Sei sulla pagina 1di 2

As helicnias, pertencentes famlia Heliconiaceae, gnero Heliconia, so plantas de origem neotropical que aparecem naturalmente em clareiras, bordas de florestas

s e matas ciliares, na Amrica Central e Amrica do Sul. Existem aproximadamente 250 espcies de helicnias e algumas dessas espcies so muito utilizadas como plantas de jardim e flores de corte. As helicnias so plantas de porte herbceo, com diferentes tamanhos, podendo chegar at 12 m de altura. Propagam-se por meio de rizomas subterrneos, que pemitem brotaes superfcie, podendo ser solitrios ou agregados. Cada planta composta por pseudocaule, folhas e uma nica inflorescncia (Fig. 1). As folhas so semelhantes s da bananeira, compostas por um pecolo e uma lmina em um nico plano, em disposio dstica. As plantas apresentam trs diferentes hbitos de crescimento, o que facilita o reconhecimento das diferentes espcies (Fig. 2, 3 e 4). Muside as folhas tm pecolos grandes, em posio vertical, tomando a aparncia das musas (Fig. 5). Zingiberide as folhas tm pecolo curto e se dispem de forma mais horizontal, tomando aparncia de gengibre ornamental (Fig. 6). Canide as folhas apresentam pecolos curtos e mdios e se dispem em posio obliqua; tm a aparncia dos gneros Canna e Alpinia (Fig. 7). As inflorescncias podem ser eretas ou pendentes variando de forma, tamanho, plano e cor. As brcteas que envolvem e protegem as flores apresentam intenso e exuberante colorido, muitas vezes com cores contrastantes, o que favorece a sua aceitao pelo consumidor. Conforme o tipo da inflorescncia, as helicnias esto divididas em quatro grupos principais: Grupo 1A - inflorescncias eretas e em um plano (leves) (Fig. 8). Grupo 1B - inflorescncias eretas e em um plano (pesadas). Grupo 2 - inflorescncias eretas e em mais de um plano. Grupo 3 - inflorescncias pendentes e em um plano (Fig. 9). Grupo 4 - inflorescncias pendentes e em mais de um plano.
Rizoma de Helicnia, da espcie Heliconia bihai, tambm conhecida como H. caribaea e H. aurea. Popularmente ela conhecida como Pssaro-de-fogo , Pacova-branca , Traco e Caet-vermelho. Esta Helicnia nativa da Amrica do Sul, principalmente do Brasil e das Guianas. So plantas arbustivas que podem atingir desde 1,50 metros at mais de 2 metros de altura, adaptando-se a qualquer tipo de clima e solo, preferindo, no entanto, os locais mais quentes e de umidade relativa alta. Cultivam-se por diviso de rizomas. polinizada por morcegos e beija-flores .

Esta flor para cima face da Heliconia famlia, que atua como um copo, uma fonte natural de gua de chuva para pssaros e insetos.

Formam touceiras de bela aparncia com folhas grandes e verdes lembrando bananeiras, portanto, excelentes para jardins decorativos externos. No necessita replantio. Produzem abundantes floraes de colorido vivo e brilhante em matizes de vermelho forte, laranja e amarelo. Destinamse tambm com perfeio para corte devido a grande durabilidade em vasos e arranjos. Plantar em local de preferncia ensolarado e protegido das geadas do inverno. Plantam-se os rizomas entre 5 a 10 cm de profundidade em solo de boa qualidade. No so exigentes em adubao. Aceitam umidade, porm no em excesso. Rizoma destinado unicamente ao cultivo como ornamental.

Heliconia rostrata (tambm conhecida como bananeira-do-brejo e papagaio), uma planta tropical, da famlia botnicaHeliconiaceae. O tipo de inflorescncia desta planta incomum relativamente s outras helicnias. So inflorescncias pendentes, e o comprimento varia com o nmero de flores. As brcteas de cores vermelho, verde e amarelo, envolvem e protegem as flores, muito vistosas, de

intenso e exuberante colorido e, na maioria das vezes, com tonalidades contrastantes. As flores surgem do interior das brcteas, e produzem um nctar que serve de alimento para muitos pssaros, especialmente beija-flores. So cosonsideradas gefitas, ou seja, se reproduzem no somente pelas suas sementes, mas tambm por seus rgos subterrneos especializados, cuja principal funo servir como fonte de reservas, nutrientes e gua para o desenvolvimento sazonal. Se bem adubada e irrigada, esta helicnia produz flores durante o ano todo, mas principalmente nos meses mais quentes. Presta-se para formao de renques junto a muros, macios ou como planta isolada. Tambm muito utilizada como flor-de-corte. So excelentes para jardins decorativos externos, pois formam touceiras de bela aparncia com folhas grandes e verdes lembrando pequenas bananeiras. No necessita replantio. Como em seu habitat, deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo frtil e rico em matria orgnica, irrigado com freqncia. No tolerante ao frio. Plantam-se os rizomas entre 5 a 10 cm de profundidade, com espaamento de 80 cm ou mais, em solo de boa qualidade. No so exigentes em adubao. Aceitam umidade, porm no em excesso. Assim como a maioria das helicnias, esta variedade de origem neotropical, nativa da regio noroeste da Amrica do Sul.

Potrebbero piacerti anche