Sei sulla pagina 1di 9

A CULTURA IMIGRANTE ITALIANA NO BRASIL, NO RIO GRANDE DO SUL E NA REGIO CENTRO-SUL

*Elaine Ftima Bonetti **ngela da Rocha Rolla **Carlos Renato Hees RESUMO A Imigrao Italiana no Brasil e no Rio Grande do Sul intensificou-se no perodo entre 1870 e 1920, esses imigrantes contriburam e influenciaram em muito a formao da identidade brasileira. Com o intuito de resgatar e manter viva essa cultura, organizou-se o grupo de pesquisa, que tem por finalidade de ir em busca de dados referentes as vrias etnias da Regio Centro-Sul. Este artigo insere-se na pesquisa A Cultura Imigrante e a Formao da Identidade da Regio Centro-Sul, a mesma desenvolvida pelos professores acima citados e pelo grupo de acadmicos do Curso de Letras e de Histria da UlbraGuaba. Este trabalho descrever brevemente sobre a lngua, a religio, a msica, o artesanato, a arquitetura, a educao e o ensino dos imigrantes italianos. Deve-se lembrar que este artigo o resultado de pesquisas feitas na internet e em obras que falam sobre a imigrao italiana no Brasil e no Rio Grande do Sul . Palavras-chave: imigrao cultura identidade memria italianos

INTRODUO

Conforme o site Wikipdia, a Imigrao italiana no Brasil teve como pice o perodo entre 1870 e 1920, que foram impulsionadas pelas transformaes scioeconmicas em curso no Norte da pennsula italiana, essas alteraes afetaram, sobretudo a propriedade da terra. Um aspecto peculiar imigrao em massa dos italianos foi a unificao da Itlia. Segundo dados da Embaixada Italiana do Brasil, cerca de 25 milhes de brasileiros so descendentes de imigrantes italianos, estando espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil, quase metade no estado de So Paulo.

* Elaine Ftima Bonetti acadmica do curso de Letras no 7 semestre, Bolsista de Pesquisa na Ulbra / Guaba. **ngela da Rocha Rolla coordenadora do Curso de Letras, pesquisadora da universidade e membro do Comit de Letras e Artes da FAPERGS. **Carlos Renato Hees coordenador do Curso de Histria ULBRA Guaba e pesquisador da universidade.

O incio da imigrao italiana coincidiu com o processo de abolio da escravatura e da expanso das plantaes de caf. Incentivados pelo governo brasileiro, panfletos e cartazes passaram a ser espalhados pela Itlia, com o intuito de vender uma boa imagem do pas e, assim, atrair imigrantes. Rapidamente, milhares de italianos passaram a comprar passagens para o Brasil, em busca de dinheiro e melhores condies de vida. De incio, o governo brasileiro encaminhou os imigrantes para zonas rurais do Sul do Brasil. Ali os italianos tornaram-se pequenos agricultores. Mais tarde, as fazendas de caf no Sudeste tornaram-se o destino da maioria. O grande incentivo que teve a imigrao italiana no Brasil no foi apenas para suprir a falta de mo-de-obra que se instalou no pas. Os italianos eram catlicos, falavam uma lngua latina e tinham costumes parecidos com a raiz luso-brasileira. Isso contribuiria para europeizar a cultura do Brasil na viso do governo brasileiro. As primeiras colnias italianas nasceram nas Serras gachas, no Rio Grande do Sul, nas atuais cidades de Garibaldi e Bento Gonalves. Esses imigrantes eram em sua maioria do Vneto, Norte da Itlia. Aps cinco anos, o grande nmero de imigrantes obrigou o Governo a criar uma nova colnia italiana, Caxias do Sul. Os italianos se espalharam por vrias partes do Rio Grande do Sul, e muitas outras colnias foram criadas, principalmente em serras e regies altas, porque as terras baixas j estavam povoadas por imigrantes alemes. Nessas terras, os imigrantes italianos comearam a cultivar uvas e a produzir vinhos. Atualmente, essas reas de colonizao italiana produzem os melhores vinhos do Brasil. Tambm em 1875, foram fundadas as primeiras colnias italianas de Santa Catarina, como Cricima e Urussanga, assim como outras no Paran.

ETNIA ITALIANA NA REGIO CENTRO-SUL RIBEIRO, (1996), mostra que a imigrao italiana em nossa regio fixou-se predominantemente no nordeste e norte do estado do Rio Grande do Sul, nas ex-colonias de Serto Sant` Anna, Baro do Triunfo e Mariana Pimentel. Sendo que, Mariana tem sua formao tnica bastante heterognea (poloneses, alemes e italianos) e segundo dados coletados somente 10% da populao so descendentes de italianos. Na citao a seguir apresentaremos os dados da poca da colonizao de Mariana Pimentel.

