Sei sulla pagina 1di 58

CDIGO INTERNACIONAL DE DISPOSITIVOS SALVA-VIDAS (LSA)

EDIO 2010
Incorporando as emendas adotadas pelas Resolues MSC.272(85), MSC.218(82) e MSC.207(81)

_________________________________________________________ *

No caso de dvida com relao a termos utilizados na presente publicao, dever ser consultado o texto original em qualquer lngua oficial da IMO.

Cdigo LSA

Prefcio
O Cdigo Internacional de Dispositivos Salva-vidas (LSA) foi adotado pelo Comit de Segurana Martima (MSC) por ocasio de sua 66 Sesso (junho de 1996), por meio da Resoluo MSC.48(66), de modo a prover padres internacionais para os equipamentos salvavidas requeridos pelo Captulo III da Conveno SOLAS 1974. O Cdigo foi definido com obrigatrio pelo MSC na mesma sesso, por meio da Resoluo MSC.47(66), e entrou em vigor em 1 de julho de 1998.

Cdigo LSA

Contedo
Prembulo CAPTULO I -GENERALIDADES 1.1 Definies 1.2 Prescries gerais relativas aos equipamentos salva-vidas CAPTULO II -EQUIPAMENTOS SALVA-VIDAS INDIVIDUAIS 2.1 Bias salva-vidas 2.2 Coletes salva-vidas 2.3 Roupas de imerso 2.4 Roupas anti-exposio 2.5 Meios de proteo trmica CAPTULO III -SINAIS VISUAIS 3.1 Foguetes iluminativos com pra-quedas 3.2 Fachos manuais 3.3 Sinais fumgenos flutuantes CAPTULO IV -EMBARCAES DE SOBREVIVNCIA 4.1 Prescries gerais relativas s balsas salva-vidas 4.2 Balsas salva-vidas inflveis 4.3 Balsas salva-vidas rgidas 4.4 Prescries gerais relativas s embarcaes salva-vidas 4.5 Embarcaes salva-vidas parcialmente fechadas 4.6 Embarcaes salva-vidas totalmente fechadas 4.7 Embarcaes salva-vidas de queda livre 4.8 Embarcaes salva-vidas dotadas de sistema autnomo de suprimento de ar 4.9 Embarcaes salva-vidas protegidas contra fogo CAPTULO V -EMBARCAES DE SALVAMENTO 5.1 Embarcaes de Salvamento CAPTULO VI -EQUIPAMENTOS DE LANAMENTO E DE EMBARQUE 6.1 Equipamentos de lanamento e de embarque 6.2 Sistemas de evacuao martima CAPTULO VII -OUTROS EQUIPAMENTOS SALVA-VIDAS 7.1 Equipamentos lana-retinida 7.2 Sistema de alarme geral e de alto-falantes

Cdigo LSA

Prembulo
1 O propsito deste Cdigo estabelecer normas internacionais para os equipamentos salvavidas prescritos no Captulo III da Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), 1974. 2 A partir de 1 de julho de 1998, inclusive, as prescries deste Cdigo sero obrigatrias, no que se refere Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), 1974, como emendada. Qualquer emenda que venha a ser feita futuramente ao Cdigo dever ser adotada e posta em vigor de acordo com os procedimentos estabelecidos no Artigo VIII daquela Conveno.

Cdigo LSA

CAPTULO I

GENERALIDADES
1.1 Definies

1.1.1 Conveno significa a Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, 1974, como emendada. 1.1.2 Liberao efetiva do navio a capacidade da embarcao salva-vidas de queda livre de se mover para fora do navio, depois do lanamento em queda livre, sem usar suas mquinas. 1.1.3 Acelerao em queda livre a razo de alterao de velocidade experimentada pelos ocupantes durante o lanamento da embarcao salva-vidas de queda livre. 1.1.4 Altura de certificao de queda livre a maior altura de lanamento para qual a embarcao salva-vidas aprovada, medida da superfcie da gua calma at o ponto mais baixo da embarcao salva-vidas quando ela est na configurao de lanamento. 1.1.5 ngulo da rampa de lanamento o ngulo entre a horizontal e o trilho de lanamento da embarcao salva-vidas na sua posio de lanamento com o navio com a quilha nivelada. 1.1.6 Comprimento da rampa de lanamento a distncia entre a popa da embarcao salva-vidas e a extremidade mais baixa da rampa de lanamento. 1.1.7 Regra significa a regra contida no anexo da Conveno. 1.1.8 Material retro-reflexivo um material que reflete na direo oposta um feixe de luz dirigido sobre ele. 1.1.9 ngulo de entrada na gua o ngulo entre a horizontal e o percurso percorrido pela embarcao salva-vidas quando ela primeiro toca na gua. 1.1.10 Os termos empregados neste Cdigo tm o mesmo significado daqueles definidos na Regra III/3. 1.2 Prescries gerais relativas aos equipamentos salva-vidas

1.2.1 O Pargrafo 1.2.2.7 se aplica aos equipamentos salva-vidas de todos os navios. 1.2.2 A menos que expressamente disposto em contrrio, quando, na opinio da Administrao no que se refere a viagens especficas em que o navio esteja sendo constantemente empregado, sejam adequadas outras prescries, todos os equipamentos salva-vidas descritos nesta parte devero: .1 .2 ser bem construdos e com o material adequado; quando estivados, no serem danificados quando submetidos a uma temperatura do ar dentro da faixa de -30C a +65C e, no caso de equipamentos salva-vidas individuais, a menos que especificado em contrrio, permanecer em condies de funcionar quando submetidos a uma temperatura do ar dentro da faixa de -15C a +40C; se houver a possibilidade de que venham a ficar imersos na gua do mar durante a sua utilizao, operar dentro da seguinte faixa de temperaturas da gua do mar: - 1 C a + 30 C; quando aplicvel, ser prova de apodrecimento, resistentes corroso e no serem

.3

.4

Cdigo LSA

afetados excessivamente pela gua do mar, por leo, ou pelo ataque de fungos; .5 quando expostos luz solar, serem resistentes deteriorao; ter uma cor laranja avermelhada viva, ou internacional, ou uma cor que seja comparavelmente to altamente visvel em todas as partes em que isto v auxiliar a sua deteco no mar; .7 .8 .9 .10 ser dotados de material retro-refletivo, quando isso auxiliar na deteco, de acordo com as recomendaes da Organizao * ; se forem para ser empregados em mar agitado, serem capazes de operar satisfatoriamente naquele ambiente; possuir marcas visveis, indicando as informaes relativas sua aprovao, inclusive a Administrao que os aprovou, e quaisquer restries operativas; e quando aplicvel, serem dotados de uma proteo contra curtos circuitos eltricos, para evitar danos ou ferimentos.

1.2.3 A Administrao dever determinar o perodo de aceitabilidade dos equipamentos salvavidas que sejam sujeitos deteriorao por idade. Esses equipamentos salva-vidas devero ser marcados com meios que indiquem a sua idade, ou a data em que devero ser substitudos. O melhor mtodo de indicar o perodo de aceitabilidade por meio de uma marca permanente, contendo a data de expirao desse perodo. As baterias que no estiverem marcadas com a data de expirao podero ser utilizadas, se forem substitudas anualmente ou, no caso de uma bateria secundria (bateria de acumuladores), se as condies do eletrlito puderem ser verificadas rapidamente. No caso de equipamentos pirotcnicos salva-vidas, a data de trmino do perodo de validade dever ser marcada no produto de maneira indelvel pelo fabricante.

__________________________
* Faz-se referncia s Recomendaes sobre Fitas Retro-Refletivas para Equipamentos Salva-Vidas, adotadas pela Organizao pela Resoluo A.658(16).

Cdigo LSA

CAPTULO II EQUIPAMENTOS SALVA-VIDAS INDIVIDUAIS 2.1 Bias salva-vidas 2.1.1 Especificaes das bias salva-vidas Todas as bias salva-vidas devero: .1 .2 ter um dimetro externo no superior a 800 mm e um dimetro interno no inferior a 400 mm; ser confeccionadas de um material com flutuabilidade prpria; para flutuar, no devero depender de junco, aparas de cortia, cortia granulada ou qualquer outro material granulado solto, ou qualquer compartimento de ar que dependa de ser inflado para obter flutuabilidade; ser capazes de suportar no menos do que 14,5 kg de ferro, em gua doce, por um perodo de 24 horas; ter uma massa no inferior a 2,5 kg; no continuar a queimar ou a fundir aps ter ficado totalmente envolvida em chamas por um perodo de 2 segundos; ser confeccionadas para resistir a uma queda n'gua da altura em que estiverem estivadas at a linha de flutuao com o navio na condio de viagem mais leve, ou de uma altura de 30 m, a que for maior, sem prejudicar a capacidade de funcionamento dos seus componentes; se forem destinadas a acionar os dispositivos de liberao rpida dos sinais fumgenos auto-ativados e das lmpadas de acendimento automtico, ter uma massa no inferior a 4 kg; e ser dotadas de uma linha salva-vidas com um dimetro no inferior a 9,5 mm e com um comprimento no inferior a 4 vezes o dimetro externo do seu corpo. A linha salvavidas dever ser fixada em quatro pontos eqidistantes em tomo da circunferncia da bia, de modo a formar quatro alas iguais.

.3 .4 .5 .6

.7

.8

2.1.2 Lmpadas de acendimento automtico para bias salva-vidas As lmpadas de acendimento automtico prescritas na Regra III/7.1.3 devero: .1 .2 ser confeccionadas de modo que no possam ser apagadas pela gua ser de cor branca e capazes de ficar acesas continuamente, com uma intensidade luminosa no inferior a 2 candelas em todas as direes do hemisfrio superior, ou de emitir lampejos (lampejos de descarga) a um ritmo no inferior a 50 lampejos e no superior a 70 lampejos por minuto, com uma intensidade luminosa eficaz correspondente;

.3 ser dotadas de uma fonte de energia capaz de atender s prescries do pargrafo 2.1.2.2, por um perodo de pelo menos 2 horas; .4 ser capazes de suportar a prova de queda prescrita no pargrafo 2.1.1.6.

Cdigo LSA

2.1.3 Sinais fumgenos auto-ativados para bias salva-vidas Os sinais fumgenos auto-ativados prescritos na Regra III/7.1.3 devero: .1 2 .3 .4 .5 .6 emitir uma fumaa de cor altamente visvel, com um dbito constante por um perodo mnimo de 15 minutos, quando flutuando em guas tranqilas; no se inflamar de modo explosivo, nem produzir qualquer chama durante todo o perodo de emisso de fumaa; no afundar com o mar agitado; continuar a emitir fumaa quando totalmente submersos na gua por um perodo de pelo menos 10 segundos; ser capazes de suportar a prova de queda prescrita no pargrafo 2.1.6; e ser dotados de um dispositivo de liberao rpida que libere e ative automaticamente o sinal e a luz de ignio automtica associada a ele, presa a uma embarcao salva-vidas que tenha uma massa no superior a 4 kg.

2.1.4 Linhas salva-vidas flutuantes As linhas salva-vidas flutuantes prescritas na Regra III/7.1.2 devero: .1 no formar cocas; .2 ter um dimetro no inferior a 8 mm; .3 ter uma carga de ruptura no inferior a 5 kN. 2.2 Coletes salva-vidas 2.2.1 Prescries gerais para coletes salva-vidas 2.2.1.1 Um colete salva-vidas no dever continuar queimando ou derretendo aps ficar totalmente envolto pelo fogo por um perodo de 2 segundos. 2.2.1.2 Os coletes salva-vidas devero ser fornecidos em trs tamanhos, de acordo com a Tabela 2.1. Se um colete salva-vidas atender totalmente s exigncias de duas faixas de tamanho consecutivas, ele pode ser marcado com as duas faixas de tamanho, mas as faixas especificadas no devero ser divididas. Os coletes salva-vidas devero ser marcados pelo peso ou pela altura, ou tanto pelo peso como pela a altura, de acordo com a Tabela 2.1. Tabela 2.1 Critrios de dimensionamento de coletes salva-vidas
Marcao do colete salva-vidas Tamanho do usurio: Peso (kg) Beb Criana Adulto

menos de 15

15 ou mais, mas menos de 43

43 ou mais

Altura (cm)

menos de 100

100 ou mais, mas menos de 155

155 ou mais

2.2.1.3 Se um colete salva-vidas para adulto no for projetado para se adaptar em pessoas que pesem at 140 kg e com uma circunferncia do peito de at 1,750 mm, dever haver acessrios adequados

Cdigo LSA

para permitir que sejam presos a essas pessoas. 2.2.1.4 O desempenho de um colete salva-vidas na gua dever ser avaliado atravs de uma comparao com o desempenho de um colete salva-vidas de referncia, de um tamanho padro, isto 1 , o dispositivo de teste de referncia (RTD) que atenda s recomendaes da Organizao.* 2.2.1.5 Um colete salva-vidas para adulto dever ser confeccionado de modo que: .1 pelo menos 75% das pessoas que no tenham qualquer familiaridade com o colete salvavidas possa vesti-lo corretamente dentro de um perodo de 1 minuto, sem ajuda, orientao ou demonstrao realizada anteriormente; .2 .3 .4 .5 .6 aps uma demonstrao, todas as pessoas possam vesti-lo corretamente dentro de um perodo de 1 minuto, sem ajuda; ser claramente visvel que s pode ser usado de um modo ou pelo avesso e, se for vestido incorretamente, no cause ferimentos em quem o estiver usando; o mtodo de prender o colete salva-vidas para quem o estiver usando tenha um meio de fechamento rpido e eficaz, que no exija que sejam dados ns; seja confortvel us-lo; e permita que quem o estiver usando salte na gua de uma altura de pelo menos 4,5 m, enquanto mantm-se agarrado a ele, e de uma altura de pelo menos 1 m com os braos erguidos acima da cabea, sem que o colete salva-vidas ou os seus meios de fixao saiam do lugar ou sejam danificados.

2.2.1.6 Quando testados de acordo com as recomendaes da Organizao em pelo menos 12 pessoas, os coletes salva-vidas para adulto devero ter uma flutuabilidade e uma estabilidade em gua doce calma, suficientes para: .1 elevar a boca de pessoas exaustas ou inconscientes a uma altura mdia no inferior mdia proporcionada pelo dispositivo de teste de referncia para adulto (RTD); .2 girar o corpo de pessoas inconscientes que estiverem com o rosto voltado para baixo e mergulhado na gua, para uma posio em que a sua boca fique fora dgua, num tempo mdio no superior ao obtido pelo dispositivo de teste de referncia (RTD), com o nmero de pessoas no giradas pelo colete salva-vidas no sendo maior do que o de pessoas no giradas pelo RTD; .3 inclinar o corpo para trs, para um ngulo relao posio vertical no inferior ao ngulo obtido pelo RTD menos 5; .4 elevar a cabea de modo que o rosto fique acima do plano horizontal, formando com ele um ngulo mdio no inferior ao obtido pelo RTD menos 5; e .5 levar, quem o estiver usando, de volta a uma posio estvel, com o rosto voltado para 2 cima, aps ter se desestabilizado ao flutuar curvado numa posio fetal.*
_______________________________
1

*Consultar as Recomendaes Revistas sobre testes de equipamentos salva-vidas (Resoluo MSC.81(70)), como emendada.
2

* Consultar a ilustrao na pgina 11 do Guia de Bolso para Sobrevivncia em gua Fria, da IMO e a Recomendao Revista sobre o teste de equipamentos salva-vidas, tambm da IMO (Resoluo MSC.81(70), como emendada. Revista sobre o teste de equipamentos salva-vidas, tambm da IMO (Resoluo MSC.81(70), como emendada.

Cdigo LSA

2.2.1.7 Um colete salva-vidas para adulto dever permitir que uma pessoa que o estiver usando nade uma distncia curta e embarque numa embarcao de sobrevivncia. 2.2.1.8 Um colete salva-vida para beb ou para criana dever ter o mesmo desempenho que um colete salva-vidas para adulto, exceto o seguinte: .1 .2 .3 para crianas pequenas e bebs permitida uma ajuda para vest-lo; dever ser utilizado um RTD apropriado para criana ou para beb, em lugar do RTD para adulto; e pode ser prestada ajuda para embarcar numa embarcao de sobrevivncia, mas a mobilidade de quem o estiver usando no dever ser mais reduzida do que quando usando o RTD do tamanho apropriado.

2.2.1.9 Com exceo do desempenho relativo a manter a boca, de quem o estiver usando, afastada da gua (borda livre) e de girar o seu corpo, as exigncias para coletes salva-vidas para beb podem ser atenuadas, se necessrio, para: .1 .2 .3 .4 .5 facilitar o salvamento do beb por quem estiver cuidando dele; permitir que o beb seja amarrado a quem estiver cuidando dele e contribuir para mant-lo junto daquela pessoa; manter o beb seco, com as vias respiratrias desobstrudas; proteger o beb contra choques e trancos durante a evacuao; e permitir que quem estiver cuidando de um beb possa monitorar e controlar a perda de calor sofrida pelo beb.

2.2.1.10 Alm das marcas exigidas pelo pargrafo 1.2.2.9, um colete salva-vidas para beb ou para criana dever ser marcado com: .1 .2 a faixa de tamanhos, de acordo com o pargrafo 2.2.1.2; e um smbolo de beb ou de criana, como mostrado no smbolo de colete salva3 vidas para beb ou de colete salva-vidas para criana adotado pela Organizao.*

2.2.1.11 Um colete salva-vidas dever ter uma flutuabilidade que no sofra uma reduo superior a 5% aps 24 horas de imerso em gua doce. 2.2.1.12 A flutuabilidade de um colete salva-vidas no dever depender da utilizao de materiais granulados soltos. 2.2.1.13 Cada colete salva-vidas dever ser dotado de um meio de prender a ele uma luz, como especificado no pargrafo 2.2.3, de modo que possa atender ao disposto nos pargrafos 2.2.1.5.6 e 2.2.3.1.3. 2.2.1.14 Cada colete salva-vidas dever ser dotado de um apito firmemente preso a ele por um cabo fino. 2.2.1.15 As luzes e os apitos dos coletes salva-vidas devero ser selecionados e presos a eles de tal modo que o seu desempenho, quando utilizados juntos, no seja prejudicado. 2.2.1.16 Um colete salva-vidas dever ser dotado de um cabo flutuante que possa ser solto, ou de outro meio de prend-lo a um colete salva-vidas usado por outra pessoa que estiver na gua. _____________________
3 * Consultar os Smbolos relativos a equipamentos e dispositivos salva-vidas, adotados pela Organizao atravs da Resoluo A.760(18), como emendada.

