Sei sulla pagina 1di 13

2 Segunda Monitoria de penal PONTOS QUE NO FORAM MENCIONADOS NA AULA PASSADA E NO FINAL DA AULA OS PONTOS MAIS IMPORTANTES REFERENTE

A PROVA (DICAS) OBS: No vai mais cair a questo de embriague que eu falei que iria cair, MAS VAI CAIR OUTRA QUESTAO DE CULPABILIDADE QUE NO A EMBRIAGUEZ. Crimes Culposos Art.18,II,CP culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. Ento a primeira coisa que agente tem que saber sobre crimes culposos (SE POR ACASO CAIR UMA QUESTAO NA PROVA PERGUNTANDO > EXISTE CRIME DE FURTO CULPOSO ? O QUE VOCES TEM QUE VER? TEM QUE IR NA NO ARTIGO DE FURTO 155 E VER SE O CRIME MODALIDADE EXECEPCIONAL) Em regra s se d a punio a titulo de dolo > conhecer e querer o resultado.Ento se no estiver no crime especifico um inciso ou um pargrafo prevendo a punio a titulo de culpa,no existe a punio a titulo de culpa. Ento naquela questo do furto que eu peguei uma bolsa pensando que minha mas na verdade a bolsa da Carol,ela tem uma bolsa igual a minha.Eu no tive inteno de subtrair coisa alheia mvel.Ento como no existe a modalidade de crime culposo eu no pratiquei qualquer crime (tem crime de furto,crime de dano bom vocs olharem l no cdigo penal que no admite a titulo de culpa) > Ento a questo essa ,se cair perguntando isso vocs tem que indicar o artigo Art.18,II e lembrar que essa modalidade sempre a titulo excepcional. Agora imprudncia, negligencia, impercia tem autores que acham importantes diferenciar essas hipteses:

DE FURTO ADMITE CULPOSA SEMPRE

CULPOSA

MODALIDADE

Imprudncia > pratica de um ato perigoso

Negligencia > falta de precauo (voc faz uma coisa uma coisa sem a precauo)

Impercia> Falta de aptido profissional (ligada a uma atividade profissional uma tarefa...)

A culpa pode ser consciente ou pode ser inconsciente:


Culpa inconsciente: a culpa comum no tem previsibilidade da ao (REGRA) Culpa consciente: Limite entre a culpa inconsciente e o dolo (Culpa consciente temerria e dolo eventual)

Dolo Eventual > Dane-se (prev o resultado mas no se importa com a ocorrncia dele > voc est dirigindo bbado e diz que no se importa se matar algum dolo eventual). Culpa inconsciente temerria >Tambm tem a previsibilidade que tem no dolo eventual,mas o DANOU-SE (Voc no quer atropelar ningum se voc atropela voc ai meu Deus e agora danou-se,ento essa a diferena; NA DUVIDA APLICA O PRINCIPIO INDUBIO PRO REU (APLICA A CULPA)).

Nos dois casos existe a previsibilidade,mas na culpa inconsciente temerria voc acredita que sinceramente que o resultado no vai acontecer,em geral a questo do acidente de transito geralmente culpa consciente temerria embora os tribunais e a mdia faam presso para ser dolo,porque ningum em sua s conscincia fala que eu vou dirigir bbado e no me importo se eu matar algum elas geralmente se importam mas acham que esto voas o bastante para no atropelar.

SE TIVER UMA QUESTAO DESSA PERGUNTANDO VALE A OPINIAO DE VOCES BASTA FUNDAMENTAR,MAS ASSIM FUNDAMENTAO BEM MAIS FORTE NO SENTIDO DE SER CULPA DO QUE SER DOLO EVENTUAL (NO CASO DO CARA QUE DIRIGE BEBADO)

Tem tambm o caso da culpa imprpria ; vocs lembram que eu falei das discriminantes putativas na aula passada (EXCLUDENTE DE

ANTIJURIDICIDADE : ESTADO DE NECESSIDADE,LEGITIMA DEFESA, ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL E EXERCICIO REGULAR DO DIREITO).

