Sei sulla pagina 1di 3

AS ESPUMAS E O AMBIENTE Minimizando os Riscos

As espumas para combate a incndios diferem muito de todos os outros agentes de extino ou substncias, pois so produzidas em grandes quantidades e introduzidas em riachos com pequenos caudais, so usadas em situaes caticas, em momentos ou locais difceis de prever e em situaes de emergncia.
O escorrimento das espumas, devido ao seu uso em situaes de emergncia, pode deposit-las nos mantos freticos ou na superfcie das guas, a nveis muito mais elevados que aqueles que poderiam ser expectveis por parte das autoridades que gerem estes recursos. As quantidades de espumas usadas podem ser reduzidas atravs da cuidadosa seleco do tipo de concentrado e da correcta eleio dos equipamentos destinados sua produo. Concentrados modernos, como por exemplo o Petroseal, permitem tempos de extino muito mais rpidos com a inerente reduo das quantidades de concentrado usadas. Da mesma forma, o uso de sistemas fixos modernos para sua aplicao capazes de funcionarem com taxas de aplicao mais baixas comparativamente com os mtodos manuais de combate a incndios tradicionais resulta na necessidade de se usar menos quantidade de espuma para cumprirem os mesmos objectivos. Logo, a escolha do tipo de concentrado a utilizar para cobrir uma determinada necessidade de importncia crucial na abordagem a esta questo. Os concentrados da classe AFFF foram desenvolvidos h mais de 30 anos, muito antes das questes ambientais terem tomado corpo e de se colocarem as preocupaes ambientais que hoje esto

em foco. Se era verdade que os atentados ao ambiente eram tolerados nos anos 60, isto hoje no aceite. Concentrados modernos tais como o Petroseal, Alcoseal ou o FP70 Plus, so produtos que oferecem as melhores caractersticas ambientais sem porem em causa a sua eficcia no combate a incndios.
Toxicidade para os Organismos Aquticos A espuma foi concebida para ser usada com grandes quantidades de gua e como tal normalmente acaba na gua ou no ambiente aqutico. Os testes de toxicidade aqutica so normalmente conduzidos sobre uma grande variedade de organismos, os quais constituem elos de ligao na cadeia alimentar. Estes incluem algas (produtores primrios), protozoa (clulas simples primrias e consumidores secundrios), crustceos (consumidores multi-celulares com um sistema nervoso central). Os resultados dos testes de toxicidade aqutica so normalmente endereados como um valor LC50. Este valor corresponde concentrao letal da espuma na gua capaz de e matar 50% do lote de animais testados (p.ex. peixes) num determinado perodo de tempo. Ocasionalmente so registados valores de LC10 ou LC0 (Concentrao com Efeitos No Observveis NOEC). O valor EC50 corresponde concentrao efectiva de espuma na gua que produzir uma resposta de 50% sobre o lote de animais de teste (p.ex. a imobilizao da pulga de gua, Dafnia) ou uma reduo de 50% de uma resposta em particular (p.ex. o crescimento de algas).

Quanto mais elevados forem os valores LC50 ou EC50, menor ser o envenenamento causado pela espuma. Isto deve-se ao facto de que uma espuma que tenha de estar presente em elevadas concentraes para provocar a mortalidade , por definio, menos txica comparativamente com outra que exera o mesmo efeito quando presente em menores concentraes.
Os valores de toxicidade referem-se ao concentrado espumfero. Este encontrase diludo na gua 94 a 99 vezes para a obteno de solutos com concentraes que variam de 1 a 6%. Estas concentraes so da mesma ordem de magnitude das que parecem ser txicas para os espcimes testados. Assim, o factor de diluio da gua receptora importante para se determinar se a concentrao final no ambiente atingir nveis txicos. Em incidentes ocorridos recentemente constatou-se que as espumas foram lavadas em pequenos cursos de gua onde se detectaram concentraes superiores a 10.000 mg l-1 (1% ou 10 gl-1). Nestas concentraes as espumas podem causar massas capazes de matarem peixes.
-

Embora as espumas sejam consideradas menos txicas quando comparadas com outras classes de produtos txicos, existem enormes variaes entre as vrias categorias de diferentes espumas. As espumas mais txicas so os detergentes sintticos, logo seguidos pelos AFFF. Os concentrados de base proteica so muito menos txicos. Em mdia consideram-se serem menos txicos para todos os organismos, com factores que se situam entre 9 para os peixes e 40 para os crustceos. De todos os concentrados de base proteica os FFFP so os menos txicos.

