Sei sulla pagina 1di 15

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

As Iniciativas de Renovao da Sntese Noticiosa no Rdio em Porto Alegre 1 Mgda Rodrigues da Cunha 2 Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul Resumo Emissoras de rdio de Porto Alegre proporcionam hoje a co-existncia de diferentes iniciativas de renovao das tradicionais snteses noticiosas. Enquanto a Rdio Guaba mantm o estilo tradicional, a Rdio Gacha realiza uma profunda modificao em seu noticirio, quebrando um paradigma que se mantm h muito tempo na capital e n o Estado do Rio Grande do Sul como um todo. Paralelamente, a Rdio Band News, em FM, atua em rede nacional, com espaos para informao local e atualizao do noticirio a cada 20 minutos. Neste texto, o objetivo fazer uma reflexo sobre os rumos das snteses noticiosas, considerando os trs casos hoje na capital gacha e avaliar as reais mudanas nos modelos propostos pelas emissoras e qual o impacto dessas modificaes. Palavras-chave Notcia; rdio; sntese noticiosa A apresentao da notcia no rdio assume atualmente formatos diferenciados, especialmente nas principais emissoras com programao jornalstica em Porto Alegre. O conhecido padro das snteses noticiosas, baseado ainda no Reprter Esso, comea a desaparecer, dando lugar a formas que no podem ser consideradas definitivas. So tentativas, ousadas em alguns casos, mas diferentes. Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde o conhecido formato vem conseguindo se manter, em 2005 passam a conviver trs modelos diferenciados de apresentao de notcias. A Rdio Gacha, lder de audincia no segmento radiojornalismo, abandona a estrutura tradicional das snteses noticiosas. O Correspondente Rede Gacha Sat assume o formato de rdiorevista, com depoimentos de entrevistados, vozes femininas e interveno de reprteres, fatos inditos at ento neste noticirio. A Rdio Bandeirantes, alm do canal AM que ocupa com programao jornalstica talk and news, passa a ocupar tambm um canal em FM exclusivamente com notcias, renovadas a cada 20 minutos, destacando que tudo pode mudar em 20
1 2

Trabalho apresentado ao NP Rdio e Mdia Sonora, do VI Encontro dos Ncleos de Pesquisa da Intercom.

Jornalista, Mestre em Comunicao Social, doutora em Letras, professora de Radiojornalismo da Famecos/PUCRS. mrcunha@pucrs.br
1

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

minutos. J a Rdio Guaba, emissora que mantm a mais tradicional programao radiofnica no Estado, conserva o modelo da sntese noticiosa, por intermdio do Correspondente Portocred, que j foi Correspondente Renner e Correspondente Aplub. Neste trabalho, o objetivo investigar quais as principais mudanas pelas quais passam as chamadas snteses noticiosas de rdio em Porto Alegre, considerando especialmente um cenrio de re-acomodao de mdias. O que realmente novo nesta tentativa de modificao realizada pelas emissoras a questo que se impe. De que ordem so estas mudanas e que rumos assume a notcia no rdio so objetivos que a investigao tenta cumprir, descrevendo como esto sendo apresentados os programas. A anlise ser realizada a partir de referenciais baseados na notcia radiofnica, mas tambm em autores que investigam o jornalismo a partir de caractersticas como o tempo e espao da informao, alm de aspectos histricos. Trazer o conhecido conceito de notcia radiofnica, buscando o pensamento de Ortriwano importante no incio desta reflexo. O rdio foi o primeiro meio de comunicao de massa que deu imediatismo notcia, graas possibilidade de divulgar os fatos no exato momento em que eles ocorrem. A observao de Gisela Ortriwano (1985, p.84) nos remete ao conceito. A matria prima do jornalismo so os acontecimentos que iro ser ou no formatados como notcia. Composta de informao atual, que pode ser lida, escrita, filmada a prpria rotina do jornalista, que produz, formata e entrega ao pblico a mensagem pronta. Ortriwano considera que a atuao informativa baseia-se na notcia, que pode se apresentar de forma pura, limitada ao relato simples do fato em sua essncia ou de forma ampliada, incluindo-se a reportagem e comentrios, tanto interpretativos como opinativos. A rede da informao apresenta os fatos objetivos, precisos, para quem no pode estar no local, na hora do acontecimento. O jornalista trabalha assim com acontecimentos que podem ou no ser noticiveis. Para Rodrigues em Traquina (1993, p.27) cada acontecimento pertence a uma escala de probabilidades de ocorrncia. O fato seria, assim, mais noticivel quanto menor fosse a sua probabilidade de ocorrer.
O acontecimento jornalstico , por conseguinte, um acontecimento de natureza especial, distinguindo-se do nmero indeterminado dos acontecimentos possveis em funo de uma classificao ou de uma ordem ditada pela lei das probabilidades, sendo inversamente proporcional probabilidade de ocorrncia. (Rodrigues, 1993, p. 27).

