Sei sulla pagina 1di 3

Calculando a dilatao trmica

Dilatao trmica a mudana de dimenso, isto , de tamanho, que todos os materiais apresentam quando submetidos ao aumento da temperatura. Por causa dela, as grandes estruturas de concreto, como prdios, pontes e viadutos, so construdas com pequenos vos, ou folgas, entre as lages, para que Elas possam se acomodar nos dias de muito calor.Por que isso acontece? Porque, com o aumento da temperatura, os tomos que formam a estrutura dos materiais comeam a se agitar mais e, por isso, ocupam mais espao fsico. A dilatao trmica ocorre sempre em trs dimenses: na direo do comprimento, da largura e da altura.

Quando a dilatao se refere a essas trs dimenses, ao mesmo tempo, ela chamada de dilatao volumtrica. Se apenas duas dimenses so consideradas, a dilatao superficial. Quando apenas uma das dimenses considerada, ela chamada de linear. Esta variao de tamanho que os materiais apresentam quando aquecidos depende de uma constante caracterstica de cada material. Essa constante conhecida por coeficiente de dilatao trmica, representada pela letra grega a. E um dado que se obtm na tabela a seguir.

Exemplo - Clculo de dilatao trmica


Para o clculo, voc precisa aplicar a frmula: DL = a Li Dt, em que DL o aumento do comprimento; a o coeficiente de dilatao linear; Li a medida inicial e Dt a variao da temperatura.

Vamos supor que voc tenha de montar o conjunto abaixo.

Nesse conjunto, o dimetro do furo da coroa dever ser 0,05 mm menor do que o dimetro do eixo. Seu problema descobrir a quantos graus a coroa deve ser aquecida para se obter o encaixe com o aperto desejado. Voc j sabe que tem de aplicar a frmula DL = a Li Dt. Voc sabe tambm que o elemento que dever ser aquecido a coroa (que tem o furo). O valor obtido para a variao de temperatura (Dt) o valor que dever ser somado temperatura que a coroa tinha antes de ser aquecida. Essa temperatura chamada de temperatura ambiente. Vamos supor que a temperatura ambiente seja 20 C. Primeiro voc analisa as medidas do desenho. A medida Disponvel o dimetro do eixo. Porm, a medida que voc precisa para o clculo o dimetro do furo da coroa. Como o dimetro do furo da coroa deve ser 0,05 mm menor do que o dimetro do eixo, a medida necessria o dimetro do eixo menos 0,05 mm, ou seja: Li = 50 - 0,05 = 49,95 mm Outro dado de que voc precisa o valor do coeficiente de dilatao para o ao. Este valor voc encontra na tabela que j apresentamos a cima. Esse valor 0,000 012. E, por ltimo, voc tem DL, que 0,05 mm. Ento, voc monta a frmula: Lembre-se de que, em Matemtica, uma frmula pode ser reescrita para se descobrir o valor procurado. Para isso, voc tem de isolar o elemento cujo valor voc no conhece. Assim, a frmula original DL = a Li Dt pode ser reescrita:

Substituindo os elementos da frmula pelos valores, voc ter:

Assim, para obter o encaixe com ajuste forado desse conjunto, voc precisa aquecer a coroa temperatura de 83,4C mais 20C da temperatura ambiente. Logo, a coroa dever ser aquecida a 103,4C.

Exerccio 1
Exerccio 1 - Uma pea de ao de 250 mm de comprimento em temperatura ambiente (25C) foi aquecida a 500C. Qual foi o aumento do comprimento da pea aps o aquecimento? Considere a variao de temperatura (Dt = 500 25).

Exerccio 2 - Qual ser o DL, em mm, de um eixo de ao de 2 m de comprimento, se ele sofrer uma variao de temperatura (Dt) de 60C?

Exerccio 3 - A que temperatura foi aquecida uma pea de alumnio de 300 mm de comprimento e que sofreu um aumento de comprimento (DL) de 0,5 mm? Temperatura ambiente = 26C.

Exerccio 4 - Calcule quais sero as medidas indicadas no desenho abaixo, aps o aquecimento (Dt = 34,5C) da pea que ser fabricada com alumnio.

Potrebbero piacerti anche