Sei sulla pagina 1di 89

SENAI-PE

Tecnologia de Solda Processo Eletrodo Revestido

SENAI-PE

Federao das Indstrias do Estado de Pernambuco Presidente Jorge Wicks Crte Real Departamento Regional do SENAI de Pernambuco Diretor Regional Antnio Carlos Maranho de Aguiar Diretor Tcnico Uaci Edvaldo Matias Diretor Administrativo e Financeiro Heinz Dieter Loges

Ficha Catalogrfica 621.791.05 S474t SENAI. DR. PE. Tecnologia de Solda Processo Eletrodo Revestido. Recife, SENAI.PE/DITEC/DET, 1998. 1. SOLDA ELETRODO REVESTIDO 2. MATERIAL DIDTICO - SOLDA I. Ttulo

Direitos autorais de propriedade exclusiva do SENAI. Proibida a reproduo parcial ou total, fora do Sistema, sem a expressa autorizao do seu Departamento Regional.

SENAI - Departamento Regional de Pernambuco Rua Frei Cassimiro, 88 - Santo Amaro 50l00-260 - Recife - PE Tel.: (081) 3416-9300 Fax: (081) 3222-3837

SENAI-PE

SUMRIO

Noes de Eletricidade Aplicada a Soldagem Segurana e Equipamentod e Proteo Individual (EPI) Equipamentos e Ferramentas Mquinas para Soldagem Variveis que influenciam nas Soldagens Fatores a serem considerados para uma Boa Soldagem Posies de Soldagem Juntas Eletrodos para Soldagem Manual a Arco Noes de Metalurgia

05 14 23 29 36 40 46 52 60 81

SENAI-PE

NOES DE ELETRICIDADE APLICADA A SOLDAGEM

Corrente Eltrica Chamamos de corrente eltrica ao movimento ordenado de cargas eltricas atravs de um corpo.

Tipos de Corrente Eltrica Corrente Contnua ( = ) aquela que circula sempre no mesmo sentido. A fonte fornecedora de corrente (figuras abaixo) mantm constante sua polaridade, ou seja: a) o borne negativo sempre ser negativo; b) o borne positivo sempre ser positivo.

Gerador de solda

SENAI-PE

Corrente Alternada ( ) aquela que passa atravs de um corpo sofrendo inverso de sentido em intervalos regulares de tempo, caminhando primeiro num sentido e depois no outro. Cada borne, ora ser negativo, ora ser positivo.

Vemos nas figuras abaixo, o sentido da corrente em um transformador.

Intensidade da Corrente Eltrica A corrente eltrica, seja ela alternada ou contnua pode ter sua intensidade medida. Para medir a intensidade da corrente usa-se a unidade de medida chamada ampre, que representada pela letra A. Portanto, correto dizer que num determinado instante a intensidade da corrente circulante pelo eletrodo de 200 A. Tenso Eltrica J foi visto que corrente eltrica um movimento ordenado de cargas eltricas atravs de um corpo. Estas cargas porm, no se movem sem que haja uma fora atuando sobre elas, fazendo-as circular.
6

SENAI-PE

A essa fora atuante d-se o nome de tenso eltrica. Portanto, tenso eltrica a fora que movimenta as cargas eltricas atravs de um corpo e que tem como unidade de medida o volt., que representado pela letra V.

Resistncia Eltrica a dificuldade que um corpo oferece passagem da corrente eltrica e sua unidade de medida o ohm, que representado pela letra grega . A corrente eltrica ao atravessar um corpo encontra dificuldade e gera calor. Este calor pode ser desejvel, como no caso do chuveiro eltrico, ou indesejvel como no caso de um mau contato numa conexo eltrica. Na soldagem eltrica devemos evitar o aquecimento indesejvel em: mau contato entre o grampo terra e massa.

mau contato entre o cabo eltrico e o porta-eletrodo.

Porta eletrodo danificado ou com mau contato no cabo

mau contato entre os terminais do cabo eltrico e os bornes da mquina.


Ligaes soltas

seccionamento parcial dos cabos eltricos.

Cabo danificado 7

SENAI-PE

grampo terra danificado.

Grampo terra danificado

Observao: Ao fazer uma conexo eltrica deve-se tomar o cuidado de faz-la corretamente para que no ocorra mau contato e a conseqente perda de energia eltrica em gerao de aquecimento indesejvel.

Materiais Condutores So corpos que permitem a passagem da corrente eltrica com relativa facilidade. Materiais Isolantes So corpos que, dentro de uma determinada faixa de tenso, no permitem a passagem da corrente eltrica (fig. abaixo). Os mais usados so a borracha, a mica, a porcelana e a baquelita.

Arco Eltrico a passagem da corrente eltrica de um polo (pea) para o outro (eletrodo), desde que seja mantido entre eles um afastamento conveniente. Esse afastamento chamado de comprimento do arco.

Dimetro do ncleo = afastamento 8

SENAI-PE

Observao: O comprimento do arco deve ter aproximadamente o dimetro do ncleo do eletrodo. O arco eltrico produz calor intenso que funde a ponta do eletrodo e parte da pea tocada por este, formando a solda.

Observao: Alm do seu papel de fonte de calor, o arco eltrico ainda conduz as gotas de metal, depositando-as de encontro pea, o que permite executar soldas sobre cabea.

Obteno da Corrente Eltrica na Soldagem Nas soldagens, a corrente eltrica pode ser obtida por meio de: - mquina de solda geradora.

- mquina de solda transformadora.

SENAI-PE

- mquina de solda retificadora.

Efeito da Tenso Eltrica na Soldagem A tenso faz com que a corrente eltrica prossiga circulando, mesmo depois que o eletrodo afastado da pea, fazendo com que o arco eltrico se mantenha. O arco produz alta temperatura, fundindo o material do eletrodo e da pea, formando a solda.

Sentido de Circulao da Corrente Eltrica A corrente sempre circula do polo negativo (-) para o polo positivo (+).

Polaridades No processo de soldagem, quando a mquina de solda est operando, a corrente eltrica sai pelo borne A; desloca-se pelo cabo at a pea que est sendo soldada, provoca a fuso do material da pea com o material do eletrodo atravs do arco eltrico; passa pelo eletrodo e retorna ao borne B atravs do cabo; entra novamente na mquina e, pelo circuito interno, torna a sair pelo borne A .

10

SENAI-PE

Sopro Magntico Nas soldagens, quando trabalhamos com altas amperagens em corrente contnua, ocorre o efeito chamado de sopro magntico. Este efeito provoca o desvio das gotas de metal fundido para um dos lados da pea que est sendo soldada. O desvio feito para o lado onde for maior a fora do campo magntico, fora esta, provocada pela falta de uniformidade da distribuio desse campo. Este problema pode ser resolvido de vrias formas. A seguir apresentamos algumas delas: mudando o ngulo do eletrodo; deslocando a fixao terra; colocando um material de maior condutibilidade eltrica como terra (cobre).

Exerccios

Nas questes 1 e 2 coloque um (X) na alternativa correta. 1) Corrente eltrica : a) ( b) ( c) ( d) ( ) A dificuldade que um corpo oferece passagem da corrente eltrica. ) Aquela que tem como unidade de medida, o volt. (V). ) O movimento ordenado de cargas eltricas atravs de um corpo. ) A parada de cargas eltricas atravs de um corpo.

2) Os tipos de corrente eltrica usados nas soldagens so: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Alternada e contnua. ) Alternada e positiva. ) Contnua e negativa. ) Positiva e negativa.

Nas questes abaixo coloque C nas afirmaes corretas e E nas falsas. 3) ( ) A unidade de medida da tenso eltrica o ohm (). 4) ( ) A intensidade da corrente eltrica medida em ampre (A).
11

SENAI-PE

5) ( ) Resistncia eltrica a dificuldade que um corpo oferece passagem da corrente eltrica. 6) ( ) Tenso eltrica a fora que movimenta as cargas eltricas atravs de um corpo. 7) ( ) Borracha, mica, porcelana e baquelita so os materiais condutores mais usados. 8) ( ) Materiais condutores so aqueles que permitem a passagem da corrente eltrica. 9) ( ) Materiais isolantes so aqueles que no permitem a passagem da corrente eltrica dentro de uma determinada faixa de tenso. 10) Defina o arco eltrico com suas prprias palavras. ____________________________________________________________ ___________________________________________________________ . 11) Qual deve ser o comprimento do arco eltrico? ____________________________________________________________ ___________________________________________________________ . 12) Qual o efeito da tenso eltrica na soldagem? ____________________________________________________________ ___________________________________________________________ . Nas questes 13 e 14, coloque X na alternativa correta. 13) O sentido da corrente eltrica : a) ( b) ( c) ( d) ( ) Do polo negativo para o polo negativo. ) Do polo negativo para o polo positivo. ) Do polo positivo para o polo negativo. ) Do polo positivo para o polo positivo.

14) O sopro magntico: a) ( b) ( c) ( d) ( ) um efeito desejado na soldagem. ) Provoca aquecimento nos eletrodos. ) desviado para o lado onde for menor a fora do campo magntico. ) Provoca o desvio das gotas de metal fundido para um dos lados da pea.
12

SENAI-PE

QUESTES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14

RESPOSTAS C A E C C C E C C passagem da corrente eltrica de um polo (pea) para o outro (eletrodo), desde que seja mantido entre eles um afastamento conveniente. Deve ser aproximadamente igual ao dimetro do ncleo do eletrodo. Fazer com que a corrente eltrica prossiga circulando, mesmo depois que o eletrodo afastado da pea. B D

13

SENAI-PE

SEGURANA E EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI)

Nas operaes de soldagem, o soldador deve estar atento s normas de segurana, devendo: usar o Equipamento de Proteo Individual (EPI) para evitar danos fsicos ou prejuzos sade.

usar biombos para proteger as pessoas que o rodeiam.