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

Para Ferraretto (2001, p.194) h um nvel de transformao do fato em notcia, ou seja, o profissional, com base em critrios, torna o acontecimento uma mensagem jornalstica. No Brasil de acordo com o autor h parmetros para isso:
Em uma sociedade como a brasileira, pode-se dizer que a seleo do que vai ou no ser transmitido ao pblico obedece a dois tipos de parmetros: os critrios de validao do grupo dominante na sociedade e os de teor informativo. (Ferraretto, 2001, p.194)

Meditsch (2001, p. 70) destaca que a determinao do que notcia pode estar submetida presena de patrocinadores. Para o autor, essa presena determinaria desde o tom das notcias, como a ateno dispensada a determinada parte em um conflito, at a sua existncia. H resistncia a essa influncia por parte das emissoras, mas proporcional capacidade econmica da emissora e inversamente proporcional ao peso do interesse publicitrio que esteja em jogo, aponta Meditsch (2001, p.88). Em qualquer meio de comunicao a notcia representa um fato, os jornalistas so vistos como porta vozes, produtores de informao. Na rotina diria selecionam relatos, investigam histrias, definem o que ou no notcia e nesse contexto convivem com a representao da realidade. Dessa forma, Alsina (1993, p. 185) define: A notcia uma representao social da realidade cotidiana produzida institucionalmente, que se manifesta na construo de um mundo possvel. (Alsina, 1993, p.185). Zuculoto(1998, p.13) conceitua a notcia radiofnica como aquela estrutura que veicula a informao de forma breve, sucinta, objetiva, com simplicidade na elaborao do texto. A autora explica que essas particularidades so adquiridas na especificidade do veculo rdio, distinto das demais mdias. Para Meditsch, a transposio da prtica jornalstica dos meios impressos para o rdio proporcionou modificaes qualitativas.

As possibilidades de uso do rdio como meio de informao, em domnios inalcanveis pela palavra impressa, tornaram insuficiente a delimitao do gnero jornalstico moldado sobre uma base material que no a sua. O rdio informativo fala de coisas que, anteriormente, no eram notcia (a hora certa, por exemplo) e revoluciona a idia de reportagem com as transmisses ao vivo... (Meditsch, 2001 p. 31).

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

O autor apresenta assim, o rdio informativo, como um novo conceito para um velho veculo de comunicao. O rdio capaz de aprofundar e contrapor idias, interligar regies (bairros, cidades, pases), o receptor tem espao para manifestao. Rodrigues cita ainda registros de notabilidade dos fatos: excesso, falha e inverso. Registrar o excesso, segundo o autor, a forma mais comum, pois o surgimento da forma anormal da norma. A falha, que apresenta o mau funcionamento, a ineficincia, o defeito nos corpos. Nesse registro o autor inclui os acidentes naturais e os da circulao automvel. A inverso merece registro factual bem exemplificada pelo autor de acordo com a teoria jornalstica que considera o fato de um homem morder um co como notcia. O jornalista segue ainda outros critrios ao produzir notcias, de acordo Schlesinger em Traquina, imprecisos, (1993, p. 177) conhecidos como valoresnotcia 3 .
Este processo concede um valor temporal estria. Os valores temporais tomam duas formas: eles do uma seqncia estria e fixam uma durao particular. Uma tal valorizao temporal est implcita durante todo o processo de produo. (Schlesinger, p.182)

