Sei sulla pagina 1di 23

SABER DIREITO CURSO: CRIMES HEDIONDOS E EQUIPARADOS PROFESSOR: SRGIO BAUTZER EXIBIO: 15,16,17,18,19 DE DEZEMBRO Material de Apoio - Crimes

Hediondos e Equiparados O presente foi elaborado pelo Professor Srgio Ronaldo Sace Bautzer do Santos Filho, auxiliado pelo Bel. Andr Luiz Arajo Portela. Longe de querer inovar no campo doutrinrio, o material serve como roteiro para os assuntos abordados durante o curso, alm de complementar as anotaes feitas durante as aulas. Srgio Ronaldo Sace Bautzer do Santos Filho - Delegado da Polcia Civil do Distrito Federal. - Professor de Legislao Especial Penal, Processo Penal e Estatuto da Criana e do Adolescente, do Curso Vestconcursos -DF. - Professor de Legislao Extravagante e da disciplina Sistema de Provas no Inqurito Policial, da Academia da Polcia Civil do Distrito Federal. - Ex-Advogado. e-mail - s.bautzer@aasp.org.br Andr Luiz Arajo Portela - Bacharel em Direito. - Ps-Graduando em Cincias Criminais pela UCAM do Rio de Janeiro. - Co-autor do livros Senado Federal Dicas Quentes, Supremo Tribunal Federal Analista Judicirio Estude e Passe , dentre outros publicados pela Editora Vestcon.

1. CONCEITO DE CRIME HEDIONDO O delito hediondo aquele considerado repugnante, brbaro ou asqueroso. 2. PREVISO CONSTITUCIONAL Dispe o art. 5, XLIII da Carta Magna:

a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem Ao dispor sobre os crimes hediondos e equiparados na Constituio de 1988, o legislador originrio determinou que tais delitos tivessem um tratamento mais rigoroso que os demais. Alm do comando a ser seguido, a Lei Fundamental tambm determinou que os crimes de trfico de drogas, terrorismo e tortura recebessem o mesmo tratamento rigoroso dado aos crimes hediondos. Assim, tais delitos foram considerados como equiparados ou assemelhados aos hediondos. Em diversos concursos, o examinador j questionou o candidato em questes de mltipla escolha quais eram os crimes hediondos e quais eram os assemelhados. 3. PREVISO LEGAL Para regulamentar o dispositivo constitucional j mencionado, o legislador ordinrio editou a lei 8072/90. 4. SISTEMAS Para a concepo de crime hediondo, h trs sistemas bsicos. So eles: 1. Sistema Legal Cabe a lei definir quais so os crimes considerados hediondos; 2. Sistema Judicial Cabe ao juiz, de acordo com o caso concreto, estabelecer os delitos que sero considerados hediondos; 3. Sistema Misto Como o prprio nome sugere neste sistema, a lei define os crimes hediondos, facultando ao juiz diante do caso em concreto, estabelecer outros delitos. De forma bem clara, na legislao brasileira, o carter hediondo de um crime depende de previso na lei 8072/90. Assim, o rol no pode ser ampliado pelo juiz, que no poder este conferir a hediondez a um crime que no conste no elenco.

5. TENTATIVA E CONSUMAO Como rege a cabea do art. 1 da lei 8072/90, consideram-se hediondos todos os crimes arrolados neste artigo, consumados ou tentados. Art. 1o - So considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, consumados ou tentados (...) Grifo nosso. 6. ROL DOS CRIMES HEDIONDOS: primordial que o candidato memorize o rol dos crimes hediondos. So eles: I - homicdio (art. 121), quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado (art. 121, 2o, I, II, III, IV e V); Tais delitos no constavam do elenco original dos crimes hediondos. O homicdio simples somente considerado delito hediondo, quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s autor. Da leitura que se faz do artigo 121 do Cdigo Penal, percebe-se que no existe a qualificadora atividade tpica de grupo de extermnio. Na prtica, o homicdio praticado em atividade de grupo de extermnio nada mais do que um homicdio qualificado. O homicdio privilegiado-qualificado hediondo? Para a maioria da doutrina no crime hediondo. Assim j se posicionou a jurisprudncia: STJ - HC 36317 / RJ - PENAL. HABEAS CORPUS. ART. 121, 1 E 2, INCISOS III E IV, DO CDIGO PENAL. PROGRESSO DE REGIME. CRIME HEDIONDO. Por incompatibilidade axiolgica e por falta de previso legal, o homicdio qualificado-privilegiado no integra o rol dos

denominados concedido

crimes

hediondos

(Precedentes).

