Sei sulla pagina 1di 11

19/03/12

T ela An ecipada

Tutela Antecipada (art. 273)


Renato Franco de Almeida
Prom otor de Justia - re franco@e stam inas.com .br

Histrico H muito tempo, a conscincia jurdica internacional estava inquieta em torno da necessidade de evitar o perigo de a demora do processo comum transform-lo em providncia intil para cumprimento de sua funo natural de instrumento de atuao e defesa do direito subjetivo material da parte vencedora. Inicialmente, tentava-se preservar os bens envolvidos no processo lento e demorado, afastando-os de eventual situao perigosa sua conservao, para submet-los, afinal, sentena, de forma til para os litigantes. Da o surgimento da teoria das medidas cautelares. No entanto, a tutela satisfativa, em virtude da demora no acertamento do direito, ficava margem desta espcie de tutela preventiva, transformando-se, em verdade, na injustia do processo. Passou-se a defender ento algo mais efetivo que a medida cautelar, para antecipar, na medida do necessrio efetiva tutela jurisdicional, providncias de mrito, sem as quais a tardia soluo do processo acabaria por configurar indesejvel quadro da "denegao de justia", sem embargo da vitria serodiamente alcanada. Foi luz desse quadro que se instituiu, no direito brasileiro, a "antecipao de tutela". Esta no nova no direito brasileiro, porm tal amplitude que lhe foi dada com a reforma processual inusitada. Para obstar a demora em certos procedimentos, o prprio CPC, bem como algumas leis extravagantes, previu as "liminares", mas sempre como medida excepcional e restrita, a procedimentos especiais, onde a "cognio sumria" autorizaria o juiz a deferir as referidas "liminares". Assim se passa com as aes possessrias, com a nunciao de obra nova, mandado de segurana, entre outras. Por outro lado, antes da apario da tutela antecipada e para tentar contornar a inadequao do processo tradicional e superar a lentido da Justia - onde no havia previso de liminares - os operadores do direito encontraram na ao cautelar uma vlvula para se alcanar algum tipo de acelerao na tutela jurisdicional e alguma forma de antecipar efeitos da soluo de mrito esperada para a causa. Havia, porm, dificuldades de ordem tcnica, visto que a concepo da tutela cautelar no havia sido elaborada para tal fim. Na maioria da vezes se considerava abusiva a prtica de generalizar as cautelares para obter, de plano, satisfao do direito subjetivo
. f m.b /di ei o/a igo /p oce o-ci il/ ela-an ecipada.h m 1/11

19/03/12

T ela An ecipada

da parte, mormente porque no havia, nem na lei, nem na doutrina, uma disciplina que desse apoio e segurana ao desvio do poder geral de cautela para cumprir a misso nova que se lhe atribua. Natureza Jurdica Segundo os ensinamentos de Kazuo Watanabe: "O art. 273, nos incisos I e II, consagra duas espcies de tutela antecipatria: a) a de urgncia (n.1), que exige o requisito do 'fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao'; b) a de proteo ao autor, que no deve sofrer as conseqncias da demora do processo, decorrente do 'abuso de direito de defesa' ou de 'manifesto propsito protelatrio do ru' (n. II, sem necessidade do requisito do periculum in mora." (1) (g.n.) Como se pode observar, a antecipao de tutela espcie de tutela antecipatria, ou, nas palavras de Calmon de Passos: "A antecipao da tutela ora prevista no art. 273 do CPC , em verdade, medida pela qual se empresta, provisoriamente, eficcia executiva deciso de mrito normalmente desprovida desse efeito." (2) "A natureza jurdica da antecipao da tutela de deciso de mrito provisoriamente exeqvel, colidindo com o art. 475 do CPC, que determina o reexame necessrio das decises proferidas contra as pessoas jurdicas de direito pblico. A supremacia do interesse pblico sobrepuja o particular." (Ac. do TJES em sesso plenria de 28.04.1996, em AgRg no Proc. 100.950.015.253, rel. Des. Ewerly Grandi Ribeiro; Adcoas, de 30.08.1996, n. 8.151.071) (g.n.) "Diz-se, na espcie, que h antecipao de tutela porque o juiz se adianta para, antes do momento reservado ao normal julgamento do mrito, conceder parte um provimento que, de ordinrio, somente deveria ocorrer depois de exaurida a apreciao de toda a controvrsia e prolatada a sentena definitiva".

