Sei sulla pagina 1di 3

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO


3

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

Alcolock V3
Sistema Anlise Taxa Alcoolemia de Condutores Viaturas

CONCEITO Conduzir mquinas, independentemente da sua natureza ou dimenso, viaturas de transporte, sobretudo as consignadas aos transportes colectivos, ou mesmo embarcaes, sob o efeito do lcool, uma prtica extremamente perigosa, para os condutores e terceiros, bem como para as entidades proprietrias, pois as Seguradoras no cobrem acidentes sempre que se comprove a etilizao do condutor, podendo daqui resultar prejuzos de valor incalculvel para as partes envolvidas dada a impossibilidade, por deficincia econmica, de ser exercido o direito de regresso sobre o condutor, para alm de tal prtica se enquadrar, a partir de determinadas taxas de alcoolemia no foro criminal. O controlo por parte dos empregadores, porque as viaturas ou mquinas transitam, uma tarefa ciclpica com custos elevadssimos, na medida em que os agentes fiscalizadores tm que se deslocar e acompanharem as rotas estabelecidas para aquelas, com o objectivo de fazerem a monitorizao inopinada destes potenciais estados, j que a possibilidade de ingesto de bebidas alcolicas pode acontecer a qualquer momento da jornada, o que invalida que o controlo no inicio desta garanta os resultados pretendidos. Infelizmente, no uma prtica episdica, mas sim recorrente, pois a ingesto de bebidas alcolicas, para alm de um hbito socializante tambm, quando crnica, uma patologia que se tem vindo a acentuar entre as populaes com uma incidncia estimada em 15% do seu universo, envolvendo progressivamente as faixas etrias mais jovens e que tem forte impacto no absentismo ao trabalho, na execuo das tarefas e na boa conduo de veculos motorizados, pois deprime as funes cerebrais na razo directa da sua concentrao no organismo. Para alm de afectar as capacidades cognitivas e motoras, consubstanciada pela degradao das reaces do indivduo, contribui tambm para a desinibio dos comportamentos, pois o lcool actua sobre o sistema nervoso central. Tais comportamentos tornam-se mais evidentes em situaes crticas, prejudicando a conduo e dando lugar a comportamentos sociais desajustados, os quais podem comprometer a ordem pblica ou o respeito para com terceiros e potenciar acidentes.

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

O processo passa por trs estgios diferentes, nomeadamente: (1) Ingesto, (2) Saturao dos tecidos, (3) Eliminao do organismo, cada um deles com ciclos temporais bem definidos. Depois de ingerido, o lcool transfere-se no intestino delgado para corrente sangunea e nos pulmes, por fora da troca gasosa, para o ar respiratrio, o que permite a sua medio - introduzindo um factor correctivo com fundamento cientfico que relaciona a TAS com a TAE - atravs da anlise no ar exalado, um processo expedito, econmico e extremamente seguro, no invasivo e pouco constrangedor, mas que deve, no obstante, ser sigiloso. O fgado encarrega-se depois de proceder sua metabolizao para o eliminar do organismo e pequenas quantidades no modificadas do lcool so excretadas pela urina, suor e respirao. Os sintomas associados etilizao so conhecidos, mas importante perceber que todos estes so comuns, com excepo do hlito, a outras patologias. Como tal, o despiste da alcoolemia deve ser entendido como tratando-se de um processo que permite ilibar o testando desta condio, no obstante este poder evidenciar comportamentos que possam indiciar tal estado.
TAS = Taxa lcool no Sangue TAE = Taxa lcool no Ar Expirado

DESCRIO DO EQUIPAMENTO

Tecnologia Bloqueio lcool


Os sistemas ALCOLOCK V3 permitem medir a TAS atravs do ar expirado pelo condutor e impedir que o motor da viatura, mquina ou embarcao, seja posto em marcha desde que aquela esteja acima de um valor pr-definido. A grande robustez que lhes intrnseca garante a sua completa fiabilidade em todos os tipos de ambientes, mesmo quando instalados em mquinas de grande potncia, pois foram concebidos e construdos para serem instalados nos ambientes mais exigentes, estando preparados para resistirem a vibraes, poeiras, poeiras e temperaturas extremas, como ocorrem em aplicaes deste tipo.

Colheita amostras de ar muito simples


Os condutores limitam-se a soprar atravs da boquilha e no espao de alguns segundos o ALCOLOCK V3 analisa a amostra de ar e responde em conformidade. Sensores opcionais permitem garantir que dispositivos mecnicos como p.e. bombas de ar no podem ser usados para contornarem o sistema.

Sobreposio em caso de emergncia


O ALCOLOCK V3 dispe de uma facilidade electrnica para situaes de emergncia, mas o uso desta facilidade torna-se transparente para os empregadores sempre que dela seja feita uso.

Programvel de acordo com as necessidades


Os condutores podem ser testados no inicio da sua jornada ou ao longo de todo o seu turno de trabalho, programando-se o ALCOLOCK V3 de acordo com a poltica de segurana da empresa. Aplicaes informticas adicionais permitem ainda obter relatrios completos com todos os dados adquiridos, como por exemplo: resultados dos testes, hora, data e muito mais Os dados adquiridos podem ser acedidos a partir de um servidor central ou descarregados localmente para um computador pessoal para sua anlise posterior.

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

Garantia
Os sistemas ALCOLOCK V3 so garantidos contra todos os defeitos de fabrico por um ano contado do momento da sua aquisio. A sua instalao s pode ser feita por tcnicos acreditados.

DADOS TCNICOS

Dimenses do instrumento Peso Tecnologia medio Especificidade Temperatura trabalho Teste inicial Colheita amostra ar Tempo anlise Tempo recuperao Resultados TAS Banda medio Grau preciso Visor Memria Desligamento automtico Boquilhas teste Calibrao Periodicidade calibrao Tenso trabalho Fabricante

150 x 48 x 50 mm 220 g Sensor electroqumico Apenas para lcool, no respondendo a cetonas ou hidrocarbonetos -40 C a +85 C 30 segundos 5 segundos sopro moderado e contnuo 5 a 25 segundos 10 a 30 segundos LED tricolor (Passa/Alerta/Falha) 0,1 1,00 mg/L 0,03 @ 0,20 mg/L Grfico Banco para 100.000 eventos Programvel (tipicamente 1 hora inactividade) Redondas Ref. 95-000140 Soluo Etanol ou Gs seco Tipicamente 6 meses 12V ou 24 Vdc (verses distintas) Alcohol Countermeasures Systems Corp Canada

CDIGOS ENCOMENDA

Descrio

Cd.-Enc.

Sistema Anlise Taxa Alcoolemia ALCOLOCK V3

97-000104-1

Sistema Bloqueio lcool ALCOLOCK V3, em idioma Portugus Todos os dados aqui contidos podem ser alterados sem aviso prvio, por razes de ordem tcnica ou legal.

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

Potrebbero piacerti anche