Sei sulla pagina 1di 27

INTRODUO

Vamos criar o sucesso apesar de tudo!

Os indianos dizem que a vida desse jeito porque Deus diz somente uma palavra: sim. Porm, Deus no diz sim a tudo que ns pedimos, pois ele no um pai super-protetor, que d tudo que o filho pede. Deus diz sim apenas quilo EM que acreditamos.

ecidi escrever esta srie de textos porque ando preocupado com o pessimismo que tem assolado nosso pas. Infelizmente, muitas pessoas vm se escondendo atrs de problemas por estar paralisadas de medo. preciso deixar a acomodao de lado e encarar sua vida com determinao. Voc poderia me dizer: - Roberto, e a crise? Ora, nesses mais de 30 anos de trabalho no me lembro de ter comeado um perodo sem a perspectiva de uma crise no horizonte. Mesmo nos anos 70, quando realizamos o chamado milagre brasileiro, a impresso era de que os problemas nunca acabariam. Alis, voc certamente j percebeu que um monte de gente faz dos problemas um drama e, por causa do desnimo das outras pessoas, ganha dinheiro. Enquanto isso, os desanimados caem em depresso, perdem o emprego e at a empresa. Esse enredo soa familiar no ?

Mas preciso entender que nem pessimismo nem otimismo so sinnimos de realismo! Diante de uma tempestade, voc pode: Ficar sentado, arquivar seus projetos, reduzir os investimentos e perder tempo e oportunidades preciosas. Ou enfrentar as intempries sem dramas e sair logo da chuva, como qualquer trabalhador que precisa cumprir sua jornada diria numa fbrica, independentemente das variaes do tempo. Eles sabem que, se abandonarem suas lavouras, o mato vai tomar conta delas. Antigamente, as montadoras, os supermercados e vrios outros setores costumavam formar cartis para fazer acordos. A idia era ficar em casa esperando a tempestade ir embora e aguardar o momento do sol voltar a brilhar. Ento, saam s ruas de novo. Esse era um tempo em que a nossa economia era superprotegida e os grandes acordos transformavam as situaes de emergncia em oportunidades de enormes ganhos. As empresas,

em vez de baixar preos, diminuam a produo, aumentavam o preo e ganhavam uma margem de lucro muito maior.

oje, vacilar pode ser fatal. Voc lembra quando as feiras-livres aumentaram os preos astronomicamente no comeo do Plano Real, em 1994, e os supermercados, percebendo a oportunidade, criaram seus maravilhosos departamentos de hortifrutigranjeiros? Pois bem, as feiras-livres nunca mais se recuperaram. Ser que as feiraslivres ou os responsveis por elas tinham idia do que poderia acontecer se aumentassem o preo? Apesar de todas as dificuldades, e sei que no so pequenas, precisamos levantar todas as manhs dispostos a lutar por nossos sonhos com a conscincia de que as oportunidades sero aproveitadas se estivermos preparados para aproveit-las.

da fbrica; ou mudar projetos, por conta da entrada de um novo concorrente no mercado. Empurrar o problema com a barriga gera uma bola de neve de propores assustadoras e traz conseqncias ainda mais graves. Saber tomar as decises desagradveis deve fazer parte do repertrio de qualquer lder de verdade. A economia brasileira ainda precisa de muitos ajustes. Falta muito para construirmos o pas que queremos. Mas no devemos esperar que o Brasil se arrume para ento realizarmos nossos sonhos, porque corremos o risco de encontrar todos os espaos ocupados pela concorrncia. Portanto, acorde! V para a rua! O mundo no parou porque estamos em meio a mais uma crise!

O nmero de oportunidades sempre igual ao nmero de problemas!


Tenho percebido que continua grande o interesse em investir em nosso pas. Os campees estrangeiros sabem que temos espao para crescer. Por isso, esto chegando em nmero cada vez maior, oferecendo oportunidades e pesadelos para todos. Os lees brasileiros, por sua vez, continuam a criar diferentes rumos para seus negcios e, em meio s crises, acordam mais cedo para buscar solues. Para voc, que esta frente de uma empresa, fundamental sempre estar pensando no crescimento da sua organizao. Os empresrios que se acomodarem pagaro um preo muito alto.Lembre-se de que diminuir a produo s faz sentido quando investimos em marketing, estabelecemos uma intensa atividade de pesquisa em novos produtos, treinamos funcionrios e reorganizamos os sistemas de trabalho. No se pode ter a iluso de que o mundo adormece para esperar sua deciso. Por mais incrvel que possa parecer, o Brasil vai voltar a crescer em breve porque, apesar de todos os problemas, os verdadeiros brasileiros nunca se entregam. Tem sido assim ao longo dos sculos e vai continuar a ser dessa maneira.

Sei que a vida pode estar muito difcil para voc, mas gostaria de lhe dizer: no importa quantas vezes algum cai; importa se numa dessas quedas a pessoas desiste de se levantar.
Lembre-se de que o desnimo leva muita gente a acabar com a dvida do chefe sobre quem deve ser demitido! Saiba que o pior inimigo e o melhor amigo esto dentro de ns. So eles que nos levam ao sucesso ou ao fracasso. Por vezes, preciso tomar decises drsticas, como pedir concordata, antes que as dvidas somem mais que o patrimnio; demitir funcionrios, como parte da reorganizao

or isso, est na hora de parar de reclamar, acusar e dar desculpas para o fracasso! A crise existe para voc e para seus concorrentes. Quem no tiver competncia e garra para superar as dificuldades vai arranjar mais um problema. Veja o exemplo do cinema nacional, que estava praticamente adormecido e, em menos de dez anos, reergueu-se a ponto de concorrer ao Oscar. Isso mostra nossa fora, nossa capacidade de realizao. E por que isso no pode acontecer em outras reas? Acreditar em nosso potencial no ser alienado, mas sim realista. Ser alienado negar a existncia de chuvas e trovoadas no meio do caminho. Tempestades existem aqui, nos Estados Unidos, na Europa, na sia e, cada vez mais, faro parte de nossa paisagem. Temos de conviver com as tempestades sabendo que o principal em tudo isso acreditar em sua capacidade de se desenvolver, acreditar em seu potencial e acreditar que voc vai aprender uma maneira para as coisas darem certo.

Neste momento, ser realista significa tambm agir, parar de reclamar, estudar novas opes de negcios e buscar formas criativas de destruir os obstculos, mantendo o otimismo. o que estamos propondo nessa srie de dez fascculos. Vamos falar, por exemplo, de felicidade, mas de um tipo diferente de felicidade.

O maior desafio hoje no simplesmente mudar o comportamento, mas sim mudar a atitude.
O profissional brasileiro precisa aprender a ter uma dimenso diferenciada de seu trabalho. Precisa compreender que o funcionrio no remunerado para estar na empresa das 8 s 18 horas, mas sim para garantir resultados. Temos de assumir, e entender, que fracassos e sucessos so conseqncias diretas do nosso esforo. Nesses fascculos, voc vai conhecer histrias de pessoas que souberam transformar destinos e ter acesso a idias de grandes pensadores. Sero momentos de prazer. Porm, o mais gratificante para mim ser ver voc colocar essas idias em prtica na sua vida e trabalhar duro para criar mais sucesso em sua carreira e assim ser mais um exemplo de campeo em um pas que precisa retomar sua vocao de vencedor.

Vitrias so resultado da sua capacidade de se aprimorar


As vitrias so conseqncia do aprimoramento de nossas competncias. Enquanto muitos acusam o governo e culpam o mercado, os clientes, os concorrentes, o patro pelos maus resultados alcanados, outros se esforam para desenvolver novas habilidades, pois sabem que a soluo para os problemas est neles mesmos. Falncia e desemprego no so problemas somente do Brasil. De acordo com dados de 1999 do Small Bussines Office (rgo que cuida das pequenas empresas nos Estados Unidos), em alguns estados americanos a mortalidade das novas empresas iguala-se do Brasil e a economia deles vai de vento em popa! O desemprego na Alemanha e na Frana maior do que o nosso. Essas dificuldades existem em todos os pases e no adianta desanimar.