Um dos aspectos singulares que caracterizou Mariana Pimentel foi a aglutinao de diversas etnias no mesmo espao geogrfico: poloneses, italianos, alemes e outros. A ocupao da colnia foi iniciada pelos italianos e alguns poucos alemes em meados de 1889. o contingente maior, que viria predominar, foi aquele dos poloneses, que comeou a chegar no inicio de 1890; representaram aproximadamente 70% da populao marianense. Em segundo lugar ficaram os italianos, em torno de 20% e em terceiro os alemes em cerca de 5%. O restante caracterizado por uma minoria de espanhis, portugueses e franceses, constatada nos registros cartoriais. RIBEIRO, (1996).

Dos descendentes italianos que colonizaram essa regio o autor fornece dados referentes s famlias Tremea e Bongiovanni, que instalaram-se na colnia de Mariana Pimentel. Em 1889, Domenico Bongiovanni recebeu o lote n 8 da linha Alves. ngelo Tremea recebeu mais tarde o lote n 10 na mesma localidade de seu amigo Bongiovanni. As duas famlias fixaram-se na colnia de Mariana Pimentel, na qual dedicaram-se s lides agrcolas e pequena criao de animais domsticos, com a ajuda dos filhos quase adultos. Foi ali que eles viram os filhos crescerem, casarem e formarem famlia. Porm a rea de 25 hectares no era suficiente para que todos os filhos permanecessem junto com os pais, e, assim, conforme os filhos iam se casando, procuravam outros lugares para viver. Pelos registros encontrados no livro de RIBEIRO, (1996), obteve-se a informao de que os filhos se dividiram entre as colnias de Barra do Ribeiro, Minas do Leo, So Jernimo e Guaba. O autor nos fornece tambm, a informao de que at 1994, Octavio Tremea, filho de ngelo Tremea, aos 69 anos residia na linha Alves em Mariana Pimentel.

CONTRIBUIO DOS IMIGRANTES ITALIANOS NA CULTURA De acordo com o site Histria da imigrao italiana no Rio Grande do Sul, as manifestaes culturais desenvolvidas no Brasil so praticamente as mesmas de Vneto, regio de onde veio a maioria dos imigrantes. A produo de uva e vinho, trazida pelos imigrantes, se expandiu por toda a regio, tornando-se a base da economia da regio italiana do Rio Grande do Sul. A msica permite manter viva de certa forma uma parte do idioma e do folclore de cada etnia. Os italianos sabem fazer isto muito bem cantando suas canes trazidas pelos imigrantes. Alegria e msica fazem parte da tradio italiana relembrada nas vozes dos corais da cidade e nas festas populares. Flores da Cunha considerada a mais italiana de todas as cidades que receberam imigrantes em 1877.

Os imigrantes italianos foram responsveis pela introduo de um dos maiores smbolos do gacho: a gaita piano (de teclas), que tanto anima os fandangos do Rio Grande do Sul. Muitas das danas gachas tiveram suas origens com os imigrantes italianos, como por exemplo, o xote de quatro passos. Flores da Cunha o maior produtor de vinhos do Brasil e 2 plo moveleiro do RS. Um forte apelo do municpio a preservao das tradies culturais, herdadas dos imigrantes italianos, fundamentados na lngua, na gastronomia, na msica, na religiosidade, nos usos e costumes nos demais elementos da cultura de imigrao da regio nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Farroupilha tambm procura resgatar e manter vivas as tradies dos imigrantes italianos, para isso foi criado o grupo Nei Tempi Del Fil que difunde a cultura dos imigrantes italianos por meio de canes tpicas e vestimentas caractersticas, mantendo a realizao dos fils encontros em que os participantes entoam cantigas italianas, principalmente as de dialeto vneto, e confraternizam servindo pratos da gastronomia tpica. Este foi um dos principais costumes dos imigrantes italianos que tinham nestas reunies momentos de lazer e entretenimento. A imigrao italiana no Brasil tambm serviu de inspirao para vrias obras artsticas, televisivas e cinematogrficas, como as telenovelas Terra Nostra e Esperana, e o filme O Quatrilho, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

LNGUA

Hoje em dia, quase todos os brasileiros descendentes de italianos falam o portugus como lngua materna. H ainda uma minoria que fala o italiano como lngua materna, usando o dialeto Talian, que tem sua origem no Norte da Itlia. (com raiz no vneto). No final da dcada de 1930 e inicio da de 1940, no governo Getulio Vargas as manifestaes culturais imigrantes foram perseguidas em funo do nacionalismo Brasileiro e da II Guerra Mundial. Isso contribuiu bastante para que o idioma italiano fosse pouco desenvolvido entre os descendentes de italianos, j que falar ou escrever em outro idioma que no o nacional poderia ser considerado um crime.

