Sei sulla pagina 1di 32

QUMICA INORGNICA - I

As principais molculas inorgnicas:


Prof. Alan Law

CIDOS

cido fluordrico (HF)

nico cido capaz de corroer o vidro. Por isso ele nunca armazenado recipientes desse material, mas em garrafas de plstico. Graas a essa propriedade, utilizado na indstria de gravao (inscrio) em vidros.

ATENO:
Produz queimaduras graves e extremamente dolorosas, e devido ao tamanho extremamente pequeno de sua molcula, percorre os tecidos vivos, penetrando a pele e demais tecidos at atacar o tecido sseo.

cido ciandrico (HCN)

Foi a substancia usada nas cmaras de gs da Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje empregado para executar os condenados a morte nas cmaras de gs norte- americanas. O jornal New York Times, num artigo de 13 de outubro de 1990 o descrevia como o "principal consultor estadunidense quando o assunto pena capital". As dificuldades tcnicas e os riscos segurana envolvidos numa execuo com HCN so enormes. Segundo Leuchter, "aps a execuo, o corpo do executado tem de ser completamente lavado com gua sanitria ou amnia e se o entrega sem este processo ao coveiro, voc ir mat-lo". O gs, aspirado sob a forma de vapor, absorvido tambm pela pele e passa a "suar" sob os poros. A opinio de Leuchter que a execuo por gs nos EUA no deveria ser abandonada por ser um mtodo cruel, mas sim por ser extremamente perigoso a quem se envolve na operao e para as testemunhas.

*cido clordrico (HCl)

Usado na limpeza de superfcies metlicas antes de serem soldadas e no desgaste do mrmore (pisos, por exemplo). comercialmente vendido com o nome de cido muritico. Est presente no nosso estomago, onde essencial ao processo da digesto Produo inicial: O cido clordrico foi descoberto em torno do ano 800 pelo alquimista Persa Jabir Ibn Hayyan (Geber), misturando sal comum com cido sulfrico:

2NaCl + H2SO4 2HCl + NaSO4

- Produo industrial: A produo em grande escala do cido clordrico quase sempre integrada com outra produo qumica de escala industrial. No processo industrial de cloro-lcali, uma soluo de sal sofre eletrlise, produzindo gs cloro, gs hidrognio e hidrxido de sdio. Por combusto do hidrognio em ambiente clorado ocorre a formao do cloreto de hidrognio, da seguinte forma:

H2(g) + Cl2(g) 2HCl(g)

cido actico (CH3COOH)

Tambm conhecido como cido etanico, nesse caso um cido orgnico que ser estudado com maior profundidade em qumica orgnica. Esse cido a substancia que encontramos no vinagre.

cido ntrico (HNO3)

Um dos cidos conhecidos h mais tempo e muito importante na qumica. Os alquimistas o chamavam gua fortis. Uma de suas principais utilidades est na produo de explosivos como a trinitroglicerina e o TNT. tambm empregado nas indstrias de corantes e farmacutica, alm de ser matria-prima para produo de fertilizantes.

HNO3 Chuva cida


N2(g) + O2(g) 2NO(g) ou NO2(g) // NO ou NO2 + H2O HNO3

cido fosfrico (H3PO4)

Empregado na preparao de adubos e como acidulante/conservante nas bebidas refrigerantes. Adubos : NPK trs nutrientes principais para as plantas (Macro nutrientes) A matria prima dos adubos fosfatados o minrio de apatita. Este para se transformar em adubos solveis devem ser acidulados, ou modos para aplicao direta, como fosfato natural.

Obteno do cido fosfrico atravs do cido sulfrico

Ca10(PO4)6F2 + H2SO4 <====> H2PO4(l) + CaSO4(s) + HF(g)

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2009 - 07h00m (http://www.paginarural.com.br/noticias_detalhes.php?id=104984)

SP: preo do cido fosfrico em queda no motiva importao


So Paulo/SP A tonelada de cido fosfrico ser negociada a US$ 760 no mercado internacional durante todo o primeiro semestre de 2009. No ano passado, a cotao da matria-prima fertilizante atingiu o pico de US$ 2,2 mil a tonelada. O novo preo foi definido entre a ndia - maior importador mundial - e a estatal marroquina Office Chrifien Phosphates (OCP), maior produtora.

