Sei sulla pagina 1di 4

Pesquisa

Sistema Celular
Histria, Evoluo e Tecnologias

Hellen Gouveia
Tecnologia de Dispositivos Mveis Prof. Everton
6 Semestre Sistemas para Internet

Ja Setembro de 2012

Introduo
Os celulares, os smartphones e todos os outros dispositivos mveis j se tornaram objetos indispensveis para o ser humano, pois possibilitam a comunicao e envio/recebimento de dados de forma rpida, em qualquer lugar, a qualquer hora. Mas, para atingirem todas essas funcionalidades oferecidas pelos dispositivos mveis, o sistema celular e as tecnologias passaram por evolues, conhecidas como geraes, onde, em cada uma delas a forma de transmisso foi melhorada e adequada, para que atingissem a velocidade, estabilidade e a qualidade que temos hoje. Antes de falarmos do sistema celular em si, e entender o porqu desse nome e como ele funciona, necessrio conhecer a base histrica que trilhou o caminho para o descobrimento dessa forma de comunicao.

Histria
O primeiro grande acontecimento que, posteriormente, possibilitou a comunicao por radiofrequncia, foi a descoberta das ondas eletromagnticas por Michael Faraday, o qual descobriu a relao entre o magnetismo e a eletricidade. Pois o mesmo diz que: se uma corrente eltrica produz foras magnticas, as foras magnticas vo produzir uma corrente eltrica. Depois, veio Clerk Maxwell, que previu a existncia de ondas eletromagnticas, sendo a luz uma delas, e desenvolveu a teoria unificada, que explica a relao entre a eletricidade e o magnetismo, descoberta por Faraday. E ento, Rudolf Hertz fez o que ningum ainda havia conseguido, produzir ondas eletromagnticas em laboratrio e demonstrar a existncia da radiao eletromagntica, comprovando o que Maxwell havia previsto teoricamente. Alm de descobrir como produzir e propagar essas ondas, Hertz descobriu formas de controlar a frequncia das ondas produzidas. Mas, foi Guglielmo Marconi o realizador prtico e inventor. Ele juntou invenes e estudos realizados por outros cientistas, dentre eles Maxwell e Hertz, e criou o sistema de radiotelegrafia, ou seja, o rdio. Com a descoberta da radiofrequncia, a comunicao atravs de aparelhos mveis tornara-se possvel, e em 1947 foi criado o Sistema de telefonia mvel, o qual no possibilitava falar e escutar ao mesmo tempo. Esse sistema evoluiu para o Sistema de telefonia mvel melhorado, o qual possibilitava falar e escutar simultaneamente. Porm, ambos os sistemas tinham o problema de no conseguirem atender muito usurios, pois sua transmisso era feita por uma antena de alta potncia de transmisso e colocada num lugar alto, e era alocado para cada usurio uma frequncia, tornando o servio limitado.

Foi ento que surgiu o sistema compostos por clulas, que so reas de coberturas compostas por antenas que, ao invs de cobrir uma grande rea, cobre extenses menores e trabalham com potncias menores, dando origem ao termo celular.

Sistema celular e sua evoluo


Nesse sistema formado por clulas, cada clula trabalha numa frequncia diferente para evitar interferncia, e so colocadas de forma que uma clula no trabalhe na mesma faixa de frequncia de outra clula prxima. Dessa forma, possvel que uma pessoa se desloque por um longo caminho sem que tenha a chamada encerrada, pois conforme se afasta da clula em que est conectada, e se aproxima de outra clula, a chamada transferida para a outra clula. A forma como uma chamada transferida de uma clula para outra chamado de handoff, e ocorre da seguinte forma, quando um mvel se desloca entre clulas enquanto uma conversao est em andamento, a CCC (central de controle e comutao) monitora o nvel do sinal entre o mvel e a antena, quando esse sinal fica baixo e o de uma clula prxima fica mais alto, a CCC transfere a chamada para a outra clula. Na primeira gerao do sistema celular, a transmisso era analgica e s permitia a transmisso de voz. Mas logo tornou-se necessrio a possibilidade de enviar outros dados atravs do celular, o que abriu espao para a segunda gerao. A segunda gerao caracterizada pelos sistemas digitais, os quais possuam como vantagens sobre o sistema analgico tcnicas de codificao digital de voz mais poderosas, maior eficincia espectral, melhor qualidade de voz, facilidade para comunicao de dados e criptografia da informao transmitida. Nessa segunda gerao, alm de voz, era possvel mandar mensagens de texto, fotos e msicas atravs do celular. Era possvel tambm acessar a internet, porm, de forma bem lenta e precria, mesmo porque, no havia sites preparados para atender de forma eficiente a esse servio. A grande diferena da terceira gerao a velocidade de transmisso, e com isso, acesso internet de forma mais rpida. Alm dos diversos servios oferecidos em alta velocidade. De forma geral, o que mudou de uma gerao para a outra foi a forma de transmisso, e a velocidade dessa transmisso. Mas, em cada gerao, uma nova tecnologia surgiu, possibilitando essa melhora na qualidade e velocidade das transmisses.

Tecnologias
Na primeira gerao, usava-se a tecnologia FDMA, a qual dividia uma faixa de frequncia em faixas menores, chamadas de canal, e alocava um canal para cada usurio, ocasionando um sistema com alta capacidade, porm, com baixa qualidade. Com o surgimento do sinal digital na segunda gerao, surgiram as tecnologias TDMA e CDMA. No TDMA possvel, tanto o uso de faixa estreita, o mesmo sistema de subdividir a frequncia em frequncias menores do FDMA, e o uso de faixa larga, onde grande parte da banda alocada para um usurio durante um espao de tempo. O TDMA pode fazer uso, tanto do TDD, o qual usa a mesma faixa de frequncia para as duas direes da comunicao, mas em instantes distintos, como do FDD, onde cada sentido da comunicao usa uma faixa de frequncia distinta. Ainda na segunda gerao, surgiu o CDMA, o qual permitia que diversos usurio usassem a mesma banda simultaneamente, os quais eram diferenciados por cdigos especiais associados a cada transmisso. Antes de chegar na tecnologia 3G, deve-se falar da tecnologia GSM, a qual deu origem aos SIM (chip), o que possibilitou que cada usurio levasse suas caractersticas de um aparelho para outro. Enfim, chegou o 3G, o qual prov servios de telefonia e comunicao de dados a velocidades maiores que seus antecessores.

Concluso
Apesar de hoje em dia os sistemas de comunicao evoluir de forma rpida, deve-se notar que at chegar num ponto onde o desenvolvimento desse sistema celular fosse possvel, o perodo de estudos e experincias foi longo. Mas, com a crescente necessidade das pessoas de estarem sempre conectadas umas s outras, mais a mobilidade, que garante praticidade e prontido, a velocidade de criao e evoluo de tecnologias que permitam o aumento da eficincia do sistema celular, ser cada vez maior, principalmente por estarmos vivendo numa era digital. possvel que, em dez anos j tenhamos passado por, pelo menos, duas novas geraes do sistema celular, pois j estamos entrando na quarta, e com certeza, pesquisadores de grandes empresas do ramo, j devem estar pensando em novos recursos e tecnologias para acoplar ao sistema celular, e assim, surgir uma quinta gerao.

Potrebbero piacerti anche