Sei sulla pagina 1di 169

Engenharia de Construo e Montagem de Tubulaes Industriais Mdulo VII

Anlise de Flexibilidade de Tubulaes Jorivaldo Medeiros

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Contedo
Introduo Tubulao como elemento estrutural Modos de Falha de Componentes Estruturais Vo mximo entre Suportes Dilatao Trmica e Flexibilidade (mtodos de controle da dilatao, clculo de reaes em bocais, anlise de esforos em bocais) Noes de suportes de mola Mtodos Computacionais Exerccios

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Introduo
O Projeto de Tubulaes engloba: Engenharia de Processo:
Clculo dos dimetros (depende do traado devido perda de carga dos acidentes. Neste caso a tubulao tratada como um elemento hidrulico)

Engenharia de Equipamentos:
A tubulao tratada como elemento mecnico estrutural. Clculo da espessura de parede (independe do traado); Espessuras de isolamento (independe do traado); Vos mximos entre suportes (independe do traado); Anlise de flexibilidade (depende do traado); Clculo de Pesos e Reaes nos suportes (depende do traado).

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tubulao como elemento estrutural


Tubulaes so consideradas elementos estruturais submetidos a carregamentos diversos, tais como:
Peso prprio das tubulaes e de seus componentes, tais como: vlvulas, filtros, flanges, isolamento trmico; Peso prprio do fludo conduzido e da gua de teste; Presso interna (positiva ou negativa) do fludo; Dilatao (ou contrao) Trmica. Carga de vento; Cargas dinmicas oriundas de ao do meio ambiente (vento, ondas do mar, terremoto, entre outros) Cargas dinmicas devidas ao fludo ou transmitidas por equipamentos dinmicos (bombas, compressores, etc); Sobrecargas de outros tubos, plataformas, pessoas etc; Movimentos de pontos extremos; Atrito da tubulao nos suportes; Reaes de juntas de expanso.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tubulao como elemento estrutural


Exemplo de problema relativo tubulao como elemento estrutural : Tubulao de retirada de Gasleo da Torre de destilao ATM

Faltava suporte no trecho vertical

Deflexo excessiva (200mm)


<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tubulao como elemento estrutural

Tenses primrias elevadas

Um simples apoio neste ponto solucionou o problema.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tubulao como elemento hidrulico


Exemplo de problema relativo tubulao como elemento hidrulico : Tubulao de leo do Forno para Torre de destilao

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Recomendaes
No projeto e na montagem, procura-se:
Adotar vos adequados entre suportes; Instalar suportes prximos de vlvulas ou outros acessrios de grande peso; Limitar as sobrecargas; Prover traado com flexibilidade adequada; Guiar e contraventar para manter alinhamento; Absorver vibraes por meio de suportes, amortecedores, isoladores ou juntas de expanso; Adotar suportes deslizantes com teflon (p. ex.) ou de rolos para minimizar os esforos devidos ao atrito; Minimizar tenses resultantes da montagem; Projetar e construir fundaes adequadas.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Boas Prticas de Projeto Um bom projeto compreende basicamente:


Calcular a espessura para atender as condies de projeto ou ao par PxT mais crtico (tubulaes at classe 600 em dimetros mais usuais); Elaborar traado obedecendo a boa tcnica; Determinar vos mximos entre suportes para evitar tenses e deflexes elevadas; Enquadrar as tenses trmicas (secundrias); Enquadrar as tenses primrias; Verificar esforos nos bocais; Suportar adequadamente para evitar vibrao excessiva.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenses nas Paredes dos Tubos devido a presso interna


R: Tenso radial. nula na superfcie externa da tubulao e mxima na superfcie interna da tubulao (Pint). No considerada na anlise de tenses da tubulao, pois as tenses mximas, considerando os demais esforos, ocorrem na superfcie externa do tubo. C: Tenso circunferencial. a considerada para clculo da espessura do tubo. L: Tenso longitudinal. a metade do valor de c, e deve ser adicionada tenso devido ao peso prprio para anlise de tenses primrias

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenses nas Paredes dos Tubos devidas presso interna

...\tubo.dgn Jul. 01, 2004 18:53:46

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenses de Flexo

...\tubo.dgn Jun. 17, 2004 22:05:34

L: Tenso longitudinal mxima ocorre na fibra mais externa da tubulao. Pode ser provocada pela ao do peso prprio, dilatao trmica e outras aes externas, tais como vento.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenses devidas a Toro

MT

: Tenso cisalhante provocada pela toro na tubulao. Pode ser provocada por peso prprio, dilatao trmica ou outra ao externa (vento).

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Critrios de Resistncia
As propriedades mecnicas dos materiais utilizados na fabricao de tubos so determinadas atravs de ensaios de trao uniaxiais, isto , sob ao de estado uniaxial de tenses.

O valor de x que provoca escoamento no material pode ser obtido diretamente do ensaio de trao. No estado uniaxial o limite elstico dado pela e. A pea estar segura se:

x SY

( tenso de escoamento do material no teste de trao)


<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Critrios de Resistncia
Como estabelecer um critrio para dimensionar um componente em que temos vrias tenses simultneas atuando? O estado multiaxial de tenses diferente do estado uniaxial encontrado no ensaio de trao. Ento no possvel predizer diretamente do ensaio, se o material que compe o elemento estrutural em estudo vai romper ou no. Por isso lana-se mo dos critrios de resistncia que so: Rankine, Tresca e Von Mises
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Critrios de Resistncia
Os critrios de resistncia procuram levar em considerao o plano da seo mais crtico em termos de falha mecnica do material, transformando o estado de tenses atuantes em um estado de tenses equivalentes, to perigoso quanto o estado de tenses existente.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Critrios de Resistncia
Mecanismo de falha do material
Para materiais ductis (ao para vasos de presso) a falha de um elemento estrutural tensionado ocorrer quando for atingido o limite de escoamento, e este mecanismo de falha, ento, ser a base para os critrios de resistncia dos materiais dcteis. Materiais dcteis: falham por escoamento (mov. de discordncias) Materias frgeis: falham por ruptura brusca (clivagem) sem escoar. Critrios de resistncia para materiais de vasos de presso: 1- Critrio da tenso mxima (Rankine)* 2- Critrio da mxima tenso cisalhante (Tresca) 3- Critrio da mxima energia de distoro (von Mises)

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Critrio da tenso mxima (Rankine)


Critrio de RANKINE ou da mxima tenso principal:
A falha ocorre quando a tenso principal (1) atinge a tenso limite de escoamento; usado para materiais no-dteis, que tendem a falhar por trao e no por cisalhamento parecido com o de TRESCA, mas desconsidera na sua formulao o valor de 3. Sequiv 1 = c

o critrio de resistncia adotado pelo cdigo ASME sec. VIII div. 1 A tenso principal mxima (1 ou 3) causaria a falha do material.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Critrio de TRESCA
Baseia-se no fato de que o escoamento de materiais dcteis causado por deslizamento do material ao longo de superfcies oblquas, principalmente devido s tenses cisalhantes. A tenso cisalhante mxima (mx.) seria responsvel pela falha do material. No ensaio de trao mx. = e Na pea mx. seria 13

13 =

1 3 13 = mx. = e 2 2

1 3 = e

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Critrio de TRESCA Este o critrio usado pelo ASME B31.3.


max = (1 - 3)/2 a plastificao inicia quando (1 - 3) igual a tenso de escoamento ou max igual a metade do escoamento. Como as tenses cisalhante e radial devidas presso interna so desprezveis, para atender a este critrio, basta usar a mxima tenso atuante, que normalmente a tenso circunferencial.
S equiv = 4 t2 + ( c R ) 2 t R 0

