Sei sulla pagina 1di 1

O GLOBO

RIO

PGINA 12 - Edio: 21/08/2007 - Impresso: 20/08/2007 21: 17 h

AZUL MAGENTA AMARELO PRETO

12

O GLOBO

Tera-feira, 21 de agosto de 2007

RIO
Constituio Federal, artigo 5 o inciso XV: livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

Carla Rocha, Dimmi Amora, Fbio Vasconcellos e Srgio Ramalho

uando faltava comida em casa, Iara, de 24 anos, saa perambulando pelas ruas da Penha, de Bonsucesso e Ramos, pedindo esmola, puxando pela mo seus trs irmos menores. Doente mental, a me era aposentada do INSS. O pai morrera cedo. Desde ento, ela j trabalhou muito, sempre sem carteira assinada, distribuindo panfleto em sinal de trnsito, de balconista em farmcia e, por ltimo, foi para o calado de Copacabana fazer programa. Conseguiu um barraco na Favela de Vigrio Geral, mobiliou com jogo de sof e arrumou um namorado, sujeito esforado, integrante de uma ONG. Mas traficantes de Parada de Lucas invadiram Vigrio depois de anos de rivalidade. Os vizinhos ligaram pra mim, dizendo que os traficantes de Lucas tinham estado no meu barraco, me procurando pelo nome, dizendo que iam me matar e tacar fogo na minha casa. No pude voltar. Perdi tudo. A minha casa j foi alugada para o trfico. A da minha me, que tambm foi expulsa, j at passou para o nome de uma outra pessoa, foi registrado l na associao de moradores. Os acontecimentos acima se desenrolaram no dia 23 de junho deste ano, durante a invaso da Favela de Vigrio Geral. Mas eles se repetem em dezenas de favelas do Rio, onde h um nmero incalculvel no h entidades dedicadas a esse levantamento de pessoas exiladas. Hoje, a srie Os brasileiros que ainda vivem na ditadura vai contar a histria de pessoas que, assim como os militantes polticos obrigados a deixar o pas, tiveram de abandonar suas casas, expulsas pelo trfico ou pela milcia. Algumas fogem da prpria polcia. Elas sero tratadas por codinomes. Ontem, O GLOBO mostrou que a prtica da tortura, igualmente usada durante o regime de exceo, ainda no acabou. Duzentas famlias, pelo menos, foram expulsas de Vigrio. Iara, porque namorava um rapaz que j atuara no trfico. Ela est vivendo com a filha, de 2 anos, de favor na casa de um amiga. Denunciar? Ela nem pensa nisso. Vou reclamar com a polcia? Se eu fizer isso, os policiais vo l me dar para os bandidos. Nem pensar diz ela, que ficou sem roupas, fotos, documentos, tudo.

OS EXILADOS DAS FAVELAS

Moradores so forados a deixar as suas casas por traficantes, milicianos e at policiais


Custdio Coimbra

IARA: ela
deixou Vigrio Geral porque traficantes ameaaram mat-la e pr fogo na casa

Para entender a lei


G

O direito de ir e vir teve uma das suas primeiras referncias ainda no sculo V a.C, na Lei das XII Tbuas, considerada a origem do direito romano. Mas foi em 1215, com a Magna Carta, que os ingleses universalizaram a proteo ao direito de livre circulao. Em 1679, criaram o habeas corpus, que impede as prises arbitrrias. Em 1689, tambm na Inglaterra, a Declarao dos Direitos limitou os poderes do rei e protegeu a liberdade individual. A Declarao da Virgnia, em 1776, e a Declarao dos Direitos do Homem, em 1789, na Frana, reafirmaram que todos nascem livres.

JORGE, ex- soldado do trfico na Vila Cruzeiro: expulso da favela por perder fuzil