- evitar danos materiais, no soldando em locais onde haja materiais de fcil combusto como leo, gasolina, thiner, querosene, etc. e materiais explosivos como plvora, dinamite, etc.

Posto de Trabalho de Solda o local onde o soldador trabalha. Pode ser em cabines de solda, ou em outros locais onde seja necessrio executar uma solda. Vamos citar as precaues a serem observadas em alguns destes locais.

14

SENAI-PE

Cabine Deve ser pintada em cor escura e fosca para evitar reflexo de luz. Deve ter ventilao suficiente para que os gases (fumos) liberados pelo eletrodo durante a soldagem no sejam aspirados pelo soldador; apesar desses gases normalmente no serem txicos, podem afetar as vias respiratrias. Observaes: 1) Em locais fechados necessrio colocar exaustores; 2) No se deve soldar peas pintadas ou encharcadas de leo ou graxa.

Solda de Campo Nesta situao, alm das precaues normais, o soldador precisa estar atento aos danos provocados pela ao da corrente eltrica, evitando trabalhar em locais midos, debaixo de chuva, descalo ou com calados em ms condies.

Solda de Manuteno Deve-se tomar cuidados especiais com soldagens prximas a materiais inflamveis ou explosivos.

Perigos Especficos da Operao de Soldagem So considerados perigosos os raios, a luminosidade, as altas temperaturas e os respingos lanados durante a soldagem.

Dos raios emitidos os mais nocivos so o ultravioleta e o infravermelho. Raio Ultravioleta


15

SENAI-PE

Provoca: queimaduras graves, com destruio das clulas e com isso a destruio prematura da pele; ataque severo ao globo ocular podendo resultar em conjuntivite catarral, lcera da crnea, etc.

Raio Infravermelho responsvel por danos como: queimaduras de 1 e 2 graus; catarata (doena dos olhos que escurece a viso); freqente dor de cabea; vista cansada.

Observao: os raios infravermelhos e ultravioleta so invisveis.

Respingos So pequenas gotas de metal fundido que saltam no ato da soldagem, em todas as direes. Podem estar entre 100 e 1700C e seu dimetro para chegar at 6 mm. So responsveis por queimaduras no soldador e tambm por incndios, se carem sobre material combustvel. Observao: Os riscos acima citados deixam de existir se o soldador se proteger com o EPI e trabalhar em local que oferea condies seguras.

16

SENAI-PE

Equipamento de Proteo Individual (EPI) Mscaras So fabricadas de material incombustvel, isolante trmico e eltrico, leve e resistente (fibra de vidro, fibra prensada, etc.). Servem para proteger o soldador dos raios, dos respingos e da temperatura elevada emitida durante a soldagem. Existem vrios modelos e sua escolha deve ser feita de acordo com o tipo de trabalho a ser executado.

Filtros de Luz So vidros protetores, que devem absorver no mnimo 99,5% da radiao emitida nas soldagens.

Tonalidade dos Filtros A tonalidade dos filtros deve ser selecionada de acordo com a intensidade da corrente, para que haja absoro quase total dos raios emitidos (infravermelhos e ultravioleta).

Classificao N 10 para soldagem at 200 ampres N 12 para soldagem entre 200 e 400 ampres N 14 para soldagem acima de 400 ampres Observaes: 1) Os filtros devem ser protegidos em ambos os lados por um vidro comum incolor. 2) Obedecendo classificao mencionada, a absoro dos raios infravermelhos e ultravioletas ser de no mnimo 99,5%.

17

SENAI-PE

Montagem dos Vidros A montagem dos vidros na mscara deve ser conforme mostra a figura abaixo.

Luvas Protegem as mos.

Avental Protege a frente do corpo.

Mangas ou Mangotes Protegem os braos.

Perneiras ou Polainas Protegem as pernas e os ps do soldador.

18

SENAI-PE

Todos esses equipamentos de proteo destinam-se a proteger o soldador contra: calor; respingos; radiao emitida pelo arco.

Observaes: 1) Luvas, avental, mangas e perneiras so feitas de raspas de couro. 2) Para trabalhos especiais, onde a temperatura muito alta, usa-se equipamento de alumnio-amianto.

Exerccios

Coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas: 1) ( ) Ao soldar, o soldador deve evitar danos fsicos ou prejuzos sade. 2) ( ) Ao soldar, o soldador deve proteger as pessoas que o rodeiam. 3) ( ) Ao soldar, o soldador deve executar o seu trabalho sem se preocupar com as pessoas que o ajudam ou rodeiam. 4) ( ) Ao soldar, o soldador deve evitar danos materiais. 5) Escreva com suas prprias palavras, o que Posto de Trabalho. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

19

SENAI-PE

Coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas. 6) ( ) As cabinas de solda devem ser pintadas em cor escura e brilhante para evitar reflexo de luz. 7) ( ) As cabines devem ter ventilao suficiente para que os gases (fumos) liberados pelo eletrodo durante a soldagem no sejam aspirados pelo soldador. 8) ( ) Em locais abertos necessrio a colocao de exaustores. 9) Cite quais os cuidados a serem tomados em solda de campo e de manuteno.

Nas questes 10 e 11, coloque um (X) na alternativa correta. 10) Dos raios emitidos na soldagem, os mais nocivos so: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Ultravioleta e laser. ) Infravermelho e laser. ) Ultravioleta e infravermelho. ) Raio X e raio Y.

11) Respingos so gotas de metal fundido que podem estar entre: a) ( b) ( c) ( d) ( ) 100 e 1700C. ) 1000 e 1700C. ) 100 e 170C. ) 100 e 17C.

12) Escreva com suas palavras como fazer para evitar os perigos na operao de soldagem. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

20

SENAI-PE

13) Em segurana, EPI quer dizer: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Equipe Padro da Indstria. ) Equipamento de Proteo Individual. ) Estamos Protegendo a Indstria. ) Equipamento de Proteo Industrial.

14) As mscaras de solda so fabricadas de: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Borracha sinttica, cermica, etc. ) Ao, ferro fundido, etc. ) Fibra prensada, fibra de vidro, etc. ) Borracha natural, vidro, etc.

Preencha corretamente os espaos em branco das frases abaixo. 15) Filtros de luz so vidros protetores, que devem absorver no mnimo ________________, da radiao emitida nas soldagens. 16) A tonalidade dos filtros deve ser selecionada de acordo com a ________________, para que haja absoro quase total dos raios emitidos. 17) O filtro n 10 usado para soldagens onde a intensidade da corrente vai at ______ ampres.

18) Escolha na coluna I a letra apropriada e coloque-a no espao em branco da coluna II. Coluna I a) b) c) d) Luva Mangote Avental Perneira 1) ( 2) ( 3) ( 4) ( Coluna II ) Pernas e ps ) Braos ) Mos ) Corpo

Complete a frase: 19) Os aventais, mangotes, perneiras e luvas, so _________________________________________ . fabricados de

21

SENAI-PE

QUESTES 1 2 3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

RESPOSTAS V V F V o local onde o soldador trabalha. F V F Locais midos debaixo de chuva descalo ou com calados em ms condies prximos a materiais inflamveis ou explosivos. C A Se o soldador se proteger com o EPI e trabalhar em local com condies seguras. B C 99,5% Intensidade da corrente (amperagem) 200 1 D; 2 B; 3 A; 4 C Raspa de couro

22

SENAI-PE

EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS

Alm da fonte de energia que chamamos de mquina de soldar, outros acessrios e ferramentas so utilizados para executar as operaes de soldagem. Uns servem para transportar a corrente da fonte at o local de soldagem, outros para preparao da solda e outros ainda, para a limpeza durante a execuo da solda.

So acessrios necessrios nas operaes de soldagem: cabo de solda; porta-eletrodo; grampo terra (ligao massa).

Cabo de Solda constitudo por um ncleo, formado de grande quantidade de fios de cobre, recoberto com material isolante. Serve para fazer a ligao do porta-eletrodo e do grampo terra fonte de energia.

Observaes: 1) A grande quantidade de fios de cobre, permite ao cabo maior flexibilidade nos movimentos executados nas operaes de soldagem. 2) O dimetro do cabo depende da intensidade da corrente a ser utilizada e da distncia entre a mquina e o posto de soldagem. Conhecendo-se a distncia entre a mquina e o posto de trabalho e a intensidade da corrente a usar, recorre-se tabela abaixo para encontrar a bitola conveniente do cabo, evitando, com isso, perda de corrente, aquecimento ou super-dimensionamento do cabo.

23

SENAI-PE

Correntes Mximas Admissveis em Ampres Distncias da Mquina ao Eletrodo At 15 m 200 A 300 A 375 A 450 A 550 A De 15 a 30 m 150 A 250 A 300 A 400 A 500 A De 30 a 75 m 100 A 175 A 200 A 250 A 300 A Bitola AWG

2 1/0 2/0 3/0 4/0

Encontrada a bitola do cabo obteremos outras caractersticas atravs da seguinte tabela: Bitola AWG 2 1/0 2/0 3/0 4/0 Seco mm 33,62 53,49 67,43 85,01 107,20 *Formao Espessura de Proteo mm 666/0,254 1036/0,254 1332/0,254 1342/0,284 1647/0,286 2,4 2,7 2,9 3,1 3,3 Dimetro Externo mm 13,5 16,3 18,2 20,1 22,1 Peso kg/m 0,435 0,655 0,830 1,040 1,280

* Na coluna Formao voc encontrar o nmero de fios do cabo e o dimetro em milmetros de cada fio. Exemplo de leitura: 666 = nmero de fios do cabo

0,254 = dimetro em mm de cada fio.