Writ

STJ - HC 41579 / SP - HABEAS CORPUS. HOMICDIO QUALIFICADO-PRIVILEGIADO. TENTATIVA. CRIME NO ELENCADO COMO HEDIONDO. REGIME DE PRISIONAL. PROGRESSO. 1. O homicdio qualificado-privilegiado no figura no rol dos crimes hediondos. Precedentes do STJ. 2. Afastada a incidncia da Lei n. 8.072/90, o regime prisional deve ser fixado nos termos do disposto no art. 33, 3, c.c. o art. 59, ambos do Cdigo Penal. 3. In casu, a pena aplicada ao ru foi de seis anos, dois meses e vinte dias de recluso, e as instncias ordinrias consideraram as circunstncias judicias favorveis ao ru. Logo, deve ser estabelecido o regime prisional intermedirio, consoante dispe a alnea b, do 2, do art. 33 do Cdigo Penal. 4. Ordem concedida para, afastada a hediondez do crime em tela, fixar o regime inicial semi-aberto para o cumprimento da pena infligida ao ora Paciente, garantindo-se-lhe a progresso, nas condies estabelecidas em lei, a serem oportunamente aferidas pelo Juzo das Execues Penais. STJ - HC 43043 / MG - HABEAS CORPUS. DIREITO PENAL. HOMICDIO QUALIFICADO-PRIVILEGIADO. PROGRESSO DE REGIME. POSSIBILIDADE. 1. O homicdio qualificado-privilegiado no crime hediondo, no se lhe aplicando norma que estabelece o regime fechado para o integral cumprimento da pena privativa de liberdade (Lei n 8.072/90, artigos 1 e 2, pargrafo 1). ADEQUAO. POSSIBILIDADE

2. Ordem concedida. II - latrocnio (art. 157, 3o, in fine); Sem querer fazer uma anlise profunda do crime de latrocnio, sugere-se que o aluno leia o informativo n.520 do STF, para que conhea o posicionamento da Segunda Turma acerca da tentativa de latrocnio. Importante lembrar que a Lei n. 8072/90 classifica apenas o latrocnio como crime hediondo, excluindo o roubo simples ou circunstanciado. III - extorso qualificada pela morte (art. 158, 2o); IV - extorso mediante seqestro e na forma qualificada (art. 159, caput, e lo, 2o e 3o); V - estupro (art. 213, caput e 1o e 2o); (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) O crime de estupro na forma simples est descrito no art. 213 do Cdigo Penal, que dispe:

Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. 1o Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: Pena recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. 2o Se da conduta resulta morte: Pena recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.

So considerados hediondos tanto o estupro na forma simples (quando resulta leso leve na vtima ou h o emprego de grave ameaa), como na qualificada (quando resulta leso grave ou morte da vtima).

Havia quem entendesse no ser hediondo o estupro cometido na forma simples, no entanto, no era a posio que prevalecia no Supremo Tribunal Federal, seno vejamos: Ementa: Habeas Corpus Estupro Atentado violento ao pudor Tipo penal bsico ou forma simples Inocorrncia de leses corporais graves ou do evento morte Caracterizao, ainda assim, da natureza hedionda de tais ilcitos penais (Lei n 8.072/1990) Pedido indeferido. Os delitos de estupro e de atentado violento ao pudor, ainda que em sua forma simples, configuram modalidades de crime hediondo, sendo irrelevante que a prtica de qualquer desses ilctos penais tenha causado, ou no, leses corporais de natureza grave ou morte, que traduzem, nesse contexto, resultados qualificadores do tipo penal, no constituindo, por isso mesmo, elementos essenciais e necessrios ao reconhecimento do carter hediondo de tais infraes delituosas. Precedentes. Doutrina. (HC n 89.554/DF). Ementa: Habeas Corpus. Processual Penal. Atentado Violento ao Pudor. Forma Simples. Crime Hediondo. Livramento Condicional. Requisito objetivo no satisfeito. Exigncia. Cumprimento de 2/3 da pena. Ausncia de plausibilidade jurdica incontestvel. Habeas corpus denegado. 1. A deciso do Superior Tribunal de Justia, questionada neste habeas corpus, est em perfeita consonncia com o entendimento deste Supremo sobre a hediondez dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor, mesmo que praticados na sua forma simples. Precedentes. 2. No h sustentao jurdica nos argumentos apresentados pelo Impetrante para assegurar a concesso do benefcio de livramento condicional ao Paciente, pois no satisfeito o requisito

objetivo de cumprimento de 2/3 da pena imposta. 3. Habeas corpus denegado. (HC n 90.706/BA)