O tempo determina uma outra caracterstica da notcia: o imediatismo. Schlesinger destaca: A notcia uma mercadoria. Vista de um ponto de vista temporal, definida pela sua qualidade efmera e transitria. No dia-a-dia das redaes de rdio e televiso, pois o jornal no consegue transmitir suas reportagens instantaneamente, o imediatismo de acordo com o autor um conceito dado ao tempo decorrente entre a ocorrncia de um acontecimento e a sua transmisso pblica, a notcia.
O imediatismo age como uma medida para a deteriorabilidade. Quanto mais imediatas mais quentes so as notcias. So frias e velhas quando j no podem ser utilizadas durante o dia noticioso em questo. (Schlesinger, p. 181).

Os noticirios radiojornalsticos so consagrados no Rio Grande do Sul. Mas de que forma o jornalista pode apresentar uma notcia em rdio? Segundo Luiz Ferrareto (2001, p.237) das seguintes formas: Sntese noticiosa: informativo em que os fatos so hierarquizados em ordem crescente de importncia. Cada acontecimento corresponde a uma nota, redigida em
3

Uma boa dose do suor dos socilogos tem sido empregue na tentativa de codificar estes critrios, que os jornalistas consideram indecifrveis. Veja-se um til e paciente estudo de John Galtung e Mari Holmboe Ruge. (1993, p. 182)

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

lauda nica. O primeiro noticioso no Brasil de acordo com este estilo foi o Reprter Esso, em 1941. O tempo de cada sntese originalmente de trs a cinco minutos, sendo veiculado a cada 30 minutos ou uma hora, ma s algumas emissoras fazem de 10 minutos, no inicio ou final de cada turno do dia. A edio da sntese tem por base a aproximao das notcias pela similaridade dos assuntos. As normas para edio do Reprter Esso, por exemplo, definidas pela agncia de pub licidade McCann-Erickson, so validas at hoje:
O principal item da edio colocado como a notcia final. O segundo fato mais importantes a ser noticiado deve abrir a edio.(...) No existe, naturalmente, um critrio geral e nico capaz de definir a importncia das notcias. A sensibilidade do redator e o seu bom senso so os seus melhores conselheiros no momento da avaliao. (...) de boa prtica, entretanto, colocar juntas as notcias e informaes afins, que no possam ser fundidas num nico item. Agrupam-se, por exemplo, as noticias esportivas, eleitorais, informaes sobre preos do caf e do cacau. (Ferrareto, 2001, p. 238 Reprter Esso, manual de produo. RJ, 1963)

O reprter Esso fonte de referncia para snteses atuais como o Correspondente Portocred da Rdio Guaba, no ar h 48 anos, e o Correspondente Ipiranga da Rdio Gacha, que abandonou em 2005 esse formato de apresentao. Klockner (2001) relembra que de 1941 Dp 1968, O 5 HSyrter Esso constituiu-se no principal Q W i rio W RL FL radiofnico brasileiro, com tndices elevados de audincia e consolidando a sua

hegemonia, de modo particular durante a Segunda Guerra Mundial, de 1941 a 1945. O autor acrescenta que desde o surgimento, O 5 HSyrter Esso integrava uma H W W VU pgia, D para ganhar credibilidade junto j RSL L S~blica e Q o V vender mais produtos mas Qmo m y influenciar a sociedade a respeito das aes do governo brasileiro da ppoca,

representado pelo Presidente * H ~lio Vargas. W Quando comeou a ser transmitido no Brasil, o Esso j era veiculado em outros 35 S tses, conforme aponta Klockner. Nos primeiros quatro anos, predominaram as D QW R tcias sobre a Segunda Guerra. O Q W i rio foi para o front e inaugurou a guerra de RL FL informa}es, pois ele nasceu no Brasil, para informar a sociedade sobre os

acontecimentos da Segunda Guerra, jamais se afastando da ytica dos Estados Unidos. Klockner (2001) ressalta caractersticas como:
a frase de abertura, a maneira de narrar os fatos, a LXm de que os telegramas chegavam na hora - quando OV o

