Sei sulla pagina 1di 7

UNIVERSO

Cinesiologia e Biomecnica
CINESIOLOGIA E BIOMECANICA CINTICA ANGULAR

Prof. Sandro de Souza

CINTICA - Ramo da mecnica que estuda as causas do movimento. CINTICA ANGULAR Ramo da mecnica que estuda as causas do movimento angular. 1) TORQUE definido como o produto da magnitude de uma fora pela distancia perpendicular desde a linha de ao da fora at o eixo de rotao. Pode ser chamado tambm de Momento de Fora. Assim: T = F * r T = torque F = fora em Newtons r = distncia perpendicular em metros Unidade do torque: Nm

1. 1 - CARACTERSTICAS DO TORQUE a) magnitude da fora a intensidade da fora aplicada que permitir o movimento. b) distancia mais curta, ou perpendicular, desde o ponto piv at a linha de ao da fora.

Fora Ponto Piv ou eixo de rotao

Ponto Piv ou eixo de rotao Linha de ao


Brao de momento

Brao de momento: a distncia do ponto de aplicao da fora at o eixo de rotao.

Quanto maior o Brao de momento ou a Fora aplicada, maior o Torque.

UNIVERSO

Cinesiologia e Biomecnica

Prof. Sandro de Souza

Brao de Momento

Brao de Momento

0,15 m

0,05 m

10 N Aplicao da fora Ex: 1 T=F*r T = 10 x 0,15 T = 1,5 Nm

10 N Aplicao da fora Ex: 2 T=F*r T = 10 x 0,05 T = 0,5 Nm

2) ALAVANCA uma mquina simples que consiste em uma barra relativamente rgida que pode ser rodada em torno de um eixo. No corpo humano representada pelo osso. A fora aplicada na alavanca movimenta uma resistncia.

Constituda por trs partes bsicas: Ponto de apoio ou fulcro, Fora de Resistncia e Fora de esforo ou Potncia

a) Ponto de Apoio ou Fulcro (PA) Ponto de apoio ou eixo ao redor do qual uma alavanca pode ser rodada. No corpo humano representado pela articulao. o ponto onde se apia a alavanca para realizar um trabalho.

b) Fora de Resistncia (R) o peso da carga. Quase sempre representado pelo peso do segmento ou carga externa. a fora que deve ser vencida. O prprio segmento corporal representa uma resistncia natural alavanca.

UNIVERSO

Cinesiologia e Biomecnica

Prof. Sandro de Souza

c) Fora de Esforo ou Potncia (F) a fora que aplicamos alavanca, para mover ou equilibrar os sistemas. No corpo humano representada quase sempre pela ao dos msculos. Pode ser chamada tambm de fora motriz.

ELEMENTOS ADICIONAIS DE UMA ALAVANCA

a) Brao de Potncia (BP) Distncia perpendicular da aplicao da fora ao eixo de rotao. Ou seja, a distancia entre o Ponto de Apoio at o local de aplicao da fora. Por isso, pode ser chamado tambm de Brao de Fora (BF). b) Brao de Resistncia (BR) Distncia perpendicular da aplicao da resistncia ao eixo de rotao. a distncia que vai do ponto de Apoio at o ponto de aplicao da resistncia.

BR

BP

CLASSIFICAO DAS ALAVANCAS

A localizao do ponto de apoio, Resistncia e Potncia classificar as alavancas, que podem ser de 3 tipos: a) Alavanca de Primeira Classe Pode ser chamada tambm de INTERFIXA ou de EQUILBRIO. Nela, o ponto de apoio fica situado entre a Resistncia (R) e a Potncia (P). As alavancas interfixas podem ser utilizadas para ganhar fora ou resistncia. Frequentemente utilizada para manuteno da postura ou equilbrio. A fora necessria para vencer a resistncia depende do comprimento dos braos de potncia e de resistncia.

Assim:

P = R ou R = P

R x BR = P x BP

UNIVERSO

Cinesiologia e Biomecnica

Prof. Sandro de Souza

2) Alavanca de Segunda Classe Pode ser chamada tambm de INTER-RESISTENTE. Nela, a Resistncia (R) fica situada entre o Ponto de Apoio (PA) e a Potncia (P). As alavancas inter-resistentes podem ser chamadas de alavancas de fora, pois o Brao de Potncia (BP) maior que o Brao de Resistncia (BR). Fornecem vantagem de fora, de modo que grandes pesos podem ser suportados ou movidos por uma pequena fora. Assim: BP > BR ou BR < BP

UNIVERSO

Cinesiologia e Biomecnica

Prof. Sandro de Souza

c) Alavanca de Terceira Classe Pode ser chamada tambm de INTER-POTENTE. Nela, a Potncia (P) fica situada entre o Ponto de Apoio (PA) e a Resistncia (R). As alavancas inter-potentes so projetadas para proporcionar velocidade ao segmento distal e mover pequeno peso a longa distncia. As inseres dos msculos prximos das articulaes permitem a produo de maior velocidade, porm a fora diminuda. Assim: BP < BR ou BR > BP

UNIVERSO

Cinesiologia e Biomecnica

Prof. Sandro de Souza

VANTAGEM MECNICA Resulta da relao entre o Brao de Potncia e o Brao de Resistncia. A eficincia mecnica de uma alavanca em movimentar uma resistncia pode ser enunciada quantitativamente como sua vantagem mecnica, que a relao entre o brao de momento da fora e o brao de momento da resistncia.

VM = Brao de Potncia Brao de Resistncia

UNIVERSO

Cinesiologia e Biomecnica

Prof. Sandro de Souza

EQUILBRIO DAS ALAVANCAS

Para haver equilbrio, em uma alavanca, entre a Potncia e a Resistncia, necessrio que o produto da intensidade da potncia pelo brao de potncia seja igual ao produto da intensidade da resistncia pelo brao da resistncia. Miranda (2000) P x BP = R x BR P = R x BR BP P = BP e R = BR

Para que um corpo esteja em equilbrio esttico, trs condies devem ser atendidas:

1) A soma de todas as foras verticais (ou componentes de fora) que atuam sobre o corpo deve ser igual a 0; 2) A soma de todas as foras horizontais (ou componentes) que atuam sobre o corpo deve ser igual a 0; 3) A soma do todos os torques deve ser igual a zero.

Potrebbero piacerti anche