Cdigo LSA

2.2.1.17 Um colete salva-vidas dever ser dotado de um meio adequado que permita que quem estiver fazendo o salvamento ice da gua quem o estiver usando e o coloque numa embarcao de sobrevivncia ou numa embarcao de salvamento. 2.2.2 Coletes salva-vidas inflveis Um colete salva-vidas que necessita de ser inflado para ter flutuabilidade no dever ter menos de dois compartimentos separados, e dever atender ao disposto no pargrafo 2.2.1 e: .1 inflar automaticamente ao submergir, ser dotado de um dispositivo que permita infl-lo com um nico movimento da mo e poder ser inflado com a boca;

.2 em caso de perda de flutuabilidade em qualquer dos compartimentos ser capaz de atender ao disposto nos pargrafos 2.2.1.2, 2.2.1.3 e 2.2.1.4; .3 atender ao disposto no pargrafo 2.2.1.7 aps ser inflado pelo mecanismo automtico. 2.2.3 Luzes dos coletes salva-vidas 2.2.3.1 Cada luz dos coletes salva-vidas dever: .1 ter uma intensidade luminosa no inferior a 0,75 candelas em todas as direes do hemisfrio superior; .2 ter uma fonte de energia capaz de prover uma intensidade luminosa de 0,75 candelas, por um perodo mnimo de 8 horas; .3 ser visvel no maior setor possvel do hemisfrio, quando presa ao colete salva-vidas; e .4 ser de cor branca. 2.2.3.2 Se a luz mencionada no pargrafo 2.2.3.1 for de lampejos, dever tambm: .1 ser dotada de um interruptor acionado manualmente; e .2 emitir no menos do que 50 lampejos e no mais do que 70 lampejos por minuto, com uma intensidade luminosa eficaz mnima de 0,75 candelas. 2.3 Roupas de imerso 2.3.1 Prescries gerais para roupas de imerso 2.3.1.1 Uma roupa de imerso dever ser confeccionada com materiais prova d'gua que: .1 possa ser retirada do seu invlucro e vestida sem ajuda em at 2 minutos, levando em 4 conta o ato de vestir qualquer roupa relacionada com ela, * vestir um colete salva-vidas se a roupa de imerso for para ser usada juntamente com um colete salva-vidas para atender s exigncias do pargrafo 2.3.1.2, e inflar oralmente as cmaras inflveis, se houver; .2 no continuem a queimar ou fundir aps haverem estado inteiramente envolvidos por chamas durante 2 segundos;
_________________________
4

* Consultar o pargrafo 3.1.3 da Recomendao sobre Testes de Equipamentos Salva-Vidas, adotada pela Organizao atravs da Resoluo MSC.81(70).

Cdigo LSA

.3 cubra todo o corpo, com exceo do rosto, exceto que a proteo para as mos possa ser proporcionada por luvas separadas, que devero estar permanentemente presas roupa; .4 minimizem ou reduzam a entrada de ar nas pernas da roupa, por meio de dispositivos especiais; e .5 no permitam a entrada de uma quantidade excessiva de gua na roupa, aps o seu utilizador pular n'gua de uma altura no inferior a 4,5 m. 2.3.1.2 Uma roupa de imerso usada sem um colete salva-vidas, ou com um se for necessrio, dever ter, na gua doce, uma flutuabilidade e uma estabilidade suficientes para: .1 elevar a boca de uma pessoa exausta ou inconsciente, de modo que fique afastada da gua pelo menos 120 mm; e .2 permitir que quem a estiver usando gire de uma posio em que esteja com o rosto voltado para baixo para um posio em que fique com o rosto voltado para cima, no mximo em 5 segundos. 2.3.1.3 Uma roupa de imerso dever permitir que a pessoa que a estiver usando, juntamente com um colete salva-vidas se ela for para ser usada com um colete salva-vidas: .1 suba e desa uma escada vertical com um comprimento mnimo de 5 m: .2 desempenhe as tarefas normais relacionadas com o abandono; .3 pule n'gua de uma altura no inferior a 4,5 m, sem danificar ou deslocar a roupa ou seus meios de fixao e sem se ferir; e .4 nade uma distncia curta e embarque em uma embarcao de sobrevivncia. 2.3.1.4 Uma roupa de imerso que tenha flutuabilidade e que deva ser usada sem colete salva-vidas dever ser dotada de uma lmpada que atenda ao disposto no pargrafo 2.2.3 e do apito prescrito no pargrafo 2.2.1.14. 2.3.1.5 Uma roupa de imerso que tenha flutuabilidade e que seja projetada para ser usada sem um colete salva-vidas dever ser dotada de um cabo flutuante que possa ser solto, ou de outro meio prende-la a uma roupa de imerso usada por outra pessoa que estiver na gua. 2.3.1.6 Uma roupa de imerso que tenha flutuabilidade e que seja projetada para ser usada sem um colete salva-vidas dever ser dotada de um meio adequado que permita que quem estiver fazendo o salvamento ice da gua quem a estiver usando e o coloque numa embarcao de sobrevivncia ou numa embarcao de salvamento. 2.3.1.7 Se uma roupa de imerso for para ser usada juntamente com um colete salva-vidas, o colete salva-vidas dever ser usado por cima da roupa de imerso. As pessoas que estiverem usando uma roupa de imerso dessas devero ser capazes de vestir um colete salva-vidas sem ajuda. A roupa de imerso dever ser marcada para indicar que deve ser usada juntamente com um colete salva-vidas compatvel. 2.3.1.8 Uma roupa de imerso dever ter uma flutuabilidade que no sofra uma reduo superior a 5% aps 24 horas de imerso em gua doce e que no dependa da utilizao de materiais granulados soltos. 2.3.2 Prescries relativas ao desempenho trmico das roupas de imerso 2.3.2.1 Uma roupa de imerso confeccionada com um material que no tenha isolamento prprio

Cdigo LSA

dever: .1 ser marcada com instrues indicando que dever ser vestida juntamente com roupas quentes; e .2 ser confeccionada de modo que, quando usada juntamente com roupas quentes e com um colete salva-vidas, se for para ser usada com um colete salva-vidas, continue a prover uma proteo trmica suficiente, aps o seu usurio pular n' gua de uma altura de 4,5 m, para assegurar que quando for usada por um perodo de uma hora, em guas tranqilas com circulao, a uma temperatura de 5 C, a temperatura interna do corpo do utilizador no caia mais do que 2 C. 2.3.2.2 Uma roupa de imerso confeccionada com um material que tenha isolamento prprio, quando usada s ou com um colete salva-vidas, se for para ser usada com um colete salva-vidas, dever prover ao seu utilizador uma proteo trmica suficiente, aps ele haver pulado n'gua de uma altura de 4,5 m, para assegurar que a temperatura interna do corpo do utilizador no caia mais do que 2 C, aps um perodo de imerso de 6 horas em guas tranqilas com circulao, a uma temperatura entre 0 C e 2 C. 2.4 Roupas anti-exposio (AES)

2.4.1 Prescries gerais para roupas anti-exposio (AES) 2.4.1.1 Uma roupa anti-exposio devero ser confeccionadas com materiais prova d'gua, de modo que: .1 .2 .3 proporcione uma flutuabi1idade mnima de 70 N; reduza o risco de tenso devido ao calor durante as operaes de resgate e evacuao; cubra o corpo todo, exceto, quando a Administrao assim permitir, os ps; a proteo para as mos e para a cabea pode ser proporcionada por luvas e por um capuz separados, devendo ambos estarem presos de maneira permanente roupa; possa ser retirada do seu invlucro e vestida sem ajuda em menos de 2 minutos; no continue a queimar ou fundir aps haver estado inteiramente envolvida por chamas durante 2 segundos; seja dotada de um bolso para um telefone porttil em VHF; e tenha um campo de viso lateral de pelo menos 120. .1 .2 .3 .4 .5 subir e descer uma escada vertical com um comprimento mnimo de 5 m: pular n'gua de uma altura no inferior a 4,5 m, com os ps para baixo, sem danificar ou deslocar a roupa ou seus meios de fixao e sem se ferir; nadar uma distncia de pelo menos 25 m e embarcar numa embarcao de sobrevivncia; vestir um colete salva-vidas sem ajuda; e desempenhar todas as tarefas relacionadas com o abandono, ajudar outras pessoas e operar uma embarcao de salvamento.

.4 .5 .6 .7

2.4.1.2 Uma AES dever permitir que a pessoa que a estiver usando possa:

2.4.1.3 Uma roupa anti-exposio dever ser dotada de uma luz que atenda s exigncias do

Cdigo LSA

pargrafo 2.2.3, de modo que seja capaz de atender ao disposto nos pargrafos 2.2.3.1.3 e 2.4.1.2.2, e do apito prescrito pelo pargrafo 2.2.1.14. 2.4.2 Prescries relativas ao desempenho trmico das AES 2.4.2.1 Uma AES dever: .1 se for feita de um material que no tenha isolamento prprio, ser marcada com instrues indicando que deve ser usada juntamente com roupas quentes; .2 ser confeccionada de modo que, quando usada de acordo com a marcao e aps um salto na gua que submerja totalmente quem a estiver usando, a roupa continue a proporcionar uma proteo trmica suficiente para assegurar que, quando usada em guas tranqilas e com circulao, a uma temperatura de 5 C, a temperatura interna do corpo de quem a estiver usando no caia numa velocidade maior que 1,5 C por hora, aps a primeira meia hora. 2.4.3 Prescries relativas estabilidade Uma pessoa imersa em gua doce usando uma AES que atenda ao disposto nesta regra dever ser capaz de se virar de uma posio em que esteja com o rosto para baixo para outra em que fique com o rosto para cima, em no mais do que 5 segundos, e ficar estvel nessa posio. A roupa no dever ter tendncia a virar o seu utilizador de modo a que fique com o rosto para baixo, em condies de mar moderadas. 2.5 Meios de proteo trmica 2.5.1 Um meio de proteo trmica dever ser feito de um material prova d'gua, que tenha uma
2

condutividade trmica no maior do que 7.800 W/(m K), e ser confeccionada de modo que, quando usado para envolver uma pessoa, reduza a perda de calor do corpo dessa pessoa, tanto por conveco quanto por evaporao. 2.5.2 O meio de proteo trmica dever: .1 cobrir todo o corpo de pessoas de todos os tamanhos utilizando um colete salva-vidas, com exceo do rosto. As mos tambm devero ficar cobertas, a menos que disponha de luvas presas permanentemente a ele; .2 ser capaz de ser retirado do seu invlucro e ser vestido sem ajuda em uma embarcao de sobrevivncia, ou em uma embarcao de salvamento; e .3 permitir que o seu utilizador o retire na gua em no mais do que 2 minutos, se ele prejudicar a sua capacidade de nadar. 2.5.3 O meio de proteo trmica dever funcionar corretamente em uma faixa de temperatura de -30 C a + 20 C.

Cdigo LSA

CAPTULO III SINAIS VISUAIS 3 .1 Foguete iluminativo com pra-quedas 3.1.1 O foguete iluminativo com pra-quedas dever: .1 .2 .3 estar contido num invlucro resistente gua; ter impresso no seu invlucro instrues resumidas ou diagramas, ilustrando claramente o seu modo de emprego; ter um sistema de ignio integrado; e

.4 ser projetado de modo a no causar desconforto pessoa que estiver segurando o invlucro, quando utilizado de acordo com as instrues do fabricante. 3.1.2 O foguete, quando lanado na vertical, dever atingir uma altura no inferior a 300 m. No ponto mais alto da sua trajetria, ou prximo a ele, o foguete dever ejetar um artefato pirotcnico iluminativo com pra-quedas, que dever: .1 .2 .3 .4 .5 queimar, emitindo uma luz encarnada brilhante; queimar uniformemente, com uma intensidade luminosa mdia no inferior a 30.000 candelas; ter um perodo de combusto no inferior a 40 segundos; ter uma velocidade de descida no superior a 5 m/s; e no danificar o pra-quedas ou os seus acessrios durante a combusto.

3.2 Fachos manuais 3.2.1 O facho manual dever: .1 .2 .3 .4 estar contido num invlucro resistente gua; ter impresso no seu invlucro instrues resumidas ou diagramas, ilustrando claramente o seu modo de emprego; ter um sistema de ignio integrado; e ser projetado de modo a no causar desconforto pessoa que estiver segurando o invlucro e no colocar em perigo a embarcao de sobrevivncia com resduos em combusto ou incandescentes, quando utilizado de acordo com as instrues do fabricante.

3.2.2

O facho manual dever: .1 .2 .3 .4 queimar, emitindo uma luz encarnada brilhante; queimar uniformemente, com uma intensidade luminosa mdia no inferior a 15.000 candelas; ter um perodo de combusto no inferior a 1 minuto; e continuar queimando aps ter ficado submerso por um perodo de 10 segundos a 100

Cdigo LSA

mm da superfcie da gua. 3.3 3.3.1 Sinais fumgenos flutuantes O sinal fumgeno flutuante dever: .1 .2 .3 estar contido num invlucro resistente gua; no se inflamar explosivamente quando empregado de acordo com as instrues do fabricante; e ter impresso no seu invlucro instrues resumidas ou diagramas, ilustrando claramente o seu modo de emprego;

3.3.2

O sinal fumgeno flutuante dever: .1 .2 .3 .4 emitir uma fumaa de cor bem visvel, de modo uniforme, por um perodo no inferior a 3 minutos, quando flutuando em guas tranqilas; no emitir qualquer chama durante todo o perodo de emisso de fumaa; no afundar em mar agitado; e continuar a emitir fumaa aps ter ficado submerso por um perodo de 10 segundos a 100 mm da superfcie da gua.

Cdigo LSA

CAPTULO IV EMBARCAES DE SOBREVIVNCIA 4.1 Prescries gerais relativas s balsas salva-vidas 4. 1.1 Construo das balsas salva-vidas 4.1.1.1 Toda balsa salva-vidas dever ser construda de modo a ser capaz de resistir a uma exposio de 30 dias ao tempo, flutuando em todas as condies de mar. 4.1.1.2 A balsa salva-vidas dever ser construda de tal modo que, se for lanada n' gua de uma altura de 18 m, a balsa e seus equipamentos funcionem satisfatoriamente. Se ela for ficar estivada a uma altura superior a 18 m acima da linha de flutuao, com o navio na condio de viagem mais leve, dever ser de um tipo que tenha sido submetido satisfatoriamente a uma prova de queda, de uma altura pelo menos igual a aquela. 4.1.1.3 A balsa salva-vidas, quando flutuando, dever ser capaz de resistir a repetidos saltos sobre ela, dados de uma altura de pelo menos 4,5 m acima do seu piso, tanto com a cobertura montada como sem ela. 4.1.1.4 A balsa salva-vidas e seus acessrios devero ser construdos de modo que ela possa ser rebocada a uma velocidade de 3 ns em guas tranqilas, quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos e com uma das suas ncoras flutuantes lanadas. 4.1.1.5 A balsa salva-vidas dever ser dotada de uma cobertura, para proteger seus ocupantes de uma exposio ao tempo, que se arme automaticamente quando for lanada e enquanto estiver na gua. A cobertura dever atender s seguintes prescries: .1 prover um isolamento contra o calor e o frio, por meio de duas camadas de material separadas por um espao de ar, ou por qualquer outro meio igualmente eficaz. Dever haver meios de impedir o acmulo de gua no espao de ar; o seu interior dever ter uma cor que no cause desconforto aos seus ocupantes; cada entrada dever ser claramente indicada e dotada de dispositivos de fechamento ajustveis e eficazes, que possam ser fcil e rapidamente abertos por dentro e por fora, por pessoas vestindo roupas de imerso, e fechados pelo lado interno da balsa, de modo a permitir a ventilao, mas impedir a entrada de gua do mar, vento e frio. As balsas salva-vidas que acomodarem mais de oito pessoas devero ter, pelo menos, duas entradas diametralmente opostas; dever admitir, sempre, ar suficiente para seus ocupantes, mesmo com as entradas fechadas; dever ser dotada de pelo menos uma vigia de observao; dever ser dotada de meios para coletar a gua da chuva; dever ser dotada de meios para permitir a instalao de um transponder radar para embarcaes de sobrevivncia, a uma altura de pelo menos 1 m acima do nvel do mar; e dever ficar a uma altura suficiente para abrigar todos os ocupantes sentados, em todas as partes cobertas por ela.

.2 .3

.4 .5 .6 .7

.8

Cdigo LSA

4.1.2 Capacidade de transporte mnima e massa das balsas salva-vidas 4.1.2.1 Nenhuma balsa salva-vidas dever ser aprovada se a sua capacidade de transporte, calculada de acordo com o disposto no pargrafo 4.2.3, ou 3.2.3, como for adequado, for inferior a seis pessoas. 4.1.2.2 A menos que a balsa salva-vidas deva ser lanada por um equipamento de lanamento aprovado, de acordo com o disposto no pargrafo 6.1, ou que no se pretenda transfer-la rapidamente de um bordo para o outro, a massa total da balsa e dos seus equipamentos no dever ser superior a 185 kg. 4.1.3 Acessrios das balsas salva-vidas 4.1.3.1 As linhas salva-vidas devero ser firmemente fixadas em torno da balsa salva-vidas, tanto do seu lado externo como do interno. 4.1.3.2 A balsa salva-vidas dever ser dotada de uma boa eficaz, com um comprimento no inferior a 10 m mais a distncia da posio de estivagem linha de flutuao com o navio na condio de viagem mais leve, ou de 15 m, o que for maior. A carga de ruptura do sistema da boa, inclusive dos seus meios de fixao balsa, exceto o elo de ruptura prescrito no pargrafo 4.1.6, no dever ser inferior a 15,0 kN para as balsas salva-vidas autorizadas a acomodar mais de 25 pessoas, no inferior a 10,0 kN para balsas autorizadas a acomodar entre 9 e 25 pessoas, e no inferior a 7,5 kN para qualquer outra balsa salva-vidas. 4.1.3.3 Na parte superior da cobertura ou da estrutura da balsa salva-vida dever ser instalada uma luz externa controlada manualmente. A luz dever ser branca e capaz de funcionar continuamente por 12 horas, pelo menos, com uma intensidade luminosa no inferior a 4,3 candelas, em todas as direes do hemisfrio superior. Se a luz, entretanto, for de lampejos, dever emitir lampejos a um ritmo no inferior a 50 lampejos e no superior a 70 lampejos por minuto durante o perodo de funcionamento de 12 horas, com uma intensidade luminosa eficaz equivalente. A lmpada dever acender automaticamente quando a cobertura for armada. As baterias devero ser do tipo que no se deteriorem devido umidade, com a balsa salva-vidas estivada. 4.1.3.4 Uma luz interna controlada manualmente dever ser instalada no interior da balsa salvavidas, capaz de funcionar continuamente por um perodo de pelo menos 12 horas. Ela dever acender automaticamente quando a cobertura for armada e produzir uma intensidade luminosa mdia no inferior a 0,5 cd quando medida ao longo de toda a parte superior do hemisfrio, para permitir a leitura das instrues relativas sobrevivncia e aos equipamentos. As baterias devero ser do tipo que no se deteriorem devido ao abafamento ou umidade, com a balsa salva-vidas estivada. 4.1.3.5 devido umidade, com a balsa salva-vidas estivada. 4.1.4 Balsas salva-vidas lanadas por meio de turcos 4.1.4.1 Alm das prescries acima, uma balsa salva-vidas destinada a ser utilizada com um equipamento de lanamento aprovado dever: .1 quando a balsa salva-vidas estiver carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, ser capaz de resistir a um impacto lateral contra o costado do navio com uma velocidade de impacto no inferior a 3,5 m/s e, tambm, a uma queda n'gua de uma altura no inferior a 3 m, sem sofrer danos que afetem o seu funcionamento; ser dotada de meios que permitam trazer a balsa salva-vidas a contrabordo, junto ao