Assim: Sequiv c Ou: Sequiv = 1 - 3 1 = c e 3 = 0 Sequiv c torna-se similar ao critrio de Rankine


<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenses Admissveis
Incorporam coeficientes de segurana de limites mnimos obtidos de ensaios trao e fluncia a alta temperatura para os aos; Dependem da Norma, natureza dos carregamentos, exigncias de fabricao, montagem e inspeo; Os cdigos de projeto estabelecem limites mximos para as tenses atuantes (tenses mximas admissveis); O cdigo ASME B31.3 estabelece os critrios para determinao das tenses admissveis para os diversos grupos de materiais no pargrafo 302.3.2, Basis for Design Stresses; Os valores de tenses admissveis esto estabelecidos na tabela A-1 do anexo A do cdigo ASME B31.3; So funo da temperatura at o limite de cada material; So usadas para trao, compresso e flexo de cargas primrias.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Critrios para determinar as Tenses Admissveis (ao carbono)


Para ao carbono, os critrios so os seguintes:
O menor valor entre 1/3 do limite de ruptura na temperatura ambiente e na temperatura de projeto; O menor valor entre 2/3 do limite de escoamento na temperatura ambiente e na temperatura de projeto; 100% da tenso mdia para uma taxa de fluncia de 0,01% ao final de 1.000 horas; 67 % da tenso mdia para a ruptura por fluncia ao final de 100.000 horas; 80% da tenso mnima para a ruptura por fluncia ao final de 100.000 horas.

Os valores esto tabelados no Apndice A do cdigo ASME B31.3.


<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Critrios para determinar as Tenses Admissveis (ao inoxidvel)


Para ao inoxidvel, os critrios so os seguintes:
O menor valor entre 1/3 do limite de ruptura na temperatura ambiente e na temperatura de projeto; O menor valor entre 2/3 do limite de escoamento na temperatura ambiente e na temperatura de projeto; O menor valor entre 90% da resistncia ao escoamento na temperatura ambiente e na temperatura de projeto; 100% da tenso mdia para uma taxa de fluncia de 0,01% ao final de 1.000 horas; 67 % da tenso mdia para a ruptura por fluncia ao final de 100.000 horas; 80% da tenso mnima para a ruptura por fluncia ao final de 100.000 horas.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenses Admissveis para condies eventuais O cdigo ASME B31.3 permite um incremento nas tenses admissveis para condies ocasionais ou eventuais, limitadas conforme abaixo: Em relao a aumentos eventuais de presso interna so permitidos incrementos na tenso admissvel de:
33%, quando a condio durar at 10 horas consecutivas e no ocorrer por mais do que 100 horas por ano; 20%, quando a condio durar at 50 horas consecutivas e no ocorrer por mais do que 500 horas por ano;

Em nenhum caso, as variaes acima das condies de projeto podem exceder 1000 ciclos.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenses Admissveis para condies eventuais


A soma das tenses longitudinais devidas ao peso prprio, presso e cargas eventuais, tais como a carga de vento, so limitadas a uma tenso mxima admissvel 1,33 vezes maior que a tenso admissvel bsica a quente (Sh). Em nenhum caso as tenses atuantes podem exceder ao limite de escoamento.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Presso e Temperatura de Projeto


Presso de projeto: a presso interna (ou externa) correspondente condio mais severa de presso e temperatura simultneas, que possam ocorrer em servio normal; Temperatura de projeto a correspondente presso de projeto. Na prtica: para os servios mais usuais o dimensionamento feito pela classe de presso da espec de tubulao.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Temperatura para Anlise de Flexibilidade


Segundo o cdigo ASME B31.3=2008 a temperatura para anlise de flexibilidade corresponde a mxima temperatura de metal da tubulao

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Temperatura para Anlise de Flexibilidade


Segundo a norma PETROBRAS N-1673, o critrio para determinao da temperatura para anlise de flexibilidade :

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Temperatura para Anlise de Flexibilidade


No tocante a limpeza com vapor (steam-out), valem as seguintes temperaturas:

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Temperatura para Anlise de Flexibilidade Existem controvrsias em relao ao uso da temperatura de projeto constante da lista de linhas. A temperatura de projeto, nesse caso, incorpora margens de segurana quanto a incerteza na determinao da temperatura mxima de operao que a temperatura para a qual, tanto o cdigo ASME B31.3 quanto a norma PETROBRAS N-1673, exigem a anlise de flexibilidade. Consideramos recomendvel o uso da temperatura mxima de operao (se conhecida) ou, na ausncia deste dado, a temperatura de projeto.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Temperatura para Anlise de Flexibilidade


De todo o modo, muito importante fazer uma verificao do sistema na condio normal de operao para confirmar a adequao do sistema de tubulao e seus suportes a essa condio. Esse procedimento especialmente relevante quando so usados suportes de mola, restries especiais de movimento e juntas de expanso.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Vo Mximo entre Suportes Normalmente no calculado durante o projeto sendo adotadas tabelas padronizadas. limitado por dois fatores:
Tenso mxima de flexo menor que um valor admissvel; Flecha mxima no meio do vo: reas de processo: 6 mm; Off-site: 25 mm.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Vo Mximo entre Suportes


Durante a anlise de tenses da tubulao, verificam-se as tenses longitudinais, comparadas tenso admissvel a quente. O vo mximo ou vo bsico entre suportes normalmente utilizado para definio da distncia entre vigas de pontes de tubulao ou como uma distncia de referncia para pr-definir a distncia entre suportes de uma tubulao individual. Na PETROBRAS o vo mximo entre suportes para as condies mais usuais definido na norma N-46.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Vo Mximo entre Suportes (N-46)

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenso Mxima no Meio do Vo Em teoria, a determinao do vo mximo depende de:


Tipo de carregamento (uniforme ou concentrado); Tipo de apoio (engaste, simples, etc).

Na prtica, considera-se o caso de uma viga contnua simplesmente apoiada. A tenso mxima de flexo ser:

L Sv = [q L + 2 (Q + W )] 10 Z

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Flecha Mxima no Meio do Vo Nesse caso, a flecha mxima no meio do vo :

2400 L3 Q + W q L = + EI 3 4
Q+W q

L
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Flecha Mxima no Meio do Vo Onde:


Sv : tenso mxima de flexo (MPa); L : vo entre suportes (m); q : soma das cargas distribudas, tais como: peso prprio do tubo, isolamento trmico e fludo (N/m); Q : soma de cargas concentradas, consideradas no meio do vo, tais como: vlvula, filtros e derivaes (N); W : Sobrecarga aplicada no meio do vo (1000 N); Z : momento resistente da seo transversal (cm3).

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Flecha Mxima no Meio do Vo E mais:


Svadm : tenso admissvel na temperatura de projeto considerando somente o efeito de peso prprio (MPa). Recomendado utilizar Sh/4; Sh : tenso admissvel na temperatura de projeto. : flecha mxima (mm); E : mdulo de elasticidade do material na temperatura de projeto (MPa); I : momento de inrcia da seo do tubo (cm4).

