Sei sulla pagina 1di 19

Anotadas do 4 Ano 2007/08 Disciplina: Oftalmologia

Data: 11 de Outubro de 2007 Prof.: Antnio Castanheira Dinis

Tema da Aula Terica: Semiologia em Oftalmologia Autores: Alexandra Faustino Equipa Revisora: Carlos Vila Nova e Pedro Freitas

Temas da Aula
Abordagem ao doente Sistema visual Bases da semiologia em oftalmologia

Bibliografia
Anotadas correspondentes do ano lectivo 2006/2007. Lang G, Ophthalmology a pocket textbook atlas, 2 edio (2007), Thieme. Bradford CA, BASIC OPHTHALMOLOGY for Medical Students and Primary Care Residents, 8 edio (2004), American Academy of Ophthalmology. Seidel et al, Mosbys Guide to Physical Examination, 6 edio (2006), Elsevier. Miller Guerra, Semiologia do Sistema Nervoso.

Pgina 1 de 19

Semiologia em Oftalmologia

Abordagem ao Doente
Durante a entrevista clnica deve-se ter em conta: Histria clnica (h algumas doenas sistmicas que podem afectar o olho, tais como diabetes mellitus, hipertenso arterial, doenas infecciosas, artrite reumatide, doenas da pele, cirurgias); Histria familiar (de modo a avaliar os factores de risco do doente para doenas oftalmolgicas como a cegueira, cataratas, glaucoma, tumor ocular, descolamento da retina, estrabismo, degenerescncia macular); Histria oftalmolgica (lentes de correco; estrabismo; ambliopia1; histria de trauma ocular; inflamaes oculares; cirurgias); Histria da doena actual (a atitude do mdico dever ser a de direccionar a entrevista de acordo com a hiptese de diagnstico mais provvel, de modo a no se perder nas afirmaes do doente ou dos pais).

O mdico est obviamente condicionado ao que o doente sabe dizer: Sofro dos olhos! Sinto os olhos! Vejo mal! Deixei de ver! Vejo duas coisas! Tenho os olhos vermelhos! Acordei com os olhos pegados! Sofri uma pancada nos olhos! Entrou-me qualquer coisa para os olhos! Vejo mal! culos, lentes de contacto ou cirurgia refractiva? Quando devo ser operado?

No caso das crianas, estamos condicionados ao que os pais sabem dizer: Esfrega muito os olhos! Parece que no v bem! V TV muito perto! Para ler, coloca a cabea em cima dos livros! Tem sempre os olhos vermelhos! Ser que v bem?

Ambliopia diminuio mais ou menos acentuada da acuidade visual, mono ou binocular, sem causa orgnica detectvel e em que a estrutura do olho se encontra normal.

Pgina 2 de 19

Semiologia em Oftalmologia

Como exemplo, quando o doente diz: Deixei de ver!, o oftalmologista deve imediatamente caracterizar o problema: Do olho direito, esquerdo ou de ambos? Deixou de ver ao perto ou para longe? Foi subitamente? Hoje? H quantas horas? Foi recentemente? H quantos dias? Foi progressivamente? Desde h quantos meses? Com dor? Com ardor? Foi persistente, transitria ou fugaz? Com o olho vermelho (hipermia conjuntival red eye)? Ponto cinzento ou negro? Mancha cinzenta ou negra? Padres diferentes de perda de viso (negro zona de perda de viso):

Ex.: Patologia da mcula

Ex.: Glaucoma (mcula intacta)

H dados referentes Histria Clnica que podem, imediatamente, ser indicadores de gravidade, como, por exemplo, a dor. Uma dor nos olhos tem fundamentalmente origem vascular, mas tambm pode ser devida a glaucoma, patologia traumtica da crnea ou doena neuroftalmolgica. Doenas como a diabetes, a DMI (degenerescncia macular relacionada com a idade) e o glaucoma so consideradas graves e obrigam a uma interveno rpida e seguimento cuidadoso do doente. Existem outras doenas graves, como as cataratas e o olho seco senil, nas quais h uma melhoria significativa aps o tratamento. Por outro lado, existem doenas sem sinais ou sintomas associados, como o glaucoma crnico simples, que podem constituir um perigoso desafio actuao do mdico.