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

na verdade estavam com o locutor K muito tempo, etc. i Os FUW Lprios, a informam exata e honesta (ou redigida de o forma a parecer exata e honesta ), a H W do noticioso Vptica (compacta, U ipida, dinmica), as Q W R tcias sem posi m o clara, mas apresentando a RSLL o subentendida. Qm

Os textos, de acordo com o autor, eram curtos, mas nem sempre objetivos, e muitas vezes Q o respondiam aos seis quesitos do lide (que, quem, como, quando, onde, m porque). Certas Q W R tcias desprezavam o contexto e iam ao ar sem as explica}es Q F V i rias para o melhor entendimento. O principal objetivo era criar expectativa junto HH V audincia, sem explicar o que realmente estava acontecendo. Radiojornal: rene vrias formas informativas como, boletins, comentrios, editoriais, sees fixas - meteorologia, trnsito, mercado financeiro - e entrevistas. Tradicionalmente este informativo tinha durao de 30 minutos e duas horas, h registro de programas que duram at trs horas. A edio pode ser identificada no rdio brasileiro de quatro formas: por similaridade de assunto, por editorias, por zonas geogrficas e em fluxo de informao. Reportagem: o reprter qualifica uma emissora radiofnica ele quem vai atrs da notcia, quem investiga os fatos. O trabalho dele comea na pauta, um indicativo por onde comear o trabalho jornalstico. A elaborao dessa tarefa do pauteiro, que identifica os assuntos que merecem cobertura e elabora a pauta com as informaes base para o reprter. O reprter por sua vez, o profissional treinado para assistir e analisar o fato do ponto de vista informativo. Boletim: informao que depois de apurada ser transmitida pelo prprio jornalista que fez a coleta dos dados, sempre que possvel no momento em que o fato ocorre e direto do local de cobertura. O boletim pode ser introduzido por uma manchete e chamada. A manchete no chega a citar o nome do reprter e pode ser dita por ele ou por um locutor na abertura de um radiojornal, por exemplo. A chamada sempre lida por um apresentador ou locutor e inclui o nome do reprter. Ambas resumem o assunto a ser abordado no boletim. O boletim pode ser ao vivo, gravado ou combinar a fala do reprter direto no ar com um trecho de uma entrevista anteriormente realizada.

A tradio no radiojornalismo O Correspondente Portocred da Rdio Guaba, em amplitude modulada (AM) de Porto Alegre, mantm o mesmo formato h 48 anos. A sntese noticiosa, de 10 min,

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

segue o formato Esso de apresentao. As notcias, produzidas em colaborao com a redao do jornal Correio do Povo, pertencente a mesma empresa, so apresentadas em notas lidas por Milton Ferretti Jung desde 1964. O locutor tambm l o comercial entre um bloco e outro. A abertura do programa tem trilha sonora feita especialmente para o Correspondente. Na seqncia Jung anuncia duas ou trs manchetes seguidas de comercial. As notcias so apresentadas em dois blocos, antes de cada nota o locutor identifica a procedncia do fato. O encerramento anuncia a prxima edio do programa.

Estrutura do Correspondente PortoCred TCNICA: Roda caracterstica do programa LOCUTOR: apresenta cerca de oito notas todas no mesmo formato. procedncia seguida do fato. LOCUTOR: L o comercial LOCUTOR: informaes locais de hora, tempo e temperatura LOCUTOR: apresenta o boletim do tempo LOCUTOR: anuncia as ltimas notcias LOCUTOR: apresenta cerca de seis notas todas no mesmo formato, procedncia seguida do fato. LOCUTOR: encerramento chamando para a prxima edio

A sntese atualizada

O Correspondente Ipiranga Rede Gacha Sat , h 40 anos, a sntese noticiosa da emissora Rdio Gacha, em amplitude modulada (AM), de Porto Alegre. Apresentada pelos jornalistas Andr Machado ou Daniel Scola e editada em colaborao com Zero Hora e Agncia RBS, ela teve seu formato modificado em janeiro de 2005. A estrutura anterior seguia o consagrado modelo Esso, notas distribudas em dois blocos lidas pelo locutor, sempre introduzidas por sua procedncia. O locutor tambm lia os textos publicitrios. A sntese continua sendo apresentada em 10 minutos e rene as principais notcias das ltimas horas de economia, poltica, polcia, mundo e esporte, separadas em trs