Como sempre, toro para que seus sonhos se transformem em realidade. Com o carinho de sempre, Roberto Shinyashiki.

Alm das dificuldades O estado de nimo fundamental para decidir batalhas. Em 1999, assisti palestra do ex-prisioneiro de guerra norte-americano, Gerald Coffee. Ele contou o seguinte sobre seu perodo de cativeiro: - Eu nunca duvidei de que sairia vivo daquele inferno; no sabia quando, mas estava seguro de que voltaria para casa e encontraria de novo minha famlia. Tinha certeza de que meu estado de esprito seria fundamental para continuar vivo. Porm, mais do que tudo, decidi que, se fosse morrer, algum teria de me matar. Eu no cometeria suicdio e iria dar muito trabalho aos meus inimigos. Num momento como esse, a capacidade de lutar, apesar de todos os obstculos, vai diferenciar aqueles que fazem a verdadeira opo por ir alm das dificuldades da vida.

Culpado ou inocente Certa vez, no Oriente Mdio, um homem foi injustamente acusado pelo assassinato de uma mulher. Na verdade, o legtimo culpado era um poderoso poltico que procurou um bode expiatrio para seu erro. No dia do julgamento, o clima era devastadoramente tenso, pois, em caso de condenao, o castigo seria a forca. O juiz, que procurava a condenao do ru, disse: - Quero lhe dar todas as chances de um julgamento justo e deixarei a deciso em suas mos. Vou escrever num pedao de papel a palavra culpado e em outro a palavra inocente. A que voc pegar ser seu veredicto. Mas, sem que ningum percebesse, o juiz escreveu culpado nos dois papis. A condenao parecia inevitvel. O ru, quando se aproximou para escolher o papel, pressentiu o que estava acontecendo e rapidamente pegou um dos papis e o engoliu. A multido ficou atnita. O que aconteceu? Ser que ele ficou maluco? Tranqilamente, ele ento falou: - muito fcil descobrir o resultado da minha escolha, s olhar o papel que sobrou e vocs sabero o que estava escrito no papel que eu engoli. Imediatamente o rapaz foi libertado. Quando tudo parecer impossvel, mantenha a serenidade e lute para encontrar uma soluo. Se voc analisar com cuidado, vai perceber que as respostas esto sua disposio. Cada problema traz em si mesmo a semente da soluo.

Deus sempre diz sim J viajei algumas vezes para a ndia para conversar com os mestres daquele pas. Os indianos dizem que a vida desse jeito porque Deus somente diz uma palavra: sim. Porm Deus no diz sim a tudo que pedimos, pois ele no um pai super-protetor; que d tudo que o filho pede. Deus diz sim apenas quilo em que acreditamos. Quando um indivduo pensa Eu vou ser demitido, advinha o que o Pai diz? Sim! E Ele ajuda a pessoa a conseguir sua demisso. Quando algum pensa Minha empresa vai quebrar, Deus tambm diz

sim, e capaz de arrumar muitas encrencas para esse empresrio. Mas quando a pessoa pensa Vou aproveitar este momento para crescer mais ainda, o Criador diz sim e d um jeito de facilitar a vida dela. Viver a arte de transformar crenas em realidade. S existe um inimigo a ser combatido: o medo. E ele mora dentro de nosso corao. O pessimismo s satisfaz os perdedores. Enquanto houver uma ponta de esperana, lute. Muita gente se pergunta por que os economistas erram tanto. A resposta simples: porque suas previses dependem da reao das pessoas. So como as previses dos mdicos quanto ao tempo de sobrevivncia de um paciente com cncer... A possibilidade de acerto depende muito da reao da pessoa. Alguns pais, por exemplo, quando descobrem que seus filhos tm sndrome de Down, os abandonam, ao passo que outros lutam pelas crianas, transformando as expectativas dos mdicos. Alguns empresrios, quando percebem uma diminuio drstica nas vendas, perdem a fora, enquanto outros reorganizam suas empresas e procuram novas solues para seus clientes. Quando, na Segunda Guerra Mundial, os alemes comearam a bombardear a Inglaterra, os analistas militares previram a queda do Imprio Britnico em poucos meses. Na lgica dos fatos, o desfecho era inevitvel: A Alemanha tinha melhores avies, bombas mais poderosas e pilotos mais bem treinados. O que mudou o rumo dos fatos foi a perseverana de Winston Churchill, primeiro-ministro ingls na poca. Ele exortou os pilotos da Fora Area Britnica a no desistir da luta, fez discursos inflamados inspirando o povo ingls e conseguiu virar o resultado da guerra. Resultado: os pilotos ingleses cresceram na frente de combate. A populao apagava as luzes deixando os alemes no escuro total. Todos cuidaram de todos e os ingleses fizeram os analistas engolirem suas previses. Uma clebre frase de Churchill resume bem o significado dessa histria: nunca tantos deveram tanto a to poucos. As previses dos economistas so to importantes como as do tempo para os agricultores e as das condies das estradas para os caminhoneiros. Elas devem ser levadas em conta como um mapa, no como um empecilho ao trabalho. Imagine se um motorista deixasse de viajar sempre que soubesse que h problemas na estrada! Ele morreria de fome! No deixe as previses catastrficas o desanimarem. Porque as influncias sobre o que est acontecendo so infinitas e a situao muda a cada dia. E tambm porque seus concorrentes no vo ficar esperando o sol sair para buscar novas opes de negcio. Afinal, a tempestade no vai deixar de existir s porque voc no tem coragem de enfrent-la. Para aqueles que dormirem num momento como esse, acordar poder ser o incio de um pesadelo.

No basta ler, preciso praticar Nesses fascculos, voc vai encontrar artigos de professores universitrios, empresrios e consultores com as melhores idias para enfrentar esta poca de caos. Voc vai conhecer histrias que vo inspir-lo a dar um passo alm, na direo de seus sonhos. Tambm vamos conversar sobre as transformaes que tm levado nosso planeta a uma nova era. No entanto, mais importante do que tudo que apresentaremos aqui sua participao. fundamental que voc reflita sobre as idias apresentadas: discuta as questes com seus amigos, colegas de empresa, irmos, companheiros, buscando ampliar seus conhecimentos. Depois de refletir e analisar, coloque seus projetos em prtica, porque somente por intermdio de suas aes que seus sonhos vo se concretizar.

PARTE 1

Bem-vindo era do caos


Este um tempo que se caracteriza pela dualidade e superposio de estados: num mesmo horizonte possvel vislumbrar nuvens de crises e raios de oportunidades. A escolha sua!

t poucos anos atrs, o mundo era muito previsvel. Os negcios eram administrados de uma nica maneira e o sucesso era o resultado de muito esforo. Em geral, quando o indivduo nascia, sua vida j estava definida, com comeo, meio e fim. Hoje isso mudou. O mundo tem a inconstncia de um vulco ativo, o que faz profissionais de todas as reas serem desafiados o tempo todo. Garra e determinao j no so mais suficientes para enfrentar os contnuos desafios. Precisamos de muito mais. Estamos em plena era do caos e poucas pessoas se do conta disso. Estabilidade e acomodao so, atualmente, palavras proibidas no vocabulrio das empresas.