Pgina 3 de 19

Semiologia em Oftalmologia

OFTALMOLOGIA NA CRIANA
No que diz respeito criana, fundamental compreender que as informaes que se podem obter so variveis de acordo com a sua capacidade de expresso, consoante seja recm-nascido ou esteja em idade pr-verbal, pr-escolar ou escolar. Assim, os exames oftalmolgicos disponveis vo estando adaptados s diferentes idades da criana. Do mesmo modo, a atitude do mdico e o peso das observaes dos pais tero de sofrer modificaes consoante cada caso.

Desenvolvimento da funo visual normal na criana At s 6 semanas fixa Aos 2 meses fixa e segue Aos 4 meses fixa, segue e tenta alcanar Aos 6 meses fixa, segue e brinca Com 1 ano aponta

Existem patologias oftalmolgicas na criana especialmente preocupantes, como a Leucocria (pupila branca, que pode ocorrer devido existncia de um tumor ou de uma situao infecciosa, podendo tambm ser de origem embrionria,), a Catarata, o Glaucoma e o Estrabismo ( fundamental a actuao no sentido de corrigir o olho desviado antes que o crebro compense as informaes dispares, cegando propositadamente o olho doente).

Pgina 4 de 19

Semiologia em Oftalmologia

Sistema Visual
GLOBO OCULAR
A parede do globo ocular encontra-se dividida em trs tnicas: Tnica fibrosa (externa) constituda pela esclertica (posterior) e pela crnea (anterior); Tnica msculo-vascular (mdia) inclui a coroideia (posterior), corpo ciliar e ris (anterior); Tnica nervosa (interna) corresponde retina.

O seu contedo inclui o cristalino, o humor aquoso e o humor vtreo.

Pode-se ainda organizar o globo ocular de uma forma funcional, tendo em conta a presena de meios transparentes (os quais a luz tem que atravessar e, caso no sejam transparentes, impossibilitam a viso crnea, cristalino e vtreo) e da retina (capaz de transformar energia fsica luminosa em impulsos nervosos, posteriormente enviados para os centros cerebrais).

As estruturas
Esclertica Coroideia Retina Corpo ciliar Crnea Cmara Anterior Pupila ris Cristalino Cmara Posterior Nervo ptico Mcula Corpo vtreo Fig. 1 Estruturas do Globo Ocular

Pgina 5 de 19

Semiologia em Oftalmologia

Plpebras Estruturas externas que protegem o globo ocular de corpos estranhos, limitam a quantidade de luz que entra e lubrificam a superfcie ocular atravs da distribuio da lgrima. Conjuntiva Membrana mucosa fina e vascular que recobre e protege a superfcie anterior do olho, excepto na crnea, e a superfcie de contacto da plpebra com o olho. Esclertica Camada externa protectora do globo ocular, espessa e avascular, normalmente branca e opaca. Limbus Juno da crnea com a esclertica. Crnea Meio transparente anterior do olho, responsvel pela maior parte do poder refractivo. Avascular e com grande inervao sensitiva. Coroideia Camada de tecido pigmentado e altamente vascularizado que se encontra entre a esclertica e a retina. Responsvel pelo fornecimento de oxignio s camadas externas da retina. Corpo Ciliar Estrutura que produz o humor aquoso e contm os msculos que controlam a acomodao. A contraco do msculo ciliar altera a tenso nas fibras da zonula que supendem o cristalino (cristalino fica mais esfrico), permitindo ao olho focar de objectos distantes para prximos (acomodao). ris Parte colorida do olho. Filtra a luz, principalmente atravs do seu epitlio pigmentado. O orifcio central da ris a pupila, atravs da qual passam os feixes luminosos. A ris tem fibras musculares lisas que constituem o msculo constritor da pupila (circular e anterior) e o msculo dilatador da pupila (posterior), responsveis pelo controlo da quantidade de luz que entra atravs da pupila em direco retina. Retina Tecido nervoso, posterior ao corpo vtreo; capaz de transformar energia luminosa em impulsos elctricos, que so transmitidos ao crtex cerebral atravs do nervo ptico e restantes elementos da via ptica. A acuidade visual alcanada, focando a imagem na retina atravs da crnea e do cristalino. A rea da retina no plo posterior do olho mcula responsvel pela viso central/discriminativa e o centro da mcula consiste numa depresso central fvea.

