Sei sulla pagina 1di 3

Immanuel Kant Racionalismo * A filosofia Kantiana se volta formao de um sistema que explique as regras da razo pratica e da razo terica.

. Esforos direcionados ao conhecimento, que para Kant s possvel se houer interao entre condies materiais (experincias) e condies formais (razo). Os sentidos absorvem de experincia dados e informaes que a razao elabora e organiza, dessa unio que possvel o conhecimento. * Na doutrina Kantiana,o homem se governa com base em leis intelegiveis (RACIONAIS) e naturais (EMPIRICAS E SENSIVEIS).

TICA: * A tica Kantiana considerada revolucionaria pois inaugura um conjunto de preocupaes muito peculiares. - A preocupao esta em dizer da insuficincia da razo humana para alcanar o modelo ideal de felicidade - O criticismo percebe a razo como sendo um instrumento ineficaz para solucionar o conflito tico humano, o qual tambm no seria plenamente resolvido a partir da experincia sensvel. -Para Kant, todos os homens simplesmente pelo fato de serem racionai,so dotados do principio segundo o qual devero conduzir suas condutas, e isso realidade para todas as pessoas, independentemente de suas condies.

-Propositura da lei moral universal- Imperativo categrico. Age de tal modo que a mxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como principio de uma legislao universal.

DIREITO E MORAL *Direito e moral distinguem no sistema Kantiano como duas partes de um mesmo todo unitrio. -O agir tico se relaciona ao cumprimento do dever pelo dever (exterioridade). Em contra partida, a ao moral, alem de ser conforme o dever, cumprida porque se trada de um dever (interioridade).

-Para Kant, o direito liberdade, mas uma liberdade limitada pela presena da liberdade dos outros. -Nesse contexto, o Estado ser instrumento para a realizao dos direitos, regulamentado o convvio das liberdades.

George Hegel *Hegel um genuno pensador que se dedicou as grandes questes suscitadas pelo Direito. - como filosofo que o seu pensamento adentra a rea do Direito, e no como jurista que seu pensamento avana no sentido da filosofia. -O pensamento filosfico de Hegel o que mais se sobre sai dentre as doutrinas do seu tempo. *A obra Hegeliana possui um vis essencialmente racionalista. -Toda a teoria do conhecimento vem marcada pela ideia de que a realidade mora na racionalidade -Matriz Terica: Criticismo Kantiano Diferenciaes : ACRESCIM DE EFEITOS DA REVOLUCAO. Doutrina *O idealismo racial hegeliano defende que todo real s real porque conhecido por um sujeito que lhe identifica como real e ,nessa medida, aquilo que j foi conhecido j se tornou racional. -A razo ordena o real, de modo que este real e faa racional (Nem tudo o que real racional) -O sentido de organizao, para Hegel decorre da interveno do homem, como ser racional,sobre a realidade. -O Direito ter por objeto o comportamento de mltiplos sujeitos,na projeo da liberdade em sua exterioridade. -Cumpre ao Direito fixar os limites entre o justo e o injusto e nisso h grande margem de liberdade e grande amplitude conceitual. JUSTICA E DIREITO *Para Hegel, a filosofia do Direito possui como objeto a ideia do conceito de Direito e de sua realizao. - no conceito de Direito que deve se deter toda especulao jurdica,pois se esse conceito existe, e se sua existncia racional, lgica, ali reside toda a liberdade de esprito enquanto agente de liberdade exterior.

-A justia surge no somente como mero dado axiolgico da sociedade,mas como a ideia que norteia a formao do prprio direito. -O Direito consubstancia se por meio da legislao com base na geral os indivduos agem para defesa e construo dos seus direitos. A esta a justia efetiva do sistema Hegeliano. DIREITO E ESTADO *O estado aparece como um elemento primordial na formao dos direitos. Nele esto imersas as noes de moralidade e liberdade, sendo assim que pode cumprir sua misso racional. -Direito Internacional

Potrebbero piacerti anche