Vale destacar que, com a nova redao dada ao crime de estupro, restou revogado o crime de atentado violento ao pudor, pois o tipo penal do art. 213, caput, abarca tanto uma quanto outra conduta. Seno vejamos:

Quando a lei fala em conjuno carnal est se referindo ao sexo convencional e quando se fala em ato libidinoso diverso de conjuno carnal, est se referindo aos atos sexuais no convencionais tais como os sexos anal, oral, toque etc.

Assim, no h mais que se falar da existncia do crime de atentado violento ao pudor no ordenamento jurdico nacional.

Antes da alterao promovida pela Lei n 12.015, conforme expresso no Informativo n 457, o STF, no tocante continuidade delitiva entre estupro e atentado violento ao pudor, decidiu que: Em face de empate na votao, a Turma deferiu habeas corpus impetrado em favor de condenado pela prtica dos crimes de estupro e de atentado violento ao pudor para determinar a unificao das penas pelo reconhecimento de crime continuado. Entendeu-se que a circunstncia de esses delitos no possurem tipificao idntica no seria suficiente a afastar a continuidade delitiva, uma vez que ambos so crimes contra a liberdade sexual e, no caso, foram praticados no mesmo contexto ftico e contra a mesma vtima. Vencidos, no ponto, os Ministros Carlos Britto, relator, e Crmen Lcia que aplicavam a orientao da Corte, no sentido de que o estupro e o atentado violento ao pudor, ainda que praticados contra a mesma vtima, caracterizam hiptese de concurso material. Por unanimidade, deferiu-se o writ para

afastar o bice legal do art. 2, 1, da Lei n 8.072/1990, declarado inconstitucional, de modo que o juiz das execues analise os demais requisitos da progresso do regime de execuo. Rejeitou-se, ainda, a alegao de intempestividade do recurso especial do Ministrio Pblico, ao fundamento de que, consoante assentado pela jurisprudncia do STF, as frias forenses suspendem a contagem dos prazos recursais, a teor do art. 66 da Loman. (HC n 89.827/SP, Rel. Min. Carlos Britto, 27/2/2007. Porm, anteriormente, no Informativo n 527 do STF, foi veiculada a seguinte deciso: [...] a Turma indeferiu habeas corpus impetrado contra acrdo do STJ que no reconhecera a continuidade delitiva entre o estupro e o atentado violento ao pudor praticados pelo paciente, e contra ele aplicara, ainda, a causa de aumento de pena prevista para o crime de roubo, em razo do emprego de arma (CP, art. 157, 2, I). A impetrao pretendia a incidncia da orientao firmada pelo Supremo no julgamento do HC n 89.827/SP (DJU de 27/4/2007), em que admitida a continuidade entre os mencionados crimes, assim como arguia a necessidade de realizao de percia demonstrando a idoneidade do mecanismo lesivo do revlver v. Informativo n 525. Rejeitou-se, de igual modo, o pretendido reconhecimento da continuidade delitiva entre os crimes de estupro e de atentado violento ao pudor. Asseverou-se que tais delitos, ainda que perpetrados contra a mesma vtima, caracterizam concurso material. No ponto, no se adotou o paradigma apontado ante a diversidade das situaes, uma vez que os atos constitutivos do atentado violento ao pudor no consistiriam, no presente caso, preldio ao coito, porquanto efetivados em momento posterior conjuno carnal.[...] (HC n 94.714/RS, Rel. Min. Crmen Lcia, 4/11/2008). Por fim, cumpre observar que apesar de o crime de estupro estar previsto no Cdigo Penal Militar, tal delito no considerado hediondo.