A partir da dcada de1980, em um contexto scio-histrico bem diferente dos anos 1930, com o aparecimento dos discursos sobre a globalizao econmica, as especificidades "culturais" e "regionais", como as que dizem respeito aos imigrantes, passam a adquirir lugar na mdia, de modo que se assiste, atualmente, a um certo revigoramento dos elementos relativos memria dos imigrantes. Nesse contexto, algumas cidades colonizadas por italianos passaram a inserir o ensino do italiano como lngua estrangeira nas escolas. A presena desse discurso na mdia fez crescer, por exemplo, em 25% o ndice de procura de cursos de italiano na cidade de So Paulo, em 1999, aonde o nmero de descendentes de italianos chega a cinco milhes. O uso do 'tchau' (ciao) como saudao tambm uma herana dos imigrantes italianos.

A EDUCAO E AS ESCOLAS ITALIANAS

Conforme dados do site Imigrantes, Histria da Imigrao no Brasil, necessrio distinguir educao de ensino. O ensino abrangia conhecimentos ministrados pelo (a) professor (a). A educao consistia em seguir determinados comportamentos e evitar outros. Para os imigrantes e seus descendentes a educao tinha uma certa comparao com o adestramento de animais quando pequenos. Assim tambm criana se deve ensinar a obedecer, a trabalhar e a ser leal desde pequena, de acordo com o ditado: " de pequeno que se torce o pepino.Os comportamentos a serem reprimidos envolviam geralmente o castigo fsico: o tapo, a vara de marmelo, a ameaa de privar da comida. A escola trazia a palmatria, ajoelhar-se sobre gros de milho, ficar de p contra a parede... Andar descalos pelas estradas e roas, mesmo com frio, geadas e neves era sinal de valentia e sade. No sistema alimentar, todos deviam comer de tudo, mesmo que isso custasse grandes sacrifcios (por no gostarem). O sacrifcio fsico do trabalhador, das viagens e a punio fsica, eram formas que na psicologia existencial, faziam com que se valorizasse mais o produto do trabalho e no caso do castigo fsico, que se evitasse o comportamento indesejado e tornasse a pessoa consciente de seus deveres pelo resto da vida. As escolas eram chamadas de escolas italianas porque o ensino era feito na lngua italiana, porm h dvidas se a lngua utilizada era o italiano Standard ou o dialeto de

origem. A lngua no era totalmente dialetal, nem totalmente normatizada. O professor era o colono mais instrudo do grupo e lecionava em casa, os pais queriam que os filhos aprendessem o idioma do Brasil. As primeiras escolas surgiram por iniciativa da comunidade e do professor e o pagamento era feito atravs da comunidade. H uma observao a ser feita quanto ao nvel de escolaridade dos italianos: pesquisas apontam que a maioria dos italianos eram analfabetos. Porm essa pesquisa somente foi feita na segunda e terceira gerao, o que no condiz com a realidade, pois fez com que houvesse um empobrecimento e depauperamento cultural devido ao isolamento e precariedade da vida aqui na colnia.

ARQUITETURA

As casas dos imigrantes italianos eram construdas com tbuas largas e pesadas, no tamanho de dois andares (com at 8 metros de comprimento). Muitas destas casas apresentam varandes que descortinam belas paisagens e algumas possuem elaborados lambrequins. Embora em menor nmero, os italianos tambm construram casas de taipas de pedras o conjunto mais bem conservado fica em Nova Veneza. A tpica construo dos imigrantes italianos era dividida em: Subterrneo, subtrreo popularmente denominado de poro, geralmente aproveitando o declive do relevo, construdo de paredes de pedra e piso de cho batido. Um local com temperaturas naturalmente mais baixas, destinado a guarda de bebidas como o vinho, cachaa, graspa, vinagre, sucos e outros. O poro ainda conservava alimentos como o salame, ossocolo, figadei, cudigim, costelinhas de porco, toucinho, leite, queijo, nata, peixe seco, ovos, carne de gado seca, gelias, chimier, melado e mel...e outros produtos. Trreo piso geralmente construdo de madeira, tambm podia ser de alvenaria, destinada a moradia da famlia, composta de muitos dormitrios em funo do elevado nmero de filhos, geralmente de 4 a 6 quartos, uma sala grande no centro, onde a famlia se encontrava para rezar o tero todas as noites. A sala tinha capacidade de acolher vrias famlias vizinhas ao mesmo tempo, para as rezas noturnas, quando da visita do Santo ou Nossa Senhora, que circulavam nas famlias. A sala alm de suas funes sociais j citadas se constitua no local onde as filhas da famlia namoravam. Dois ou trs casais de