.2

Cdigo LSA

convs de embarque, e mant-la presa de modo seguro durante o embarque. 4.1.4.2 Todas as balsas salva-vidas lanadas por meio de turcos, nos navios de passageiros, devero ser dispostas de modo a que toda a sua lotao de pessoas possa embarcar rapidamente. 4.1.4.3 Todas as balsas salva-vidas lanadas por meio de turcos, nos navios de carga, devero ser dispostas de modo que toda a sua lotao de pessoas possa embarcar em no mais de 3 minutos, a partir do momento em que for dada a ordem de embarcar. 4.1.5 Equipamento 4.1.5.1 O equipamento normal de toda balsa salva-vidas dever consistir de: .1 .2 um aro de salvamento flutuante, preso a um cabo flutuante com um comprimento no inferior a 30 m; uma faca do tipo no dobrvel, dotada de um punho flutuante e com um fiel, presa e guardada num bolso existente do lado externo da cobertura, perto do ponto onde a boa amarrada balsa. Alm disso, uma balsa salva-vidas autorizada a acomodar 13 pessoas, ou mais, dever ser dotada de uma segunda faca, que no precisa ser do tipo no dobrvel; uma cuia flutuante, para uma balsa salva-vidas autorizada a acomodar no mais que 12 pessoas. Para uma balsa salva-vidas autorizada a acomodar 13 pessoas ou mais, duas cuias flutuantes; duas esponjas: duas ncoras flutuantes, cada uma delas dotada de um cabo de reboque resistente a choques e de uma trapa, se houver, sendo uma sobressalente e a outra presa permanentemente balsa salva-vidas, de modo que, quando a balsa inflar ou estiver na gua, faa com que a balsa fique afilada ao vento da maneira mais estvel. A resistncia de cada ncora flutuante, do seu cabo de reboque e da trapa, se houver, dever ser adequada para qualquer estado do mar. As ncoras flutuantes devero ser dotadas de meios que impeam a toro do cabo e devero ser do tipo que dificilmente vire pelo avesso entre os seus tirantes. A ncora flutuante presa permanentemente s balsas salva-vidas lanadas por meio de turcos e s balsas salva-vidas instaladas em navios de passageiros devero ser lanadas apenas manualmente. Todas as demais balsas salva-vidas devero ser dotadas de ncoras flutuantes lanadas automaticamente quando a balsa inflar; dois remos flutuantes; trs abridores de lata e um par de tesouras. As facas de segurana contendo lminas especiais para abrir latas satisfazem a esta prescrio; uma caixa de primeiros socorros prova d'gua, capaz de ser hermeticamente fechada aps o uso; um apito, ou um dispositivo equivalente capaz de produzir sinais sonoros; quatro foguetes iluminativos com pra-quedas, que atendam ao disposto no pargrafo 3.1; seis fachos manuais que atendam ao disposto no pargrafo 3.2; dois sinais fumgenos flutuantes que atendam ao disposto no pargrafo 3.3;

.3

.4 .5

.6 .7 .8 .9 .10 .11 .12

Cdigo LSA

.13

um jator eltrico prova d'gua, adequado para sinalizao Morse, com um jogo de pilhas sobressalentes e uma lmpada sobressalente, contidas em um recipiente prova d'gua; um refletor radar eficaz, a menos que haja um transponder radar para embarcaes de sobrevivncia guardado na balsa salva-vidas; um espelho de sinalizao diurna, com instrues para a sua utilizao em sinalizao para navios e aeronaves; uma cpia dos sinais de salvamento mencionados na Regra V/I6, impressa em um carto prova d'gua, ou guardada em um recipiente prova d'gua; um conjunto de apetrechos de pesca; uma rao alimentar contendo pelo menos 10.000 kJ (2.400 kcal) para cada pessoa que a balsa salva-vida estiver autorizada a acomodar. Essas raes devero ser saborosas, comestveis ao logo de toda a sua vida til marcada na embalagem e embaladas de maneira tal que possam ser rapidamente divididas e facilmente abertas, levando em conta que as mos estaro cobertas com as luvas da roupa de imerso.* As raes devero estar embaladas em recipientes metlicos vedados de maneira permanente, ou embaladas a vcuo num material flexvel para embalagem com uma 2 razo de transmisso de vapores desprezvel (< 0,1 g/m por 24 horas a uma umidade relativa de 85% a 23C quanto testada de acordo com uma norma que seja aceitvel para a Administrao. O material flexvel para embalagem dever ser protegido tambm por uma embalagem externa, se for necessria para impedir que a rao alimentar e outros itens sofram danos fsicos em decorrncia de arestas vidas. A embalagem dever ser claramente marcada com a data em que foi embalada e a data do trmino da validade, o nmero de lote de produo, o contedo da embalagem e as instrues para uso. As raes alimentares que atenderem s exigncias de uma norma internacional que seja aceitvel para a Organizao** so aceitveis no que diz respeito ao atendimento destas exigncias;

.14 .15 .16 .17 .18

____________________________________ * Observao: Uma composio tpica aceitvel : Uma rao: 500 a 550 g Energia: Mnima 10.000 kJ Umidade: Mxima 5% Sal (NaCl): Mximo 0,2% Carboidratos: 60 a 70% do peso = 50 a 60% da energia Gordura: 18 a 23% do peso = 33 a 43% da energia Protenas: 6 a 10% do peso = 5 a 8% da energia ** Consultar as recomendaes da Organizao Internacional para Padronizao, em especial a publicao ISO 18813:2006 Navios e tecnologia martima Equipamentos de sobrevivncia para embarcao de sobrevivncia e embarcaes de salvamento.

Cdigo LSA

.19 1,5 l de gua doce para cada pessoa que a balsa salva-vidas estiver autorizada a acomodar, dos quais 0,5 l por pessoa pode ser substitudo por um equipamento de dessalinizao que seja capaz de produzir em dois dias uma quantidade igual de gua doce, ou 1 l por pessoa pode ser substitudo por um dessalinizador por osmose reversa, como especificado no pargrafo 4.4.7.5, que seja capaz de produzir em dois dias uma quantidade igual de gua doce. A gua dever atender a exigncias internacionais adequadas com relao ao teor de produtos qumicos e de organismos microbiolgicos e dever estar acondicionada em recipientes vedados e estanques gua que sejam feitos de material resistente corroso, ou que recebam um tratamento para torn-los resistentes corroso. Materiais flexveis para embalagem, se utilizados, devero ter 2 uma razo de transmisso de vapores desprezvel (< 0,1 g/m por 24 horas a uma umidade relativa de 85% a 23C quanto testada de acordo com uma norma que seja aceitvel para a Administrao, exceto que quantidades embaladas individualmente e contidas num recipiente maior no precisam atender a esta exigncia relativa transmisso de vapores. Cada recipiente de gua dever possuir um mtodo de fechamento que o torne prova de vazamentos, exceto para quantidades inferiores a 125 ml embaladas individualmente. Cada recipiente dever estar marcado claramente com a data em que foi embalado e a data do trmino da validade, o nmero de lote de produo, a quantidade de gua no recipiente e as instrues para consumo. Os recipientes devero poder ser abertos facilmente, levando em conta que as mos estaro cobertas com as luvas da roupa de imerso. A gua para ser bebida em emergncia que atender s exigncias de uma norma internacional que seja aceitvel para a Organizao* aceitvel no que diz respeito ao atendimento destas exigncias; .20 .21 .22 .23 .24 um recipiente inoxidvel graduado para bebida; medicamentos contra enjo suficientes, pelo menos, para 48 horas e um saco para enjo para cada pessoa que a balsa salva-vidas estiver autorizada a acomodar; instrues sobre como sobreviver; ** instrues sobre as aes imediatas a serem empreendidas; e meios de proteo trmica que atendam ao disposto no pargrafo 2.5, em nmero suficiente para 10% do nmero de pessoas que a balsa salva-vidas estiver autorizada a acomodar, ou dois, o que for maior.

4.1.5.2 A marcao prescrita nos pargrafos 4.2.6.3.5 e 4.3.6.7, nas balsas salva-vidas equipadas de acordo com o pargrafo 4.1.5.1, dever ser "PACOTE SOLAS-A", em letras maisculas do alfabeto romano. 4.1.5.3 No caso de navios de passageiros empregados em viagens internacionais curtas, nas quais, devido sua natureza e durao, na opinio da Administrao, nem todos os itens especificados no pargrafo 4.1.5.1 sejam necessrios, a Administrao poder permitir que as balsas salva-vidas de qualquer desse navios sejam dotadas dos equipamentos especificados nos pargrafos 4.1.5.1.1 a 4.1.5.1.6 inclusive, 4.1.5.1.8, 4.1.5.1.9, 4.1.5.1.13 a 4.1.5.16 inclusive e 4.1.5.21 a 4.1.5.24inclusive
____________________________________ * Consultar as recomendaes da Organizao Internacional para Padronizao, em especial a publicao ISO 18813:2006 Navios e tecnologia martima Equipamentos de sobrevivncia para embarcao de sobrevivncia e embarcaes de salvamento.

** Consultar as instrues para ao em embarcao de sobrevivncia, adotadas pela Organizao atravs da resoluo A.657(16).

Cdigo LSA

e a metade dos equipamentos especificados nos pargrafos 4.1.5.1.10 a 4.1.5.1.12 inclusive. A marcao prescrita nos pargrafos 4.2.6.3.5 e 4.3.6.7, nessas balsas salva-vidas, dever ser "PACOTE SOLAS-B", em letras maisculas do alfabeto romano. 4.1.5.4 Quando adequado, os equipamentos devero ser guardados em um recipiente que, se no for parte integrante da balsa salva-vidas ou no estiver preso permanentemente a ela, dever ser guardado e preso no interior da balsa salva-vidas e ser capaz de flutuar na gua por, pelo menos, 30 minutos, sem danificar o seu contedo. 4.1.6 Dispositivos de flutuao livre para balsas salva-vidas 4.1.6.1 Sistema de boas O sistema de boas das balsas salva-vidas dever proporcionar uma ligao entre o navio e a balsa salva-vidas e dever assegurar que a balsa salva-vidas, quando liberada, e, no caso de uma balsa salva-vidas inflvel, quando inflada, no seja arrastada para baixo do navio que est naufragando. 4.1.6.2 Elo de ruptura Se for utilizado um elo de ruptura no dispositivo de flutuao livre, esse elo: .1 no dever ser partido pela fora necessria para puxar a boa do casulo da balsa salvavidas; .2 se aplicvel, dever ter uma resistncia suficiente para permitir que a balsa salva-vidas infle; e .3 dever partir quando submetido a uma tenso de 2,2 0,4 kN. 4.1.6.3 Unidades de liberao hidrostticas Se for utilizada uma unidade de liberao hidrosttica, essa unidade dever: .1 ser fabricada com materiais adequados, de modo a impedir que apresente defeitos. No dever ser aceita a galvanizao, ou outras formas de revestimento metlico nas peas da unidade de liberao hidrosttica; .2 liberar automaticamente a balsa salva-vidas a uma profundidade no superior a 4 m; .3 ser dotada de meios de drenagem que impeam o acmulo de gua na cmara hidrosttica, quando a unidade estiver na sua posio normal; .4 ser fabricada de modo a impedir a liberao quando for varrida por ondas; .5 ser marcada de maneira indelvel na sua parte externa, de modo a indicar o seu tipo e nmero de srie; .6 ser marcada de maneira indelvel, na unidade ou em uma placa de identificao firmemente presa a ela, de maneira a indicar a data de fabricao, o tipo e nmero de srie e informando se a unidade adequada para utilizao em uma balsa salva-vidas com capacidade para mais de 25 pessoas; .7 ser concebida de modo que cada pea ligada ao sistema de boas tenha uma resistncia no inferior prescrita para a boa; e .8 se for descartvel, em lugar do disposto no pargrafo 4.1.6.3.6, ser marcada de uma forma que indique a data de expirao da sua validade.

Cdigo LSA

4.2 Balsas salva-vidas inflveis 4.2.1 As balsas salva-vidas inflveis devero atender ao disposto no pargrafo 4.1 e, alm disso, ao disposto nesta regra. 4.2.2 Construo das balsas salva-vidas inflveis 4.2.2.1 A cmara de flutuao principal dever ser dividida em pelo menos dois compartimentos separados, cada um inflado atravs de uma vlvula de reteno localizada naquele compartimento. As cmaras de flutuao devero ser concebidas de modo que, se qualquer dos compartimentos for danificado ou no inflar, os compartimentos intactos sejam capazes de suportar, com uma borda livre positiva em toda a periferia da balsa, o nmero de pessoas que a balsa estiver autorizada a acomodar, cada uma pesando 82.5 kg, sentadas nas suas posies normais. 4.2.2.2 O piso da balsa salva-vidas dever ser prova d'gua e ser capaz de ser suficientemente isolado do frio por qualquer desses meios: .1 por meio de um ou mais compartimentos que os ocupantes possam inflar, ou que inflem automaticamente, e possam ser esvaziados e inflados novamente pelos ocupantes; ou por qualquer outro meio eficaz que no necessite ser inflado.

.2

4.2.2.3 A balsa salva-vidas dever poder ser inflada por uma s pessoa. A balsa salva-vidas dever ser inflada com um gs no txico. O sistema de enchimento, inclusive quaisquer vlvulas de escape instaladas para atender ao disposto no pargrafo 4.2.2.4, dever atender s exigncias de uma norma internacional que seja aceitvel para a Organizao*. A operao de inflar dever serconcluda em at 1 minuto, a uma temperatura ambiente entre 18 C e 20 C, e em at 3 minutos, a uma temperatura ambiente de - 30 C. Aps ser inflada, a balsa salva-vidas dever manter a sua forma quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e com toda a sua dotao de equipamentos. 4.2.2.4 Cada compartimento inflvel dever ser capaz de suportar uma presso igual a no mnimo 3 vezes a presso de trabalho e dever haver meios que impeam que seja atingida uma presso que ultrapasse um valor correspondente a duas vezes a presso de trabalho, seja por meio de vlvulas de segurana, ou por meio de um suprimento de gs limitado. Dever haver meios que permitam a instalao de uma bomba, ou foles, de recompletamento, prescritos no pargrafo 4.2.9.1.2, de modo que a presso de trabalho possa ser mantida. 4.2.3 Capacidade de transporte das balsas salva-vidas inflveis O nmero de pessoas que uma balsa salva-vidas dever ser autorizada a acomodar dever ser igual ao menor dos nmeros abaixo: .1 o maior nmero inteiro obtido atravs da diviso por 0,096 do volume dos tubos de flutuao principal, medido em metros cbicos (que, para este efeito, no dever incluir os arcos nem as bancadas, se houver), quando inflados; ou

_________________________ * Consultar as recomendaes da Organizao Internacional para Padronizao, em especial a publicao ISO 18813:2006 Navios e tecnologia martima Equipamentos de sobrevivncia para embarcao de sobrevivncia e embarcaes de salvamento.

Cdigo LSA

.2

o maior nmero inteiro obtido atravs da diviso por 0,372 da rea da seo reta horizontal interna da balsa salva-vidas, medida em metros quadrados, (que, para este efeito, poder incluir os arcos ou as bancadas, se houver), medida no bordo interno dos tubos de flutuao; ou

.3 o nmero de pessoas, com um peso mdio de 82.5 kg, todas usando roupas de imerso e coletes salva-vidas ou, no caso de balsas salva-vidas lanadas por meio de turcos, coletes salvaVidas, que possam ficar sentadas com conforto e com uma altura suficiente para que no interfiram com o funcionamento de qualquer equipamento da balsa salva-vidas. 4.2.4 Acesso s balsas salva-vidas inflveis 4.2.4.1 Pelo menos uma entrada dever ser dotada de uma rampa de embarque, capaz de suportar uma pessoa pesando 100 kg, sentada ou ajoelhada e no segurando em qualquer outra parte da balsa salva-vidas, para permitir que as pessoas que estiverem no mar possam embarcar na balsa salvavidas. A rampa de embarque dever ser concebida de modo que impea que a balsa esvazie sensivelmente se a rampa for avariada. No caso de uma balsa salva-vidas lanada por meio de turcos, que tenha mais de uma entrada, a rampa de embarque dever ser instalada na entrada oposta aos cabos de amarrao ao navio e s instalaes de embarque. 4.2.4.2 As entradas no dotadas de rampa de embarque devero dispor de uma escada de embarque, cujo degrau inferior no dever ficar localizado a menos de 0,4 m abaixo da linha de flutuao da balsa salva-vidas na sua condio leve. 4.2.4.3 No interior da balsa salva-vidas dever haver meios que auxiliem as pessoas a entrar na balsa, vindas da escada. 4.2.5 Estabilidade das balsas salva-vidas inflveis 4.2.5.1 Toda balsa salva-vidas inflvel dever ser constru da de modo que, quando estiver totalmente inflada e flutuando com a sua cobertura armada, fique estvel em mar agitado. 4.2.5.2 A estabilidade da balsa salva-vidas, quando emborcada, dever ser tal que ela possa ser desemborcada em mar agitado, ou em guas tranqilas, por uma s pessoa. 4.2.5.3 A estabilidade da balsa salva-vidas, quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e com toda a sua dotao de equipamentos, dever ser tal que permita que ela possa ser rebocada a uma velocidade de at 3 ns, em guas tranqilas. 4.2.5.4 A balsa salva-vidas dever ser dotada de bolsas para gua que atendam s seguintes prescries: .1 as bolsas para gua devero ser de cor bastante visvel; .2 ser projetadas de modo que possam ser cheias at 60% da sua capacidade em at 25 segundos; .3 nas balsas salva-vidas para at 10 pessoas, as bolsas devero ter uma capacidade total de pelo menos 220 litros, .4 as bolsas para as balsas salva-vidas autorizadas a transportar mais de 10 pessoas devero ter uma capacidade total no inferior a 20 x N litros, onde N = nmero de pessoas transportadas; e .5 as bolsas devero ficar dispostas simetricamente em torno da circunferncia da balsa

Cdigo LSA

salva-vidas. Dever haver meios que permitam que o ar que estiver em baixo da balsa salva-vidas escape rapidamente. 4.2.6 Casulos das balsas salva-vidas inflveis 4.2.6.1 A balsa salva-vidas dever ficar acondicionada em um casulo que: .1 seja fabricado de modo a resistir s condies rigorosas de utilizao encontradas no mar; .2 tenha uma flutuabilidade prpria suficiente, quando contiver a balsa salva-vidas e seus equipamentos, para permitir a liberao da boa e o acionamento do dispositivo de inflao da balsa, se o navio afundar; e .3 seja, na medida do possvel, estanque gua, com exceo dos furos de drenagem existentes no fundo do casulo. 4.2.6.2 A balsa salva-vidas dever ser acondicionada em seu casulo de tal modo que assegure, na medida do possvel, que infle virada para cima, ao sair do casulo na gua. 4.2.6.3 O casulo dever ser marcado de modo a indicar: .1 .2 .3 .4 .5 .6 .7 .8 .9 o nome do fabricante, ou a marca comercial; o nmero de srie; o nome da autoridade que o aprovou e o nmero de pessoas que a balsa pode transportar; SOLAS o tipo de pacote de emergncia que contm; a data da ltima reviso; o comprimento da boa; o peso da balsa salva-vidas embalada, se for maior que 185 Kg; a altura mxima de estivagem permitida acima da linha d'gua (que depender da prova de queda e do comprimento da boa); e

.10 as instrues para lanamento. 4.2.7 Marcaes das balsas salva-vidas inflveis 4.2.7.1 As balsas salva-vidas inflveis devero ser marcadas de modo a indicar: .1 .2 .3 .4 .5 .6 o nome do fabricante, ou a marca comercial; o nmero de srie; a data de fabricao (ms e ano); o nome da autoridade que a aprovou; o nome e o local do posto de manuteno onde sofreu a ltima reviso; e o nmero de pessoas que pode acomodar; esta indicao dever ficar acima de cada entrada e ser feita em caracteres com uma altura no inferior a 100 mm, de uma cor que contraste com a da balsa salva-vidas.

