Sei sulla pagina 1di 9

Prof.

Luciano Favaro

Direito Processual do Trabalho Aula 3


Site do professor: www.lucianofavaro.adv.br; e-mail: lucianofav83@yahoo.com.br I. Dos recursos no processo do trabalho (Parte II) B) Recurso de Revista RR Finalidade do RR: consiste apenas em impugnar acrdo regional que contenha determinados vcios. Presta-se a corrigir a deciso que violar a literalidade da lei e a uniformizar a jurisprudncia nacional concernente aplicao dos princpios e normas de direito material e processual do trabalho.1

Pergunta: quais as hipteses de cabimento desse recurso? Resposta: so TRS hipteses (art. 896 CLT): Art. 896 - Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando: 1) derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretao diversa da que lhe houver dado: outro Tribunal Regional, no seu Pleno ou Turma; a Seo de Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho; a Smula de Jurisprudncia Uniforme do TST; 2) derem ao mesmo dispositivo de: lei estadual; Conveno Coletiva de Trabalho; Acordo Coletivo; Sentena normativa; ou regulamento empresarial de observncia obrigatria em rea territorial que exceda a jurisdio do Tribunal Regional prolator da deciso recorrida, interpretao

divergente, na forma da alnea a; 3) proferidas com violao literal de disposio de lei federal ou afronta direta e literal Constituio Federal. O recorrente poder fundamentar o RR com base em apenas uma, duas ou nas trs hipteses descritas.

IMPORTANTE: o recurso de revista NO se presta a reexame de fatos e provas. S. 126 TST.


SUM-126 RECURSO. CABIMENTO. Incabvel o recurso de revista ou de embargos (arts. 896 e 894, "b", da CLT) para reexame de fatos e provas.
1

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 10ed. LTr: So Paulo, 2012, p. 830. 1

Prof. Luciano Favaro

Transcendncia: ao ser interposto o RR, o TST examinar, previamente, se a causa oferece transcendncia com relao aos reflexos gerais de natureza econmica, poltica, social ou jurdica. ENTENDA: se a matria no tiver extrema importncia, no for relevante (transcendncia), o RR sequer ser admitido.

Para enquadrar numa das trs hipteses descritas o recorrente dever demonstrar no RR a divergncia justificadora do recurso. ENTENDA: dever demonstrar no Recurso que, por exemplo, h divergncia entre o entendimento de um TRT e o entendimento do TRT de outra regio. IMPORTANTE: A divergncia apta a ensejar o Recurso de Revista deve ser atual, no se considerando como tal a ultrapassada por smula, ou superada por iterativa e notria jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho (art. 896, 4 CLT).

Efeito do RR: apenas no efeito devolutivo.

Depsito Recursal: deve ser efetuado o depsito recursal para interpor o RR.

Procedimento: apresentado ao Presidente do TRT recorrido que poder receb-lo ou deneg-lo. Essa deciso deve ser fundamentada. Negado o seguimento caber a interposio do Agravo de Instrumento. Admitido o processamento da Revista, ser intimado o recorrido para apresentar contrarrazes no prazo de 8 dias. Aps esse prazo o Presidente do TRT encaminha o processo ao TST. Assim que o processo chega no TST remetido a um Ministro denominado de Relator. Se o Ministro entender que a deciso recorrida est em consonncia com Smula do TST, poder negar seguimento ao RR. Alm disso, ser negado seguimento nas hipteses de: Intempestividade; Desero; Falta de alada; Ilegitimidade de representao.

Dessa deciso que negar seguimento caber AGRAVO (Agravo Regimental) para a Turma do TST (rgo colegiado). Se admitido o RR este ser includo em pauta e julgado pela Turma.

IMPORTANTE: se a causa for sujeita ao procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista por:
2

Prof. Luciano Favaro

Contrariedade smula de jurisprudncia uniforme do TST; E violao direta da Constituio Federal.


