Sei sulla pagina 1di 3

REA 1- FACULDADE DE CINCIA E TECNOLOGIA

Prof Aldenor Gomes

1o Experimento TESTE DE CHAMA

1 - OBJETIVOS
Caracterizar os elementos qumicos atravs dos seus espectros de emisso; Relacionar a cor da chama obtida, pelo aquecimento das solues, com as mudanas de nveis energticos do tomo, como descrito pela teoria de Bohr.

2 - INTRODUO
A interao da luz com a matria ainda um fenmeno que intriga a todos. O LASER de rubi, o colorido dos fogos de artifcio ou mesmo a bioluminescncia do vaga-lume so exemplos de extrema beleza e curiosidade cientfica. Nos postes de iluminao pblica a luz de uma lmpada de vapor mercrio (Hg) tem uma aparncia azulada, enquanto uma lmpada de vapor de sdio (Na) emite uma luz de colorao amarelo-alaranjada. A luz do sol considerada luz branca, pois todas as cores da regio do espectro eletromagntico visvel so emitidas, ou seja, todos os comprimentos de onda( compreendidos entre 400 e 700 nm so emitidos pelo sol. Quando a luz do sol atinge um objeto e este no absorve nenhuma radiao eletromagntica da regio do visvel, sua aparncia ser branca. Mas se o objeto absorve todos os da regio do visvel, ento sua aparncia ser preta. Assim, se um objeto absorver entre 435 480 nm (regio azul do visvel), este ento ter uma aparncia amarela (cor complementar) emitindo entre 580 595nm. Como e porque tomos e molculas de um objeto absorvem ou no radiao eletromagntica base deste experimento.

3 - PRINCPIO
As observaes experimentais que sero vivenciadas no laboratrio e a sua interpretao esto diretamente ligadas estrutura atmica proposta considerando a energia do eltron em um tomo quantizada, isto , o eltron em um tomo tem apenas energias discretas. A energia do fton (da emisso de radiao eletromagntica) poder ser calculada considerando a seguinte expresso:
h (constante de Planck) = 6,63 x 10-34 J.s fton-1 c (velocidade da luz) = 3,00 x 108 m s-1 (freqncia do fton) dado em s-1 (ou Hertz, Hz) (comprimento de onda do fton) dado em nanmetros (10-9 m)

E fton h h

Muitas indstrias e hospitais, no dia-a-dia, utilizam equipamentos de anlise (quantificao e identificao) de metais e outros elementos cuja tcnica baseada na espectroscopia, ou seja, baseadas na absoro ou emisso de radiao eletromagntica. Tcnicas como Fotometria de Chama, Espectrometria de Emisso por Plasma (ICP-OES), Espectrometria de Fluorescncia baseiam-se na emisso de radiao eletromagntica. J tcnicas como Espectrometria de Absoro Atmica e Espectrofotometria de Absoro Molecular, so exemplos de tcnicas que utilizam, como princpio, a absoro de radiao eletromagntica.

4 - MATERIAIS E REAGENTES
Vidrarias e Diversos:Lamparina de lcool, haste metlica, piscete contendo gua destilada Reagentes e Solues:Solues cidas (ou sais slidos) de nitrato, sulfato ou cloreto de sdio, ltio, clcio, ferro, cobre, potssio e magnsio na concentrao de 1 % (m/v).

5 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Tomar uma haste metlica e aquec-la na chama da lamparina para eliminar contaminantes volteis. Resfri-la com gua destilada e limpar com o papel toalha. 2. Introduzir a haste na soluo do ction, tomando uma pequena poro e levando chama da lamparina. Pode ser tambm utilizada uma pequena poro de gros do sal.

3. Anotar a colorao observada na tabela de dados. 4. Antes de utilizar outra soluo, repita as trs etapas anteriores.

Tabela de Dados Experimentais:

Soluo/ Sal slido Sdio Ltio Potssio Clcio Ferro Cobre Magnsio

Smbolo do ction

Cor observada

Observaes

6- TPICOS OBRIGATRIOS A SEREM DISCUTIDOS


Os objetivos foram alcanados? Justifique se SIM ou NO. Explicar os principais fenmenos observados no experimento. Os dados e observaes obtidos esto de acordo com o esperado teoricamente? Justifique. Pesquisar os comprimentos de onda mximos de emisso para cada um dos elementos metlicos cujos sais foram utilizados e calcular as suas energias, de acordo com a equao apresentada na pgina 7. Pesquisar a aplicao dos princpios deste experimento no dia-a-dia (na residncia, na indstria...). Tecer comentrios sobre a relevncia do contedo deste experimento no seu curso.

Potrebbero piacerti anche