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Frmulas Simplificadas Supondo s haver cargas uniformemente distribudas (conceito vlido para pontes de tubulao), o vo mximo pode ser definido como:

10 Z S vadm L q L

Critrio de resistncia mecnica

EI
600 q

Critrio da flecha mxima admissvel

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Exerccio 1: Calcular o vo mximo entre suportes de um tubo de conduo de gua salgada, com as seguintes caractersticas, dentro da unidade de processo:
Dimetro = 24; Espessura = SCH 20 Material: ASTM A 53 Gr. A; Revestimento interno de concreto de 25 mm de espessura e peso especfico = 20 N/dm3; Densidade da gua salgada = 1,03.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Dilatao Trmica e Flexibilidade


Diferentemente do clculo de espessuras para a presso interna, o clculo de flexibilidade uma verificao, no podendo ser obtida diretamente; A tubulao analisada como estrutura reticulada hiperesttica (prtico) submetida a carga de presso interna, cargas externas concentradas e distribudas, dilatao trmica e deslocamentos impostos. A ovalizao da seo no considerada; O sistema de tubulao tambm transmite esforos aos suportes e pontos de fixao que devem ser avaliados.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Dilatao Trmica
corresponde a dilatao trmica do tubo aquecido at T1 e livre para dilatar; Caso a dilatao trmica seja contida ou impedida, no caso de fixao das extremidades do tubo, surgiro tenses de compresso no tubo. Tamb T1 T1 > Tamb L L

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenso Axial (Lei de Hooke)


A tenso de compresso correspondente ser: = E. Onde:
: Tenso normal = F/A E : Mdulo de elasticidade do material : Deformao do tubo = L/L L : Dilatao trmica linear = e.L, onde e o coeficiente de expanso trmica linear absoluto F : Fora axial A : rea da seo reta do tubo

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Rigidez X Flexibilidade
A fora correspondente ser:

E A F= L

ou

F = K

Onde K o coeficiente de rigidez axial do tubo e seu inverso o coeficiente de flexibilidade. Ou seja: K = 1/FL

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Exemplo Suponha um tubo de ao carbono ASTM A106 Gr. A, de 8 - SCH 40, com 15 m de comprimento, submetido a 250 C (e = 3 mm/m, E = 180 GPa), teramos: = E.e = 540.000 kPa Para um limite de escoamento igual a: Sy = 170.000 kPa O esforo nas ancoragens seria de: F = .A = 9,4 ton

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Exemplo (concluso)
A tenso axial muito elevada (maior que o limite de escoamento do material); Os esforos nas ancoragens so muito elevados; Em tese, a tenso axial no tubo e a reao nas ancoragens independem do comprimento, dependendo, to somente, da temperatura da tubulao; Na realidade, no caso extremo, a tubulao sofrer um arqueamento lateral a partir de um determinado valor de carga, o que pode, dentro de certos limites, aliviar as tenses e reaes nas ancoragens, ou, na pior condio, levar a falha por flambagem.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Meios de Controle da Dilatao Trmica Prover a configurao de um arranjo flexvel (flexibilidade prpria); Utilizar elementos deformveis em posies adequadas, de modo a absorver os movimentos devidos dilatao trmica (juntas de expanso); Pr-tensionamento (cold spring), introduzindo esforos a frio que compensem aqueles devidos dilatao trmica.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Flexibilidade Prpria
Consiste em prover o sistema de tubulaes de meios para absorver as dilataes atravs de deformaes laterais, ou seja, fazer uso da rigidez flexo que consideravelmente menor que a axial (Gera tenses menores e abaixo dos valores mximos admissveis).

Ly

Lx

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Rigidez Axial X Rigidez Flexo


Coeficiente de rigidez axial do tubo de ao carbono do exemplo anterior (ASTM A106 Gr. A, 8 - SCH 40, de comprimento L = 15 m):

K axial

EA = L

Kaxial = 72270 kN/m

Coeficiente de rigidez flexo equivalente para uma configurao em L, com Lx = Ly = 15 m:

K flexo

12 E I = 3 L

Kflexo = 20,2 kN/m

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Flexibilidade Prpria Em geral, quanto mais afastado da linha reta que une seus pontos extremos mais flexvel a tubulao; Uma tubulao tridimensional em geral mais flexvel que uma tubulao plana de mesmo comprimento total, pois acrescenta-se a contribuio da rigidez (flexibilidade) toro. As reaes nos extremos correspondem aos esforos necessrios para impedir que os mesmos se movimentem devido dilatao trmica.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Exemplos de Traados

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Diagramas de Momento Fletor

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Exerccio 2
Em uma primeira anlise, supondo que as curvas so todas iguais, o dimetro de linha e sua espessura so a mesma, qual das configuraes abaixo a mais flexvel. Todas as configuraes so planas.
A A

(a)

(b)
B

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenses Primrias X Secundrias Para fins de anlise estrutural em tubulaes conveniente subdividir os esforos atuantes em dois grupos: esforos que provocam tenses primrias e os que provocam tenses secundrias; Devido ao comportamento estrutural diferente entre elas, a norma estabelece critrios e tenses admissveis diferentes para cada caso.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Definio de Tenses Primrias


A tenso primria produzida por cargas mecnicas como peso, presso e vento e atua de tal forma que no ocorre redistribuio quando do escoamento. Quando a tenso primria atinge o escoamento, a falha est perto de ocorrer ou no mnimo ocorrero grandes distores na estrutura. A caracterstica bsica desta tenso que ela no auto limitante. Exemplos de Tenses Primrias:
A) Tenso mdia no casco cilndrico ou esfrico devido presso interna ou carga distribuda; B) Tenses de flexo num tampo plano devido presso interna. C) Tenses longitudinais devidas ao peso prprio da tubulao, peso prprio de seus componentes, vento, sobrecargas, e quaisquer esforos que estejam sendo impostos tubulao.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Definio de Tenses Secundrias


So tenses auto-equilibradas necessrias para satisfazer a continuidade da estrutura em: transies geomtricas; materiais diferentes; espessuras diferentes; expanso trmica diferencial. Quando a tenso atinge o escoamento ainda est longe de ocorrerem falhas. A caracterstica bsica da tenso secundria que ela auto limitante. Exemplos de tenses secundrias:
Tenses de flexo nas transies geomtricas (p.ex. cilindro x cone). Tenses trmicas.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenso Primria X Tenso Secundria

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Limites para Tenses Primrias


O cdigo ASME B31.3 (Process Piping Code) define que as tenses primrias sejam avaliadas da seguinte forma: C Sh.Ej.W L Sh.W Onde:
C Tenso circunferencial atuante devida a presso interna; L Tenso longitudinal atuante devida a presso interna e peso prprio; W Fator de reduo da resistncia da solda com a temperatura; Ej Fator de qualidade da junta longitudinal de solda.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Fator W

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Notas gerais da tabela 302.3.5

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Notas da tabela 302.3.5

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Fator Ej

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Limites para Tenses Secundrias Do exposto anteriormente, as tenses secundrias no devem ultrapassar o dobro da limite de escoamento (2.SY), assim: SA = Syc + Syh Onde:
Syc Tenso de escoamento na temperatura ambiente Syh Tenso de escoamento na temperatura de projeto

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Limites para Tenses Secundrias Apresentando a expresso anterior em termos da tenso admissvel: SA = 1,5.Sc + 1,5.Sh O cdigo estabelece um coeficiente de segurana de 1,2 nesse caso, da: SA = 1,25.Sc + 1,25.Sh Por fim, vale lembrar que temos que levar em considerao que existem ainda as tenses primrias para as quais reservamos Sh, resultando ento: SA = 1,25.Sc + 0,25.Sh
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tenso Admissvel para Tenses Secundrias O cdigo ASME B31.3 (Process Piping Code) define que o range de tenso mximo (stress range) admissvel para tenses secundrias: SA = f.(1,25.Sc + 0,25.Sh) Onde:
SA Range de tenso admissvel; Sc Tenso admissvel na temperatura ambiente; Sh Tenso admissvel na temperatura de projeto; f fator de reduo do range de tenso com o nmero de ciclos.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Critrio Liberal A expresso de SA apresentada anteriormente considera que a parcela Sh destinada para as tenses primrias, porm o cdigo permite tirar partido da sobra de tenso admissvel se as tenses primrias forem menores que Sh. A essa condio denomina-se de critrio liberal. SA = f.[(1,25.(Sc + Sh) - L] Onde:
L Somatrio das tenses longitudinais devidas as cargas primrias (peso prprio e presso).