Art. 896 1 O Recurso de Revista, dotado de efeito apenas devolutivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receb-lo ou deneg-lo, fundamentando, em qualquer caso, a deciso. 2o Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber Recurso de Revista, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal. 3o Os Tribunais Regionais do Trabalho procedero, obrigatoriamente, uniformizao de sua jurisprudncia, nos termos do Livro I, Ttulo IX, Captulo I do CPC, no servindo a smula respectiva para ensejar a admissibilidade do Recurso de Revista quando contrariar Smula da Jurisprudncia Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. 4 A divergncia apta a ensejar o Recurso de Revista deve ser atual, no se considerando como tal a ultrapassada por smula, ou superada por iterativa e notria jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho. 5 - Estando a deciso recorrida em consonncia com enunciado da Smula da Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, poder o Ministro Relator, indicando-o, negar seguimento ao Recurso de Revista, aos Embargos, ou ao Agravo de Instrumento. Ser denegado seguimento ao Recurso nas hipteses de intempestividade, desero, falta de alada e ilegitimidade de representao, cabendo a interposio de Agravo. 6 Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista por contrariedade a smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violao direta da Constituio da Repblica.
o

C) Recurso de Embargos no TST So duas espcies de Embargos cabveis perante o TST. Os Embargos de Divergncia e os Embargos de Nulidade. c.1) Embargos de Divergncia: trata-se, como o prprio nome diz, de um recurso tendo em vista a divergncia das Turmas do TST nos julgamentos de processos similares. A ideia uniformizar a jurisprudncia do TST.
Art. 894. No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 (oito) dias: II - das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal.

c.2) Embargos Infringentes: trata-se de recurso cabvel para impugnar deciso no unnime proferida em dissdio coletivo de competncia originria do TST. Perceba, portanto, que um recurso interposto perante SDC.
Art. 894. No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 (oito) dias: I - de deciso no unnime de julgamento que: a) conciliar, julgar ou homologar conciliao em dissdios coletivos que excedam a competncia territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei.

Prof. Luciano Favaro

D) Recurso de Embargos de Declarao A prestao jurisdicional deve ser clara e completa. Da a existncia dos embargos de declarao, que tm por objeto esclarecer, complementar e aperfeioar as decises judiciais.2
Art. 897-A Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subsequente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso. Pargrafo nico. Os erros materiais podero ser corrigidos de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes.

IMPORTANTE: 1. os Embargos de Declarao ED cabem contra sentena ou acrdo; 2. o prazo de 5 dias; 3. O julgamento deve ocorrer na primeira audincia ou sesso subsequente a sua apresentao, registrado na certido; 4. Em regra NO tem efeito modificativo, ou seja, no se presta para REFORMAR a deciso embargada; 5. Admite-se, no entanto, efeito modificativo da deciso nos casos: i. De omisso e contradio; ii. De manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso.

Fique atento(a): o ED no necessita de pagamento de custas e depsito recursal (preparo). Interposto o ED o prazo para interposio de outros recursos, por qualquer das partes fica INTERROMPIDO.

CUIDADO: A interposio de embargos de declarao manifestamente protelatrios condenar o embargante pagar ao embargado multa, conforme previsto no artigo 538, pargrafo nico do CPC.
Art. 538. Os embargos de declarao interrompem o prazo para a interposio de outros recursos, por qualquer das partes. Pargrafo nico. Quando manifestamente protelatrios os embargos, o juiz ou o tribunal, declarando que o so, condenar o embargante a pagar ao embargado multa no excedente de 1% (um por cento) sobre o valor da causa. Na reiterao de embargos protelatrios, a multa elevada a at 10% (dez por cento), ficando condicionada a interposio de qualquer outro recurso ao depsito do valor respectivo.
2

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 10ed. LTr: So Paulo, 2012, p. 913. 4

Prof. Luciano Favaro

E) Recurso de Agravo So duas espcies, previstas na CLT, de Agravo cabveis perante o TST. O Agravo de Petio e o Agravo de Instrumento. Alm desses, tem o Agravo Regimental.