O que discriminante putativa ? S acontece

na cabea do agente.Ento

discriminante putativa de legitima defesa,eu acho que estou agindo em legitima defesa,mas na verdade eu no estou.

As discriminante putativas podem ser em duas hipteses: ERRO DE TIPO E ERRO DE PROIBIO:Erro de tipo o erro quanto as situao ftica (ento por exemplo eu acho que estou em estado de necessidade que vem o marido mulher (lembram do amante) e ele acha que o marido da mulher vai atirar nele mas ele no vai atirar so vai conversar com ele e a ele vai a atirar no marido da mulher,no fundo ele no est agindo em legitima defesa porque o marido trado so foi conversar com ele,mas ele achava que o marido iria atirar nele.Entao nesse caso legitima defesa de erro de tipo (em relao a uma situao ftica) > Art.20,1 CP

Ento erro de tipo,erro quanto a situao ftica,mas a discriminante putativa pode ser de erro de proibio tambm que o erro quanto a norma.Voc sabe exatamente o que est fazendo,no tem erro quanto a situao de fato,mas voc acha que tem uma norma que permite que voc haja daquela forma.

A culpa imprpria ocorre nos casos discriminantes putativos de erro de tipo,porque o acontece nas hipteses de erro de tipo o erro de tipo pode ser vencvel ou invencvel.No erro de tipo vencvel aquele erro desculpvel (caso que voc est numa floreta deserta e no tem ningum e voc v um movimento numa moita e atira achando que um animal e na verdade uma pessoa ). Agora o erro de tipo pode ser vencvel ,ou seja, indesculpvel voc tinha que saber que na verdade aquela situao de fato no era o que voc esperava (floresta da tijuca que um lugar com bastante movimento de pessoas e voc v a mesma situao a moita se mexer na floresta da tijuca espervel que ali

tenha uma criana tenha algum e no um animal selvagem ento se voc atira voc tem um erro de tipo,mas um erro de tipo invencvel indesculpvel.

No erro invencvel > permite a punio a titulo de culpa; chamada culpa imprpria,na verdade o agente agiu com dolo ele sabia que estava atirando uma moita ele no agiu com imprudncia,negligencia,impercia ele agiu com dolo,mas por questes polticas criminais a punio se d a titulo de culpa (culpa imprpria) A culpa imprpria a nica hiptese de crime culposo que admite tentativa, porque aqui ele agiu com dolo e no agiu com culpa.

Ento a ao dos crimes culposos ,lembram, dos crimes dolosos conduta humana conscientemente dirigida a fins.Os crimes culposos tambm mas qual a diferena.A diferena que os dolosos a finalidade geralmente ilcita( voc quer matar algum).Nos crimes culposos a finalidade licita (por exemplo eu quero ir rpido pra casa para assistir o jogo de futebol e a eu dirijo rpido e atropelo algum.A minha finalidade de chegar em casa e ver o jogo de futebol uma atividade licita,essa a principal diferena.

DE IMPORTANTE MESMO QUE CRIMES CULPOSOS SEMPRE PUNIO A TITULO EXCEPCIONAL; CITAR O ARTIGO 18,II,CP SABER QUE AS DISCRIMINANTES PUTATIVAS ENSEJAM E

CULPA

IMPROPRIA

E O PARAGRAFO NICO TAMBM: Pargrafo nico - Salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente.

E saber no caso concreto se culpa consciente temerria ou se dolo eventual (e fundamentar a opinio de vocs) E saber que no caso, por exemplo, de erro de tipo decorrente de uma

discriminante putativa caso de culpa imprpria.

Se tem uma discriminante putativa lembra (vou fazer a escadinha aqui pra vocs) ; o que crime?ao tpica,antijurdica e culpvel;Discriminante putativas entra aqui na antijuridicidade;Excludente de antijuridicidade : legitima defesa,estado de necessidade ,estrito cumprimento do dever legal e exerccio regular do direito no da caso da discriminante putativa voc acha que est agindo em uma dessas hiptese mas na verdade no est.

Ento tem duas hipteses ou voce agiu em erro de tipo ou voce agiu por erro de proibio.erro de tipo est na tipicidade e erro de proibio est na culpabilidade.

