Sei sulla pagina 1di 2

Reviso Sinara:

A ADM RH tem como meta a interao do trabalhador ao trabalho, visando o aumento de sua produtividade. Ela se preocupa tambm com a satisfao das necessidades do trabalhador, j que verifica que a insatisfao dessas tem relao direta no comportamento humano (produtividade). Para isso, os indivduos tm que ser motivados. As pessoas compem as organizaes: so uma das suas variveis! Como um sistema, a organizao tem que ter seus microsistemas interagindo entre si e com ela, para que tenha resultados integrados (satisfao das necessidades dos dois: pessoas e organizaes). S quando esto interagidos, a motivao, a liderana, a prpria estrutura organizacional e a estrutura matricial funcionaro bem. O princpio bsico para o bom andamento dos trabalhos deve ser o desenvolvimento organizacional, que s ocorre quando pessoas e empresas interagem de modo a fazer circular informaes e aspiraes. O maior desafio da ADM RH hoje a minimizao das insatisfaes e a tentativa de que haja uma evoluo e participao desta cincia nas organizaes, de maneira mais ativa. A gesto de RH surgiu com o aumento da complexidade das tarefas de gesto de pessoal e com o crescimento das organizaes. A evoluo do mundo do trabalho e das organizaes fez com que a gesto de RH passasse por diferentes fases antes de chegar fase que mais a caracteriza (fase sistmica); j que o enfoque sistmico a principal caracterstica da ADM RH hoje. Na fase contbil, o homem social era o guarda-livros; os registros contbeis deviam estar sempre atualizados (j que era nessa fase que ocorriam os pagamentos e registros contbeis). Na fase legal, o homem social deveria entender tudo sobre legislao e os registros tinham tambm que estar atualizados. Na fase populista, predominava a poltica do tapinha nas costas, por favor, etc; as mudanas no eram bem aceitas (a no ser quando favoreciam aos empregados). Na fase tcnica a gesto de RH assumiu uma postura mais esttica em relao s mudanas; o homem social era um tcnico responsvel; havia centralizao na tomada de decises, etc. Na fase sistmica, o homem social passa a ser um administrador de RH; a tomada de decises passa a ser descentralizada (e pode at comprometer os gerentes); havia uma necessidade em se atrair, utilizar e manter a fora do trabalho atravs da valorizao da liberdade, da criao e das opinies de todos que compem a organizao.

Com essas fases, a gesto de RH acompanhou a evoluo do mundo do trabalho e do mundo das organizaes, podendo iniciar ao contexto atual o aspecto sistmico das organizaes, j que cada empresa um sistema (conjunto de elementos interdependentes cujo resultado funciona integrado) dentro de outro macrossistema (sociedade), ou, um conjunto de microssistemas que interagem num ambiente (grupo com objetivos que podem influir num limite especfico).

O conceito de Motivao surgiu a partir de Taylor, que verificou que as pessoas eram motivadas por recompensas salariais e econmicas, e depois foi modificado a partir da Experincia de Elton Mayo em Hawthorne, que verificou a importncia dos aspectos sociais e psicolgicos para a motivao das pessoas. A Motivao influencia no comportamento dos indivduos, que por sua vez determinado por 3 tipos de necessidades bsicas todos os indivduos: Necessidades Fisiolgicas (vitais, ligadas sobrevivncia); Necessidades Psicolgicas (adquiridas ao longo da vida: necessidades de segurana, estima, proteo, etc); Necessidades de Auto-realizao (sntese das outras todas necessidades). As necessidades podem ser satisfeitas, frustradas ou compensadas. De acordo com o Ciclo Motivacional: EQUILBRIO NECESSIDADE ESTMULO TENSO COMPORTAMENTO SATISFAO DA NECESSIDADE VOLTA AO EQUILBRIO. Temos uma situao de equilbrio que antecede ao surgimento de alguma necessidade insatisfeita; Quando surge a necessidade, h um estmulo que leva a alguma forma de comportamento que, quando satisfeita a necessidade, leva a um novo estgio de equilbrio (necessidade satisfeita). Quando no satisfazemos nossa necessidade, passamos por uma frustrao, que pode levar a reaes diferentes (de desnimo, raiva, desmotivao, agressividade, etc), e no voltamos ao estgio de equilbrio (necessidade frustrada). Quando temos uma necessidade impossvel de ser satisfeita e a substitumos por outra necessidade, esta recebe o nome de necessidade compensada ou substituda. Segundo o Ciclo Motivacional, qualquer uma dessas necessidades gera um Comportamento. O desafio, ento, para o gestor de RH e demais gerentes conhecer cada vez mais os seus funcionrios, para saber exatamente o que oferec-los, visando um comportamento motivado!!!

Potrebbero piacerti anche