Sei sulla pagina 1di 5

Dr.

Hamilton Resende
Advogado OAB/PI n 4.165 Advocacia e Assessoria Jurdica

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA COMARCA DE ESPERANTINA-PI

JOSELIA MARIA DE MEDEIROS, brasileira, solteira, comerciante, residente e domiciliada na Rua Projetada 08, s/n, bairro pedreira, Esperantina-PI, por seu procurador infra-assinado, mandato anexo, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, requerer REVOGAO DE PRISO PREVENTIVA Pelos fatos e fundamentos jurdicos que passa a expor: DO SUPORTE FTICO A Requerente encontra-se presa na Penitenciria Estadual de Parnaba, sob a suspeita de haver praticado o crime do art. 33 da Lei 11.343/2006 e do art. 121 c/c art. 14, do Cdigo Penal. A priso foi motivada por representao policial, contando com depoimentos infundados de que a Requerente teria traficado entorpecentes ou tentado contra a vida de um policial.

Rua Vereador Ramos, 935, Centro, Esperantina-PI, tel:. 9972-0198/8122-3377 hamiltonresende@hotmail.com

Dr. Hamilton Resende


Advogado OAB/PI n 4.165 Advocacia e Assessoria Jurdica

acusada, foi imputado o crime sem a consistncia lgica para tal, sem que fosse constatada a prova material que comprovasse a autoria do crime. A requerente pessoa trabalhadora, tem 04 (quatro) filhos menores, sendo que uma portadora do vrus da AIDS, com fase bastante avanada, necessitando de cuidados especiais da Requerente. A requerente devido ao crime do qual est sendo acusada deve ter sua liberdade provisria concedida. A manuteno da priso da Requerente, pela forma como foi realizada no presente processo, demonstra flagrante ilegalidade e merece ser afastada pelo Poder Judicirio. Cumpre ressaltar, o Paciente que PRIMRIO; pois no possui nenhuma condenao em processo criminal; possui BONS ANTECEDENTES; tambm possui PROFISSO DEFINIDA, (comerciante); possui RESIDNCIA FIXA, na rua Projetada 08, s/n, Esperantina-PI, no havendo assim, motivos para a Manuteno da Priso cautelar, porquanto o Requerente possui todos os requisitos legais para responder o processo em liberdade. Alis, Nobre Julgador, no se pode ignorar o esprito da lei, que na hiptese da priso preventiva ou cautelar visa a garantia da ordem pblica; da ordem econmica; por convenincia da instruo criminal; ou ainda, para assegurar a aplicao da lei penal, que no presente caso, pelas razes anteriormente transcritas, esto plenamente garantidas. Neste mesmo sentido, diz o insigne JULIO FABBRINI MIRABETE, in CDIGO DE PROCESSO PENAL INTERPRETADO, 8 edio, pg. 670: Como, em princpio, ningum dever ser recolhido priso seno aps a sentena condenatria transitada em julgado, procura-se estabelecer institutos e medidas que assegurem o desenvolvimento regular do processo com a presena do acusado sem sacrifcio de sua liberdade, deixando a custdia provisria apenas para as hipteses de absoluta necessidade. Destaquei.

Rua Vereador Ramos, 935, Centro, Esperantina-PI, tel:. 9972-0198/8122-3377 hamiltonresende@hotmail.com

Dr. Hamilton Resende


Advogado OAB/PI n 4.165 Advocacia e Assessoria Jurdica

J o inciso LVII, do art. 5, da Carta Magna, diz o seguinte: LVII ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; H ainda a possibilidade de concesso da liberdade provisria uma vez que no se aplicaria a priso preventiva, em razo da inexistncia de seus motivos de imposio da priso cautelar. Cumpre ressaltar mais uma vez que, no existe vedao legal para que no seja concedida a REVOGAO DA PRISO PREVENTIVA, vez que a requerente encontra-se em situao de flagrante ilegalidade, pelo prazo de sua priso e pelo fato de no h motivos legais e processuais para a segregao de sua liberdade, ficando vinculado a comparecer a todos os atos processuais posteriores. Com efeito, a priso preventiva do paciente mostra-se totalmente ilegal, uma vez que est rodeada de ilicitudes, j que so evidentes que no est demonstrada a autoria e a materialidade do delito. Destarte, h de se verificar o constrangimento ilegal efetivado em sua liberdade de locomoo, haja vista que a priso da Requerente visivelmente injusta e ilegal, sendo que todos os fatos pelo qual acusado, ser devidamente esclarecido durante todo o trmite processual. H expressa violao da Lei, restando de sobejo comprovado o constrangimento ilegal, uma vez que est evidente que no cometera crime algum. Assim, a coao ser ilegal quando, segundo o art. 648, I, do CPP, quando no houver justa causa para que seja mantida presa, como pode ser verificado: Art. 648. A coao considerar-se- ilegal: I - quando no houver justa causa; Dessa forma, cabvel plenamente o cerceamento da coao ilegal e, no caso, tal coao encontra-se mantida por fora policial.