Requisitos da Antecipao da Tutela O primeiro requisito para a antecipao dos efeitos da tutela o seu pedido pela parte, j que, no entendimento da doutrina e jurisprudncia, o juiz no poder conced-la de ofcio. Obs.: O ru tambm poder requerer a antecipao de tutela nos casos de reconveno e ao dplice. "A tutela antecipada instrumento processual novo que a pedido da parte pode ser utilizado pelo juiz..." (g.n.)(ementa parcial) (Ac. un. da 4 Cm. do TARS de 25.04.1996, no Ag 196.013.569, rel. Juiz Cezar Gomes)

Exige, entretanto, a lei o juzo de verossimilhana fundado em prova inequvoca. O juzo de verossimilhana para o deferimento ou no da antecipao da tutela reside num juzo de probabilidade, que resulta, por seu turno, da anlise dos motivos que lhe so favorveis e dos que lhe so contrrios. Se os motivos convergentes (favorveis) so superiores aos divergentes (desfavorveis), o juzo de probabilidade cresce; se os motivos divergentes so
. f m.b /di ei o/a igo /p oce o-ci il/ ela-an ecipada.h m 2/11

19/03/12

T ela An ecipada

superiores aos convergentes, a probabilidade diminui. Em sede de antecipao de tutela so estados do intelecto do julgador diante da verdade: a) A ignorncia: a situao de pleno desconhecimento, de absoluta falta de motivos, a favor ou contra, do objeto a ser conhecido. Neste caso, simplesmente inexiste representao mental em qualquer sentido. b) A dvida: a situao em que a inteligncia oscila entre o sim e o no, frente a razes favorveis a cada uma das hipteses contraditrias. Nesta situao reside a possibilidade. c) A opinio: a inteligncia pende para uma das alternativas consideradas. Essa situao pode ser traduzida como probabilidade - requisito para o deferimento da antecipao da tutela. d) A certeza: que representa uma firme convico, fundada na evidncia do objeto. Afora a ignorncia (que o completo desconhecimento) e a certeza (que conhecimento completo), interessa, ao deferimento da tutela antecipada, as situaes intermdias, residindo numa delas - opinio ou probabilidade - aquilo que a lei chama de verossimilhana.

"A probabilidade o que fatalmente ocorrer, se no sobrevier algum motivo divergente; a possibilidade o que no ocorrer, salvo se intervier algum motivo convergente."(4)

O juzo fundado em prova inequvoca, uma prova que convena bastante, que no apresente dubiedade, seguramente mais intenso que o juzo assentado em simples "fumaa", que somente permite a visualizao de mera silhueta ou contorno sombreado de um direito. Logo, tal prova inequvoca dever ser apoiada em prova preexistente, que no precisa ser necessariamente documental. No entanto, ter que ser clara, evidente, portadora de grau de convencimento tal que seja capaz de autorizar, no momento processual em que se requer a antecipao da tutela, uma sentena de mrito favorvel parte que invoca a tutela antecipada, caso pudesse ser julgada desde logo. Conclumos, dessarte, com Calmon de Passos quando assevera: "Assim, entendemos que prova inequvoca aquela que possibilita uma fundamentao convincente do magistrado. Ela convincente, inequvoca, isto , prova que no permite equvoco, engano, quando a fundamentao que nela assentase dessa natureza."(5)