VI - estupro de vulnervel (art. 217-A, caput e 1o, 2o, 3o e 4o); (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009)

Tanto o crime de estupro de vulnervel na forma simples como na forma qualificada so considerados hediondos. Por vulnervel entende-se o menor de 14 (catorze) anos, aquele que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia. So as antigas hipteses da violncia presumida previstas no art. 224 do Cdigo Penal. Alm disso, cumpre ressaltar que a Suprema Corte tambm considerava hediondo o crime de estupro cometido com violncia presumida, cabendo citar algumas decises:

Ementa: Habeas Corpus. Crimes descritos nos arts. 240 e 241 do Estatuto da Criana e do Adolescente e no art. 214, c/c o art. 224 do Cdigo Penal. Continuidade Delitiva. Inocorrncia: espao de tempo igual a seis meses entre as sries delitivas. Atentado violento ao pudor com violncia presumida: crime hediondo. Progresso de regime. Ordem concedida de ofcio. 1. A continuidade delitiva deve ser reconhecida "quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subsequentes ser havidos como continuao do primeiro" (CP, art. 71). Evidenciado que as sries delituosas esto separadas por espao temporal igual a seis meses, no se h de falar em crime continuado, mas em reiterao criminosa, incidindo a regra do concurso material. 2. O atentado violento ao pudor considerado hediondo em quaisquer de suas formas (precedente do Pleno). 3. O Pleno do Supremo Tribunal Federal, em Sesso realizada em 23/2/2006, declarou inconstitucional o

1 do art. 2 da Lei n 8.072/1990 (HC n 82.959). Ordem concedida, de ofcio, para possibilitar a progresso do regime de cumprimento da pena do paciente, quanto ao crime de atentado violento ao pudor. (HC n 87.495/SP) Ementa: Penal. Processual Penal. Habeas Corpus. Crime Hediondo. Estupro simples com violncia presumida. Falta de fundamentao: constrangimento ilegal. Inocorrncia. Progresso de regime prisional. Possibilidade. I No h falar em falta de fundamentao do acrdo impugnado quanto ao regime de cumprimento da pena, se h referncia expressa Lei n 8.072/1990. II A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal no sentido de que "os crimes de estupro e de atentado violento ao pudor, tanto nas suas formas simples, Cdigo Penal, arts. 213 e 214, como nas qualificadas (Cdigo Penal, art. 223, caput e pargrafo nico), so crimes hediondos. Leis n 8.072/1990, redao da Lei n 8.930/1994, art. 1, V e VI." HC n 81.288/SC, Plenrio, Rel. p/ acrdo Min. Carlos Velloso, DJU 25/4/2003. III Aps o julgamento do HC n 82.929/SP pelo Plenrio do STF, no mais vedada a progresso de regime prisional aos condenados pela prtica de crimes hediondos. IV Ordem parcialmente concedida. (HC n 87.281/MG).

VII - epidemia com resultado morte (art. 267, 1o) Entende-se por epidemia a propagao de germes patognicos. Ressalta-se que basta a morte de uma s pessoa para a configurao do crime. A transmisso dolosa do vrus HIV no configura o crime ora em comento. VII-B - falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais (art. 273, caput e 1o, 1o-A e 1o-B, com a redao dada pela Lei no 9.677, de 2 de julho de 1998)

O presente inciso foi inserido em 1998, aps o escndalo nacional dos contraceptivos de farinha, que foram colocados no mercado consumidor. Cumpre ressaltar que o estudo do artigo 273 do Cdigo Penal deve ser feito de maneira integral. O candidato deve ficar atento aos possveis questionamentos acerca do inciso. A falsificao de cosmticos, de saneantes ou de produtos usados em diagnstico so crimes hediondos por incrvel que parea. Pargrafo nico. Considera-se tambm hediondo o crime de genocdio previsto nos arts. 1o, 2o e 3o da Lei no 2.889, de 1o de outubro de 1956, tentado ou consumado. H quem diga que o genocdio um crime equiparado ao hediondo, o que ousamos discordar. Primeiro, o crime em estudo no foi apontado pelo Constituinte Originrio como hediondo. Segundo, a prpria lei dos crimes hediondos considera o genocdio como tal. O STF, no RE 351487/RR, cujo acrdo vale pena ser lido na ntegra, ressalta que a leso vida, integridade fsica ou liberdade de locomoo so apenas MEIOS DE ATAQUE nos diversos meios de ao do criminoso. Afirmou-se que o crime de genocdio no visa proteger a vida ou a integridade fsica, mas sim a diversidade humana. Foi asseverado que um eventual homicdio seria mero instrumento para a execuo do crime de genocdio, enfim, este NO um crime doloso contra a vida, mas contra a existncia de grupo racial, nacional, tnico e religioso. Segue a ementa: EMENTAS: 1. CRIME. Genocdio. Definio legal. Bem jurdico protegido. Tutela penal da existncia do grupo racial, tnico, nacional ou religioso, a que pertence a pessoa ou pessoas imediatamente lesionadas. Delito de carter coletivo ou transindividual. Crime contra a diversidade humana como tal. Consumao mediante aes que, lesivas vida, integridade fsica, liberdade de locomoo e a outros bens jurdicos individuais, constituem modalidade executrias. Inteligncia do art. 1 da Lei n 2.889/56, e do art. 2 da

