Sei sulla pagina 1di 8

UNIO NACIONAL DOS ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA DIRETRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

Regimento Eleitoral para as eleies do DCE-UFSM - 2012

Captulo I Das Eleies e dos Eleitores

Art. 1 - O presente regimento estabelece as normas das eleies para os cargos eletivos do Diretrio Central dos Estudantes DCE UFSM, rgo mximo de representao estudantil da UFSM.

Art. 2 - So eleitores todos os estudantes regularmente matriculados. 1 - As eleies so diretas, universais, por voto secreto e presencial em urna. 2 - So estudantes todos aqueles que esto devidamente matriculados nos cursos de graduao, de ps-graduao, aqueles que se enquadram nas categorias Aluno Especial I e II, os estudantes do Colgio Tcnico Industrial de Santa Maria e do Colgio Politcnico de Santa Maria, Colgio Agrcola de Frederico Westphalen, bem como os estudantes matriculados na modalidade educao distncia.

Art. 3 - Estudantes com mais de uma matrcula regular tero direito a um (1) voto. 1 Caso as matrculas sejam de anos diferentes, valer a mais antiga; 2 Caso as matrculas sejam do mesmo ano, valer a matrcula de ingresso atravs do vestibular.

Art. 4 - As eleies sero realizadas conforme o seguinte calendrio: Publicao do edital pela Comisso Eleitoral: dia 30 de Maro de 2012.

Inscrio de chapas: dia 17 de Abril de 2012, das 19 h s 21 h, na sede (central) do DCE-UFSM; Data da divulgao da verificao da documentao das chapas, pela comisso eleitoral: dia 18 de Abril, a partir das 9 horas, na sede do DCEUFSM, sendo publicado no site UFSM e blog DCE- UFSM;

Data limite para as chapas regularizarem a documentao e demais exigncias da comisso eleitoral: dia 19 de Abril de 2012, das 19 h s 21 h, na sede do DCE-UFSM;

Perodo para campanha eleitoral: de 20 de Abril de 2012 a 8 de Maio de 2012, at as 23:59 horas. Data da eleio: 09 de Maio de 2012 Data limite para apresentao de recursos: dia 11 de Maio de 2012; Homologao final do resultado e Posse da chapa eleita: dia 18 de Maio de 2012.

1 no perodo da campanha eleitoral, devero ser realizados seis debates pela comisso eleitoral, sendo: no campus Santa Maria, Rdio Universitria, CCSH (centro), campus Frederico Westphalen, Palmeira das Misses e Silveira Martins.

2 obrigatria a participao de todas as chapas nos debates promovidos pela Comisso Eleitoral, sob pena de impugnao devido ausncia. No dia 17 de abril a comisso eleitoral divulgar as normas e horrios de cada debate.

Captulo II Da Comisso Eleitoral

Art. 5 - O processo eleitoral coordenado por uma comisso formada por 7 estudantes, sendo que um (1) indicado pela diretoria do DCE e 6 eleitos pelo CEB;

Art. 6 - Compete Comisso Eleitoral: I Cumprir e Fazer cumprir este regimento; II Tornar pblicas as suas resolues e as chapas inscritas; III Editar normas complementares a este regimento, quando necessrio;

IV Garantir materialmente os processos estipulados ps este regimento; V Determinar punies, se necessrio, para garantir que as chapas cumpram este regimento. VI Verificar se as chapas satisfazem as exigncias do captulo III deste regimento e deferir ou indeferir as inscries.

Art. 7 - A Comisso Eleitoral eleger um presidente, reunir-se- sempre que necessrio, com no mnimo quatro membros, e deliberar por maioria simples, com voto declarado e aberto;

Art. 8 - A Comisso Eleitoral dever cadastrar para o dia de votao, dois delegados por mesa eleitoral, assim determinados: mesrios.