. f m.b /di ei o/a igo /p oce

o-ci il/

ela-an ecipada.h m

3/11

19/03/12

T ela An ecipada

Hodiernamente, a doutrina, assim como a jurisprudncia, vem mitigando o conceito de "prova inequvoca". No entanto, devemos sedimentar: prova inequvoca no a mesma coisa que "fumus boni iuris" do processo cautelar. Alm da verossimilhana baseada em prova inequvoca, a lei exige, conjuntamente, o fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao. Estamos, pois, frente ao periculum in mora das cautelares, levado s ltimas conseqncias, justificando, portanto, o requisito sob comento, o dano que a demora na apreciao da causa poder impingir ao direito da parte, caso no antecipado. Dessarte, pode-se interpretar a razo de ser do requisito na tutela antecipada: ou se antecipa a proteo pretenso mesma (total ou parcialmente, na medida do que se tem por imprescindvel sobrevivncia da pretenso), ou essa pretenso perece; ou, ento, ocorrer um dano que somente com a tutela antecipatria poder ser evitado. O abuso do direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru tambm so requisitos para o deferimento da antecipao dos efeitos da tutela pretendida. a) abuso do direito de defesa: ocorrer quando a argumentao apresentada na pea de defesa no for, no mnimo, possvel. Tambm estar presente este requisito na interposio abusiva de recursos sem fundamentao jurdica, ou argumentao sria. Em resumo: comportando-se o ru de forma temerria, e, havendo conjugao dos requisitos previstos no caput, poder ser deferida a antecipao dos efeitos da tutela. b) manifesto propsito protelatrio do ru: embora esta modalidade de comportamento processual reprovvel do demandado caracteriza, em geral, alguma forma de "abuso do direito de defesa", o conceito de conduta protelatria mais amplo, v.g., o advogado do ru, tendo produzido defesa pertinente, sem abusar do direito de defesa, posto que, defendendo-se legitimamente, evitou postular provas manifestamente desnecessrias ou inteis, ou incidentes incabveis, e, mesmo assim, procure reiteradamente evitar que as intimaes se consumem ou retenha os autos em seu poder por tempo excessivamente prolongado. Nesta hiptese, no seria abuso do direito de defesa, mas, sim, propsito protelatrio. Compondo-se os pressupostos do caput do artigo, estaria o juiz autorizado a antecipar os efeitos da tutela. Em suma: a verossimilhana fundada em prova inequvoca dever ser conjugada com a hiptese do inciso I (receio de dano irreparvel ou de difcil reparao) OU com a hiptese do inciso II (abuso do direito de defesa ou manifesto propsito protelatrio do ru). H, ainda, requisito chamado pela doutrina de "negativo" - ver J. E. Carreira Alvim, (6) que
. f m.b /di ei o/a igo /p oce o-ci il/ ela-an ecipada.h m 4/11

19/03/12

T ela An ecipada

est contido no 2 quando assevera: no se conceder a antecipao da tutela quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado. Na hiptese, mesmo que fundada em prova inequvoca a verossimilhana da alegao, e, ocorrente algum dos requisitos previstos nos incisos I e II, o juiz dever analisar com maior prudncia antes de deferir ou no a antecipao dos efeitos da tutela se essa antecipao se tornar, sob o aspecto prtico, irreversvel. No particular, o dispositivo observa estritamente o princpio da salvaguarda do ncleo essencial: antecipar irreversivelmente seria antecipar a prpria vitria definitiva do autor, sem assegurar ao ru o exerccio do seu direito fundamental de se defender, exerccio esse que, ante a irreversibilidade da situao de fato, tornar-se-ia absolutamente intil, como intil seria, nestes casos, o prosseguimento do prprio processo. Casos ocorrero, entretanto, em que o conflito de direitos profundo a ponto que apenas um deles poder sobreviver, j que a manuteno de um importar o sacrifcio completo do outro. In casu, caber ao Juiz, com redobrada prudncia, ponderar adequadamente os bens e valores colidentes e tomar a deciso em favor dos que, em cada caso, puderem ser considerados prevalentes luz do direito. A deciso que tomar, em tais circunstncias, mais que antecipao provisria; concesso ou denegao da tutela em carter definitivo. Extenso A tutela jurisdicional contida no pedido poder ser antecipada de duas formas: a) TOTAL: pedida de forma integral a antecipao da tutela, ou seja, a antecipao de todo o pedido exposto na inicial, ser a antecipao total. b) PARCIAL: pedida somente a antecipao de parte do pedido, esta ser parcial. Entretanto, se a parte pede antecipao parcial e o juiz defere a antecipao de forma total, julga ultra petita.