Cdigo LSA

4.2.7.2 Cada balsa salva-vidas dever ser marcada de modo a indicar o nome e o porto de registro do navio em que estiver instalada. Essa marcao dever ser feita de modo que a identificao do navio possa ser alterada a qualquer momento, sem ser preciso abrir o casulo. 4.2.8 Balsas salva-vidas inflveis lanadas por meio de turcos 4.2.8.1 Alm de atender s prescries acima, uma balsa salva-vidas destinada a ser utilizada com um equipamento de lanamento aprovado dever, quando suspensa pelo seu gato ou estropo de iamento, suportar uma carga correspondente a: .1 quatro vezes a massa de toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, a uma temperatura ambiente e uma temperatura estabilizada da balsa salva-vidas de 20 C 3 C, com todas as vlvulas de escape inoperantes; e 1,1 vez a massa de toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, a uma temperatura ambiente e com uma temperatura estabilizada da balsa salva-vidas de - 30 C, com todas as vlvulas de escape em funcionamento.

.2

4.2.8.2 Os casulos rgidos das balsas salva-vidas destinadas a serem lanadas por um equipamento de lanamento devero ser peiados de modo a impedir que o casulo, ou suas partes, caiam no mar durante e aps a inflao e o lanamento da balsa salva-vidas nele contida. 4.2.9 Equipamento adicional das balsas salva-vidas inflveis 4.2.9.1 Alm do equipamento prescrito no pargrafo 4.1.5, todas as balsas salva-vidas inflveis devero ser dotadas de: .1 um conjunto de artigos necessrios para reparar furos nos compartimentos de flutuao; e .2 uma bomba, ou fole, de recompletamento de ar. 4.2.9.2 As facas prescritas no pargrafo 4.1.5.1.2 devero ser facas de segurana, e os abridores de lata e as tesouras prescritas no pargrafo 4.1.5.1.7 devero ser do tipo de segurana. 4.3 Balsas salva-vidas rgidas

4.3.1 As balsas salva-vidas rgidas devero atender ao disposto no pargrafo 4.1 e, alm disso, ao disposto neste regra. 4.3.2 Construo das balsas salva-vidas rgidas 4.3.2.1 A flutuabilidade da balsa salva-vidas dever ser assegurada por materiais aprovados e que tenham flutuabilidade prpria, colocados o mais prximo possvel da periferia da balsa. O material flutuante dever ser retardador de fogo, ou ser protegido por um revestimento retardador de fogo. 4.3.2.2 O piso da balsa salva-vidas dever impedir a entrada de gua, manter os ocupantes da balsa efetivamente fora da gua e isol-los do frio. 4.3.3 Capacidade de transporte das balsas salva-vidas rgidas O nmero de pessoas que uma balsa salva-vidas dever ser autorizada a acomodar dever ser igual ao menor dos seguintes nmeros: .1 o maior nmero inteiro obtido pela diviso por 0,096 do volume, medido em metros cbicos, do material que assegura a sua flutuabilidade, multiplicado por um coeficiente de 1 menos a densidade desse material; ou

Cdigo LSA

.2 .3

o maior nmero inteiro obtido pela diviso por 0,372 da rea da seo reta horizontal do piso da balsa salva-vidas, medida em metros quadrados; ou o nmero de pessoas, com um peso mdio de 82.5 kg, todas usando roupas de imerso e coletes salva-vidas, que possam ficar sentadas com conforto e com uma altura suficiente para que no interfiram com o funcionamento de qualquer equipamento da balsa salvavidas.

4.3.4 Acesso s balsas salva-vidas rgidas 4.3.4.1 Pelo menos uma entrada dever ser dotada de uma rampa de embarque, capaz de suportar uma pessoa pesando 100 Kg, sentada ou ajoelhada e no se segurando em qualquer outra parte da balsa salva-vidas, para permitir que as pessoas que estiverem no mar possam embarcar na balsa salva-vidas. No caso de uma balsa salva-vidas lanada por meio de turcos, que tenha mais de uma entrada, a rampa de embarque dever ser instalada na entrada oposta aos cabos de amarrao ao navio e s instalaes de embarque. 4.3.4.2 As entradas no dotadas de rampa de embarque devero dispor de uma escada de embarque, cujo degrau inferior no dever ficar localizado a menos de 0,4 m abaixo da linha de flutuao da balsa salva-vidas na sua condio leve. 4.3.4.3 No interior da balsa salva-vidas dever haver meios que auxiliem as pessoas a entrar na balsa, vindas da escada. 4.3.5 Estabilidade das balsas salva-vidas rgidas 4.3.5.1 A menos que a balsa salva-vidas possa operar com segurana flutuando com qualquer lado para cima, sua resistncia e estabilidade devero ser tais que ela seja capaz de desemborcar por si s, ou ser rapidamente desemborcada em mar agitado, ou em guas tranqilas, por uma s pessoa. 4.3.5.2 A estabilidade de uma balsa salva-vidas, quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, dever ser tal que ela possa ser rebocada a uma velocidade de 3 ns em guas tranqilas. 4.3.6 Marcaes das balsas salva-vidas rgidas As balsas salva-vidas rgidas devero ser marcadas de modo a indicar: .1 .2 .3 .4 .5 o nome e o porto de registro do navio a que pertencem; o nome do fabricante, ou a marca comercial; o nmero de srie; o nome da autoridade que as aprovou; o nmero de pessoas que podem acomodar; esta indicao dever ficar acima de cada entrada e ser feita em caracteres com uma altura no inferior a 100 mm, de uma cor que contraste com a da balsa salva-vidas; SOLAS; o tipo de pacote de emergncia que contm; o comprimento da boa; a altura mxima de estivagem permitida acima da linha d' gua (altura da prova de queda); e

.6 .7 .8 .9

Cdigo LSA

.10 as instrues para lanamento. 4.3.7 Balsas salva-vidas rgidas lanadas por meio de turcos Alm de atender s prescries acima, uma balsa salva-vidas rgida destinada a ser utilizada com um equipamento de lanamento aprovado dever, quando suspensa pelo seu gato ou estropo de iamento, suportar uma carga correspondente a quatro vezes a massa de toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos. 4.4 Prescries gerais para embarcaes salva-vidas 4.4.1 Construo das embarcaes salva-vidas 4.4.1.1 Todas as embarcaes salva-vidas devero ser bem construdas e ter formas e propores que lhes assegurem uma ampla estabilidade em um mar agitado e uma borda livre suficiente, quando carregadas com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, e serem capazes de ser lanadas com segurana sob quaisquer condies de trim de at 10 e de banda de at 20 para qualquer bordo. Todas as embarcaes salva-vidas devero ter cascos rgidos e ser capazes de manter uma estabilidade positiva quando adriadas em guas tranqilas e carregadas com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos e com um furo em qualquer local abaixo da linha d' gua, assumindo-se que no tenham sofrido perda do material que assegura a sua flutuabilidade, ou qualquer outra avaria. 4.4.1.2 Cada embarcao salva-vidas dever ser dotada de uma placa de aprovao fixada de maneira permanente, endossada pela Administrao ou pelo seu representante, contendo pelo menos os seguintes itens: .1 .2 .3 .4 .5 nome e endereo do fabricante; modelo e nmero de srie da embarcao salva-vidas; ms e ano da fabricao; nmero de pessoas que a embarcao salva-vidas est autorizada a levar; e a informao relativa aprovao prescrita no pargrafo 1.2.2.9. Dever ser fornecido a cada embarcao salva-vidas produzida um certificado ou uma declarao de conformidade que, alm dos itens acima, especifique: nmero do certificado de aprovao; material de construo do casco, em detalhes tais que assegure que no ocorram problemas de compatibilidade ao serem feitos reparos; peso total completamente equipada e guarnecida; a capacidade de reboque da embarcao salva-vidas; e declarao de aprovao no que se refere s sees 4.5, 4.6, 4.7, 4.8 ou 4.9.

.6 .7 .8 .9 .10

4.4.1.3 Todas as embarcaes salva-vidas devero ter uma resistncia suficiente para: .1 .2 permitir que sejam lanadas na gua com segurana, quando carregadas com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos; e permitir que sejam capazes de ser lanadas e rebocadas quando o navio estiver com seguimento, com uma velocidade de 5 ns em guas tranquilas.

Cdigo LSA

4.4.1.4 Os cascos e as coberturas rgidas devero ser de material retardador de fogo, ou no combustvel. 4.4.1.5 Os lugares para sentar sero providos por bancadas, bancos ou cadeiras fixas, que sejam confeccionados de modo a serem capazes de suportar: .1 uma carga esttica equivalente ao nmero de pessoas, cada uma pesando 100 kg, para as quais estejam destinados assentos, de acordo com o disposto no pargrafo 4.4.2.2.2; .2 uma carga de 100 kg, em qualquer local destinado a servir de assento, quando uma embarcao salva-vidas for lanada na gua de uma altura no inferior a 3 m; e .3 uma carga de 100 kg, em qualquer local destinado a servir de assento, quando uma embarcao salva-vidas de queda livre for lanada na gua de uma altura no inferior a 1,3 vezes a altura de queda livre exigida para a sua aprovao. 4.4.1.6 Com exceo das embarcaes salva-vidas de queda livre, toda embarcao salva-vidas destinada a ser lanada por meio de talhas dever ter uma resistncia suficiente para suportar a seguinte carga, sem deformao residual ou retirada dessa carga: .1 no caso de embarcaes de casco metlico, 1,25 vezes a massa total da embarcao salva-vidas, quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos; ou no caso de outras embarcaes, duas vezes a massa total da embarcao salva-vidas, quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos.

.2

4.4.1.7 Toda embarcao salva-vidas destinada a ser lanada por meio de talhas, com exceo das embarcaes salva-vidas de queda livre, dever ter uma resistncia suficiente para suportar, quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, e, quando for aplicvel, com os patins e as defensas em posio, um impacto lateral contra o costado do navio, com uma velocidade de impacto de pelo menos 3,5 m/s, e uma queda n'gua de uma altura no inferior a 3 m. 4.4.1.8 A distncia vertical entre a superfcie do piso e o interior do invlucro, ou da cobertura, acima de 50% da superfcie do piso dever ser: .1 .2 .3 no inferior a 1,3 m, para uma embarcao autorizada a acomodar nove pessoas ou menos; no inferior a 1,7 m, para uma embarcao autorizada a acomodar 24 pessoas ou mais; e no inferior distncia obtida por meio de uma interpolao linear entre 1,3 m e 1,7 m, para uma embarcao autorizada a acomodar entre nove e 24 pessoas.

4.4.2 Capacidade de transporte das embarcaes salva-vidas 4.4.2.1 Nenhuma embarcao salva-vidas dever ser aprovada para acomodar mais de 150 pessoas. 4.4.2.2 O nmero de pessoas que uma embarcao salva-vidas destinada a ser lanada por meio de talhas poder ser autorizada a acomodar dever ser igual ao menor dos seguintes nmeros: .1 o nmero de pessoas, com um peso mdio de 75 kg, (para uma embarcao salvavidas destinada a um navio de passageiros) ou 82,5 kg (para uma embarcao salvavidas

Cdigo LSA

destinada a um navio de carga) todas usando coletes salva-vidas, que possam ficar sentadas numa posio normal sem interferir com os meios de propulso ou com o funcionamento de qualquer equipamento da embarcao salva-vidas; ou .2 o nmero de lugares que possam ser providos na disposio dos assentos, de acordo com a Figura 1. As configuraes podero ser superpostas, como mostrado, desde que sejam instalados finca-ps, que haja espao suficiente para as pernas e que a separao vertical entre o assento superior e o inferior no seja inferior a 350 mm.

4.4.2.3 Cada assento dever estar claramente indicado na embarcao salva-vidas. 4.4.3 Acesso s embarcaes salva-vidas 4.4.3.1 Toda embarcao salva-vidas a bordo de um navio de passageiros dever ser projetada de modo a permitir o embarque de toda a sua lotao de pessoas em no mais de 10 minutos a partir do momento em que forem dadas as instrues para embarcar. Um rpido desembarque tambm dever ser possvel. 4.4.3.2 Toda embarcao salva-vidas a bordo de um navio de carga dever ser projetada de modo a permitir o embarque de toda a sua lotao de pessoas em no mais de 3 minutos, a partir do momento em que for dada a ordem de embarque. Um rpido desembarque tambm dever ser possvel. 4.4.3.3 As embarcaes salva-vidas devero dispor de uma escada de embarque que possa ser utilizada em qualquer entrada da embarcao, para permitir que as pessoas que estiverem na gua possam embarcar nela. O degrau inferior da escada no dever ficar localizado a menos de 0,4 m abaixo da linha de flutuao da embarcao salva-vidas na sua condio leve. 4.4.3.4 A embarcao salva-vidas dever ser projetada de modo a permitir que uma pessoa invlida possa ser trazida para bordo, estando no mar ou em uma maca. 4.4.3.5 Todas as superfcies sobre as quais as pessoas possam andar devero ter um revestimento antiderrapante. 4.4.4 Flutuabilidade das embarcaes salva-vidas Todas as embarcaes salva-vidas devero ter flutuabilidade prpria, ou ser dotadas de um material que tenha flutuabilidade prpria, o qual no dever ser afetado pela gua do mar, por leo, ou por produtos derivados do petrleo. Essa flutuabilidade dever ser suficiente para que a embarcao salva-vidas flutue com todos os seus equipamentos a bordo, quando alagada e com gua

Cdigo LSA

aberta. Dever haver uma quantidade adicional de material flutuante, igual a 280 N de fora de empuxo por pessoa, para o nmero de pessoas que a embarcao salva-vidas estiver autorizada a acomodar. O material flutuante, a menos que seja alm do prescrito acima, no dever ser instalado do lado externo do casco da embarcao. 4.4.5 Borda livre e estabilidade das embarcaes salva-vidas 4.4.5.1 Todas as embarcaes salva-vidas devero ser estveis e possuir um valor de GM positivo quando carregadas com 50% do nmero de pessoas que estiverem autorizadas a acomodar nas suas posies normais, todas do mesmo bordo em relao linha de centro. 4.4.5.2 Nas condies de carregamento estabelecidas no pargrafo 4.4.5.1: .1 cada embarcao salva-vidas que tiver aberturas laterais prximo ao trincaniz dever ter uma borda livre, medida a partir da linha de flutuao at a abertura mais baixa que pode vir a causar um alagamento, no inferior a 1,5% do seu comprimento ou de 100 mm, a dimenso que for maior. cada embarcao salva-vidas que tiver aberturas laterais prximo ao trincaniz no dever assumir um ngulo de banda superior a 20 e dever ter uma borda livre, medida a partir da linha de flutuao at a abertura mais baixa que pode vir a causar um alagamento, no inferior a 1,5% do seu comprimento, ou de 100 mm, a dimenso que for maior.

.2

4.4.6 Propulso das embarcaes salva-vidas 4.4.6.1 Toda embarcao salva-vidas dever ser dotada de um motor de ignio por compresso. Nenhum motor cujo combustvel tenha um ponto de fulgor de 43 C, ou menos, (prova de cadinho fechado), dever ser utilizado em qualquer embarcao salva-vidas. 4.4.6.2 O motor dever ser dotado de um sistema de partida manual, ou de um sistema de partida com duas fontes de suprimento de energia independentes e recarregveis. Tambm devero ser providos todos os auxlios necessrios para a partida. Os sistemas de partida do motor e os auxlios partida devero permitir que seja dada partida no motor a uma temperatura ambiente de - 15C em menos de 2 minutos aps o inicio dos procedimentos para a partida, a menos que, na opinio da Administrao, tendo em vista a natureza de determinadas viagens nas quais o navio que transporta a embarcao salva-vidas esteja sendo constantemente empregado, outra temperatura diferente seja apropriada. Os sistemas de partida no devero ser tolhidos pelo invlucro do motor, pelos assentos, ou por outros obstculos. 4.4.6.3 O motor dever ser capaz de funcionar durante pelo menos 5 minutos aps uma partida a frio, com a embarcao salva-vidas fora d'gua. 4.4.6.4 O motor dever ser capaz de funcionar quando a embarcao salva-vidas estiver alagada at a altura da linha de centro do eixo de manivelas. 4.4.6.5 O eixo propulsor dever ser disposto de modo que o hlice possa ser desacoplado do motor. Dever haver dispositivos que permitam que a embarcao salva-vidas possa dar adiante e atrs. 4.4.6.6 A tubulao de descarga dever ser disposta de modo a impedir a entrada de gua no motor durante a sua operao normal. 4.4.6.7 Todas as embarcaes salva-vidas devero ser projetadas tendo em vista a segurana das pessoas que estiverem na gua e a possibilidade do sistema de propulso ser avariado por objetos flutuantes.