Captulo III Das Chapas e do Registro

Art. 9 - As chapas devero registrar-se junto comisso eleitoral;

Art. 10 - o pedido de registro das chapas junto comisso eleitoral dever estar acompanhado da listagem completa de seus membros, respectivos cursos, matrculas, cargos e assinaturas, alm de fotocpias dos respectivos documentos de identidade e do comprovante de matrcula no primeiro semestre letivo de 2012.

Art. 11 - Cada chapa dever conter na nominata: I - no mnimo 45 estudantes (preenchendo todas as vagas de titular e suplente no Conselho Universitrio, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso e Conselho de Curadores, Conselho Editorial da UFSM, alm dos Conselhos Municipal de Transportes e Sade). II - no mximo 90 estudantes; III o preenchimento de no mnimo 2 membros para a coordenao geral, a coordenao de organizao, a coordenao de finanas e a coordenao de comunicao;

1 um membro da diretoria poder acumular um cargo de representao como conselheiro no CEPE, CONSUN ou Curadores, alm do CMT, o mesmo caso aplicado para o CMS. Porm, vedada a participao em mais de um conselho superior da UFSM por uma mesma pessoa. 2 no caso de haver mais de 90 pessoas na nominata, a comisso eleitoral selecionar os 90 primeiros da lista de inscrio.

Art. 12 No podem concorrer a cargos eletivos: I - estudantes que no estejam regularmente matriculados nesta universidade; II Estudantes que estejam com a matrcula trancada; III Estudantes que estejam em condies de concluir seus cursos antes do trmino de sua gesto comprovado atravs de sua matrcula. Art. 13 - Aps o encerramento do prazo de inscrio de chapas, a comisso eleitoral reunir-se- para apreci-las, divulgando aquelas que atenderem aos dispositivos deste regimento e as irregularidades, se houver, no dia 18 de abril de 2012, s 19h, na sede do DCE-UFSM;

Art. 14 - No caso de no aprovao de alguma chapa, a mesma dever regularizar sua situao no dia 19 de abril, das 19 h s 21 h, na secretaria do DCE-UFSM.

Art. 15- vedado aos membros da comisso eleitoral participar de qualquer chapa que concorra diretoria, bem como fazer propaganda para as mesmas;

Captulo IV Das mesas eleitorais e suas atribuies

Art. 16 - Cada Centro de Ensino dever conter no mnimo uma urna, podendo a comisso eleitoral colocar outras de acordo com as peculiaridades de cada centro;

Art. 17 - Cada mesa eleitoral ser composta por dois mesrios, nomeados pela comisso eleitoral por meio de edital.

1 os componentes da mesa devero estar identificados unicamente com crachs cedidos pela comisso eleitoral durante o perodo em que estiverem em funo do processo eleitoral; 2 cada urna dever conter no mnimo dois membros; 3 - no caso de no haver o nmero mnimo de componentes, a comisso eleitoral dever ser notificada e suprir a falta.

Art. 18 - Durante o processo de votao, caber mesa eleitoral: a) verificar a documentao de cada votante e colher a assinatura dos mesmos; b) garantir o sigilo e integridade da urna, bem como a ordem no recinto;

pargrafo nico os integrantes da mesa no podero participar de nenhuma chapa e nem fazer boca de urna.

Captulo V Do material para votao e apurao

Art. 19 - A Comisso providenciar o material de votao e entregar aos mesrios de mesa, juntamente com cpia do regimento eleitoral.

Art. 20 - Sero adotados os seguintes materiais para votao e apurao: a) folha de ata das mesas eleitorais; b) folha de ata de apurao das eleies; c) lista da relao de votantes, fornecidas pela universidade, para as assinaturas dos votantes; d) urnas com garantia de inviolabilidade;

Captulo VI Da votao
Art. 21- A votao ocorrer das 8: 30 horas s 17 horas nas urnas em cujos locais onde no h aulas no perodo noturno e das 8: 30 horas s 21 horas, onde h aulas tambm no perodo noturno.