ERRO

DE

TIPO

QUE

MAIS

IMPORTANTE

SE

INVENCIVEL,INDESCULPAVEL PODE SER PUNIDO A TITULO DE CULPA SE O CRIME QUE VOCE COMETEU TIVER COMO HIPOTESE A TITULO DE CULPA. Exemplo do erro de tipo inescusvel/invencvel o caso da floresta da tijuca eu vi uma moita se mexendo e atirei a minha conduta foi dolosa eu quis atirar eu no simplesmente deixei a arama em cima da mesa e foi algum que segurou e atirou eu agi com dolo eu quis atirar e eu no fui imprudente,negligente,eu mirei certinho e atirei eu quis matar o animal,mas lgico que eu tinha que saber que ali tinha uma criana ,ento eu agi em erro de tipo e esse erro de tipo inescusvel.Ento eu vou ser punido,mas por questes de polticas criminais no se achou correto punir a titulo de dolo porque a punio muito alta,ento o que eles fizeram vai ser punida a titulo de culpa.(SOMENTE NESSE CASO SE ADMITE TENTATIVA, O NICO CASO DE CRIME CULPOSO QUE ADMITE TENTATIVA).

Erro de tipo: erro quanto as situaes fticas Erro de proibio: Erro quanto a norma

Erro de proibio x desculpa da lei > Erro de proibio artigo 21CP (desconhecimento da lei inescusvel),mas o erro sobre a ilicitude do fato se inevitvel isenta de pena > tem uma diferena muito sutil um seria um conduta

negativa e o outro uma conduta positiva.AGORA NO VEM MUITO AO CASO ISSO

OBS:erro de proibio ocorre em situaes no to obvias. O IMPORTANTE O ERRO DE TIPO.

Crimes Omissivos O que ? quando o agente deixa fazer alguma coisa que ele est obrigado. Podem ser prprios ou imprprios(muito importante)

Crime omissivos prprios > omisso de socorro; aplicvel a qualquer um que se omita, qualquer pessoa que no pratique o socorro comete o crime omisso de socorro pra qualquer um. de

Quais so os exemplo de crimes omissivos prprios? Omisso de socorro(art.135,CP) Agora tem o artigo 244CP (Art. 244. Deixar, sem justa causa, de prover a subsistncia do cnjuge, ou de filho menor de 18 (dezoito) anos ou inapto para o trabalho, ou de ascendente invlido ou maior de 60 (sessenta) anos, no lhes proporcionando os recursos necessrios ou faltando ao pagamento de penso alimentcia judicialmente acordada, fixada ou majorada; deixar, sem justa causa, de socorrer descendente ou ascendente, gravemente enfermo

Crimes Comissivos imprprios (Comissivos por omisso) > O individuo tem o dever de agir .Quem tem esse dever de agir? So os chamados agente garantidores. Art.132 Relevncia da omisso 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o Resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado;

c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado Quem entra na alnea a quem tem obrigao legal, ento o pai com o filho, salva vidas (CF 144)

Um surfista vai surfar e v uma pessoa se afogando quando ele vai salvar pessoa ele v que um inimigo dele a ele resolva no salvar. Que crime esse surfista cometeu?Omisso de socorro. Agora se fosse o salva-vidas? Homicdio, porque o salva-vidas agente garantidor.

Ento quais so as hipteses de agente garantido: a primeira hiptese est na alnea a do aritgo 13 2 ter por lei essa obrigao; alnea b > responsabilidade de assumir o resultado (caso da bab,mesmo que

informalmente tenha assumido o compromisso de cuidar da criana)

No se pune deveres inteis > voc esta no apatarmento e v de binculos algum l longe na praia se afogando at voc descer e ir salvar a pessoa ela j afogou. Tambm a questo de no ter super-heri > voc no sabe nadar como que voc pode ir l salvar essa pessoa,mas nesse ponto voc teria que informar a autoridade competente.

A terceira e ultima hiptese do agente garantidor com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado > caso de uma pessoa que vai todo dia ao clube e pede a mesma pessoa para cuidar de seu filho todo dia ela faz isso;Se um dia ele esquece de pedir para essa pessoa de cuida do filho e sai, essa pessoa agente garantidor por fora dessa alnea c,porque ela sempre disse que tomaria conta e ento por fora de seu comportamento anterior se presume tambm.