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Relaxamento Espontneo

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Fator de Reduo - Fadiga Mesmo limitando as tenses ao shakedown, ainda resta a possibilidade de falha por fadiga. Por isso foi desenvolvido o fator de reduo do range de tenses que depende do nmero de ciclos e definido como se segue:

f = 6 N

0 , 2

fm

Onde: N o nmero de ciclos operacionais. fm o valor mximo do fator do range de tenses.


<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Limites p/ o Fator de Reduo f


fm 1,2 para materiais ferrosos cuja tenso mnima de ruptura especificada 517 MPa e a temperatura de metal 371 C. Quando o valor de f for maior que 1,0, os valores de Sc e Sh no podem ser superiores a 138 MPa Caso no sejam atendidas as limitaes anteriores o valor de fm 1,0. A expresso vlida at 108 ciclos. A expresso vlida at 108 ciclos. Para vida infinita o valor igual a 0,15. Para servios a alta temperatura a vida fadiga (fator f) poder sofrer uma reduo significativa. No levado em considerao o dano por corroso que tambm reduz a vida fadiga.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Grfico para o Fator de Reduo f (ASME B 31.3-2008)

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Nmero de Ciclos Combinados Quando um sistema de tubulaes operar em diferentes condies operacionais, que por sua vez venham a ter nmeros de ciclos distintos, adota-se um nmero de ciclos combinado conforme expresso que se segue:

N = N E + ri N i
5

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Nmero de Ciclos Combinados Onde:


NE : Nmero de ciclos correspondente condio de maior temperatura (maior range de tenses - SE); Ni : Nmero de ciclos correspondente i-sima condio, cujo range de tenses Si; ri : Razo entre de Si/SE;

Com o nmero de ciclos combinado determina-se o valor de f. A tenso a ser considerada na anlise SE.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Exerccio 3:
Determine o fator de reduo de fadiga f para um sistema de tubulaes sujeito s seguintes condies de servio: operao por batelada com 12 horas de durao @ 450 oC; regenerao, uma vez para cada ciclo operacional, com durao de 8 horas @ 550 oC; limpeza com vapor, uma vez por campanha, durante 40 horas @ 220 oC. O sistema deve ser projetado para vinte anos de servio, sendo que a cada 4 anos de operao (uma campanha) a planta sofre uma parada para manuteno por quinze dias. O material da tubulao o ASTM A 335 Gr. P5 e o cdigo de projeto o ASME B31.3. As tenses mximas atuantes para cada condio de operao : I = 25.000 psi; II = 27.000 psi; III = 15.000 psi
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Clculo das Tenses Secundrias Atuantes

S E = + 4
Onde:

2 b

2 t

b =

(ii M i )2 + (io M o )2
Z

Mt t = 2Z

b: tenso de flexo resultante t: tenso cisalhante de torso


Z: mdulo de rigidez da seo ii: fator de intensificao de tenso no plano seo io: fator de intensificao de tenso fora do plano

A tenso secundria total deve ser menor que SA: < SA


<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

SE

Fatores de Intensificao de Tenses (ii e io)


b =

(ii M i )2 + (io M o )2
Z

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Influncia dos parmetros nos SIFs

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Fatores de Intensificao de Tenses (ii e io)

b =

(ii M i )2 + (io M o )2
Z

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Fatores de Intensificao de tenses (B31.3)

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Fatores de Intensificao de tenses (B31.3)

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Fatores de Intensificao de tenses (B31.3)

Nota 13 (solda de filete): i = 2,1(mx.) i = 1,3(mn.) T i = 2,1 Cx

Onde Cx a perna do filete de solda.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Influncia da presso e limites de aplicao


Os valores da tabela tem sal validade demonstrada para:

D 100 T
Para curvas de tubulaes de grande dimetro com parede fina a presso interna pode alterar significativamente os coeficientes de intensificao de tenses (i) e os fatores de flexibilidade (k). Para corrigir esses valores devese dividir i e k por:

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Fatores de Intensificao de Tenses (ii e io)


Os coeficientes de intensificao de tenses (SIF) so utilizados para corrigir os valores de tenso calculados para componentes de tubulao, tais como curvas, ts, bocas de lobo, etc. As expresses de clculo de tenses foram desenvolvidas para um trecho reto de tubo. As tenses so normalmente mais elevadas nesses componentes. Os valores de SIF foram desenvolvidos inicialmente por Markl, a partir de ensaios de fadiga de componentes de tubulao. Os valores esto tabelados no apndice D do cdigo ASME B31.3. Os fatores so relacionados com as tenses medidas para um tubo reto soldado.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Mquina de Ensaio de Markl

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Como Surgem as Reaes

Deslocamento impedido

Figura do Livro de Clculo do Silva Teles

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Como Surgem os Momentos


Quando aquecido, o sistema dilata e o ponto A tende a se deslocar conforme esquematizado abaixo.
B MzB

MzA Fx

Fy As foras Fx e Fy so necessrias para levar o tubo de volta posio A. J os momentos MZA e MZB ocorrem para garantir a condio de contorno de rotao nas ancoragens

Com MZA

Sem MZA

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Influncia do Dimetro, Espessura e Restries


Tubulao em balano sujeita a um deslocamento imposto

PL3 ML2 = = 3EI 3EI

M Sb = Z

2I e Z= D

M=

3EI L2

Sb =

3ED 2 L2

M=

6 EI L2

Sb =

3ED L2

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Influncia do Dimetro, Espessura e Restries Para uma mesma temperatura (dilatao trmica), quanto maior o dimetro, maior a tenso (menos flexvel); Quanto maior o grau de restrio do suporte, maior a tenso; E a espessura, influencia ou no a flexibilidade?
Pelas expresses anteriores no, mas h uma influncia pequena. O aumento da espessura das conexes (curvas e ts) faz reduzir os fatores de intensificao de tenso, reduzindo as tenses nesses componentes, ao mesmo tempo em que aumenta a rigidez dos mesmos.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Influncia da Espessura
s vezes, uma maior espessura usada para reduzir tenses localizadas.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Influncia da Espessura
Soluo com os headers de espessura 12,7 mm

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Influncia da Espessura
Soluo com os headers de espessura 19 mm.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Influncia do Traado

L Comprimento estendido U Distncia entre ancoragens S Tenso atuante R Reaes nas ancoragens

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Influncia do Traado

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Requisitos alternativos do Apndice P


Na edio 2004, o cdigo ASME B31.3 incluiu um critrio alternativo para avaliar range de tenso mximo, incluindo tanto tenses primrias quanto secundrias. Uma das motivaes para o estabelecimento desse novo critrio foi a disseminao do uso de anlise computacional, que permite a combinao de esforos de maneira mais precisa e a considerao de efeitos no lineares no sistema. tambm o reconhecimento de que pode ocorrer uma interao entre os carregamentos de origens diversas (peso prprio, presso interna e dilatao trmica, em especial) que podem ser perdidas quando considerados seus efeitos separadamente, em especial quando os efeitos no lineares citados anteriormente ocorrerem, tais como: perda de contato nos suportes de apoio, folgas em guias, entre outros.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Requisitos alternativos do Apndice P Nesse caso a expresso que defina a tenso combinada mxima admissvel : SoA = f.1,25.(Sc + Sh) Onde:
SoA Amplitude de tenso de operao admissvel; Sc Tenso admissvel na temperatura ambiente; Sh Tenso admissvel na temperatura de projeto; f fator de reduo do range de tenso com o nmero de ciclos.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Fator do range de tenses f (apndice P) O fator de reduo do range de tenso em funo do nmero de ciclos dado pela expresso:

f = 6 N

0 , 2

1,0

Onde: N o nmero de ciclos operacionais.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Clculo das tenses na condio de operao

S om =
Onde:

+ b ) + 4
2

2 t

Som: tenso mxima na condio de operao (So) ou amplitude de tenso na condio de operao (SE), o que for maior; a: tenso axial; b: tenso de flexo resultante t: tenso cisalhante de toro

A tenso total deve ser menor que SoA: So < SoA


<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Clculo das tenses na condio de operao


Fa a = ia Ap
Onde:
Fa: Fora axial, incluindo quela devida presso interna; Ap: rea da seo transversal do tubo; ia: fator de intensificao de tenso; Mi: momento fletor no plano do componente; Mo: momento fletor fora do plano; Mt: momento torsor; Z: mdulo de rigidez da seo; ii: fator de intensificao de tenso no plano seo; io: fator de intensificao de tenso fora do plano.

b =

(ii M i )2 + (io M o )2
Z

Mt t = 2Z

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Notas do Apndice P Os limites de tenso primria continuam inalterados. Tenses ocasionais no precisam estar computadas no clculo da amplitude de tenso de operao. A amplitude de tenses deve ser calculada respeitando-se o status das restries no lineares naquela condio. Assim se um apoio perdido em uma condio e no em outra, as tenses tm de ser calculadas de acordo com cada caso. As tenses axiais, antes desprezadas no clculo da amplitude de tenses secundrias, devem ser computadas no clculo da amplitude de tenso de operao.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Notas do Apndice P
Um dos problemas de incluir o clculo da tenso axial quanto aos coeficientes de intensificao de tenses. Os coeficientes apresentados no apndice D foram desenvolvidos com teste de flexo alternada; Na ausncia de dados mais precisos, recomendvel utilizar o coeficiente de intensificao fora do plano (io) apresentado no apndice D, para todos os componentes exceto curvas; Para curvas o coeficiente de intensificao axial no considerado, pois a carga axial em uma extremidade da curva gera flexo na outra, o que j est considerado no modelo de clculo. Alm disso, o que provoca aumento de tenses nas curvas a ovalizao provocada pela flexo. Assim, ia = 1,0 para curvas.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Notas do Apndice P
Por fim, no apndice P includa a definio de servio cclico severo: todo aquele em que a amplitude de tenso no exceder 0,8.SoA e 7000 ciclos (combinados ou no); No clculo da tenso mxima de operao (So) e da amplitude mxima de tenso de operao (SE), deve ser considerado o mdulo de elasticidade a frio.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

O Que Calcular: Clculo das tenses mximas em uma tubulao; Clculo dos deslocamentos mximos em uma tubulao e seus pontos de suportao; Clculo dos esforos em bocais de equipamentos, suportes, guias e restries aos movimentos; Anlise da adequao do sistema aos limites dos cdigos de projeto.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Dados Necessrios para Anlise:


Presso e temperatura de projeto; Geometria completa do sistema de tubulao; Material, dimetro e schedule do tubo; Isolamento; Suportao; Vlvulas e flanges com classe de presso; Condies eventuais durante partida ou parada da unidade (do sistema); Atrito; Densidade do fluido; Vento e cargas de impacto se houver.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Mtodos de Clculo Existentes Mtodos de clculo:


Mtodos grficos simplificados, que so restritos algumas configuraes planas (L, U ou loop simtrico); Mtodo da viga em balano guiada, aplicvel a configuraes planas ou espaciais sob determinadas limitaes; Mtodo analtico geral, na qual so baseados alguns dos programas de computador disponveis no mercado; Mtodo dos elementos finitos, na qual so baseados os programas de computador mais modernos.

Com o desenvolvimento dos mtodos computacionais o uso de outros mtodos vem se tornando cada vez mais raro.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Principais Programas de Computador

PROGRAMA
AUTOPIPE CAESAR II CAEPIPE PIPEPLUS SIMFLEX TRIFLEX ROHR2

EMPRESA
REBIS COADE SST ALGOR PENG CONSULTANTS POWER SYSTEMS SIGMA

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Exerccio 4
Calcular esforos e tenses mximas atuantes para uma tubulao em L com brao horizontal de 3 m e um vertical de 12 m, de 4 - SCH 40 de ao carbono ASTM A106 Gr.A, submetido uma temperatura de 315 C.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Abrangncia de clculo
No h recomendao especfica do cdigo, porm existem algumas recomendaes gerais adotadas por muitas empresas:
No caso de sistemas de tubulao em geral: NPS 2 e temperatura de projeto 260 oC; NPS 4 e temperatura de projeto 205 oC; NPS 8 e temperatura de projeto 150 oC; NPS 12 e temperatura de projeto 90 oC; NPS 20 e em qualquer temperatura de projeto. NPS 3 conectadas a equipamentos rotativos; NPS 4 conectadas a resfriadores a ar; NPS 6 conectadas a tanques de armazenamento; Tubulaes encamisadas, cuja diferena de temperatura entre a tubulao interna e a externa seja maior que 20 oC.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Preparao para Simulao Computacional


Definio do traado; Elaborao do isomtrico de flexibilidade; Discretizao do modelo em ns e elementos; Levantamento dos dados bsicos dimensionais e de materiais; Levantamento das condies de projeto; Levantamento dos pesos de componentes, em especial: vlvulas, filtros, flanges, purgadores, juntas de expanso; Levantamento dos coeficientes de rigidez de juntas de expanso; Clculo dos deslocamentos em bocais de equipamentos.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Suportes Mveis - Definies So dispositivos capazes de absorver movimento vertical enquanto exercendo sobre a tubulao reao prpria de suportao. So suportes mais caros que os fixos, exigindo cuidados na seleo, instalao, inspeo e manuteno. Usados quando os deslocamentos verticais da tubulao no permitirem o uso de suportes fixos por resultarem em esforos excessivos no sistema, seja por perda total do suporte (deslocamentos para cima) ou por sobrecarga (devida restrio ao livre movimento descendente da tubulao).

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Suportes Mveis Onde necessrio?


Nos pontos B e D tendem a perder contato, sobrecarregando os pontos A e C e suportes fixos adjacentes.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Suportes Mveis Conceitos Bsicos Podem ser dos tipos:


suportes de mola de carga varivel; suportes de mola de carga constante; suportes de contrapeso.

Aps verificada a impossibilidade de uso de suportes fixos, so selecionados da seguinte forma:


Calcula-se a reao devida ao peso prprio, necessria para equilibrar o sistema de tubulao; Calcula-se o deslocamento de projeto da tubulao naquele ponto; Escolhe-se o tipo de suporte mvel mais adequado.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Suportes Mveis Aplicaes Tpicas


SM Suportes de Mola; SF Suportes Fixos; A linha tracejada indica o perfil da linha aps dilatao considerando suportes fixos em todos os pontos.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Suportes de Mola de Carga Varivel So os suportes mveis de uso mais freqentes. Consistem de uma mola helicoidal de ao que imprime a carga necessria para equilibrar o peso prprio da tubulao. Sua carga varia com o deslocamento da tubulao no ponto de suportao. A componente varivel da carga (K.x) dever ser considerada no clculo das tenses devidas dilatao trmica da tubulao.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Suportes de Mola de Carga Varivel Fabricadas para cargas at 25 toneladas e faixa de trabalho at 200 mm , dependendo do fabricante e srie do suporte (recomendvel utilizar para movimentos at 50 mm). Variao de carga (K.x) no deve ultrapassar 20% da carga em operao (carga a quente).