Pgina 6 de 19

Semiologia em Oftalmologia

Cristalino Estrutura transparente, biconvexa, que se encontra suspensa pelas fibras da zonula, atrs da pupila e da ris. elstico e altera a sua consistncia atravs da contraco/relaxamento do corpo ciliar, permitindo que as imagens a diferentes distncias sejam focadas na retina.
Fig. 2 Alterao ao nvel do cristalino e do corpo ciliar durante a acomodao (a tracejado)

Cmara Anterior Espao entre a crnea e a ris; contm um fludo aquoso, o humor aquoso, produzido pelo corpo ciliar. Cmara Posterior Pequeno espao entre a ris e o cristalino, tambm preenchido por humor aquoso. Corpo Vtreo Espao relativamente grande, localizado entre o cristalino e a retina. Encontra-se preenchido por um material viscoso transparente, o humor vtreo.

Localizao de patologias
Podemos localizar uma determinada patologia utilizando os conceitos intra- e extra-ocular (consoante esteja dentro ou fora do globo ocular, respectivamente) e considerando a diviso do globo ocular em segmento anterior e segmento posterior. O segmento anterior consiste na poro vsivel do globo ocular, anterior ao cristalino, que inclui a crnea, a cmara anterior, a ris e o cristalino. O segmento posterior, poro localizada dentro da rbita, posteriormente ao cristalino, constitudo, de um modo geral, pelo humor vtreo, a retina e o nervo ptico. Assim, podemos dizer que um doente tem uma patologia intra-ocular do segmento posterior do globo ocular direito, por exemplo.

Pgina 7 de 19

Semiologia em Oftalmologia

VIA PTICA
No sistema visual, a informao percorre a chamada via ptica, consttuida por: Retina capta a informao sob forma de energia luminosa e transforma-a em impulso elctrico; Nervo ptico; Quiasma ptico onde as fibras provenientes da poro nasal da retina se cruzam; Fitas pticas constitudas pelas fibras do
1 3 2 4

lado temporal da retina homnima e fibras do lado nasal da retina heternima; Corpo geniculado externo; Radiaes pticas de Gratiolet cujas fibras passam pela parte retrolenticular da cpsula interna; Crtex cerebral visual (lobo occipital) representado pelas reas de Brodmann 17 (rea visual primria), 18 e 19 (rea visual de

Fig. 3 Via ptica

associao, responsvel pelo reconhecimento dos objectos e pela percepo das cores).

Leses na via ptica


Nervo ptico cegueira (1) Quiasma ptico hemianopsia bitemporal (2) hemianopsia nasal (3) (a hemianopsia binasal muito rara) Fita ptica hemianopsia homnima contralateral ou cruzada (4) Radiaes pticas as suas fibras so largamente distrbuidas pelo que, geralmente, no so todas afectadas e a leso origina alteraes parciais do campo visual, como quadrantopsias

Pgina 8 de 19

Semiologia em Oftalmologia

ANEXOS DO GLOBO OCULAR


Existem outras estruturas que tambm fazem parte do sistema visual, para alm das referidas em relao ao globo ocular e via ptica: Anexos do globo ocular: Aparelho Lacrimal as lgrimas so produzidas na glndula lacrimal (localizada na poro supero-externa da

rbita), percorrem e lubrificam a crnea e a conjuntiva e seguem para os canalculos lacrimais (superior e inferior), saco lacrimal e canal lacrimo-nasal , que termina no meato nasal inferior . Este trajecto justifica o facto de, durante o choro, ocorrer corrimento nasal2; Plpebras; Clios. Msculos Oculomotores rectos inferior, superior, interno e externo; grande (superior) e pequeno (inferior) oblquos3. Msculos Pupilares dilatador e constritor da pupila. Vasos.