Todos ns precisamos ter a ousadia de um Cristvo Colombo, que saiu para desbravar novos horizontes sem medo do desconhecido.
Essa disposio para o novo exigida de ns, pois as transformaes so intensas e quem no mudar vai ficar para trs. Pense nos novos empreendimentos que surgem todos os anos. E lembre-se de que cada um desses negcios, certamente, pretende alcanar o sucesso! Isso muito bom, nos anima e nos faz acreditar que, de alguma forma, vamos vencer a competio. Mas estes so tempos diferentes. E nem tudo o que parece. Por exemplo, a boa

notcia de que temos muita gente investindo em novos empreendimentos vem acompanhada do paradoxo da nova era: nos dois primeiros anos de vida, em geral, 80% dos novos empreendimentos quebram, desfazem-se ou deixam de existir devido a erros de administrao. E mais: segundo dados de 1999 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), 30% da populao mundial estiveram desempregada ou subempregada nos ltimos anos. Pior: a maioria dessas pessoas perdeu empregos ou funes que no existem mais! verdade que o desemprego aumentou. Mas note: quase sempre o dinossauro que ainda acredita que o mundo no se modificou ou o avestruz que anda se escondendo que mais est sofrendo. Se voc, por exemplo, colocar um anncio para secretria, vo aparecer 500 currculos. Mas, no processo de seleo, o provvel ser no encontrar nenhuma com o perfil de que sua empresa precisa, mas encontrar muitos dinossauros e avestruzes. Se voc colocar um anncio de motorista, provavelmente alguns ex-gerentes de bancos vo se apresentar. O agravo do desemprego apenas um dado da realidade, algo que se vincula dramtica falta de profissionais competentes. Os headhunters (pessoas da rea de Recursos Humanos especializadas no recrutamento de executivos para companhias) jamais ganharam tanto dinheiro em suas vidas como agora, porque nunca foi to complicado encontrar profissionais com perfil para este novo mundo.

estabilidade. Nosso planeta se transformou num sistema catico e imprevisvel. Voc j deve estar se perguntando aonde vamos chegar com todas essa regras novas. Pois bem, j chegamos.

Bem vindo era do caos, amigo. Para sua informao, saiba que voc faz parte de uma das primeiras geraes que est aprendendo a viver numa atmosfera de agitao e turbulncia.
Antes, o mundo era linear. Depois do nmero um, sempre vinha o nmero dois, o trs, o quatro, e assim por diante. Agora no. Tudo acontece ao mesmo tempo, e no necessariamente numa ordem determinada. Hoje, a realidade muito parecida com os jogos de videogame, com milhes de avies atacando simultaneamente, cenrios repletos de fantasmas e guerreiros destruindo e elaborando magias para colecionar novas conquistas. Certamente, o fato de sermos uma das primeiras geraes a viver nesse cenrio desconhecido nos cria novas dificuldades e muitos mistrios. Pessoas com grande flexibilidade e curiosidade vo obter vantagens para si e para suas empresas nessa moderna maneira de viver. Os mais rgidos e menos abertos vo encontrar mais problemas. Mas, depois de algum tempo, tambm vo aprender a atuar nessa nova lgica.

O caos de cada dia


Antigamente, o sonho da maioria das pessoas era arrumar um emprego no Banco do Brasil e ter tranqilidade o resto da vida. Quem tinha um comrcio administrava seu negcio com a tranqilidade de saber que seu trabalho ia ser recompensado. A revoluo digital, baseada na tecnologia da informao, transformou radicalmente essas relaes de trabalho e tornou mais complexo o papel destinado a cada um dentro das corporaes. A tranqilidade deu lugar

Precisamos ter claro o seguinte: o fato de vivermos num mundo catico no pode fazer de nossa vida um caos por mais que haja foras que nos empurrem para a turbulncia.
possvel administrar a nossa trajetria, assim como faz um adolescente atento, gil e competente, que flutua diante dos inimigos e das adversidades presentes nos videogames, com a conscincia de que a derrota numa fase vai exigir aprimoramento e ateno dobrados para a vitria na prxima partida. O nico jeito de se precaver contra essa sndrome da turbulncia conhec-la, identific-la, saber caminhar por ela. Para isso, precisamos ter em mente que no podemos simplesmente deixar essa maneira de viver nos tornar confuso. O mundo exige uma postura indita, um modo original de olhar. Para ser bem claro, precisamos de novos olhos.

O que acaba acontecendo? bem, A maior parte das pessoas joga a toalha. Afinal, mais simples, mais cmodo, s vezes at mesmo mais barato desistir ante s presses.

Mas esses indivduos se esquecem de que, na verdade, hoje, esto comprando a prazo duros tempos no futuro. O aparente conforto do sossego trazido pelo deixa para depois tem um custo excessivamente alto para nossa vida amanh.
No o caso de vivermos alucinados, mas no podemos fingir que nada est acontecendo alis, a tendncia, como sempre, vivermos nos extremos: ou varremos a sujeira para debaixo do tapete ou nos embrenhamos de qualquer jeito no turbilho da nova era, meio sem saber para onde ir, o que fazer com o qu; enfim, inteiramente perdidos. Como nada mais absoluto e incontestvel, precisamos aprender a encontrar o eixo de nossa trajetria.

O tempo nosso de cada dia


Estamos permanentemente recebendo novas informaes e sendo pressionados para analis-las e devolv-las ao mercado com rapidez. Se comparado velocidade do mundo atual, parece que o mundo de dez anos atrs acontecia em cmara lenta. O dilema de ter de produzir mais em menos tempo o martrio de nossa vida. Temos muito mais o que fazer, tomar decises no meio da neblina e muitas vezes ainda temos de mudar de rumo radicalmente no meio de um projeto.

Para viver esse novo tempo, precisamos de um novo ser humano, livre das amarras do passado, revitalizado pelos desafios do presente, pronto para o sucesso da nova era.

Do caos est nascendo um novo ser humano, pronto para atender s necessidades desse momento, disposto a conquistar um novo espao, num ambiente que se movimenta e oscila entre a crise e a oportunidade. Esta uma poca diferente. Aqueles que ainda no sabem como realizar seus sonhos vem na mudana uma ameaa que torna este mundo cada vez pior e agressivo. Daqui alguns anos, porm, vamos evoluir e poder acompanhar essas transformaes com tranqilidade, entendendo esta poca como um perodo de muito aprendizado. Quem aprender mais rapidamente poder desfrutar mais cedo das vitrias. Quem demorar a se adequar vai viver mais tempo angustiado. Mas no final todos aprenderemos a evoluir com a vida. Tem sido assim desde o comeo dos tempos, e vai ser assim eternamente.

Tudo est fora da ordem Na mitologia grega, Caos era o deus da nova ordem. Era quem transformava a desordem num novo sistema, mais coerente, at que acontecesse o prximo ataque ordem. Do encontro entre Caos e Afrodite, deusa do Amor e da Fertilidade, nasceu Eros, o deus do Amor. Assim como na mitologia, esse movimento transformador gerado pelo Caos traz em seu mago uma nova ordem que se impe. Afrodite veio preencher o vazio do Caos e, junto com ele, formar numa nova ordem. Dessa unio nasceu o Amor. Do mesmo modo, podemos compreender que todo momento catico traz em si o nascimento da criatividade. Por outro lado, se o Caos recusado, perde-se Eros e toda a energia do nascimento. Continuando a histria, Eros casa-se com Psiqu e gera uma filha: Volpia, tambm chamada de Prazer, que representa o desfrute de toda a mudana que se engendrou. O que podemos aprender com esse pequeno relato da mitologia grega? Ora, quando criarmos a competncia de desfrutar uma nova ordem, de receber positivamente o caos, somos capazes de construir uma nova possibilidade de viver em plenitude e de amar.