Filho de porteiro virou soldado do trfico


G

Trabalhando como porteiro, seu Arnaldo, de 42 anos, foi morar numa ocupao irregular na Zona Oeste em meados dos anos 90 com a mulher e quatro filhos. Construiu inicialmente um nico cmodo de tijolos aparentes, onde todos dormiam. No local, o trfico se resumia a um ponto de venda, com dois ou trs bandidos armados de pistolas. A ocupao cresceu, tornou-se uma grande favela, e o trfico no ficou atrs. Um bando se formou. F de Bob Marley, o filho mais velho, aos 15 anos, comeou a fumar maconha. Da para fazer uns bicos para a quadrilha, e assim sustentar o vcio, foi um pulo. Passou a cheirar cocana. Dormia de dia para trabalhar noite e virou soldado do trfico. No dia 12 de agosto de 2005, ele levou quatro tiros de fuzil da polcia, dois deles no peito. Sobreviveu depois de 47 dias no Hospital Rocha Faria e, ao sair, foi para o Educandrio Santo Expedito. Nesse momento, descobri o verdadeiro sentido da palavra esperana. Meu filho estava vivo lembra Arnaldo. Mesmo com tantos problemas, Arnaldo entrou no curso de matemtica na Uerj e, ainda trabalhando como porteiro, comeou a dar aulas num pr-vestibular para moradores de favela. Ameaado tanto por traficantes como por policiais associados aos bandidos, por tentar tirar o filho do crime, ele no teve outro jeito a no ser deixar para trs a casinha que nasceu de suas mos. A milcia assumiu o controle da favela, mas o trfico est tentando retom-la. Arnaldo deixou tudo para trs, apostou no filho e comprou uma

Vou reclamar com a polcia? Se eu fizer isso, os policiais vo l me dar para os bandidos. Nem pensar
Iara, obrigada a sair de Vigrio Geral
G

No trfico, ningum tem amigo. Se vacilar, morre


Bandidos tambm so punidos por cmplices
A tirania imposta pelo trfico nas favelas do Rio no poupa nem aliados. A qualquer deslize, integrantes dos bandos so torturados e mortos. Para escapar dessas punies, muitos recorrem ao exlio. Essa a histria de Paulo, de 16 anos. Exsoldado do trfico na Rocinha, ele foi preso em fevereiro pelo prprio grupo, suspeito de roubar parte de um carregamento de drogas. Interrogado numa casa no alto da favela, ele escapou da execuo aps o bando encontrar as drogas com outros dois rapazes. Eles tambm eram da boca. A gente dividia casa na favela. Na hora me disseram que eu estava liberado, mas levaram os outros dois, com as mos amarradas, para a mata. Um dos quebras (matador) ainda me chamou para ajudar a matar os caras. Foi quando decidi fugir. No trfico, ningum tem amigo. Se vacilar, morre diz Paulo. Filho de migrantes nordestinos, Paulo encontrou na me o exemplo para deixar o trfico e voltar a trabalhar e a estudar. Minha me no aceitava a vida que eu levava. Numa noite, cheguei em casa e minhas irms s tinham arroz para comer. Peguei R$ 300 do pagamento da boca e dei para ela. Minha me rasgou o dinheiro. Fiquei furioso, mas hoje entendo lembra. Para Ronaldo, de 15 anos, a lembrana da me se limita ao nome tatuado rusticamente no brao. Banido da Favela do Barbante, em Campo Grande, ele perambulou pelas ruas at ser acolhido numa instituio, na Baixada Fluminense. Ali, ex-soldados do trfico ameaados de morte recebem proteo, alimentao, estudam e praticam esportes. Como Paulo e Ronaldo, os outros adolescentes abrigados na casa trocaram de lado, passando de agentes da tirania a vtimas daquele poder paralelo. o caso de Jorge, de 16 anos. Ex-soldado do trfico na Vila Cruzeiro, ele conta com naturalidade que moradores acusados de serem informantes so espancados ou mortos, e suas famlias so obrigadas a sair do lugar: A gente toma (a casa) e bota a famlia para fora. Quando a famlia gente boa, a gente deixa ficar, mas ningum fica. Impedido de voltar para o morro, aps perder um fuzil ao ser preso, ele acredita ter sido injustiado ao ser punido com o exlio.

biografia de Bob Marley para ele ler no internato e entender que havia mais a saber sobre o msico do que seu gosto pela maconha. Apesar de tudo, o pai s se revolta quando algum levanta a hiptese de seu sofrimento ter relao com a m ndole do primognito. Para ele, foi quase um caminho inevitvel. O seu filho j viu corpo esquartejado ou uma pessoa fumando maconha ou cheirando cocana? Todos os meus j viram, desde pequenos. S num confronto entre quadrilhas rivais de traficantes, mataram cinco jovens, decapitados, degolados, esquartejados. O mundo na favela aquilo ali, baile funk, um mundo muito limitado. Desde que o meu filho foi baleado at ser solto (em 2006), acho que cem jovens foram mortos na comunidade, pela polcia ou pelo trfico. O filho de Arnaldo, depois de um longo perodo de depresso, parou de usar drogas e se prepara para voltar a estudar. I
< NO O GLOBO ONLINE: Veja mais fotos
www.oglobo.com.br/rio

Potrebbero piacerti anche