Sei sulla pagina 1di 3

Aroeira urundeva, aroeira-do-serto, aroeira-do-campo, aroeira-da-serra, uriundeva, arindeva, arendiva, aroeira-preta.

Nome cientfico Myracrodruon urundeuva Allemo

Famlia Anarcadiaceae

Caractersticas morfolgicas:

rvore de 6-14 m de altura no cerrado ou caatinga, podendo chegar a 25 m em terrenos mais frteis de outras regies, de copa piramidal.

tronco de 50-80 cm de dimetro. folhas reunidas em nmero de 5-7, dispostas alternadamente ao longo de uma haste central, de 15 a 23 cm de comprimento, e composta por fololos alongados a ovais, s vezes pontiagudos, de margem lisa a serrilhada, de 4-7 cm de comprimento por 1,5-3 cm de largura, muito aromticos e levemente cobertos por pelos.

flores pequenas, de 2-3 mm de dimetro, simtricas, de 5 spalas e de cor creme, agrupadas em cachos - mais ramificados e densos, quando as flores so masculinas, e mais alongados e ralos, quando as flores so femininas. As flores masculinas tm 5 estames, que se projetam para fora, de colorao creme ou laranja. J as femininas apresentam os 5 estames atrofiados. fruto redondo para oval, com cerca de 5 mm de comprimento, de casca castanho-escura, de polpa castanha, carnuda e resinfera, dotado de odor caracterstico e de uma nica semente, envolta por um tecido fino.

semente redonda, de 2-4 mm de comprimento, desprovida de amndoa em seu interior.

florao ocorre de junho a julho, geralmente com a rvore nua de folhagem. Seus frutos amadurecem de fim de setembro at outubro.

uso/rvore de uso paisagstico, indicada para arborizao em geral, apesar de perder suas folhas no inverno e de causar alergia durante a florao. uso/madeira muito pesada, de grande resistncia mecnica e praticamente no apodrece. Excelente para obras externas, como postes, moires, esteios, estacas, dormentes, vigas e armaes de pontes, moendas de engenho, e para construo civil, como caibros, vigas, tacos para assoalhos, ripas, para peas torneadas etc.

uso/outras utilidades A aroeira apresenta grande uso farmacolgico. Sua entrecasca possui propriedades antiinflamatrias, adstringentes, antialrgicas e cicatrizantes. As razes so usadas no tratamento de reumatismo e as folhas so indicadas para o tratamento de lceras obteno de sementes Colher os frutos diretamente da rvore, assim que iniciarem a queda espontnea. Em seguida lev-los ao sol para facilitar a remoo das ptalas. Fruto e semente so praticamente indissociveis, devendo-se semear o fruto inteiro.

produo de mudas Colocar os frutos para germinar em canteiros contendo substrato arenoso enriquecido de matria orgnica. A emergncia ocorrem em 8-18 dias e a taxa de germinao superior a 80%. O desenvolvimento das mudas rpido, mas o da planta no campo apenas moderado. refercia bibliogrfica Cordeiro, Sidclay ; Gamarra , Cntia; Gamarra , Guillermo; Lima, Marcelino; e Gallindo, Fernando. Plantas teis do Nordeste do Brasil. Publicao: Associao Plantas do Nordeste APNE. | KILL, Lcia Helena Piedade; DIAS, Carla Tatiana de Vasconcelos; e DA SILVA, Martins e Paloma Pereira. Biologia reprodutiva de duas espcies de Anacardiaceae da caatinga ameaadas de extino. In: ALBUQUERQUE, U. P. de; MOURA, A. do N.;ARAJO, E. de L. (Ed.). Biodiversidade, potencial econmico e processos eco-fisiolgicos em ecossistemas nordestinos. Bauru: Canal6, 2010. | LORENZI, Harri. rvores Brasileiras Manual de Identificao e Cultivo de Plantas Arbreas Nativas do Brasil. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, So Paulo, 1992, p.5 | NUNES, Yule Roberta Ferreira et al . Aspectos ecolgicos da aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemo- Anacardiaceae): fenologia e germinao de sementes. Rev. rvore, Viosa, v. 32, n. 2, Apr. 2008.

Nomes populares: aroeira, aroeira-do-serto ou urundeva Nome cientfico: Myracrodruon urundeuva Allemo Sinnimos: Astronium juglandifolium Griseb., Astronium urundeuva (Fr.All.) Engl.

Famlia: Anacardiaceae Caractersticas gerais: Ocorre desde as reas de caatinga no Cear at os Estados do Paran e Mato Grosso do Sul. A aroeira pode atingir at 30 m de altura dependendo da regio de ocorrncia da espcie. As folhas apresentam tamanho mdio e exalam um odor de terebintina (o mesmo cheiro das folhas de mangueira e cajueiro). Na produo de mudas, devido a difcil extrao das sementes, realiza-se a semeadura dos frutos, no havendo nenhum empecilho germinao. Esta planta utilizada na medicina popular para o tratamento de sinais e sintomas indicativos de infeces fngicas. O ch da casca pode ser utilizado no tratamento de doenas respiratrias e urinrias e a rvore pela exuberncia da copa e pela ausncia de espinhos indicada para arborizao em geral. Coleta e armazenamento das sementes: A coleta das sementes dificultada pela presena de partes aladas dispersando as sementes a longas distncias. As sementes desta espcie apresentam baixa viabilidade, devendo ser coletadas na planta matriz e o armazenamento realizado em embalagens impermeveis, como sacos plsticos, sacos de alumnio, recipientes de vidro entre outros. Tratamento pr-germinativo: Sementes com ausncia de dormncia fisiolgica e tegumentar no sendo necessria a aplicao de tratamentos para superao de dormncia. Taxa de germinao das sementes: 82 %, iniciando 05 dias aps a semeadura com durao de 08 dias entre o incio e o fim da germinao. Irrigao das mudas: Esta espcie mostra-se exigente quanto a irrigao, devendo ser irrigada duas vezes ao dia, sendo uma vez pela manh e outra ao final da tarde. Uso em programas de reflorestamento: Apresenta crescimento satisfatrio quando produzidas em viveiro e tem grande resistncia na fase de estabelecimento no campo, sendo indicado o plantio em reas abertas na primeira fase do reflorestamento ou em programas de enriquecimento da vegetao.

Potrebbero piacerti anche