Cdigo LSA

4.4.6.8 A velocidade da embarcao salva-vidas em marcha adiante, em guas tranqilas, carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos e com todos os equipamentos auxiliares acionados pelo motor em funcionamento, dever ser de pelo menos 6 ns e de pelo menos 2 ns quando rebocando a maior balsa salva-vidas levada pelo navio, carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, ou com um peso equivalente. Dever haver combustvel adequado para emprego em toda a faixa de temperaturas suscetveis de serem encontradas na rea em que o navio opera, em quantidade suficiente para a operao da embarcao salva-vidas totalmente carregada a uma velocidade de 6 ns, por um perodo no inferior a 24 horas. 4.4.6.9 O motor da embarcao salva-vidas, sua transmisso e seus acessrios devero ficar protegidos no interior de um invlucro retardador de fogo, ou outro dispositivo adequado que proporcione uma proteo semelhante. Esses dispositivos devero proteger tambm as pessoas de um contato acidental com peas quentes ou mveis e proteger o motor da exposio ao tempo e ao mar. Devero ser providos meios adequados para reduzir o ruido do motor, de modo que uma ordem gritada possa ser ouvida. As baterias para a partida devero ser dotadas de caixas que formem um invlucro estanque gua, em tomo do fundo e dos lados das baterias. As caixas das baterias devero ser dotadas de uma tampa bem ajustada que proporcione a necessria exausto dos gases. 4.4.6.10 O motor da embarcao salva-vidas e seus acessrios devero ser projetados de forma a limitar as emisses eletromagnticas, de modo que o funcionamento do motor no interfira com a operao do rdio do equipamento salva-vidas utilizado na embarcao salva-vidas. 4.4.6.11 Dever haver dispositivos destinados a recarregar todas as baterias utilizadas para a partida do motor, no rdio e nos holofotes. As baterias do rdio no devero ser empregadas para dar partida no motor. Dever haver meios para recarregar as baterias da embarcao salva-vidas atravs da fonte de suprimento de energia do navio, com uma tenso que no ultrapasse 50 V* e que possa ser desconectada no posto de embarque da embarcao salva-vidas, ou atravs de um carregador de baterias solar. 4.4.6.12 Devero ser providas instrues impressas em material resistente gua, referentes partida e a operao do motor, afixadas em um local visvel, prximo aos controles de partida do motor. 4.4.7 Acessrio das embarcaes salva-vidas 4.4.7.1 Todas as embarcaes salva-vidas, exceto as de queda livre, devero ser dotadas de pelo menos uma vlvula de drenagem instalada prximo ao ponto mais baixo do casco, que dever abrir automaticamente para drenar a gua do casco quando a embarcao no estiver na gua e fechar automaticamente para impedir a entrada de gua, quando a embarcao estiver na gua. Cada vlvula de drenagem dever ser dotada de uma tampa ou bujo, para fechar a vlvula e que dever ficar preso embarcao salva-vidas por um fiel, uma corrente, ou outro meio adequado. As vlvulas de drenagem devero ficar facilmente acessveis do interior da embarcao salva-vidas e a sua localizao dever ser claramente indicada. 4.4.7.2 Todas as embarcaes salva-vidas devero ser dotadas de um leme e de uma cana do leme. Quando houver uma roda do leme, ou outro mecanismo remoto de governo, a cana do leme dever ser capaz de controlar o leme em caso de falha do mecanismo de governo. O leme dever ficar permanentemente fixado na embarcao. A cana do leme dever ficar permanentemente instalada na madre do leme, ou ficar presa ela; entretanto, se a embarcao salva-vidas for dotada de um meca___________________ * Faz-se referncia IEC 92-101

Cdigo LSA

nismo remoto de governo, a cana do leme poder ser removvel e ficar seguramente estivada prximo madre do leme. O leme e a cana do leme devero ser dispostos de modo a no serem danificados pela operao do mecanismo de liberao, ou do hlice. 4.4.7.3 Exceto nas proximidades do leme e do hlice, dever haver apoios para as mo adequados, ou uma linha salva-vidas flutuante, que dever ser presa ao redor do lado externo da embarcao salva-vidas, acima da linha d'gua e ao alcance das pessoas que estiverem na gua. 4.4.7.4 As embarcaes salva-vidas que no forem auto-adriveis devero ser dotadas de apoios para as mos adequados, presos ao casco de modo que, quando a embarcao estiver emborcada, as pessoas possam se agarrar a eles. Os apoios para as mos devero ser fixados embarcao salvavidas de tal modo que, quando sujeitos a um impacto suficiente para desprend-los da embarcao, no causem danos a ela. 4.4.7.5 Todas as embarcaes salva-vidas devero ser dotadas de um nmero suficiente de armrios ou compartimentos estanques gua, para prover a armazenagem dos pequenos itens do equipamento, da gua e das provises prescritas no pargrafo 4.4.8. A embarcao salva-vidas dever ser dotada de meios para coletar a gua da chuva, ou de produzir gua potvel a partir da gua do mar, com um dessalinizador acionado manualmente. O dessalinizador no dever depender do calor solar, nem de outros produtos qumicos alm da gua do mar. Dever haver meios de armazenar a gua coletada. 4.4.7.6 Toda embarcao salva-vidas destinada a ser lanada por meio de tirador ou talhas, exceto uma embarcao salva-vidas de queda livre, dever ser dotada de um mecanismo de liberao que atenda s seguintes prescries, sujeito ao pargrafo .9 abaixo: .1 .2 2.1 O mecanismo dever ter um arranjo tal que todos os gatos sejam liberados simultaneamente. O mecanismo dever dispor de dois meios de liberao: meio de liberao normal (sem carga) e meio de liberao com carga: o meio de liberao normal (sem carga) dever liberar a embarcao salva-vidas quando ela estiver na gua ou quando os gatos no estiverem sendo submetidos a nenhuma carga, e no exige que o anel ou a manilha de iamento sejam separados manualmente do bico do gato; e o meio de liberao com carga dever liberar a embarcao salva-vidas estando os gatos sendo submetidos a uma carga. Esse mecanismo de liberao dever ter um arranjo tal que libere a embarcao salva-vidas sob quaisquer condies de carga, desde a condio de sem carga com a embarcao salva-vidas na gua, at a uma carga equivalente a 1,1 vez a massa total da embarcao salva-vidas quando carregada com a sua lotao total de pessoas e com a sua dotao total de equipamentos. Esse meio de liberao dever estar adequadamente protegido contra uma utilizao acidental ou prematura. A proteo adequada dever incluir uma proteo mecnica especial, normalmente no exigida para a liberao sem carga, alm de um sinal de perigo. Para impedir uma liberao prematura com carga, a operao do mecanismo de liberao, quando submetido a carga, dever exigir uma ao deliberada e constante do operador; para impedir uma liberao acidental durante o recolhimento da embarcao, a menos que o gato esteja completamente rearmado, o gato no dever ser capaz de suportar qualquer carga, ou no dever ser possvel levar a alavanca ou os pinos de segurana de volta posio de gato rearmado (fechado) sem que seja preciso exercer uma fora excessiva. Devero ser afixados sinais adicionais de perigo em cada local de

2.2

.3

Cdigo LSA

acionamento dos gatos, para alertar os membros da tripulao quanto ao mtodo adequado de rearmar o mecanismo; .4 o mecanismo de liberao dever ser projetado e instalado de tal modo que os membros da tripulao possam verificar claramente, de dentro da embarcao salva vidas, quando o sistema estiver pronto para o iamento: .4.1 observando diretamente que a parte mvel do gato, ou a parte do gato que trava a parte mvel do gato no seu lugar, est correta e completamente rearmada em cada gato; ou observando um indicador no ajustvel que confirma que o mecanismo que trava a parte mvel do gato no seu lugar est correta e completamente rearmada em cada gato; ou

.4.2

. 4.3

.5

operando facilmente um indicador mecnico que confirme que o mecanismo que trava a parte mvel do gato no seu lugar est correta e completamente rearmado em cada gato; dever haver instrues de operao claras, juntamente com um aviso adequadamente redigido, utilizando um cdigo de cores, pictogramas e/ou smbolos, como for necessrio para obter clareza. Se for utilizado um cdigo de cores, o verde dever indicar um gato corretamente rearmado e o vermelho dever indicar o perigo de uma ajustagem imprpria ou incorreta; o controle do mecanismo de liberao dever estar claramente marcado numa cor que contraste com o que estiver sua volta;

.6 .7

dever haver um meio para sustentar a embarcao salva-vidas, sem que ela fique suspensa pelos cabos, para deixar o mecanismo de liberao livre para sofrer manuteno; as conexes estruturais fixas do mecanismo de liberao localizadas na embarcao salva-vidas, devero ser projetadas com um fator de segurana calculado que corresponda a 6 vezes a resistncia mxima dos materiais utilizados e a massa da embarcao salva-vidas quando carregada com toda a sua lotao de pessoas, combustvel e equipamentos, considerando que a massa da embarcao salva-vidas esteja igualmente distribuda entre os tiradores, exceto que o fator de segurana para o dispositivo de sustentao pode se basear na massa da embarcao salva-vidas quando carregada com toda a sua dotao de combustvel e de equipamentos mais 1.000 kg; e quando for utilizado um sistema constitudo de um nico tirador e um nico gato para lanar uma embarcao salva-vidas ou uma embarcao de salvamento, juntamente com uma boa adequada, as exigncias dos pargrafos 4.4.7.6.2.2 e 4.4.7.6.3 no precisam ser aplicadas; nesse tipo de dispositivo, um nico meio para liberar a embarcao salva-vidas ou a embarcao de salvamento ser adequado, somente quando a embarcao estiver totalmente flutuando na gua.

.8

.9

4.4.7.7 Toda embarcao salva-vidas dever ser dotada de um dispositivo que prenda a boa prximo sua proa. Esse dispositivo dever assegurar que a embarcao salva-vidas no apresente qualquer caracterstica insegura ou instvel, enquanto estiver sendo rebocada pelo navio com seguimento adiante, com uma velocidade de at 5 ns em guas tranqilas. Com exceo das embarcaes salva-vidas de queda livre, o dispositivo de fixao da boa dever possuir um dispositivo de liberao que permita que a boa seja largada de dentro da embarcao salva-vidas, com o navio com seguimento adiante, com uma velocidade de at 5 ns em guas tranqilas.

Cdigo LSA

4.4.7.8 Toda embarcao salva-vidas dotada de um aparelho radiotelefnico fixo, duplex, em VHF, com uma antena montada separadamente, dever ser equipada com dispositivos que permitam a instalao e a fixao dessa antena em sua posio de operao. 4.4.7.9 As embarcaes salva-vidas destinadas a serem lanadas ao longo do costado do navio devero ser dotadas dos patins e defensas necessrios para facilitar o lanamento e impedir que a embarcao seja avariada. 4.4.7.10 Dever ser instalada uma lmpada controlada manualmente. A luz dever ser de cor branca e capaz de ficar acesa continuamente por pelo menos 12 horas, com uma intensidade luminosa no inferior a 4,3 candelas em todas as direes do hemisfrio superior. Entretanto, se a luz for de lampejo, dever emitir lampejos a um ritmo no inferior a 50 lampejos e no superior a 70 lampejos por minuto, durante o perodo de funcionamento de 12 horas, com uma intensidade luminosa eficaz equivalente; 4.4.7.11 Uma luz externa controlada manualmente ou uma fonte de luz dever ser instalada no interior da balsa salva-vidas, com capacidade de funcionar continuamente por pelo menos 12 horas, para permitir a leitura das instrues relativas sobrevivncia e aos equipamentos; lmpadas a querosene, entretanto, no devero ser permitidas com esta finalidade. 4.4.7.12 Dever ser instalada no interior da embarcao salva-vidas uma luz interna, controlada manualmente, capaz de funcionar continuamente por um perodo de pelo menos 12 h. Ela dever produzir uma intensidade luminosa mdia de pelo menos 0,5 cd, quando medida ao longo de toda a parte superior do hemisfrio, para permitir a leitura das instrues relativas sobrevivncia e aos equipamentos; no devero ser permitidas, entretanto, lamparinas a leo com esta finalidade. 4.4.8 Equipamento das embarcaes salva-vidas Todos os itens do equipamento das embarcaes salva-vidas, prescritos neste pargrafo ou em outro qualquer deste captulo, devero ser presos no interior da embarcao, por meio de peias, guardados em armrios ou compartimentos, estivados em braadeiras ou dispositivos de fixao semelhantes ou por outros meios adequados. No caso de uma embarcao salva-vidas destinada a ser lanada por meio de talhas, entretanto, os croques da embarcao devero ser mantidos livres para afastar a embarcao do costado do navio. O equipamento dever ser peiado de maneira a no interferir com qualquer procedimento de abandono. Todos os itens do equipamento das embarcaes salva-vidas devero ser o menor e mais leves possvel e ser embalados de uma maneira adequada e compacta. Exceto quando disposto em contrrio, o equipamento normal de toda embarcao salvavidas dever constar de: .1 com exceo das embarcaes salva-vidas de queda livre, remos flutuantes em nmero suficiente para dar seguimento adiante em mar calmo. Para cada remo dever haver toletes, forquetas ou dispositivos semelhantes. Os toletes ou as forquetas devero ser presos embarcao por meio de fiis ou correntes; dois croques; uma cuia flutuante e dois baldes; um manual de sobrevivncia;*

.2 .3 .4

__________________
* Refere-se s Instrues para ao em embarcao de sobrevivncia, adotadas pela Organizao pela resoluo A.657(16).

Cdigo LSA

.5

uma agulha magntica eficaz, que seja luminosa ou que disponha de meios de iluminao adequados. Numa embarcao salva-vidas totalmente fechada, a agulha poder ser instalada de maneira permanente na posio de governo; em qualquer outra embarcao salva-vidas, a agulha dever ser provida de uma bitcula, se necessrio para proteg-la do tempo, e de meios de fixao adequados; uma ncora flutuante de tamanho adequado, dotada de um cabo resistente a choques, que assegure uma boa pega quando molhado. A resistncia da ncora flutuante, do cabo e da trapa, se houver, dever ser adequada a todos os estados do mar; duas boas resistentes, com um comprimento no inferior ao dobro da distncia da posio em que a embarcao salva-vidas estivada at a linha de flutuao com o navio na condio de viagem mais leve, ou de 15 m, o que for maior. Nas embarcaes salvavidas destinadas a serem lanadas por queda livre, as suas boas devero ser estivadas prximo proa e estar sempre prontas para utilizao. Nas demais embarcaes salvavidas, uma boa amarrada ao dispositivo de liberao prescrito no pargrafo 4.4.7.7 dever ser colocada na extremidade de vante da embarcao e a outra dever ser amarrada firmemente na proa, ou perto dela, pronta para ser utilizada; duas machadinhas, uma de cada extremidade da embarcao salva-vidas; recipientes estanques gua, contendo um total de 3 litros de gua doce, como especificado no pargrafo 4.1.5.1.19, para cada pessoa que a balsa salva-vidas estiver autorizada a acomodar, dos quais um litro por pessoa poder ser substitudo por um aparelho dessalinizador capaz de produzir a mesma quantidade de gua doce em dois dias, ou dois litros por pessoa podero ser substitudos por um dessalinizador acionado manualmente, como descrito no pargrafo 4.4.7.5, capaz de produzir a mesma quantidade de gua doce em dois dias; um caneco inoxidvel preso por um fiel; um recipiente inoxidvel graduado para bebida; uma rao alimentar, como descrita no pargrafo 4.1.5.1.18, totalizando no menos que 10.000 kJ por cada pessoa que a embarcao salva-vidas estiver autorizada a acomodar; essas raes devero ser mantidas em embalagens estanques ao ar e guardadas em um recipiente estanque gua; quatro foguetes iluminativos com pra-quedas, que atendam ao disposto no pargrafo 3.1; seis fachos manuais, que atendam ao disposto no pargrafo 3.2; dois sinais fumgenos flutuantes, que atendam ao disposto no pargrafo 3.3; um jator eltrico prova d'gua adequado para sinalizao Morse, com um jogo de pilhas sobressalentes e uma lmpada sobressalente, contidas em um recipiente prova d'gua; e um espelho de sinalizao diurna, com instrues para a sua utilizao em sinalizao para navios e aeronaves; uma cpia dos sinais de salvamento prescritos na Regra V/16, impressa em um carto prova d'gua, ou guardada em um recipiente prova d'gua; um apito ou um dispositivo equivalente capaz de produzir sinais sonoros; uma caixa de primeiros socorros prova d'gua, capaz de ser hermeticamente fechada

.6

.7

.8 .9

.10 .11 .12

.13 .14 .15 .16

.17 .18 .19 .20

Cdigo LSA

aps o uso; .21 .22 .23 .24 medicamentos contra enjo suficientes, pelo menos, para 48 horas e um saco para enjo para cada pessoa; uma faca de marinheiro, que dever ser mantida presa embarcao por meio de um fiel; trs abridores de lata; dois aros de salvamento flutuantes, presos a um cabo flutuante com um comprimento no inferior a 30 m;

.25 se a embarcao salva-vidas no for esgotada automaticamente, uma bomba manual capaz de realizar um esgoto eficaz; .26 .27 .28 .29 um conjunto de apetrechos de pesca; ferramentas suficientes para pequenas ajustagens no motor e em seus acessrios; equipamento porttil para extino de incndios, de um tipo aprovado, adequado para apagar incndios em leo;* um holofote com um setor horizontal e vertical de pelo menos 6 e uma intensidade luminosa medida de 2.500 candelas, que possa funcionar continuamente por no menos de 3 horas; um refletor radar eficaz, a menos que haja um transponder radar para embarcaes de sobrevivncia guardado na embarcao salva-vidas; meios de proteo trmica que atendam ao disposto no pargrafo 2.5, em nmero suficiente para 10% do nmero de pessoas que a embarcao salva-vidas estiver autorizada a acomodar, ou dois, se este nmero for maior; e no caso de navios empregados em viagens de natureza e durao tais que, na opinio da Administrao, os itens prescritos nos pargrafos 4.4.8.12 e 4.4.8.26 sejam desnecessrios, a Administrao poder permitir que esses itens sejam dispensados.

.30 .31

.32

4.4.9 Marcaes das embarcaes salva-vidas 4.4.9.1 O nmero de pessoas para a qual a embarcao salva-vidas est aprovada, para navios de passageiros e/ou navios de carga, como for aplicvel, dever estar claramente marcado nela com caracteres claros e permanentes. 4.4.9.2 O nome e o porto de registro do navio ao qual pertence a embarcao salva-vidas devero ser marcados em cada bochecha da embarcao, em letras maisculas do alfabeto romano. 4.4.9.3 A identificao do navio ao qual pertence a embarcao salva-vidas e o nmero da embarcao devero ser marcados de modo que sejam visveis do alto. 4.5 Embarcaes salva-vidas parcialmente fechadas 4.5.1 As embarcaes salva-vidas parcialmente fechadas devero atender ao disposto no pargrafo 4.4, bem como o disposto nesta regra.
_______________________________ Faz-se referncia s Diretrizes Revistas relativas a Extintores de Incndio Martimos Portteis, adotadas pela Organizao pela Resoluo A.602(15).

