Sei sulla pagina 1di 2

Filosofia

Moral Conjunto de normas e juzos morais vigentes em sociedade, que indicam aquilo que esperado e correto fazer-se. tica a reflexo sobre a moral, procurando os fundamentos ticos da ao humana. Dilema Moral uma situao em que cada curso possvel da ao viola um certo principio moral que tambm , por seu lado, obrigatrio. Conscincia Moral No inata, vai-se adquirindo e desenvolvendo medida que vamos interiorizando as aes de bem e de mal, as normas de comportamento. A conscincia moral a capacidade interior de orientao, de avaliao e de crtica da nossa conduta em funo de valores. Funciona como voz interior, ou juiz que nos alerta, censura, sanciona, reprime e diz sim ou no. Tem o papel legislador que prescreve e probe, aprova ou reprova, aprecia e julga atos internos. Funes da conscincia: Enquanto conscincia antecedente (anterior ao) legisladora e guia; Enquanto conscincia concomitante (durante a ao) a fora estimulante e moderadora; Enquanto conscincia consequente (depois da ao) testemunha reconhece como autora dos seus atos e juiz aprova ou condena; Norma Moral - Esta nem sempre coincide com as normas legais e sociais por isso no se devem confundir. Uma norma moral so regras de comportamento adotadas em sociedade que visam perseguir valores como os de bem, justia, dignidade, liberdade e que permitem aos indivduos distinguir uma boa ao de uma m ao. H casos em que as normas morais coincidem com outros tipos de normas vigentes em sociedade: No roubar esta uma norma simultaneamente moral e jurdica, contudo a moralidade no tem que corresponder necessariamente legalidade. Moralidade - o esforo para orientar a nossa conduta por princpios racionalmente justificados, tendo em conta tanto o nosso interesse como os interessados que sero afetados pelas nossas aes. Liberdade Moral A norma moral, embora tenha um carter prescritivo, no retira nem diminui a liberdade e responsabilidade do agente. Na medida em eu somos livres podemos escolher o que devemos ou no fazer e assim afirmar-nos como seres morais. Essa escolha guiada pelas normas morais, mas depende da inteno do sujeito que, livre e autonomamente escolhe realizar a ao. Deste modo, podemos verificar que as normas morais no se impem 1

de modo absoluto e incondicional permitindo ao agente exercer a sua liberdade e responsabilidade.

Como relacionar conscincia moral com liberdade moral? Estes dois conceitos relacionam-se na medida em que s faz sentido falar numa conscincia tranquila ou agoniada se tivermos a liberdade de escolher e de ir de encontro ou no norma moral.

tica normativa Encontrar princpios morais fundamentais que orientem a conduta humana, e que permitem as aes corretas e incorretas. Que regras e princpios devo adotar para saber o que certo ou errado?

Metatica Podemos descobrir a origem, a natureza e o significado dos princpios ticos. Estuda conceitos e juzos morais.

Como fundamentar os princpios adotados? De onde vm? Ou que torna bons os princpios? O que o bem? E a justia?

tica aplicada Analisa casos particulares como o aborto, a eutansia, o testamento das minorias ticas, na tentativa de encontrar solues possveis para esses problemas. Que argumentos morais se podem apresentar em favor dos casos particulares acima apresentados?

Fundamentao Moral

ticas:
Deontolgicas ( Kant): Deontos ( dever) + Logia. So teorias morais segundo as quais certa aes devem ser ou no realizadas, independentemente das consequncias que resultam da sua realizao ou no realizao. Esta tica ope-se ao consequencialismo porque considera que existem certas atos corretos e incorretos em si mesmos. Ex: Roubar sempre incorreto, independentemente das consequncias boas ou ms que possam resultar da ao. Consequencialismo So teorias morais segundo as quais, as aes so corretas ou incorretas em virtude das suas consequncias ou fins. O utilitarismo a forma mais conhecida do consequencialismo. As ticas consequencialistas ope-se s ticas deontolgicas porque consideram que as aes s podem ser avaliadas a partir dos resultados. Ex: Roubar ser correto ou incorreto dependendo das suas consequncias boas ou ms que resultam da ao.

Potrebbero piacerti anche