Porta-eletrodo um acessrio que serve para prender o eletrodo atravs de suas garras de contato. construdo de cobre com suas partes externas totalmente isoladas.

Seu tamanho e isolao variam de acordo com a intensidade da corrente a ser utilizada.

24

SENAI-PE

Observao: O porta-eletrodo conhecido tambm como alicate porta-eletrodo ou pina porta-eletrodo.

Grampo Terra um acessrio de conexo do cabo terra pea, construdo de cobre ou alumnio.

Observao: Grampo terra = Grampo massa

25

SENAI-PE

Martelo Picador Ferramenta usada para remover a escria e os respingos da solda.

Observaes: 1) Martelo picador = picadeira ou martelo bate-escria. 2) Em grandes empresas, para remover escria usam-se dispositivos pneumticos.

Gabarito uma ferramenta construda de chapa de ao, de forma geomtrica varivel de acordo com o tipo de trabalho a ser executado. So utilizadas em substituio a instrumentos de preciso, para padronizar dimenses de cordes, filetes, verificao de esquadro, ngulos de chanfros, etc. Nas figuras abaixo mostramos os principais tipos de gabaritos utilizados nas operaes de soldagem e suas aplicaes.

= 30 45 60 , , R 3/8 a "

Tipo esquadro

Tipo cunha Tipo canivete

26

SENAI-PE

Escova de Ao Ferramenta usada para remover o xido de ferro (ferrugem) das chapas a serem soldadas e tambm para fazer uma melhor limpeza nos cordes de solda.

Tenaz Ferramenta semelhante a um alicate, porm com cabos mais longos. Serve para segurar peas quentes.

Exerccios

Coloque (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas. 1) ( ) O cabo de solda construdo de fios de ao recobertos de borracha. 2) ( ) O cabo de solda serve para fazer a ligao do porta-eletrodo e do grampo-terra fonte de energia. 3) ( ) O dimetro do cabo depende da intensidade da corrente a ser utilizada e da distncia entre a mquina e o posto de soldagem. 4) ( ) O dimetro do cabo depende da espessura da pea que vai ser soldada.

Preencha os espaos em branco das questes abaixo: 5) O porta-eletrodo um acessrio que serve para prender o ______________ atravs de suas garras de contato. 6) O porta-eletrodo construdo _____________ com suas partes __________ totalmente isoladas. 7) O grampo terra um acessrio de _____________ do cabo terra pea.
27

SENAI-PE

8) A ferramenta usada para remover a escria e os respingos da solda denominada _________________________ . 9) A escova de ao serve para remover _______________ e tambm para fazer melhor limpeza nos _____________________ . 10) A tenaz serve para segurar peas _________________ .

QUESTES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

RESPOSTAS F V V F Eletrodo Cobre Externas Conexo Martelo picador ou picadeira ou ainda martelo bate-escria. Escria Cordes de solda Quentes

28

SENAI-PE

MQUINAS PARA SOLDAGEM

So Mquinas adaptadas para trabalhos de soldagem. Existem trs tipos bsicos de mquinas para soldar com eletrodo revestido: transformador para soldagem; gerador para soldagem; retificador para soldagem.

Os modelos variam de fabricante para fabricante, mas o princpio de funcionamento de cada tipo de mquina o mesmo.

Transformador para Soldagem uma mquina eltrica esttica (no tem partes mveis), destinada a alimentar um arco eltrico com corrente alternada.

Pode ser de pequeno, mdio e grande porte, dependendo do trabalho a ser executado.

Ligaes soltas

Pode ser do tipo monofsico ou trifsico e alimentado com tenses de 110 V, 220 V, 380 V e 440 V. Os transformadores, sendo mquinas para soldagem com corrente alternada (no tem polaridade definida), s permitem o uso de eletrodos apropriados para este tipo de corrente.
29

SENAI-PE

Observao: Para trabalhos de longa durao e eletrodos de maiores dimetros, deve-se ter o cuidado em selecionar a mquina com potncia adequada. A mquina normalmente dispe de dois terminais para ligao dos cabos (terra e porta-eletrodo).

O transformador, na maioria dos casos, tem um dispositivo volante-manivela, onde feita a regulagem da intensidade da corrente (amperagem).

Observao: Em mquinas de pequeno porte, a regulagem da intensidade feita atravs de pino-tomada, sendo o cabo terra ligado internamente.

30

SENAI-PE

Gerador para Soldagem uma mquina eltrica rotativa (tem partes mveis) destinada a alimentar um arco eltrico com corrente contnua.

Pode ser de pequeno, mdio e grande porte, dependendo da exigncia do trabalho a ser realizado. Os geradores so largamente empregados por apresentarem os seguintes recursos: permitem o uso de todos os tipos de eletrodo devido a corrente contnua; geram sua prpria energia atravs do acoplamento de um dispositivo girante que pode ser um trator, motor a combusto, roda d gua, motores eltricos etc.;

quando acoplados a motores eltricos necessitam de rede eltrica trifsica com tenses de 220/380/440 V; resistem bem a trabalhos de longa durao.

31

SENAI-PE

O gerador dispe de dois ou trs terminais para a ligao dos cabos (terra e porta-eletrodos), onde vem indicada a polaridade.

Para regular a intensidade da corrente (amperagem) dispe de uma alavanca que deslocada entre duas escalas graduadas em ampres.

Observao: O gerador contm partes girantes sujeitas a desgastes; por esse motivo devese estabelecer e seguir um plano de manuteno e lubrificao, de acordo com as instrues fornecidas pelo fabricante. Retificador para Soldagem uma mquina eltrica esttica (no tem partes mveis) destinada a alimentar um arco eltrico com corrente contnua.

Pode ser do tipo monofsico ou trifsico, alimentado com tenses de 220/380/440 V, de pequeno, mdio e grande porte, dependendo da exigncia do trabalho a ser executado. O retificador suporta bem os trabalhos de longa durao devido a um dispositivo de resfriamento (ventilador) acoplado ao seu prprio gabinete.
32

SENAI-PE

Os retificadores so atualmente as mquinas mais empregadas onde existe rede eltrica de alimentao por apresentarem as seguintes vantagens: economia no consumo de energia eltrica; menor rudo; menor manuteno, por no terem partes mveis.

O retificador dispe de dois (2) ou trs (3) terminais para a ligao dos cabos (terra e porta-eletrodo), onde vem indicada a polaridade (-+).

O retificador tem um dispositivo volante-manivela, ou reostato , onde feita a regulagem da intensidade da corrente (amperagem).
Volante-manivela Reostato

Nota: Existem mquinas de soldar do tipo transformador-retificador, que fornecem corrente alternada (CA) ou contnua (CC), dependendo do processo de soldagem ou do eletrodo a ser usado.

33

SENAI-PE

Exerccios

1) Escreva o nome dos trs tipos bsicos de mquinas para soldar com eletrodo. ____________________________________________________________ ___________________________________________________________. 2) Ponha (X) na alternativa correta: O transformador para soldagem alimenta um arco eltrico com: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Corrente contnua. ) Corrente contnua ou alternada. ) Corrente alternada. ) Corrente de ao.

3) O gerador para soldagem alimenta um arco eltrico com corrente __________________________________________________________ . 4) O gerador pode gerar sua prpria energia atravs do acoplamento de um dispostivo girante que pode ser ________________________________ . 5) Coloque (V) na afirmativa verdadeira e (F) na falsa. Retificador de soldagem : a) ( b) ( c) ( d) ( ) Uma mquina eltrica esttica. ) Uma mquina que alimenta um arco eltrico com corrente contnua. ) Uma mquina que alimenta um motor estacionrio. ) Uma mquina que suporta bem os trabalhos de longa durao.

6) Cite os motivos que fazem dos retificadores as mquinas mais empregadas em trabalhos de soldagem onde existe rede eltrica de alimentao. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________. 7) Cite o tipo de mquina que pode fornecer corrente alternada ou contnua em uma operao de soldagem. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________.
34

SENAI-PE

QUESTES 1 2 3 4 5 6 7

RESPOSTAS Transformador Gerador - Retificador C Contnua Trator, motor a combusto, roda d gua A (V); B (V); C (F); D (V) Economia no consumo de energia menor rudo menor manuteno por no terem partes mveis. Transformador - retificador

35

SENAI-PE

VARIVEIS QUE INFLUENCIAM NAS SOLDAGENS

Na soldagem a arco diversas variveis devem ser levadas em conta, principalmente as seguintes: ajuste da corrente; comprimento do arco; velocidade de avano; ngulo do eletrodo.

Ajuste da corrente A corrente fornecida pela mquina deve variar de acordo com o dimetro do eletrodo. Quando o dimetro do eletrodo vem indicado em polegada fracionria, uma regra geral pode ser estabelecida para o ajuste da corrente. Esta a regra: a intensidade da corrente (amperagem) para trabalhar com eletrodo revestido, deve corresponder aproximadamente medida do dimetro do ncleo do eletrodo em milsimos de polegada. Exemplo: Qual a amperagem aproximada para trabalhar com um eletrodo de 1/8 de dimetro? Soluo: Para transformar polegada fracionria em polegada milesimal, divide-se o numerador da frao pelo seu denominador, ou seja: 1 8 numerador denominador

ou 1:8 = 0,125

Ento, se 1/8 = 125 milsimos de polegada, para trabalhar com um eletrodo revestido de 1/8 de dimetro, usa-se aproximadamente 125 A. Quando o dimetro do eletrodo vem indicado em milmetros aplica-se a constante 40, ou seja: para cada 1 mm usa-se 40 A.
36

SENAI-PE

Exemplo: Calcular a intensidade da corrente conveniente para soldar com eletrodo revestido de 3,2 m de dimetro. Soluo: Se para cada 1 mm usa-se 40 A, multiplicando-se 3,2 mm por 40 A, vamos encontrar a amperagem aproximada para soldar com eletrodo de 3,2 mm de dimetro. Ento, se 3,2 x 40 = 128, para soldar com eletrodo revestido de 3,2 mm de dimetro usa-se aproximadamente 128 A.

Comprimento do Arco Para determin-lo, aplica-se a seguinte regra: O comprimento do arco nas soldagens com eletrodos revestidos deve ser igual ou ligeiramente inferior ao dimetro do ncleo do eletrodo que est sendo usado. Exemplo: O comprimento do arco, para um eletrodo revestido de 1/8 (3,175 mm) deve ser mantido entre 2,5 3,175 mm. Na tabela a seguir, podemos observar algumas diferenas na soldagem quando trabalhamos com arco curto ou arco longo. Arco curto Maior penetrao Solda menos espelhada menos respingos Arco longo Menor penetrao Solda mais espalhada excesso de respingos

Velocidade de Avano Varia de acordo com a intensidade da corrente, com a dimenso da pea e com o tipo de cordo desejado. ngulo do Eletrodo Varia de acordo com a posio de soldagem e, tambm em funo do formato da pea a ser soldada.
37

SENAI-PE

Exerccios

1) Das afirmativas abaixo, coloque (X) nas que representam variveis que devem ser levadas em conta na soldagem a arco. a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( f) ( g) ( h) ( ) Ajuste da corrente. ) Largura do arco. ) Comprimento do arco. ) Comprimento do avano. ) Direo do avano. ) Velocidade do avano. ) Velocidade do arco. ) ngulo do eletrodo.

2) Sabendo que, a intensidade da corrente (amperagem) para trabalhar com eletrodos revestidos, deve corresponder aproximadamente medida do dimetro do ncleo do eletrodo em milsimos de polegada; calcule e registre a intensidade da corrente para trabalhar com eletrodo de 5/32 de dimetro.

3) Sabendo que, quando o dimetro do eletrodo vem indicado em milmetros, para cada milmetro usa-se 40 A. Calcule e registre a intensidade da corrente para trabalhar com eletrodo de 4 mm de dimetro.

Preencha corretamente o espao em branco na frase abaixo. 4) O comprimento do arco nas soldagens com eletrodos revestidos, deve ser igual ou ligeiramente inferior ao _______________ do ncleo do eletrodo que est sendo usado. 5) Analise os itens apresentados e relacione-os corretamente na Coluna A ou na Coluna B.
38

SENAI-PE

Itens

Coluna A Arco Curto ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________

Coluna B Arco Longo __________________ __________________ __________________ __________________ __________________ __________________

A - maior penetrao B - solda mais espalhada C - menos respingos D - maior penetrao E - excesso de respingos F - solda menos espalhada

Coloque (V) nas afirmativas corretas e (F) nas falsas. 6) ( ) A velocidade de avano varia de acordo com a polaridade da mquina. 7) ( ) A velocidade de avano varia de acordo com a intensidade da corrente, com a dimenso da pea e com o tipo de cordo desejado. 8) ( ) O ngulo do eletrodo varia de acordo com a posio de soldagem e tambm em funo do formato da pea a ser soldado. QUESTES 1 2 3 4 5 6 7 8 RESPOSTAS A; C; F; H 156 A 160 A Dimetro Coluna A A; F; C Coluna B B; D; E F V V

39

SENAI-PE

FATORES A SEREM SOLDAGEM

CONSIDERADOS PARA UMA BOA

As causas mais comuns de defeitos nas soldas ocorrem quando das paradas obrigatrias para a substituio do eletrodo e trmino do cordo. Para evitar esses defeitos e realizar uma boa soldagem, devemos levar em conta, entre outros, os seguintes fatores: Preparao para a soldagem. Incio do cordo. Reincio do cordo. Trmino do cordo.

Vamos analisar cada um desses fatores separadamente.

Preparao para a Soldagem Quanto pea: Deve ser limpa de xido, gordura, tinta ou qualquer tipo de impureza. Observao: Em alguns trabalhos tais como grades, portes, vitrais, etc., a preparao consiste apenas na limpeza de xidos e outras impurezas, porm, em soldagens de maior responsabilidade, se faz necessrio o uso de processos auxiliares, tais como pr-aquecimento, ps-aquecimento, uso de respaldos, dispositivos, chanfros, etc.

Quanto mquina Deve ser equipada como todos os acessrios necessrios para a execuo da solda. Deve ser regulada corretamente, em funo do dimetro do eletrodo e da espessura do material a ser soldado. Quanto ao eletrodo Deve ser selecionado de acordo com o material a ser soldado.
40

SENAI-PE

Quanto ao local de soldagem Deve atender segurana. Incio do cordo de solda No incio do cordo de solda deve-se observar que o ngulo do eletrodo seja adequado para a posio de soldagem e fazer o possvel para abrir o arco eltrico num s resvalo.

Reincio do Cordo de Solda (emenda do cordo) Quase sempre, os defeitos encontrados em soldas executadas com eletrodos so porosidades que ocorrem nas emendas, quando necessrio trocar o eletrodo. Para evitar esses defeitos se faz necessrio: Deixar a unha correta na parada do eletrodo.

Preparar a unha corretamente quando for necessrio.

Observao: Para preparar a unha corretamente pode-se usar lixadeira, esmeril ou a prpria talhadeira. Reabrir o arco corretamente.

41

SENAI-PE

Trmino do Cordo de Solda Ao terminar o cordo de solda deve-se eliminar lentamente o ngulo do eletrodo para que seja mantida a igualdade ao longo do cordo.

No final da solda deve-se girar o eletrodo em forma de caracol e afast-lo rapidamente da pea.

Exerccios

1) Quais os fatores a serem levados em conta para se realizar uma boa soldagem? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Nas questes 2, 3 e 4 coloque(X) na alternativa correta. 2) Na preparao para a soldagem, a pea deve ser: a) ( ) Soldada como estiver. b) ( ) Soldada e depois limpa de xidos, gorduras, tintas ou qualquer outro tipo de impureza. c) ( ) S podemos soldar com eletrodos especiais. d) ( ) Limpa de xido, gordura, tinta ou qualquer tipo de impureza.

42

SENAI-PE

3) Em alguns trabalhos como grades, portes, vitrais, etc., a preparao consiste na: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Necessidade de usar testemunha ou respaldo. ) Limpeza de xido e outras impurezas. ) No emprego do eletrodo especial. ) Necessidade de usar vassourinha de pelo.

4) O uso de processos auxiliares se faz necessrio em: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Soldagens de maior responsabilidade. ) Soldagens de grades, portes, vitrais, etc. ) Qualquer tipo de soldagem. ) Nenhum tipo de soldagem.

Coloque (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas. 5) Na preparao para a soldagem, a mquina deve ser: a) ( ) Equipada com todos os acessrios necessrios para a execuo da solda. b) ( ) Regulada de acordo com a vontade do soldador. c) ( ) Regulada corretamente, em funo do dimetro do eletrodo e da espessura do material a ser soldado. Complete corretamente as frases abaixo: 8) O eletrodo deve ser selecionado de acordo com o _______________ a ser soldado. 9) O local de trabalho deve atender _____________________ . Coloque (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas. 10) ( ) No incio do cordo deve-se observar que o ngulo do eletrodo seja adequado para a posio de soldagem. 11) ( ) No incio do cordo deve-se observar que o eletrodo esteja bem afastado da pea. 12) ( ) No incio do cordo deve-se abrir o arco eltrico com, no mnimo onze resvalos.
43

SENAI-PE

13) ( ) No incio do cordo deve-se observar que o eletrodo fique bem encostado na pea. 14) ( ) No incio do cordo deve-se fazer o possvel para abrir o arco eltrico num s resvalo. Assinale com um (X) a alternativa correta: 15) Para evitar os defeitos (porosidade) que ocorrem nas emendas dos cordes, quando da troca do eletrodo, se faz necessrio: a) ( ) Deixar a unha incorreta na parada do eletrodo. b) ( ) Preparar a unha incorretamente quando for necessrio. c) ( ) Reabrir o arco corretamente. Complete as frases abaixo: 16) Ao terminar o cordo de solda deve-se eliminar lentamente o ____________ do eletrodo para que seja mantida igualdade ao longo do cordo. 17) No final da solda deve-se _____________ o eletrodo em forma de caracol e ____________ rapidamente da pea.

44

SENAI-PE

QUESTES RESPOSTAS 1 Preparao para a soldagem incio do cordo reincio do cordo trmino do cordo. 2 D 3 B 4 A 5 V 6 F 7 V 8 Material 9 Segurana 10 V 11 F 12 F 13 F 14 V 15 C 16 ngulo 17 Girar afast-lo

45

SENAI-PE

POSIES DE SOLDAGEM

a disposio que as partes das peas a serem soldadas ficam em relao a um plano de referncia. Nem sempre a pea que vai ser soldada pode ser colocada na posio mais cmoda, devido a sua forma, tamanho, etc. claro que uma solda executada na posio sobre cabea exige maior habilidade do soldador que uma solda executada na posio plana. A ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), estabeleceu normas e critrios de qualificao de soldadores, baseando-se, em partes, nessas dificuldades. Da a necessidade do soldador conhecer as posies de soldagem. Existem quatro posies bsicas, a saber: plana, horizontal (plano vertical), vertical (descendente ou ascendente) e sobre cabea.

Posio Plana aquela em que o metal base se encontra na posio plana e a deposio tambm feita na posio plana (figs. abaixo). a que apresenta menores dificuldades de operao, podendo ser executada com todos os tipos de eletrodos.

46

SENAI-PE

Posio Horizontal aquela em que o metal base se encontra no plano vertical e o depsito feito no plano horizontal (figs. abaixo). No apresenta maiores dificuldades na sua execuo podendo ser realizada com quase todos os tipos de eletrodo.

Posio Vertical (descendente) aquela em que o metal base se encontra no plano vertical e o depsito tambm feito na vertical de cima para baixo.

aplicada onde se pretende pouca penetrao e um bom aspecto, sendo muito empregada na soldagem de chapas de pequena espessura. Posio Vertical (ascendente) aquela em que o metal base se encontra no plano vertical e o depsito tambm feito na vertical, de baixo para cima.

47

SENAI-PE

Essa posio adotada com vantagem em trabalhos de grande responsabilidade, por raramente apresentar defeitos (porosidade, incluses de escria, etc.) e, tambm pela grande penetrao que se consegue.

Posio sobre Cabea Consiste em soldar peas colocadas horizontalmente acima da cabea.

a mais difcil de todas as posies de soldagem, por isso, sempre que possvel, deve ser evitada. Nota: Para qualquer posio, as peas podero variar de inclinao at 15 aproximadamente, em todos os sentidos, que ainda sero consideradas na posio. Movimentos Laterais do Eletrodo Na soldagem a arco eltrico, toda posio de solda tem um movimento lateral de melhor aceitao. A seguir, vamos mostrar alguns dos movimentos laterais mais aconselhados. Nessa posio podemos recorrer a vrios tipos de movimentos laterais, os mais comuns so vistos nas figuras abaixo.

48

SENAI-PE

Aplicando movimentos laterais deve-se parar ou diminuir a velocidade de avano quando chegar na extremidade do cordo, o que convencionado pelos pontos nas figuras. Observaes: 1) No aconselhvel fazer movimentos laterais maiores que trs (3) vezes o dimetro do eletrodo, principalmente quando se trabalha com eletrodo bsico. 2) O movimento mostrado na figura a seguir pode ser usado em alguns casos, porm, no aconselhvel por aquecer demasiadamente a zona da solda, podendo inclusive, ocasionar poros e incluses de escria na sobre passagem do cordo.

Na Posio Horizontal (plano vertical) Esta posio tem seus movimentos laterais definidos.

Na Posio Vertical (descendente) Nesta posio temos poucos recursos e o movimento aplicado visto na figura ao lado Esta posio especificamente usada em soldagens de chapas finas e em alguns casos especiais, onde o acabamento o mais importante.

49

SENAI-PE

Na Posio Vertical (ascendente) Os movimentos laterais mais usados so: movimento usado principalmente para primeiros cordes em soldas de canto e, tambm para unir peas de raiz irregular ou unio de raiz.

movimento usado para cordes intermedirios e primeiros cordes.

movimentos muito usados para cobertura ou acabamento final.

Na Posio Sobre Cabea Essa posio uma das mais evitadas pela dificuldade que oferece. Os movimentos usados so vistos nas figuras abaixo.

Ao soldar nessa posio, devemos nos precaver dos respingos. Para diminuir estes respingos devemos manter o arco eltrico estvel e, sempre que possvel curto.

50

SENAI-PE

Exerccios

1) Cite o nome das quatro (4) posies bsicas de soldagem. ___________________________________________________________ 2) Qual das quatro (4) posies bsicas de soldagem deve ser evitada, devido a sua dificuldade de execuo? ____________________________________________________________ Desenhe abaixo de cada posio citada, os movimentos mais aconselhados para execut-las. 3) Vertical (ascendente) 4) Horizontal (plano vertical)

QUESTES 1 2 3

RESPOSTAS plana - horizontal - vertical (ascendente ou descendente) sobre cabea. sobre cabea. vertical ascendente.

horizontal (plano vertical).

51

SENAI-PE

JUNTAS

Junta a regio onde duas ou mais peas sero unidas por um processo de soldagem.

Tipos de Junta As juntas podem ser: de topo; sobreposta; em T (ou em ngulo); de quina.

Junta de Topo o tipo em que os dois componentes esto no mesmo plano.

Junta Sobreposta Tipo em que um dos componentes se sobrepe ao outro ou aos outros.

52

SENAI-PE

Junta em T (ou em ngulo) o tipo em que os dois componentes esto prximos e em ngulo, tendo a seco transversal o formato de um T.

Junta de Quina Tipo em que os dois componentes esto prximos e em ngulo.

Qualquer dos tipos de juntas vistas anteriormente, pode ser sem chanfro ou chanfrada.

Junta sem Chanfro aquela em que as bordas das peas a serem soldadas no necessitam de chanfros.

Geralmente essas juntas so usadas em materiais de at 6 mm.

53

SENAI-PE

Observao: Quando a soldagem requer penetrao total, deve-se deixar entre uma chapa e a outra uma abertura igual ao dimetro do ncleo do eletrodo.

Junta Chanfrada aquela em que as bordas das peas a serem soldadas necessitam de chanfro. Na maioria dos casos, quando a espessura dos materiais tem mais de 6 mm.

Observao: Em peas chanfradas consegue-se melhor penetrao da solda.

Preparao da Junta Antes de se iniciar uma solda necessrio preparar a junta. Para isso, devemos: em primeiro lugar, limpar a parte da pea que vai ser soldada, eliminando gordura, tinta, leo ou qualquer tipo de impureza que possa prejudicar a solda; em segundo lugar, verificar o tipo da junta conveniente e, se for junta chanfrada, escolher o tipo e dimenso do chanfro que atende economia, viabilidade, empenamento, etc. chanfro pode ser preparado por mquinas operatrizes (plaina, frezadora, torno, etc.) ou atravs de corte oxi-acetilnico.

54

SENAI-PE

Observao: Os dados referentes preparao da junta geralmente so fornecidos pelo departamento tcnico.

Tipos de Chanfro O tipo de chanfro a se adotar nas peas a serem soldadas depende de vrios fatores, tais como: processo de soldagem; espessura da pea; esforo que as peas iro suportar; penetrao desejada; viabilidade econmica; natureza do metal base, etc. Veja alguns tipos de chanfros mais usados nas operaes de soldagem e sua aplicao: Em V Recomendado para espessuras at 20 mm, sendo a soldagem efetuada de um s lado.

Em V Recomendado para espessuras at 20 mm, sendo a soldagem efetuada de um s lado.

55

SENAI-PE

Em duplo V ou X Recomendado para espessuras entre 15 e 40 mm.

Em K Recomendado para espessuras entre 15 e 40 mm.

Em J Recomendada para espessura at 20 mm, sendo a soldagem efetuada de um s lado.

Em duplo J Recomendado para espessuras entre 15 e 40 mm.

Em U Recomendado para grandes espessuras, sendo a soldagem efetuada de um s lado.

Em duplo U Recomendado para grandes espessuras.

Observao: Na soldagem de peas de grande espessura o chanfro duplo U no simtrico.

56

SENAI-PE

Exerccios 1) Escreva com suas palavras o que junta. _____________________________________________________________ ____________________________________________________________ . Nas questes 2, 3 e 4 coloque (X) na alternativa correta. 2) As juntas podem ser: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Em T, em X - em L - em Z. ) De topo - de lado - de frente - de face. ) De topo - sobreposta - em T - de quina. ) De topo - de face - de borda - de quina.

3) Junta de topo um tipo de junta que: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Os dois componentes esto no mesmo plano. ) Os dois componentes esto em planos diferentes. ) Um dos componentes se sobrepe ao outro e aos outros. ) No existem componentes.

4) Junta sobreposta um tipo de junta em que: ) Os dois componentes esto prximos e em ngulo, tendo a seco transversal o formato de um T. b) ( ) Os dois compontes esto prximos e em ngulo, tendo a seco transversal o formato de um L. c) ( ) No existem componentes. d) ( ) Um dos componentes se sobrepe ao outro ou aos outros. 5) Escreva com suas palavras o que junta sem chanfro. _____________________________________________________________ ____________________________________________________________ . 6) Geralmente as juntas sem chanfro so usadas em materiais de: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Mais de 6. ) At 6. ) At 6 mm. ) Mais de 6 mm.
57

a) (

SENAI-PE

7) Quando a soldagem requer penetrao total, normalmente deve-se deixar: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Uma abertura igual ao comprimento do eletrodo. ) Uma abertura igual ao dimetro da chapa. ) Uma abertura igual ao dimetro do ncleo de eletrodo. ) Uma abertura igual espessura da chapa.

8) Escreva com suas palavras o que junta chanfrada. _____________________________________________________________ ____________________________________________________________ . Complete corretamente as seguintes frases: Antes de iniciar uma solda necessrio preparar a junta. Para isso devemos: 9) Em primeiro lugar, _________________ a parte da pea que vai ser soldada, ________________gordura, tinta, leo ou qualquer tipo ________________ que poderia ________________ a solda. 10) Em segundo lugar, verificar o tipo de _________________ conveniente e se for junta _________________, escolher o tipo e dimenso do ______________ conveniente quanto economia, viabiildade, empenamento, etc. 11) Dos tipos de chanfros mais usados, desenhe cinco tipos e escreva o seu respectivo nome.

58

SENAI-PE

QUESTES RESPOSTAS 1 a regio onde duas ou mais peas sero unidas por um processo de soldagem. 2 C 3 A 4 B 5 aquela em que as bordas das peas a serem soldadas no necessitam de chanfros. 6 C 7 C 8 aquela em que as bordas das peas a serem soldadas necessitam de chanfro. 9 limpar - eliminando - impureza - prejudicar. 10 junta - chanfrada chanfro. 11 conferir nas pginas 5/9, 6/9 e 7/9 ??????????

59

SENAI-PE

ELETRODOS PARA SOLDAGEM MANUAL A ARCO

uma vareta metlica preparada para servir como material de adio nos processos de soldagem a arco voltaico.

Tipos de Eletrodo O eletrodo pode ser de dois tipos: n ou revestido. N uma simples vareta de composio definida, pouco utilizada atualmente.

Revestido constitudo de um ncleo metlico (alma), revestido de compostos orgnicos e minerais, ferro-liga, etc., com porcentagens definidas. O eletrodo pode ser revestido por extruso ou simplesmente banhado, podendo ser fino, mdio ou espesso. O material do ncleo pode ser ferroso ou no ferroso e sua escolha feita de acordo com o material da pea a ser soldada. Os componentes do revestimento vem sob forma de p, unidos por um aglomerante cola, normalmente silicato de potssio ou de sdio.

Revestimento Ncleo metlico (alma) Extremo no revestido (pega)

60

SENAI-PE

Tipos de Revestimento do Eletrodo Os mais comuns so: rutlico, bsico, celulsico, cido e oxidante. Rutlico Contm geralmente rutilo com pequenas porcentagens de celulose e ferroligas. usado com vantagens em trabalhos:

de chaparia fina e mdia.

que requerem bom acabamento.


Cordo de acabamento

com estruturas metlicas. Observao: Sua escria auto-destacvel quando utilizada adequadamente.

Escria

Bsico Contm em seu revestimento fluorita, carbono de clcio e ferro liga. um eletrodo muito empregado nas soldagens pelas seguintes razes: tem boas propriedades mecnicas dificilmente apresenta trincas, seja a quente ou a frio;

seu manuseio relativamente fcil;


61

SENAI-PE

usado para soldar aos comuns, de baixa liga e ferro fundido (quando este no necessita usinagem posterior).

Observaes: 1) Devido composio do seu revestimento, esse eletrodo absorve facilmente a umidade do ar (higroscpico). 2) importante guard-lo em estuga apropriada, aps abrir a lata.

Celulsico Contm no seu revestimento materiais orgnicos combustveis (celulose, p de madeira, etc). muito usado para soldagem onde:

a penetrao muito importante; as incluses de escria so indesejveis.


Solda de tubulao (seco)

Os dois (2) tipos de eletrodos que vamos citar em seguida so menos usados que os trs (3) j mencionados. cido Seu revestimento composto de xido de ferro, xido de mangans e outros desoxidantes. A posio de trabalho mais recomendada para este eletrodo a plana. Oxidante Seu revestimento contm xido de ferro (hematita) podendo ter ou no xido de mangans. Sua penetrao pequena (ver figura) e suas propriedades mecnicas muito ruins. usado em trabalhos onde o aspecto do cordo mais importante do que sua resistncia.
62

SENAI-PE

Observao: Em alguns tipos de revestimento, so adicionadas partculas metlicas que do ao eletrodo outras caractersticas como: maior rendimento de trabalho (p de ferro); propriedades definidas (ferro-ligas). Funes do Revestimento As funes do revestimento so muitas. Vamos a seguir, discriminar as mais importantes e dividi-las em trs grupos.

Funo Eltrica Tornar o ar entre o eletrodo e a pea melhor condutor, facilitando a passagem da corrente eltrica, o que permite estabelecer e manter o arco estvel (ionizao).

Funo metalrgica Formar uma cortina gasosa que envolve o arco e o metal em fuso, impedindo a ao prejudicial do ar (oxignio e nitrognio) e tambm adicionar elementos de liga e desoxidantes, para diminuir as impurezas.

Funo Fsica Guiar as gotas de metal em direo poa de fuso, facilitando a soldagem nas diversas posies e atrasar o resfriamento do cordo atravs da formao da escria, proporcionando melhores propriedades mecnicas solda.

63

SENAI-PE

Tabela Resumo dos Tipos de Eletrodo e seus Dados Tcnicos

Tipo de Eletrodo Dados Tcnicos Tipo e componentes do revestimento

Rutlico

Bsico Baixo Hidrognio Espesso, contendo carbonato de clcio, outros carbonatos bsicos e fluor. Deve estar seco para evitar porosidade na solda. Todas

Celulsico

cido

Oxidante

Mdio e espesso, contendo rutilo ou compostos derivados xidos de titnio.

Posio de soldagem

Todas

Fino, contendo materiais orgnicos combustvei s que ao se queimarem produzem uma camada espessa de gs protetor. Todas CA ou CC + Boas

Mdio ou espesso, contendo xido de ferro e mangans e outros desoxidante s.

Espesso, contendo xido de ferro com o sem xido de magans.

Tipo de CA ou CC - CA ou CC + corrente ou + Propriedades Muito boas, mecnicas utilizado para do depsito soldas de grande responsabilid ade. Velocidade Regular Regular de fuso Penetrao Pequena Mdia Escria Densa e Compacta e viscosa, espessa, geralmente facilmente autodestacvel. destacvel. Tendncia a Regular Baixa trinca

Plana e horizontal (filete) CA ou CC Boas

Plana e horizontal (filete) CC Poucas, utilizado apenas para acabame nto. Elevada Pequena Pesada, compacta e autodestacv el. Elevada

Elevada Grande Pouca, de fcil remoo. Regular

Elevada Mdia cida, facilmente destacvel; porosa e frivel. Regular

64

SENAI-PE

Exerccio

1) Escreva com suas palavras o que eletrodo. _____________________________________________________________ ____________________________________________________________ . 2) Escreva do que constitudo o eletrodo revestido. _____________________________________________________________ ____________________________________________________________ . Nas questes 3 e 4 coloque (X) na alternativa correta. 3) O material do ncleo do eletrodo pode ser ferroso ou no ferroso e sua escolha feita de acordo com: a) ( b) ( c) ( d) ( ) A vontade do soldador. ) A posio da soldagem. ) O material do eletrodo. ) O material da pea a ser soldada.

4) Normalmente o aglomerante cola que une o p do revestimento : a) ( b) ( c) ( d) ( ) Silicato de potssio ou de sdio. ) Carbonato de clcio. ) Carbonato de potssio. ) Cola tenaz.

Das afirmativas a seguir, coloque (V) nas verdadeiras e (F) nas falsas. 5) ( ) O revestimento celulsico contm materiais orgnicos (combustveis celulose, p de madeira, etc). 6) ( ) O eletrodo com revestimento celulsico muito usado para soldagens onde a penetrao no muito importante. 7) ( ) O eletrodo com revestimento celulsico muito usado para soldagens onde as incluses de escria so desejveis. 8) ( ) O eletrodo com revestimento rutlico usado com vantagens em trabalhos de chaparia fina e mdia, que exigem bom acabamento, e em estruturas metlicas.
65

SENAI-PE

9) (

) O eletrodo com revestimento bsico absorve facilmente a umidade do ar (higroscpico); portanto, para us-lo convenientemente, aps abrir a lata deve ser guardado em estufa prpria.

10) ( ) O eletrodo com revestimento cido composto de cido sulfrico, cido biliar e cido arsnico. 11) O eletrodo com revestimento oxidante usado em trabalhos onde o ________________ do cordo mais importante do que sua _______________. 12) O eletrodo _____________ contm em seu revestimento fluorita, carbonato de clcio e _________________________________ . 13) Guiar as gotas em direo poa de fuso, facilitando a soldagem nas mais diversas posies uma funo: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Eletrnica. ) Metalrgica. ) Humana. ) Fsica.

14) Tornar o ar entre o eletrodo e a pea melhor condutor, facilitando a passagem da corrente eltrica, permitindo estabelecer e manter o arco estvel (ionizao), uma funo: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Eltrica. ) Metalrgica. ) Humana. ) De 1 grau.

66

SENAI-PE

15) Formar uma cortina gasosa que envolve o arco e o metal em fuso, impedindo a ao prejudicial do ar (oxignio e nitrognio); adicionar elementos de liga e desoxidante para diminuir as impurezas uma funo: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Humana. ) Metalrgica. ) De 2 grau. ) Eltrica.

67

SENAI-PE

QUESTO 1 2

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

RESPOSTAS Eletrodo uma vareta metlica preparada para servir como material de adio nos processos de soldagens a arco voltaico. constitudo de um ncleo metlico (alma), revestido de compostos orgnicos e minerais, ferro ligas, etc. com porcentagens definidas. D A V F F V V F Aspecto-resistncia Bsico-ferro ligas D A B

68

SENAI-PE

CLASSIFICAO E ARMAZENAGEM DOS ELETRODOS

Existem vrias entidades que classificam os eletrodos para soldagem a arco. No Brasil, as classificaes mais adotadas so as da ABNT e da AWS - ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. - AWS American Welding Society (Associao Americana de Soldagem). Vamos descrever as duas, separadamente.

69

SENAI-PE

Classificao ABNT Os eletrodos so identificados por quatro algarismos, seguidos de uma letra. Os quatro algarismos bsicos, identificadores de eletrodo tm o seguinte significado: Limite de resistncia trao da solda em quilograma fora por milmetro quadrado (Kgf/mm2). O terceiro algarismo varia de 1 a 4 e indica a posio em que o eletrodo pode soldar, sendo que: 1 - todas as posies; 1 - todas as posies com exceo da vertical descendente; 2 - posio plana e horizontal; 4 - posio plana. O quarto algarismo varia de 0 a 5 e indica, ao mesmo tempo, a natureza da corrente e o grau de penetrao da solda, sendo que: 0 corrente contnua e grande penetrao; 1 corrente contnua ou alternada e grande penetrao; 2 corrente contnua e mdia penetrao; 3 corrente contnua ou alternada e mdia penetrao; 4 corrente contnua e pequena penetrao; 5 corrente contnua ou alternada e pequena penetrao. 4 8 1 2 -B

As letras A, B, C, O, R, T e V so utilizadas para indicar o tipo de revestimento, sendo que: A cido B Bsico C Celulsico O Oxidante R Rutlico T Titnio V Qualquer outro no mencionado anteriormente

Observao: Quando direita destas letras, aparecer a letra F porque existe adio de p de ferro no revestimento.

70

SENAI-PE

Para melhor fixao acompanhe os exemplos a seguir: 1) Eletrodo 44 10 - C 44 1 0 - C Revestimento celulsico CC grande penetrao Soldagem em todas as posies 44 Kgf / mm2 2) Eletrodo 4835 - BF 48 3 5 -B F Revestimento com adio de p de ferro Revestimento do tipo bsico CA ou CC pequena penetrao Soldagem nas posies plana e horizontal 48 Kgf / mm2

Classificao AWS Na classificao AWS, os eletrodos para ao doce ou de baixa liga, so identificados atravs de uma letra e quatro ou cinco algarismos. Vamos conhecer o significado da letra e dos algarismos do seguinte exemplo: Vareta para soldagem a arco eltrico manual Limite de resistncia trao em milhar de libras por polegada quadrada (lb / pol2) Posio em que o eletrodo pode soldar, sendo: 1 1 - Todas as posies 2 2 - Plana e horizontal (filete) 3 3 - Plana 4 4 - Vertical descendente Tipo de corrente, polaridade e tipo de revestimento E 6 0 1 0

71

SENAI-PE

A seguir, temos a tabela AWS ltimos algarismos. Dois ltimos algarismos 10 11 12 13 14 15 16 18 20 24 27 28 Tipo de corrente CC CC ou CA CC ou CA CC ou CA CC ou CA C CC ou CA CC ou CA CC ou CA CC ou CA CC ou CA CC ou CA

A. 51-78 que esclarece o significado dos

Polaridade Inversa (+) Inversa (+) Direta (-) Inversa/Direta (+ Inversa/Direta (+ Inversa (+) Inversa (+) Inversa/Direta (+ Inversa/Direta (+ Inversa/Direta (+ Inversa/Direta (+ Inversa (+)

Revestimento Celulsico Celulsico Rutlico Rutlico Rutlico Bsico Bsico Bsico cido Rutlico cido Bsico

-) -)

-) -) -) -)

Observao: No caso do nmero ser composto de cinco algarismos, os trs primeiros indicam o limite de resistncia trao. Exemplo: Eletrodo E 10018 Neste caso o limite de resistncia a trao igual a 100000 lb /pol2. Para melhor fixao acompanhe os exemplos a seguir: 1) Eletrodo E 7018 70 18 Resistncia trao em lb / pol2 = 70.000 lb / pol2. 70 1 8 Posio de soldagem = todas as posies.

72

SENAI-PE

70

18 Tipo de corrente = CA ou CC Polaridade em CC = Inversa (+) Revestimento = bsico

1) Eletrodo E 6020 60 20 Resistncia trao

60

0 Posio de soldagem = plana e horizontal (filetes)

60

20 Tipo de corrente = CC ou CA Polaridade em CC = Direta ( - ) Revestimento = cido

Observao: Para converter lb/pol2 em kgf/mm2, deve-se multiplicar a quantidade de lb/pol2 pela constante 0,0007031. Exemplo: Converter 70.000 lb / pol2 para kgf / mm2. Soluo: multiplica-se a quantidade de lb / pol2 pela constante 0,0007031. Ento, temos: 0,0007031 x 70.000 49,2170000 Resposta: 70.000 lb/pol2 = 49.217 kgf/mm2. Quando o clculo no exige preciso podemos multiplicar simplesmente pela constante 0,0007. Teremos:
73

SENAI-PE

70.000 x 0,0007 49,0000 Resposta: 70.000 lb/pol2 49 kgf/mm2.

Nota psi = lb/pol2 = libras por polegada quadrada. CC = DC = corrente contnua. CA = AC = corrente alternada. Kgf/mm2 = quilograma fora por milmetro quadrado.

Armazenagem e Cuidados com os Eletrodos Revestidos freqente, nas empresas, a pouca importncia que se d aos eletrodos, muitos por falta de conhecimento, outras por desleixo. Inclusive, o prprio transporte e estocagem inadequados interferem no estado do eletrodo, danificando-o. Muitas soldas so reprovadas nos ensaios e testes, devido a utilizao de eletrodos danificados. Por esse motivo, soldadores, almoxarifes, encarregados e pessoal que lida constantemente com eletrodos, devem ser conscientizados de seu manuseio, transporte e armazenagem adequados. Vrios so os fatores que podero afetar os eletrodos, porm, sero apresentados neste trabalho os mais comuns. A parte do eletrodo que mais sofre danos o revestimento, sendo causado por: ao mecnica, absoro de umidade, envelhecimento.

Ao Mecnica O revestimento dos eletrodos relativamente forte e s pode ser danificado por manuseio indevido ou seja: pisada, dobramento excessivo, queda, mau trato no transporte etc. Este defeito facilmente observado a olho n. O soldador no deve se comprometer em usar um eletrodo que apresente danos no revestimento.

74

SENAI-PE

Absoro de Umidade Altas porcentagens de umidade no revestimento de um eletrodo pode interferir na qualidade da solda e praticamente impossvel ao soldador medir essa porcentagem. O mtodo adotado para verificar se o eletrodo contm umidade o roamento. Quando este emite som choco sinal que o eletrodo contm umidade, porm no permite saber a quantidade e nem se esta vai ser prejudicial ou no na soldagem. O defeito causado na solda pela umidade do eletrodo no aparece aos olhos do soldador, porque normalmente se manifesta na formao de porosidades internas, que podem ser detectadas somente atravs de teste radiogrficos ou ultrassonoros. Alguns tipos de revestimento como o rutlico e celulsico, no so sensveis umidade, no requerendo cuidados especiais. Os eletrodos bsicos cujo revestimento contm altas porcentagens de carbonato de clcio, tem facilidade em absorver a umidade existente no ar, por esse motivo devem ser conservados nas embalagens originais e em estufas quando as embalagens forem abertas. Observao: No se deve desligar a estufa durante a noite ou nos fins de semana, pois a queda da temperatura durante a noite, permitir condensao da umidade (orvalho) que ser absorvida pelos eletrodos, danificando-os. Portanto, a estufa deve permanecer constantemente ligada e regulada entre 500C e 800C para eletrodos no bsicos e 1000C a 1500C para os bsicos.

Ressecagem dos Eletrodos Eletrodos atacados pela umidade podem ser recuperados por vrios meios como os seguintes: Caso 1 Eletrodo mido do tipo rutlico, celulsico, cido e oxidante. Soluo: Deixar em formo aquecido entre 700C e 900C durante (1) uma hora (temperatura efetiva). Caso 2 Eletrodo do tipo bsico Soluo: Deixar em forno aquecido entre 3000C a 3500C por um perodo de (1) uma a (2) duas horas (temperatura efetiva).
75

SENAI-PE

Observaes: 1- Em trabalhos que exigem alta qualidade, o fabricante deve ser consultado sobre as condies de ressecagem de seu produto. 2- Na ressecagem importante observar que os eletrodos atinjam a temperatura recomendada, pois a temperatura do espao livre do forno normalmente muito mais alta do que a dos eletrodos que esto sendo ressecados. 3- Temperatura efetiva a temperatura do eletrodo.

Envelhecimento Eletrodos velhos so facilmente reconhecidos pela formao de cristais brancos que aparecem na superfcie do revestimento. Esses cristais de silicato no so prejudiciais, porm indicam alteraes no revestimento e, portanto, no aconselhvel seu uso para soldagens que exigem alta qualidade. Eletrodos de alto rendimento rendimento, quando estocados durante muito tempo em ambiente no apropriado, podem apresentar formao de xido (ferrugem) no seu revestimento, devido ao p de ferro empregado na sua fabricao. Constando-se tal fato, no se deve usar esses eletrodos em servios de alta qualidade ou responsabilidade. Observao: sempre aconselhvel, ao constatar qualquer irregularidade nos eletrodos, consultar um tcnico da empresa fornecedora.

76

SENAI-PE

Exerccios

1) Escreva a sigla e o nome da entidade brasileira responsvel pela classificao dos eletrodos. ____________________________________________________________. 2) Escreva a sigla e o nome da entidade americana de classificao de eletrodos mais adotada no Brasil. ____________________________________________________________ . 3) Os eletrodos so identificados por quatro algarismos seguidos de uma letra. Esta letra indica: a) ( b) ( c) ( d) ( ) O dimetro do eletrodo. ) A resistncia trao da solda. ) O tipo de revestimento. ) O tipo de ncleo do eletrodo.

4) O limite de resistncia trao da solda em kgf/mm2 representada pelos: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Dois primeiros algarismos. ) Dois ltimos algarismos. ) Dois algarismos do meio. ) Quatro algarismos.

5) As posies em que o eletrodo pode soldar indicada pelo: a) ( b) ( c) ( d) ( ) 1 algarismo. ) 4 algarismo. ) 2 algarismo. ) 3 algarismo.

77

SENAI-PE

6) Existe um algarismo que representa ao mesmo tempo a natureza da corrente com a qual o eletrodo pode ser utilizado e o grau de penetrao da solda. Este o: a) ( b) ( c) ( d) ( ) 1 algarismo. ) 2 algarismo. ) 3 algarismo. ) 4 algarismo.

7) Identifique escrevendo todos os dados do eletrodo 4811 B. 48 = 1= 1= B= _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

Identifique, escrevendo no espao apropriado, segundo as normas AWS, todos os dados dos seguintes eletrodos: 8) E 60 11

9)

E 70 18

10) Calcule e registre corretamente o resultado da converso de 60.000 lb/pol2 em kgf/mm2.

11) A parte do eletrodo que mais sofre danos o revestimento, que pode ser danificado por: _____________________, ___________________, ________________ . 12) O revestimento do eletrodo relativamente forte e s pode ser mecanicamente danificado por manuseio indevido ou seja: _____________________,____________________, ________________.

78

SENAI-PE

13) Os eletrodos __________________ cujo revestimento contm altas porcentagens de carbono de ___________________ tm facilidade de absorver a umidade existente no ar. 14) Os eletrodos bsicos devem ser conservados nas ___________________ ou em _______________________ quando as embalagens forem abertas. Escreva como podem ser recuperados os eletrodos atacados pela umidade nos seguintes casos: 15) Eletrodo mido do tipo rutlico. ___________________________________________________________ . 16) Eletrodo mido do tipo bsico. ___________________________________________________________ . 17) Escreva com suas palavras como se reconhece um eletrodo velho e em que casos ele no deve ser usado. ____________________________________________________________ ___________________________________________________________ .

79

SENAI-PE

QUESTES RESPOSTAS 1 ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas 2 AWS American Welding Society (Associao Americana de Soldagem. 3 C 4 A 5 D 6 D 7 48 48 kgf/mm2 1 Soldagem em todas as posies 1 CA ou CC e grande penetrao B - Bsico 8 E 60 11 CA ou CC + revestimento celulsico. Soldagem em todas as posies 60.000 lb/pol2 Vareta para soldagem a arco eltrico manual 9 E 70 18 CA ou CC + revestimento bsico Soldagem em todas as posies 70.000 lb/pol2 Vareta para soldagem a arco eltrico 10 0,0007031 x 60.000 = 42,1860 kgf/mm2 00042,1860000 Ao mecnica absoro de umidade envelhecimento Pisada, dobramento excessivo, queda, mau trato no transporte, etc. Bsico clcio Embalagens estufa 0 0 Deixar um forno aquecido entre 70 C e 90 C durante (1) uma hora. Deixar um forno aquecido entre 3000C e 3500C por um perodo de (1) uma hora a (2) duas horas. Eletrodos velhos so facilmente reconhecidos pela formao de cristais brancos que aparecem na superfcie do revestimento. No devem ser usados em servios de alta qualidade ou responsabilidade.
80

11 12 13 14 15 16 17

SENAI-PE

NOES DE METALURGIA

Matria tudo aquilo que ocupa lugar no espao. A matria pode ser: slida, lquida ou gasosa. Assim, o ar que respiramos matria, a gua que bebemos matria, uma barra de ao que soldamos matria.

Metais fcil distinguir os metais dos outros materiais, pois, alm de caractersticas mecnicas prprias, eles ainda: tm brilho prprios.; conduzem bem o calor; conduzem bem a eletricidade.

Propriedades dos Metais Cada metal apresenta caractersticas prprias e distintas, ou seja, uns tm certas propriedades em maior ou menor grau do que outros. Esta propriedade aproveitada da melhor forma possvel dentro da imensa gama de servios que se utilizam os metais. Exemplo: Na construo de condutores eltricos (fios, cabos), usamos o cobre ou o alumnio, porque so metais que conduzem melhor a eletricidade do que o ferro.

Liga Metlica uma combinao definida de metais com maior quantidade de um deles, o qual lhe confere o ttulo (nome).

81

SENAI-PE

Liga Ferrosa uma combinao na qual o elemento predominante o ferro. Exemplos: Ao, ferro fundido, etc. Liga Cuprosa uma combinao na qual o elemento predominante o cobre. Exemplos: Bronze, lato, etc.

Ao ao Carbono uma liga de ferro + carbono, onde a porcentagem do carbono varia de 0,05 a 1,7%.

Classificao dos Aos ao Carbono O ao ao carbono classificado de acordo com a porcentagem de carbono nele contida, divide-se em trs grupos: baixo teor de carbono (de 0,05% at 0,30% de carbono) mdio teor de carbono (acima de 0,30% at 0,60% de carbono) alto teor de carbono (acima de 0,60% at 1,7% de carbono).

Observao: Os aos de baixo teor de carbono so geralmente chamados de ferro. Nos trabalhos de soldagem importante o teor de carbono do ao, porque baseado nele que determinamos o processo de soldagem e selecionamos o eletrodo.

82

SENAI-PE

Reconhecimento Prtico dos Aos Mtodo do faiscamento

um processo prtico para reconhecer o teor aproximado de carbono nos aos. Constitue em esmerilhar a pea a ser soldada e pela forma do desprendimento das fascas, podemos facilmente reconhecer o tipo de ao.

Observao: Ao fazer este teste, deve-se usar como referncia um ao com teor de carbono conhecido. Dilatao e Contrao Todos os materiais ao serem aquecidos se dilatam, isto , aumentam de volume.

Da mesma forma quando so resfriados se contraem, isto , diminuem de volume.

83

SENAI-PE

Empenamento a deformao que a pea sofre, devido contrao sofrida pelo metal de adio durante o seu resfriamento. Ao soldar peas com formatos e dimenses diferentes, estas, ao se esfriarem, sofrem maiores deformaes nas partes mais finas ou mais quentes, fazendo com que se empenem. A contrao pode ser longitudinal ou transversal.
Contrao longitudinal Contrao transversal

Por esse motivo, ao soldar uma pea que no deve sofrer empenamento, monta-se esta em gabaritos ou ponteia-se posicionadores, fazendo com que esta fique na posio desejada.

84

SENAI-PE

Cada metal ou liga metlica, tem seu ponto de fuso definido, conforme mostra a tabela abaixo. Metais Alumnio Antimnio Cdmio Cobalto Chumbo Cobre Cromo Estanho Ferro Magnsio Mangans Molibidnio Nquel Ouro Platina Prata Titnio Tungstnio Vandio Zinco Smbolo Qumico Al Sb Cd Co Pb Cu Cr Sn Fe Mg Mn Mo Ni Au Pt Ag Ti W V Zn Ponto de Fuso 660C 630C 321C 1495C 327C 1083C 1875C 232C 1536C 650C 1245C 2610C 1453C 1063C 1769C 961C 1668C 3410C 1900C 419C

Ponto de Fuso de Algumas Ligas Composio Ao Fe + C Ao inoxidvel 18/8 Cr 18% + Ni 8% Ferro fundido Fe + C Ferro fundido malevel Fe + C Lato Cu + Zn Bronze Cu + Sn Monel Cu + Ni Denominao C 1400 a 1500 1350 a 1400 1130 a 1400 1200 a 1400 850 a 950 850 a 950 1300 a 1500

85

SENAI-PE

Exerccios Analise as afirmativas abaixo e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. 1) ( ) A matria s pode ser slida. 2) ( ) A matria pode ser slida, lquida ou gasosa. 3) ( ) Matria todo material metlico. 4) ( ) Todo metal matria. 5) ( ) Matria tudo aquilo que ocupa lugar no espao. 6) ( ) Os metais tm brilho prprio, conduzem bem o calor e a eletricidade. 7) ( ) Na construo de condutores eltricos usamos o cobre ou o alumnio que so maus condutores de calor e eletricidade. 8) Escreva com suas prprias palavras o que liga metlica. _____________________________________________________________ ____________________________________________________________ . 8) Escreva com suas prprias palavras o que liga cuprosa. ____________________________________________________________ . 10) Escreva com suas prprias palavras o que ao ao carbono.
_______________________________________________________________________________ .

11) O ao carbono classificado de acordo com a porcentagem de __________ contida nele. 12) Nos aos de baixo teor, o carbono varia de ________ % ________ % . 12) Nos aos de mdio teor, o carbono varia de ________ % ________ % . 13) Nos aos de alto teor, o carbono varia de _________ % _________ % . 14) Nos trabalhos de soldagem importante saber o teor de carbono de ao, porque baseado nele que determinamos o ________________ de soldagem e selecionamos o _______________ .

86

SENAI-PE

15) Na coluna A esto relacionados os aos de baixo, mdio e alto teor de carbono e na coluna B os desenhos representando o desprendimento de fascas dos aos de baixo, mdio e alto teor. Numere a coluna B de acordo com a coluna A, relacionando cada tipo de ao com o desenho correspondente. Coluna A (1) Ao de baixo teor de carbono. Coluna B a) ( )

(2) Ao de mdio teor de carbono.

b) ( )

(3) Ao de alto teor de c) ( ) carbono

Coloque (X) na alternativa correta 12) Os materiais aumentam de volume quando aquecidos. A isto chamamos: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Contrao. ) Concentrao. ) Dilatao. ) Decorao

13) Os materiais diminuem de volume quando resfriados. A isto chamamos: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Contrao. ) Concentrao. ) Dilatao. ) Decorao.

87

SENAI-PE

14) A deformao sofrida pelo material, em conseqncia da diferena de temperatura rpida que a pea sofrer ao ser soldada chama-se: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Empinamento. ) Emperramento. ) Espancamento. ) Empenamento.

15) Ao soldar peas que no devem sofrer empenamento devemos: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Montar a pea para sold-la. ) Prender a pea no porta eletrodo. ) Montar a pea em gabaritos ou pontear posicionadores. ) Soldar a pela em gabarito e depois sold-la em posicionadores.

88

SENAI-PE

QUESTES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESPOSTAS F V F V V V F uma combinao definida de metais com maior quantidade de um deles, o qual lhe confere o ttulo (nome). uma combinao na qual o elemento predominante o cobre. uma liga de ferro + carbono, cuja porcentagem de carbono varia de 0,05 a 1,7%. Carbono 0,05% at 0,30% 0,30% at 0,60% 0,60% at 1,7% Processo eletrodo 1B 2 A 3 C C A D C

89

SENAI-PE

Elaborao Jos Roberto de Souza

Digitao Edna Maria dos Santos

Diagramao Anna Daniella C. Teixeira

Editorao Diviso de Educao e Tecnologia DET.

90

Potrebbero piacerti anche