PARTE 2

Campees, dinossauros e avestruzes


m minhas viagens tenho percebido que o mundo hoje se divide em campees, dinossauros e avestruzes. Os campees correspondem a 20% dos profissionais. Os outros 80% podem ser classificados em dinossauros ou avestruzes. Sinceramente, no sei qual o pior. Os dinossauros so pessoas pesadas, acomodadas, lentas. Esto em toda parte. Apesar do grande extermnio ocorrido na pr-histria, o gene jurssico fossilizou-se em alguns membros do gnero humano. Foi o jeito que encontraram para sobreviver... J os avestruzes so pessoas geis, porm usam sua inteligncia para impedir que as transformaes aconteam. Coisas da espcie. Pessoas que se identificam com elas so facilmente encontradas em banheiros durante conversaes de empresas. E no raro ouvi-las dizer: - Esses caras no sabem mais o que fazer, s vivem criando moda. Estamos cheios de trabalho e eles querem inventar a roda!

Em qual categoria voc se classifica? Leia o texto abaixo e procure elementos que possam caracterizar sua trajetria. So indivduos que usam a habilidade mental para sabotar as propostas de mudanas. E o pior que acabam contaminando muitos companheiros. Qualquer coisa que soe diferente do universo dessas pessoas tachada de intil. Se voc sabe mais que esses seres, logo visto como esnobe, algum que tem por hbito puxar o tapete do colega. Outro dia me contaram que tem gente que cobra hora extra para fazer treinamento fora do expediente. possvel? Pois existem pessoas assim neste mundo. Os avestruzes criam joguinhos, fazem comentrios, tudo para preservar seu lugarzinho no time.

claro que isso um mecanismo de defesa. E a explicao simples: a pessoa tem medo de no ser capaz de acompanhar as mudanas. E o melhor meio de fugir das ameaas imaginrias desqualificar as novas propostas. Pensando dessa forma, age como um avestruz: enfia a cabea na areia. Os pensamentos desses indivduos funcionam

como areia movedia. A pessoa est o tempo todo se afundando em suas prprias verdades. E isso, estranhamente, lhe traz a sensao de superioridade. Os dinossauros no so to custicos como seus colegas avestruzes. Muitos chegam a ser verdadeiramente ingnuos: negam toda mudana, evoluo e transformao em nome do passado. A tradio, para esses bichinhos, tem peso absoluto, e qualquer tentativa de transform-la soa como um desastre. difcil saber o que pior... Normalmente, o avestruz mais resistente mudana, mas quando se envolve j tem a flexibilidade da ao. Seu desafio ter a humildade para aceitar orientaes dos outros e ter a generosidade de se comprometer em um projeto que no foi concebido por ele. Os dinossauros tm de vencer a inrcia, fazer bastante aerbica intelectual e treinar muito para remover a obesidade cerebral. A outra espcie atuante neste planeta so os campees. Eles mantiveram intacta toda sua fora de ser humano. Em geral, estabelecem seu sucesso a partir de sua prpria vocao e valores. E tm, alm disso, um forte sentido de direo, porque criam sua trajetria particular, aproveitando o que existe de melhor no ambiente em que atuam. Se no sabem algo, logo buscam aprender. E melhor: ensinam o que aprendem, compartilhando o que sabem. Seu poder est em desenvolver a fora de seus companheiros, e no em deter o controle sobre os outros. Seus olhos esto atentos para cada oportunidade da vida e tm o brilho dos olhos de uma criana antes de a sociedade domestic-la.

O campeo soube preservar sua beleza interior. Realiza suas metas com a fora e a certeza da conquista. Quando sofre ameaas, sente medo porque manteve seu corao pleno de sentimentos e no se deixou robotizar. Mas isso no o impede de avanar sempre na direo de suas metas.
Certamente, dentro de cada avestruz ou dinossauro existe a alma (adormercida) de um campeo. O maior desafio deles resgatar sua verdadeira alma de gente, e voltar a brilhar para construir a vida com plenitude. A retomada do poder criador est relacionada principalmente conscincia das nossas possibilidades, humildade em procurar um novo caminho e, principalmente, ao comprometimento com a mudana. Note que, quando uma pessoa se torna escrava da acomodao, ela age de forma repetitiva e totalmente previsvel. Mas o ser humano que est em sintonia com o movimento da vida no tem limites. So pessoas que sabem perfeitamente quais so seus sonhos e voam alm do universo para realiz-los.

PARTE 3

O caminho para as estrelas!


lcanar a glria no final de um caminho sempre mais estimulante que o percurso que nos leva a ela. Isso porque infinitamente mais simples imaginar campees prontos, acabados, cheios de sucesso e energia, que se firmaram de uma hora para outra. Quando essa imagem vem mente, a maioria das pessoas no se lembra de como foi feito o caminho que levou esses campees a serem o que so hoje. Na verdade, essa a explicao para o ditado que diz que por trs de todo o prazer h superdoses de sacrifcios, perseverana, abstinncia, e muita, muita disciplina. Afinal, se existem estrelas, possvel imaginar que haja uma estrada para chegar at elas numa vez que as estrelas brilham para todos que se permitem olhlas. Mas qual o caminho, por onde ele passa? Vamos, agora, traar um breve panorama do que significa esse percurso para as estrelas. A primeira coisa a se lembrar que esse trajeto no est pronto. Significa que cada um ter de constru-lo, segundo sua caracterstica, perfil,

Caminhante, no existe caminho. O caminho se faz ao caminhar. o que diz um lcido poema do espanhol Antonio Machado. Mais do que nunca, a felicidade est em criar o sucesso sua prpria maneira. desejo e disposio. O segundo ponto fundamental o seguinte: v alm da sua zona de acomodao e ande com suas prprias pernas para o sucesso. No trajeto, enfrente os drages da inrcia, lute contra os fantasmas do desconhecido e tome as rdeas de sua carreira em suas prprias mos. Feito isso, considere o seguinte: a vida a busca por uma constante expanso de fronteiras, uma eterna superao de limites. Isso sempre foi vlido, mas nos dias de hoje assumir essa postura essencial para o sucesso. Esse j um bom argumento para tir-lo da zona de acomodao. S a percepo da necessidade de mudana ir impulsion-lo em direo a um mundo melhor. E isso vale para todos, especialmente para aqueles que se julgam estar seguros nas estrelas que construram.

Se voc for uma pessoa bem-sucedida, ter um grave problema pela frente: as caractersticas que a levaram a ocupar a posio em que se encontra hoje no sero suficientes para lev-la onde voc precisa estar amanh.
Pense em algum bem-sucedido, mas autocrtico, que controla cada detalhe de seu negcio. Imagine agora que esse indivduo, vendo o sucesso de seu empreendimento, resolva expandi-lo e comece, ento, a abrir uma srie de filiais no pas. De uma hora para outra, ele vai perceber que se encontra numa situao catica, pois no confia em seus funcionrios, suas equipes no funcionam integradas, os gerentes no sabem o quanto e quando podem decidir etc. o incio das adversidades. Esse empreendedor provavelmente vai procurar, nesse caso, se multiplicar e trabalhar mais ainda, at que, um dia, vm a estafa, o estresse, o desgaste total. E, a partir da, ele pode comear a contar: uma questo de dias o fechamento da empresa. Parte da caminhada para as estrelas consiste, portanto, em perceber que profissionais experientes tm de ficar atentos para analisar se a experincia deles vlida para este mundo moderno, pois um ambiente completamente diferente daquele que nossos pais viveram. Por exemplo, pense numa cozinha contempornea. Quantos aparelhos novos existem? Vejamos: forno de microondas, multiprocessadores, triturador de lixo, mquina de lavar pratos, cafeteiras eltricas, isso sem falar nos fantsticos

condimentos hoje ao alcance de qualquer mortal -, tais como picantes molhos e temperos, comida congelada saborosa, enfim, tantas novidades, mas que, certamente, vo ficar obsoletas em pouco tempo. Isso para ficar num s aspecto da vida moderna. Pense no comrcio, em que a concorrncia se torna cada vez mais feroz: pequenos estabelecimentos tm de enfrentar as grandes redes de supermercados, farmcias, magazines, megastores as quais, por seu lado, possuem um custo fixo to elevado que, se no tiverem um imenso volume de vendas e um controle frreo de seus gastos, vo entrar direto no vermelho. Afinal de contas, no um mundo fcil para ningum.