Cabimento Tendo a tutela antecipada natureza jurdica de provimento antecipatrio dos efeitos da sentena de mrito (espcie de tutela de urgncia), dando ensejo a uma execuo provisria deste provimento, poder-se-ia imaginar que, a princpio, somente seria vivel sua aplicao nas aes condenatrias.

. f m.b /di ei o/a igo /p oce

o-ci il/

ela-an ecipada.h m

5/11

19/03/12

T ela An ecipada

No entanto, a doutrina, de mos dadas com a jurisprudncia, entende que o referido instituto poder ser aplicado em qualquer espcie de sentena, seja ela declaratria, condenatria ou constitutiva. Conforme ensina Humberto Theodoro:

"Qualquer sentena, mesmo as declaratrias e constitutivas, contm um preceito bsico, que se dirige ao vencido e que se traduz na necessidade de no adotar um comportamento que seja contrrio ao direito subjetivo reconhecido e declarado, ou constitudo em favor do vencedor. a sujeio do ru a esse comportamento negativo ou omissivo em face do direito do autor, que pode ser imposto por antecipao de tutela, no s nas aes condenatrias, como tambm nas meramente declaratrias e nas constitutivas." (7) Destarte, possvel se mostra - segundo o entendimento majoritrio da doutrina - o deferimento da tutela antecipada tambm nas aes declaratrias e constitutivas, presentes os requisitos para sua concesso.

"A concesso antecipada da tutela possvel em qualquer processo de conhecimento, desde que preenchidos os requisitos legais." (Ac. un. da 7 Cm. de TJSP de 19.08.1996, no Ag 5.979-5/1, rel. Des. Albano Nogueira)

A outro giro, no cabvel a antecipao da tutela nos processo cautelares, assim como nos de execuo.

"Impossvel a tutela nas cautelares, porque nelas no h julgamento de mrito." (Ac. un. da 6 Cm. do TJSP de 05.09.1996, na Ap. 9.048-1, rel. Des. P. Costa Manso)

Justifica-se a antecipao de tutela, de outra banda, pelo princpio da necessidade, a partir da constatao de que sem ela a espera pela sentena de mrito importaria denegao de justia, j que a efetividade da prestao jurisdicional restaria gravemente comprometida. Do Momento da Concesso Embora o momento mais adequado para pedir a liminar seja a petio inicial - eis que trata-se, a tutela antecipatria, de um simples incidente do processo de cognio e no de uma medida do processo cautelar -, nada impede que a parte postule a antecipao de tutela em outros estgios do curso processual. O juiz, tambm, que no deferir ou no apreciar seu cabimento in limine litis, pode conced-la mais tarde, desde que considere presentes os seus pressupostos. No h, na lei, um momento nico e inflexvel para o incidente autorizado pela Lei n 8.952/94.