INFORMAO

ESPUMAS & AMBIENTE

Rua Thilo Krassman, N 2 Fraco A Abrunheira - 2710-141 Sintra Tel: 219 154 600 Fax: 219 154 609 e-mail: geral@tecniquitel.pt www.tecniquitel.pt

Biodegradabilidade A biodegradabilidade das espumas medida atravs do tempo que decorre at sua destruio por microrganismos (essencialmente bactrias) no ambiente. Os microrganismos digerem as espumas e neste processo extraem o oxignio que se encontra dissolvido na gua circundante.
A biodegradabilidade determinada atravs de dois testes diferentes e comparando depois os seus resultados. O primeiro teste mede as Solicitaes em Oxignio (COD). Este valor corresponde quantidade de O2 requerido para degradar uma quantidade conhecida de espuma. Quanto mais reduzido for o COD melhor, pois menos oxignio removido do ambiente. O segundo teste mede a Solicitao Bioqumica do Oxignio. Este valor corresponde quantidade de oxignio consumida pelos microrganismos aquticos num determinado nmero de dias (normalmente 5) quando metabolizam a espuma. A biodegradabilidade o BOD expresso na forma de percentagem do CO Espumas com um BOD5:rdio COD superior a 50% consideram-se como sendo rapidamente biodegradveis. Na avaliao dos riscos ambientais desejvel uma elevada biodegradabilidade pois esta indica baixa persistncia. Porm, a espumas normalmente apresentam valores BOD muito elevados e a sua rpida biodegradao pode reduzir os nveis de oxignio dissolvido nas massas de gua, o que pode provocar a asfixia dos organismos aquticos. Por tal razo, nalgumas circunstncias, uma biodegradao lenta pode ser desejvel. As espumas sintticas, tais como o AFFF so normalmente menos biodegradveis que outros tipos de espumas. Todas as espumas testadas atravs de um Organismo independente demonstraram possuir uma biodegradabilidade aceitvel, com excepo de trs espumas sintticas.

Efeitos nos Sistemas de tratamento de efluentes Para alm do impacto no ambiente natural, se forem descarregadas guas de processo contendo espuma directamente nos sistemas de esgoto existe um elevado potencial de risco para as estaes de tratamento de efluentes.
Em Abril de 1991, a gua contendo ARAFFF usada no combate a um incndio num tanque de tecto flutuante nos EUA provocou a disrupo da ETAR de uma refinaria. A toxicidade para os organismos microbianos de alguns tipos de espumas usadas nos processos de tratamento biolgico varia enormemente. Num teste, um concentrado da classe FFFP produziu um LC10 de 7.500 mg l-1 comparativamente com um valor de 0.6 mg l-1 para um espumifero de base sinttica, o que veio demonstrar que o FFFP era 12.500 vezes menos txico! Mais recentemente, veio-se alegar que os concentrados da classe AFFF e ARAFFF (anti-lcool) eram responsveis pelo transporte de txicos atravs dos separadores para o ambiente aqutico. Separadores de leos (interceptores) so cada vez mais usados nos sistemas de tratamento de guas industriais com o objectivo de se reduzirem os riscos ambientais provocado pelo escorrimento de guas usadas no combate a incndios contaminadas com combustveis de hidrocarbonetos tais com o crude ou gasolina. Como as guas contaminadas passam por uma srie de cmaras, os hidrocarbonetos leves imiscveis separam-se e flutuam superfcie. Os combustveis so periodicamente descarregados para camies cisterna para sua destruio e a gua residual no contaminada descarregada de forma segura nos cursos de gua ou sistemas de esgoto com o consentimento da autoridade responsvel. O funcionamento normal acima descrito

destes separadores de leos interrompido pela presena do detergente contido nos espumferos dos tipos AFFF ou ARAFFF. Este detergente (oleflico) impede que o leo e a gua se separem completamente, pois forma uma emulso composta por pequenas gotculas de leo em suspenso na gua. Logo, quando esta gua, aparentemente inocente e purificada descarregada dos separadores de leos, bem possvel que o perigoso leo encontre de forma insidiosa o seu caminho para os rios, correntes e reservatrios.
Os efeitos devastadores de derrames de leo com grande dimenso na vida selvagem e na flora so bem conhecidos. Mas, mesmo pequenas quantidades de leos emergente dos separadores de leos podem provocar poluies muito srias e de longa durao. Por exemplo, 5 litro de leo a quantidade necessria para cobrir um lago com uma superfcie de 5.000 m2. As estatsticas existentes demonstram que 25% de todos os incidentes de poluio registados pela Agncia Ambiental no Reino Unido foram devidos a leos. Isto alerta-nos para o facto de que a emulso pode matar os peixes, quer directamente devido ao envenenamento que provoca ou ainda indirectamente devido reduo drstica dos teores de oxignio diludo na gua. O leo em suspenso na superfcie da gua pode ainda impedir a transferncia do oxignio do ar ambiente para as massas de gua. De forma anloga a Instituio para a gua e Ambiente no Reino Unido (IWEM) evidencia o facto que as espumas contendo detergentes podem misturar-se com os prprios combustveis e serem transportados para o meio aqutico dando lugar a solicitaes muito maiores de oxignio por parte da gua. A disrupo dos separadores de leos susceptvel de encorajar um declnio
-

INFORMAO

ESPUMAS & AMBIENTE

Rua Thilo Krassman, N 2 Fraco A Abrunheira - 2710-141 Sintra Tel: 219 154 600 Fax: 219 154 609 e-mail: geral@tecniquitel.pt www.tecniquitel.pt

considervel do uso dos espumferos de base sinttica das classes AFFF.


