Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE DIREITO CURSO DE DIREITO DIREITO CONSTITUCIONAL I DOCENTE: PROF DR.

ARTUR CORTEZ BONIFCIO

FLADEMIR GONALVES DANTAS

FICHAMENTO DO TEXTO: A FORA NORMATIVA DA CONSTITUIO de Konrad Hesse, pgs. 5 a 32

NATAL/RN

2012.2 FLADEMIR GONALVES DANTAS

FICHAMENTO DO TEXTO: A FORA NORMATIVA DA CONSTITUIO de Konrad Hesse, pgs. 5 a 32.

Atividade apresentada na disciplina Direito Constitucional I - orientado pelo Prof Dr. Artur Cortez Bonifcio como complemento para a primeira avaliao.

NATAL/RN

2012.2 A FORA NORMATIVA DA CONSTITUIO HESSE, Konrad. A fora normativa da Constituio. Porto Alegre: Srgio Fabris Editor, 1991. p. 5 - 32. Konrad Hesse fazendo meno a conferncia de Ferdinand Lassalle nos apresenta que as questes constitucionais no so questes jurdicas, mas sim questes polticas, pois representam as relaes de poder existentes num pas: o poder militar, social, econmico e intelectual. Esse conjunto de fatores constituem a fora ativa determinante das leis e das instituies da sociedade, fazendo com que estas expressem, to somente, a correlao de foras que resulta dos fatores reais do poder. So esses fatores que formam a Constituio jurdica. As foras polticas movem-se consoante suas prprias leis, que atuam independentemente das formas jurdicas. Alega que o Direito Constitucional uma cincia normativa, sofrendo mutaes e passvel das relaes do poder dominante. Contudo, considera tambm que a Constituio jurdica expressa a motivao e modelao da vida do Estado. Existe uma relao direta entre a Constituio jurdica e a realidade polticosocial, ou seja, entre norma e realidade, posto que a norma constitucional no tenha existncia autnoma em face da realidade, quer seja que sua essncia reside na sua vigncia (natural, tcnica, econmica e social), na situao por ela regulada que pretende ser concretizada na realidade. A Constituio procura imprimir ordem e conformao realidade poltica e social, determinada pela realidade social e, ao mesmo tempo, determinante em relao a ela. Hesse considera ento duas realidades: a Constituio real e a Constituio jurdica e que ambas esto em relao de coordenao. Elas condicionam-se e a Constituio adquire fora normativa na medida em que logra realizar essa pretenso de eficcia. Citando Humboldt, Hesse nos aponta que nenhuma Constituio poltica completamente fundada num plano racionalmente elaborado pode lograr xito, pois somente uma Constituio que se vincule a uma situao histrica concreta e suas condicionantes, dotada de uma ordenao jurdica orientada pelos parmetros da razo, pode, efetivamente, desenvolver-se. Categoricamente Hesse afirma que toda Constituio, ainda que considerada como simples construo terica, deve

encontrar um germe material de sua fora vital no tempo, nas circunstncias, no carter nacional, necessitando apenas de desenvolvimento, pois a Constituio no pode permanecer eternamente estril construindo um Estado de forma abstrata e terica. A norma constitucional mostra-se eficaz e adquire poder e prestgio se for determinada pelo princpio da necessidade, uma vez que, por si s, ela pode impor tarefas que podem ser efetivamente realizadas, transformando-se em fora ativa se essas tarefas forem efetivamente realizadas, se existir a disposio de orientar a prpria conduta segundo a ordem nela estabelecida, se, a despeito de todos os questionamentos e reservas provenientes dos juzos de convenincia, se puder identificar a vontade de concretizar essa ordem. Essa vontade da Constituio reside em trs vertentes diversas: compreenso da necessidade e do valor de uma ordem normativa inquebrantvel, que proteja o Estado contra o arbtrio desmedido e disforme, bem como na compreenso de que essa ordem constituda mais do que uma ordem legitimada pelos fatos, bem como na conscincia de que ao contrrio do que se d com uma lei do pensamento, essa ordem no logra ser eficaz sem o concurso da vontade humana, por meio dos atos de vontade. Hesse apregoa que a fora que constitui a essncia e a eficcia da Constituio reside na natureza das coisas, impulsionando-a, conduzindo-a e transformando-se, assim, em fora ativa. Quanto ao contedo de uma Constituio, deve ser este o mais singular do presente, levando em conta os elementos sociais, polticos e econmicos dominantes, bem como o estado espiritual de seu tempo. Importante tambm que a Constituio seja capaz de adaptar-se a uma eventual mudana de condicionantes e por fim, ela no deve se assentar numa estrutura unilateral, devendo considerar os direitos fundamentais e seus respectivos deveres, a diviso dos poderes, o federalismo. Alm do contedo, Hesse acrescenta que a fora normativa da Constituio deve vir tambm da prxis, da vontade de todos em observar os ditames pregoados pela carta magna. Por fim, considera que a interpretao tem significado decisivo para a consolidao e preservao da fora normativa da Constituio. Em sntese, a Constituio jurdica est condicionada pela realidade histrica,

ela no pode ser separada da realidade concreta de seu tempo, pois ela ordena e conforma a realidade poltica e social. A Constituio, pois, no significa simples pedao de papel como apontou Lassalle, bem como no se afigura impotente para dominar efetivamente a distribuio de poder, tal como afirmou Jellinek. A Constituio tambm no est totalmente condicionada por essa realidade histrica dita acima. A Constituio tambm no mera cincia normativa e dependem diretamente da Histria, Sociologia e Economia.

Indicao do texto: para todos os cidados preocupados em conhecer a estrutura jurdica e administrativa de seu pas.

Local: Este fichamento encontra-se no arquivo pessoal nomeado de Curso de Direito UFRN.

Potrebbero piacerti anche