Sei sulla pagina 1di 30

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA PR-REITORIA ACADMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Drauso Ferreira Elizangela Arajo Leandro Melo Maria Jacqueline

VT DE RECURSOS E TECNOLIGIA

Niteri 2012

Drauso Ferreira - 600187848 Elizangela Arajo - 600190521 Leandro Melo - 600267096 Maria Jacqueline - 600277043

VT DE RECURSOS E TECNOLOGIA

Trabalho apresentado a disciplina de Recursos e Tecnologia do curso de Engenharia de Produo da Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO

Orientador: Prof Gutavo

Niteri 2012
2

SUMARIO

INTRODUO-------------------------------------------------------------------04

O BRASILEIRO QUER SE CONECTAR------------------------------------05

A INTERNET DECOLA NO PAS--------------------------------------------06

CONEXES DE INTERNET---------------------------------------------------07

TIPOS DE ACESSO A INTERNET--------------------------------------------25

CONCLUSO---------------------------------------------------------------------26

BIBLIOGRAFIA------------------------------------------------------------------27

Introduo O comeo da internet no Brasil

A internet no Brasil iniciou-se em setembro de 1988 quando no Laboratrio Nacional de Computao Cientfica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso Bitnet, atravs de uma conexo de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland. .

Dois meses depois foi a vez da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (Fapesp) que tambm ligou-se Bitnet, por meio de uma conexo com o Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), em Chicago. Algum tempo depois, a Fapesp criou a rede ANSP (Academic Network at So Paulo), interligando a Universidade de So Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT). Mais tarde, ligaram-se ANSP a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Em maio de 1989, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tambm ligou-se rede Bitnet, atravs da Universidade da Califrnia em Los Angeles (UCLA), constituindo-se no terceiro ponto de acesso ao exterior. Em 1981 foi fundado o Ibase (Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas), autnomo e apartidrio o Ibase sempre teve como um de seus objetivos a disseminao de inframes a sociedade civil. Isso inclua a democratizao do acesso s redes de computadores no pas. Em meados da dcada de 80, o Ibase integrou-se a um projeto internacional chamado Interdoc. Sua finalidade era o uso do correio eletrnico para o intercmbio de informaes entre ONGs (organizaes nogovernamentais) de todo o mundo. Participavam do projeto dezenas de entidades da frica, Amrica Latina, sia e Europa. Contudo, o uso desse sistema ainda era extremamente caro. Fazia-se necessrio encontrar meios alternativos para facilitar essa conexo internacional e reduzir os custos de comunicao.

Alternex, um servio internacional de mensagens e conferncias eletrnicas pioneiro no pas. Atravs do Alternex era possvel trocar mensagens com diversos sistemas de correio eletrnico de todo o mundo, incluindo a Internet. O Alternex foi, portanto, o primeiro servio brasileiro de acesso Internet fora da comunidade acadmica. O BRASILEIRO QUER SE CONECTAR A situao permaneceu assim at meados de 94, quando a Internet ultrapassou as fronteiras acadmicas e comeou a chegar ao ouvido de muitos brasileiros. No dia 17 de julho daquele ano, o jornal Folha de S.Paulo dedicou a edio dominical do seu caderno Mais! superinfovia do futuro. E anunciava: nasce uma nova forma de comunicao que ligar por computador milhes de pessoas em escala planetria. Quase no final de 94, o governo brasileiro que at ento pouco tinha feito pela Internet no Brasil divulgava, atravs do Ministrio de Cincia e Tecnologia e do Ministrio das Comunicaes, a inteno de investir na nova tecnologia. A criao da estrutura necessria para a explorao comercial da Internet ficou a cargo da Embratel e da RNP. No final de 94, a Embratel iniciou seu servio de acesso Internet em carter experimental. Cinco mil usurios foram escolhidos para testar o servio. Alguns meses depois, em maio de 95, o acesso Internet via Embratel comeou a funcionar de modo definitivo. Mas a exclusividade da Embratel no servio de acesso a usurios finais desagradou iniciativa privada. Temia-se que a Embratel e outras empresas de telecomunicaes dominassem o mercado, criando um monoplio estatal da Internet no Brasil. Diante disso, o Ministrio das Comunicaes tornou pblica a posio do governo de que no haveria monoplio e que o mercado de servios da Internet no Brasil seria o mais aberto possvel. Ainda nesta poca, foi criado o Comit Gestor Internet Brasil, com o objetivo de traar os rumos da implantao, administrao e uso da Internet no pas. Participariam do Comit Gestor membros do Ministrio das Comunicaes e .