Art. 220 Os estudantes da modalidade EAD exercero seu direito de voto na urna localizada no CCSH - Centro, prdio da Antiga Reitoria; Art. 23 -A Comisso Eleitoral dever divulgar todos os locais de votao e seus horrios de funcionamento com antecedncia de 48 horas do dia da eleio;

Art. 24 - O eleitor poder votar mediante a apresentao de algum dos seguintes documentos: Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitao, Passaporte, Carteira de Trabalho, carteira do DCE, carteira da biblioteca.

Art. 25 - O eleitor somente poder votar na urna onde seu nome constar na lista de votao.

Art. 26 - No recinto da mesa eleitoral no poder haver propaganda de qualquer chapa e s podero permanecer no local as pessoas devidamente credenciadas conforme este regimento. Proibido a boca de urna. Pargrafo nico no ser tolerado qualquer ato de coero ou seduo de eleitores.

Captulo VII Da fiscalizao e dos protestos

Art. 27 - A fiscalizao ser feita pela comisso eleitoral e pelos fiscais das chapas; 1 os candidatos so fiscais natos; 2 os fiscais devero estar regularmente matriculados na UFSM e credenciados na mesa; 3 s poder haver um fiscal de cada chapa, que poder ser substitudo sempre que a chapa desejar. Art. 28 - Qualquer fiscal poder requerer ao presidente da mesa eleitoral o registro em ata de protesto de irregularidade que entende ter ocorrido.

Art. 29 Aps o perodo da votao as urnas devero ser lacradas pela Comisso eleitoral - na presena dos componentes da mesa e dos fiscais, obrigatoriamente e encaminhadas para a sede do DCE-UFSM, onde ocorrer a apurao.

Pargrafo nico: no caso das urnas dos campi de Palmeira das Misses e Frederico Westphalen, a apurao dever ser realizada em sede do diretrio acadmico que compe a comisso eleitoral, com a presena do representante local da comisso eleitoral e fiscais das respectivas chapas, aps a apurao o resultado enviado via e-mail com a cpia da ATA digitalizada.

Art. 30 - A Apurao ficar a cargo da Comisso Eleitoral, garantida a fiscalizao pelas chapas, podendo a comisso solicitar o auxlio dos mesrios;

1as atas das urnas devero ser verificadas e julgadas antes da contagem dos votos da mesma. 2 A Comisso Eleitoral poder determinar a substituio do fiscal que estiver prejudicando os trabalhos;

Art. 31 - caso houver diferena entre o nmero de votos e nmero de assinaturas, a comisso eleitoral decidir sobre o assunto. Pargrafo nico estar sujeita impugnao a urna que: a) apresentar nmero de assinaturas 5% superior ao nmero de votos; b) apresentar nmero de votos 2% superior ao nmero de assinaturas.

Art. 32 Aps a apurao, a Comisso Eleitoral reunir para lavrar a ata de apurao, que dever conter: a) o nmero de votos (total e por chapa) b) Nmero de votos nulos c) Nmero de votos brancos d) Protestos, se houver Art. 33 Aps lavrar a ata de apurao, a comisso eleitoral divulgar o resultado extra-oficial.

Captulo VIII Dos recursos

Art. 34 - Na hiptese de qualquer inconformidade quanto ao desenrolar ou resultado do pleito, poder ser apresentado protesto junto Comisso Eleitoral, aps a promulgao do resultado extra-oficial. Ser competente para julg-lo, a prpria Comisso Eleitoral.

Art. 35 - Cabe recurso ao Conselho de DAs da deciso da Comisso Eleitoral, desde que protocolado na secretaria do DCE at o dia 11 de maio de 2012.

Captulo IX Das disposies finais

Art. 36 - Toda propaganda eleitoral encerrar impreterivelmente s 23:59 horas do dia anterior da eleio.

Art. 37 Os casos omissos deste regimento sero julgados pela Comisso Eleitoral.

Art. 38 - O presente regimento entra em vigor a partir da data de sua aprovao pelo Conselho de Diretrios Acadmicos.

A comisso Eleitoral

Potrebbero piacerti anche