Sei sulla pagina 1di 3

1.1.1.

1 PPTP

O Point-to-Point Tunneling Protocol (PPTP) desenvolvido por um forum de empresas (Microsoft, Ascend Communications, 3Com, ECI Telematics e US Robotics) foi um dos primeiros protocolos usado para tunelamento, regulamentado pela Internet Engineering Task Force (IETF) na RFC 2637 de julho de 1999. O protocolo permite que o Point-to-Point Protocol (PPP) seja encapsulado atravs de uma rede IP. O PPTP no especifica quaisquer alteraes ao protocolo PPP, mas sim descreve um novo veculo para o transporte do PPP. A arquitetura cliente-servidor definida a fim de dissociar funes que existem no Network Access Servers (NAS) atuais e apoiar as redes privadas virtuais (VPNs) (HAMZEH et al, 1999). Segundo Nakamura e Geus um ponto a ser considerado que o sigilo, a integridade e a autenticidade dos pontos que se comunicam devem ser fornecidos por outro protocolo, que geralmente feito pelo IPSec. O PPTP no fazendo autenticao de pacotes e o tnel sendo construdo com dispositivos finais, assim, por isso, chamados de tneis voluntrios, ou seja, o prprio usurio final configura e estabelece conexes, fazendo o encapsulamento dos pacotes fim a fim (MARLETA, 2007). De acordo com Catambry (1999)
O PPTP encapsula pacotes PPP utilizando-se de uma verso modificada do Generic Routing Protocol (GRE), o que torna o PPTP capaz de lidar com outros tipos de pacotes alm do IP, como o IPX e o Network Basic Input/Output System Extended User Interface (NetBEUI), pois um protocolo baseado na camada 2 do modelo OSI (enlace).

De acordo com Assis (2003) as conexes PPTP dispem de autenticao de usurios e encriptao dos dados, porem essas funcionalidades no so realizadas pelo protocolo PPTP, mas sim por outros compatveis; para a autenticao dos dados podem ser utilizados os seguintes protocolos: MS-CHAP (RFC 2433); EAP (RFC 2284); PAP; CHAP; para criptografia o protocolo PPTP utiliza o MPPE (RFC 3078), que utiliza chaves de 40, 56 e 128 bits. O PPTP pega os dados criptografados pelo MPPE e faz o encapsulamento utilizando uma verso do GRE. Para manter o tnel, o PPTP utiliza o protocolo TCP.

Segundo Borges, Fagundes e Cunha (2007) na conexo PPTP existem trs elementos envolvidos. O cliente, o servidor de acesso rede e o servidor PPP. Na comunicao PPTP h trs processos, onde cada um exige que os anteriores sejam atendidos.

Figura 1 - Conexo PPP

Fonte: Lourival, Zanaroli, Lima, Rangel (2000) Na conexo de comunicao PPP O cliente PPTP utiliza o PPP para se conectar ao ISP, por exemplo, [...]. Nesta etapa o PPP utilizado para estabelecer a conexo e criptografar os dados (BORGES; FAGUNDES; CUNHA, 2007, p. 3). De acordo com Lourival, Zanaroli, Lima, Rangel (2000) Na conexo de controle PPTP a partir da conexo estabelecida pelo PPP, o PPTP cria um controle de conexo utilizando o protocolo TCP desde o cliente at o servidor PPTP. Esta conexo chamada de tnel PPTP. nesta etapa que todos os parmetros de configurao da conexo so definidos entre as extremidades do tnel, completa Borges, Fagundes e Cunha (2007, p. 3).

Para Borges, Fagundes e Cunha (2007) no Tunelamento de dados PPTP os pacotes de dados so primeiro criptografados e encapsulados com um cabealho PPP, esse quadro encapsulado com um cabealho GRE que reencapsulado com um cabealho IP que contem os endereos de origem e destino das extremidades da conexo PPTP. Esse pacote representado na figura a seguir.
Figura 2 - Pacote de Tunelamento PPTP

Fonte: Borges, Fagundes e Cunha (2007)

O PPTP utiliza a porta reservada 1723 para estabelecer a conexo de controle. Aps estabelecer a conexo, inicia a troca de mensagens entre o controle de conexo e o gerenciamento de mensagens PPTP. Os pacotes de controle de conexo so compostos por um cabealho IP, um cabealho TCP e o controle de mensagens PPTP (ASSIS, 2003).

Potrebbero piacerti anche