Ir alm do conhecido
Agora pense em que espcie de revoluo estamos vivendo: a Revoluo Digital, que est provocando um impacto similar ao que a Revoluo Industrial provocou no sculo passado.

Basta voc analisar o contexto: antes, as mudanas aconteciam a partir da adoo de uma nova linha de montagem. Atualmente, verifica-se o contrrio: uma espcie de linha de desmontagem que est em curso. O trabalhador braal hoje contratado para apertar botes. S que isso requer que ele saiba o momento exato de acionar o boto.

Noutro instante preciso, um outro trabalhador ir acionar um sensor de verificao de falhas. E assim por diante. Perde-se o controle absoluto que havia antes, em que todo o processo era facilmente monitorado. A Revoluo Digital aconteceu por causa de uma transformao na maneira que lidamos com as informaes e as processamos. Na maior parte das vezes, atualmente, trabalhamos em um ambiente virtual, que a tela do computador. Isso implica mudana de paradigmas. Ou seja, no d mais para raciocinar em termos de lpis e papel. preciso trabalhar com o que j est pronto e, a partir da, construir e criar coisas novas. Essas informaes anteriores so estratgicas para o caminho que se est construindo. A empresa moderna est no mago da Revoluo Digital. Ela simplesmente no existe se no estiver conectada com o mundo.

O grande drama, como dizem no Japo, que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. As pessoas que so bemsucedidas hoje, em geral, acreditam que esse esquema vai continuar dando certo. E no vai. O tempo todo preciso estar consciente disso.
Tudo isso nos leva a um pensamento: temos de assumir a responsabilidade pela nossa carreira. Eis a essncia do percurso. Seria timo que o governo ajudasse o trabalhador a se aprimorar. Mas no o que acontece. O trabalhador japons,

por exemplo, tem dezessete anos, em mdia, de estudos. Os trabalhadores dos Estados Unidos e dos Tigres Asiticos tm de doze a treze anos de estudos, e o trabalhador brasileiro apenas cinco anos e meio segundo pesquisa do IBGE de 1999. uma grande defasagem. Quando se entra numa fbrica para debater essas questes, percebe-se o quanto complicado mudar. Para que haja fbricas de alta tecnologia e o Brasil necessita muito disso , necessrio gente com capacidade de operao. As instituies que deveriam cuidar disso no Brasil esto fazendo muito pouco para ajudar o profissional a se desenvolver. O governo no est comprometido com a evoluo do profissional na intensidade necessria, assim como no est a maioria dos sindicatos e empresas. Muitos empresrios ainda vem o treinamento de seus funcionrios como desperdcio de dinheiro. J que as empresas, o governo e os sindicatos esto ausentes, o trabalhador tem de assumir a responsabilidade por sua empregabilidade. Ou seja, por sua capacidade de continuar a atuar no mercado. Resumindo: mais do que nunca, seu sucesso depende de voc. Talvez,. agora, voc tenha vontade de me perguntar: - Mas Roberto, eu j tenho tanta coisa para fazer e ainda por cima vou ter de cuidar da minha carreira? Sim! A responsabilidade de evoluir profissionalmente toda sua. Procure entender melhor a situao e ser mais prativo em relao a sua carreira.

At quando adiar o controle da sua carreira?


O mundo atual no permite acomodao. O mesmo raciocnio usado numa relao afetiva deve ser aplicado quando se fala em empregabilidade. Antigamente, as pessoas se casavam para sempre. Hoje no. As relaes so tumultuadas. Noventa por cento dos relacionamentos amorosos (namoros, casos, amizades coloridas, casamentos etc.) terminam em

um ano. Ou seja, no existe estabilidade nem mesmo nos afetos. Como seres humanos que somos, precisamos manter acesa e ativa nossa capacidade de seduo. Por quanto tempo? Enquanto estivermos vivos. O mesmo ocorre no trabalho. O emprego vitalcio acabou e, portanto, nada mais estvel. Se isso est acontecendo, voc tem de estar preparado para novas conquistas. O indivduo que se acomoda acaba identificando-se, na verdade, com os limites do cargo que ocupa. Outra questo que favorece a acomodao no percurso proposto a nossa maneira de enxergar a poltica em nosso pas. Perceba que O assunto favorito da imprensa brasileira poltica. E no toa. O tempo todo ficamos olhando para Braslia, esperando solues mgicas, ordens que nos digam o que fazer. Precisamos aprender que a sada para nossos problemas no est em Braslia, mas no mercado, e ele no se restringe apenas a So Paulo e Rio. O mundo todo tem clientes carentes de opes. Em muitos momentos, nos identificamos com o Pas do Vamos Esperar. Esperamos por Braslia, esperamos para ver o que vai acontecer, esperamos o carnaval passar, a Semana Santa, o prximo feriado, o pacote fiscal, a ordem na casa. E as coisa no acontecem.

tempo de mudar, porque tempo de mudanas. Usar a cabea e tomar a carreira pelas mos o incio da conversa. Deixe Braslia de lado e v atrs dos seus sonhos. O desemprego existe na Frana, na Alemanha e at no Japo, que era considerado o pas dos empregos vitalcios. quebras de empresas so comuns mesmo numa economia crescente como a dos Estados Unidos. Por isso, hora de caminhar com suas prprias pernas, conhecer melhor o mercado, identificar as demandas, necessidades e anseios de seus clientes atuais e futuros, posicionando-se em acordo com sua vocao. No esquea simplesmente o passado, mas d a ele um propsito mais adequado, pensando nos novos tempos que estamos vivendo. Reveja sua estratgia, repense sua formao e esteja pronto para se aliar ao time dos campees. Quando todas as peas se encaixarem, voc ter um caminho pronto, somente seu, feito durante seu caminhar. Mas ateno: no se esquea de desfrutar a viagem. Construir o sucesso um passeio cheio de mistrios, surpresas e aprendizagem, que nos proporciona muita felicidade. Quase tanto quanto chegar ao destino. Se isso acontecer, voc ser feliz, inevitavelmente.

PARTE 4

A felicidade e a competncia
Um novo conceito est no ar: para ser feliz preciso ser competente. Voc sabe o que isso significa? a essncia da nova ordem, em que o ser humano complementa o trabalho com seu lazer, e vice-versa. preciso entender que a felicidade no algo que s acontece quando samos de frias, vamos a uma festa ou recebemos o pagamento no fim do ms. Temos que dar um jeito de sermos felizes todos os dias. Para isso, precisamos entender o significado da felicidade. Normalmente, as pessoas acham que s rico infeliz. Nos roteiros das novelas que passam na televiso, somente as pessoas que querem ascender economicamente que sofrem. como se quem no se preocupa com dinheiro no precisasse sofrer. Parece at que a pobreza uma vacina contra os problemas! Na verdade, a infelicidade no escolhe classe social. Assim como o empresrio que perde seu negcio no consegue ser feliz, o sujeito que no tem dinheiro para pagar a escola do filho tambm no , e muito menos a pessoa que sonha permanentemente com o fantasma da demisso. Todos so infelizes, simplesmente porque no conseguem materializar seus sonhos. E a base da

felicidade exatamente esta: sentir-se realizado todos os dias. Mesmo que voc ainda no tenha alcanado todos os seus objetivos, o fato de estar construindo seu prprio castelo j suficiente para lhe trazer a tranqilidade e a alegria de viver. Assim, fcil compreender que o conceito de felicidade est intimamente relacionado ao conceito de competncia. Para ser feliz, preciso desenvolver a competncia de realizar suas metas. Por exemplo: para ter filhos, voc precisa ser um pai competente, seno as crianas apenas vo lhe dar trabalho e criar problemas. Na empresa, o raciocnio o mesmo: Sem competncia, montar um negcio pode ser um passaporte para o inferno.