Fig. 4 Aparelho lacrimal

Fig. 5 Movimento msculos oculomotores

dos

Assim, tal como as lgrimas, todo o colrio que for administrado e instilado no fundo de saco conjuntival vai acabar por chegar mucosa nasal, a qual apresenta um componente vascula, com um grande poder de absoro, podendo repercurtir-se em fenmenos sistmicos.
3

Os msculos rectos tm a sua insero no globo ocular anteriormente ao equador, enquanto os msculos oblquos se inserem na poro temporal do globo, posteriormente ao equador. Esta insero vai determinar os movimentos pelos quais so responsveis.

Pgina 9 de 19

Semiologia em Oftalmologia

Nervos as estruturas nervosas relacionadas com o sistema visual so: Nervo ptico (II) estrutura sensorial; Nervo Trigmio (V) recebe estmulos sensitivos; Nervos que controlam os movimentos do olho (oculomotores) e da plpebra: Nervo Motor Ocular Comum (III) Inervao motora Rectos inferior, superior e interno; Pequeno oblquo; Elevador da plpebra superior, Inervao Parassimptica Constritor da pupila e Msculo ciliar; Nervo Pattico (IV) Grande oblquo; Nervo Motor Ocular Externo (VI) Recto externo; Nervo Facial (VII) Orbicular das plpebras; Sistema Nervoso Simptico4 inerva o msculo dilatador da pupila, provocando midrase, atravs de fibras transportadas pelo ramo oftlmico do Trigmio; Sistema Nervoso Parassimptico inerva o msculo constritor da pupila e o msculo ciliar, atravs do nervo Motor ocular comum, o que resulta na miose e na acomodao, respectivamente.

Se o simptico for estimulado, por exemplo, ao nvel do vrtice do pulmo devido a um tumor de Pancoast, que faz parte do trajecto da cadeia ganglionar simptica, pode exercer influncia nos olhos, provocando midrase, pela estimulao do dilatador da pupila.

Pgina 10 de 19

Semiologia em Oftalmologia

Bases da Semiologia em Oftalmologia


Na semiologia oftalmolgica, necessrio: Interpretar os sintomas transmitidos pelo doente, Avaliar a funo, Avaliar a morfologia do sistema visual, Interpretar os testes psicofsicos (testes em que so apresentados estmulos fsicos, seguindo-se a interpretao dos mesmos), Reconhecer as ametropias5, ou seja, as anomalias ou erros de refraco.

O Exame Semiolgico em Oftalmologia deve consistir fundamentalmente na pesquisa ou anlise dos seguintes parmetros: Acuidade visual campo visual, Reflexos pupilares motilidade ocular, Segmento anterior anexos, Fundo ocular, Tonometria.

Emetropia significa que no existe nenhum erro de refraco, normal. As ametropias so erros de refraco que incluem: miopia (elevado poder de refraco, que permite ver muito bem ao perto e mal ao longe: os raios so focalizados frente da retina); hipermetropia (o contrrio da miopia); astigmatismo (anomalias na curvatura da crnea e do cristalino); presbiopia (endurecimento progressivo do cristalino, com perda da capacidade de acomodao; surge a partir dos 40 anos).