Rua Vereador Ramos, 935, Centro, Esperantina-PI, tel:. 9972-0198/8122-3377 hamiltonresende@hotmail.com

Dr. Hamilton Resende


Advogado OAB/PI n 4.165 Advocacia e Assessoria Jurdica

Por isto e outras mais que esta priso mostra-se descabida, cabendo ao Poder Judicrio paralisar esta ao segregadora contra a Requerente, por ser da mais ldima Justia, uma vez que esto ausentes os motivos ensejadores. No caso dos autos a priso preventiva e mesmo a denncia h de ser rejeitada (CPP, art. 43, III), flagrante a ilegitimidade do paciente para figurar em provvel ao penal. Esto, pois, a Requerente sofrendo coao ilegal, merc do recebimento da mencionada Denncia, motivo bastante para o presente pedido de REVOGAO DE PRISO PREVENTIVA, na forma do art. 648, I, do CPP, flagrante a falta de justa causa para a ao penal. de se observar que para que seja recebida a denncia, com a instaurao da ao penal, torna-se necessrio a existncia de indcios que demonstrem ser autora do delito, o que no ocorre no caso dos autos. Os tribunais vem decidindo o seguinte:
Trancamento da Ao Penal Falta de justa causa Evidenciada a atipicidade de conduta, impende reconhecer a falta de justa causa para a persecuo criminal. (RSTJ 27/118) Em sede de habeas corpus s se reconhece a falta de justa causa para a ao penal, sob fundamento de divrcio entre a imputao ftica contida na denncia e os elementos de convico em que ela se apia, quando a desconformidade entre a imputao feita ao acusado e os elementos que lhe servem de supedneo for incontroversa, translcida e evidente, revelando que a acusao resulta de pura criao mental de seu autor.(Ac. 5. Turma do STJ, no RHC 681, RT 665/342 e 343)

A 2. Cm. Crim. do TAMG, no HC 9854-0/00, relatoria do juiz Jos Loyola, elucidou que: HABEAS CORPUS TRANCAMENTO DA AO PENAL DENNCIA INEPTA manifesto o constrangimento ilegal decorrente de ao penal iniciada com base em denncia que no se apoia em elementos que autorizem pelo menos uma razovel suspeita da participao do acusado, e que este tenha praticado fato tpico e antijurdico, agindo dolosa ou culposamente. (RJTAMG 30/319)

Rua Vereador Ramos, 935, Centro, Esperantina-PI, tel:. 9972-0198/8122-3377 hamiltonresende@hotmail.com

Dr. Hamilton Resende


Advogado OAB/PI n 4.165 Advocacia e Assessoria Jurdica

Cumpre ressaltar mais uma vez que, no existe vedao legal para que no seja concedida a REVOGAO DE SUA PRISO PREVENTIVA, vez que a Requerente preenche os requisitos legais do Cdigo de Processo Penal, uma vez que no h motivos legais e processuais para a segregao de sua liberdade, ficando vinculado a comparecer a todos os atos processuais posteriores. Alis MM. Juiz, no se pode ignorar o Esprito da Lei, que a hiptese da priso preventiva ou cautelar visa a garantia da ordem pblica; da ordem econmica; por convenincia da instruo criminal; ou ainda, para assegurar a aplicao da lei penal, que no presente caso, observando o caso concreto e os requisitos concessores da liberdade provisria pelas razes anteriormente transcritas, observa-se que esto plenamente garantidas, mesmo com a concesso da liberdade. Assim, requer-se a concesso da revogao da priso preventiva ou liberdade provisria, haja vista que o mesmo pessoa idnea e conhecida na sociedade de batalha no havendo motivos para manter-se em custdia preventivamente. Isto posto, tem a presente o objetivo de suplicar a V. Exa., em razo dos motivos supra transcritos, que conceda ao Acusado a REVOGAO DA PRISO PREVENTIVA, expedindo-se o competente Alvar de Soltura, pois, assim, V. Exa. estar promovendo a mais ldima JUSTIA! Termos em que, Espera deferimento. Esperantina-PI, 10 de julho de 2012 Hamilton Coelho Resende Filho Advogado OAB-PI 4.165

Rua Vereador Ramos, 935, Centro, Esperantina-PI, tel:. 9972-0198/8122-3377 hamiltonresende@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche