Sei sulla pagina 1di 19

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DA PARABA CAMPUS PICU

Contedo: Cinemtica
PROFESSOR: talo Batista da Silva

Picu/PB

Definio
A cinemtica a parte da mecnica que estuda os movimentos independentes de suas causas. Aqui s nos interessa caracterizar o movimento, determinar a posio, a velocidade e a acelerao do mvel num determinado instante.

Conceitos bsicos
1. Ponto Material O ponto material um corpo cujas dimenses (tamanho) podem ser desprezadas. 2. Corpo extenso Todo objeto onde suas dimenses no podem ser desprezadas quando comparadas com o movimento estudado.

Um carro numa viagem, em comparao estrada, tem seu tamanho desprezvel, ento, ele pode ser considerado um ponto material; mas quando este mesmo carro faz manobras em um estacionamento seu tamanho deixa de ser desprezvel e ele passa a ser chamado de corpo extenso.

O planeta Terra em seu movimento de translao em torno do Sol um ponto material; mas, em seu movimento de rotao em torno de si mesmo um corpo extenso.

Conceitos bsicos
3. Referencial um corpo ou um objeto em relao ao qual podemos determinar a localizao dos objetos e assim determinar se h repouso ou movimento.

Conceitos bsicos
4. Movimento e repouso Em relao a um determinado referencial, um corpo pode est em: Movimento, quando sua posio neste referencial varia com passar do tempo. Repouso quando sua posio neste referencial no varia no decorrer do tempo.

Conceitos bsicos
5. Trajetria A trajetria de um corpo definida como o lugar geomtrico das sucessivas posies ocupadas pelo corpo no decorrer do tempo, ou seja, o caminho percorrido pelo corpo em seu movimento em relao a um dado referencial.

Conceitos bsicos
6. Espao Espao a grandeza S medida ao longo da trajetria, a partir de um ponto de referncia O denominado origem dos espaos, e que informa a posio do corpo. 7. Posio a localizao do mvel em relao origem das posies.

Velocidade
Velocidade Escalar Mdia Consideremos uma viagem de txi, onde foi percorrida a distncia AB = 120 km em 3 horas. A distncia percorrida (120 km) dividida pelo tempo (3 horas) caracteriza a velocidade do txi, que em mdia percorreu 40 km em cada hora.

Velocidade
A qualquer movimento associamos a grandeza chamada velocidade, para medir a variao de espao do mvel no decorrer do tempo. Vamos indicar por S o espao de um ponto material P, medido a partir de um ponto O na trajetria, num determinado referencial. No intervalo de tempo Dt = t2 - t1 a variao do espao do ponto P DS = S2 - S1, tambm chamada espao percorrido. A velocidade escalar mdia Vm, no intervalo de tempo Dt a relao:

Velocidade escalar instantnea


Consideremos uma trajetria cuja variao do espao S = S2- S1, podemos escolher o tempo t2 cada vez mais prximo de t1 . medida que t2 fica mais prximo de t1 diminui o intervalo de tempo t = t2 - t1 e a variao do espao S extremamente pequena. Porm, o quociente S/ t no necessariamente pequeno, assumindo um determinado valor limite. Esse valor limite, calculado quando t extremamente pequeno, a velocidade escalar instantnea. O calculo do valor limite de S/t quando t tende a zero envolve conhecimentos matemticos que esto acima deste curso. Por enquanto apenas definiremos: A velocidade escalar instantnea a grandeza cujo valor absoluto indica a velocidade de um corpo num determinado instante.

Velocidade vetorial

Grfico da Velocidade Escalar em Funo do Tempo


Consideremos um veculo movendo-se com velocidade escalar constante V, conforme mostra o grfico seguinte. A velocidade V representada num dos eixos e o tempo t representado no outro.

A rea do retngulo no grfico numericamente igual ao deslocamento do movimento.

Quando a rea est acima do eixo dos tempos, o seu sinal positivo: S>0, pois V>0. Quando a rea est abaixo do eixo dos tempos, seu sinal negativo: S<0, pois V<0. O resultado do clculo no tem significado fsico de rea. Por isso, sempre colocaremos rea entre aspas.

Acelerao
Acelerao Escalar Mdia Em um determinado movimento, seja V1 a velocidade escalar do mvel no instante t1 e V2 a velocidade do mvel no instante posterior t2. Seja V = V2 - V1 a variao de velocidade no intervalo de tempo t . A acelerao escalar mdia am por definio:
Observe que a acelerao escalar mdia a grandeza que indica de quanto varia a velocidade escalar num dado intervalo de tempo.

Acelerao Escalar Instantnea


De modo anlogo a definio de velocidade escalar instantnea V, defini-se a acelerao escalar instantnea a:

Acelerao Vetorial

Acelerao Vetorial

Acelerao Vetorial

Grfico da Acelerao Escalar em Funo do Tempo


No grfico da acelerao escalar a em funo do tempo t, vale a seguinte propriedade: A rea destacada no grfico numericamente igual a variao da velocidade no intervalo de tempo considerado.
Quando a rea est acima do eixo dos tempos, o seu sinal positivo: V > 0. Quando a rea est abaixo do eixo dos tempos, seu sinal negativo: V < 0.

Potrebbero piacerti anche