. f m.b /di ei o/a igo /p oce

o-ci il/

ela-an ecipada.h m

6/11

19/03/12

T ela An ecipada

O pedido de antecipao de tutela fundado no inciso I poder ser concedido liminarmente, antes mesmo da citao do ru. Como assevera Kazuo Watanabe: "A interpretao que negue essa possibilidade estar tornando intil a de utilizao da ao cautelar inominada para esse fim." (8) No mesmo sentido: Humberto Theodoro Junior. (9) Em rigor, o juiz s dever admitir a audincia de justificao prvia nas situaes realmente excepcionais, devidamente justificadas. A tutela antecipatria medida excepcional e somente deve ser concedida quando o interessado conseguir demonstrar a efetiva presena dos pressupostos legais. Por outro lado, entendimento majoritrio na doutrina que poder ser postulada aps a colheita da prova em dilao probatria normal, e mesmo na segunda instncia. No que diz respeito antecipao da tutela com fundamento no inciso II, esta supe a existncia da defesa do ru, pois somente diante dela poder o juiz se convencer de que est caracterizado "o abuso do direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru". Em resumo: seja qual for o fundamento do pedido de antecipao de tutela, "enquanto no se atingir a execuo forada da sentena condenatria, possvel, em tese, ser o uso da tutela antecipatria a que alude o art. 273 em sua nova redao." (10) Recurso Antecipando to-somente os efeitos da tutela requerida na demanda, o juiz profere no uma sentena, mas, sim, uma deciso interlocutria, j que no extingue o processo, por fora do que dispe o 5 do artigo 273. Destarte, tal deciso desafiar agravo (art. 522). A Executividade da Tutela Antecipada ( 3 ) Determina o 3 do artigo 273 que, deferida a antecipao da tutela, esta se executar com observncia do disposto nos incisos II e III do art. 588.
Art. 588 - A e x e cuo provisria da se nte na far-se - do m e sm o m odo que a de finitiva, obse rvados os se guinte s princpios: I - corre por conta e re sponsabilidade do cre dor, que pre star cauo, obrigando-se a re parar os danos causados ao de ve dor; II - no abrange os atos que im porte m alie nao do dom nio, ne m pe rm ite , se m cauo idne a, o le vantam e nto de de psito e m dinhe iro; III - fica se m e fe ito, sobre vindo se nte na q ue m odifique ou anule a que foi obje to da e x e cuo, re stituindo-se as coisas no e stado ante rior.

tutela

antecipatria em situaes de perigo, o que far volta a prtica, at ento existente,

Tratando-se, pois, de provimento condenatrio tpico deve ser adotado o processo de execuo forada provisria (art. 588). dispensvel a cauo, pois o 3 do art. 273
. f m.b /di ei o/a igo /p oce o-ci il/ ela-an ecipada.h m 7/11

19/03/12

T ela An ecipada

expressamente excluiu o inciso I do art. 588. No significa isto que o autor, vencido a final na ao, no deva responder pelos danos que venha a causar com a execuo da tutela antecipada, pois o dever de indenizar est nsito no dever de restabelecer o status quo ante. Se o provimento adiantado for daqueles que no exigem a propositura de ao executria, como o executivo lato sensu ou o mandamental, e o adiantamento dos efeitos das tutelas pode ser concedido por meio de provimentos dessa natureza, a execuo ser feita no prprio processo de conhecimento, atravs de mandados e outros meios executivos que sejam admissveis no caso e efetivamente tutelem o direito da parte. Da Revogao da Tutela Antecipada A tutela antecipada poder ser revogada ou modificada a qualquer tempo, sempre em deciso fundamentada. A dvida que poder surgir quanto possibilidade de manuteno da antecipao, liminarmente concedida, na hiptese de a sentena vir a julgar improcedente o pedido. Em linha de princpio, a improcedncia do pedido dever trazer como conseqncia a revogao da antecipao concedida. Mas poder ocorrer que o caso concreto aconselhe sua manuteno. Distino entre Julgamento Antecipado da Lide So institutos bem distintos. A tutela antecipatria baseia-se em cognio sumria e consiste em antecipar provisoriamente alguns ou todos os efeitos do provimento postulado pela parte. Enquanto o julgamento antecipado da lide definitivo e deve embasar-se em cognio plena e exauriente. Mesmo na antecipao da tutela com base no inciso II, o deferimento da tutela antecipada, em vez do julgamento final, que s vezes depende de atos probatrios ou outras providncias, traz ao autor a vantagem da execuo imediata do provimento adiantado, o que, dependendo dos efeitos do recurso cabvel contra a sentena final, no poder ser alcanado pelo demandante. Assim, na antecipao da tutela o de que se cuida de uma projeo acerca de como ser, provavelmente, o provimento final, ao passo que no julgamento antecipado da lide j se trata da prpria sentena de mrito. Distino entre Processo Cautelar "A instituio da tutela antecipada, nos moldes do atual art. 273 do CPC, no eliminou o
. f m.b /di ei o/a igo /p oce o-ci il/ ela-an ecipada.h m 8/11

19/03/12

T ela An ecipada

poder de cautela do juiz, nem tampouco esvaziou o processo cautelar. 'A tutela antecipatria satisfativa, parcial ou totalmente, da prpria tutela postulada na ao de conhecimento. A satisfao se d atravs do adiantamento dos efeitos do provimento postulado. J na tutela cautelar, segundo a doutrina dominante, h apenas a concesso de medidas cautelares que, diante da situao objetiva de perigo, procuram preservar as provas ou assegurar a frutuosidade do provimento da ao principal. No dotado, assim, de carter satisfativo.' (Kazuo Watanabe)

