Sei sulla pagina 1di 8

1.

Introduo Este trabalho pretende abordar o conceito do Direito de Resistncia, no mbito da cadeira de Direitos Fundamentais do 3 semestre da Licenciatura em Direito da Universidade Lusada de Lisboa, no sentido de o tentar definir e clarificar nomeadamente no que respeita sua justificao e aplicao. Nesse propsito comeo por arriscar na definio de um conceito de Direito de Resistncia passando depois pela evoluo que o mesmo sofreu na civilizao ocidental terminando com a anlise da positivao do mesmo na Constituio da Repblica Portuguesa.

2. Conceito Para Miguel Galvo Teles o direito de resistncia foi considerado a pedra de toque do regime de direitos, liberdades e garantias, pois ele incorpora a ideia de que o reconhecimento de direitos no meramente subjectivo mas efectivo. O direito de resistncia a ultima garantia disposta por lei do cidado que se sinta atingido, ou agredido, nos seus direitos, liberdades e garantias. O direito de resistncia fundamentalmente uma garantia contra as arbitrariedades do Estado, que amparadas por um legado de direito que o protege podem ferir e limitar os direitos fundamentais. Num Estado de Direito Democrtico o direito de resistir, tal como o descrevemos, s faz sentido como ultima ratio j que s dever ser exercido, de forma ponderada e proporcional, em situaes que outros meios no estejam manifestamente disposio. Assim, o direito de resistncia permite ao cidado opor-se legitimamente, sempre que os seus direitos sejam atingidos, por actos praticados por entes pblicos ou por particulares, e lhe faltem mecanismos ou requisitos para, de outra forma, os garantir. O direito de resistncia pois uma garantia no jurisdicional que visa proteger, atravs de um mecanismo de auto tutela, os direitos dos cidados.

3. Evoluo Faz parte da natureza humana resistir ao que lhe adverso, neste sentido podemos aceitar que o exerccio do direito de resistncia natural e tem sido potenciador de grandes transformaes na sociedade. A manifestao de poder sempre foi exercida de forma diversa dependendo do estado de evoluo em que a sociedade se encontra: nas sociedades primitivas era a fora fsica; na antiguidade grecoromana, aps o advento do cristianismo, era a divindade; a partir da Idade Mdia, o povo surge como fonte do poder; no final do sculo XIX chega-se concluso que o direito e o poder devem ser vistos como um sistema de pesos e contrapesos. Na antiga Grcia, Scrates ensina a obedincia s leis do Estado sempre como um dever e ainda que o bom cidado obrigado a seguir todas as leis mesmo que ms, para no estimular a violao das boas pelos maus. Assim as leis so irresistveis e por esta razo no se admite o direito de resistncia. O indivduo era pertena do seu grupo, famlia e do Estado, que podia dispor livremente dos seus bens, da sua liberdade e da sua vida. neste contexto que surge a essncia do direito da resistncia na antiguidade. Na Idade Mdia, o direito de resistncia levado ao seu extremo atravs do tiranicdio, direito do povo afastar o tirano pela morte e normalmente aliado a uma rebelio armada, o tiranicdio entra em declnio ao se percepcionar que no adianta matar o tirano se a sua estrutura permanece. Na baixa Idade Mdia, surgem duas instituies embrionrias do direito de resistncia, a commendatio (o vassalo por ter a sua vida e seus bens sob proteco do senhor, em contrapartida concorda em servi-lo na paz e na guerra, sem prejuzo de sua liberdade) e o beneficium (o senhor deveria seguir os fundamentos do cristianismo, sob pena de a desobedincia ser justificada). Resulta assim que, apesar da fidelidade que ligava o vassalo ao senhor, existia um direito de resistncia caso o senhor violasse os seus limites de obrigao. Com o Renascimento italiano, quando se concebe a limitao dos poderes de proteco das liberdades individuais, d-se finalmente significado resistncia individual na histria do pensamento polticojurdico. O poder divino entra em declnio e a filosofia poltica passa a entender a resistncia como uma manifestao concreta e legitima de garantia da liberdade. Com o Estado moderno surge a relao de legitimidade e legalidade e com elas a necessidade de se equacionar o direito de resistncia como um exerccio que se justifica e se legitima no mbito do Estado 3

de Direito e no equilbrio de poderes. Com a nova ordem constitucional, assente nos direitos fundamentais do cidado, na separao de poderes e na soberania popular, o direito de resistncia deixa ento de se ligar questo da legitimidade do poder para se constituir num direito individual inserido no catlogo dos direitos, assente na defesa da autonomia do individuo e na legalidade de actuao do poder pblico.