e.1) Agravo de Petio: trata-se de recurso cabvel para impugnar deciso no curso do processo de EXECUO. Entenda que no cabe esse recurso na fase de conhecimento, ou seja, na fase que se discute o mrito da causa. ATENO: o agravo de petio somente ser recebido se o agravante (aquele que interpe o recurso) delimitar, JUSTIFICADAMENTE, as matrias e os valores impugnados. Efeito: unicamente no devolutivo. Preparo: NO se exige. Smula 128 TST. Procedimento: o prazo para interposio desse recurso de 8 dias contados da cincia da deciso impugnada. Deve ser dirigida ao juiz prolator da deciso que ser impugnada podendo este juiz retratar-se. No havendo retratao por parte do juiz, o agravado (a outra parte no processo) ser intimada para contraminutar o agravo tambm no prazo de 8 dias. Aps o recurso de Agravo de Petio encaminhado ao TRT para anlise e julgamento.
Art. 897 - Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: a) de petio, das decises do Juiz ou Presidente, nas execues; 1 - O agravo de petio s ser recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matrias e os valores impugnados, permitida a execuo imediata da parte remanescente at o final, nos prprios autos ou por carta de sentena. 3o Na hiptese da alnea a deste artigo, o agravo ser julgado pelo prprio tribunal, presidido pela autoridade recorrida, salvo se se tratar de deciso de Juiz do Trabalho de 1 Instncia ou de Juiz de Direito, quando o julgamento competir a uma das Turmas do Tribunal Regional a que estiver subordinado o prolator da sentena, observado o disposto no art. 679, a quem este remeter as peas necessrias para o exame da matria controvertida, em autos apartados, ou nos prprios autos, se tiver sido determinada a extrao de carta de sentena. 8o Quando o agravo de petio versar apenas sobre as contribuies sociais, o juiz da execuo determinar a extrao de cpias das peas necessrias, que sero autuadas em apartado, conforme dispe o 3o, parte final, e remetidas instncia superior para apreciao, aps contraminuta.

e.2) Agravo de Instrumento: trata-se de recurso cabvel contra as decises que denegarem seguimento aos recursos: RO, RR, Agravo de Petio etc. o que se denomina de recurso interposto para destrancar o recurso anterior que no fora aceito.

Prof. Luciano Favaro

CUIDADO: NO cabe Agravo de Instrumento contra as decises que denegarem seguinte ao recurso de Embargos no TST. Efeito: unicamente no devolutivo. ENTENDA: somente no caso de provimento do Agravo de Instrumento, o Tribunal poder analisar o recurso que teve o seu processamento trancado pelo juzo a quo. Preparo: Exige-se (art. 899, 7 CLT).
7o No ato de interposio do agravo de instrumento, o depsito recursal corresponder a 50% (cinquenta por cento) do valor do depsito do recurso ao qual se pretende destrancar.

Procedimento: o prazo para interposio desse recurso de 8 dias contados da cincia da deciso do recurso no aceito. IMPORTANTSSIMO: o Agravo de Instrumento deve ser interposto anexandose a ele peas obrigatrias e facultativas (art. 897, 5, I e II CLT). O AI dever ser interposto perante o rgo judicirio que prolatou a deciso agravada para, se for o caso, admitir a retratao. No havendo retratao, o agravado (a outra parte no processo) ser intimada para oferecer respostas ao AI e ao recurso principal, no prazo de 8 dias, juntando as peas que julgar necessrio (art. 897, 6 CLT).
Art. 897 - Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: b) de instrumento, dos despachos que denegarem a interposio de recursos. 2 - O agravo de instrumento interposto contra o despacho que no receber agravo de petio no suspende a execuo da sentena. 4 - Na hiptese da alnea b deste artigo, o agravo ser julgado pelo Tribunal que seria competente para conhecer o recurso cuja interposio foi denegada. 5o Sob pena de no conhecimento, as partes promovero a formao do instrumento do agravo de modo a possibilitar, caso provido, o imediato julgamento do recurso denegado, instruindo a petio de interposio: I - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao, das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado, da petio inicial, da contestao, da deciso originria, do depsito recursal referente ao recurso que se pretende destrancar, da comprovao do recolhimento das custas e do depsito recursal a que se refere o 7o do art. 899 desta Consolidao; II - facultativamente, com outras peas que o agravante reputar teis ao deslinde da matria de mrito controvertida. 6o O agravado ser intimado para oferecer resposta ao agravo e ao recurso principal, instruindo-a com as peas que o considerar necessrias ao julgamento de ambos os recursos. 7 Provido o agravo, a Turma deliberar sobre o julgamento do recurso principal, observando-se, se for o caso, da em diante, o procedimento relativo a esse recurso.