do Ministrio de Cincia e Tecnologia, representantes de provedores e prestadores de servios ligados Internet e representantes de usurios e da comunidade acadmica. O Comit Gestor teria ainda como atribuies principais: fomentar o desenvolvimento de servios da Internet no Brasil, recomendar padres e procedimentos tcnicos e operacionais, alm de coletar, organizar e disseminar informaes sobre os servios da Internet. .

Apesar do mercado promissor, as coisas continuaram assim, meio capengas, por todo o ano de 95. A Embratel e o Ministrio das Comunicaes no facilitavam as iniciativas dos provedores privados: a estrutura necessria no estava totalmente implantada e havia indefinies sobre os preos a serem cobrados. Mesmo assim, uma dezena de provedores j operava at o final de 95 conectados Internet atravs da Embratel. Outros, como a IBM e a Unisys, comearam a implantar suas prprias conexes internacionais. A INTERNET DECOLA NO PAS O grande boom da rede aconteceu ao longo do ano de 1996. Um pouco pela melhoria nos servios prestados pela Embratel, mas principalmente pelo crescimento natural do mercado, a Internet brasileira crescia vertiginosamente, tanto em nmero de usurios quanto de provedores e de servios prestados atravs da rede. Uma das provas de que a Internet realmente havia decolado no Brasil veio no dia 14 de dezembro de 1996, quando Gilberto Gil fez o lanamento de sua msica Pela Internet atravs da prpria rede, cantando uma verso acstica da msica ao vivo e conversando com internautas sobre sua relao com a Internet .

CONEXES INTERNET OS DIFERENTES TIPOS

Voc conectado ao mundo! Com o crescimento vertiginoso das lan-houses (que nada mais que um estabelecimento onde vrios computadores so ligados em uma rede local [opa! mais assunto para outros posts!] que acessa a internet, e pessoas pagam para utilizar os computadores por um tempo especfico), a internet hoje acessvel a pratimente todas as classes econmicas brasileiras. corriqueiro encontrar pessoas dizendo que precisam acessar a internet. Comprar, conversar, pesquisar Tudo isso faz parte de nosso cotidiano. Claro que uma lan-house no utilizada somente por quem tem um poder aquisitivo menor. Pessoas que esto na rua e eventualmente necessitam enviar um email ou acessar um contedo especfico esto entre o pblico dessas casas. Uma comparao que pode ser

feita com o seu trabalho. Se ele tem vrios computadores que acessam a internet, certamente estaro em uma rede local, pois ningum louco para pagar uma conexo de internet para cada computador. Sendo assim, tem o mesmo princpio de funcionamento de uma lan-house (excluindo o fato da cobrana para utilizao dos computadores). Alm disso, os computadores hoje esto muitos fceis de serem adquiridos. Financiamentos a longo prazo (que no significam que sejam vantajosos, mas se encaixam no oramento baixo da maioria dos brasileiros) em praticamente todas as lojas do grande varejo tornaram-se um grande atrativo para quem quer dar seus primeiros passos no mundo virtual. Depois da empolgao inicial da compra de um computador, ele vai lentamente se tornando chato. Voc fica limitado ao que j veio configurado em sua mquina. No pode fazer pesquisar, bater papo e outras coisas. A vem a necessidade de ter internet. VELOCIDADE Na computao, as informaes podem ser armazenas e transmitidas. A menor unidade dessa informao nomeada de Bit. Nossas conexes de internet so medidas atravs de kbps (kilobits por segundo). Um kilobit igual a 1.000 bits por segundo. Ento, quando se fala em Conexo de 300kbps, significa que nesta conexo trafegam 300.000 bits por segundo. Parece um nmero grande, mas no .

