Sei sulla pagina 1di 6

TEOLOGIA DA

REFORMA

Libri mut magistri sunt

Sola fide

Sola Scriptura

LIBRI MUT MAGISTRI SUNT

Sola gratia

Sola gratia

Sola Scriptura

Sola fide
Prof. Jones F. Mendona

Seminrio Teolgico Batista Carioca

Teologia da Reforma

Teologia da Reforma
Capa:
CRANACH, Lucas the Elder Porta-retrato de Martinho Lutero (detalhe), 1527 leo e tmpera sobre madeira Wartburg-Stiftung, Eisenach

Nov/2011
2

Teologia da Reforma

INDICE GERAL

Introduo ............................................................................................ 04 1. Os pr-reformadores: John Wycliff e Jan Hus ...................................05 2. Erasmo de Hoterd ........................................................................... 00 3. Martinho Lutero ............................................................................... 00 4. Ulrico Zwnglio................................................................................. 00 5. Joo Calvino ..................................................................................... 00 6. A Reforma radical ............................................................................. 00 7. A Reforma inglesa ............................................................................ 00 8. A contra-reforma ............................................................................. 00 9. A ortodoxia luterana e reformada .................................................... 00 10. Anexo 1 ........................................................................................... 00

Teologia da Reforma
Introduo
Escrever sobre a teologia dos reformadores uma tarefa que exige muita cautela. Historiadores seculares tendem a enfatizar demais o aspecto poltico que o movimento acabou ganhando. verdade que sem o apoio da nobreza, interessada em libertar-se do controle exercido pela Igreja, a Reforma no teria xito. Entretanto, no se pode negar que reformadores como Lutero, Zwnglio e Calvino foram movidos por uma intensa devoo. Tambm seguindo uma tendncia polarizada, alguns telogos catlicos mais conservadores insistem em destacar apenas o impacto negativo que o rompimento de Lutero com a Igreja produziu: revoltas populares, fragmentao do cristianismo em inmeras denominaes, individualismo, etc. preciso destacar que a degradao moral do clero romano, to denunciada pelos reformadores, era algo combatida at mesmo por proeminentes cristos catlicos, tais como Nicolau de Cusa (1401-1464), o humanista Erasmo de Roterd (1466-1536) e o Papa Adriano VI (1522-1523), dentre outros. O telogo catlico Richard McBrien chega a lamentar que o Papa e a cria no tenham compreendido a importncia dos movimentos de reforma, produto de uma srie de erros trgicos imperdoveis e de atos corruptos por parte da liderana da Igreja, em especial do papado1. O Papa Pio IV, referindo-se ao herege Calvino, chegou a reconhecer que o reformador francs no era seduzido pelo dinheiro, e que se tivesse servos como ele, seus domnios estender-se-iam de um oceano ao outro2. Por fim, h um grupo de protestantes que insiste em apresentar os reformadores como heris que obtiveram pleno xito em devolver cristandade os antigos valores e doutrinas da igreja primitiva, abandonados negligentemente pela Igreja catlica. Mas no podemos fechar os olhos para o esprito pouco evanglico de Lutero expresso nos textos em que incita a perseguio de judeus e camponeses. O reformador francs Joo Calvino, numa carta a Farel, confessa que no pouparia Miguel de Serveto da morte caso colocasse os ps em Genebra. Em 27 de outubro de 1553, aps ter passado por um tribunal que tinha Calvino como acusador, Serveto foi queimado vivo, mesmo aps ter pedido clemncia. verdade que tais documentos devem ser lidos em consonncia com o ambiente contextual no qual foram escritos, mas ainda assim tais atos no se justificam Como se pde notar possvel enxergar a Reforma sob diversos ngulos. O que pretendo com este trabalho dar ao leitor as informaes necessrias para que ele possa formar o seu prprio juzo a respeito dos acontecimentos que abalaram a Europa do incio do sculo XVI.

Rio de Janeiro, novembro de 2011. Jones F. Mendona


1 2

MCBRIEN, P. Richard. Os papas, p. 281. Schaff, Swiss Reformation, 558 apud DURANT, Will. A Reforma, p. 399.