cido sulfuroso (H2SO3)

Usado como conservante de alimentos e de bebidas como vinho, alm de ser um timo branqueador de tecidos. Combinao entre:

SO2(g) + H2O(v) H2SO3(l)

No ambiente, o cido sulfuroso pode causar a chuva cida no ambiente. Podendo combinar mais uma vez com a gua transformando em um cido mais forte que o cido sulfrico.

cido sulfrico (H2SO4)


Atualmente, o produto qumico mais produzido no mundo. Importncia na produo de fertilizantes como os superfosfatos, produo de corantes, na fabricao de papel, no branqueamento de tecidos, bem como no refino de petrleo e em toda a indstria petroqumica, na fabricao de explosivos e de detergentes, na maioria das baterias de automvel, ou seja, praticamente todo o produto manufaturado entra em contato com esse cido em algum momento da sua produo. A produo do cido sulfrico pode servir como medida do grau de industrializao de um pas!

H2SO4 Ao desidratante

O cido sulfrico um cido forte, bastante corrosivo, com ao desidratante, ou seja, ele capaz de retirar gua dos materiais.
Cm(H2O)n + H2SO4 m C + n H2O + calor (carvo) Processo chamado de carbonizao.

H2SO4 Chuva cida

A precipitao cida pode causar danos nos edifcios e estruturas expostas ao ar, com destaque para os edifcios histricos e monumentos, especialmente os construdos ou revestidos com calcrios e mrmores. Esse aumento da corrosividade resulta da reao do cido sulfrico contido na precipitao com os compostos de clcio contidos na pedra, formando gesso que solubilizado ou se desagrega da estrutura:

CaCO3(s) + H2SO4(aq) CaSO4(aq) + CO2(g) + H2O(l)

H2SO4 Agente redutor

A precipitao cida tambm aumenta o ritmo de oxidao das estruturas em ferro, causando um rpido crescimento da ferrugem e dos danos por ela causados. Fe(s) + H2SO4(aq) H2(g) + FeSO4(aq)

cido sulfdrico (H2S)


responsvel pelo mau cheiro do ovo podre, nas condies ambientes um gs tambm conhecido pelo nome sulfeto de hidrognio. Ocorre naturalmente no petrleo cru, gs natural, gases vulcnicos, e mananciais de guas termais. Tambm pode ocorrer como resultado da degradao bacteriana de matria orgnica em condies anaerbicas. A queima ao ar, quando nas condies adequadas, produzindo dixido de enxofre e gua:
2H2S(g) + 3O2(g) 2H2O(v) + 2SO2(g)

Quando a quantidade de oxignio no a suficiente para a completa reao acima, forma-se enxofre livre, conjuntamente com gua: 2H2S(g) + O2(g) 2S + 2H2O(v)

BASES

Hidrxido de sdio (NaOH)

Usado na produo do sabo e presente em produtos como limpaforno e produtos usados para desentupir pias graas a sua propriedade de reagir com as gorduras. Seu nome comercial soda custica. extremamente corrosivo. Tambm utilizado na fabricao do papel, tecidos, detergentes e biodiesel.

Extremamente corrosivo!

Hidrxido de alumnio [Al(OH)3]

um anticido estomacal, alm de ser til em tingimentos e na purificao industrial da gua. O hidrxido de alumnio utilizado na limpeza da gua pois forma uma base que acaba capturando as partculas suspensas na gua atravs da formao de um precipitado.

Dissoluo: Al2(SO4)3(s) 2Al3+(aq) + 2SO42

Precipitao: (floculao) Al3+(aq) + 3OH-(aq) Al(OH)3(s)

Hidrxido de magnsio [Mg(OH)2]

muito usado como anticido estomacal com o nome de leite de magnsio. usado na refinao do acar e no processamento de urnio. Medicinalmente importante como anticido e laxante, uma suspenso com aproximadamente 8% de hidrxido de magnsio em gua.
Mg(OH)2(aq) + 2HCl(aq) MgCl2(aq) + 2H2O

*Amnia (NH3)

O amonaco, gs amonaco ou amnia um composto qumico cuja molcula constituda por um tomo de nitrognio ( N ) e trs tomos de hidrognio ( H ) de formula molecular NH3 , cuja formula estrutural : piramidal A amnia e seus derivados: uria, nitrato de amnio e outros so usados na agricultura como fertilizantes. Tambm componente de vrios produtos de limpeza. Outro produto importante derivado da amnia o cido ntrico.

