contrrio do reeleito presidente do Benfica, mas j esteve em quatro. No falo nada do que esse ser diz, agora evidente que gostava de ver o Benfica numa final europeia. J vi uma vez. O Benfica j faz tempo que necessrio que aparea numa final europeia, lanou o presidente portista.
PUB.

29 Outubro 2012

31

CAMPEONATOS EUROPEUS
MARTIMO

Matemticamente... possivel!
Um golo de Roberge, em reaco ao tento sofrido, permitiu ao Martimo empatar 1-1 com o Bordus, em jogo da terceira jornada do grupo D da Liga Europa de futebol. Os franceses adiantaram-se no marcador por Gouffran, aos 30 minutos, mas Roberge empatou a partida sete minutos depois, fixando o resultado final. Apesar de ter ficado mais longe da desejada qualificao, os madeirenses tm ainda hipteses matemticas, apesar de terem s mais um jogo por disputar no Funchal, frente aos belgas do Brugge, tendo ainda que se deslocar-se a casa dos ingleses do Newcastle e do Bordus. A igualdade manteve os insulares no ltimo lugar do Grupo D, agora com dois pontos, a cinco do lder Newcastle, que venceu o Brugge, por 1-0. No segundo lugar segue o Bordus com quatro pontos e no terceiro encontram-se os belgas do Brugge com trs. Por isso, tudo ainda possvel.

FC Porto j "cheira" os oitavos de final


O FC Porto deu um passo decisivo quanto ao apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campees de futebol, ao receber e vencer os ucranianos do Dnamo de Kiev por 3-2. Os "drages" adiantaram-se no marcador aos 15 minutos, por Varela, mas os visitantes igualaram seis minutos depois, por Gusev. A equipa "azul e branca" retomou a vantagem aos 36, por intermdio do colombiano Jackson Martinez, jogador que anotou o tento da vitria, aos 78, isto depois de Ideye ter imposto nova igualdade, aos 72. Com esta vitria, os portistas conservam-se isolados na frente do grupo com nove pontos, mais trs do que os franceses do Paris Saint-Germain, que foi vencer a Zagreb o Dnamo local por duas bolas a zero.

Jackson

Benfica caiu para o ltimo do Grupo G da Liga dos Campees em futebol, ao perder por 2-1 no reduto dos russos do Spartak de Moscovo. Aps trs rondas, os "encarna-

No Benfica s o sonho continua acordado

Sporting Afunda-se
O Sporting, com o futuro treinador Franky Vercauteren nas bancadas, manteve a crise que atravessa, perdeu 2-1 com o Genk e comprometeu ambies na Liga Europa de futebol. Ao fim de 3 jogos, os "lees" so ltimos do grupo, com 1 ponto, e j a 5 do segundo, os hngaros do Videoton e a seis do lder, o Genk, a trs rondas do final.

Braga teve o pssaro na mo


Uma vantagem de dois golos foi insuficiente para o Sporting de Braga evitar a derrota diante do Manchester United (3-2), em Old Trafford. A equipa portuguesa esteve a vencer durante uma hora e chegou a estar em vantagem por 2-0, mas o poderio do "gigante" ingls acabou por prevalecer, embora o empate tivesse sido mais justo. Os primeiros 25 minutos comprovaram o crescimento do Braga nas ltimas pocas, dominando por completo o "colosso" europeu Manchester United, em casa deste. Com grande personalidade, os minhotos marcaram dois golos por Alan (02 e 20). Mas, contra a corrente do jogo, os visitados deram a volta ao marcador por Chicharrito(dois golos) e Johny Evans, j com Nani em jogo. Foi pena...

dos" somam apenas um ponto, mas, ainda assim, continuam na corrida aos "oitavos", precisando, para isso, de vencer os prximos encontros, em casa, face ao Celtic e aos russos, antes do Barcelona. Num embate com trs golos brasileiros, o "onze" de Unai Emery faturou logo aos trs minutos, por Rafael Carioca, tendo Lima empatado, aos 33, para, aos 43, Jardel, infeliz, marcar na prpria baliza o tento que ditou o resultado. Benfica demonstrou em quase todo o encontro dificuldades de adaptao ao sinttico do Luzhniki, conseguindo estar por cima apenas no ltimo quarto de horado jogo.