Com a nova sistemtica do art. 273, criou-se um divisor de guas, a separar, com tcnica e adequao, as duas funes distintas que tocam os institutos da tutela cautelar e da tutela antecipada. 'De ora em diante, a ao cautelar se destinar exclusivamente s medidas cautelares tpicas; as pretenses de antecipao satisfativa do direito material somente podero ser deduzidas na prpria ao de conhecimento.' (Teori Albino Zavascky)

Embora a antecipao seja 'desburocratizada', porque pleitevel por meio de simples petio no bojo da ao de conhecimento, o certo que os requisitos a serem atendidos pela parte so mais numerosos e mais rgidos do que as medidas cautelares. Assim, v.g., a tutela cautelar contenta-se com o fumus boni iuris, enquanto, a tutela antecipada somente pode apoiarse em prova inequvoca. Em princpio, pois, no se pode formular pretenso de antecipar efeitos do julgamento de mrito, em sede de ao cautelar, porquanto isto ensejaria parte obter a tutela excepcional do art. 273 do CPC, sem se submeter s suas exigncias e seus condicionamentos tpicos. Haver, contudo, sempre situaes de fronteira, que ensejaro dificuldades de ordem prtica para joeirar, com preciso, uma e outra espcie de tutela." (11) "Tutela antecipada no se confunde com medida liminar, eis que nesta a providncia se destina a assegurar a eficcia prtica da deciso judicial posterior, enquanto que naquela existe o adiantamento do prprio pedido da ao." ( Ac. un. da 5 Cm. do TJRJ de 10.12.1996, no Ag. 4.266/96, rel. Des. Miguel Pach) "No admissvel, no mbito do poder geral de cautela - CPC, art. 798 -, deferir medida cancelando, antecipadamente, o protesto j tirado, pois o processo cautelar visa a prevenir o dano. A hiptese de antecipao da tutela - CPC, art. 273 -, a ser requerida na ao de cancelamento - art. 4 da Lei 6.690/79." (Ac. un. da 5 Cm. do TJRS de 26.09.1996, na Ap. 596.172.692, rel. Des. Araken de Assis) "No se confundem medida cautelar e tutela antecipada. Na primeira bastam fumaa de bom direito e perigo de dano. Na Segunda, exige-se que a tutela corresponda ao dispositivo da sentena; haja prova inequvoca, capaz de convencer o juiz da verossimilhana das alegaes; fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao ou o abuso de direito de defesa ou manifesto propsito protelatrio do ru. Tudo isso mediante cognio provisria, com audincia do demandado, que s pode ser dispensada em casos excepcionais." ( Ac. un. da 3 Cm. do TJSC de 17.09.1996, no Ag 96.001.452-7, rel. Des. Amaral e Silva)
. f m.b /di ei o/a igo /p oce o-ci il/ ela-an ecipada.h m 9/11

19/03/12

T ela An ecipada

Tutela Antecipada contra a Fazenda Pblica Alguns tribunais do pas j inadmitiam a antecipao dos efeitos da tutela pleiteada contra a Fazenda Pblica ao argumento de que a execuo provisria contra a mesma far-se-ia nos moldes do art. 730 do CPC. "Em homenagem ao art. 100 da Constituio Federal e a regra nsita do art. 475, II, do CPC, nas aes de procedimento ordinrio, contra a Fazenda Pblica, que buscam a cobrana de crditos, torna-se invivel o deferimento liminar da antecipao da tutela." (Ac. un. da 1 Cm. do TJMT de 10.03.1997, no Ag 7.035, rel. Des. Barros Filho) Entretanto, tal ocorria somente no que concerne s tutelas condenatrias tpicas, haja vista o dispositivo processual citado. Sem embargo, a Lei n 9.494/97, na qual foi convertida a medida provisria n 1.570, dispe que aplicar-se-o as leis n 4.348, de 26 de junho de 1964, arts. 5 e seu pargrafo nico e 7, 5.021, de 9 de junho de 1966, art. 1 e seu 4, e 8.437, de 30 de junho de 1992, arts. 1, 3 e 4, o que, sob a tica prtica, inviabilizou o deferimento do pedido de antecipao dos efeitos da tutela pleiteada contra a Fazenda Pblica.