Conveno contra o Genocdio, ratificada pelo Decreto n 30.822/52. O tipo penal do delito de genocdio protege, em todas as suas modalidades, bem jurdico coletivo ou transindividual, figurado na existncia do grupo racial, tnico ou religioso, a qual posta em risco por aes que podem tambm ser ofensivas a bens jurdicos individuais, como o direito vida, a integridade fsica ou mental, a liberdade de locomoo etc.. 2. CONCURSO DE CRIMES. Genocdio. Crime unitrio. Delito praticado mediante execuo de doze homicdios como crime continuado. Concurso aparente de normas. No caracterizao. Caso de concurso formal. Penas cumulativas. Aes criminosas resultantes de desgnios autnomos. Submisso terica ao art. 70, caput, segunda parte, do Cdigo Penal. Condenao dos rus apenas pelo delito de genocdio. Recurso exclusivo da defesa. Impossibilidade de reformatio in peius. No podem os rus, que cometeram, em concurso formal, na execuo do delito de genocdio, doze homicdios, receber a pena destes alm da pena daquele, no mbito de recurso exclusivo da defesa. 3. COMPETNCIA CRIMINAL. Ao penal. Conexo. Concurso formal entre genocdio e homicdios dolosos agravados. Feito da competncia da Justia Federal. Julgamento cometido, em tese, ao tribunal do jri. Inteligncia do art. 5, XXXVIII, da CF, e art. 78, I, cc. art. 74, 1, do Cdigo de Processo Penal. Condenao exclusiva pelo delito de genocdio, no juzo federal monocrtico. Recurso exclusivo da defesa. Improvimento. Compete ao tribunal do jri da Justia Federal julgar os delitos de genocdio e de homicdio ou homicdios dolosos que constituram modalidade de sua execuo. ATENO - O crime de envenenamento de gua potvel ou substncia alimentcia ou medicinal era crime hediondo. Porm, tal delito continua no elenco dos

crimes suscetveis de decretao de priso temporria, o que pode gerar confuso no estudante. 7 - EFEITOS JURDICOS Como rege o art. 2 desta Lei, os crimes hediondos e os equiparados, so insuscetveis de anistia, graa, indulto e de fiana. Art. 2 Os crimes hediondos, a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo so insuscetveis de: I - anistia, graa e indulto; II - fiana. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007) 7.1. ANISTIA Entende-se por anistia o esquecimento jurdico de uma ou mais infraes. atribuio do Congresso Nacional, por meio de lei federal, a concesso da anistia. Todos os efeitos de natureza penal deixam de existir. causa extintiva da punibilidade do agente. 7.2. GRAA a concesso de perdo pelo Presidente da Repblica por meio de decreto. Trata-se de uma espcie de perdo estatal. causa extintiva da punibilidade. correto afirmar que a graa o indulto individual. 7.3. INDULTO Tambm concedido pelo Presidente da Repblica por meio de decreto. coletivo, pois possui um carter de generalidade, ou seja, abrange vrias pessoas. A incluso do indulto no artigo 2 da Lei dos Crimes Hediondos gerou discusses acerca da sua constitucionalidade, j que no art. 5, inc. XLIII, da CF, probe, to somente, a concesso de graa, a anistia e fiana. Todavia, o Supremo Tribunal Federal firmou entendimento pela constitucionalidade do art. 2, I, da Lei n 8.072/90 - ADI 2795 MC/DF. Entendeu-se que a concesso de indulto aos condenados a penas privativas de liberdade insere-se no exerccio do poder discricionrio do Presidente da Repblica, LIMITADO vedao prevista no inciso XLIII, do art. 5, da CF, de onde o artigo