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Suportes de Mola Construes Tpicas

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Suportes de Mola de Carga Constante So suportes mveis de custo mais elevado. Consistem de uma mola helicoidal de ao, que age atravs de um jogo de alavancas e articulaes que compensam a variao de carga da mola, de modo que a carga praticamente constante ao longo do curso de trabalho do suporte. Devem ser usados nos seguintes casos:
Deslocamentos verticais muito grandes (>50 mm); Carga suportada muito grande; Tubulaes crticas em que a variao de carga for indesejvel.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Suportes de Mola de Carga Constante Configuraes Tpicas

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Mecanismo do Suporte de Mola de Carga Constante


A medida que o brao de carregamento de movimenta, girando em torno da sua rtula (ponto P), os braos de alavanca se alteram, criando um novo binrio em torno do ponto P, que faz com que o aumento da carga F (Kx) seja compensando, mantendo a carga W aproximadamente constante.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de equipamentos Podemos subdividir essa verificao em dois casos tpicos:
Equipamentos de caldeiraria: em que a verificao de esforos exige uma outra anlise de tenses, conforme o cdigo ASME Sec. VIII div. 2; Equipamentos rotativos, fornos ou outros cujas limitaes so estabelecidas por normas especficas: comparao dos esforos atuantes com os critrios dessas normas.

Os esforos atuantes nos bocais dos equipamentos podem ser calculados utilizando o mdulo de elasticidade na temperatura de operao.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de equipamentos As tenses atuantes no casco de vasos de presso resultantes dos esforos da tubulao podem ser calculados por mtodos aproximados ou pelo mtodo dos elementos finitos. O mtodo aproximado mais consagrado definido por dois boletins do Welding Research Council: WRC-107 e o WRC-297. O WRC-107 o boletim mais abrangente, podendo ser utilizado para vasos cilndricos ou esfricos. O WRC297 complementa o primeiro no que se refere ao clculo de tenses em vasos cilndricos.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Anlise de Tenses em Bocais de Vasos e Torres (Wrc 107)


WRC 107 Stress Summations: Vessel Stress Summation at Nozzle Junction -----------------------------------------------------------------------Type of | Stress Values at Stress Int. | ( KPa ) ---------------|-------------------------------------------------------Location | Au Al Bu Bl Cu Cl Du Dl ---------------|-------------------------------------------------------Rad. Pm (SUS) | 39888 39888 39888 39888 39888 39888 39888 39888 Rad. Pl (SUS) | 11986 11986 11986 11986 5589 5589 18382 18382 Rad. Q (SUS) | 13974 -13974 13974 -13974 6527 -6527 21421 -21421 -----------------------------------------------------------------------Long. Pm (SUS) | 39888 39888 39888 39888 39888 39888 39888 39888 Long. Pl (SUS) | 49522 49522 49522 49522 24823 24823 74222 74222 Long. Q (SUS) | 24294 -24294 24294 -24294 9927 -9927 38662 -38662 -----------------------------------------------------------------------Shear Pm (SUS) | 0 0 0 0 0 0 0 0 Shear Pl (SUS) | 0 0 0 0 0 0 0 0 Shear Q (SUS) | 0 0 0 0 0 0 0 0 -----------------------------------------------------------------------Pm (SUS) | 39888 39888 39888 39888 39888 39888 39888 39888 -----------------------------------------------------------------------Pm+Pl (SUS) | 89411 89411 89411 89411 64711 64711 114111 114111 -----------------------------------------------------------------------Pm+Pl+Q (Total)| 113706 65117 113706 65117 74639 54784 152773 75449 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Type of | Max. S.I. S.I. Allowable | Result Stress Int. | ( KPa ) | ---------------|-------------------------------------------------------Pm (SUS) | 39888 129671 | Passed Pm+Pl (SUS) | 114111 194507 | Passed Pm+Pl+Q (TOTAL)| 152773 401350 | Passed ------------------------------------------------------------------------

Listagem de sada de programa de anlise de tenses em bocais utilizando o mtodo do WRC107.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Anlise de Tenses em Bocais de Vasos e Torres (MEF)

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de Esforos em Bocais de Bombas API STD 610 A carcaa da bomba deve ser projetada para resistir a pior condio de carregamentos da tabela 4, considerando o dobro de cada componente de carga (vazamento e contato interno das partes rotativas); Bombas horizontais e suas bases, bem como as bombas verticais suspensas, devem ser projetadas para trabalhar adequadamente sob ao dos esforos definidos na tabela 4; Para bombas horizontais, dois efeitos so considerados: distoro da carcaa e desalinhamento da bomba e seu acionador;
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de bombas API STD 610


Para bocais laterais de bombas verticais em linha, as foras e momentos mximos admissveis devem ser o dobro dos valores tabelados; Para bombas de outros materiais que no os aos ou para bombas com bocais de dimetros maiores que 16, o fabricante dever informar as cargas admissveis de forma semelhante apresentada na tabela 4. O projetista de tubulaes deve utilizar como limites admissveis os valores de carregamento estabelecidos na tabela 4. Porm, valores acima podem ser aceitveis, desde que atendidos os requisitos do apndice F. O uso desses requisitos devem ser devidamente aprovados pelo comprador.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de bombas API STD 610

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de bombas Sistemas de Coordenadas


Bombas verticais em linha. 1. Linha de centro do eixo; 2. Bocal de Descarga; 3. Bocal de Suco

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de bombas Sistemas de Coordenadas


Bombas verticais suspensas de dupla carcaa. 1.Linha de centro do eixo; 2.Bocal de Descarga; 3.Bocal de Suco

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de bombas Sistemas de Coordenadas


Bombas horizontais com suco e descarga laterais. 1. Linha de centro do eixo; 2. Bocal de Descarga; 3. Bocal de Suco; 4. Centro da Bomba; 5. Linha de centro do pedestal; 6. Plano vertical.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de bombas Sistemas de Coordenadas


Bombas horizontais com bocais de suco axial e descarga vertical (axial-topo). 1. Linha de centro do eixo; 2. Bocal de Descarga; 3. Bocal de Suco; 4. Centro da Bomba; 5. Linha de centro do pedestal; 6. Plano vertical.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de bombas Sistemas de Coordenadas


Bombas horizontais com bocais de suco e descarga verticais (topo-topo). 1. Linha de centro do eixo; 2. Bocal de Descarga; 3. Bocal de Suco; 4. Centro da Bomba; 5. Linha de centro do pedestal; 6. Plano vertical.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de bombas Apndice F - Bombas Horizontais


Para Bombas horizontais, devem ser atendidos os trs critrios: 1) As componentes individuais de fora e momento no podem exceder ao dobro dos valores da tabela 4; 2) As foras resultantes aplicadas (FRSA e FRDA) e os momentos resultantes aplicados (MRSA e MRDA) devem satisfazer as equaes abaixo:

FRSA M RSA + 2 1,5 FRST 4 1,5 M RST 4


FRDA M RDA + 2 1,5 FRDT 4 1,5 M RDT 4
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Verificao de esforos em bocais de bombas Apndice F - Bombas Horizontais


- Fora resultante aplicada na suco - Momento resultante aplicado na suco - Fora resultante aplicada na descarga - Momento resultante aplicado na descarga - Fora resultante mxima admissvel na suco (tab. 4) - Momento resultante mximo admissvel na suco (tab. 4) FRDT4 - Fora resultante mxima admissvel na descarga (tab. 4) MRDT4 - Momento resultante mximo admissvel na descarga (tab. 4)
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Onde: FRSA MRSA FRDA MRDA FRST4 MRST4