CONEXO

Conexo define as formas de acesso disponveis no mercado para a internet. Hoje o mercado disponibiliza uma srie de formatos atravs de uma extensa gama de produtos e servios de conexo.

TIPOS DE ACESSOS A INTERNET

DIAL-UP

Conexes dial-up (linha discada) um tipo de conexo internet disponvel fisicamente a partir de qualquer linha telefnica. Quando se utiliza esse servio, deve-se ter uma conta com usurio e senha em um provedor de acesso internet, que quem fisicamente vai conectar o computador internet. Nesse tipo de conexo utiliza-se um modem externo ou uma placa no computador com a mesma finalidade. Os computadores trabalham com sinais digitais e as linhas telefnicas em algumas localidades ainda so analgicas, sendo adequadas para a transmisso de voz, mas no para a transmisso de dados. Justamente para permitir a comunicao entre computadores utilizando linhas telefnicas comuns, foram criados os modems oferecidos em formato de placas de computador conjugadas com a funo de fax, as placas fax modem. O provedor de acesso pode tarifar ento o tempo de conexo do usurio como pulsos telefnicos ou bytes transmitidos/recebidos.

Prs:Provedores gratuitos . Contras: Velocidades baixas, altas tarifas (de segunda a sexta) e ocupa a linha telefnica.

BANDA LARGA

Qualquer conexo internet que possua velocidade superior ao modem (56kbps kilo/mil bits por segundo) denominada no Brasil como Banda Larga. Ela a evoluo natural tecnolgica de transmisso de dados crescente exigncia da internet com contedos de imagens cada vez maiores e mais elaboradas com sons, vdeos e fotos, que exigem do usurio uma conexo cada vez mais veloz. Existem vrias tecnologias de trfego de dados em Banda Larga.

WIRELESS

uma forma de comunicao sob forma de ondas de rdiofrequncia, com velocidades de at 11Mbps. Para sua utilizao, uma rdio-antena deve transmitir os dados do computador para o provedor de acesso a internet. A comunicao entre o computador e a rdio-antena feita por intermdio de placa de rede.

10

ADSL (Assymetrical Digital Subscriber Line)

uma tecnologia que utiliza uma linha telefnica digital para trfego de dados em alta velocidade. A tecnologia ADSL basicamente divide a linha telefnica em trs canais virtuais, sendo um para voz, um para download e um para upload. O funcionamento do servio depende de um modem ADSL que instalado na casa do usurio ou empresa fazendo a conexo com a central telefnica, transformando a linha telefnica em apenas uma via de acesso entre os dois pontos. O modem ADSL encarrega-se de transmitir os dados em uma frequncia diferente da de voz, permitindo, dessa forma, ao usurio poder navegar na internet e falar ao telefone simultaneamente. A linha telefnica deve ser obrigatoriamente digital, pois o modem ADSL usa a linha como um meio de comunicao entre ele

11

e a central telefnica; dessa forma, no gera pulsos telefnicos pelo tempo que se estiver conectado como ocorre com o formato dial-up.

Prs: Preo (sim, o preo), velocidade e linha telefnica livre. Contras: Franquia (quantidade de MB mensal que voc possui de transferncia somente em planos mais novos), somente aceita em provedores pagos e voc precisa ter uma linha telefnica em casa. .

CABLE MODEM

um tipo de conexo que se utiliza dos cabos de TV por assinatura para permitir o acesso internet. O modem separa o sinal de TV do sinal de dados, permitindo-se ento assistir TV e navegar na internet. O modem comunica-se sempre com o sistema central da operadora de TV a cabo, de onde recebe e para onde envia os sinais.