EXCEES de Suspeio e Incompetncia IMPORTANTSSIMO: da deciso interlocutria proferida por juiz do trabalho em exceo de suspeio e incompetncia, em regra, NO CABER RECURSO.
6

Prof. Luciano Favaro

Podem, no entanto, as partes aleg-las novamente no recurso que couber da deciso final.
Art. 799 - Nas causas da jurisdio da Justia do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspenso do feito, as excees de suspeio ou incompetncia. 2 - Das decises sobre excees de suspeio e incompetncia, salvo, quanto a estas, se terminativas do feito, NO CABER RECURSO, podendo, no entanto, as partes aleg-las novamente no recurso que couber da deciso final.

Exerccios Direito Processual do Trabalho


1- (TRT 7R-FCC/Tcnico Judicirio/2009) Observe as assertivas abaixo a respeito dos Embargos de Declarao. I. Os Embargos de Declarao sero opostos quando existir contradio ou omisso na sentena ou acrdo. II. O prazo para interposio dos Embargos de Declarao da sentena de dez dias. III. A interposio dos Embargos de Declarao interrompe o prazo para qualquer recurso. IV. Os Embargos de Declarao so processados e julgados pelo prprio juzo prolator da deciso embargada e, quando opostos em face de acrdo de TRT, devem ser dirigidos ao juiz relator. V. O prazo para a interposio para Embargos de Declarao de acrdo de trs dias. correto o que se afirma APENAS em: (A) I, III e IV. (B) II e V. (C) I, II e III. (D) I, II, III e V. (E) III e IV. 2- (TRT 15R-FCC/Tcnico Judicirio/2009) Norma laborava na empresa K na funo de auxiliar administrativo, quando foi dispensada sem justa causa. Na resciso contratual a empresa K no efetuou o pagamento correto das verbas rescisrias e Norma ajuizou reclamao trabalhista requerendo todos os direitos que lhe foram negados. A reclamao trabalhista foi processada pelo rito sumarssimo e julgada procedente. A empresa K interps recurso ordinrio o qual foi conhecido, mas denegado. Neste caso (A) caber recurso de revista em todas as hipteses previstas na Consolidao das Leis do Trabalho. (B) caber recurso de revista somente em caso de contrariedade smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violao direta da Constituio Federal. (C) caber recurso de revista somente em caso de contrariedade smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. (D) caber recurso de revista somente em caso de violao direta da Constituio Federal. (E) incabvel recurso de revista por expressa disposio legal, em razo do rito processual a que foi submetida a demanda. 3- (TRT 23R-FCC/Tcnico Judicirio/2011) No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos (A) dos despachos que denegarem a interposio de recursos, no prazo de dez dias. (B) de deciso unnime de julgamento que conciliar, julgar ou homologar conciliao em dissdios coletivos que no excedam a competncia territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho, no prazo de dez dias. (C) das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, sempre que a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal, no prazo de oito dias. (D) das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal, no prazo de dez dias. (E) das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal, no prazo de oito dias. 4- (TRT 7R-FCC/Tcnico Judicirio/2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do Agravo de Instrumento I. Caber Agravo de Instrumento, dentre outras hipteses, contra deciso que denegar seguimento a Recurso Ordinrio. II. O Agravo de Instrumento ser julgado pelo Tribunal que seria competente para conhecer o recurso cuja interposio foi denegada. III. O Agravo de Instrumento interposto contra o despacho que no receber Agravo de Petio, suspende a execuo da sentena. IV. O prazo para interposio do Agravo de Instrumento de oito dias.
7