Quando voc sabe gerenciar bem seu trabalho, ele se transforma numa fonte de realizao. Infelizmente, a maior parte das pessoas v o trabalho somente como uma fonte de sobrevivncia, em vez de perceb-lo como uma possvel fonte de prazer. A felicidade acontece quando voc relaciona trabalho com diverso.
triste ver tanta gente lutando para sobreviver e no estou falando apenas daqueles que ganham salrio mnimo, mas, principalmente, de executivos que vivem angustiados, empresrios que fogem dos cobradores, pessoas assustadas com suas vidas. muito pouco para essa bno que recebemos chamada vida. So pessoas que no vivem. Apenas sobrevivem, como se estivessem numa crise asmtica permanente: aquela eterna falta de ar e, de vez em quando, aquele alvio rpido e passageiro. Para logo depois, o sufoco de novo. Como identificar se voc est apenas sendo um sobrevivente da vida em vez de um protagonista de verdade? Bem, uma pessoa est apenas sobrevivendo quando: Sai com algum que no ama somente para aplacar a solido; Tem relaes sexuais s para manter o casamento; Est fazendo joguinhos de poder para manter o emprego;

No consegue desgrudar os olhos da TV, com medo de escutar a voz da conscincia.

Chega de migalhas de vida!


Chega de viver como um fugitivo olhando para os lados, com medo de tudo e de todos! O ser humano merece mais do que simplesmente completar seus dias passando pela terra. Ele merece a plenitude da vida. E a melhor maneira de fazer a felicidade se tornar parte de nossa vida no encar-la como um prmio de consolao. Mas como resultado da nossa capacidade de realizar nossos objetivos. E vale lembrar mais uma vez: as competncias que nos levaram a chegar aonde estamos hoje no sero suficientes para nos levar aonde queremos chegar. Eu fico muito feliz quando vejo que, atualmente, o lucro obtido , cada vez mais, fruto da capacidade das empresas em satisfazer os clientes. Pois agora, cliente e fornecedor tm de lucrar juntos. Aquele tempo de se aproveitar do cliente j passou. Quem no conseguir satisfazer seus cliente vai amargar srios prejuzos. Veja que conceito interessante: para satisfazermos o cliente, precisamos, na maior parte das vezes, surpreend-lo. Ou seja, o sucesso nos dias de hoje ocorre como resultado do esforo de surpreendermos o cliente. Agora, para que eu possa fazer um cliente se sentir especial, eu tenho de ser especial tambm. No posso ser apenas mais um. Por isso, so campees aqueles que se antecipam s necessidades do cliente. Se voc tem projetos ambiciosos de vida, importante pegar a onda quando ela ainda est se formando. Como um bom surfista, voc deve se colocar no lugar em que a onda vai aparecer. Isso to importante quanto ser capaz de manejar bem sua prancha. Hoje, temos de trabalhar administrando bem o presente, mas, principalmente, criando o futuro. Isso parece simples, mas no , porque essa idia caminha em sentido contrrio ao da nossa tendncia. Em geral, as pessoas procuram a segurana de fazer o que todos esto fazendo,

supondo que isso vai dar certo. como um salo de beleza em Apucarana, uma loja de sapatos em Cuiab e uma farmcia em Santos. Toda esquina tem uma, e a maioria dos proprietrios desses negcios simplesmente ganha dinheiro para pagar as contas no final do ms. Eles, portanto, sobrevivem. Agora, ateno! Cuidado com as modas. como investir em aes em poca de alta da bolsa. Quando todo mundo est ganhando dinheiro com aes, geralmente poca de mudar de

investimento, pois os lucros que tinham que ser obtidos j foram alcanados, no h mais espao para crescer. Por isso, lembre-se: as modas sempre passam. Nessa altura do campeonato, nas grandes cidades, investir em restaurante por quilo ou em pizza para viagem um caminho para quem quer viver sobrevivendo. A no ser que voc tenha uma idia inovadora para esses negcios. Do contrrio, vai viver no sufoco e, de vez em quando, ganhar de presente uma golfada de ar...

A felicidade hoje tem novas cores. Felicidade em criar empresas campes. Felicidade em realizar seus sonhos. Felicidade em ser competente.

CASO

A luta de um campeo
u gosto de pessoas especiais. Para mim, so aquelas que continuam a lutar quando a maioria j desistiu. So as que se alimentam de desafios, por ter a conscincia de que, para algo diferente acontecer no mundo, tm de participar. So pessoas que no conseguem ficar paradas, pois h sempre um sonho para alimentar no corao. Voc j percebeu como freqente um time tomar gol na prorrogao? E sabe por qu? Porque gente normal luta para manter o resultado, mas quando o jogo est terminado cai na tentao de relaxar. Gente especial, no. S aceita o resultado quando o juiz apita o final da partida. Quando olho as pessoas, principalmente na televiso, costumo analis-las at por conta da minha experincia como psiquiatra. Algumas poucas eu admiro; outras me do raiva pelo olhar de abutre que trazem, pronto para se aproveitar da situao. Felizmente, a maioria me desperta o desejo de ajud-las a descobrir quantos tesouros tm escondidos no corao. Todos espera de serem revelados. As pessoas que eu admiro no me obrigam a aceit-las em tudo o que fazem. Porm, a maneira

Do serto nordestino at So Paulo, o Deputado Federal e ex-presidente da CUT, Vicentinho, traz em sua trajetria o exemplo de um guerreiro.
como lutam por seus ideais, com tica (algo que continua fundamental!), fora, determinao, sempre me deixa curioso para saber qual o prximo passo que elas daro, porque sei que no sossegam. Vicentinho uma dessas pessoas que gosto de ver. Uma de suas faanhas que mais me causaram admirao foi sua deciso de entrar na faculdade. Aos 42 anos de idade, Vicente Paulo da Silva foi estudar direito e avanou mais um passo. Poderia ter se transformado num homem amargo por tantas dificuldades que passou, mas manteve o mesmo jeito de menino que o caracterizou: est sempre pronto para aprender. Criana pobre, lutou para sobreviver paisagem rida do serto nordestino. O menino castigado pela falta dgua transcendeu, definitivamente, as quase intransponveis limitaes impostas pela seca, tornando-se uma personalidade conhecida e admirada por milhes de brasileiros. Com muito esforo e determinao, Vicentinho conquistou o passe para a universidade em dezembro de 1998, graas concluso do segundo grau, feito pela televiso, atravs das