12

Prs: Preo, estabilidade, velocidade e linha telefnica livre. Contras: Franquia (quantidade de MB mensal que voc possui de transferncia somente em planos mais novos), somente aceita em provedores pagos e voc (provavelmente) precisa ter uma TV a cabo ou algo de gnero. . ISDN (Integrated Services Digital Network)

Assim como o ADSL, o ISDN uma tecnologia que permite o trfego simultneo de dados e voz em velocidades de at 128 (kbps). O modem ISDN transforma uma linha telefnica convencional em dois canais de 64Kbps, onde possvel usar voz (em um) e dados (em outro) ao mesmo tempo. Tambm possvel configurar o modem para usar os dois canais para voz ou para dados (de uma forma hbrida-automtica flexvel); nesse caso o modem usa os dois canais para transmisso/recepo de dados atingindo velocidades de at 128Kbps para navegao na internet e ainda consegue receber/transmitir voz. Caso o usurio esteja utilizando os dois canais para navegao quando recebe uma ligao, o modem abre um dos canais para a transmisso de voz baixando a velocidade de navegao pela metade (64KBps em um canal), restabelecendo automaticamente para 128KBps quando a ligao de voz encerrar.

13

. DSS (Direct Satellite System)

a comunicao de dados por satlites. O usurio instala uma antena parablica para transmitir/receber os dados por satlite. O custo-benefcio desse servio fica mais interessante se disponvel atravs das operadoras de TVs por assinatura que usam essas antenas (Sky, DirecTV etc.). A velocidade atual do servio fica prxima dos 400KBps.

14

GSM 3G

O GSM (Global System for Mobile) hoje outro padro emergente para transmisso de dados para computadores. Nascido originariamente com a telefonia celular, opera a uma frequncia de 900MHz, e hoje est em sua terceira gerao (3G). Trata-se da internet por banda larga 3G, que utiliza a rede de celular de terceira gerao para a transmisso de dados em alta velocidade. Atravs de uma tecnologia chamada HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) que permite velocidade de at 14.4 Mbps. As operadoras de telefonia celular brasileiras j oferecem o servio atualmente com limitaes de velocidade ou com controle de trfego por escalas

15

de tarifas. Evidentemente, com excees de operadora e cidade, alm do pacote de servios essa velocidade de acesso bastante diferenciada. um sistema com grande potencial de crescimento, pois j se comenta os trabalhos em um protocolo chamado HSPA+, que permitir velocidades de at 42MBps; portanto, tecnicamente sendo possvel, deve se tornar uma tendncia no futuro. A vantagem do sistema reside na extrema facilidade de conexo, bastando apenas conectar o modem que geralmente tem o formato de um Pen Drive ao computador ou ao roteador, nos casos de compartilhamento de banda para vrios computadores, e configurar o servio, o que relativamente simples.

CELULAR (3G) -Internet no celular Este tipo de conexo at pouco tempo era muito caro, e extremamente lento. Resumindo, no valia a pena usar. As velocidades anteriormente oferecidas eram por volta de 50kbps. Note que mais lento at que a internet discada. Com as novas tecnologias usadas pelas operadoras, essa velocidade vai dar um salto para 800kbps. A tecnlogia 3G permite transmisso de voz e dados a longa distncia, tudo isso em um ambiente mvel. Com isso, fica aberta a possibilidade de Video-telefonia. O 3G demorou chegar ao Brasil pelos altos custos de implantao de novas redes e licenciamento de frequncias para transmisso. 3G ainda um problema, pois

16

mesmo com diminuio dos preos, os mesmos ainda continuam inacessveis a boa parcela da populao. Peca ainda a falta de servios para celular que faam compensar os custos mensais com utilizao deste tipo de internet.

RDIO uma tecnologia que se destaca pelas boas taxas de preo e velocidade. O sinal de internet disponibilizado utilizando antenas e POPs (Point of Presence [Ponto de Presena]) que ficam espalhados pela cidade, formando uma imensa rede com os usurios. A velocidade varia de acordo com o que voc contratar do provedor. Como funciona? Os usurios do servio esto ligados a um rdio central, sendo esse rdio conectado 24 horas por dia diretamente com nossa central de

17

roteamento. Dentro do sistema se alcana a incrvel velocidade de 256KBPS sem interrupo e sem queda de conexo.

