Sei sulla pagina 1di 9

1 Quanto titularidade da ao, incorreto afirmar que:

a) o titular da ao penal pblica condicionada representao a vtima ou o seu representante legal. (Voc acertou) b) o titular da ao penal pblica incondicionada o Ministrio Pblico. c) o titular da ao penal privada a vtima ou o seu representante legal. d) o titular da ao penal privada subsidiria da pblica a vtima ou o seu representante legal. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. O titular da ao penal pblica condicionada representao o Ministrio Pblico, e no a vtima ou seu representante legal. A representao da vtima ou do seu representante legal condio especial de procedibilidade da ao penal, sem a qual o Ministrio Pblico no est autorizado a iniciar a ao.

2 A representao :
a) irretratvel aps oferecida a denncia pelo Ministrio Pblico. b) retratvel a qualquer tempo. (Sua resposta) c) irretratvel aps recebida a denncia pelo Juiz. d) irretratvel a qualquer tempo. Voc errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa a letra A. Antes do oferecimento da denncia a representao retratvel, porm, aps o seu oferecimento, a mesma se torna irretratvel. Conforme estabelece o art.25 do CPP: "A representao ser irretratvel, depois de oferecida a denncia."

3 O prazo para o oferecimento da denncia :


a) de 5 dias para ru preso e 10 dias para ru solto. b) de 15 dias para ru preso e 30 dias para ru solto. c) contado do dia em que o Ministrio Pblico recebeu o Inqurito Policial. d) do dia em que a Autoridade Policial lavrou o relatrio, finalizando o Inqurito Policial. (Sua resposta)

Voc errou Sua resposta foi a letra D mas a resposta certa a letra C. Determina o art. 46, do CPP: "O prazo para oferecimento da denncia, estando o ru preso, ser de 5 (cinco) dias, contado da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber os autos do inqurito policial, e de 15 (quinze) dias, se o ru estiver solto ou afianado. No ltimo caso, se houver devoluo do inqurito autoridade policial (art. 16), contar-se- o prazo da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber novamente os autos."

4 Na ao penal pblica condicionada representao:


a) se, na hiptese de coautoria, a vtima oferecer representao somente em relao a um dos criminosos, haver renncia em relao a ele, que se estender ao outro. b) ao ser oferecida a representao, a titularidade da ao, que antes era da vtima, passa a ser do Ministrio Pblico. (Sua resposta) c) a representao ser irretratvel. d) Nenhuma alternativa est correta. Voc errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa a letra A. Em razo do princpio da indivisibilidade da ao, se a vtima renunciar em relao a um dos autores, a mesma se estender ao outro. Assim como versa o artigo 49, do CPP: "A renncia ao exerccio do direito de queixa, em relao a um dos autores do crime, a todos se estender."

5 O prazo de 6 meses para o oferecimento da representao contado:


a) do dia em que foi praticada a ao ou omisso. b) do dia em que a vtima soube quem o autor do delito. c) do dia em que se consumou o delito. (Sua resposta) d) Nenhuma das alternativas anteriores est correta. Voc errou Sua resposta foi a letra C mas a resposta certa a letra B. Estabelece o art. 38, CPP: "Salvo disposio em contrrio, o ofendido, ou seu representante legal, decair no direito de queixa ou de representao, se no o exercer dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime, (...)."

6 A inobservncia do prazo para o oferecimento da denncia, pelo Ministrio Pblico, na


ao penal pblica incondicionada: I) autoriza a propositura da ao penal privada subsidiria da pblica; II) acarreta a perempo; III) pode acarretar a perda de vencimentos do Promotor. a) Apenas a afirmativa I falsa. b) As afirmativas II e III so falsas. c) Apenas a afirmativa III falsa. d) Todas as alternativas so falsas. (Sua resposta) Voc errou Sua resposta foi a letra D mas a resposta certa a letra B. Dispe o art. 29, do CPP: "Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal." Embora o art. 801, do CPP, estabelea que: "Findos os respectivos prazos, os juzes e os rgos do Ministrio Pblico, responsveis pelo retardamento, perdero tantos dias de vencimentos quantos forem os excedidos. Na contagem do tempo de servio, para o efeito de promoo e aposentadoria, a perda ser do dobro dos dias excedidos.", na prtica, tal dispositivo no aplicado, por ser inconstitucional, haja vista que a Constituio Federal garante aos magistrados e aos membros do Ministrio Pblico irredutibilidade de vencimentos.