Teologia da Reforma
I - OS PR-REFORMADORES 1. Introduo o sculo XI eclodiu uma srie de movimentos de reforma que ansiava pela restaurao da vida religiosa. Tais movimentos se tornaram atrativos ao povo, escandalizado com a lassido moral, a riqueza da igreja e a rgida hierarquia eclesial. Buscava-se uma nova espiritualidade, que estivesse mais de acordo com aquela praticada entre os cristos do perodo apostlico. A mudana na devoo se refletiu nas imagens de Cristo, que passou a ser retratado no mais como juiz, mas como homem de dores3. O modo de vida feudal estava em decadncia e em seu lugar floresciam as cidades4, um ambiente frtil para a propagao de idias contrrias Igreja. Alm disso, as cidades eram o reduto de uma nova classe em ascenso que desejava impedir a interveno da igreja em assuntos temporais: a burguesia5. Vale destacar que Pedro Valdo, fundador de um movimento considerado hertico pela Igreja (os valdenses), era um comerciante da cidade de Lyon.

Todo esse clima favoreceu o afastamento de um grande nmero de fiis da rotina paroquial, imaginando que a impureza dos padres invalidava os sacramentos que O Cristo sofredor numa Iluminura em administravam6. No imaginrio catlico pergaminho de 1216. Pierpont Morgan Library, medieval a ineficcia dos sacramentos7 New York. representava a condenao eterna, uma vez que na doutrina catlica eles tinham o poder que conferir graa (e a consequente eliminao dos pecados). Como resposta a essas crticas radicais, os telogos da Igreja passaram a insistir que a administrao dos sacramentos no dependia da qualidade moral
BOURGEOIS, Henry. Histria dos dogmas 3, p. 364. Vrios fatores impulsionaram o aumento das cidades: regies privilegiadas por constiturem sede de bispados; transformao de mosteiros em centros de comrcio e castelos e fortalezas que funcionavam como refgio para os camponeses livres. 5 JANOTTI, Aldo. Origens da universidade, p. 43 6 FERNANDEZ-FELIPE, Armesto; WILSON, Derek. Reforma: o cristianismo e o mundo 1500 a 2000, p. 179. 7 Desde Pedro Lombardo os sacramentos foram fixados em sete: batismo, crisma (ou confirmao), confisso, eucaristia, matrimnio, ordem e extrema-uno. Os sacramentos so, na teologia catlica, indispensveis para alcanar a graa de Deus.
3 4

Teologia da Reforma
do sacerdote, mas to somente da obra realizada por Jesus Cristo ( ex opere operatum)8. A nfase na eficcia dos sacramentos como meio de graa e do papel dos sacerdotes como intermedirios entre Deus e o homem teve um efeito poderoso na exaltao do poder do clero. Apesar disso, para muitos fiis tais medidas no bastaram. No anseio pelo retorno igreja dos primeiros sculos, pautada nos valores dos Evangelhos, surgiram dentro da prpria igreja novas formas de vida religiosa, as ordens mendicantes: franciscanos, dominicanos, carmelitas e os eremitas agostinianos9. Essas ordens religiosas desejavam reformar a igreja por dentro e mantiveram-se submissas liderana da Igreja. Em Milo, Lombardia e no sul da Frana floresceram movimentos de reforma que tinham como caracterstica marcante a hostilidade ao papado, tais como os ctaros e valdenses. Esses grupos, diferentemente dos primeiros, desafiaram a autoridade da Igreja, por isso foram duramente perseguidos. Para suprimir o desenvolvimento dos grupos dissidentes a Igreja organizou as cruzadas (extermnio da heresia pela fora das armas) e instituiu a Santa Inquisio (corte eclesistica encarregada de localizar e julgar os hereges). A ruptura profundamente traumtica que se deu na igreja do sculo XVI, com Martinho Lutero, teve antecedentes significativos nesses movimentos surgidos no incio do segundo milnio, porm, possvel destacar o nome de dois padres, considerados os precursores mais importantes da Reforma protestante. So eles: John Wycliff e Jan Hus.

Os donatistas negavam a eficcia dos sacramentos caso fossem administrados por algum que merecia a excomunho (ex opere operantis). Lutero usou esta ltima expresso num outro sentido, afirmando que o sacramento s eficaz quando a pessoa que o recebe faz bom uso dele pela f. Cf. LUTERO, Martinho. Obras selecionadas, p. 437, nota 28. 9 Franciscanos: ordem inspirada na vida e na obra de Francisco de Assis. Dominicanos: fundada em 1216 por So Domingos de Caleruega, praticamente na mesma poca do surgimento dos franciscanos, teve como misso a pregao da doutrina crist e a converso dos os hereges. Carmelitas: ordem mendicante surgida no sculo XI fundada por eremitas no monte Carmelo, da a designao carmelitas. Eremitas agostinianos: unio de diversos grupos eremitas numa ordem com constituio mendicante sob a tradio agostiniana (como determinava a bula Licet Ecclesiae Catholicae, 1256).
8

Potrebbero piacerti anche