REDE ELTRICA

Uma nova onda de conexo est vindo a. Ela a to discutida Internet sob rede eltrica, conhecida mundialmente pelo nome BPL - Broadband over Power Lines, ou PLC - Power Line Communications. Como resume a prpria Wikipedia, "ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia eltrica. Como utiliza uma infra-estrutura j disponvel, no necessita de obras em
18

uma edificao para ser implantada". Basicamente, a internet sob rede eltrica o encaminhamento do respectivo sinal no mesmo fio da energia eltrica, cada um na sua frequncia. Embora tenha ouvido se falar muito desta tecnologia em meados do ano 2000, no Brasil houve uma grande poca que ela no passou dos testes. Em 2001 houve com a Copel (Companhia Paranaense de Eletricidade) e, logo depois, a Cemig (Companhia Energtica de Minas Gerais) e a Eletropaulo (Eletricidade de So Paulo) tambm anunciaram testes em tal ano. Porm, depois disto, alm de testes e mais testes pelas companhias, a prxima notcia que tivemos sobre o PLC no Brasil foi em 21/12/2006, quando foi publicada a notcia da inaugurao de uma pequena rede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Dados, imagem, voz e vdeo vo trafegar a uma velocidade de 45 megabits por segundo pela rede eltrica da CEEE. O prefeito Jos Fogaa inaugura o primeiro ponto de acesso Internet pela rede eltrica s 16h30, no Centro Administrativo Regional Extremo-Sul (Rua Antnio Rocha Meireles Leite, 50 - Restinga). Com mais de 3,5 quilmetros de extenso, a Rede PLC da Restinga ser a maior em extenso do pas, em mdia e baixa tenses, para fins de incluso social. Nesta primeira etapa, sero conectados rede de alta velocidade o posto de sade Macednia, a Escola Municipal Alberto Pasqualini e o posto local do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (AEP Senai). Como vemos acima, a rede atinge somente a extenso de 3,5 quilmetros, algo relativamente curto em termos de Internet massiva. A partir de 2007 aproximadamente, vrias empresas comearam a investir no segmento, e em 2008 entrou na discusso de um sinal verde por parte da Anatel e Aneel. Pois bem, em abril a Anatel aprovou, e em agosto a Aneel. Com a aprovao, as redes usadas para a distribuio de energia eltrica ficam liberadas para a transmisso de servios de Internet banda larga, sem que isso prejudique a primeira. Assim como a Anatel j fez, a Aneel aprovou a proposta de regulamentao, permitindo ento com que as distribuidoras de energia eltrica, como a EDP Bandeirante, Eletropaulo, Cemig e tantas outras por a, forneam o servio atravs o uso da tecnologia PLC - Power Line Comunication.

19

A distribuidora de energia ter a liberdade para o "uso privativo da tecnologia PLC", tanto em atividades de distribuio de energia, quanto em aplicaes para fins cientficos ou comerciais em projetos sociais. J para uso para fins comerciais, as companhias devero seguir estritamente as regras previstas em contratos de concesso. Segundo a nota da prpria Aneel, "o emprego da tecnologia possibilita novos usos para as redes de distribuio de energia eltrica, sem que haja necessidade de expanso ou adequao da infra-estrutura j existente. A economia representa a reduo de custos aos consumidores que sero beneficiados com a apropriao de parte dos lucros adicionais obtidos por meio da cesso das instalaes de distribuio, em benefcio da modicidade das tarifas. A Agncia prev que a apurao da receita obtida pelas concessionrias de energia com o aluguel dos fios para as empresas de internet ser revertida para a reduo de tarifas de eletricidade." O texto ainda diz que "a regulamentao delimita o uso das redes eltricas de distribuio para fins de telecomunicaes, garantindo a qualidade, confiabilidade e adequada prestao dos servios de energia eltrica, gerando incentivos econmicos ao compartilhamento do sistema e zelando pela modicidade tarifria." Vrias concessionrias de eletricidade vm demonstrando o uso da tecnologia, e algumas inclusive j comearam a implantar testes em larga escala: em abril, "trezentos moradores de Santo Antnio da Platina (Norte Pioneiro) comeam a testar, no prximo dia 25, uma tecnologia que poder causar algum desconforto s provedoras de internet a partir de 2010 - e, nos anos seguintes, provocar dores de cabea ainda mais agudas s operadoras de telefonia fixa. Quem pretende causar todo esse mal-estar, abocanhando parte do mercado das tradicionais empresas de "telecom", a Companhia Paranaense de Energia (Copel). A estatal quer fornecer internet de banda "extralarga" e telefonia fixa a seus clientes por meio de uma estrutura que domina h dcadas: a rede eltrica. E a preos competitivos." (Fonte: Gazeta do Povo)