Cdigo LSA

4.5.2 As embarcaes salva-vidas parcialmente fechadas devero ser dotadas de coberturas rgidas, permanentemente fixadas, cobrindo pelo menos 20% do comprimento da embarcao, a partir da sua roda de proa, e pelo menos 20% do comprimento da embarcao, a partir da sua extremidade de r. A embarcao salva-vidas dever ser dotada de uma capuchana rebatvel, permanentemente presa, que, juntamente com a cobertura rgida, cubra completamente os ocupantes da embarcao, constituindo um abrigo prova de intempries e os proteja contra exposio ao tempo. A embarcao salva-vidas dever ter entradas nas duas extremidades e nos dois bordos. As entradas existentes nas coberturas rgidas devero ser estanques ao tempo quando fechadas. A capuchana dever ser disposta de modo que: .1 seja dotada de sees rgidas ou tubos que permitam coloc-la no lugar; .2 possa ser facilmente colocada no lugar por no mais de duas pessoas; .3 seja isolada, para proteger os ocupantes da embarcao contra o calor e o frio, por meio de duas camadas de material separadas por um espao de ar, ou por qualquer outro meio igualmente eficaz; dever haver meios de impedir o acmulo de gua no espao de ar; .4 o seu exterior seja pintado de uma cor altamente visvel e o seu interior tenha uma cor que no cause desconforto aos ocupantes da embarcao; .5 as entradas existentes na capuchana sejam dotadas de dispositivos de fechamento ajustveis e eficazes, que possam ser fcil e rapidamente abertos e fechados por dentro e por fora, de modo a permitir a ventilao, mas impedir a entrada de gua do mar, vento e frio; dever haver meios para manter as entradas presas firmemente nas posies aberta ou fechada; .6 com as entradas fechadas, admita sempre ar suficiente para seus ocupantes; .7 haja meios para coletar a gua da chuva; e .8 os ocupantes possam escapar se a embarcao salva-vidas emborcar. 4.5.3 O interior da embarcao salva-vidas dever ser de uma cor suave que no cause incmodo aos ocupantes. 4.5.4 Se houver um aparelho radiotelefnico fixo, duplex, em VHF, instalado na embarcao salvavidas, ele dever ser instalado em uma cabine de tamanho suficiente para acomodar tanto o equipamento como o seu operador. No ser necessria uma cabine separada, se a embarcao dispuser de um espao abrigado que atenda aos critrios da Administrao. 4.6 Embarcaes salva-vidas totalmente fechadas 4.6.1 As embarcaes salva-vidas totalmente fechadas devero atender ao disposto no pargrafo 4.4, bem como o disposto nesta regra. 4.6.2 Cobertura Toda embarcao salva-vidas totalmente fechada dever ser dotada de uma cobertura rgida estanque gua, que cubra completamente a embarcao. A cobertura dever ser disposta de modo que: .1 .2 proporcione abrigo aos ocupantes da embarcao; o acesso embarcao salva-vidas seja feito atravs de escotilhas que possam ser fechadas para tornar a embarcao estanque gua;

Cdigo LSA

.3

com exceo das embarcaes salva-vidas de queda livre, as escotilhas sejam posicionadas de modo a permitir a execuo das operaes de lanamento e de recolhimento, sem que nenhum ocupante tenha que sair da cobertura; as escotilhas de acesso possam ser abertas e fechadas tanto pelo lado de dentro quanto pelo lado de fora e sejam dotadas de meios que permitam mant-las presas na posio aberta; com exceo de uma embarcao salva-vidas de queda livre, seja possvel remar; Cdigo LSA seja capaz de suportar toda a massa da embarcao salva-vidas, inclusive todos os equipamentos, mquinas e a lotao completa de pessoas, quando a embarcao estiver emborcada, com as escotilhas fechadas e sem qualquer entrada de gua significativa; tenha janelas, ou painis translcidos, que deixem entrar na embarcao salva-vidas, com as escotilhas fechadas, uma luz natural suficiente para tornar desnecessria uma iluminao artificial; o seu exterior tenha uma cor altamente visvel e o seu interior uma cor suave que no cause desconforto aos ocupantes da embarcao; os corrimos proporcionem um apoio seguro para as mos, para as pessoas que estiverem se movimentando do lado de fora da embarcao salva-vidas e auxiliem no embarque e no desembarque;

.4

.5 .6

.7

.8 .9

.10 as pessoas tenham acesso aos seus assentos, vindas de uma entrada, sem ter que subir nas bancadas ou em outros obstculos; e .11 durante o funcionamento do motor com a cobertura fechada, a presso atmosfrica no interior da embarcao salva-vidas nunca fique acima ou abaixo da presso atmosfrica mais do que 20 hPa. 4.6.3 Emborcao e adriamento 4.6.3.1 Com exceo das embarcaes salva-vidas de queda livre, dever ser instalado um cinto de segurana em cada posio indicada como assento. O cinto de segurana dever ser projetado para manter no lugar com segurana uma pessoa cuja massa seja de 100 kg, quando a embarcao salvavidas estiver emborcada. Cada conjunto de cintos de segurana de um assento dever ter uma cor que contraste com a dos cintos dos assentos imediatamente adjacentes. As embarcaes salva-vidas de queda livre devero ser dotadas de um cinto de segurana em cada assento, com uma cor que contraste com a dos cintos dos assentos imediatamente adjacentes, projetados para manter no lugar uma pessoa cuja massa seja de 100 kg, durante uma queda livre, bem como quando a embarcao salva-vidas estiver emborcada. 4.6.3.2 A estabilidade da embarcao salva-vidas dever ser tal que a embarcao se auto-adrice quando estiver carregada com a sua lotao total ou parcial de pessoas e com a sua dotao total ou parcial de equipamentos, com todas as entradas e aberturas fechadas de modo a torn-la estanque gua e com as pessoas presas por cintos de segurana. 4.6.3.3 A embarcao salva-vidas dever ser capaz de suportar toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos quando estiver avariada como descrito no pargrafo 4.4.1.1 e a sua estabilidade dever ser tal que, caso emborque, assuma automaticamente uma posio que proporcione aos seus ocupantes uma possibilidade de escape por uma via situada acima da gua. Quando a embarcao salva-vidas estiver numa condio estvel, mas alagada, o nvel da gua no

Cdigo LSA

seu interior, medido ao longo do encosto dos assentos, no dever ultrapassar 500 mm acima da chapa do assento de qualquer ocupante. 4.6.3.4 O projeto de todas as tubulaes de descarga de gases do motor, dutos de ar e outras aberturas dever ser tal que a gua seja retirada do motor quando a embarcao salva-vidas emborcar e readriar. 4.6.4 Propulso 4.6.4.1 O motor e a transmisso devero ser controlados da posio do timoneiro. 4.6.4.2 O motor e a sua instalao devero ser capazes de funcionar em qualquer posio durante a emborcao e continuar funcionando aps a embarcao salva-vidas voltar sua posio adriada, ou devero parar automaticamente quando a embarcao emborcar e permitir que seja dada a partida facilmente quando ela voltar sua posio adriada. O projeto dos sistemas de combustvel e de lubrificante dever impedir a perda de leo combustvel e de mais de 250 ml de leo lubrificante do motor, durante a emborcao. 4.6.4.3 Os motores resfriados a ar devero ter um sistema de dutos para aspirar o ar de resfriamento do lado de fora da embarcao salva-vidas e descarreg-lo para o mesmo lugar. Dever haver abafadores operados manualmente para permitir que o ar de resfriamento seja aspirado do interior da embarcao e descarregado para o mesmo lugar. 4.6.5 Proteo contra acelerao No obstante o disposto no pargrafo 4.4.1.7, uma embarcao salva-vidas totalmente fechada, exceto uma embarcao salva-vidas de queda livre, dever ser construda e protegida de modo que proporcione uma proteo contra aceleraes prejudiciais resultantes do impacto da embarcao salva-vidas, quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, contra o costado do navio com uma velocidade de impacto no inferior a 3,5 m/s. 4.7 Embarcaes salva-vidas de queda livre 4.7.1 Prescries gerais As embarcaes salva-vidas de queda livre devero atender ao disposto no pargrafo 4.6, bem como ao disposto nesta regra. 4.7.2 Capacidade de transporte de uma embarcao salva-vidas de queda livre 4.7.2.1 A capacidade de transporte de uma embarcao salva-vidas de queda livre o nmero de pessoas com um peso mdio de 82,5 kg para as quais pode ser proporcionado um assento sem interferir com o meio de propulso ou o funcionamento de qualquer equipamento da embarcao salva-vidas. A superfcie do assento dever ser lisa, moldada e dotada de um estofamento de pelo menos 10 mm ao longo de todas as reas de contato, para proporcionar um apoio para as costas e para a regio plvica e um apoio lateral flexvel para a cabea. Os assentos devero ser de um tipo no dobrvel, fixados de maneira permanente embarcao salva-vidas e dispostos de modo que qualquer deflexo do casco ou da cobertura durante o lanamento no cause ferimentos aos seus ocupantes. A localizao e a estrutura do assento devero ser tais que impeam possveis ferimentos durante o lanamento se o assento for mais estreito do que os ombros do seu ocupante. A passagem entre os assentos dever ter uma largura livre de pelo menos 480 mm, do piso at a parte superior dos assentos, estar livre de qualquer obstculo e ser dotada de uma superfcie antiderrapante, com apoios adequados para os ps para permitir um embarque seguro na posio de pronta para lanar. Todo assento dever ser dotado de um cinto de segurana com trava, capaz de ser liberado

Cdigo LSA

rapidamente quando sob tenso, para prender o corpo do ocupante durante o lanamento. 4.7.2.2 O ngulo entre o assento e o encosto do assento dever ser de pelo menos 90. A largura do assento dever ser de pelo menos 480 mm. O espao livre na frente do encosto (comprimento das ndegas ao joelho) dever ser de pelo menos 650 mm, medido perpendicularmente ao encosto. O encosto dever se estender pelo menos 1.075 mm acima do assento. O assento dever proporcionar uma altura dos ombros, medida ao longo do encosto do assento, de pelo menos 760 mm. O apoio para os ps dever estar orientado num ngulo no inferior metade do ngulo de inclinao do assento e dever ter um comprimento de pelo menos 330 mm (ver Figura 2).

4.7.3 Prescries relativas ao desempenho 4.7.3.1 Cada embarcao salva-vidas de queda livre dever adquirir um seguimento para vante imediatamente aps a entrada na gua, e no dever fazer contato com o navio aps um lanamento por queda livre da altura aprovada, com um compasso de at 10, para vante ou para r, e uma banda de at 20C para qualquer bordo, quando plenamente equipada e carregada com: .1 .2 .3 toda a sua lotao de pessoas; um nmero de ocupantes que faa com que o centro de gravidade fique o mais para vante possvel; um nmero de ocupantes que faa com que o centro de gravidade fique o mais para r

Cdigo LSA

possvel; .4 apenas a sua tripulao.

4.7.3.2 Nos navios petroleiros, navios tanque transportadores de produtos qumicos e transportadores de gs, com um ngulo de banda final superior a 20, calculado de acordo com a Conveno Internacional para a Preveno da Poluio por Navios, 1973, como modificada pelo Protocolo de 1978 referente a aquela Conveno e pelas recomendaes da Organizao*, como for aplicvel, uma embarcao salva-vidas dever ser capaz de ser lanada por queda livre estando o navio com esse ngulo de banda final e com a linha de flutuao final como a obtida naquele clculo. 4.7.4 Construo Toda embarcao salva-vidas de queda livre dever ter uma resistncia suficiente para suportar, quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, um lanamento por queda livre de uma altura de pelo menos 1,3 vezes a altura de queda livre aprovada. 4.7.5 Proteo contra aceleraes prejudiciais Cada embarcao salva-vidas de queda livre dever ser construda de modo a assegurar que seja capaz de proporcionar proteo contra aceleraes prejudiciais causadas por ter sido lanada da altura para a qual dever ser aprovada, em guas tranqilas, com uma condio desfavorvel de compasso de at 10, para vante ou para r, e de banda de at 20 para qualquer bordo, quando totalmente equipada e carregada com: .1 .2 toda a sua lotao de pessoas; um nmero de ocupantes que faa com que o centro de gravidade fique o mais para vante possvel; .3 um nmero de ocupantes que faa com que o centro de gravidade fique o mais para r possvel; e .4 apenas a sua tripulao. 4.7.6 Acessrios das embarcaes salva-vidas Cada embarcao salva-vidas de queda livre dever ser dotada de um sistema de liberao que: .1 disponha de dois sistemas independentes de acionamento do mecanismo de liberao, que s possam ser operados pelo lado de dentro da embarcao salva-vidas, e que sejam marcados com uma cor que contraste com o que estiver sua volta; seja disposto de modo a liberar a embarcao em qualquer condio de carregamento, de sem carga at, pelo menos, 200% da sua carga normal, resultante do peso da embarcao salva-vidas totalmente equipada e carregada com o nmero total de pessoas para o qual dever ser aprovada;

.2

__________________________ * Faz-se referncia s prescries relativas estabilidade em avaria, do Cdigo Internacional de Construo e Equipamento de Navios Transportando Produtos Qumicos Perigosos a Granel (Cdigo IBC), adotado pelo Comit de Segurana Martima pela Resoluo MSC.4(48) e do Cdigo Internacional de Construo e Equipamento de Navios Transportando Gases Liqefeitos a Granel (Cdigo IGC), adotado pelo Comit de Segurana Martima pela Resoluo MSC.5( 48).

Cdigo LSA

.3 .4 .5

seja adequadamente protegido contra um acionamento acidental ou prematuro; seja projetado de modo a permitir que o sistema de liberao possa ser testado sem que a embarcao salva-vidas seja lanada; e seja projetado com um fator de segurana igual a 6 vezes a resistncia mxima dos materiais utilizados.

4.7.7 Certificado de aprovao Alm do disposto no pargrafo 4.4.1.2, o Certificado de Aprovao de uma embarcao salvavidas de queda livre dever indicar tambm: .1 .2 .3 4.8 altura de queda livre aprovada comprimento prescrito para a rampa de lanamento; e ngulo da rampa de lanamento para a altura de queda livre aprovada.

Embarcaes salva-vidas dotadas de um sistema autnomo de suprimento de ar

Alm de atender ao disposto no pargrafo 4.6 ou 4.7, como for aplicvel, uma embarcao salva-vidas dotada de um sistema autnomo de suprimento de ar dever ser projetada de modo que, quando navegando com todas as entradas e aberturas fechadas, o ar no seu interior continue respirvel e o motor funcione normalmente por um perodo no inferior a 10 minutos. Durante esse perodo, a presso atmosfrica no interior da embarcao salva-vidas nunca dever ficar mais do que 20 hPa acima ou abaixo da presso atmosfrica. O sistema dever dispor de indicadores visuais que indiquem sempre a presso de suprimento de ar. 4.9 Embarcaes salva-vidas protegidas contra fogo

4.9.1 Alm de atender ao disposto no pargrafo 4.8, uma embarcao salva-vidas protegida contra fogo, quando estiver na gua, dever ser capaz de proteger o nmero de pessoas que estiver autorizada a acomodar, quando sujeita a um incndio continuo no leo que envolva a embarcao por um perodo no inferior a 8 minutos. 4.9.2 Sistema de borrifamento de gua Uma embarcao salva-vidas dotada de um sistema de proteo contra incndios por borrifamento de gua dever atender s seguintes prescries: .1 a gua destinada ao sistema dever ser retirada do mar por meio de uma bomba a motor auto-escorvada. Dever ser possvel abrir e fechar o fluxo de gua sobre a parte externa da embarcao salva-vidas; a aspirao da gua do mar dever ser disposta de modo a impedir a aspirao de lquidos inflamveis da superfcie do mar; o sistema dever poder ser lavado com gua doce e possibilitar uma drenagem completa.

.2 .3

Cdigo LSA

CAPTULO V EMBARCAES DE SALVAMENTO 5.1 Embarcaes de salvamento 5.1.1 Prescries gerais 5.1.1.1 Com exceo do disposto nesta regra, todas as embarcaes de salvamento devero atender ao disposto nos pargrafos 4.4.1 a 4.4.7.4 inclusive, exceto o pargrafo 4.4.6.8, 4.4.7.6, 4.4.7.8, 4.4.7.10 e 4.4.7.11, exceto que, para todas as embarcaes de salvamento, uma massa mdia de 82,5 kg dever se aplicar ao pargrafo 4.4.2.2.1 aps a referncia feita a 4.4.9. Uma embarcao salvavidas poder ser aprovada e empregada como embarcao de salvamento se atender a todas as prescries desta regra, se completar de maneira satisfatria os testes para uma embarcao de salvamento prescritos na Regra III/4.2 e se os seus dispositivos para estivagem, lanamento e recolhimento, existentes no navio, atenderem a todas as prescries relativas a uma embarcao de salvamento. 5.1.1.2 No obstante o disposto no pargrafo 4.4.4, o material flutuante prescrito para as embarcaes de salvamento pode ser instalado do lado externo do casco, desde que fique adequadamente protegido contra avarias e seja capaz de suportar uma exposio ao tempo, como a especificada no pargrafo 5.1.3.3. 5.1.1.3 As embarcaes de salvamento podero ser do tipo rgido, inflvel, ou uma combinao dos dois, e devero: .1 .2 ter um comprimento no inferior a 3,8 m e no superior a 8,5 m; ser capazes de transportar pelo menos cinco pessoas sentadas e uma pessoa deitada numa maca, todos usando roupa de imerso, e coletes salva-vidas se necessrio. No obstante o disposto no pargrafo 4.4.1.5, os assentos podero ser dispostos no piso, exceto para o timoneiro, desde que a anlise do espao destinado a assento, realizada de acordo com o disposto no pargrafo 4.4.2.2.2, utilize uma configurao semelhante da Figura 1, mas alterada para um comprimento total de 1,190 mm, para proporcionar espao para as pernas esticadas. Nenhuma parte dos assentos poder ficar sobre a borda, sobre a popa, ou sobre a parte inflada do costado da embarcao.