Pgina 11 de 19

Semiologia em Oftalmologia

ACUIDADE VISUAL
A acuidade visual corresponde ao grau de percepo dos detalhes e contornos dos objectos, estando relacionada com a preciso da viso, ou seja, com a viso discriminativa. A avaliao realizada atravs de uma tabela de optotipos de Snellen. O exame iniciado pelo olho direito e depois repetido para o olho esquerdo. Caso o doente use culos/lentes, testa-se primeiro sem a correco. O doente colocado a uma determinada distncia da tabela, pede-se que leia a menor linha que conseguir distinguir e regista-se a medida de acuidade obtida, em que o numerador corresponde distncia obtida e o denominador corresponde distncia padro. Uma viso 10/10 normal. Na ausncia da escala de Snellen, possvel avaliar a acuidade visual com outras manobras, como a contagem de dedos, movimentos da mo ou percepo da luz. O observador coloca-se a uns metros de distncia do doente, que deve estar com um dos olhos tapados, e pede-lhe que conte os dedos que lhe mostra. Vai-se aproximando at o doente responder que v e regista-se a distncia. Repete-se para o outro olho. Se a percepo da luz estiver abolida, o olho diz-se amaurtico. Lentes positivas (convexas) so usadas para viso ao longe (hipermetropia), lentes negativas (cncavas) para viso ao perto e lentes cilndricas para astigmatismo.

CAMPO VISUAL
O campo visual est relacionado com a viso perifrica, ou seja, a poro do mundo externo vsivel para cada olho, em determinado instante. A forma mais precisa de avaliar os campos visuais atravs da utilizao de campmetro. No entanto, pode ser realizada de uma forma simples atravs da confrontao, durante a qual o observador senta-se em frente do doente e fecha o olho esquerdo, ao mesmo tempo que este tapa o olho direito com a mo. O doente fixa o seu olho no do observador. Este desloca o dedo indicador da sua mo direita (ou um objecto) da periferia para o centro visual e pede ao doente para que avise assim que veja o dedo. Repete-se o processo para o lado contralateral. Um doente com o campo visual normal v o dedo ao mesmo tempo que o observador.

Pgina 12 de 19

Semiologia em Oftalmologia

Fig. 6 Prova de Confrontao

As principais alteraes do campo visual so: hemianopsias (perda de viso em metade do campo visual); quadrantopsias (perda de viso de um quadrante do campo visual); escotomas (perda de viso de uma rea pequena no campo visual); aperto (diminuio da extenso perifrica).

REFLEXOS PUPILARES
Os reflexos pupilares dependem dos msculos intrnsecos do globo ocular (dilatador e constritor da pupila, inervados pelo Sistema Nervoso Autnomo). Nos reflexos pupilares, o impulso aferente transportado pelo nervo ptico e restante via ptica; da fita ptica partem fibras para o ncleo pr-tectal, seguindo para o ncleo parassimptico do MOC, de ambos os lados, nervo que transporta o impulso eferente para os msculos. Para testar o reflexo fotomotor directo, preferencialmente em local com iluminao diminuda, incidir um foco de luz no olho direito do doente e verificar se a pupila contrai (miose). Para testar o reflexo fotomotor consensual, fazer incidir novamente o foco de luz no olho direito e verificar se ocorre miose no esquerdo. Repetir o processo, fazendo incidir o foco no olho esquerdo. A luz deve ser projectada um pouco de lado e no de frente, para evitar o reflexo de acomodao. Para testar o reflexo de acomodao pede-se ao doente que olhe para um ponto distante e, de seguida, que fixe o dedo do observador que deve estar a 30 cm dos olhos do doente. Quando um indivduo converge os olhos para examinar um objecto prximo, simultaneamente, a pupila contrai.