20

Uma das grandes desvantagens desse tipo de tecnologia principalmente esse: o sinal acaba se corrompendo em distncias muito longas, de acordo com os seguintes problemas:

Manter a alta velocidade com longas distncias, pelo encapamento plstico "roubar" os sinais de alta frequncia;

Os fios de cobre com tal frequncia podem interferir em alguns equipamentos eletro-eletrnicos, por fazer com que os dados gerem rudo no espectro eletromagntico, alm de haver possibilidade de corromper os dados pela captura do sinal de rdios e outros;

Da mesma forma, alguns aparelhos podem interferir na transmisso; Emendas, "T"s, filtros de linha, transformadores, e o ligamento e desligamento de eletrnicos na rede eltrica causam ecos do sinal, por criar pontos de reflexo, com isso podendo haver corrupo dos dados;

Necessidade de instalao de "repetidores" (veremos seu funcionamento mais adiante) em cada tranformador externo (aqueles dos postes), pois filtram sinais de alta frequncia.

Esses so os problemas encontrados para o uso do PLC, e analisaremos ao longo do texto. Uma falta de investimentos por parte do governo federal tambm ajuda neste quesito. H ainda muitas crticas de radioamadores quanto a interferncia junto aos sinais dos transmissores. Porm, vamos mostrar agora para as vantagens. Entre elas, esto a facilidade de implantao pois, a rede eltrica a mais abrangente em todos os pases, e cobre 95% da populao nacional. E no apenas isso, reduz os gastos com implantao de infraestrutura independente, gerando alta economia. isso tambm gera praticidade, pois bastaria ligar um equipamento como esse na

21

tomada, conectando o cabo de rede em seguida:

Outro ponto importante a alta taxa de transmisso podendo chegar a at 40Mbps nas freqncias de 1,7MHz a 30MHz. A segurana tambm um ponto importante: ao contrrio da rede Wi-Fi, onde um usurio pode tentar se aproveitar do sinal do prximo, no PLC quem compartilha do mesmo "relgio", no tem como compartilhar a conexo de rede, devido criptografia com algoritmo DES de 56 bits. Os eletrodomsticos podem tambm usar uma rede domstica, com dispositivos Ethernet, USB, wireless ou ponte de udio, esta conectando o computador s caixas de som, bastando comprar mdulos PLC que inclusive j esto venda, como o mostrado na figura acima. Passando para o lado mais operacional da coisa, temos o uso dos grids inteligentes. Estes tm a funo de monitorar toda a extenso da fiao de energia eltrica, reduzindo perdas na transmisso de energia, gerando tambm perdas em termos econmicos, j que indstrias e comrcios tambm acabam sendo prejudicados pela manuteno lenta, pois o sistema atual se baseia na informao dos clientes - que aps relatarem por telefone a queima de um transformador, por exemplo, esperam at a companhia enviar uma equipe.

