Sei sulla pagina 1di 4

TEORIA E HISTRIA

O uso da teoria na histria tem uma relevncia fundamental para a mediao e balizamento do objeto de estudo a ser pesquisado e discutido, no entanto necessrio mergulhar nas fontes e fazer uma investigao, prosseguindo a partir da teoria e dos documentos estudados produzirem um conhecimento acadmico. Nesse sentido observamos que a produo cientfica no meramente escrever, mas estar fundamentado em alguma teoria j experimentada e comprovada, para que o trabalho tenha sentido, como corrobora (RSEN, 2001, p. 14) Com sua anlise dos fundamentos da cincia da histria, a teoria da histria pe-se em evidncia elementos que, sem suas anlises tericas, remanesceriam na obscuridade de supostas obviedades. O pesquisador tem a liberdade de escolher o seu objeto de estudo, tambm teoria que vai utilizar para fundamentar o seu trabalho, para que a sua pesquisa no seja uma mera descrio do fenmeno, mas, uma investigao balizada e com isso o mesmo venha ter relevncia acadmica. O ideal que o historiador escolha um tema de pesquisa que goste e seja atrativo para ele, a fim de que o trabalho no se torne montono e cansativo.
Auto-reflexo, como retorno ao processo cognitivo de um sujeito cognoscente que se reconhece reflexivamente nos objetos do seu conhecimento, por certo um assunto que pertence ao trabalho quotidiano de qualquer historiador (RSEN, 2001, p. 25).

Partindo de tericos que fundamentaro a pesquisa emprica, a mesma ser diferenciada de uma que no utiliza teoria, ou seja, para que uma pesquisa seja considerada cientfica necessrio utilizar mtodos cientficos na investigao do problema. Para produo do texto histrico, o historiador faz uma investigao partindo das fontes, fundamentando-se em tericos produz o texto subjetivo amparado em teorias, que vo refletir no resultado final da sua pesquisa.

A teoria da histria tem por objetivo analisar o que sempre foi a base do pensamento histrico em sua verso cientfica e que, sem a explicitao e a explicao por ela oferecidas, nunca passaria de pressupostos e de fundamentos implcitos (RSEN, 2001, p. 21).

Ao utilizar a teoria cientfica o historiador, tem a permisso para explicar provisoriamente o seu objeto de pesquisa, nesse sentido a fundamentao terica vai mediar o pesquisador e o seu estudo, pois ele vai estar fundamentado e balizado para produzir conhecimento cientfico: (RSEN, 2001, p. 17) A racionalidade que um pensamento histrico reivindica, ao proceder cientificamente, implica, pois, um saber metaterico, reflexivo, no estilo da teoria da histria. A teoria vai proporcionar ao pesquisador ou historiador conceitos que iro mediar a anlise e a construo de problematizao no seu objeto de estudo, fundamentando a sua produo em pesquisas cientficas comprovadas atravs de estudos ou experimentos. Claro que, no trabalho finalizado vai estar inserido tambm a viso e o pensamento do pesquisador, independente da teoria utilizada.
O fio condutor da argumentao a inteno de descrever e demonstrar que a reflexo do pensamento histrico sobre os seus fundamentos emerge do trabalho prtico do prprio historiador, baseia-se nele e possui para ele significado. (RSEN, 2001, p. 26).

O historiador ao utilizar a teoria mediando o trabalho, ir culminar no desenvolvimento e na produo do texto histrico cientfico, e no apenas em um amontoado de idias sem lgica e sem fundamento, apenas especulativo, nesse sentido a fundamentao terica vai dialogar e fazer a mediao com o objeto e trazer sentido a perspectiva histrica da pesquisa elaborada ou em elaborao. Claro que para desenvolver o seu trabalho o historiador vai produzir textos, que na maioria das vezes utiliza narrativa onde o interesse para

descrever e compreender um fenmeno ou acontecimento ocorrido em determinada sociedade no passado distante ou recente, porm utiliza-se a narrativa histrica, pois se escreve a partir de fontes reais, e no imaginativas, mas, em determinados momentos o historiador utiliza a subjetividade, porm amparado e mediado pela teoria utilizada no desenvolvimento da pesquisa.
A teoria da histria abrange, com esses interesses, os pressupostos da vida quotidiana e os fundamentos da cincia da histria justamente no ponto em que o pensamento histrico fundamental para os homens se haverem com suas prprias vidas, na medida em que a compreenso do presente e a projeo do futuro somente seriam possveis com a

recuperao do passado. (RSEN, 2001, p. 30).

Dentro desse paradigma, podemos afirmar que o uso da teoria, colocou um novo sentido inerente construo do conhecimento cientfico, na investigao de algum fenmeno que tenha ocorrido em alguma sociedade, dessa forma, permite retirar a cortina e adentrar na forma complexa do objeto investigado. Permitiu o historiador fazer perguntas ao seu objeto de investigao. A teoria vem trazer um olhar profundo sobre o objeto investigado, pois proporcionar a formao de uma base que dar sustentculo para a produo do conhecimento cientfico, onde resultar como resposta a gerao e criao de uma pesquisa qualitativa ou quantitativa. Existem vrias teorias, visto que a evoluo dos pensamentos de alguns intelectuais tericos, compilados ou re-compilados a partir de olhares dinmicos e perceptivos de outros pesquisadores, por conseguinte formaro um novo direcionamento, para um novo paradigma na forma de novos pensamentos tericos. Como percebemos a evoluo no pensamento, ou a percepo vista de uma tica no explorada ainda a fundo ou com a descoberta de novas fontes relativas ao estudo, consegue trazer a tona uma nova viso sobre um determinado fenmeno ou acontecimento, e em algumas situaes vo colocar um estudo realizado a prova.

Ao escolher uma teoria para servir de base do seu trabalho, o historiador mostra a preferncia por determinada escola histrica, que pode mostrar ou no o seu direcionamento ou a sua posio em relao ao seu objeto de estudo. Entretanto isso no regra bsica o pesquisador atual livre para utilizar vrias metodologias em conjunto como histria oral, micro histria, macro histria.

Potrebbero piacerti anche