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

blocos. A retransmisso feita pelas emissoras da Rede Gacha Sat do Rio Grande do Sul. O programa comea com duas manchetes que anunciam notcias destaque da edio. Na seqncia o jornalista que apresenta o Correspondente Ipiranga utiliza alm do formato de notas, j usado no modelo anterior, notas seguidas do depoimento de entrevistados. Mesmo no podendo ser definido como um boletim radiofnico, o formato com o qual melhor se aproxima. Outra novidade do novo formato a presena da voz feminina. Ela aparece na previso do tempo, feita alternadamente pelas redatoras do programa e na locuo do comercial que gravada por uma locutora. O jornalista que apresenta o programa seleciona os principais fatos das ltimas horas e estrutura a sntese que vai ao ar. Na edio definido aquilo que de mais importante aconteceu. Informaes como hora certa, temperatura e boletim do tempo so fixas no programa. O Correspondente Ipiranga manteve o tempo de durao da sntese, mas acrescentou depoimentos, trilha musical e vozes femininas.

O Correspondente Ipiranga tem o seguinte roteiro:

TCNICA: Roda caracterstica do programa. JORNALISTA: Manchetes da sntese (principais notcias a serem apresentadas). TCNICA: Roda trilha do programa (que fica como som de fundo durante a apresentao das notcias). JORNALISTA: Jornalista se apresenta, informa hora, temperatura e uma notcia. COMERCIAL: Propaganda gravada do patrocinador do programa. Presena da voz feminina. 1 Bloco de notcias JORNALISTA: apresenta cerca de cinco notcias sendo na mdia duas com sonoras de 15 a 20 segundos. Ainda nessa edio: o jornalista anuncia duas manchetes para os prximos blocos. COMERCIAL: Propaganda gravada do patrocinador do programa. Presena da voz feminina. 2 Bloco de notcias JORNALISTA: apresenta cerca de seis notcias sendo na mdia duas com sonoras de 15 a 20 segundos.
8

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

COMERCIAL: Propaganda gravada do patrocinador do programa. Presena da voz feminina. JORNALISTA: anuncia o boletim do tempo. Apresentado por uma das redatoras do programa. Reprter: Boletim do tempo. JORNALISTA: O apresentador retorna anuncia hora, tempo e temperatura local. Terceiro bloco de notcias JORNALISTA: anuncia mais duas notas e encerra chamando para a prxima edio do Correspondente Ipiranga.

Radiojornalismo inovador

A Rede BandNews em freqncia modulada (FM) entrou em operao em maio de 2005. Trouxe a proposta de ser uma rdio com informao durante todo o tempo de programao All News. Na sua estrutura de apresentao traz um jornal completo a cada 20 minutos, com cobertura de notcias, prestao de servio e opinio. Em rede nacional a cada 20 minutos, ncoras se revezam na apresentao das notcias e na operao da mesa de transmisso. So 72 jornais diariamente retransmitidos e produzidos em So Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Nesse espao so dedicados cerca de 3 minutos para as notcias da cidade, informaes locais em cada capital, onde o jornal produzido. O espao Notcias da Cidade comea com a identificao do local, freqncia e emissora da transmisso, alm da temperatura na cidade. A notcia destaque antecedida de uma caracterstica musical, por exemplo, Futebol, em locuo gravada e musicada. Entre uma nota e outra, ou reportagens a caracterstica do programa tem seu volume de som elevado. No encerramento, o apresentador anuncia hora, emissora e chama a rede nacional. Estrutura do Notcias da Cidade: 1 Bloco: Notcias em rede nacional 2 Bloco: Notcias da cidade JORNALISTA: anuncia local, hora, tempo e temperatura TCNICA: Sobe gravao de caracterstica da editoria da principal notcia