supracitado retira a sua validade. Foi argido que o termo graa, previsto no dispositivo constitucional, abrange indulto e comutao de penas. Por delegao do Presidente da Repblica, podem conceder indulto ou comutar penas no caso de crimes no-hediondos, o Ministro de Estado, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio. 8. LIBERDADE PROVISRIA E FIANA 8.1. LIBERDADE PROVISRIA A liberdade provisria concedida ao indiciado ou ao ru preso cautelarmente. uma garantia constitucional prevista no Art. 5, inciso LXVI da CF, assim redigido: ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana A Constituio e a lei n 8.072/90 dizem que os crimes hediondos e equiparados so inafianveis, ou seja, que vedada a concesso de liberdade provisria com arbitramento de fiana para tais delitos. A vedao liberdade provisria, antes expressamente prevista na Lei n 8.072/90, no impedia o relaxamento do flagrante: quando a) ocorresse excesso de prazo da priso processual, b) no confirmada situao de flagrncia e se c) reconhecida nulidade na lavratura do auto de priso. Quanto ao tema, devemos nos lembrar da Smula 697/STF, que diz: A proibio da liberdade provisria nos processos por crimes hediondos no veda o relaxamento da priso processual por excesso de prazo Cumpre ressaltar que a lei n 11.464/07, possibilitou a concesso de liberdade provisria sem arbitramento de fiana, no caso de cometimento de crimes hediondos ou equiparados. H quem diga que, mesmo com a alterao na lei dos crimes hediondos, a proibio de liberdade provisria decorreria da inafianabilidade prevista no art.5, XLIII, da CF, ou seja, entende-se que se a liberdade provisria com fiana no permitida, com

mais razo no seria a liberdade provisria sem fiana. Neste sentido, vale citar o HC 93.229/SP, do STF e o HC 93591/MS, do STJ. No que concerne aos crimes de trfico de drogas, o art. 44 da Lei n. 11.343/06 veda de maneira expressa a concesso de liberdade provisria sem fixao de fiana aos delitos em comento. O STF, em manifestaes recentes, tem suscitado que a redao conferida ao art. 2, II, da Lei n 8.072/90, pela Lei n 11.464/07, NO PREPONDERA sobre o disposto no art. 44, da Lei n 11343/06, que probe, EXPRESSAMENTE, a concesso de liberdade provisria em se tratando de trfico de drogas HC 92495/PE: Informativo 508. No HC 94916/RS: Informativo 522 o Ilustre Min. Eros Grau enfatiza a excepcionalidade da liberdade provisria nos crimes de trfico de drogas. 8.2. FIANA a garantia prestada pelo indiciado ou ru preso para que responda ao inqurito ou ao processo-crime em liberdade. Pode-se falar que a fiana tem duas finalidades que so: 1) 2) a de substituir a priso, isto , o preso obtm sua liberdade mediante o No caso de o acusado ser condenado, a fiana proporcionar a reparao recolhimento de determinada garantia, que pode ser em bens ou dinheiro; do dano, a satisfao da multa e as custas processuais. 9. PROGRESSO DE REGIME A antiga redao do art. 2 da Lei n 8.072/90 afirmava que a pena privativa de liberdade por crime previsto na lei deveria ser cumprida em regime integralmente fechado. Em 1997, a Lei de Tortura inovou no ordenamento jurdico dispondo que era possvel que o condenado por tal delito pudesse progredir de regime. Muitos sustentaram que tal possibilidade deveria ser dada aos demais crimes hediondos e equiparados. Porm o STF, por meio da Smula 698 disse que no se estenderia aos demais crimes hediondos e equiparados a admissibilidade de progresso no regime de execuo da pena aplicada ao crime de tortura. A smula perdeu a razo de ser com a declarao de inconstitucionalidade da vedao progresso de regime prevista na lei dos Crimes Hediondos e a conseqente alterao realizada pela lei 11464 de 2007.

Vale indicar que a antiga redao do artigo 2 no encontrava perfeita sintonia com o princpio constitucional da individualizao da pena. Assim, quase 16 anos depois da edio da Lei dos Crimes Hediondos, o Supremo Tribunal Federal entendeu no julgamento do HC 82.959, que a vedao de progresso de regime ofendia, em sua essncia, a regra constitucional em estudo. STF - HC 82959 / SP - SO PAULO Ementa PENA - REGIME DE CUMPRIMENTO - PROGRESSO RAZO DE SER. A progresso no regime de cumprimento da pena, nas espcies fechado, semi-aberto e aberto, tem como razo maior a ressocializao do preso que, mais dia ou menos dia, voltar ao convvio social. PENA - CRIMES HEDIONDOS REGIME DE CUMPRIMENTO PROGRESSO - BICE - ARTIGO 2, 1, DA LEI N 8.072/90 - INCONSTITUCIONALIDADE - EVOLUO JURISPRUDENCIAL. Conflita com a garantia da individualizao da pena - artigo 5, inciso XLVI, da Constituio Federal - a imposio, mediante norma, do cumprimento da pena em regime integralmente fechado. Nova inteligncia do princpio da individualizao da pena, em evoluo jurisprudencial, assentada a inconstitucionalidade do artigo 2, 1, da Lei n 8.072/90. (GRIFAMOS) Com o advento da Lei n 11.464/07, o art. 2, 1, a progresso do regime passou a ser EXPRESSAMENTE admitida. Assim, se o apenado for primrio a progresso ocorrer aps o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se reincidente aps o cumprimento de 3/5 (trs quintos). 10. PRISO TEMPORRIA NOS CRIMES HEDIONDOS O prazo da priso temporria nos crimes hediondos ser de trinta dias, prorrogvel por igual perodo, em caso de extrema e comprovada necessidade. Para os outros crimes, o prazo da priso temporria de cinco dias, tambm prorrogvel por igual perodo, em caso de extrema e comprovada necessidade.