IMPORTANTE MESMO NAS ALINEAS A E B

Ento agente garantidor um agente que possui uma qualidade especifica.

Art.132 > no se pune deveres inteis,ningum obrigado a ser super-heri

Tentativa Art.14 CP II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente.

A primeira coisa a se pensar quando tem a tentativa o inter criminis (percurso at se chegar ao crime) O que ? 1) Cogitao > quando a gente pensa vai matar algum; esta dentro do mbito interno do agente no punvel. Ningum cogita um crime culposo,ento se no der pra fracionar no admite tentativa.Porque admite culpa imprpria? Porque d para fracionar porque o individuo agiu com dolo na verdade ele no agiu com culpa.(a primeira quando voc vai cometer um crime cogitao) 2) Preparao>Atos preparatrios, o que ? quando voc quer algum e a compra um revolver,uma corda,enfim est se preparando. 3) Execuo>Aqui j se comea a praticar a atividade que configura o crime(se eu vou matar algum eu comeo a atirar) > 4) Consumao > a pessoa que eu quis matar morreu matar

Quando no se admite tentativa> crime culposos em regra,salvo a culpa imprpria;a outra questo que bastante controvrsia ,ser que nos crimes omissivos proprios admite-se tentativa?Nilo diz que no discordando do Zaffaron(doutrina majoriataria nesse ponto est com o Nilo (fundamentao que no h ato executrio na omisso entao no pode tentativa); outra hiptese nos crimes unisubjetivos (injuria verbal).

S admite em regra o inter criminis > nos crimes dolosos

1) Felipe prepara e mantm em depsito para vender algumas pores de cocana, sem autorizao legal ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar, mas preso em flagrante antes da prtica do ato de comrcio. Como juiz, decida se est correta a imputao de Felipe ao delito previsto no art. 33 da lei 11.343/2006 (lei de drogas), qual seja, trfico consumado. Caso de trafico de crime consumado > Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor venda, oferecer, ter em depsito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar Ento cuidado nos casos dos atos preparatrio que a gente tem que ver o tipo legal. R:Felipe preparou e manteve em deposito a cocaiana caracterizando o crime de trafico consumado porque a consumao do crime de trafico independe do crime de drogas. Tentativa inidnea ou Crime Impossivel(Art.17CP) Art. 17 - No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime Vamos analisar as hipteses > ineficcia absoluta do meio ( por exemplo uma arma sem munio ,por mais que eu aperte o gatilho impossvel,assim como eu quero matar algum e ao invs de botar veneno eu ponho acar) Absoluta impropriedade do objeto > questo de matar o morto ou quando uma mulher achando que est grvida toma um remdio abortivo Desistncia Voluntria (art.15,CP) Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados. 1 requisito > ter entrado nos atos executrios

Qual a diferena entre tentativa e desistncia voluntria?na tentativa o crime no se consuma por circunstncias alheias a vontade do agente ento por exemplo eu vou matar algum tiro a arma e meu revolver s uma bala e eu erro o crime so no se consumou porque eu no tinha mais bala > tentativa. Agora se est cheio de bala eu dou um tiro e falo que no quero mais fazer isso e desisto > desistncia voluntria (desistiu a tempo). FORMULA DE FRANK: POSSO PROSEGUIR, MAS NO QUERO > DESISTENCIA VOLUNTARIA. QUERO PROSEGUIR, MAS NO POSSO > TENTATIVA. 2) Nina, desejando causar a morte de Carminha, depois de com ela se encontrar em local ermo, interpela-a e efetua o primeiro disparo, acertando-a no membro inferior esquerdo. A vtima cai e, quando Nina pretendia reiniciar os disparos, suplica-lhe pela sua vida. Sensibilizada, Nina interrompe a execuo e no efetua os disparos letais. Algum crime pode ser imputado a Nina? Leso corporal > caso de desistncia voluntaria 3) Cebolinha, aps planejar mais um de seus planos infalveis, ingressa no quarto de Monica com a finalidade de, mediante o emprego de violncia ou grave ameaa, subtrair o coelhinho Sanso da amiga. Logo aps anunciar o assalto, Cebolinha se v surpreendido por um barulho parecido ao de uma sirene utilizada em carros policiais e, imaginando que seria preso, coloca-se em fuga. Cebolinha poder ser responsabilizado por algum delito? Tentativa de roubo (pode colocar utilizando a formula de Fank...) Arrependimento posterior (Art.16CP ) Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros.

