Sei sulla pagina 1di 3

PRIMEIRA TRANSFORMAO DAHL

Contraponto entre Teoria e Prtica Grcia Clssica A perspectiva grega: Ideias da nossa democracia tm grandes influencia grega (em particular os atenienses). No h dvidas que a democracia implica em igualdade, mas exatamente que tipo de igualdade? Atenienses: Isogoria: igualdade de todos os cidados atenienses em falara na assembleia do governo Isonomia: igualdade diante da lei. Natureza da polis: Apenas se associando uns aos outros iramos chegar a ser plenamente humanos, ou de realizar nossas qualidades de excelncias como seres humanos. O homem fora da polis (de uma boa polis) seria incapaz de exercitar as virtudes e qualidades que distinguem o homem dos animais. A justia tende a promover o bem comum, uma boa polis tem que ser justa. Quem persegue seu prprio interesse no pode ser um bom cidado. Um bom cidado aquele que nas questes publicas aponta sempre para o bem comum. Natureza da democracia: A melhor das polis deve ser democrtica. No preciso que sejamos todos iguais; a finalidade de cada cidado no tem que ser idntica aos demais (ex: diferentes profisses). Entretanto as diferenas no devem ser to grandes. No deve dividir a cidade entre ricos e pobres. A cidade tem de ter um tamanho modesto, para que assim todos se conheam. Democracia no significa apenas simplesmente tomar importantes decises e sancionar leis na assembleia, tambm significa atuar nos cargos pblicos. Leis: brindam igual justia a todos/ grande respeito s leos. Sntese da viso grega: O cidado a poltica democrtica contitui uma atividade social natural, ou seja, a vida poltica uma extenso harmoniosa de si mesmo. No h valores fragmentados. A felicidade est unida virtude, a virtude justia e a justia felicidade. - Viso de uma ordem ideal (no a realidade da vida poltica grega). - No se pode julgar relevncia dessa viso para o mundo moderno a menos que se entenda quo radicalmente difere das ideias e praticas democrticas tal como acontecem a partir do sc. 18. A ordem democrtica deve satisfazer com no mnimo 6 requisitos: 1. Cidados deveriam ter interesses suficientemente harmnicos entre si, de modo a compartilhar um sentimento do que o bem geral (e atuar em a partir desse sentimento), e no agir como objetivos pessoais. 2. Devem mostrar um alto grau de homogeneidade a respeito de caractersticas que os levariam aos conflitos polticos a respeito do bem pblico. Ou seja,

3.

4. 5.

6.

nenhum Estado poderei ser bom se houvesse grande desigualdade econmica, de grau de instruo, diferentes raas, culturas, etc. Quantidade de cidados pequena. Por 3 razes: a) evita heterogeneidade b) os cidados poderiam ter melhor conhecimento sobre sua cidade e seus compatriotas c) essencial reunio conjunta de todos os cidados a fim de atuar como governantes soberanos de sua cidade. Deveriam estar em condies de se reunir para decidir sobre as leis e medidas polticas. A participao nos cargos polticos no se limitava; deveriam ter os escolhidos mediante eleies e o resto por sorteio, com rotatividade anual e que s poderiam ocupar algum cargo uma vez na vida, assim quase todos os cidados iriam participar diretamente da Assembleia. Cidade-Estado deveria ser autnoma (mesmo que alianas as vezes como no caso de guerra fossem necessrias). Cada cidade deveria ser autosuficiente em plano econmico/poltico/militar. Depender o menos possvel do comercio exterior. Esses requisitos entram em contradio com a realidade de qualquer democracia moderna. O que prevalece no a democracia direta e sim o governo representativo.

Limitaes: A vida poltica dos gregos acontecia em um plano inferior suas ideias. Em Atenas, igual em outras cidades, havia problemas comuns como ambies pessoais. Coalizes baseadas em parentescos e amizade. Fraquezas humanas expostas na vida poltica. As limitaes inerentes da teoria e pratica da democracia grega em sim mesma. Democracia grega era (tanto na teoria quanto na prtica) uma cidadania exclusiva (excludente) e no inclusiva. O demos de muitos exclua a muitos. Entretanto os democratas gregos no consideravam esse carter exclusivo como um defeito grave. Excludente em dois sentidos: em sentido interno (mulheres/metecos e escravos no participavam do sistema poltico) e externo (no existia democracia entre os gregos, existia entre os membros da mesma polis).

SEGUNDA TRANSFORMAO DAHL


Surgimento do Governo Representativo A tradio republicana: Conjunto de ideais que distam de ser sistemticas ou coerentes e que tenham sua origem no tanto nas ideias e praticas democrticas da Grcia clssica, como no critico dessa poca: Aristteles. A tradio republicana, baseada em Aristteles, foi reformulada e reinterpretada durante o sculo XVII e XVII. Semelhanas com a democracia grega: Adotou a concepo grega de que o homem um animal social e poltico; De que devem conviver em uma associao poltica para realizar suas potencialidades;

De que um homem bom deve ser um bom cidado, a virtude o procurar do bem comum. Um bom sistema poltico no s reflete a virtude de seus integrantes, mas tambm as promove. Os republicanos sustentavam que o melhor sistema poltico aquele em quais os cidados so iguais em aspectos importantes Nenhum sistema poltico podia ser legitimo ou bom se no tivesse a participao do povo.

O republicanismo destaca a fragilidade da virtude, o perigo de que o povo ou seus lideres se corrompesse. Segundo a viso republicana, uma das maiores ameaas virtude cvica a gerada por faces e conflitos polticos (o povo no totalmente homogneo membro no tem mesmo interesses). Portanto eles consistem em elaborar uma constituio que reflete e equilibre os interesses de um, de poucos e de muitos (governo misto, com elementos da democracia, aristocracia e monrquico) Republicanismo aristocrtico: (de poucos) Atribuies na poltica deve ser limitado, o povo no pode governar. Republicanismo democrtico: (de muitos) Governo Representativo misto [Monarquia (rei)/ Cmara do Senado (Lordes)/ Cmara dos Deputados (povo)) Problemas em estabelecer um governo misto; possvel soluo: separao dos poderes em legislativo, executivo e judicirio (assegura um bom equilbrio). Para o republicano a concentrao desses 3 poderes geraria a tirania. O governo passa a ser mais complexo. (Governo republicano depende da virtude de seus cidados) S podiam ser repblicas os Estados pequenos. Como adaptar isso s grandes sociedades? Exigia uma ampla transformao da tradio republicana: instituies. Governo Representativo: Gregos negaram o sistema poltico em grande escala e jamais criaram um sistema de governo representativo. Como em um Estado de grande tamanho impossvel os indivduos se reunirem, deveriam escolher representantes que fariam o que eles no poderiam fazer por si mesmo. (Sistema poltico pluralista)

Potrebbero piacerti anche