7 Assinale a incorreta. Nos casos em que somente se procede mediante queixa,


considerar-se- perempta a ao penal: a) quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente. (Sua resposta) b) quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, no comparecer em juzo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber faz-lo. c) quando, sendo o querelante pessoa jurdica, se extinguir sem deixar sucessor. d) quando, iniciada a ao, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 60 (sessenta) dias seguidos. Voc errou

Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra D. Segundo o art. 60, CPP: "Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal: I - quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 (trinta) dias seguidos."

8 Assinale a correta.
a) A representao vincula o Ministrio Pblico a oferecer a denncia b) A requisio vincula o Ministrio Pblico a oferecer a denncia. c) A queixa-crime vincula o Ministrio Pblico a oferecer a denncia. d) Todas as alternativas anteriores esto incorretas. (Voc acertou) Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra D. A representao e a requisio no vinculam o Ministrio Pblico a oferecer a denncia, pois so condies especiais de procedibilidade da ao penal pblica condicionada. Havendo queixa-crime, no h que se falar em denncia, pois a queixacrime a pea inicial da ao penal privada, assim como a denncia o na ao penal pblica.

9 Na ao penal privada, o Ministrio Pblico:


a) no poder aditar a queixa e nem intervir nos atos subsequentes do processo. b) no poder aditar a queixa, mas poder intervir nos atos subsequentes do processo. (Sua resposta) c) poder aditar a queixa, mas no intervir nos atos subsequentes do processo. d) poder aditar a queixa e intervir nos atos subsequentes do processo. Voc errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa a letra D. Estabelece o art. 45, do CPP: "A queixa, ainda quando a ao penal for privativa do ofendido, poder ser aditada pelo Ministrio Pblico, a quem caber intervir em todos os termos subsequentes do processo."

10 Na ao penal privada, o Ministrio Pblico poder aditar a queixa oferecida pelo


ofendido:

a) apenas se esta apresentar vcios formais. b) para incluir novo ru ao processo. c) para pedir a absolvio do ru. (Sua resposta) d) Todas as alternativas esto corretas. Voc errou Sua resposta foi a letra C mas a resposta certa a letra A. O Ministrio Pblico pode aditar a queixa oferecida pelo ofendido apenas para corrigir vcios formais. No poder, entretanto, aditla para incluir novo ru ao processo. Nesse caso poder querer que o querelante se pronuncie a respeito de determinado agente, como fiscalizador do princpio da indivisibilidade.

11 Em regra, o prazo para o oferecimento da representao :


a) decadencial de 3 meses. b) prescricional de 6 meses. (Sua resposta) c) decadencial de 6 meses. d) prescricional de 3 meses. Voc errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa a letra C. Determina o art. 38, do CPP: "Salvo disposio em contrrio, o ofendido, ou seu representante legal, decair no direito de queixa ou de representao, se no o exercer dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime, ou, no caso do art. 29, do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denncia."

12 Morrendo a vtima, o direito de representao:


a) se extingue. b) somente poder ser exercido pelo cnjuge da vtima. (Sua resposta) c) somente poder ser exercido pelos ascendentes ou descendentes da vtima. d) poder ser exercido pelo cnjuge, ascendentes, descendentes ou irmos da vtima. Voc errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa a letra D. Segundo o art. 24, 1, do CPP: "No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo." O companheiro tambm

poder exercer tal direito.

13 A representao:
a) exige forma especial, devendo ser escrita. b) no exige forma especial, podendo ser escrita ou oral. c) no exige forma especial, podendo ser escrita ou oral, mas se feita oralmente necessita ser reduzida a termo. d) Nenhuma das alternativas anteriores est correta. (Sua resposta) Voc errou Sua resposta foi a letra D mas a resposta certa a letra C. A representao pode ser feita oralmente ou por escrito, quando dever ser reduzida a termo (Art. 39, 1, CPP). "Art. 39 CPP. O direito de representao poder ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declarao, escrita ou oral, feita ao juiz, ao rgo do Ministrio Pblico, ou autoridade policial. 1.A representao feita oralmente ou por escrito, sem assinatura devidamente autenticada do ofendido, de seu representante legal ou procurador, ser reduzida a termo, perante o juiz ou autoridade policial, presente o rgo do Ministrio Pblico, quando a este houver sido dirigida."