Qual o principal requisito do arrependimento posterior? A coisa tem que ser reparada e o dano tem que ser restitudo. Se voc se arrepende e tentar reparar coisa,mas no consegue no arrependimento posterior. 4) Aps uma discusso no interior de um barco, Chrystiana lana sua inimiga Rafaela ao mar, sabendo que esta no sabia nadar, com o intuito de causar sua morte por afogamento. No entanto, arrependida, Chrys resolveu salvar a vtima. Depois de se atirar no mar e resgatar a vtima, Rafaela no resiste e morre. No se trata de hiptese de arrependimento posterior porque o dano no foi reparado. Chrystiana responde pelo crime consumado no se trata de hiptese arrependimento posterior porque o dano no foi reparado (citar o artigo 16CP) O mais importante de arrependimento posterior furtei a bolsa a antes de acontecer a queixa eu vou e se arrependo e devolvo a bolsa,isso e para as pessoas se arrependerem e terem a pena reduzida,caso que acontece principalmente nos crimes patrimoniais. O arrependimento posterior > voluntario no quer dizer espontneo Arrependimento eficaz (Art15CP) Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza Quanto entra a hiptese desse arrependimento? Quando voce esgota todos os meios que se tinha para consumar o crime.Fez tudo que poderia ser feito para o crime se consumado a eu me arrependi e sai corendo para reparar o que tinha feito e com isso eu conseguir evitar o resultado(se arrependeu a tempo de evitar a consumao). MAIS IMPORTANTE PARA ESSA PROVA ARRPENDIMENTO > SER QUE CABE SER QUE NO CABE A VOCE FUNDAMENTA

Concursos de Agentes
Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. 1 - Se a participao for de menor importncia, a pena pode ser diminuda de um sexto a um tero. 2 - Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe- aplicada a pena deste; essa pena ser aumentada at metade, na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave. Requisitos: 1)Pluralidade de agentes e condutas 2) Relevncia causal de cada conduta 3)Vinculo(liame) subjetivo entre os agentes (caso da sininho e do perterpan um tem que saber do outro) 4)Identidade da ao penal (os dois tem que querer praticar o furto por exemplo; se os dois querem furtar e chega na hora um vai e rouba que queria furtar responde pelo furto e o que roubou responde pelo roubo > se um quer fazer e o outro quer fazer outra coisa no h que se falar de concurso de agentes) OBS : Decorar que pode cair na prova
5) Ned Stark, com o firme propsito de causar a morte de Joffrey, vai at a residncia de Lannister e pede-lhe uma espada emprestada para cometer o crime. Lannister, mesmo sabendo do propsito de Ned, empresta-lhe a espada. Antes de ir ao encontro de Joffrey, Ned muda de idia e resolve levar consigo um revolver, deixando a espada em casa, e causa a morte do rival com um tiro. Lannister pode ser responsabilizado pelo delito? Em caso afirmativo, como coautor ou participe?

No pode porque falta relevncia causal na morte do Joffrey.

Qual a relevncia pratica de saber se o crime foi ou no praticado por concursos de agente porque se foi aumenta a pena(Qualificadora)

Autoria >Autor quem possui o domnio do fato ;O Nilo menciona em seu livro de
concurso de agentes que usado por todos os autores quando mencionam sobre o assunto > ele fala que pela teoria do domnio do fato a gente tem o total domnio pelo como e pelo se do fato ser praticado ; entao o autor no necessariamente que praticado o ncleo tipo (o capanga por exemplo,quem o autor?o autor o coronel porque o coronel que tem o domnio do fato); o autor tem que ter domnio quanto a parte que lhe incube. Para saber se autor1:29:18

Potrebbero piacerti anche