Pgina 13 de 19

Semiologia em Oftalmologia

MOTILIDADE OCULAR
A motilidade ocular depende dos msculos oculomotores, que permitem que ambos os olhos estejam sempre direccionados para o objecto da nossa ateno. Para testar as nove posies do olhar, deve pedir-se ao doente para perseguir com os olhos o movimento de um objecto. Deve ser feito para um olho de cada vez.
Rectos superiores esquerdo e direito Recto superior direito e Pequeno oblquo esquerdo Recto superior esquerdo e Pequeno oblquo direito

Recto externo direito e Recto interno esquerdo

Recto externo esquerdo e Recto interno direito

Recto inferior direito e Grande oblquo esquerdo Rectos inferiores esquerdo e direito Fig. 7 As nove posies do olhar

Recto inferior esquerdo e Grande oblquo direito

O estrabismo uma condio em que os dois olhos no focam simultaneamente o mesmo objecto. Significa que existe uma falta de funo dos olhos numa ou mais coordenadas visuais (horizontal, vertical ou rotacional), provocando estrabismo horizontal, vertical ou de toro. Para verificar a existncia de estrabismo, utiliza-se o mtodo de Hirschberg, que consiste em fazer incidir um feixe de luz sobre a crnea e verificar a posio do ponto de luz provocado pelo reflexo da luz na mesma. Normalmente, o ponto de luz encontra-se centrado no orificio pupilar em ambos os olhos. Numa situao de estrabismo convergente, o ponto de luz est para fora do orifcio pupilar. Em caso de estrabismo divergente, o ponto de luz encontrase para dentro do orifcio pupilar.
Fig. 8 Mtodo de Hirschberg

Pgina 14 de 19

Semiologia em Oftalmologia

ANEXOS
tambm importante avaliar as plpebras, clios e vias lacrimais, ou seja, estruturas que protegem a retina: Inspeco das plpebras, tecidos circundantes e fissura palpebral (sinais inflamatrios, massas, edema, malformaes congnitas, alteraes da

pilosidade, eczema, xantelasmas, fasciculaes ou tremores nas plpebras, hordolo6, entropium, ectropium, lagoftalmo, ptose palpebral,); Inspeco da regio da glndula lacrimal (aumento do tamanho, produo inadequada de lgrimas, epfora) Palpao do rebordo orbitrio e das plpebras, dependendo da histria clnica e dos sintomas;

Patncia do canal lacrimo-nasal


testada atravs da instilao de soluo de fluorescena 10% no saco conjuntival. Passados dois minutos, se o corante estiver presente no muco nasal, o canal lacrimal encontra-se aberto. Devido ao risco de infeco, deve ser realizado pelo oftalmologista.

Hordolo o mesmo que torolho na linguagem popular.

Pgina 15 de 19

Semiologia em Oftalmologia

SEGMENTO ANTERIOR
A avaliao do segmento anterior consiste em: Inspeco da conjuntiva e da esclertica (hipermia, hemorragia subconjuntival, exsudados, corpos estranhos, pterigion, alteraes da pigmentao da esclertica, presena de eritema e placas hialinas na esclertica,); Inspeco da crnea, da ris e da pupila (transparncia da crnea, arco senil7, presena de corpos estranhos, irregularidade da forma da ris, alteraes do contorno e forma das pupilas, anisocria,); Avaliao da profundidade da cmara anterior.

Everso palpebral
importante saber que a conjuntiva deve ser avaliada em toda a sua extenso: a conjuntiva bulbar (facilmente visvel, visto que recobre o globo ocular), a conjuntiva palpebral inferior (de fcil acesso: com o doente a olhar para cima, o observador puxa a plpebra para baixo) e conjuntiva palpebral superior (visvel atravs da everso palpebral). A everso palpebral pode ser necessria para verificar a existncia de corpos estranhos na conjuntiva ou outros sinais. O doente deve olhar para baixo e o observador prende firmemente as pestanas da plpebra superior entre o 1 e o 2 dedo e auxilia a everso da plpebra com uma zaragatoa. Depois da inspeco e limpeza da conjuntiva, a plpebra deve voltar sua posio normal, pelo que se pede ao doente para olhar para cima.

Fig. 9 Everso Palpebral

O arco senil composto por um depsito de lpidos na periferia da crnea.