aulas do Telecurso 2000. Poderia ter se acomodado, com a justificativa de quem j tem muito o que fazer, e colocar a culpa na pobreza do passado por no seguir estudando. Poderia tambm ter adiado os estudos para amanh, porque hoje est cansado. Mas Vicentinho decidiu continuar seu caminho, passando por cima dos obstculos. Seu carisma extrapola em muito as doutrinas polticas e partidrias que defende. Vicentinho, como ficou conhecido em todo pas, conseguiu a proeza de se reunir com ministros, presidentes e representantes dos governos, aos quais ele constantemente fez oposio declarada. Sua histria um pico, como a maioria das histrias da brava gente nordestina. Ele nasceu no Stio Maravilha, municpio de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Como quase todos seus conterrneos, abandonou seus estudos cedo para trabalhar no servio de emergncia, na construo de estradas e audes. O ano era 1970, e a seca, como sempre, imperdovel. Foi tambm por esta poca vendedor de po. O caula de uma famlia de agricultores que sempre ajudou o pai na rdua rotina das roas de terra rachada devido carncia de chuvas. Vicentinho migrou para So Paulo em 1976, quando comeou a trabalhar numa metalrgica. Em 1977 filiou-se ao Sindicado dos Metalrgicos de So Bernardo do Campo e Diadema. Em 1978, entrou na Mercedes Benz, onde permaneceu at 2002. Sempre com o pensamento no futuro, reiniciou seus estudos em 1979, concluindo o 1 grau no ano seguinte. De l para c, sua trajetria de lutas e conquistas tem nos mostrado sua alma guerreira: Vicentinho se tornou um dos maiores defensores dos direitos dos trabalhadores. A cronologia da dcada de 70, ainda manchada pela ditadura, no deixa dvidas sobre

o carter do nosso protagonista. Em 1981, foi eleito vice-presidente do Sindicato dos Metalrgicos de So Bernardo do Campo e Diadema. A presidncia do Sindicato dos Metalrgicos de So Bernardo do Campo e Diadema veio em 1987 e, aps o fim do primeiro mandato, foi reeleito. Em 1994, Vicentinho foi eleito presidente da CUT nacional, sendo reeleito em 1997. Toda essa vasta experincia em negociaes e no intercmbio entre os trabalhadores do Brasil e do resto do mundo lhe proporcionou fundamento para participar de vrios eventos nacionais e internacionais, inclusive em palestras realizadas em faculdades, comunidades e outras instituies. De quebra, em 2002, foi eleito Deputado Federal pelo PT de So Paulo. A fertilidade de suas idias e a determinao em suas lutas estenderam-se tambm para o aspecto familiar. Vicentinho pai de sete filhos: Hudson, Hugo, Robson e Roberto, do primeiro casamento; Luana, de outro relacionamento; e Lucas e Pedro, de sua atual esposa, Roseli. E algumas pessoas vivem reclamando por no ter tempo de estudar... E outras dizem que j esto velhas para recomear. E muitas ainda afirmam que os trabalhadores so todos vagabundos. Pois , somos treinados para encontrar justificativas para no superar nossos problemas. Mas h pessoas que fazem como Vicente Paulo da Silva e se tornam especiais porque perseguem seus sonhos incansavelmente, independentemente das chuvas e tempestades encontradas no caminho. Os bons dolos so aqueles que nos mostram os caminhos para realizarmos nossos sonhos. Para mim, Vicentinho um desses. Pense nisso.

ARTIGO

Aprendendo a mudar, aprendendo a aprender


Velhos chaves ou novas competncias? Pode ser uma difcil resposta, mas uma verdade que precisamos descobrir. Acompanhe, neste trabalho, a importncia da aprendizagem organizacional no processo de desenvolvimento das pessoas.

Por Maria Tereza Fleury* Vida evoluo. Viver mudar permanentemente em direo a novas realizaes. simples, bvio, e, talvez por isso mesmo, muito pouca gente leve em considerao a importncia desse sentido da vida. Chega a beirar o absurdo a idia de algum viver sem essa conexo crucial com o significado da vida. No entanto, mais e mais pessoas e organismos de toda a espcie parecem totalmente alienados dessa dimenso. H um interessante dito popular que ilustra com preciso a dicotomia da mudana sonhada nestes tempos: a escolha de qualquer caminho para seguir to perigosa quanto no escolher um caminho. Isso quer dizer o seguinte: a mudana em si, desconectada de sentido, no significa nada. o famoso seis por meia dzia. preciso, portanto, encontrar conexes com a existncia, a qual s faz sentido quando profundamente imbricada com o conceito de aprendizagem. A aprendizagem que se interliga ao

omar a carreira com as prprias mos. No tudo, mas o essencial. Ter controle e entendimento sobre o que se quer ajuda muito. E fundamental se queremos ir alm de onde nossos olhos alcanam. O consultor Wagner Pandolfo costuma dizer que a maior parte das pessoas utiliza muito pouco do potencial de seus crebros. E ele est certo. O uso que fazemos de nossas faculdades mentais no ultrapassa a casa dos 10%. E isso significa que a maior parte da nossa mente vive sob trevas, ociosa, est adormecida. Agora pense: se com apenas 10% ns pudemos nos comunicar, trocar informaes - includa a toda a gama de aprendizado que essas atividades exigem -, o que no seramos capazes de fazer se nos esforssemos um pouquinho mais, usando, quem sabe, uns 15% de nossa capacidade? Ser assim to difcil? Certamente que no. Basta nos darmos conta dessa possibilidade.

sentido da mudana assume novos contornos e ganha proeminncia, ultrapassando os muros da academia e penetrando nas fronteiras das organizaes. Nas empresas so explcitas as potencialidades de novos aprendizados. o local mais adequado para o exerccio e a difuso do saber humano. Quanto mais esse saber puder se expressar, mais aprendiz se tornar a organizao, o que significa maior competitividade, agilidade, criatividade e ousadia. A recproca verdadeira: quanto menor o espao de expresso e exerccio dos saberes humanos, maior o grau de infelicidade geral, descontentamento e, no limite, queda de produtividade, qualidade e competitividade. Ao darmos por certo essas duas possibilidades, tornase imprescindvel estudarmos e entendermos os mecanismos que do o tom da lgica organizacional.

modificar seus comportamentos para refletir esses novos conhecimentos e insights".


Se o conceito simples, a dificuldade se encontra na operacionalizao dessa proposta no cotidiano da empresa. Portanto, como uma organizao pode desenvolver uma dinmica permanente de aprendizagem e mudana? O ser humano vem ao mundo motivado para aprender, explorar e experimentar. Infelizmente, a maioria das instituies da nossa sociedade orientada mais para controlar do que para aprender, recompensando o desempenho das pessoas em funo da sua obedincia a padres estabelecidos, e no por seu desejo de aprender. As definies mais comuns de organizaes que aprendem enfatizam sua capacidade de adaptao s aceleradas mudanas que ocorrem no mundo atualmente. Entretanto, a adaptabilidade crescente constitui apenas o primeiro passo do processo de aprendizagem. O desejo de aprender vai mais adiante: criativo e produtivo. Os funcionrios de organizaes voltadas para o processo de aprendizagem permanente so diferentes? Sim, pois, em primeiro lugar, conhecem a si prprios e a organizao em que trabalham, seus objetivos e projetos. Sentem que h compatibilidade entre seus objetivos pessoais e os da empresa. Assim, as pessoas aprendem a trabalhar em equipe e, em especial, a respeitar a sinergia do grupo. Para isso, elas no precisam ser iguais entre si, desde que aprendam a trabalhar, no apenas seus modelos mentais, mas tambm outros modelos e modos de pensar. A comunicao fundamental em organizaes voltadas para a aprendizagem. Ela pode fluir entre pessoas, reas, com vistas formao de diferentes competncias. Para tanto, as metas organizacionais devem ser explicitadas e partilhadas, de modo que se possa

Em busca de um conceito de aprendizagem organizacional


A aprendizagem organizacional tem suas razes tericas na psicologia da aprendizagem. As organizaes podem no ter crebro, mas possuem sistemas cognitivos e memria, e desenvolvem rotinas, ou seja, procedimentos relativamente padronizados para lidar com os problemas externos e internos. Essas rotinas vo sendo incorporadas de forma explcita ou inconsciente na memria organizacional. Um conceito bastante simples de organizaes que aprendem foi proposto por David Garvin (1993):

"Organizaes que aprendem so aquelas capacitadas a criar, a adquirir e a transferir conhecimentos, e ainda

buscar um alto grau de consistncia entre os objetivos individuais e os organizacionais. Disso nasce o comprometimento das pessoas com a organizao, o que poder gerar entre os grupos a importncia do desenvolvimento de uma viso sistmica do fenmeno organizacional (no toa que Peter Senge, um dos gurus da Learning Organization, diz que a Quinta Disciplina de uma organizao que aprende um empreendimento viso sistmica).