cabvel priso temporria em todos os crimes hediondos e equiparados, mas nem todos os crimes previstos na Lei da Priso Temporria so hediondos. 11. POSSIBILIDADE DE SUBSTITUIO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE POR RESTRITIVA DE DIREITO No STF predominava o entendimento de que no era possvel a substituio, uma vez que o regime de cumprimento de pena no caso de condenao por crime hediondo era integralmente fechado, conforme redao anterior do 1, do art. 2, da Lei n 8.072/90. De outra parte, desde que preenchidos os requisitos para a substituio, alguns Ministros citavam a inconstitucionalidade do j mencionado artigo. Com a alterao introduzida pela Lei n.11464/07, admitindo a progresso de regime, pode-se argir pela possibilidade de substituio da pena, j que o bice legal anteriormente usado pelos que defendiam a sua inadmissibilidade foi extrado da lei. Tal entendimento poder ainda ser atribudo ao instituto do SURSIS. Uma importante observao a ser feita com relao ao art. 44 da Lei n. 11.343/06, que veda expressamente a aplicao de penas restritivas ao condenado pelos crimes de trfico. 11. POSSIBILIDADE DE SE RECORRER EM LIBERDADE Rege a lei dos Crimes Hediondos: 3 Em caso de sentena condenatria, o juiz decidir fundamentadamente se o ru poder apelar em liberdade. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007) O Superior Tribunal de Justia vem se manifestando no sentido de que somente ser imposto ao ru o recolhimento provisrio quando presentes as hipteses do art. 312, do CPP, havendo, assim, uma releitura da Smula 09. Julgados recentes: RHC 23987/SP e HC 92886/SP. 12. LIVRAMENTO CONDICIONAL a concesso de liberdade antecipada pelo juiz, ao condenado, mediante a existncia de determinados requisitos, e observadas algumas condies durante o restante da pena que deveria cumprir preso.

O art. 83, V do Cdigo Penal tem a seguinte redao: V - cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza" Alm dos requisitos j estabelecidos no CP, o condenado deve cumprir 2/3 da reprimenda imposta, desde que no seja reincidente especfico. 12.1 REINCIDNCIA ESPECFICA: O QUE ? 1 corrente- Denominada restritiva - O criminoso j condenado por um crime hediondo comete novamente o mesmo delito. 2 corrente- Ampliativa O criminosos aps ser condenado por um dos crimes hediondos ou equiparado, comete qualquer outro crime tratado na lei. LEI N 8.072, DE 25 DE JULHO DE 1990. Art. 1 So considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, consumados ou tentados: (Redao dada pela Lei n 8.930, de 6.9.1994) I - homicdio (art. 121), quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado (art. 121, 2, I, II, III, IV e V); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 6.9.1994) II - latrocnio (art. 157, 3, in fine); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 6.9.1994) III - extorso qualificada pela morte (art. 158, 2o); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 6.9.1994) IV - extorso mediante seqestro e na forma qualificada (art. 159, caput, e l, 2 e 3); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 6.9.1994)