LEI N 9.494, DE 10 DE SETEMBRO DE 1997 (*) Disciplina a aplicao da tutela antecipada contra a Fazenda Pblica, altera a Lei n 7.347, de 24 de julho de 1985, e d outras providncias. Fao sabe r que o Pre side nte da R e pblica adotou a Me dida Provisria n 1.570-5, de 1997, que o C ongre sso Nacional aprovou, e e u, Antonio C arlos Magalhe s, Pre side nte , para os e fe itos do disposto no pargrafo nico do art. 62 da C onstituio Fe de ral, prom ulgo a se guinte Le i: Art. 1 - Aplica-se tute la ante cipada pre vista nos arts. 273 e 461 do C digo de Proce sso C ivil o disposto nos arts. 5 e se u pargrafo nico e 7 da Le i n 4.348, de 26 de junho de 1964, no art. 1 e se u 4 da Le i n 5.021, de 9 de junho de 1966, e nos arts. 1, 3 e 4 da Le i n 8.437, de 30 de junho de 1992. Art. 2 - O art. 16 da Le i n 7.347, de 24 de julho de 1985, passa a vigorar com a se guinte re dao: "Art. 16. A se nte na civil far coisa julgada e rga om ne s, nos lim ite s da com pe t ncia te rritorial do rgo prolator, e x ce to se o pe dido for julgado im proce de nte por insufici ncia de provas, hipte se e m que qualque r le gitim ado pode r inte ntar outra ao com id ntico fundam e nto, vale ndo-se de nova prova." Art. 3 - Ficam convalidados os atos praticados com base na Me dida Provisria n 1.570-4, de 22 de julho de 1997. Art. 4 - Esta Le i e ntra e m vigor na data de sua publicao. C ongre sso Nacional, e m 10 de se te m bro de 1997; 176 da Inde pe nd ncia e 109 da R e pblica.

Se nador ANTO NIO C AR LO S MAGALH ES Pre side nte do C ongre sso Nacional (*) Publicado no DO U, p. 20.158, e m 11.09.97

. f m.b /di ei o/a igo /p oce

o-ci il/

ela-an ecipada.h m

10/11

19/03/12

T ela An ecipada

NOTAS: 1. In Reforma do Cdigo de Processo Civil, Ed. Saraiva, 1996, p. 33 2. in Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, Ed. Forense, 8 ed., 1998, p. 21 3. Humberto Theodoro Junior, Curso de Direito Processual Civil, 1998, p. 606/607 4. J. E. Carreira Alvim, Cdigo de Processo Civil Reformado, Ed. Del Rey, 1995, p. 109 5. ob. Cit., p. 28 6. Reforma do Cdigo de Processo Civil, p. 73 7. ob. Cit., p. 607 8. Reforma do Cdigo de Processo Civil, p. 36 9. Curso de Direito Processual Civil, p. 370 10. Humberto Theodoro Junior, Curso de Direito Processual Civil, p. 370 11. Humberto Theodoro Junior, Curso de Direito Processual Civil, p. 616/617

Informa es Bibliogrficas
C onform e a NBR 6023:2000 da Associao Brasile ira de Norm as T cnicas (ABNT), e ste te x to cie ntfico publicado e m pe ridico e le trnico de ve se r citado da se guinte form a:

ALMEIDA, Renato Franco de. Tutela Antecipada (art. 273). Site do Curso de Direito da UFSM. Santa Maria-RS. Disponvel em: <http://www.ufsm.br/direito/artigos/processo-civil/tutelaantecipada.htm>. Acesso em: 19.MAR.112

. f m.b /di ei o/a igo /p oce

o-ci il/

ela-an ecipada.h m

11/11

Potrebbero piacerti anche