As formas organizacionais que enfatizam a aprendizagem e a inovao


O desenvolvimento de formas organizacionais que privilegiam a inovao relativamente novo. Na prtica, vemos duas estratgias estruturalmente diferentes. No Ocidente, e mais especialmente nos pases europeus, novas formas organizacionais foram por diversos motivos desenvolvidas por empresas isoladas. Nos pases asiticos no Japo principalmente , o desenvolvimento ocorreu de maneira mais sistmica. Com a globalizao e as crises recentes nos mercados emergentes, alguns desses modelos mostraram, de um lado, suas falhas e, de outro, suas potencialidades. No caso dos pases europeus, um dos exemplos mais conhecidos o da Volvo sueca, indstria pioneira no projeto de novas fbricas a partir do conceito de grupos semi-autnomos. Esses grupos compreendem pessoas envolvidas em sistemas de trabalho, com espao para negociao e deciso, o que tende a aumentar medida que se desenvolve a capacidade do grupo para a soluo de problemas e a absoro de outras funes produtivas. Grupos semiautnomos constituem-se em sistemas de aprendizagem capazes de adquirir conhecimento e evoluir. Ocorre, no entanto, que, no incio dos anos 90, a Volvo passou por uma profunda crise mercado lgica decorrente de problemas estratgicos. Seu produto era considerado pouco atraente num mercado cada vez mais competitivo.

Ou seja, a questo da aprendizagem restringiu-se s fbricas e ao sistema de produo, no se configurando em um processo de aprendizagem sistmico da organizao. Em fevereiro de 1999, a diviso de automveis da Volvo foi absorvida pela Ford. Do lado oriental, a indstria japonesa procurou desenvolver um modelo de aprendizagem e de inovao de forma integrada e sistmica entre as instituies formuladoras de polticas (nvel macro), empresas produtoras de bens e servios (nvel micro) e instituies de intermediao e suporte (nvel intermedirio). Durante as dcadas de 80 e 90, a indstria japonesa surpreendeu a indstria dos pases ocidentais com sua capacidade de inovao nas prticas de produo e de gerenciamento. Esses empreendimentos geraram nas indstrias americanas, europias e mesmo brasileiras o incentivo para sair do imobilismo, da zona de conforto das velhas prticas tayloristasfordistas. Todas inovaram e aprenderam com a indstria japonesa. Hoje, esta ltima continua aprendendo, com altos ndices de produtividade, porm com problemas de mercado. A necessidade de mudanas institucionais, em termos macro, se tornou premente para que o Japo vena todos os seus desafios.

Aprendizagem e formao de competncias


Nas novas formas organizacionais que privilegiam a aprendizagem e a inovao, quais as competncias necessrias para o profissional? A partir das idias de Le Borteff (994) sobre a competncia como um "saber agir responsvel" reconhecido o que implica em saber mobilizar, integrar e transferir conhecimentos, recursos e habilidades num contexto profissional , elaboramos o quadro abaixo sobre o processo de formao de competncias. Esse processo deve agregar valor econmico organizao e valor social ao indivduo. Completa-se, assim, o ciclo da aprendizagem, transformando organizaes e

pessoas em eternos aprendizes para vencer os desafios de um mundo cada vez mais complexo e dinmico.

As competncias do profissional
Saber agir Saber combinar e mobilizar recursos Entender o que faz sentido, indo alm do prescrito: julgar, escolher, decidir. Criar sinergia entre os recursos, construindo competncias organizacionais e potencializando o desenvolvimento das pessoas. Compreender o outro, trabalhando e compartilhando as emoes. Trabalhar o conhecimento e a experincia, revendo os prprios modelos mentais, e potencializar suas competncias. Empreender e assumir riscos, buscando a consistncia entre seus objetivos pessoais e os da organizao.
*Maria Tereza Leme Fleury professora da Faculdade de Economia e Administrao da USP (FEA/USP) na rea de Recursos Humanos. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora da FEA/USP. Autora de nove livros, Maria Tereza tambm escreveu inmeros captulos em livros e artigos publicados em revistas do Brasil e exterior. Nos ltimos anos, tem ensinado e desenvolvido pesquisa em Instituies e Universidades de pases como Inglaterra, Frana, Japo e Coria.

Saber comunicar Saber aprender

Saber se engajar e se comprometer

PARA REFLETIR

O eco
m filho e um pai caminhavam por uma montanha. De repente, o menino cai, se machuca e grita: - Ai!!! Para sua surpresa, escuta sua voz se repetindo, em algum lugar da montanha: - Ai, ai, ai... Curioso, pergunta: - Quem voc? E recebe como resposta: - Quem voc? Contrariado grita: - Seu covarde! Escuta como resposta: - Seu covarde! Olha para o pai e pergunta aflito: - O que isso? O homem sorri e fala: - Meu filho preste ateno! Ento, o pai grita em direo a montanha: - Eu amo voc! E percebe a resposta: - Eu amo voc! Fala mais alto: - Eu admiro sua garra! A voz responde: - Eu admiro sua garra!

Mais alto, ele fala: - Voc um campeo! A voz repete: - Voc um campeo! De novo, o homem grita: - O Brasil um pas de campees! A voz responde: - O Brasil um pas de campees! O menino fica surpreso e pergunta: - Pai, o que isso? - Filho, as pessoas chamam isso de eco, mas na verdade, isso vida. No gaste sua energia querendo mudar as palavras do vento. Mude as palavras que saem do seu corao. A vida, filho, como um espelho, no adianta querer quebr-lo se ele mostra um rosto que no lhe agrada. Mude suas posturas, suas emoes, suas atitudes e voc ter a vida do jeito que merece. Nossa vida simplesmente o reflexo de nossas aes. Se voc quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu corao. Se voc quer mais competncia de sua equipe, desenvolva sua prpria competncia. O mundo somente a prova da nossa capacidade. Tanto no plano pessoal

quanto no profissional, a vida vai lhe devolver o que voc deu a ela. Sua vida no uma coincidncia, mas conseqncia do que voc . Tem a sua cara, e exatamente do tamanho da sua viso de mundo. No se iluda. A empresa o retrato do lder. Tudo o que seus colaboradores fazem de sua responsabilidade. voc quem os contrata, orienta e treina. O trabalho deles tem sempre um objetivo: agradar voc. Se eles perceberem que voc valoriza a criatividade, ousam. Ao entender que voc despreza a organizao, se desorganizam. Quando descobrem que voc centralizador, largam tudo nas suas mos para alimentar sua fome de poder e deixar que voc assuma tudo sozinho. Acertos e erros comeam sempre com voc. Voc troca de colaboradores, muda controles, grita com todo mundo, mas as situaes se repetem. As mesmas. Sempre. A repetio um aviso de que uma grande mudana se faz necessria. A nica sada que realmente funciona mudar voc mesmo.

Espero que estes momentos de reflexo tenham motivado voc a buscar em si prprio a fora para transformar sua vida para melhor.
No prximo fascculo, vamos conversar sobre como turbinar sua carreira. Um sistema para ir alm da garra e da determinao. Vou apresentar algumas idias para que seu esforo se transforme em resultados e para que voc se diferencie da maioria dos profissionais. Amadurea seus sonhos e v atrs deles. Viver a arte de realizar sonhos. E cuidado com o baixo-astral, porque ele mais contagioso do que a gripe. At a prxima! Carinho do Roberto Shinyashiki.

Potrebbero piacerti anche