Sei sulla pagina 1di 2

ELETROSTTICA

Prof: RENNAN Frente: 04 Aula: 02


ED150207

01. CONDUTORES e ISOLANTES Nos metais, os eltrons se libertam facilmente das ultimas camadas dos tomos, movimentando-se livremente pelo material. Isso determina que as cargas eltricas podem espalharse imediatamente no metal. Muitos outros materiais como a gua, o grafite, a cermica etc. apresentam tomos cujos eltrons tm essa capacidade de liberta-se e movimentar-se pelo material. So materiais capazes de conduzir a eletricidade, sendo por isso chamados condutores. Outras substncias, ao contrario, tm os eltrons fortemente ligados ao ncleo de seus tomos e por isso no podem deslocar-se livremente pelo material, o que dificulta a conduo da eletricidade. Estas substncias so denominadas isolantes ou dieltricas. Exemplos: o vidro, a cera, a borracha, a madeira, o papel e a seda. O conhecimento sobre matrias condutores e isolantes de eletricidade muito aplicado no dia-a-dia. Experincias recentes tm mostrado que os melhores fios para conduzir eletricidade denominados supercondutores so de cermica. Outra aplicao desse conhecimento o uso de botas de borracha por quem lida diretamente com eletricidade. A borracha isola a passagem da eletricidade pelo corpo da pessoa, evitando acidentes que podem ser fatais. A classificao dos materiais em condutores e isolantes no rgida. Uma substncia, que em determinada situao se comporta como isolante da eletricidade, noutra poder funcionar como condutora. Um exemplo disso o ar atmosfrico, que, sendo isolante em condies normais, durante uma tempestade passa a ser condutor de eletricidade. 02. MANEIRAS de ELETRIZAR um CORPO Em diversas situaes cotidianas, efetuamos a eletrizao dos mais variados objetos: penteando o cabelo, varrendo o cho, passando a esponja no corpo durante o banho, enxugando o corpo com a toalha, apagando com borracha uma palavra escrita, coando a pele, limpando as lentes dos culos com um papel, lavando com palha de ao as panelas etc. Todos os corpos podem ser eletrizados. Num material condutor (um fio metlico, por exemplo), as cargas eltricas se espalham facilmente pelo material (como e por que voc j sabe!). Num material isolante (uma luva de borracha, por exemplo), as cargas eltricas no possuem mobilidade, concentrando-se na regio que foi eletrizada (a explicao disso voc tambm j babe!).

2.1. Eletrizao por Atrito Voc sabe que o atrito como forma de eletrizao uma descoberta antiga, do tempo em que Tales de Mileto atritou com l um pedao de mbar. Esse tipo de eletrizao, primeira descoberta realizada no campo da eletricidade, aparece sempre que esfregamos um objeto, inicialmente neutro, com qualquer material, tambm neutro, ficando os dois corpos o que atritou e o que foi atritado com cargas de sinais opostos. Por exemplo, quando nos penteamos, o pente remove e adquire cargas negativas do cabelo, ficando este positivamente carregado. Assim, as situaes cotidianas relacionadas na abertura deste assunto so todas exemplos de eletrizao por atrito. 2.2. Eletrizao por Contato Na aula 01 deste assunto voc pode ver a fotografia de uma garota tocando com as mos uma esfera eletrizada, o que faz seus cabelos se eriarem. Esse um exemplo de eletrizao por contato, fenmeno que ocorre quando um corpo neutro encosta num corpo eletrizado e vice-versa. Nesse tipo de eletrizao, os corpos ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal. 2.3. Eletrizao por Induo Se voc pentear o cabelo seco com um pente de plstico e em seguida aproximar o pente de pedacinhos de papel, ver que estes sero atrados pelo pente. Da mesma maneira, se colocarmos o pente eletrizado perto de um filete de agua que sai da torneira, veremos que a agua atrada pelo pente. Esses fenmenos acontecem porque no necessrio o contato direto entre um corpo eletrizado e um condutor neutro. Isso pode ser feito por induo eletrosttica. 2.4. Ligao com a Terra Nosso planeta ao mesmo tempo um grande doador e um grande receptor de eltrons. Assim, quando um corpo eletrizado est ligado a Terra atravs de um condutor, ocorre a passagem de eltrons do corpo para a Terra e da Terra para o corpo. No caso de uma esfera isolada pelo fio, mantemos sua eletrizao (dada pelo basto de vidro) com o toque do dedo, pois ai ocorre passagem de eltrons da Terra para a regio positiva da esfera, atravs do corpo da pessoa. Em outras palavras, neutralizando-se, assim, a regio positiva da esfera.

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

EXERCICIOS 01. (Cfet-PR) depois de ter sido passado nos cabelos, um pente eletrizado negativamente atrai pequenos pedaos de papel, porque estes so: a) b) c) d) e) Sempre eletropositivos. Eletricamente negativos. Eletrizados por contato. Isolantes perfeitos. Eletrizados por induo.

02. (UFMS) Ao atritar um copo de vidro com uma malha de l: a) b) c) d) e) A energia mecnica transformada em eletricidade. S o copo se eletriza. S a malha se eletriza. A energia mecnica se transforma em eltrica. Nem o copo nem a malha se eletrizam. Considere a seguinte conveno: (+): carga positiva; (-): carga negativa; (N): carga neutra Das alternativas abaixo, qual responde corretamente sobre o tipo de carga eltrica de cada esfera durante o processo? Fig.1 a) b) c) d) 04. (Unicamp-SP) Na figura ao lado, esto representados os seguintes dispositivos: I. Um basto de resina eletrizado negativamente; II. Uma placa condutora inicialmente neutra; III. Um pndulo eletricamente neutro. Portanto, podemos afirmar que o pndulo eltrico: a) b) c) d) e) Move-se para a direita porque fica positivo. Move-se para a direita, embora continue neutro no total. No se move. Move-se para a esquerda porque fica negativo. Move-se para a esquerda, embora continue neutro no total. e) N N + N N + Fig.2 + + + + N Fig.3 N + + + N +

03. (Fatec-SP) No possvel eletrizar uma barra metlica segurando-a com a mo, porque: a) A barra metlica isolante e o corpo humano bom condutor. b) A barra metlica condutora e o corpo humano isolante. c) Tanto a barra metlica como o corpo humano so bons condutores. d) A barra metlica condutora e o corpo humano semicondutor. e) Tanto a barra metlica como o corpo humano so isolantes.

07. (Fiube-MG) Duas esferas metlicas muito leves esto penduradas por fios isolantes, em ambiente seco, conforme a figura. Uma barra metlica, positivamente carregada, encostada numa das esferas e depois afastada. Aps o afastamento da barra, qual deve ser a situao, sabendo que a carga inicial delas nula?

05. (Unifor- CE) A figura ao lado representa um condutor A, eletricamente neutro, ligado Terra. Aproxima-se de A um corpo B carregado positivamente. Pode-se afirmar que:

a) Os eltrons da Terra so atrados para A. b) Os eltrons de A escoam para a Terra. c) Os prtons de A escoam para a Terra. d) Os prtons da Terra so atrados para A. e) H troca de prtons e eltrons entre B e A.

06. (FCC) A figura 1 representa duas esferas metlicas descarregadas, X e Y, apoiadas em suporte isolante. Na figura 2, um basto carregado negativamente aproximado direita das esferas, que continuam em contato. Na figura 3, o basto mantido no mesmo lugar e afastamos as esferas. Na figura 4, o basto afastado e as esferas permanecem separadas: Fale conosco www.portalimpacto.com.br

Potrebbero piacerti anche