4. O Direito de Resistncia na CRP 4.1 Evoluo Histrica Os primeiros textos constitucionais no incluam expressamente o direito de resistncia mas as sua legitimidade decorria do principio da legalidade j que a liberdade consiste em no serem obrigados a fazer o que a lei no manda, nem a deixar de fazer o que ela no probe. A conservao desta liberdade depende da observncia das leis.(art. 2 da Constituio de 1820) ou nenhum cidado pode ser obrigado a fazer, ou deixar de fazer alguma coisa, seno em virtude da lei (art. 145 da Carta Constitucional). O direito de resistncia surge expressamente consagrado na Constituio de 1838 ao estatuir livre a todo o cidado resistir a qualquer ordem que manifestamente violar as garantias individuais se no estiverem suspensas (art. 25) igual disposio constaria na Constituio de 1911 no seu art.3 n 37. A Constituio de 1933 inclui o direito de resistir a quaisquer ordens que infrinjam as garantias individuais, se no estiverem legalmente suspensas, e de repelir pela fora a agresso particular, quando no seja possvel recorrer autoridade pblica nos direitos e garantias individuais dos cidados portugueses (art.8 e 19) adicionando assim ao direito de resistncia o direito legtima defesa. Parece ser esta a orientao da Constituio de 1976 na sua redaco do n2 do art. 20, relativo defesa dos direitos, ao estabelecer que todos tm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela fora qualquer agresso, quando no seja possvel recorrer autoridade pblica, no deixando de se notar a queda de se no tiverem legalmente suspensas, premissa essencial para que em sede de legislao ordinria se suspenda o direito de resistncia. A reviso Constitucional de 1982 essa mesma redaco foi autonomizada num novo art. 21 com o ttulo Direito de Resistncia. 4.2 Na actualidade A actual a redaco o art. 21 estabelece que Todos tem direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela fora qualquer agresso, quando no seja possvel recorrer autoridade pblica. Na anlise desta norma h que distinguir: A) o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e B) o direito de repelir pela fora qualquer agresso quando no seja possvel recorrer autoridade pblica.

Se na primeira parte parece ser inequvoca a orientao entidades pblicas ao contrrio a segunda destina-se, obviamente, aos privados j que faz depender a reaco pela fora da impossibilidade de recorrer a entidades pblicas. O direito de resistncia no nos surge como um direito colectivo mas sim um direito individual. , acima de tudo, uma manifestao do principio da aplicabilidade imediata e efectiva dos direitos, liberdades e garantias aos entes pblicos, nesse sentido podemos consider-lo como direito autnomo. No um direito normal; de utilizao prudente e excepcional s se justifica como ultima ratio. A constituio no especifica quais as modalidades do exerccio do direito de resistncia o que resulta do carcter extraordinrio que o mesmo apresenta. Prev uma forma de auto tutela dos direitos quer em relao s agresses de particulares quer relativamente a quaisquer direitos, quando no lhe seja possvel recorrer autoridade pblica, abrindose aqui a legitimao legitima defesa e aco directa ambas previstas na nossa lei penal e civil. O uso da expresso resistncia remete-nos obrigatoriamente para o sentido de desobedincia s determinaes de um poder pblico, esta resistncia pode apresentar-se de trs formas: 1- A resistncia passiva: a simples no execuo de actos mandados pelo poder pblico; 2- A resistncia defensiva: a reaco da pessoa ordem do poder pblico; 3- A resistncia activa: a resposta ordem do poder pblico atravs da perturbao desse poder pblico. No se pense contudo que o direito de resistncia se aplica em oposio ordem jurdica, antes devemos entender que a defesa dos direitos tambm a defesa da prpria ordem jurdica, como que se fundem. Notoriamente evidente a importncia que o direito de resistncia poder assumir na defesa de direitos em caso de suspenso inconstitucional de direitos, liberdades e garantias. Na CRP o direito de resistncia constitui-se como um direito de natureza anloga que visa, atravs de um mecanismo de auto tutela individual, a defesa dos direitos liberdades e garantias por um cidado que se sinta ofendido ou agredido seja por uma entidade pblica ou particular, legitimando nessa medida aces que noutras circunstncias seriam consideradas ilcitas.

5. Concluso O direito de resistncia um direito individual de aplicao excepcional que nos surge como corolrio da problemtica dos fundamentos e limites do poder politico no mbito do Estado de Direito em que a garantia dos direitos, liberdades e garantias dos indivduos so basilares. J na antiguidade e na Idade Mdia, o direito de resistncia era exercido com base num conceito idntico ao existente na teoria moderna, ligado ao contrapoder poltico. Hoje o poder legitimado por aqueles que se submetem ao poder (principio da legitimidade), so eles que o legitimam sujeitando-se esse poder ao direito (principio da legalidade). Rousseau, na sua obra O Contrato Social diz-nos: os associados, os membros de um Estado, tomam colectivamente o nome de povo e chamam-se em particular cidados, enquanto participantes na actividade soberana, e sbditos, enquanto sujeitos s leis do Estado. A cidadania consiste assim na manifestao das prerrogativas polticas que um indivduo tem dentro de um Estado democrtico. O exerccio da cidadania fundamental, pois sem ela no se pode falar em participao poltica do indivduo no Estado, o direito de resistncia, quando exercido, uma manifestao superior dessa mesma cidadania. Na constituio Portuguesa, no mbito das garantias do direitos, liberdades e garantias, o direito resistncia foi positivado atribuindo-lhe um regime extra jurisdicional de auto tutela que legitima qualquer cidado a agir por meios prprios sempre que os seus direitos sejam afrontados ou ofendidos, seja pelo Estado ou por particulares, e no tenha ao seu dispor qualquer outro meio legal de garantir esses direitos.

6. Bibliografia Alexandrino, Jos de Melo, Direitos Fundamentais, Estoril 2007. Andrade, Jos Carlos Vieira de, os Direitos Fundamentais na Constituio Portuguesa de 1976, Coimbra 2009. Canotilho, J. J. Gomes, Direito Constitucional, Teoria e Pratica, Coimbra 2007. Canotilho, J. J. Gomes; Vital, Moreira, CRP Anotada, Coimbra 2007; Esteves, Maria da Assuno Andrade, A Constitucionalizao do Direito de Resistncia, Lisboa 1989. Gouveia, Jorge Bacelar, Manual de Direito Constitucional, Volume II, Coimbra 2009. Miranda, Jorge e Medeiros, Rui, Constituio Portuguesa Anotada, Coimbra 2010. Jurisprudncia Acrdo TC n 337/99; Acrdo TC n 82/92

Potrebbero piacerti anche