Verificao de esforos em bocais de bombas Apndice F - Bombas Horizontais


As componentes individuais de foras e momentos devem ser transferidas para o centro da bomba e no podem exceder ao dobro dos valores da tabela 4;

FRCA < 1,5 (FRST 4 + FRDT 4 ) M YCA < 2 (M YST 4 + M YDT 4 )


Onde: FRCA - Fora resultante combinada MYCA - Momento na direo Y combinado MYST4 - Momento mx. adm. na direo Y na suco (tab. 4) MYDT4 - Momento mx. adm. na direo Y na descarga (tab. 4) MRCA - Momento resultante combinado
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

M RCA < 1,5 (M RST 4 + M RDT 4 )

Verificao de esforos em bocais de fornos API 560


Os bocais de fornos devem ser projetados para resistir aos esforos e deslocamentos definidos no item 9.2 do API Std 560; Na prtica so esforos dificlimos de atender. Por outro lado, sendo esforos to limitados, o ideal seria uma interao muito eficiente entre o fornecedor do forno e o projetista da tubulao. Isso tem se mostrado bem difcil, pois ambos trabalham em momentos muito diferentes do empreendimento. Sendo assim, conveniente prover as tubulaes de entrada e sada dos fornos com ancoragens rgidas para separar os efeitos dos sistemas e garantindo resistncia suficiente na ancoragem; Por outro lado, essa medida pode, ainda assim, dificultar o atendimento aos limites de tenses das tubulaes. Nesses casos, pode ser necessrio remover as ancoragens e utilizar parte da flexibilidade da serpentina para alvio dos esforos. Essa medida deve ser negociada com o fabricante do forno e os limites do API Std 560 devem ser atendidos.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Sistema de coordenadas segundo o API Std 560

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Sistema de coordenadas adotado para manifolds

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Esforos mximos admissveis

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Deslocamentos mximos admissveis

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Abrangncia dos cdigos ASME B31

N-1673

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

ASME B31.4
o cdigo de projeto, fabricao, montagem, inspeo e testes das tubulaes de transporte de hidrocarbonetos lquidos e demais fludos de processo lquidos.
A ASA B31.4 foi criada como uma seo separada em 1959; Em 1991 o cdigo passou a ser denominado ASME B31.4;

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

ASME B31.4 Condies de Projeto Condies de projeto:


Presso interna de projeto: o maior valor entre a presso mxima de operao em regime e a presso esttica de coluna no trecho em questo; Presso externa de projeto: a mxima diferena entre a presso externa e interna a que o componente estar exposto; Temperatura de projeto a temperatura de metal na condio normal de operao. No necessrio considerar a variao de tenso admissvel na faixa de temperatura no escopo do cdigo (-29C T 120C).

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

402.3.1 Valores de Tenso Admissvel


Para uma tubulao de ao nova e de especificao conhecida:

S = F E SY
Onde: F - fator de projeto baseado na espessura nominal. No mximo: 0,72; E Fator de qualidade de junta soldada; SY Limite mnimo de escoamento;
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

402.3.1 Valores de Tenso Admissvel


Para uma tubulao de ao nova ou reaproveitada e de especificao desconhecida ou do ASTM A 120:

S = F E SY
Onde:
F - fator de projeto baseado na espessura nominal. Mximo: 0,72; E Fator de qualidade de junta soldada; SY 24.000 psi (165 MPa) ou o limite de escoamento determinado segundo os pargrafos do cdigo 437.6.6 ou 437.6.7.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tabela 402.3.1(a) Fator de Junta - E


A tabela 402.3.1(a) apresenta os valores de tenso limite de escoamento, o fator E e a tenso admissvel para cada material. No h sentido em aplicar um fator de correo para a variao de tenso com a temperatura uma vez que a temperatura limite do cdigo 120C.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tabela 402.3.1(a) Fator de Junta - E

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

402.3.2 - Limits of Calculated Stresses Due to Sustained Loads and Thermal Expansion
O cdigo define que as tenses primrias sejam avaliadas da seguinte forma: C S L 0,75.SA Onde: C Tenso circunferencial atuante devida a presso interna; L Somatrio das tenses longitudinais atuantes devidas a presso interna, peso prprio e outros carregamentos primrios; S Tenso admissvel. SA Amplitude de tenso mxima admissvel.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

402.3.2 - Limits of Calculated Stresses Due to Sustained Loads and Thermal Expansion A tenso equivalente no deve ultrapassar os limites definidos abaixo: SA = 0,9.SY Tubulaes restringidas axialmente. SA = 0,72.SY Tubulaes no restringidas axialmente. Onde: SA Tenso admissvel para tenses devidas expanso trmica; SY Tenso limite de escoamento.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

402.3.2 - Limits of Calculated Stresses Due to Sustained Loads and Thermal Expansion O somatrio das tenses circunferencial, longitudinal e radial, combinadas conforme API RP 1102, devido presso interna de projeto e cargas externas em tubulaes instaladas abaixo de linhas frreas ou estradas de rodagem devem ser limitadas a: 0,9.SY As cargas atuantes incluem cargas cclicas devidas linha frrea, carregamentos de terreno e expanso trmica.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Limite de tenses ocasionais ASME B31.4 O somatrio das tenses longitudinais devidos presso interna, peso prprio, vento e terremoto no devem ultrapassar 0,8.SY. Vento e terremoto no precisam ser considerados simultaneamente.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

419.6.4 Stress Values Linhas restringidas axialmente.


A tenso longitudinal de compresso devida aos efeitos combinados de presso interna e expanso trmica definida como se segue:

S L = E (T2 T1 ) Sh
Normalmente essa tenso compressiva. Usando critrio de TRESCA, a tenso equivalente corresponde a Sc + |SL|. Segundo a Norma, essa tenso tem que ser limitada a 0,9.SY. Se houver flexo por peso prprio:

S C + S L + S f 0,9.S Y
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

419.6.4 Stress Values SL Tenso longitudinal de compresso, psi (MPa). Sh Tenso circunferencial devido presso interna, psi (MPa). T1 Temperatura no momento da instalao, F (C). T2 Temperatura mxima ou mnima na condio de operao, F (C). Coeficiente de dilatao trmica linear, in/in/F (mm/mm/C). Coeficiente de Poisson.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

419.6.4 Stress Values Linhas no restringidas axialmente.


A tenso longitudinal devido expanso trmica dada pela expresso que se segue, onde a tenso axial desprezada.

SE = S + 4 S

2 b

2 t

SE S A = 0,72 SY

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

419.6.4 Stress Values


Sb =
SE Sb St Mi Mo Mt Z Ii

(ii Mi )2 + (io Mo )2
Z

Mt St = 2Z

Io

Tenso devida expanso trmica, psi (MPa). Tenso de flexo, psi (MPa). Tenso de torso, psi (MPa). Momento fletor no plano, psi (MPa). Momento fletor fora do plano, psi (MPa). Momento torsor, psi (MPa). Mdulo de rigidez da seo. Fator de intensificao de tenso no plano do componente. Fator de intensificao de tenso fora do plano do componente.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

ASME B31.8 o cdigo de projeto, fabricao, montagem, inspeo e testes das tubulaes utilizadas no transporte de gs (gasodutos).
A primeira edio da seo 8 do American Code for Pressure Piping foi emitida em 1952; A partir de 1955 as sees passaram a ser emitidas como cdigos em separado.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

ASME B31.8 Condies de Projeto Condies de projeto:


Presso de projeto: a mxima presso permitida por esse cdigo, como determinado pelos procedimentos de projeto aplicveis para os materiais e localidades envolvidos. Mxima presso de operao (MOP): a maior presso ao qual o sistema de tubulao estar submetido durante um ciclo normal de operao. Mxima presso de operao admissvel (MAOP) a mxima presso de operao ao qual um sistema de gs possa estar submetido de acordo com as provises deste cdigo.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

ASME B31.8 Condies de Projeto Condies de projeto:


Mxima presso de teste: a mxima presso de teste permitida por esse cdigo, dependendo dos materiais e localidades envolvidos. Presso de servio padro: a presso normal de utilizao. O termo temperatura de projeto no especificamente definido no cdigo.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Restrio axial Para fins de projeto, o cdigo reconhece duas condies para gasodutos: restringido e norestringido. Tubulaes cujas condies de solo ou suportao impedem o deslocamento axial so consideradas restringidas, tais como:
Tubulaes enterradas; Curvas e tubulaes adjacentes enterradas em solo rgido; Sees de tubulaes areas entre suportes rgidos.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Restrio axial Tubulaes livres para se deslocar axialmente ou que possam fletir em curvas so consideradas norestringidas:
Tubulaes areas com traado capaz de absorver expanso trmica ou movimentos de ancoragens; Curvas e tubulaes adjacentes enterradas em solo macio ou mole; Tubulaes enterradas com extremidades livres e cujas condies de solo permitam o movimento axial ou movimento lateral (arqueamento); Tubulaes sujeitas a fora de empuxo de uma extremidade com cap ou tampo no restringida.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Classificao de tenses
Tenso SP ST SB Tipo de tenso Presso Interna Expanso Trmica Peso prprio ou outras foras externas Cargas axiais outras que no expanso trmica ou presso interna Somatrio Limite admissvel SP+ST+SB+SX 0,9.S.T Tubulao Restringida 0,3.SH E..(T1-T2) M/Z* ou MR/Z** Tubulao Norestringida 0,5.SH -

SX SL SADM

R/A

SP+SB+SX 0,75.S.T

Os valores das parcelas das tenses longitudinais apresentadas na tabela podem ser negativos.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Classificao de tenses
SH - Tenso circunferencial (psi) E Mdulo de elasticidade na temperatura ambiente (psi) - Coeficiente de expanso trmica (1/ F) T1 Temperatura na ocasio da instalao da tubulao (F) T2 Temperatura mxima ou mnima na ocasio da instalao da tubulao (F) M Momento fletor na seo reta da tubulao (lb-in) Z Mdulo de Resistncia da Seo (in3) * Tenso de flexo longitudinal numa tubulao reta ou em curvas de grande raio de curvatura devido ao do peso prprio ou outras foras externas. MR Momento resultante intensificado na seo reta de acessrios e outros componentes de tubulao (lb-in) ** Tenso de flexo em acessrios e componentes de tubulao devido ao do peso prprio ou outras foras externas.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Classificao de tenses

MR =

(0,75 ii M i )2 + (0,75 io M o )2 + M t

Onde: Mi Momento fletor no plano do acessrio ou componente (lb-in) Mo Momento fletor fora do plano do acessrio ou componente (lb-in) Mt Momento torsor (lb-in) ii Fator de intensificao de tenses no plano do acessrio ou componente io Fator de intensificao de tenses fora do plano do acessrio ou componente O produto 0,75.i 1,0. S Tenso limite de escoamento (psi) T Fator de reduo da tenso admissvel com a temperatura
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tubulaes restringidas axialmente ASME B31.4 e B31.8


Em ambos os cdigos, em funo da menor temperatura limite de uso, tubulaes retas, sem mudanas de direo, so possveis e convenientes, desde que a tenso axial, agora no desprezvel, respeite os limites mximos de cdigo; O efeito de flambagem pode ser relevante, levando o tubo a uma falha instvel ou a um grande arqueamento; A distncia entre ancoragens determinante e o uso de guias mandatrio; A expresso de carga de Euler pode ser til para determinao do espaamento entre guias.

Pcr =

2 EI
L2 e

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Tubulaes restringidas axialmente ASME B31.4 e B31.8 Pcr Carga crtica de flambagem elstica; E mdulo de elasticidade; I momento de inrcia; Le Distncia efetiva entre extremidades. Observe-se que a expresso anterior se aplica a flambagem elstica de uma coluna sob carga, porm muito rigorosa para uma coluna sob deslocamento imposto, que o caso de dutos.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Dicas de simulao computacional


Como o prprio nome diz, a atividade de clculo de flexibilidade via programa de computador simula situaes reais, sendo uma aproximao matemtica da realidade. Sendo assim, muito importante entender as limitaes da simulao e, principalmente, reconhecer quais as variveis de simulao e condies de contorno crticas para representar a situao real do sistema de tubulao; Dada a rapidez e a capacidade computacionais atuais, testes de simulao, chamados testes de sensibilidade, so poderosa ferramenta para avaliar quais so as variveis crticas e quanto o sistema terico foge da situao real; Passamos a seguir a descrever alguns exemplos e cuidados que devem ser tomados durante a anlise de flexibilidade.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Restries de movimento
So dispositivos usados para limitar os movimentos das tubulaes protegendo componentes, partes da tubulao ou bocais de equipamentos das cargas atuantes.

Na figura, exemplo de uma guia unidirecional, que limita os movimentos transversais (eixo X) tubulao, bem como limita os movimentos verticais (eixo Y).

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Restries de movimento Ao simular uma restrio na direo X, o movimento nessa direo ser zero, ou seja, nenhum movimento de translao na direo X ser permitido. Uma guia real, possui folgas (usualmente 5 mm de cada lado), portanto o movimento permitido, nesse caso, ser de 5 mm. Este valor pode ou no ser importante, dependendo da rigidez do sistema e da fragilidade dos equipamentos conectados a tubulao; Por outro lado, ao se limitar o movimento em X, a sua rotao no est impedida. preciso avaliar se esta a condio real.
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Restries de movimento
FRIO QUENTE

SIMULAO

REAL

Na simulao, ao restringir-se o movimento em X, apenas a translao impedida, porm no caso real, pelas dimenses envolvidas, tambm a rotao ser impedida (total ou parcialmente).
<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Restries de movimento
EIXO DO TUBO GRAUS DE LIBERDADE RESTRINGIDOS
YeZ X X, Y, Z, RX, RY e RZ X, Y e Z

TIPO
GUIA GUIA TRANSVERSAL ANCORAGEM TRAVA

RESTRIO
Restringe translaes em X duas direes Restringe o movimento axial Restringe todos os graus de liberdade Restringe translaes X X X

As ancoragens e travas, so usadas para isolar sistemas de tubulao. No entanto, as travas permitem as rotaes enquanto as ancoragens no. Simular travas como ancoragens pode levar a resultados falsos (conservadores ou no). >>> <<< Exclusivamente para uso didtico

Par de suportes

SIMULAO DE UM SUPORTE SIMPLES

REAL

Suportes dispostos em pares ao lado da tubulao, quando simulados da forma tradicional, ou seja atuando no centro da tubulao, podem resultar em grandes erros de clculo. Exemplos: cargas desiguais entre os lados dos suportes, surgimento de momentos no costado e perda de contato de um dos apoios.

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Efeito de atrito em apoios


Como nem sempre claro identificar se a influncia esta excessivamente conservadora ou no, a boa prtica , em casos mais crticos, avaliar quais os efeitos das duas situaes e, em sistemas ligados a equipamentos rotativos ou de grande dimetro (acima de 24) fazer uso de placas de deslizamento de baixo coeficiente de atrito (teflon, bronze, grafite, roletes, etc).

<<< Exclusivamente para uso didtico >>>

Potrebbero piacerti anche