14 Nos crimes de ao pblica condicionada, o inqurito policial somente ser iniciado:


a) mediante queixa-crime. b) mediante representao do ofendido. c) de ofcio pela autoridade policial. d) Nenhuma alternativa est correta. (Sua resposta) Voc errou Sua resposta foi a letra D mas a resposta certa a letra B. Necessria a representao do ofendido, conforme versa o artigo art. 24, do CPP: "Nos crimes de ao pblica, esta ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, mas depender, quando a lei o exigir, de requisio do Ministro da Justia, ou de representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo."

15 O prazo para o oferecimento da representao decadencial, portanto:

a) no se suspende, no se interrompe e no se prorroga. b) se suspende, se interrompe e se prorroga. c) no se suspende, no se interrompe, mas se prorroga. d) no se suspende, mas se interrompe e se prorroga. (Sua resposta) Voc errou Sua resposta foi a letra D mas a resposta certa a letra A. O prazo decadencial no se suspende, no se interrompe e no se prorroga. o decurso do prazo sem que o titular da queixa ou representao exera tais direitos. causa extintiva da punibilidade, conforme estabelece o art. 107, do CP, e art. 38, do CPP.

16 A representao poder ser recebida:


a) somente pela autoridade policial. b) somente pelo Ministrio Pblico. c) somente pelo juiz. (Sua resposta) d) pela autoridade policial, pelo Ministrio Pblico ou pelo juiz. Voc errou Sua resposta foi a letra C mas a resposta certa a letra D. De acordo com o art. 39, caput, do CPP: "O direito de representao poder ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declarao, escrita ou oral, feita ao juiz, ao rgo do Ministrio Pblico, ou autoridade policial."

17 Na ao pblica condicionada representao, o juiz:


a) deve, aps o recebimento da representao, remeter este instrumento autoridade policial, para que instaure o inqurito. b) no deve tomar nenhuma providncia, em razo de no ser titular da consequente ao penal. (Sua resposta) c) pode requisitar inqurito policial, desde que o faa no prazo de seis meses, contados do dia da ocorrncia. d) pode requisitar de ofcio a instaurao de inqurito policial.

Voc errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa a letra A. Conforme o art 39, 4, do CPP: "A representao, quando feita ao juiz ou perante este reduzida a termo, ser remetida autoridade policial para que esta proceda a inqurito."

18 Na ao penal pblica incondicionada, o processo se inicia:


a) com o oferecimento da denncia. b) com o recebimento da denncia. c) com a citao vlida do ru. (Sua resposta) d) com o interrogatrio do ru. Voc errou Sua resposta foi a letra C mas a resposta certa a letra B. Segundo o pronunciamento do STJ e do STF, o processo inicia-se com o recebimento da denncia. Importante destacar que h divergncia doutrinria no que se refere ao incio da ao penal, sendo favorveis ao oferecimento da denncia como termo inicial da ao Mirabete (Cdigo de Processo Penal Interpretado, 2001, p. 169), Guilherme de Souza Nucci (Cdigo de Processo Penal Comentado, 2002, p. 99) e Tourinho Filho (Cdigo de Processo Penal Comentado, 1999, p. 75).

19 Na ao penal pblica condicionada, a representao da vtima:


a) pode ser suprida pelo testemunho de pessoa que assistiu ao crime. (Sua resposta) b) maior de 18 anos pode ser suprida pela representao oferecida pelo seu representante legal. c) condio de procedibilidade. d) menor de 18 anos vlida se provado que sua vontade contrria a de seu representante legal. Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra C. A representao da vtima nos processos de ao penal pblica condicionada condio de procedibilidade, sem ela, o Ministrio Pblico no pode oferecer denncia. A representao exercida pelo representante da vtima, quando esta for menor de 18 anos. Colidindo suas vontades, o juiz nomear um curador especial. De acordo com o Cdigo Civil, o direito de representao passa a ser exclusivo da vtima a partir dos 18 anos de idade.

20 A denncia:
a) poder ser escrita ou verbal. b) vincula o juiz quanto a classificao dada ao fato criminoso. c) deve descrever o fato criminoso para que o ru possa se defender. (Voc acertou) d) Nenhuma alternativa est correta. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra C. A denncia deve descrever o fato criminoso para que o ru possa sustentar sua defesa, conforme prev o artigo 41, do CPP:"A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas."

Potrebbero piacerti anche