Sei sulla pagina 1di 5

O que artrite reumatide (AR) um distrbio inflamatrio sistmico crnico que pode afetar muitos tecidos e rgos pele,

le, vasos sangneos, corao, pulmes e msculos mas que ataca principalmente as articulaes, produzindo uma sinovite proliferativa no supurativa que progride freqentemente para a destruio da cartilagem articular e anquilose das articulaes.

De um modo geral, podemos enquadrar as manifestaes de acordo com os principais sinais e sintomas em: Manifestaes articulares; Manifestaes extra-articulares. Manifestaes articulares Dor - edema - calor - rubor (principalmente nas IFP); Impotncia funcional; Rigidez matinal; Derrame sinovial - sinovite e formao de dedo em fuso. Atrofias musculares e deformidades (desvio cubital, dedo em "pescoo de cisne", dedo em "casa de boto" ou "boto de campainha", dedo em "martelo"). So atingidos tambm com freqncia os punhos (tumefeitos e dolorosos), os cotovelos e os ombros, com capacidade funcional diminuda. Nos membros inferiores so atingidos os joelhos, tornozelos e as articulaes metatarsofalangeanas. As articulaes coxo-femurais, quando atingidas (no manifestam edemas), quase sempre levam a processos graves com dor, limitao de movimentos e alteraes posturais. Alm dessas, outras articulaes so atingidas na AR: as tmporomandibulares, com conseqncias imediatas na abertura da boca, dor mastigao e palpao; as articulaes cricoaritenides (raramente); as articulaes intervertebrais; as costoesternais; as costovertebrais etc. Manifestaes extra-articulares Sistmicas Perda de peso, anorexia, adinamia, febre, linfadenopatia e anemia. Cutneas Ndulos subcutneos (olecrnio, tendo de Aquiles; couro cabeludo, joelhos) ocorrem quase sempre em AR soropositiva. Vasculares

Vasculites lceras de perna (leso vasculocutnea) Angetes necrotizantes Gangrena digital Oculares Irite Iridociclite Uvete Episclerite - esclerite Escleromalcia Pleuropulmonares Pleurites com ou sem derrame Pneumonite Fibrose intersticial difusa Ndulos pulmonares (nico ou mltiplos). Sndrome de Caplan (AR em trabalhadores de minas de carvo com ndulos pulmonares). Cardacas Raras na clnica diria das AR, mas comuns nas autpsias (40%). Podem ser atingidos o pericrdio, miocrdio e o endocrdio, chamando mais ateno a pericardite. Leses nodulares podem ser encontradas em qualquer dos folhetos do corao. Renais So raras e pouco especficas. Amiloidose e pielonefrite so as mais usuais. Digestivas/hepticas So raras. Alteraes das glndulas salivares na sndrome de Sjgren. Neurolgicas Neurite perifrica e sndromes de compresso (tnel carpiano). Musculares Atrofias e fraqueza (mais por desuso). sseas Osteoporose Linfadenopatia Esplenomegalia - em 1924, Felty descreveu uma sndrome que consiste na trade: AR, neutropenia, esplenomegalia. Tratamento da AR

O tratamento da AR personalizado - individual para cada paciente. 0 simples diagnstico de AR insuficiente. O objetivo principal do tratamento fazer cessar o processo inflamatrio, evitar as deformidades. Necessitamos conhecer sua gravidade, evoluo clnica, laboratorial e radiolgica; suas condies psicossociais e familiares; condies e tipo de trabalho; doenas concomitantes ou patologias associadas. Em nossa clnica diria, chamamos a ateno que a confiana que o mtodo inspira ao paciente parte fundamental no sucesso ou fracasso da teraputica. 0 mdico deve ser um bom conhecedor de todas as medidas que vai propor, quer nas aes e interaes medicamentosas, quer nas posologias, que muitas vezes so totalmente individuais. O paciente portador de AR tem uma personalidade que difere de todas as outras entidades nosolgicas, pelo que ele sabe ou Ihe falaram, ou pelo que ele comparou com outro paciente, tornando-o muitas das vezes refratrio ao tratamento, desanimado e incrdulo aos programas institudos, sem levar em conta o alto custo do tratamento, fazendo da AR a doena mais cara que se conhece comparativamente a outras que cursam por longos perodos.

Critrios clnicos e laboratoriais para diagnstico de AR 1. Rigidez matinal: rigidez articular durando pelo menos uma hora. 2. Artrite de trs ou mais reas: pelo menos trs reas articulares com edema de partes moles ou derrame articular observado pelo mdico. 3. Artrite de articulaes das mos (punhos, interfalangeanas proximais e metacarpofalangeanas). 4. Artrite simtrica. 5. Ndulos reumatides. 6. Fator reumatide srico. 7. Alteraes radiogrficas: eroses ou descalcificaes localizadas em radiografias de mos e punhos. Os critrios de 1 a 4 devem estar presentes por pelo menos seis semanas. Orientao para classificao: quatro dos sete critrios so necessrios para classificar um paciente como portador de artrite reumatide. Observao: pacientes com dois ou trs critrios no so excludos.

Figura 10 - AR - Mos - joelhos. Laboratrio No existem exames laboratoriais especficos para o diagnstico da AR, entretanto os mtodos atuais servem para sugerir a presena da doena, afastar outras patologias e conhecer a intensidade do processo inflamatrio. Sugerimos a rotina para AR. Hemograma pode revelar uma anemia normoctica e normocrmica ou hipocrmica. Os leuccitos geralmente se apresentam em nveis normais. Leucopenia e leucocitose geralmente indicam outra doena, ou ARJ, ou complicaes. A sndrorne de Felty, variante clnica da AR de longa durao, caracterizada por esplenomegalia e leucopenia (neutropenia). Velocidade de sedimentao (VHS) - na maioria dos pacientes a VHS corre paralela atividade inflamatria da AR. Mucoprotenas - geralmente elevadas.

Protena C reativa - prova inespecfica. No um bom ndice de avaliao. Freqentemente negativa em formas agudas de AR. Eletroforese de protenas - a proteinemia total no se altera. Geralmente diminuio de albumina e elevao de alfa-2 e gamaglobulinas. A imunoeletroforese mostra elevao de IgM e IgH. Provas sorolgicas - determinao da presena do fator reumatide. Prova do ltex - positiva em 70% a 80% dos casos, sendo mais sensvel e menos especfica. Prova de Waaler Rose - positiva de 60% a 70% dos casos, sendo menos sensvel e mais especfica. Os testes geralmente empregados para a determinao so de aglutinao e portanto quase exclusivamente do fator reumatide IgM (mais aglutinador que IgG, IgA, IgD e IgE). A modernizao e evoluo da investigao imunoIgica fez com que novos mtodos surgissem: imunofluorescncia indireta, radioimunolgia, imunoadsoro quantitativa, demonstrando que a maioria dos pacientes soronegativos apresentava fatores reumatides da classe IgG, formando complexos imunes intermedirios entre 10 e 18S e no 22S (IgM). Urinlise - o sedimento urinrio e a pesquisa de rotina de elementos anormais no apresentam alteraes. Lquido sinovial - atualmente o exame do LS muito til, no s para o diagnstico, como tambm para diferenciar com outras patologias de um quadro de monoartrite. Aspecto turvo, viscosidade diminuda, hipercelularidade (200 a 2000 mm3), protenas elevadas, glicose normal ou diminuda, complemento baixo, presena de ragcitos (leuccitos com incises citoplasmticas), PMN aumentados (60% a 75%).

Potrebbero piacerti anche