22

Com o grid inteligente, as quedas so reduzidas em 80%, bem como diminuir a energia perdida em 10%, pois, num corte, por exemplo, o grid j aciona automaticamente a central e informa o local do ocorrido. Alm disso, pode ser oferecido um desconto para usurios que no utilizarem o servio em horrio de pico, por exemplo - j que o grid informa central de forma instantnea todos os dados. Por isso, esta tecnologia dispensa o uso de coletores de informaes, aqueles que vo de porta-em-porta. Neste caso tambm h um envio automtico dos dados central.

"A nossa posio parecida com a do DSL no final dos anos 90: as pessoas ouviram falar da tecnologia e, ainda que no estejamos to presentes na vida dos clientes, agora estamos disponveis", disse Ralph Vogel, porta-voz da Utility.net, uma integradora de BPL baseada em Los Angeles, IDG Now! . Iniciativa gigante a que est sendo feita pela Unio Europeia. Ela aprovou, em 2007, 9,06 milhes de Euros para apoiar o PLC, desenvolvida pela Opera (Open PLC European Research Alliance), uma aliana determinada a criar novas geraes de tecnologias para redes integradas, e, todo o projeto co-financiado pela Unio Europia, beneficiando vrios pases da Europa - e inclusive outros, por tabela, j que a tecnologia nunca fica num local s. Neste caso foi criado uma rede com especificao DS2, de 200Mbps, para o PLC (ou BPL). A equipe do Opera centralizar o BPL em programas de Internet banda larga, ensino virtual, telefonia VoiP, entre outros servios inteligentes, e vdeo. A iniciativa teve participao de 26 scios de 11 pases, com a Espanha na liderana.

FUNCIONAMENTO O princpio bsico de funcionamento das redes PLC que, como a frequncia dos sinais de conexo na casa dos MHz 91,7 a 30), e a energia eltrica da ordem dos Hz (50 a 60 Hz), os dois sinais podem conviver harmoniosamente, no mesmo meio. Com isso, mesmo se a energia eltrica no

23

estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet no ser interrompido. A tecnologia, tambm possibilita a conexo de aparelhos de som e vrios outros eletroeletrnicos em rede, como j dito acima. A Internet sob PLC possui velocidade no assncrona: ou seja, voc tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados.

O princpio de funcionamento da rede comercial parecido, vamos ao esquema:

O sinal do BPL sai da central, indo para o injetor, que vai se encarregar de envi-lo rede eltrica. No caminho, o repetidor tem a funo de no deixar com que os transformadores filtrem as altas frequncias. Chegando perto da casa, o extrator, que deixa o sinal pronta para uso da casa, chegando at o modem BPL, que vai converter para uso pelo computador, atravs de uma porta Ethernet ou USB, ou mesmo via Wi-Fi. No penltimo passo, no caminho poste-casa, h 3 meios: por cabo de fibra ptica, por wireless ou pela prpria fiao eltrica, este ltimo mais provvel. Como h um repetidor a cada transformador, e nesse sistema com grids inteligentes no se usa mais os atuais "relgios", descarta-se a desvantagem mais famosa na Internet do uso do PLC - de que os transformadores, por absorver os

24

sinais, impossibilitariam a instalao. Analisando em termos de cidade, vamos mais um esquema:

Veja, que de modo um pouco diferente do outro, adaptado pela empresa Plexeon, porm com a mesma definio. O sinal sai da estao que o "injeta" na linha, indo para a rede de distribuio - primeiramente rgos pblicos - e depois s casas, sempre passando por um repetidor ao passo que um transformador passa na linha, e um extrator quando finalmente chega na casa. Note que as casas tambm podem ser conectadas pelo repetidor.

Para uma rede domstica apenas, basta ligar um mdulo PLC do roteador na rede eltrica, e o do outro computador tambm, aps isso configurando normalmente, como voc est habituado a fazer. Esses mdulos tm o nome de "USB PowerLine", para ligar na porta USB, ou "Bridge Ethernet 10/100 Mbps Powerline" para ligar diretamente na porta de rede, e vendido no Brasil por vrias empresas, como a Naxos, a Trendnet, Siemens, etc, e pode ser encontrado at no Mercado Livre.