V - estupro (art. 213 e sua combinao com o art. 223, caput e pargrafo nico); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 6.9.1994) VI - atentado violento ao pudor (art. 214 e sua combinao com o art. 223, caput e pargrafo nico); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 6.9.1994) VII - epidemia com resultado morte (art. 267, 1). (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 6.9.1994) VII-A (VETADO) (Inciso includo pela Lei n 9.695, de 20.8.1998) VII-B - falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais (art. 273, caput e 1, 1-A e 1-B, com a redao dada pela Lei no 9.677, de 2 de julho de 1998). (Inciso includo pela Lei n 9.695, de 20.8.1998) Pargrafo nico. Considera-se tambm hediondo o crime de genocdio previsto nos arts. 1, 2 e 3 da Lei no 2.889, de 1o de outubro de 1956, tentado ou consumado. (Pargrafo includo pela Lei n 8.930, de 6.9.1994) Art. 2 Os crimes hediondos, a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo so insuscetveis de: I - anistia, graa e indulto; II - fiana. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007) 1 A pena por crime previsto neste artigo ser cumprida inicialmente em regime fechado. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007) 2 A progresso de regime, no caso dos condenados aos crimes previstos neste artigo, dar-se- aps o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primrio, e de 3/5 (trs quintos), se reincidente. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007)

3 Em caso de sentena condenatria, o juiz decidir fundamentadamente se o ru poder apelar em liberdade. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007) 4 A priso temporria, sobre a qual dispe a Lei no 7.960, de 21 de dezembro de 1989, nos crimes previstos neste artigo, ter o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade. (Includo pela Lei n 11.464, de 2007) Art. 3 A Unio manter estabelecimentos penais, de segurana mxima, destinados ao cumprimento de penas impostas a condenados de alta periculosidade, cuja permanncia em presdios estaduais ponha em risco a ordem ou incolumidade pblica. Art. 4 (Vetado). Art. 5 Ao art. 83 do Cdigo Penal acrescido o seguinte inciso: "Art. 83. .............................................................. V - cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza. Art. 6 Os arts. 157, 3; 159, caput e seus 1, 2 e 3; 213; 214; 223, caput e seu pargrafo nico; 267, caput e 270; caput, todos do Cdigo Penal, passam a vigorar com a seguinte redao: "Art. 157. ............................................................. 3 Se da violncia resulta leso corporal grave, a pena de recluso, de cinco a quinze anos, alm da multa; se resulta morte, a recluso de vinte a trinta anos, sem prejuzo da multa. ........................................................................

Art. 159. ............................................................... Pena - recluso, de oito a quinze anos. 1 ................................................................. Pena - recluso, de doze a vinte anos. 2... Pena - recluso, de dezesseis a vinte e quatro anos. 3... Pena - recluso, de vinte e quatro a trinta anos. ... Art. 213. ... Pena - recluso, de seis a dez anos. Art. 214. ... Pena - recluso, de seis a dez anos. ... Art. 223. ... Pena - recluso, de oito a doze anos. Pargrafo nico. ... Pena - recluso, de doze a vinte e cinco anos.

... Art. 267. ... Pena - recluso, de dez a quinze anos. ... Art. 270. ... Pena - recluso, de dez a quinze anos. ... Art. 7 Ao art. 159 do Cdigo Penal fica acrescido o seguinte pargrafo: "Art. 159... ........................................................................ 4 Se o crime cometido por quadrilha ou bando, o co-autor que denunci-lo autoridade, facilitando a libertao do seqestrado, ter sua pena reduzida de um a dois teros." Art. 8 Ser de trs a seis anos de recluso a pena prevista no art. 288 do Cdigo Penal, quando se tratar de crimes hediondos, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins ou terrorismo. Pargrafo nico. O participante e o associado que denunciar autoridade o bando ou quadrilha, possibilitando seu desmantelamento, ter a pena reduzida de um a dois teros. Art. 9 As penas fixadas no art. 6 para os crimes capitulados nos arts. 157, 3, 158, 2, 159, caput e seus 1, 2 e 3, 213, caput e sua combinao com o art. 223, caput e

pargrafo nico, 214 e sua combinao com o art. 223, caput e pargrafo nico, todos do Cdigo Penal, so acrescidas de metade, respeitado o limite superior de trinta anos de recluso, estando a vtima em qualquer das hipteses referidas no art. 224 tambm do Cdigo Penal. Art. 10. O art. 35 da Lei n 6.368, de 21 de outubro de 1976, passa a vigorar acrescido de pargrafo nico, com a seguinte redao: "Art. 35. ................................................................ Pargrafo nico. Os prazos procedimentais deste captulo sero contados em dobro quando se tratar dos crimes previstos nos arts. 12, 13 e 14." Art. 11. (Vetado). Art. 12. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 13. Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, 25 de julho de 1990; 169 da Independncia e 102 da Repblica. FERNANDO COLLOR Bernardo Cabral Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 26.7.1990.

Potrebbero piacerti anche