Sei sulla pagina 1di 5

TDAH Algumas dicas para os pais

Programas de treinamento para pais de crianas com TDAH frequentemente comeam com ampla divulgao de informao. Existe uma grande quantidade de livros, vdeos e fitas disponveis, com dados a respeito do transtorno em si e de estratgias efetivas, que podem ser usadas por familiares. A lista que segue rev alguns pontos, de uma srie de estratgias, que podem ajudar os pais de crianas portadoras de TDAH:

Mandamentos

1. Reforar o que h de melhor na criana. 2. No estabelecer comparaes entre os filhos. Cada criana apresenta um comportamento diante da mesma situao. 3. Procurar conversar sempre com a criana sobre como est se sentindo. 4. Aprender a controlar a prpria impacincia. 5. Estabelea regras e limites dentro de casa, mas tenha ateno para obedecer-lhes tambm. 6. No esperar perfeio. 7. No cobre resultados, cobre empenho. 8. Elogie! No se esquea de elogiar! O estmulo nunca demais. A criana precisa ver que seus esforos em vencer a desateno, controlar a ansiedade e manter o motorzinho de 220 volts em baixas rotaes est sendo reconhecido. 9. Manter limites claros e consistentes, relembrando-os frequentemente. 10. Use portugus claro e direto, de preferncia falando de frente e olhando nos olhos.

11. No exigir mais do que a criana pode dar: deve-se considerar a sua idade.

Estudo

1. Escolher cuidadosamente a escola e a professora para que a criana possa obter sucesso no processo de ensinoaprendizagem. 2. No sobrecarregar a criana com excesso de atividades extracurriculares. 3. O estudo deve ser do jeito que as crianas ou os adolescentes bem entenderem. Tudo deve ser tentado, mas se o resultado final no corresponder s expectativas, reavalie aps algumas semanas e pea novas opes; v tentando at chegar situao que mais favorea o desempenho. 4. Tenha contato prximo com os professores para acompanhar melhor o que est acontecendo na escola. 5. Todas as tarefas tm que ser subdivididas em tarefas menores que possam ser realizadas mais facilmente e em menor tempo.

Regras do dia-a-dia

1. Dar instrues diretas e claras, uma de cada vez, em um nvel que a criana possa corresponder. 2. Ensinar a criana a no interromper as suas atividades: tentar finalizar tudo aquilo que comea. 3. Estabelecer uma rotina diria clara e consistente: hora de almoo, de jantar e dever de casa, por exemplo. 4. Priorizar e focalizar o que mais importante em determinadas situaes.

5. Organizar e arrumar o ambiente como um meio de otimizar as chances para sucesso e evitar conflitos.

Casa

1. Manter em casa um sistema de cdigo ou sinal que seja entendido por todos os membros da famlia. 2. Manter o ambiente domstico o mais harmnico e o mais organizado quanto possvel. 3. Reservar um espao arejado e bem iluminado para a realizao da lio de casa. 4. O quarto no pode ser um local repleto de estmulos diferentes: um monte de brinquedo, psteres, etc.

Comportamento

1. Advertir construtivamente o comportamento inadequado, esclarecendo com a criana o que seria mais apropriado e esperado dela naquele momento. 2. Usar um sistema de reforo imediato para todo o bom comportamento da criana. 3. Preparar a criana para qualquer mudana que altere a sua rotina, como festas, mudanas de escola ou de residncia, etc. 4. Incentivar a criana a exercer uma atividade fsica regular. 5. Estimular a independncia e a autonomia da criana, considerando a sua idade. 6. Estimular a criana a fazer e a manter amizades. 7. Ensinar para a criana meios de lidar com situaes de conflito (pensar, raciocinar, chamar um adulto para intervir, esperar a sua vez).

Pais

1. Ter sempre um tempo disponvel para interagir com a criana. 2. Incentivar as brincadeiras com jogos e regras, pois alm de ajudar a desenvolver a ateno, permitem que a criana organize-se por meio de regras e limites e, aprenda a participar, ganhando, perdendo ou mesmo empatando. 3. Quem tem TDAH pode descarregar sua bateria muito rapidamente. Se este for o caso, recarregue-a com mais frequncia. Alguns portadores precisam de um simples cochilo durante o dia, outros de passear com o cachorro, outros de passar o fim de semana fora, outros ainda de ginstica ou futebol. Descubra como a bateria do seu filho melhor recarregada. 4. Evite ficar o tempo todo dentro de casa, principalmente nos fins de semana. Programe atividades diferentes, no fique sempre fazendo a mesma coisa. Leve todos praia, ao teatro, ao cinema, para andar no parque, enfim, seja criativo. 5. Estabelea cronogramas, incluindo os perodos para descanso, brincadeiras ou simplesmente horrios livres para se fazer o que quiser. 6. Nenhuma atividade que requeira concentrao (estudo, deveres de casa) pode ser muito prolongada. Intercale coisas agradveis com tarefas que demandam ateno prolongada (potencialmente desagradveis, portanto). 7. Procure sempre perguntar o que ela quer, o que est achando das coisas. No crie uma relao unidirecional. Obviamente, os pedidos devem ser negociados e atendidos no que for possvel. 8. Use mural para afixar lembretes, listas de coisas a fazer, calendrio de provas. Tambm coloque algumas regras que foram combinadas e promessas de prmio quando for o caso.

9. Estimule e cobre o uso dirio de uma agenda. Se ela for eletrnica, melhor ainda. As agendas devem ser consultadas diariamente.

Lembre-se sempre

1. Procure o mximo de informaes possvel sobre o TDAH: leia livros, faa cursos, entre para organizaes como a Associao Brasileira do Dficit de Ateno (www.tdah.org.br), faa contato com outros pais para dividir experincias bem e mal sucedidas. 2. Tenha certeza do diagnstico e segurana de que no h outros diagnsticos associados ao TDAH. 3. Tenha certeza de que o tratamento est sendo feito por um profissional que realmente entende do assunto. 4. Lembre-se que seu filho (a) est sempre tentando corresponder s expectativas, mas s vezes no consegue. Deve sempre lembrar-se aos pais que estes devem ser otimistas, pacientes e persistentes com o filho. No devem desanimar diante dos possveis obstculos.

Potrebbero piacerti anche