5.1.1.4 As embarcaes de salvamento que sejam uma combinao dos tipos rgido e inflvel devero atender s prescries apropriadas desta regra, de modo a satisfazer a Administrao. 5.1.1.5 A menos que a embarcao de salvamento tenha um tosamento adequado, dever ser dotada de uma cobertura na proa, se estendendo at pelo menos 15% do seu comprimento. 5.1.1.6 Toda embarcao de salvamento dever ser abastecida com leo combustvel suficiente, adequado para utilizao ao logo de toda a faixa de temperatura esperada na rea em que o navio opera, e ser capaz de manobrar a uma velocidade de pelo menos 6 ns e de manter essa velocidade por um perodo de pelo menos 4 h quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e com toda a sua dotao de equipamentos. 5.1.1.7 As embarcaes de salvamento devero ter uma mobilidade e uma manobrabilidade em mar agitado, suficientes para possibilitar que as pessoas possam ser retiradas do mar, reunir as balsas salva-vidas e rebocar a maior balsa salva-vidas existente a bordo do navio, quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, a uma velocidade no inferior a

Cdigo LSA

2 ns. 5.1.1.8 Uma embarcao de salvamento dever ser dotada de um motor de centro, ou de um motor de popa. Se for dotada de um motor de popa, o leme e a cana do leme podero fazer parte do motor. No obstante o disposto no pargrafo 4.4.6.1, podero ser instalados nas embarcaes de salvamento motores de popa a gasolina dotados de um sistema de combustvel aprovado, desde que os tanques de combustvel sejam especialmente protegidos contra fogo e exploses. 5.1.1.9 Podero ser instalados, de maneira permanente nas embarcaes de salvamento, dispositivos de reboque suficientemente resistentes para reunir ou rebocar balsas salva-vidas, como disposto no pargrafo 5.1.1.7. 5.1.1.10 A menos que expressamente disposto em contrrio, toda embarcao de salvamento dever ser dotada de meios eficazes de esgoto, ou ser esgotada automaticamente. 5.1.1.11 As embarcaes de salvamento devero ser dotadas de locais de armazenagem estanques ao tempo para a guarda de pequenos itens do equipamento. 5.1.1.12 Toda embarcao de salvamento dever ter um arranjo tal que proporcione uma viso adequada para vante, para r e para ambos os bordos para quem estiver no local de controle e de governo, para permitir que o lanamento e as manobras sejam feitas com segurana e, em especial, com relao visibilidade das reas e dos membros da tripulao, essenciais para o recolhimento de um homem ao mar e para a orientao da embarcao de sobrevivncia. 5.1.2 Equipamento das embarcaes de salvamento 5.1.2.1 Todos os itens do equipamento de uma embarcao de salvamento, com exceo dos croques, que devero ser mantidos livres para afastar a embarcao do costado do navio, devero ser peiados na embarcao de salvamento por meio de peias, guardados em armrios ou em compartimentos, estivados em braadeiras ou em dispositivos semelhantes, ou utilizando-se outros meios adequados. O equipamento dever ser peiado de maneira a no interferir com os procedimentos de lanamento e de recolhimento. Todos os itens do equipamento de uma embarcao de salvamento devero ter o menor tamanho e a menor massa possvel e ser embalados de uma forma adequada e compacta. 5.1.2.2 O equipamento normal de toda embarcao de salvamento dever constar de: .1 remos flutuantes, comuns ou de p, em nmero suficiente para dar seguimento adiante em mar calmo. Para cada remo dever haver toletes, forquetas ou dispositivos semelhantes. Os toletes ou as forquetas devero ser presos embarcao por meio de fiis ou correntes; uma cuia flutuante; uma bitcula contendo uma agulha magntica eficaz, que seja luminosa ou dotada de um sistema de iluminao adequado; uma ncora flutuante e uma trapa, se houver, com um cabo de resistncia adequada e de comprimento no inferior a 10 m; uma boa de comprimento e resistncia suficientes, presa ao dispositivo de liberao prescrito no pargrafo 4.4.7.7 e colocada na extremidade de vante da embarcao de salvamento; um cabo flutuante, de comprimento no inferior a 50 m, com uma resistncia suficiente para rebocar uma balsa salva-vidas, como prescrito no pargrafo 5.1.1.7;

.2 .3 .4 .5

.6

Cdigo LSA

.7

um jator eltrico prova d'gua, adequado para sinalizao Morse, com um jogo de pilhas sobressalentes e uma lmpada sobressalente, contidas em um recipiente prova d'gua; um apito, ou um dispositivo equivalente capaz de produzir sinais sonoros; uma caixa de primeiros socorros prova d'gua, capaz de ser hermeticamente fechada aps o uso; dois aros de salvamento flutuantes, presos a um cabo flutuante com um comprimento no inferior a 30 m; um holofote com um setor horizontal e vertical de pelo menos 6 e uma intensidade luminosa medida de 2.500 candelas, que possa funcionar continuamente por no menos de 3 horas; um refletor radar eficaz; meios de proteo trmica que atendam ao disposto na Regra 2.5, em nmero suficiente para 10% do nmero de pessoas que a embarcao de salvamento estiver autorizada a acomodar, ou dois, o que for maior; e equipamento porttil para extino de incndios, de um tipo aprovado, adequado para apagar incndios em leo; *

.8 .9 .10 .11

.12 .13

.14

5.1.2.3 Alm do equipamento prescrito no pargrafo 5.1.2.2, o equipamento normal de toda embarcao de salvamento rgida dever constar de: .1 um croque; .2 um balde; . 3 uma faca ou uma machadinha. 5.1.2.4 Alm do equipamento prescrito no pargrafo 5.1.2.2, o equipamento normal de toda embarcao de salvamento inflvel dever constar de: .1 .2 .3 .4 .5 uma faca de segurana flutuante; duas esponjas; um fole ou uma bomba eficaz, operada manualmente; um conjunto de artigos necessrios para reparar furos; um croque de segurana.

5.1.3 Prescries adicionais para embarcaes de salvamento inflveis 5.1.3.1 O disposto nos pargrafos 4.4.1.4 e 4.4.1.6 no se aplica s embarcaes de salvamento inflveis. 5.1.3.2 Uma embarcao de salvamento inflvel dever ser fabricada de modo que, quando suspensa pelo seu estropo, ou gato de iamento: .1 tenha uma resistncia e uma rigidez suficientes para permitir que seja arriada e recolhida com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos;

________________________ * Faz-se referncia s Diretrizes Revistas relativas a Extintores de Incndio Martimos Portteis, adotadas pela Organizao pela Resoluo A.602(15).

Cdigo LSA

.2

ter uma resistncia suficiente para suportar uma carga equivalente a quatro vezes a massa de toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, a uma temperatura ambiente de 20 C 3 C, com todas as vlvulas de escape inoperantes; ter uma resistncia suficiente para suportar uma carga equivalente a 1,1 vez a massa de toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, a uma temperatura ambiente de -30 C, com todas as vlvulas de escape em funcionamento.

.3

5.1.3.3 As embarcaes salva-vidas inflveis devero ser construdas de modo a serem capazes de suportar uma exposio ao tempo: .1 quando estivadas em um convs aberto, com o navio no mar; .2 durante 30 dias flutuando, em qualquer estado do mar. 5.1.3.4 Alm de atender ao disposto no pargrafo 4.4.9, as embarcaes salva-vidas inflveis devero ser marcadas com um nmero de srie, o nome do fabricante ou a marca comercial e a data de fabricao. 5.1.3.5 A flutuabilidade de uma embarcao de salvamento inflvel dever ser proporcionada por um nico tubo, subdividido em pelo menos cinco compartimento separados, com volumes aproximadamente iguais, ou por dois tubos separados, cujos volumes individuais no ultrapassem 60% do volume total. Os tubos de flutuao devero ser concebidas de modo que os compartimentos intactos sejam capazes de suportar, com uma borda livre positiva em toda a periferia da balsa, o nmero de pessoas que a balsa estiver autorizada a acomodar, cada uma pesando 82,5 kg, sentadas nas suas posies normais, nas seguintes condies: .1 com o compartimento de flutuao de vante vazio; .2 com todos os compartimentos de flutuao de um bordo da embarcao de salvamento vazios; e .3 com todos os compartimentos de flutuao de um bordo e o compartimento da proa vazios.

5.1.3.6 Os tubos de flutuao que formam o contorno da embarcao de salvamento inflvel devero, quando inflados, ter um volume no inferior a 0,17 m3 por cada pessoa que a embarcao de salvamento estiver autorizada a acomodar. 5.1.3.7 Cada compartimento de flutuao dever ser dotado de uma vlvula de reteno para a inflao manual e de meios que permitam o seu esvaziamento. Dever ser instalada tambm uma vlvula de segurana, a menos que a Administrao considere esse dispositivo desnecessrio. 5.1.3.8 Sob o fundo e nos locais vulnerveis do lado externo da embarcao de salvamento inflvel dever haver tiras antiabrasivas, a critrio da Administrao. 5.1.3.9 Se a embarcao de salvamento inflvel for dotada de um painel de popa, ele dever ser instalado a uma distncia da extremidade da popa no superior a 20% do comprimento total da embarcao. 5.1.3.10 Dever haver reforos adequados para amarrar as boas a vante e a r e as linhas salvavidas, formando alas, pelo lado de dentro e pelo lado de fora da embarcao. 5.1.4 Prescries adicionais para embarcaes de salvamento rpidas

Cdigo LSA

5.1.4.1 As embarcaes de salvamento rpidas devero ser construdas de tal modo que possam ser lanadas e recolhidas com segurana em condies adversas de tempo e de mar. 5.1.4.2 Exceto como disposto nesta seo, todas as embarcaes de salvamento rpidas devero atender s exigncias da seo 5.1, exceto o disposto nos pargrafos 4.4.1.5.3, 4.4.1.6, 4.4.7.2, 5.1.1.6 e 5.1.1.10. 5.1.4.3 Apesar do disposto no pargrafo 5.1.1.3.1, as embarcaes de salvamento rpidas devero ter um casco com um comprimento no inferior a 6 m e no superior a 8,5 m, incluindo as estruturas infladas ou as defensas fixas. 5.1.4.4 As embarcaes de salvamento rpidas devero ser abastecidas com leo combustvel suficiente, adequado para utilizao ao logo de toda a faixa de temperatura esperada na rea em que o navio opera, e serem capazes de manobrar por um perodo de pelo menos 4 h a uma velocidade de pelo menos 20 ns em guas calmas, com uma tripulao de 3 pessoas, e de pelo menos 8 ns quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e com toda a sua dotao de equipamentos. 5.1.4.5 As embarcaes de salvamento rpidas devero ser capazes desemborcar sozinhas ou de serem facilmente desemborcadas por no mximo dois dos seus tripulantes. 5.1.4.6 As embarcaes de salvamento rpidas devero ter um sistema de esgoto automtico, ou serem capazes de ter a gua rapidamente esgotada do seu interior. 5.1.4.7 As embarcaes de salvamento rpidas devero ser governadas por meio de um timo, localizado na posio do timoneiro, afastado da cana do leme. Dever haver tambm um sistema de governo de emergncia, proporcionando um controle direto do leme, do jato de gua ou do motor de popa. 5.1.4.8 Os motores das embarcaes de salvamento rpidas devero parar automaticamente, ou serem parados atravs da chave de liberao de emergncia do timoneiro, caso a embarcao de salvamento emborque. Quando a embarcao de salvamento tiver sido desemborcada, dever ser possvel dar nova partida em todas as mquinas, ou motores, desde que a chave de liberao de emergncia do timoneiro, se houver, tenha sido rearmada. O projeto dos sistemas de combustvel e de leo lubrificante dever impedir a perda de mais de 250 ml de leo combustvel ou lubrificante do sistema de propulso, caso a embarcao de salvamento emborque. 5.1.4.9 As embarcaes de salvamento rpidas devero, se possvel, ser dotadas de um dispositivo fixo de suspenso por um nico ponto, ou equivalente, operado de maneira fcil e segura. 5.1.4.10 Uma embarcao de salvamento rpida e rgida dever ser construda de tal modo que, quando suspensa atravs do seu ponto de iamento, tenha uma resistncia suficiente para suportar uma carga equivalente a 4 vezes a massa de toda a sua lotao de pessoas e de toda a sua dotao de equipamentos, sem que sofra uma deflexo residual por ocasio da retirada da carga. 5.1.4.11 Os equipamentos normais de uma embarcao de salvamento rpida devero incluir um aparelho de radiocomunicao em VHF que no precise ser seguro nas mos e que seja estanque gua.

Cdigo LSA

CAPTULO VI EQUIPAMENTOS DE LANAMENTO E DE EMBARQUE 6.1 Equipamentos de lanamento e de embarque 6.1.1 Prescries gerais 6.1.1.1 Com exceo dos meios secundrios de lanamento para as embarcaes de queda livre, cada equipamento de lanamento dever ser disposto de modo que a embarcao de sobrevivncia ou a embarcao de salvamento, totalmente equipada, possa ser lanada com segurana em condies desfavorveis, com um compasso de at 10, para vante ou para r, e uma banda de at 20 para qualquer bordo: .1 quando guarnecidas, como prescrito na Regra III/23 ou III/33, com a sua lotao completa de pessoas; .2 apenas com a sua tripulao necessria a bordo. 6.1.1.2 No obstante o disposto no pargrafo 6.1.1.1, os equipamentos de lanamento dos navios petroleiros, navios tanque transportadores de produtos qumicos e transportadores de gs, com um ngulo de banda final superior a 20, calculado de acordo com a Conveno Internacional para a Preveno da Poluio por Navios, 1973, como modificada pelo protocolo de 1978 referente a aquela Conveno, e com as recomendaes da Organizao*, como for aplicvel, devero ser capazes de funcionar no bordo mais baixo, estando o navio com esse ngulo de banda final, levando em considerao a linha de flutuao final do navio avariado. 6.1.1.3 Um equipamento de lanamento no dever depender de qualquer outro meio que no seja a gravidade, nem de energia mecnica acumulada independente das fontes de suprimento de energia do navio, para lanar uma embarcao de sobrevivncia, ou uma embarcao de salvamento, que o utiliza, quando essa embarcao estiver com todo o seu equipamento e pessoal a bordo, ou na condio leve. 6.1.1.4 Cada equipamento de lanamento dever ser fabricado de modo que seja necessria apenas uma quantidade mnima de manuteno de rotina. Todas as peas que necessitem de uma manuteno regular, realizada pela tripulao do navio, devero estar rapidamente acessveis e ser de fcil manuteno. 6.1.1.5 O equipamento de lanamento e seus acessrios, com exceo dos freios do guincho, devero ter uma resistncia suficiente para suportar um teste, realizado na fbrica, com uma carga de prova esttica no inferior a 2,2 vezes a carga de trabalho mxima. 6.1.1.6 Os elementos estruturais e todas as talhas, tiradores, arganus, elos e todos os outros acessrios utilizados juntamente com os equipamentos de lanamento devero ser projetados com um fator de segurana baseado na carga de trabalho nominal e na resistncia mxima dos materiais utilizados na sua fabricao. Para todos os elementos estruturais dever ser aplicado um fator de segurana mnimo de 4,5 e, para os tiradores, correntes de iamento, elos e talhas, um fator de segurana mnimo de 6.
_______________________ * Faz-se referncia s prescries relativas estabilidade em avaria, do Cdigo Internacional de Construo e Equipamento de Navios Transportando Produtos Qumicos Perigosos a Granel (Cdigo IBC), adotado pelo Comit de Segurana Martima pela Resoluo MSC.4(48) e do Cdigo Internacional de Construo e Equipamento de Navios Transportando Gases Liqefeitos a Granel (Cdigo IBC), adotado pelo Comit de Segurana Martima pela Resoluo MSC.5(48).

Cdigo LSA

6.1.1.7 Cada equipamento de lanamento dever, na medida do possvel, permanecer eficaz sob condies que causem a formao de gelo. 6.1.18 O equipamento de lanamento de uma embarcao salva-vidas dever ser capaz de recolher a embarcao com a sua tripulao. 6.1.1.9 Cada equipamento de lanamento para embarcaes salva-vidas dever ser dotado de um guincho acionado por um motor capaz de iar a embarcao da gua com toda a sua lotao de pessoas e toda a sua dotao de equipamentos, a uma velocidade no inferior a 0,3 m/s. 6.1.1.10 O arranjo do equipamento de lanamento dever ser tal que permita um embarque seguro na embarcao de sobrevivncia, de acordo com o disposto nos pargrafos 4.1.4.2, 4.1.4.3, 4.4.3.1 e 4.4.3.2. 6.1.1.11 Os equipamentos de lanamento da embarcao de salvamento devero ser dotados de estropos de recolhimento para mau tempo, quando as talhas pesadas constiturem um perigo. 6.1.2 Equipamentos de lanamento que utilizam talhas e um guincho 6.1.2.1 Todo equipamento de lanamento que utilize talhas e um guincho, com exceo dos meios secundrios de lanamento para as embarcaes de queda livre, dever atender ao disposto no pargrafo 6.1.1, alm do disposto neste pargrafo. 6.1.2.2 O equipamento de lanamento dever ser disposto de modo a poder ser operado por uma s pessoa, de uma posio localizada no convs do navio e, com exceo dos meios secundrios de lanamento para as embarcaes de queda livre, de uma outra posio localizada na embarcao de sobrevivncia, ou na embarcao de salvamento. Quando for lanada por uma pessoa localizada no convs do navio, a embarcao de sobrevivncia ou a embarcao de salvamento dever estar visvel para aquela pessoa. 6.1.2.3 As talhas devero utilizar tiradores de cabo de ao resistente rotao e corroso. 6.1.2.4 No caso de um guincho dotado de mais de um tambor, a menos que haja um dispositivo compensador eficaz instalado, as talhas devero ser dispostas de modo que os tambores desenrolem os tiradores com a mesma velocidade ao arriar e os recolham igualmente com a mesma velocidade ao iar. 6.1.2.5 Os freios do guincho de um equipamento de lanamento devero ter uma resistncia suficiente para suportar: .1 um teste esttico, com uma carga de prova no inferior a 1,5 vezes a carga de trabalho mxima; e .2 um teste dinmico, com uma carga de prova no inferior a 1,1 vez a carga de trabalho mxima, na mxima velocidade de descida. 6.1.2.6 Dever haver um dispositivo manual eficaz para o recolhimento de cada embarcao de sobrevivncia e cada embarcao de salvamento. As manivelas ou volantes do dispositivo manual no devero ser movimentados pelas partes mveis do guincho quando a embarcao de sobrevivncia ou a embarcao de salvamento estiver sendo arriada ou iada por meio do seu motor acionador. 6.1.2.7 Quando os braos dos turcos forem recolhidos por meio dos seus motores acionadores, devero ser instalados dispositivos de segurana que cortem a alimentao automaticamente antes que os braos dos turcos atinjam os esbarros, para impedir que as talhas ou os turcos sejam submetidos a um esforo excessivo, a menos que os motores sejam projetados para impedir esse