O Centro Tecnolgico Nacional Ambiental do Reino Unido elaborou uma exaustiva pesquisa aos efeitos prejudiciais do detergente no funcionamento do separadores de leos e explicou a nica soluo os Bombeiros evitarem o uso de espumas que contenham detergentes. O uso dos modernos concentrados para produo de espumas isentas de detergentes elimina o risco de se poluir o meio aqutico devido emulso do contedo nos separadores de leos, melhorando simultaneamente o nvel da proteco contra incndios. Ingredientes perigosos Hidrocarbonetos surfactantes (Detergentes) O agente saponificante o ingrediente mais importante numa espuma, porque este que permite produzir as bolhas de ar. Nos concentrados de base proteica o agente saponificante so protenas hidrolisadas. Isto processa-se de forma natural no ambiente como consequncia da interrupo das protenas animais e vegetais. Apresentam uma toxicidade extremamente baixa e como resultado disto so usadas na produo de alimentos humanos. As espumas proteicas podem mesmo melhorar a taxa de crescimento dos legumes. Em perfeito contraste, o agente saponificante dos concentrados sintticos, tais como AFFF e o AR-AFFF, um hidrocarboneto surfactante, normalmente conhecido como um detergente sinttico. o txico mais agudo de todos os seus constituintes principais, com valores LC50 inferiores a 20 mg l-1 para as algas, moluscos, crustceos, insectos e peixes. No existe na natureza, uma fonte no renovvel e no pode ser usado na produo de alimentos humanos. ter Glicol O ter de Glicol est presente na maior parte dos concentrados AFFF e AR-AFFF. Classifica-se como uma substncia perigosa e est neste momento a ser revisto

nos Estados Unidos pela EPA (Agncia de Proteco Ambiental).


As entidades Reguladoras Ambientais tm dispensado recentemente especial ateno aos teres de Glicol. O baixo peso molecular dos teres de Glicol tem sido associado com os efeitos adversos observados na reproduo e desenvolvimento humanos. Para alm do que concerne a sade humana, o ter de Glicol tambm txico para os organismos aquticos com valores LC50 de aproximadamente 1.500 mg-1. Isto equivalente a um valor superior a 10.000 mg l-1 do Hexileno Glicol usado nos espumferos de base proteica. Logo, pode ser usada at quatro vezes a quantidade de ter de Glicol na produo de espumferos sintticos para os mesmos valores, o que lhes confere uma vantagem de 40 vezes entre um sinttico de formulao muito pobre e um espumfero de boa qualidade FFFP. O ter de Glicol, usado nas maior parte dos concentrados AFFF e AR-AFFF o ter Butilo Dietileno Glicol (DGBE) nmero CAS 11-34.5. Tem muitos sinnimos qumicos, como por exemplo 2(butoxietoxi); 1-n-butoxi-3-abuta-no-5-ol. A quantidade presente difere de marca para marca, mas normalmente situa-se de 10 a 40%. A quantidade exacta poder ser obtida atravs da leitura da Ficha de Segurana da Substncia. Alguns produtores de espumferos substituram o DGBE por vrios xidos de Propileno baseados em ters de Glicol. Todavia, esta aproximao ao assunto acrescenta pouca ou nenhuma melhoria, em termos de proteco ambiental e conduz certamente reduo da capacidade de extino das espumas. Os concentrados Petroseal e Alcoseal no contm , nem nunca contiveram,
-

ter de Glicol.
APE Outro grupo de substncias encontrado em muitos concentrados espumferos baseados em detergentes sintticos dos tipos AFFF e AR-AFFF, mas no nos concentrados espumferos recentes de base proteica, so os Alquilfenol Etoxilatos (APE). Os APE alegadamente provocam mutaes reprodutivas nos peixes imitando a hormona sexual feminina (estrogneo). Acresce que tambm no se biodegradam facilmente e como tal podem ser encontradas elevadas concentraes na gua potvel. Estes dois factores combinados conduziram a que os APE tenha sido responsabilizados pela diminuio do esperma entre a populao masculina no Mundo Ocidental. Os APE so um tpico importante em discusses nos Estrado Unidos da Amrica e esto ser conduzidas pesquisas para se apurar o impacto total destas substncias. Na Europa esta questo est a ser acompanhada pelas Comisses de Paris e Oslo (PARCOM). Isto permite afirmar que concentrados espumferos que no contenham APE so investimentos mais seguros em termos futuros que aqueles que sejam aplicados em espumferos que incorporem este grupo de compostos. Outra Literatura disponvel (indicamo-la nas suas verses originais)

INFORMAO

ESPUMAS & AMBIENTE

Rua Thilo Krassman, N 2 Fraco A Abrunheira - 2710-141 Sintra Tel: 219 154 600 Fax: 219 154 609 e-mail: geral@tecniquitel.pt www.tecniquitel.pt

Potrebbero piacerti anche