Pgina 16 de 19

Semiologia em Oftalmologia

Reflexo crneo
tambm importante avaliar a sensibilidade da crnea, utilizando um pedao de algodo afilado como excitante (no tocar nas pestanas nem nas plpebras), o que resulta na contraco brusca do orbicular das plpebras, com resposta bilateral. O arco aferente do reflexo o trigmio e o eferente o facial.

Avaliao da profundidade da cmara anterior


Para a avaliao da profundidade anterior, o da cmara deve

doente

olhar em frente, e o mdico faz incidir um feixe luminoso lateral no olho do doente; o feixe
Fig. 10 Avaliao da profundidade da cmara anterior

vai

atravessar

cmara anterior e iluminar difusamente a ris.

Quando a cmara anterior est estreitada, a ris torna-se convexa ao ser empurrada contra o cristalino. Logo, quando a luz incide de lado, h uma zona iluminada e, uma zona na sombra (ris nasal, que se encontra oposta fonte de luz). medida que aumenta a profundidade da cmara anterior, diminui a zona de sombra. A dilatao pupilar deve ser evitada em pacientes com a cmara anterior estreitada devido ao risco de poder precipitar glaucoma de ngulo estreito. Uma infiltrao purulenta na cmara anterior designa-se por hippio; uma hemorragia designada por hifema.

Pgina 17 de 19

Semiologia em Oftalmologia

FUNDO OCULAR
O fundo ocular observvel atravs do fundoscpio. Observa-se o doente em posio sentada, numa sala com pouca iluminao (para a pupila estar dilatada) e o observador deve utilizar a mo esquerda e o olho esquerdo para observar o fundo ocular esquerdo do doente (e o oposto para o olho direito).

Atravs da fundoscopia, possvel avaliar a transparncia da crnea, pela presena do reflexo vermelho.

Fig. 11 Fundo Ocular. Estrutura da retina do olho esquerdo

Os elementos mais importantes a observar no fundo ocular so: Disco ptico arredondado, de margens bem-definidas, amarelo-rosado, com uma depresso central de onde emergem os vasos;

Vasos sanguneos emergem do disco ptico, dividem-se primeiro em arcadas superior e inferior e depois em arcadas temporais e nasais, as artrias so mais estreitas, mais brilhantes e de cor mais viva que as veias, as veias podem ser pulsteis no disco ptico, ausncia de cruzamentos arterio-venosos;

Mcula mancha avermelhada localizada temporalmente em relao ao disco ptico, com uma depresso central mais escura, avascular (irrigada pelos vasos coroideus);

Retina colorao avermelhada, ausncia de hemorragias, microaneurismas, exsudados,...

Pgina 18 de 19

Semiologia em Oftalmologia

TONOMETRIA
A tonometria realizada para medir a presso intra-ocular, que, quando elevada, se associa a glaucoma.

A presso intra-ocular pode ser medida de vrias formas: Palpao Comparativa entre os dois globos oculares; o globo ocular deve ser depressvel. O globo ocular rock-hard s ocorre no glaucoma de ngulo estreito agudo. Aumentos progressivos da presso intra-ocular, como no glaucoma crnico, no so palpveis, no sendo um mtodo rigoroso. Depresso Realizada atravs do tonmetro de depresso de Schitz, que mede o grau que a crnea pode ser deprimida num paciente em decbito dorsal. Implica que se realize a anestesia do globo ocular com um colrio tpico. Os resultados no so exactos, pelo que tem sido substituda pela aplanao. Aplanao A mais utilizada; com o doente sentado ou em decbito dorsal; necessita de anestesia. Jacto de ar No existe contacto, ou seja, existe um jacto de ar que vai at crnea, reflectido, avaliado e interpretado pelo equipamento; no necessita de anestesia. Equipamentos portteis.

O valor normal da presso intra-ocular de: 10-12 a 20-21 unidades.

Pgina 19 de 19

Potrebbero piacerti anche