25

Existem ainda adaptadores e roteadores que eliminam completamente os fios, como os mostrados no esquema da Trendnet, abaixo. Para uma rede domstica, existem modens que "injetam" o sinal em sua rede eltrica residencial, e se voc tiver uma placa de rede wireless, h modelos de "Pontos de Acesso Powerline Wireless" que 'capturam' o sinal na tomada mais prxima do computador, e disponibilizam o sinal como um roteador wireless qualquer:

26

A especificao mais usada hoje a DS2, que se originou na Europa. Nos EUA, tambm usado o padro HomePlug. As verses comerciais vendidas no exterior hoje possui velocidade mdia de 200 Mbits/s. O principal diferencial entre os padres a frequncia - cada uma com suas vantagens. No Brasil, no h ainda padro definido, e a tendncia que o japons, americano e europeu reinem juntas.

Como j visto, o BPL no interfere, na sua frequncia, em eletrodomsticos, devido s grandezas serem diferentes. Porm, parte da onda mdia (1,7 a 3 Mhz) e toda a onda mdia (3 a 30 Mhz) ficam inutilizadas e prejudicadas, podendo outros equipamentos causarem interferncias, como motores e dimmers de luz, alm de ecadores de cabelos, aspiradores e as furadeiras eltricas, havendo uma menor possibilidade tambm dos chuveiros eltricos prejudicarem.

Vale lembrar tambm que os equipamentos PLC no podem ser ligados no-breaks, estabilizadores ou filtros de linha, pois este bloqueiam sinais de alta frequncia.

27

No Brasil, obviamente tambm pode dar certo, pois muitas empresas do setor de eltrica esto continuando seus testes, alm de que tecnologias europeias podem ser importadas, isso se nenhuma universidade brasileira desenvolver algo antes. O BPL se mostra como mais uma alternativa de incluso Internet, num pas onde 95% da populao possui energia eltrica. Alm disso, como a infra-estrutura de menor custo, esse sistema mostra-se como uma alternativa mais econmica para os usurios.

28

CONCLUSO

Os acessos a internet evoluram muito na ltima dcada. O que era apenas uma utopia em filmes de fico cientfica, hoje est cada vez mais presente em nossas vidas. Evidenciamos neste trabalho que o avano tecnolgico acontece muito rpido um exemplo disso foi aquela conexo lenta e chiada virar algo rpido e mvel. Vimos que atualmente existem vrias formas de se conectar Internet, e conclumos com este trabalho que as duas formas mais utilizadas so: acesso discado e ADSL. .

E aps a escolha da conexo necessrio escolher tambm um provedor de acesso que possibilitar o acesso Internet atravs do tipo de conexo escolhida. Alguns provedores de acesso no fornecem servios a todos os tipos de conexo. Assim, ao escolher o tipo de conexo, necessrio informar quais provedores fornecem servios conexo desejada. Tendo um vasto tipos de acessos Internet a escolha difcil. Depende da rea de cobertura do acesso, dos servios disponibilizados (IP fixo/dinmico, Espao em disco para web, caixas de correio, etc..), do preo dos servios disponibilizados pelo ISP assim como a largura de banda (upstream/downstream). Deve-se ter ateno aos limites de trfego, o trfego excedente pode ser cobrado a valores muito elevados. Ficam grandes expectativas em relao ao acesso atravs de PLC (preo/largura de banda).O acesso UMTS dever ser mais caro.

29

Bibliografia Internet QoS: A Big Picture" Xiao, X., & Ni, M. N., IEEE Network, March/April 1999 "A Two-bit Differenciated Services Architecture for the Internet" K. Nichols, V. Jacobson, L. Zhang, , IETF , December 1997. Redes de Computadores e Internet Autor: Comer, Douglas E. Editora: Bookman A Internet - Coleo Folha Explica Autor: Ercilia, Maria; Graeff, Antonio Editora: Publifolha http://www.plexeon.com/

30

Potrebbero piacerti anche