Cdigo LSA

esforo excessivo. 6.1.2.8 A velocidade com que a embarcao de sobrevivncia ou a embarcao de salvamento arriada na gua no dever ser inferior obtida atravs da frmula: S = 0,4 + 0,02H onde S a velocidade de descida em metros por segundo e H a altura em metros, da cabea do turco linha de flutuao com o navio na condio de viagem mais leve. 6.1.2.9 A velocidade de descida de uma balsa salva-vidas totalmente equipada e sem nenhuma pessoa a bordo dever ser determinada pela Administrao. A velocidade de descida de outras embarcaes de sobrevivncia totalmente equipadas, mas sem nenhuma pessoa a bordo, no dever ser inferior a 70% da prescrita no pargrafo 6.1.2.8. 6.1.2.10 A velocidade mxima de descida dever ser determinada pela Administrao, tendo em mente o projeto da embarcao de sobrevivncia ou da embarcao de salvamento, a proteo dos seus ocupantes contra foras excessivas e a resistncia dos dispositivos de lanamento, levando em considerao as foras inerciais existentes durante uma parada de emergncia. O equipamento dever ser dotado de meios que assegurem que essa velocidade no seja ultrapassada. 6.1.2.11 Todo dispositivo de lanamento dever ser dotado de freios capazes de parar a descida de uma embarcao de sobrevivncia ou embarcao de salvamento, quando carregada com toda a sua lotao de pessoas e com toda a sua dotao de equipamentos e de mant-la parada com segurana; as sapatas dos freios devero ser, quando necessrio, protegidas contra gua e leo. 6.1.2.12 Os freios manuais devero ser instalados de modo que estejam sempre atuando, a menos que o seu operador, localizado no convs, ou na embarcao de sobrevivncia ou na embarcao de salvamento, os mantenha na posio de desligados. 6.1.2.13 Os equipamentos de lanamento de uma embarcao salva-vidas devero ser dotados de meios para sustentar a embarcao salva-vidas, de modo a deixar o mecanismo de liberao com carga livre para manuteno. 6.1.3 Lanamento por flutuao livre Quando uma embarcao de sobrevivncia necessitar de um equipamento de lanamento e for tambm projetada para ser lanada por flutuao livre, a liberao da embarcao da sua posio de estivagem, para lanamento por flutuao livre, dever ser automtica. 6.1.4 Equipamentos de lanamento por queda livre 6.1.4.1 Todo equipamento de lanamento por queda livre dever atender s prescries aplicveis do pargrafo 6.1.1, alm do disposto neste pargrafo. 6.1.4.2 O equipamento de lanamento dever ser projetado e instalado de modo que ele e a embarcao salva-vidas que o utiliza trabalhem como um sistema destinado a proteger os ocupantes da embarcao contra as foras de acelerao prejudiciais, como disposto no pargrafo 4.7.5, e a afastar de maneira eficaz a embarcao do costado do navio, como disposto nos pargrafos 4.7.3.1 e 4.7.3.2. 6.1.4.3 O equipamento de lanamento dever ser fabricado de modo a impedir a produo de centelhas e fagulhas causadas pelo atrito que possam provocar incndios, durante o lanamento de uma embarcao salva-vidas. 6.1.4.4 O equipamento de lanamento dever ser projetado e disposto de modo que, na sua posio de pronto para o lanamento, a distncia do ponto mais baixo da embarcao salva-vidas que o

Cdigo LSA

estiver utilizando at a superfcie da gua, com o navio na sua condio de viagem mais leve, no ultrapasse a altura de lanamento por queda livre aprovada para aquela embarcao, levando em considerao o disposto no pargrafo 4.7.3. 6.1.4.5 O equipamento de lanamento dever ser disposto de modo a impedir a liberao acidental da embarcao, quando estiver desguarnecida no seu local de estivagem. Se o dispositivo destinado a prender a embarcao salva-vidas no puder ser liberado de dentro da embarcao, ele dever ser disposto de modo a impedir o embarque na embarcao sem que tenha sido liberado antes. 6.1.4.6 O mecanismo de liberao dever ser disposto de tal modo que sejam necessrias pelo menos duas aes independentes, realizadas de dentro da embarcao salva-vidas, para lanar a embarcao. 6.1.4.7 Cada dispositivo de lanamento por queda livre dever ser dotado de um dispositivo secundrio que permita lanar a embarcao salva-vidas por meio de talhas. Esse dispositivo dever atender ao disposto no pargrafo 6.1.1 (exceto 6.1.1.3) e no pargrafo 6.1.2 (exceto 6.1.2.6). Ele dever ser capaz de lanar a embarcao salva-vidas em condies desfavorveis de compasso de at 2, para vante ou para r, e de uma banda de at 5 para qualquer bordo e no precisar atender s prescries dos pargrafos 6.1.2.8 e 6.1.2.9, relativas velocidade. Se o dispositivo de lanamento secundrio no depender da gravidade, de uma energia acumulada, ou de meios de acionamento manuais, ele dever ser ligado s fontes de suprimento de energia principal e de emergncia do navio. 6.1.4.8 O dispositivo de lanamento secundrio para embarcaes salva-vidas lanadas por queda livre devero ser dotados de, pelo menos, um dispositivo de liberao da embarcao sem carga. 6.1.5 Equipamentos de lanamento de balsas salva-vidas Todo equipamento de lanamento de balsas salva-vidas dever atender ao disposto nos pargrafos 6.1.1 e 6.1.2, com exceo do que se refere ao embarque na posio de estivagem, ao recolhimento da balsa salva-vidas carregada e de que permitida uma operao manual para girar o equipamento para fora. O equipamento de lanamento dever possuir um gato de liberao automtica disposto de modo a impedir uma liberao prematura durante a descida, e dever liberar a balsa salva-vidas quando estiver na gua. O gato de liberao dever ter capacidade para liberar a embarcao quando estiver submetido a uma carga. O controle de liberao com carga dever: .1 .2 .3 ser claramente diferenciado do controle que aciona a funo de liberao automtica; exigir pelo menos duas aes diferentes para funcionar; com uma carga de 150 kg no gato, exigir uma fora no inferior a 600 N e no superior a 700 N para liberar a carga, ou proporcionar uma proteo equivalente, adequada contra uma liberao inadvertida da carga; e ser projetado de modo que os membros da tripulao que estiverem no convs possam observar claramente quando o mecanismo de liberao estiver correto e completamente ajustado.

.4

6.1.6 Escadas de embarque 6.1.6.1 Dever haver apoios para as mos, para assegurar uma passagem segura do convs para o extremo superior da escada e vice-versa. 6.1.6.2 Os degraus da escada devero ser: .1 feitos de madeira dura, sem ns ou outras irregularidades, bem lisa e sem arestas vivas

Cdigo LSA

e rebarbas, ou de outro material adequado de caractersticas equivalentes; .2 .3 .4 dotados de uma superfcie tornada no derrapante por meio de ranhuras longitudinais, ou pela aplicao de um revestimento antiderrapante aprovado; de dimenses no inferiores a 480 mm de comprimento, 115 mm de largura e 25 mm de espessura, no incluindo a superfcie ou o revestimento antiderrapante; igualmente espaados e afastados uns dos outros no menos de 300 mm e no mais de 380 mm e fixados de modo que permaneam na horizontal.

6.1.6.3 Os cabos laterais da escada devero consistir de dois cabos de manilha sem cobertura, com uma circunferncia no inferior a 65 mm, um de cada lado. Cada cabo dever ser contnuo, sem costuras abaixo do degrau superior. Podero ser utilizados outros materiais, desde que as suas dimenses, tenso de ruptura, resistncia ao tempo e trao e as caractersticas de aderncia s mos sejam equivalentes s do cabo de manilha. Todos os chicotes dos cabos devero ser falcaados para impedir que descochem. 6.1.7 Equipamentos de lanamento para embarcaes de salvamento rpidas 6.1.7.1 Todo equipamento de lanamento para embarcaes de salvamento rpidas dever atender s exigncias dos pargrafos 6.1.1 e 6.1.2, exceto de 6.1.2.10, e, alm disto, dever atender s exigncias deste pargrafo. 6.1.7.2 Os equipamentos de lanamento devero ser dotados de um dispositivo para amortecer as foras devidas interao com as ondas quando a embarcao de salvamento rpida estiver sendo lanada ou recolhida. O dispositivo dever conter um elemento flexvel para atenuar as foras de impacto e um elemento amortecedor para minimizar as oscilaes. 6.1.7.3 O guincho dever ser dotado de um dispositivo automtico de tensionamento de alta velocidade, que impea que o cabo de ao fique folgado em todas as condies de mar em que a embarcao de salvamento rpida destina-se a operar. 6.1.7.4 O freio do guincho dever exercer uma ao gradual. Quando a embarcao de salvamento rpida estiver sendo arriada com a velocidade mxima e o freio for bruscamente aplicado, a fora dinmica adicional provocada no cabo de ao devido ao de retardamento no dever ser superior a 0,5 vezes a carga de trabalho do equipamento de lanamento. 6.1.7.5 A velocidade utilizada para arriar uma embarcao de salvamento rpida com toda a sua lotao de pessoas e com toda a sua dotao de equipamentos no dever ser superior a 1 m/s. Apesar das exigncias do pargrafo 6.1.1.9, o equipamento de lanamento de uma embarcao de salvamento rpida dever ser capaz de iar a embarcao de salvamento rpida com 6 pessoas e com toda a sua dotao de equipamentos com uma velocidade no inferior a 0,8 m/s. O equipamento dever ser capaz de iar a embarcao de salvamento com o nmero mximo de pessoas que podem ser acomodadas nela, como calculado de acordo com o pargrafo 4.4.2. 6.2 Sistema de evacuao martima 6.2.1 Construo do sistema 6.2.1.1 A passagem do sistema de evacuao martima dever proporcionar uma rpida descida de pessoas de vrias idades, tamanhos e capacidades fsicas, usando coletes salva-vidas aprovados, do posto de embarque at a plataforma flutuante ou embarcao de sobrevivncia. 6.2.1.2 A resistncia e a construo da passagem e da plataforma devero ser estabelecidas pela Administrao.

Cdigo LSA

6.2.1.3 A plataforma, se houver, dever: .1 assegurar uma flutuabilidade suficiente para suportar a carga de trabalho. No caso de uma plataforma inflvel, as cmaras de flutuao principais, que para esta finalidade devero incluir quaisquer bancadas ou elementos estruturais inflveis do piso, devero atender ao disposto no pargrafo 4.2 com base na capacidade da plataforma, exceto que a capacidade dever ser obtida dividindo-se a rea utilizvel fornecida no pargrafo 6.2.1.3.3 por 0,25;

.2 ser estvel em mar agitado e proporcionar uma rea de trabalho segura para os operadores do sistema; .3 ter uma rea suficiente para permitir que pelo menos duas balsas salva-vidas possam ficar amarradas para o embarque e para acomodar pelo menos o nmero de pessoas que se espera que possam estar na plataforma a qualquer momento. A rea dessa plataforma utilizvel dever ser igual a pelo menos:
20% do nmero total de pessoas para o qual o sistema de evacuao martima foi aprovado m2 4

ou 10 m2, o que for maior. A Administrao, entretanto, pode aprovar dispositivos alternativos que demonstrem atender a todos os requisitos de desempenho prescritos * ; .4 .5 possuir esgoto automtico; ser subdividida de tal modo que a perda de gs em qualquer compartimento no restrinja a sua utilizao como meio de evacuao. Os tubos de flutuao devero ser subdivididos, ou protegidos contra danos causados pelo contato com o costado do navio; ser dotada de um sistema de estabilizao a critrio da Administrao; ser presa por uma espia ajustvel ou por outros sistemas de posicionamento projetados para serem acionados automaticamente e, se necessrio, poder ser ajustada para permanecer na posio exigida para a evacuao; e ser dotada de reforos para a amarrao e para a espia ajustvel, com uma resistncia suficiente para prender com segurana a maior balsa salva-vidas pertencente ao sistema.

.6 .7

.8

6.2.1.4 Se a passagem der um acesso direto embarcao de sobrevivncia, dever ser dotada de um dispositivo de liberao rpida. 6.2.2 Desempenho do sistema de evacuao martima 6.2.2.1 Um sistema de evacuao martima dever: .1 .2 ser capaz de ser acionado por uma s pessoa; possibilitar que o nmero total de pessoas para o qual foi projetado seja transferido do navio para as balsas salva-vidas inflveis num perodo de at de 30 minutos, no caso de um navio de passageiros, e de at 10 minutos, no caso de um navio de carga, a partir do momento em que for dada a ordem de abandonar o navio; ser disposto de modo que as balsas salva-vidas possam ser presas com segurana plataforma e soltas da plataforma por uma pessoa que esteja na balsa ou na plataforma;

.3

_____________________________ Faz-se referncia s Recomendaes revisadas para Testes de Equipamentos Salva-Vidas, adotadas pela Organizao pela Resoluo MSC.81(70).

Cdigo LSA

.4 .5

ser capaz de ser acionado do navio, em condies desfavorveis de compasso de at 10, para vante ou para r, e de banda de at 20 para qualquer bordo; no caso de ser dotado de uma rampa inclinada, o ngulo de inclinao da rampa em relao ao plano horizontal dever ser de: 5.1 30 a 35 quando o navio estiver aprumado e na sua condio de viagem mais leve; e 5.2 55 no mximo, no caso de um navio de passageiros no estgio final do alagamento, estabelecido atravs das prescries da Regra II-l/8;

.6 .7 .8 .9

ter a sua capacidade avaliada por meio da medio do tempo de acionamentos para evacuao realizadas no porto; ser capaz de proporcionar meios de evacuao satisfatrios, com um estado do mar correspondente a um vento de fora 6 na escala Beaufort; ser projetado para, na medida do possvel, permanecer eficaz em condies de formao de gelo; e ser construdo de modo que seja necessria apenas uma pequena quantidade de manutenes de rotina. Qualquer pea que exija uma manuteno pela tripulao do navio dever estar rapidamente acessvel e ser de manuteno simples.

6.2.2.2 Quando um navio dispuser de um ou mais sistemas de evacuao martima, pelo menos 50% desses sistemas devero ser submetidos a um acionamento experimental aps a sua instalao. Dependendo desses acionamentos serem considerados satisfatrios, os sistemas no experimentados devero ser acionados at 12 meses aps a sua instalao. 6.2.3 Balsas salva-vidas associadas ao sistema de evacuao martima Qualquer balsa salva-vidas inflvel empregada juntamente com o sistema de evacuao martima dever: .1 .2 .3 .4 .5 atender ao disposto no pargrafo 4.2; estar localizada prximo ao recipiente do sistema, mas ser capaz de ser lanada afastada da rampa e da plataforma de embarque quando elas forem acionadas; ser capaz de ser liberada, uma de cada vez, do seu cabide de estivagem, de modo a poder ser amarrada a contrabordo da plataforma; ser estivada de acordo com a Regra III/13.4; e ser dotada de cabos recuperveis, amarrados previamente ou que possam ser facilmente amarrados plataforma.

6.2.4 Recipientes do sistema de evacuao martima 6.2.4.1 A passagem e a plataforma para a evacuao devero ser embaladas em um recipiente que seja: .1 fabricado de modo a resistir s condies rigorosas de utilizao encontradas no mar; e .2 na medida do possvel, estanque gua, exceto quanto aos furos de drenagem existentes no fundo.

Cdigo LSA

6.2.4.2 O recipiente dever ser marcado com: .1 .2 .3 .4 .5 .6 .7 .8 o nome do fabricante ou a marca comercial; o nmero de srie; o nome da autoridade que o aprovou e a capacidade do sistema; SOLAS; data de fabricao (ms e ano); a data e o local da ltima reviso; a altura mxima de estivagem permitida acima da linha d' gua; e a posio de estivagem a bordo.

6.2.4.3 Nas proximidades do recipiente devero ser marcadas as instrues relativas ao lanamento e operao do sistema. 6.2.5 Marcao dos sistemas de evacuao martima Os sistemas de evacuao martima devero ser marcados com: .1 .2 .3 .4 .5 .6 o nome do fabricante ou a marca comercial; o nmero de srie; a data de fabricao (ms e ano); o nome da autoridade que aprovou o sistema; o nome e o local do posto de manuteno em que sofreu a ltima reviso, juntamente com a data da reviso; e a capacidade do sistema.

Cdigo LSA

CAPTULO VII OUTROS EQUIPAMENTOS SALVA-VIDAS

7.1 Equipamentos lana-retinida. 7.1.1 Todo equipamento lana-retinida dever: .1 .2 .3 .4 ser capaz de lanar uma retinida com uma preciso razovel; possuir no menos de quatro projetis, cada um deles capaz de lanar a retinida a pelo menos 230 m, com bom tempo; possuir no menos de quatro retinidas, cada uma com uma carga de ruptura no inferior a 2kN; e possuir instrues sucintas ou diagramas ilustrando claramente o emprego do equipamento lana-retinida.

7.1.2 O foguete, no caso de um foguete lanado por uma pistola, ou o conjunto, no caso do foguete e a retinida constiturem um conjunto, dever ficar contido em um invlucro resistente gua. Alm disso, no caso de um foguete lanado por uma pistola, a retinida e os foguetes, juntamente com os meios de ignio, devero ser estivados em um recipiente que proporcione proteo contra o tempo. 7.2 Sistema de alarme geral e de alto-falantes 7.2.1 Sistema de alarme geral de emergncia 7.2.1.1 O sistema de alarme geral de emergncia dever ser capaz de soar o sinal de alarme geral de emergncia, que consiste em sete ou mais sons curtos, seguidos de um longo, produzido pelo apito ou pela sereia do navio e, adicionalmente, um sino ou buzina operados eletricamente, ou outro sistema de alarme equivalente, que dever ser alimentado pela fonte principal de suprimento de energia eltrica do navio e pela fonte de emergncia prescrita na Regra II-l/42 ou II-l/43, como for adequado. O sistema dever ser capaz de ser acionado do passadio e, com exceo do apito do navio, tambm de outros pontos estratgicos. O alarme dever continuar funcionado aps ter sido acionado, at que seja desligado manualmente, ou interrompido temporariamente para que seja transmitida uma mensagem no sistema de alto-falantes. 7.2.1.2 Os nveis mnimos de presso sonora para o som do alarme de emergncia nos espaos internos e externos devero ser de 80 dB (A) e, pelo menos, 10 dB (A) acima dos nveis de rudo ambientais existentes durante o funcionamento normal dos equipamentos, com o navio em viagem e com tempo bom. 7.2.1.3 Os nveis mnimos de presso sonora nos locais de dormir dos camarotes e nos banheiros dos camarotes devero ser de pelo menos 75 dB (A) e, pelo menos, 10 dB (A) acima dos nveis de rudo ambientais. *
_____________________ Faz-se referncia ao Cdigo de Alarmes e Indicadores 1995 adotado pela Organizao pela Resoluo A.830 (19). 7.2.2

Sistema de alto-falantes

Cdigo LSA

7.2.2 Sistema de alto-falantes 7.2.2.1 O sistema de alto-falantes dever constar de uma instalao de alto-falantes que permita a transmisso de mensagens para todos os compartimentos em que normalmente estejam presentes os passageiros e os membros da tripulao, bem como para o posto de reunio. Dever possibilitar que as mensagens sejam transmitidas do passadio e de outros locais a bordo que a Administrao considere necessrio. Dever ser instalado levando em considerao as condies acsticas marginais e no dever exigir qualquer ao por parte de quem ouve as mensagens. Dever ser protegido contra uma utilizao no autorizada. 7.2.2.2 Com o navio em viagem, em condies normais, os nveis mnimos de presso sonora para a transmisso de anncios de emergncia devero ser de: .1 .2 75 dB (A) nos compartimentos internos e, pelo menos, 20 dB (A) acima do nvel de interferncia na fala; e 80 dB (A) nos espaos externos e, pelo menos, 15 dB (A) acima do nvel de interferncia na fala.
***

Potrebbero piacerti anche