Prof. Luciano Favaro

correto o que se afirma em: a) III e IV, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I, II e III, apenas. d) I, II, III e IV. e) I e III, apenas. 5- (TRT 7R-FCC/Tcnico Judicirio/2009) Da deciso proferida na fase de execuo caber, ao Tribunal Regional do Trabalho, desde que o recorrente delimite, justificadamente, as matrias e os valores impugnados, Agravo a) de Petio, no prazo de dez dias. b) de Petio, no prazo de oito dias. c) Regimental, no prazo de oito dias. d) de Instrumento, no prazo de oito dias. d) de Instrumento, no prazo de dez dias. 6- (TRT 9R-FCC/Tcnico Judicirio/2010) Em uma execuo de reclamao trabalhista, foi proferida deciso em agravo de petio por Turma de Tribunal Regional do Trabalho, que ofendeu direta e literalmente norma da Constituio Federal. Neste caso, a) caber Embargos de divergncia para o Tribunal Superior do Trabalho. b) no caber recurso por expressa disposio legal. c) caber agravo de instrumento. d) caber recurso de revista. e) caber Embargos de divergncia para o prprio Tribunal que proferiu a deciso. 7- (TRT 12R-FCC/Tcnico Judicirio/2010) Matias, advogado, est com trs reclamaes trabalhistas com prazos processuais em andamento. O prazo da reclamao X vence no sbado; o prazo da reclamao trabalhista Y vence no domingo e o prazo da reclamao trabalhista Z vence no Dia do Trabalho, feriado nacional. Nestes casos, terminaro no primeiro dia til seguinte os prazos a) de todos os processos. b) apenas do processo X e Z. c) de nenhum dos processos. d) apenas do processo Z. e) apenas do processo X e Y. 8- (TRT 18R-FCC/Tcnico Judicirio/2008) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, em regra, da deciso interlocutria proferida por magistrado em exceo de suspeio a) caber recurso ordinrio para o Tribunal Regional do Trabalho competente no prazo de oito dias. b) no caber recurso, cabendo exame apenas no recurso que couber da deciso final. c) caber recurso ordinrio para o Tribunal Superior do Trabalho no prazo de oito dias. d) caber agravo de instrumento para o Tribunal Regional do Trabalho competente no prazo de dez dias. e) caber recurso ordinrio para o Tribunal Regional do Trabalho competente no prazo de dez dias. 9- (TRT 20R-FCC/Tcnico Judicirio/2011) Na Justia do Trabalho, os Embargos de Declarao so cabveis no prazo de a) trs dias, havendo omisso, contradio ou obscuridade no julgado. b) cinco dias, havendo omisso, contradio ou obscuridade no julgado. c) 48 horas, em ateno ao princpio da celeridade processual. d) oito dias, havendo omisso, contradio ou obscuridade no julgado. e) 24 horas, em ateno ao princpio da celeridade processual. 10- (TRT 22R-FCC/Tcnico Judicirio/2010) Com relao aos recursos na Justia do Trabalho: a) Cabe agravo de instrumento, no prazo de dez dias, dos despachos que denegarem a interposio de recursos. b) Cabe recurso ordinrio para a instncia superior das decises definitivas ou terminativas das Varas e Juzos, no prazo de dez dias. c) Cabe recurso ordinrio para a instncia superior das decises definitivas ou terminativas das Varas e Juzos, no prazo de oito dias. d) O agravo de instrumento interposto contra o despacho que no receber agravo de petio suspende a execuo da sentena. e) Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de oito dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subsequente a sua apresentao.

Prof. Luciano Favaro

11- (TRT 23R-FCC/Tcnico Judicirio/2011) Esto submetidos ao procedimento sumarssimo os dissdios individuais cujo valor NO exceda a: a) sessenta vezes o salrio-mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao, estando excludas desse procedimento as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. b) quarenta vezes o salrio-mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao, estando excludas desse procedimento as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. c) quarenta vezes o salrio-mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao, sendo, inclusive, submetidas a esse procedimento as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. d) sessenta vezes o salrio-mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao, sendo, inclusive, submetidas a esse procedimento as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. e) setenta vezes o salrio-mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao, estando excludas desse procedimento somente as demandas em que parte a Administrao Pblica autrquica. 12- (TRT 24R-FCC/Tcnico Judicirio/2011) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, ficam submetidos ao procedimento sumarssimo os dissdios individuais cujo valor NO exceda a a) quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. b) quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data da extino do contrato de trabalho. c) vinte vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. d) vinte vezes o salrio mnimo vigente na data da extino do contrato de trabalho. e) sessenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. GABARITO: 1- A 6- D 11- B

2- B 7- A 12- A

38-

E B

49-

B B

5- B 10- C

Potrebbero piacerti anche