S faltou o quase Acadmica


Acadmica "sonhar" no campo do Atltico Madrid, mas os atuais campees da Liga Europa de futebol acabaram por vencer por 2-1. Na primeira visita ao Estdio Vicente Calderon, em jogo da terceira jornada do Grupo B, os "estudantes" apresentaram-se sem qualquer tipo de timidez e por pouco que no pontuaram na "casa" do colombiano Falco, que foi poupado pelo treinador "colchonero". Pelo meio, o guardio Ricardo foi impedindo que a vantagem espanhola ainda fosse mais ampla, com inmeras defesas de grande qualidade.
PUB.

N 138 - ANO 6 | 29 Outubro 2012

o assdio
Foi com algum espanto e surpresa que li este fim-de-semana no Daily Mail (ou Sunday - no interessa) a histria incrvel de um homem de 62 anos que entreps nos tribunais uma aco contra uma criana??? de oito anos, por assdio sexual. Diz o bisav que a menina o 'flirtou' de uma forma to acintosa que no teve outra soluo do que manter relaes sexuais com esta precoce 'Mata-Hari'. Diz o desgraado que perdeu a cabea e no se conteve, acusando o tribunal que o condenou de pedfilo ter cometido um grande erro de leitura. Porque o criminoso no ele, mas sim a criana... Ser que o velhote estudou o caso da Casa Pia?

Em 5 anos Portugal destruiu mais de 650 mil empregos


O Conselho Econmico e Social (CES) estima que no espao de cinco anos, entre 2008 e 2013, a economia portuguesa tenha destrudo quase 650 mil empregos, 428 mil dos quais desde que Portugal pediu ajuda externa 'troika'. De acordo com o projeto de parecer sobre o Oramento do Estado para 2013, ao qual a Lusa teve acesso, o CES salienta o facto de Portugal ser dos pases que mais est a reduzir o nvel de emprego e em que a taxa de desemprego mais tem subido. Prev, por isso, que "no final do terceiro ano do programa de ajustamento (PAEF), Portugal ter menos 428 mil empregos do que no incio do PAEF (-4,3% em 2012 e -1,7% em 2013)". "Se atendermos a que o nvel de emprego era de 5,198 milhes em
PUB

Moeda chinesa bate record


A moeda chinesa atingiu o valor mais alto face ao dlar em quase duas dcadas na segunda-feira, quando a moeda norteamericana desceu para apenas 6,2371 yuan, noticiou hoje a imprensa oficial chinesa. No final do dia, a cotao do dlar norte-americano subiu para 6,2438 yuan, apenas mais 0,0021 yuan do que o anterior recorde da moeda chinesa face ao dlar, registado na passada quinta-feira (6,2417). A cotao alcanada pelo yuan na segunda-feira foi a mais alta desde que a China adotou um novo sistema cambial, em 1994, realou o Dirio de Xangai. Nos ltimos oito anos, o yuan j valorizou mais de vinte por cento face ao dlar norte-americano. Pelo menos 13 pessoas morreram nos Estados Unidos e no Canad na sequncia dos ventos fortes e inundaes causadas pela passagem do furaco Sandy. As autoridades locais dos Estados norte-americanos de Nova Iorque, Nova Jrsia, Pensilvnia, Virgnia Ocidental e da Carolina do Norte deram conta na segunda-feira de 12 mortos, e a polcia de Toronto de um morto. No Estado de Nova Iorque pelo menos cinco pessoas morreram, no Estado de Nova Jrsia foram registadas duas mortes, na Pensilvnia outras duas, na Carolina do Norte uma, no Maryland outra e na Virginia Ocidental uma mulher tambm morreu.

2008, prevemos que em 2013 tero sido suprimidos 647,7 mil empregos", l-se no documento, cujo relator o conselheiro Rui Leo Martinho, bastonrio da Ordem dos Economistas. O CES manifesta ainda alguma preocupao perante o facto de a proposta do Oramento "consagrar uma diminuio significativa do nvel de proteo social e da despesa social em geral, sendo relevante salientar o elevado nmero de desempregados sem prestaes de desemprego, a diminuio do valor das prestaes de desemprego e de doena". Neste mbito, "o CES no pode deixar de alertar para as possveis consequncias, no plano poltico, decorrentes de situaes de desamparo, misria, incerteza, insegurana e intranquilidade que podero contribuir de forma muito grave para situaes de rotura

A taxa de desemprego voltou a subir em Portugal, tendo atingido os 15,9 por cento em Agosto, segundo o Eurostat

O furaco Sandy mata 13 pessoas nos EUA

social". O projeto de parecer sobre o OE2013, que poder sofrer algumas alteraes na reunio de hoje, ser votado no plenrio do CES a 05 de novembro, no Parlamento.

Potrebbero piacerti anche