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

JORNALISTA: apresenta duas notas TCNICA: Sobe caracterstica JORNALISTA: anuncia hora TCNICA: Sobe caracterstica JORNALISTA: apresenta cerca de cinco notas e entre uma e outra sob a caracterstica do programa JORNALISTA: identifica a rdio, tempo, hora certa e passa para a rede nacional TCNICA: Sobe caracterstica JORNALISTA: Encerramento do jornal sempre com um comentrio lido por um colunista

Qual a notcia? Considerando-se, como afirmam os autores, que notcias so fatos ou acontecimentos inusitados, de natureza especial, distinguindo-se do nmero

indeterminado dos acontecimentos possveis cabe perguntar, aps a descrio de observao das trs snteses noticiosas, quais as reais mudanas implantadas pelas emissoras em Porto Alegre. Qual o novo ou qual a notcia em torno das modificaes ou manuteno das snteses noticiosas? A Rdio Guaba opta por manter a tradio, identificando-se como historicamente ocorre, com um cenrio conservador do rdio no Rio Grande do Sul, conforme j foi amplamente debatido em outras investigaes sobre o tema. A emissora aposta na fidelidade dos ouvintes a um modelo ao qual os gachos j esto acostumados. Mantm o mesmo locutor, logo a mesma voz, o mesmo critrio editorial e a mesma ordenao de notcias. O modelo baseado no histrico Reprter Esso, com textos curtos, objetividade e as ferramentas para criar expectativa junto audincia, permanecem. Mas esta tem sido claramente a opo da emissora. A nica alterao pela qual vem passando o programa da Guaba diz respeito ao patrocinador. Tal alterao torna-se inevitvel em determinados momentos e certamente no se trata de escolha da emissora, mas est vinculada a uma questo comercial. Mas e os que mudam, que tipo de modificaes fazem? As alteraes que podem ser observadas dizem respeito diretamente forma e no tanto ao contedo. Observa-se neste momento histrico uma preocupao muito grande de parte dos produtores da informao jornalstica em apresentar alteraes de formato. No o alvo desta investigao, mas vale citar que os jornais procuram inovar
10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

em seus projetos grficos, as emissoras de televiso apresentam programas novos, telejornais diferentes, mas normalmente na forma, sem uma proposta realmente nova em relao ao contedo. Em um contexto no qual a internet tem ampla expanso, amparada em possibilidades diferenciadas de apresentao da informao, os meios de comunicao demonstram uma preocupao em competir por intermdio de formatos. E essa a principal caracterstica das iniciativas que atualmente se verifica nas emissoras em Porto Alegre. Modificaes no formato de apresentao. Identifica-se uma mudana aparente, sem expresso em relao ao contedo ou critrio editorial. A mudana mais significativa pode ser identificada em relao apresentao, s vozes que apresentam. Na Rdio Gacha, que deixa o tradicional e adota uma modalidade diferente, a apresentao sai da responsabilidade de um locutor e passa para um jornalista que se identifica como tal. A responsabilidade pela notcia passa para as mos do apresentador que interfere no processo e no faz a leitura simplesmente. Outras vozes, porm, assumem a responsabilidade pela informao. Mulheres passam a ter lugar na sntese da Gacha, aps um longo perodo em que s vozes femininas foi atribuda baixa credibilidade no rdio. E as vozes das fontes tambm passam a ter presena. Ao inovar a Gacha adapta tambm um novo formato de boletim, o apresentador l a nota e qualifica a informao permitindo que a fonte tenha voz ativa na notcia. A notcia no muda, mas a forma de apresentao sim. O modelo de boletins no novo no rdio, mas inovador para uma sntese noticiosa. As notcias deixam a caracterstica de segunda mo e passam a estar mais prximas pela voz das fontes e pela voz do jornalista. Ramos (2005), ao fazer uma anlise semiolgica do Correspondente da Gacha, tendo como base a figura do ncora, afirma que o Ipiranga parece estar afinado com a contemporaneidade. Substitui o sentido monolgico de um Locutor, por um sentido dialgico. Contempla a ascenso da mulher, abrindo espaos s vozes femininas. Tais propostas parecem buscar sintonia com a perspectiva de interpelar, sobretudo, o pblico jovem. Traquina (1993:168), ao escrever sobre a notcia, afirma que os jornalistas no so simples observadores passivos, mas participantes ativos no processo de construo da realidade. As notcias, segundo ele, no podem ser vistas como emergindo naturalmente do mundo real, mas acontecem na conjuno de acontecimentos e de