N2(g) + H2(g) 2NH3(g) NH3(aq) + H2O(l) NH4+ + OH-

O amonaco (gs txico e de cheiro irritante) usado em produtos de limpeza, e em produtos para remover crostas de gordura, e tambm usado como matria-prima para fabricao de fertilizantes e de cido ntrico.

SAIS

Sulfato de Brio (BaSO )


4

Sulfato de Brio a principal forma de contraste artificial aos procedimentos de exames radiogrficos do Sistema Digestrio apresentando-se sob a forma de Sulfato de Brio Fino e Espesso.

Carbonato de Clcio (CaCO3)

Carbonato de Clcio: substncia qumica de frmula CaCO3. o principal componente de rochas como os calcrios. Tem caractersticas alcalinas, resultado da reao do xido de clcio ( cal virgem ) com dixido de carbono. CaO + CO2 CaCO3Quando em soluo aquosa sofre uma hidrlise salina, produzindo uma base forte. CaCO3 + H2O CO2 + Ca(OH)2

Esta caracterstica bsica utilizada para reduzir a acidez do solo para a agricultura.
O carbonato de clcio est presente em grandes quantidades na natureza, sendo o principal componente do calcrio e do mrmore, tambm pode ser encontrado na argonita, na calcita e na casca do ovo. Pelo fato de no ser solvel em gua, encontrado no mar como componente dos esqueletos das conchas e dos corais

A reao acima descrita responsvel pela formao de carvenas de calcrio, nas quais so encontradas estruturas de carbonato de clcio superiores, conhecidas como estalactites, e inferiores, que recebem o nome de estalagmites. No cotidiano, pode ser percebida a formao do carbonato de clcio na pintura de paredes com cal extinta [Ca(OH)2], processo que recebe o nome de caiao. Aps a caiao, a cal extinta reage com o gs carbnico da atmosfera, dando origem a uma pelcula desse sal.

Cloreto de Sdio (NaCl)

Conhecido como sal ou sal de cozinha. O sal essencial para a vida animal e tambm um importante conservante de alimentos e um popular tempero.

O sal produzido em diversas formas: sal no refinado (como o sal marinho), sal refinado (sal de cozinha), e sal iodado. um slido cristalino e branco nas condies normais. Soro fisiolgico 0,9%

Sulfato de Clcio (CaSO4)

Este composto na natureza pode se apresentar como um composto mineral na forma de cristais de anidrita ou gipsita.

a matria prima para fabricao de giz. O gesso usado na construo civil e em ortopedia para a imobilizao, em caso de luxao, fratura ssea o sulfato de clcio hidratado. (2CaSO4.H2O)

XIDOS

Monxido de dinitrognio (N2O)

Conselho Federal de Odontologia decidiu normatizar o uso do gs hilariante no Brasil. Na prtica, isso significa que, alm do estabelecimento de regras sobre como e quando utiliz-lo, sero criados cursos para habilitar os dentistas a empregar o gs em seus consultrios. Os cerca de 1.000 profissionais que hoje recorrem ao gs para tranquilizar seus pacientes foram habilitados fora do pas, sobretudo nos Estados Unidos. L, a prtica regulamentada desde a dcada de 50. - 7 de abril de 2004

2N2O 2N2 + O

O xido nitroso (ou Nitro) pode ser utilizado em motores de combusto interna com o objetivo de se obter um aumento de potncia. popularmente conhecido no meio automobilstico como nitro. O nitro literalmente d um gs ao motor expanso do volume de um motor de 1,0 litro para 1,4 litro. Quando sai da forma lquida para a gasosa, ele absorve calor do ambiente. Como gases frios ocupam menos espao que os quentes, mais ingredientes da combusto cabem ao mesmo tempo no cilindro. De quebra, ao vaporizar-se, o nitro se decompe em gs nitrognio e oxignio, e este ltimo aumenta ainda mais a fora da exploso na cmara de combusto. O sistema com xido nitroso s rola quando o carro est prximo de sua velocidade mxima e deve ser usado com moderao: fora da cidade ou em pistas com longas retas.

Monxido de carbono (CO)

Potrebbero piacerti anche