namorados usavam a sala ao mesmo tempo, aos sbados noite e aos domingos de tarde at certa hora da noite. A cozinha geralmente uma casa menor e separada da principal. Mais tarde se localizava num canto da casa, pea bem ampla. O sto conhecido popularmente por jirau, piso superior e abaixo do telhado, local mais quente da casa destinado a guarda de alimentos que deveriam ser conservados secos. Existiam ainda, os galpes destinados a guarda de ferramentas, equipamentos de trabalho, carreta, gneros agrcolas ainda no beneficiados. A mangueira destinada aos animais de leite, o chiqueiro para a criao e engorda de porco e de galinha.

GASTRONOMIA

A deliciosa gastronomia italiana uma grande motivao para outro marcante aspecto da cultura italiana, stare a tavola (sentar a mesa). Estar reunidos mesa na hora das refeies, transformar as refeies em verdadeiras festas de congraamento, num palco de discusses e de alegria. Nas refeies os italianos comem; po no caf da manh e em todas as demais refeies. No jantar, a famosa minestra, sopa de feijo com arroz, macarro e carne do porco. O almoo principalmente o dos domingos de mesa farta: sopa de agnoline para abrir o apetite, salada de radici com bacon, fortaia (omelete de queijo), nhoque, massa ao molho de tomate e, sempre polenta. Sobremesas h muitas, e os doces so gostosos, mas italiano que se preza no dispensa o sagu de vinho.

RELIGIO
De acordo com DE BONI (1991), a religio dos Italianos destacava-se pelas coisas exteriores como: velas, fogos, cantos, cerimnias, imagens de santos e estatuas, muitas delas tidas como milagrosas. Dessa forma os imigrantes italianos procuravam se agrupar nas prticas religiosas, erguendo capelas, onde se encontravam para rezar, conviver, celebrar e esquecer da saudade da ptria longnqua (os imigrantes eram muito catlicos). Uma marca registrada a construo dos capitis de beira de estradas do interior, pedaos

de sua histria e da sua origem. Outra caracterstica religiosa e a celebrao de Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador, trilhos e tapetes confeccionados em serragem colorida pelas comunidades. Tambm os imigrantes tinham a tradio de benzer as casas.

ARTESANATO

O artesanato surgiu a partir das necessidades de uma regio de difcil acesso e de um pas com poucas indstrias, por isso nos meses de inverno, quando era impossvel praticar a agricultura, confeccionava-se utenslios e instrumentos necessrios no dia a dia das famlias. Ilhados, com poucos recursos, em uma regio de difcil acesso, num pas de poucas indstrias, os italianos tal como j o haviam feito os alemes valeram-se das habilidades artesanais a fim de suprir boa parte de suas necessidades. (DE BONI, 1991, p. 194). Uma fonte de matria-prima para o artesanato eram, as folhas de milho e as de trigo para indstria artesanal. As do milho para cigarros de palha e as folhas de trigo para chapus, bolsas e cestas feitas pelos colonos. Porm, com o passar do tempo e o

desenvolvimento do comrcio, aos poucos essas atividades foram definhando, medida que a economia dos colonos se inseria na economia do mercado, esses produtos artesanais foram sendo substitudos pelos industrializados. Os produtos artesanais que ainda persistem em nossos dias so os confeccionados com palhas de trigo, como: os chapus, bolsas e cestas.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICA
DE BONI, Luis Alberto. Far La Mrica. Porto Alegre; Rioccel, 1991.

IMIGRANTES, Histria da Imigrao no Brasil biografia. Disponvel em: www.mundosites.net/histria do brasil/imigrao.htm. Acesso em 10 de abril de 2007 IMIGRAO, Italiana no Brasil Wikipdia - biografia. Disponvel em: pt. Wikipdia.org/wiki/imigrao_ italiana_ no _Brasil. Acesso em 2 de maio de 2007

PIMENTEL, Mariana Site Oficial - biografia. Disponvel em: www.marianapimentel.rs.cnm.org.br. Acesso em 18 de maio de 2007

RIBEIRO, Jos Antonio Bongiovanni. BONGIOVANNI/ TREMEA Razes Resgatadas; 1 edio EDUCS, Caxias do Sul 1996.

Histria da imigrao italiana no Rio Grande do Sul biografia. Disponvel em: familia.prati.com.br/familiaprati/imigracao2.htm - Acesso em 11 de junho de 2007

Potrebbero piacerti anche