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

textos. Enquanto o acontecimento cria a notcia, a notcia tambm cria o acontecimento. No que diz respeito narrativa, o autor entende que embora sendo ndice do real, as notcias registram as formas literrias e as narrativas utilizadas pelos jornalistas para narrar o acontecimento. Ao citar Robert Karl Manoff, Traquina (1993:169) afirma que a escolha narrativa feita pelo jornalista no inteiramente livre, mas orientada pela aparncia que a realidade assume para ele, pelas convenes que moldam a sua percepo e fornecem o repertrio formal para a apresentao dos acontecimentos pelas instituies e rotinas. As formas literrias e as narrativas garantem que o jornalista, sobre a presso tirnica do fator tempo, consegue transformar, quase instantaneamente, um acontecimento numa notcia. As notcias so o resultado de um processo de produo, definido como a percepo, seleo e transformao de uma matria-prima, no caso os acontecimentos, num produto, que so as notcias. Os acontecimentos so um imenso universo de matria prima, pensa Traquina. E qual a principal inovao proposta pela Rdio Bandeirantes? Neste caso, a emissora mantm locutores e jornalistas na apresentao, segue o critrio editorial que conceitua a notcia radiofnica, mas afirma que tudo pode mudar a cada 20 minutos. Trata-se de uma proposta diferente, no em relao ao contedo, no tanto tambm em relao forma, mas no que diz respeito ao tempo da notcia. Um novo noticirio a cada 20 minutos, contemplando as capitais que esto em rede a tentativa de modificao em comparao com os modelos tradicionais. Traquina (1993) faz referncia imposio de uma estrutura sobre o tempo das empresas jornalsticas. A empresa tenta planejar o futuro atravs do seu servio de agenda que elabora a lista de acontecimentos previstos. Ainda considerando o fator tempo como o eixo do campo jornalstico, Traquina (1993) cita Philip Schlesinger que descreve a empresa jornalstica como uma mquina do tempo e Schudson que caracteriza os jornalistas como sendo pessoas com uma cronometralidade. o prprio conceito de atualidade que constitu o corao e a alma da atividade jornalstica. A prpria atualidade constitui fator de noticiabilidade. Schlesinger (1993) defende que a estrutur a de competio que define a notcia como uma mercadoria perecvel exige uma estrutura de produo baseada no valor do imediatismo e nos horizontes temporais de um ciclo dirio. A investigao realizada por ele aponta que a conscincia aguda da passagem do tempo invade os prprios detalhes
12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

do trabalho do jornalista de radiodifuso. O autor considera pertinente falar de uma organizao jornalstica como um tipo de mquina do tempo. H, segundo ele, uma caracterstica mecnica no modo como, diariamente, os boletins e as edies so publicados, prontos a encaixarem-se bem num participar sentido do tempo. O ciclo do dia noticioso (24 horas) impe limites na natureza das notcias. O autor cita ainda Williams considerando que a notcia radiodifundida, como a conhecemos hoje, se tem transformado numa forma cultural especfica. Uma idiachave, segundo ele, a cadncia. Como os radiodifusores esto numa situao de mercado, onde o sucesso , em ltimo recurso, determinado pelo tamanho do pblico que eles conseguem atrair, sentem-se impelidos a tentar pescar a ateno deste mesmo pblico. Esta cadncia dos jornalistas, conforme o autor, est baseada no pensamento de que o publico de rdio ou de televiso no pode voltar atrs no que acabou de ver ou ouvir. E exatamente para esta cadncia que as emissoras em Porto Alegre esto tentando voltar suas atenes. Sem mudar, a Guaba mantm a cadncia j conhecida por seus ouvintes, mesmo que eles no se renovem, so fiis ao hbito. A Gacha quebra o paradigma do formato Esso com a edio de depoimentos e a incluso de vozes femininas. Tenta atrair especialmente ouvintes novos e os jovens, acostumados velocidade da internet, conforme foi divulgado na poca em que o novo programa comeou a ser apresentado. Porm, mantm a ordem editorial das notcias, a objetividade permanecendo na essncia com a mesma cadncia. A velocidade e o tempo so preocupao da Bandeirantes quando estabelece um limitador no tempo: 20 minutos para cada renovao. A reflexo sobre o tempo no rdio neste momento se faz relevante. O tempo do rdio ainda o mesmo? O tempo oferecido pela Internet, por exemplo, proporciona informao on demmand, adaptando-se ao horrio da audincia. O rdio inaugura o jornalismo ao vivo e, com isso, ganha em poder de transmisso de um fato, com instantaneidade e agilidade. Ganha a audincia que pode acompanhar o acontecimento diretamente, mas perde o ouvinte que no quer ou no pode ouvir determinada notcia naquele momento. A possibilidade de congelar o tempo veio com a internet e agora atravs de aparelhos como o RadioShark 4 que, entre outras possibilidades, permite dizer qual o horrio o nobre para cada um, como aponta Negroponte (1995). O tempo e

www.griffintechnology.com/products/radioshark/
13

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

espao assim deixam de ser barreira, pois possvel ouvir uma rdio de qualquer lugar do planeta, no momento em que mais interessar. Esta relao com o tempo no est mais associada a um formato linear de apresentao da notcia, mas sim a um modelo no linear ao qual os jovens comeam a se acostumar. A mudana nas voze s que assumem a responsabilidade pela informao ou mesmo uma nova proposta de tempo so alteraes vlidas, mas com curta durao em um cenrio em que as relaes com o tempo tm caracterstica no- linear. Pensar sobre o contedo da informao jornalstica, porm, um debate que se impe e que no tem merecido muita ateno de parte das emissoras no momento em que correm atrs de novas propostas para pescar a ateno de seus pblicos, como afirma Schlesinger. O tempo no rdio determina a atualizao das notcias e ele tambm que exige atualizao de formatos, de profissionais, de um novo rdio, para um novo contexto.

Referncias bibliogrficas
ALSINA, Miquel Rodrigo. La construccin de la noticia . Buenos Aires: Ediciones Paids, 1993. FERRARETTO, Luis Artur. Rdio O veculo, a histria e a tcnica. So Paulo: Editora Sagra Luzzatto. MEDITSCH, Eduardo. O rdio na era da informao Teoria e tcnica do novo radiojornalismo. Florianpolis, Ed. da UFSC, 2001. ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informao no rdio Os grupos de poder e a determinao dos contedos. So Paulo, Summus Editorial, 1985. PORCHAT, Maria Elisa. Manual de radiojornalismo Jovem Pan. So Paulo, Ed. Atica, 1989. RODRIGUES, Adriano Duarte. O acontecimento. In Traquina, Nelson. Jornalismo: questes, teorias e estrias. Vega 1993. SCHLESINGER, Philip. Os jornalistas e a sua mquina do tempo. In Traquina, Nelson. Jornalismo: questes, teorias e estrias. Vega 1993. TRAQUINA, Nelson. As notcias. In Traquina, Nelson.(org.) Jornalismo: questes, teorias e estrias. Vega 1993. Dissertaes: ZUCULOTO, Valci Regina Mousquer. A notcia no radiojornalismo brasileiro: transformaes histricas e tcnicas. Porto Alegre, 1998.

14

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

Outras referncias: KLOCKNER, Luciano. O HSy rter Esso e a Globalizam a produ m de sentido no o: o primeiro Q W i rio radiofnico mundial. Trabalho apresentado no NP06, Rdio e Mdia Sonora, RL FL Congresso da Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao, Salvador: 2001. RAMOS, Roberto. O ncora no ar: uma leitura semiolgica. Trabalho apresentado no GT de Mdias Sonoras, Seminrio Internacional de Comunicao. Porto Alegre, PUCRS: 2005.

15

Potrebbero piacerti anche